Skip to content

BOAS-VINDAS AO PAPA CHICO: Frei Betto

18/07/2013

Frei Betto é um dos religiosos (é dominicano) mais comprometidos com as transformações no Brasil. Acompanha os movimentos sociais de base especialmente as Comunidades Eclesiais de Base. Teve o mérito de ter sido um dos implantadores do projeto inicial do Governo Lula da Fome Zero acompanhada do projeto Talher dedicado à educação. Junto do pão deveria chegar tambem a instrução. Foi prisioneiro político por 4 anos e escreveu o belíssimo livro Batismo de Sangue, transformado em filme. Essa saudação expressa o sentimento de muitos cristãos comprometidos, especialmente jovens. Por o publico aqui no meu blog: Lboff

****************************

Querido papa Francisco, o povo brasileiro o espera de braços e coração abertos. Graças à sua eleição, o papado adquire agora um rosto mais alegre.

O senhor incutiu em todos nós renovadas esperanças na Igreja Católica ao tomar atitudes mais próximas ao Evangelho de Jesus que às rubricas monárquicas predominantes no Vaticano: uma vez eleito, retornou pessoalmente ao hotel de três estrelas em que se hospedara em Roma, para pagar a conta; no Vaticano, decidiu morar na Casa Santa Marta, alojamento de hóspedes, e não na residência pontifícia, quase um palácio principesco; almoça no refeitório dos funcionários e não admite lugar marcado, variando de mesa e companhias a cada dia; mandou prender o padre diretor do banco do Vaticano, envolvido em falcatrua de 20 milhões de euros.

Em Lampedusa, onde aportam os imigrantes africanos que sobrevivem à travessia marítima (na qual já morreram 20 mil pessoas) e buscam melhores condições de vida na Europa, o senhor criticou a “globalização da indiferença” e aqueles que, no anonimato, movem os índices econômicos e financeiros, condenando multidões ao desemprego e à miséria.

Um Brasil diferente o espera. Como se Deus, para abrilhantar ainda mais a Jornada Mundial da Juventude, tivesse mobilizado os nossos jovens que, nas últimas semanas, inundam nossas ruas, expressando sonhos e reivindicações. Sobretudo, a esperança em um Brasil e um mundo melhores.

É fato que nossas autoridades eclesiásticas e civis não tiveram o cuidado de deixá-lo mais tempo com os jovens. Segundo a programação oficial, o senhor terá mais encontros com aqueles que ora nos governam ou dirigem a Igreja no Brasil do que com aqueles que são alvos e protagonistas dessa jornada.

Enquanto nosso povo vive um momento de democracia direta nas ruas, os organizadores de sua visita cuidam de aprisioná-lo em palácios e salões. Assim como seus discursos sofrem, agora, modificações em Roma para estarem mais afinados com o clamor da juventude brasileira, tomara que o senhor altere aqui o programa que lhe prepararam e dedique mais tempo ao diálogo com os jovens.

Não faz sentido, por exemplo, o senhor benzer, na prefeitura do Rio, as bandeiras dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. São eventos esportivos acima de toda diversidade religiosa, cultural, étnica, nacional e política.

Por que o chefe da Igreja Católica fazer esse gesto simbólico de abençoar bandeiras de dois eventos que nada têm de religioso, embora contenham valores evangélicos por zerar divergências entre nações e promover a paz? Talvez seja o único momento em que atletas da Coreia do Norte e dos EUA se confraternizarão.

Como nos sentiríamos se elas fossem abençoadas por um rabino ou uma autoridade religiosa muçulmana?

Nos pronunciamentos que fará no Brasil, o senhor deixará claro a que veio. Ao ser eleito e proclamado, declarou à multidão reunida na Praça de São Pedro, em Roma, que os cardeais foram buscar um pontífice “no fim do mundo.”

Tomara que o seu pontificado represente também o início de um novo tempo para a Igreja Católica, livre do moralismo, do clericalismo, da desconfiança frente à pós-modernidade.  Uma Igreja que ponha fim ao celibato obrigatório, à proibição de uso de preservativos, à exclusão da mulher do acesso ao sacerdócio.

Igreja que reincorpore os padres casados ao ministério sacerdotal, dialogue sem arrogância com as diferentes tradições religiosas, abra-se aos avanços da ciência, assuma o seu papel profético de, em nome de Jesus, denunciar as causas da miséria, das desigualdades sociais, dos fluxos migratórios, da devastação da natureza.

Os jovens esperam da Igreja uma comunidade alegre, despojada, sem luxos e ostentações, capaz de refletir a face do Jovem de Nazaré, e na qual o amor encontre sempre a sua morada.

Bem-vindo ao Brasil, papa Chico! Se os argentinos merecidamente se orgulham de ter um patrício como sucessor de Pedro, saiba que aqui todos nos contentamos em saber que Deus é brasileiro!

Frei Betto é escritor, autor de “Um homem chamado Jesus” (Rocco), entre outros livros.

About these ads
37 Comentários leave one →
  1. Meire Helena Rebouças permalink
    18/07/2013 8:42

    Frei Leonardo Boff, o Papa Francisco para mim é aquele que veio para iniciar um novo tempo para a Igreja Católica, livre do moralismo, do clericalismo, e da ostentação. Uma Igreja que dialogará sem arrogância com as diferentes tradições e que já assumiu o seu papel profético de, em nome de Jesus, denunciar as causas da miséria sociais e morais deste mundo (as desigualdades sociais, os problemas da globalização, às questões ecológicas, etc).
    É aquele que como Jesus fez no seu tempo, não renega ninguém, seja crente ou não, chama a tod@s para perto e a tod@s olha com o mesmo Amor com que Jesus nos amou, sem distinção.
    Na JMJ, ele será para os jovens, uma lufada de força e aprovação, para que estes continuem a transformar a Face da Igreja com a sua alegria e ancia de viver, e façam da Igreja uma comunidade alegre, onde verdadeiramente se reflita a face do Jovem de Nazaré, que se hj viesse ao mundo, junto com suas calças “jeans” levaria como eles uma Cruz ao peito.me
    Mesmo de longe me alegro com a sua ida ao meu país natal. Quem me dera poder estar aí junto com todos os meus amigos e irmãos de Fé para o receber.
    Junto consigo, digo tb seja bem-vindo ao Brasil, papa Chico!

  2. Lucíola Inês Pessoa Cavalcante permalink
    18/07/2013 9:07

    A eleição do Papa Francisco mostrou-nos uma forte presença do Espírito Santo em nossa igreja. Sinto-me com esperança renovada.

  3. Maria de Nazaré Barros permalink
    18/07/2013 9:33

    Frei Bento que linda a sua postura oerante vinda do Papa.aqui no Brasil
    pois ele é nossa esperânca ded um Deus vivo..

  4. Tabata permalink
    18/07/2013 10:33

    Viva a civilização do amor! Em busca de princípios éticos e morais para nossa igreja.

  5. Maria Lúcia de Oliveira Gaiotti permalink
    18/07/2013 11:28

    Frei Beto
    Agradeço a Deus por ter conhecido suas obras.O senhor continua sendo luz para as pessoas.Seu exemplo de superação,sua garra,alegria ,solidariedade e zelo pelos outros te faz ainda mais especial.Parabéns pelo texto BOAS-VINDAS AO PAPA CHICO

  6. Maria das Graças Coelho Simões permalink
    18/07/2013 11:50

    Abençoado o Frei Betto por tanta delicadeza e inspiração! Abençoado o Leonardo Boff por tanto carinho aos seus leitores nos proporcionando tão linda carta! Abençoado o povo brasileiro que necessita de toda ternura…

  7. Inês Ferreira permalink
    18/07/2013 12:35

    Linda, linda, linda e profética a mensagem de boas vindas de frei Betto ao Papa Francisco!!!!! Também torço para que o Papa quebre protocolos e ouça o grito das periferias, dos jovens e leigos que acreditam na civilização do amor. Estive em sua palestra na Livraria da Travessa, na terça-feira, e transcrevo aqui uma fala que achei bastante importante: “ O Papa Francisco não usa metáforas, mas a linguagem da verdade. Isso é salutar e nos leva a nos indignar e ter uma ação concreta, mudar o rosto da igreja.” É muito bonito ver pessoalmente, Leonardo, o carinho, claro que alerta, com que fala do Papa Francisco! É bonito demais ver a ternura, a alegria e o brilho dos seus olhos com a inesperada “primavera da igreja”. É infinitamente bom encontrar nas páginas de seu novo livro a “mensagem de Francisco aos jovens de hoje” reflexo da alma de São Francisco e também da alma franciscana do ser humano sonhador que é o solidário Leonardo Boff : em tempos de Jornada Mundial da Juventude , uma mensagem límpida e providencial. A esperança está em nossas portas: continuemos a acreditar e sonhar. Um abraço franciscano fraterno. Paz e bem. Inês

    18/07/2013

  8. 18/07/2013 12:36

    Excelente artigo

  9. 18/07/2013 13:26

    Eu acharia legal, perfeitamente cabível, que um rabino ou alguma autoridade religiosa muçulmana benzesse as bandeiras dos jogos, que têm uma finalidade de congraçamento e união entre os povos, além da questão competitiva e puramente desportiva. Se é pra não benzer, pra não ‘legitimar’ os eventos, fazendo coro com os que usam essa bandeira de oposição aos mesmos como um valor absoluto, então não benza mais nada nem ninguém …
    Diferentemente de Beto, vejo as últimas manifestações não como a expressão de jovens que, movidos por seus sonhos e esperanças, vão às ruas. Vejo muito ódio, muita aversão à democracia das urnas, muito oportunismo de grupos políticos de direita e esquerda para tentar desestabilizar um governo que hoje é mais de centro, muita apropriação do discurso de classe e de grupos sociais específicos, muita violência intencional para provocar reação por parte de quem governa. O lado cidadão é válido e importante, mas o modo como isso ocorreu, em sincronia com campanhas midiáticas negativas e de terror inflacionário e com o início de outro torneio futebolístico (agora não gostamos de futebol, embora todos sigam grudados em seus radinhos e tvs e tenham apupado a vitória da seleção), nada disso foi casual. Enfim … não sou tão otimista quanto o Beto e nem tão crítico quanto aos eventos. Duvida que ocorrerão manifestações mesquinhas com a chegada do Papa, hostilizando-o?

    • 19/07/2013 21:16

      Eu não duvido, mas serão ridicularizadas pelos meios de comunicação; mínima cobertura e “especialistas” no esmero da velha técnica casa grande &senzala; “os escravos são estúpidos, não precisam de verdade”.

    • Paulo R Mallmann permalink
      19/07/2013 22:36

      Concordo, totalmente. E digo mais.Se o Governo não tivesse corrido adoidado pra trazer a Copa pro Brasil, teriam pedido seu impeachment. Agora dizem que não querem a copa. Mas tenhamos claro uma coisa. A GRANDE MAIORIA das pessoas que conversei não gostou das manifestações e não concordou com elas. Porém, mesmo assim o povo passou por forte manipulação semperceber, e a aprovação do Governo despencou. Deu certo pra quem queria bagunçar o País. Interesse central este. Conquistas e reivindicações foram a desculpa apenas pra tanto agito. Espero que os jovens, influenciados por Francisco, percebam que a mídia e a internet conseguem manipular com facilidade estas pessoas tão importantes, mas tão sem vivência e conteúdo político. Que não se deixem manipular por um momento pré eleitoral.

  10. Maria stela Cavalcante de Melo permalink
    18/07/2013 13:34

    Como Espírita, acompanho as atitudes do Papa Francisco, vibro e louvo pela sua lucidez, mostrando a sua coerência com o Evangelho de Jesus. Acredito q/ consciente como é ninguém vai tirá-lo da sua meta elevada, dos princípios, da moral e da ética que sempre abraçou, q/ é tão sua, pois é o que vem demonstrando durante todo seu exercício como Discípulo do GRANDE MESTRE JESUS ! SEJA BEM VINDO ILUMINADO FRANCISCO !

  11. Cristina Coluccini permalink
    18/07/2013 14:20

    Ele é muito bom né? Sem muitos comentários apenas: Frei Betto é “FERA”!

  12. 18/07/2013 17:46

    Muito bom bom o texto do Frei Betto. Que a atuação do Papa Chico seja um renovo na igreja, um igreja com a cara de Jesus de Nazaré. Um abraço

  13. Pedro Nogueira Mira permalink
    18/07/2013 17:55

    Leonardo Boff, Papa Francisco, aos poucos vai se revelando a que veio. Deve estar sendo bastante incômodo este início. A pressão curial ainda existe. Acredito que Papa Francisco irá conseguir tornar realidade o que ele afirmou no dia da eleição: “Igreja pobre para os pobres”. Tem confiança de que ele conseguirá ser um novo Francisco de Assis: renovará a Igreja e a reformará por dentro. Acredito no valor e na importância da oração, por isto sempre peço a Deus que dê ao Papa Francisco a coragem necessária para que a Igreja volte ao princípio e que o documento das Catacumbas (assinado por algumas pessoas que participaram do Concílio) se torne também realidade pelos membros da Hierarquia.

  14. Marcia Chagas permalink
    18/07/2013 19:20

    É tão boa essa sensação de nosso papa é Chico, tão próximo, mais próximo…

  15. 18/07/2013 20:03

    Parabéns, Frei Betto, pelo excelente artigo.

  16. Maria da Conceição dos Santos Arrais permalink
    18/07/2013 20:46

    Que bela mensagem Frei Betto! Sua mensagem de Boas-vindas ao Papa Francisco contempla a mensagem de grande parte dos brasileiros,isto é, o que muitos gostariam dizer-lhe.Um novo sol,um novo dia,nasce na nossa Igreja com a nomeação deste Missionário diferente para conduzi-la..Acho que este momento novo abre as portas para uma vivência real,verdadeira,da Missão Evangelizadora da Igreja.Renascem as esperanças da fraternidade,da igualdade,da justiça,da luta por um mundo melhor,mais justo,mais humano,mais cristão.Isto tudo quer dizer que a Igreja precisa definitivamente assumir as questões sociais que afligem milhões de irmãos e irmãs,vivendo na miséria,na fome,na desesperança,sb pena de comprometer a sua Missão.Amo o Papa Francico,um exemplo de simplicidade,de humildade evangélica.Que todas as bênçãos do Nosso Senhor Jesus Cristo,inunde a Jornada Mundial da Juventude,o Papa,o Brasil! Um abraço,Maria da Conceição dos Santos Arrais

  17. 18/07/2013 22:10

    O texto de Frei Beto leva-nos a uma posição pensante no atual momento da história da igreja. Muitas coisas precisam ser revistas. Acho que o papa Francisco veio com uma missão: levar a igreja tomar novos rumos. Já é tempo mesmo.

  18. simone sarmento lima permalink
    18/07/2013 23:44

    Excelente texto! Seja bem-vindo Papa Francisco!

  19. jose americo de moura permalink
    19/07/2013 5:24

    Muito inspiradora as palavras de Frei Beto. Concordo plenamente com suas palavras,principalmente sobre as reformas que deveriam acontecer na igreja católica , abolindo de vez o celibato para os padres e trazendo para dentro da igreja os padres casados.

  20. Isabel Pinho permalink
    19/07/2013 9:23

    Bom dia Frei Beto. Bom ouvi-lo. Li do sr Batismo de Sangue, há muito tempo, minha turma toda leu, foi o comentário da época.Fiquei triste quando o sr. se retirou do Governo do PT, então, li A Mosca Azul para entender o por quê. Me chamou atenção sua amizade com seu pai, recebia seus amigos, achei bonito aquela lealdade. Assisti 2 palestras suas, uma na URGS, outra, na Feira do livro. Saí olhando os passarinhos, ouvindo-os, cheguei muito melhor ao trabalho, aguentei merlhor o trabalho, o tédio.Na realidade ,fugi do trabalho e, na volta, inventei que estava nos Fóruns. Eu ria, m\ais gente, mais no mundo!
    Então, teremos um Papa gente mesmo? É o que mais precisamos. As instituições estão enfermas.Precisamos de alguém com uma proposta nova, um estilo de vida tocável.Mais chão. Gosto que ele é musical.Gosto de sua agilidade, aqueles velhinhos por mais sábios não aguentariam o ritmo exigido pelas necessidades que:precisam de concentração, de muita ação, discursos os fez Jesus. Um abraço, Isabel

  21. Jussara permalink
    19/07/2013 13:48

    Caro Frei
    Sua palavras me encantam. Abs

  22. 19/07/2013 13:50

    É um novo tempo,de amor,caridade e simplicidade. Parabéns Frei Beto.

  23. dora camargo permalink
    19/07/2013 15:31

    como diriam meus amados residentes da ONG Salve a Si(comunidade terapêutica para dependentes químicos):IDENTIFICOOOOOOOOO!

  24. 19/07/2013 21:35

    Reblogged this on Blog do Prof. Jean Magno and commented:
    Olha, se essa igreja católica sonhada e profetizada por Frei Betto se tornar realidade…

  25. Paulo Roberto Mallmann permalink
    19/07/2013 23:44

    Sou Católico e apaixonado pelo Evangelho libertador, transformador, bem como pela minha Igreja. Mas estava a muitos anos pedindo em minhas orações, pela conversão da Igreja Católica. E chegou a concretização do meu sonho. Conversão no sentido de mudança profunda. Conversão no sentido de entrega pura, total ao Amor, à doação, ao serviço. De vivência do Evangelho completo. Evangelho agindo no mundo. Transformando o mundo. Evangelho contado por uma Igreja que olha o homem como um todo. Não só Espírito mas carne também. Evangelho que vai em busca de quem precisa de ajuda. Em busca do sofredor, do desesperado, do faminto ou doente. Meu sonho é ver uma Igreja que leva um Evangelho de mudança. Como sei que existe em milhares de paróquias, e centenas de dioceses. Mas que deveria ser unanimidade. Evangelho / Igreja. Igreja / Evangelho. Mas de compromisso, com os que choram, os que sofrem. Desejo a muito tempo, ser de uma Igreja como aquela dos anos 60. Do jeito que ela começou a ser quando eu nasci, depois do Conc. Vaticano II, Era a Igreja de João XXIII, que avançou, progrediu com Paulo VI, ia avançar muito mais com João Paulo I . E pra entender isso, é só ver como ele anunciava que seria seu pontificado. E o que ele queria fazer, tem muita semelhança com o que Francisco está iniciando. Mas a Igreja mudou de rumo com João Paulo II. Tive muita esperança com o inicio de seu pontificado. Eu era jovem, ministro da Eucaristia. Numa paróquia de padres poloneses, e achava que seria muito bom o pontificado daquele polonês. Mas fui mudando meu modo de pensar, na medida em que meu senso crítico ia crescendo. Deixou a Igreja, de seguir aquela postura de serviço, humildade, compaixão. A “opção preferencial pelos pobres” estava cada vez mais esquecida. Teoria apenas para muitos membros do clero. Conheço um Bispo que disse recentemente que foi um erro ter escrito aquilo no CV II. Depois veio Bento XVI, que seguiu a linha de J Paulo II. Eu e muitos amigos, entendemos que a Igreja pecou muito neste período. Deixou passar um período muito longo e importante, numa inércia enorme. Viagens, sorrisos, abraços, encíclicas, porém, sem fazer o que precisava ser feito. E que felizmente, ela recomeça a fazer agora. Seguir de fato os passos de Jesus. De sandálias nos pés, e um manto singelo nas costas. Ouro agora não é necessário.Pompa também não.BENDITO NOME DE JESUS INSPIRAÇÃO. BENDITO FRANCISCO DE ASSIS, que começou a grande mudança na Igreja. Grande inspirador para o CV II. E agora, BENDITO SEJAS FRANCISCO de ARGENTINA. Esperança renovada nos trouxe. Vamos juntos mostrar Jesus Salvador, Libertador, e Condutor do Seu povo. Para uma novo céu, uma nova terra e um novo mar.
    E A JUVENTUDE É MAIOR FORÇA DENTRO DA IGREJA. FALTA SER ENTENDIDA ASSIM. TENHO ESPERANÇA QUE AGORA ISSO ACONTEÇA, FINALMENTE !! Se isso for compreendido,e a juventude tiver assistencia (não significa ser controlada), ela mudará o rumo da Igreja (finalmente), da história e da humanidade. Fiquemos alertas no entanto. Sabendo que agora a juventude é alvo de políticos inescrupulosos, em período pré eleitoral. Já começaram alguns políticos a fazer uso dos jovens, sem que eles percebam. Via internet, e para fazer política via internet. Os pais percebem, mas muitos não tem ascendência suficiente sobre os filhos para faze-los perceber que tem sido manipulados. Que os jovens sejam portanto, conduzidos pelo Bem e pela Luz. E que JMJ seja uma benção para toda humanidade. Graça e Paz !!

  26. José - (José Victorino Martins Neto) permalink
    20/07/2013 1:45

    Por que o protesto sobre o compromisso das bençãos?
    Parece-me que se quer classificar uma benção do Papa como uma possível ofensa aos povos não católicos que farão parte dos Jogos Olímpicos? Onde o Frei quer chegar com este questionamento? Qual o seu alvo? CNBB, Vaticano? Por que?

  27. Hamilton Jose Amorim Rezende permalink
    20/07/2013 15:29

    Que o Papa Chico reforce a posição da CNBB contra a redução da maioridade penal.

  28. Fábio permalink
    21/07/2013 1:33

    Voltei a sentir orgulho de ser católico

  29. Maria Cristina Tedesco permalink
    21/07/2013 3:34

    Execelente Frei Betto!

  30. Antonio Costa Netto permalink
    21/07/2013 10:09

    Excelente texto. Muito bem colocada toda a situação e condição de um Papa que, à princípio, está disposto a mudar os rumos da Igreja para o verdadeiro sentido do Evangelho, embasado na condição do exemplo de Saõ Francisco. Frei Betto e L. Boff são expoentes da vontade de mudança e concretizam, através de seus pensamentos , as verdades e críticas interpretados à Luz do Espírito. Que a Paz e as condições de vida melhores sejam realidade.Que as autoridades, politicas ou religiosas, estejam abertas para mudanças que contenham a vontade do povo e não de alguns grupos privilegiados.

  31. Claudio López permalink
    21/07/2013 13:01

    Querido Leonardo:

    Gracias por colocarnos estas bellas reflexiones de Frei Betto. Siempre es un placer leerles a los dos.

    Abrazos desde Cuenca-Ecuador

    Claudio

  32. Dinah Rezende Macêdo permalink
    21/07/2013 14:19

    Que honra para nós brasileiros esta Jornada dos jovens junto com o Papa Francisco, que sejam benvindos ao nosso País trazendo Paz e muita Paz á todos!!!!

  33. Carmen Ciotola Teixeira Guimarães permalink
    21/07/2013 18:27

    Obrigada,Frei Betto, mais uma vez pelas suas lúcidas reflexões. Quero “assinar embaixo” da mensagem do PAULO ROBERTO MALLMANN, pois ele diz exatamente o que penso e, para não ser repetitiva, declaro meu apoio a ele. CUIDADO, JOVENS! NÃO SE DEIXEM M-A-N-I-P-U-L-A-R !!!!!!!!!!!

    Carmen Ciotola

  34. 23/07/2013 14:10

    Reblogueó esto en PASO A LA UTOPÍA.

  35. José Milton Figueiredo permalink
    23/07/2013 17:25

    Palavras concretas em tempos de clara avidez no desejo incutido nas entranhas de cada um que se define Cristão, sobretudo Católicos, por um mundo mais endossado de humildade e de amor ao próximo, com um olhar de compaixão e vontade de ajudar. A sabedoria é parenta da prudência. A humildade filha da sabedoria. Grade e imensurável Frei Beto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 412.608 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: