Skip to content

Há de se cuidar da amizade e do amor

26/10/2013

A amizade e o amor constituem as relações maiores e mais realizadores que o ser humano, homem e mulher, pode  experimentar e desfrutar. Mesmo o místico mais ardente só consegue uma fusão com a divindade através do caminho do amor. No dizer de São João da Cruz, trata-se da experiência da “a amada(a alma) no Amado transformada”.
Há vasta literatura sobre estas duas experiências de base. Aqui restringimo-nos ao mínimo. A amizade é aquela relação que nasce de uma ignota afinidade, de uma simpatia de todo inexplicável, de uma proximidade afetuosa para com a outra pessoa. Entre os amigos e amigas se cria uma como que comunidade de destino. A amizade vive do desinteresse, da confiança e da lealdade. A amizade possui raízes tão profundas que, mesmo passados muitos anos, ao reencontrarem-se os amigos e amigas, os tempos se anulam e se reatam os laços e até  se recordam da última conversa havida há muito tempo.

Cuidar da amizade é preocupar-se com a vida, as penas e as alegrias do amigo e da amiga. É oferecer-lhe um ombro quando a vulnerabilidade o visita e o desconsolo lhe oculta as estrelas-guias. É no sofrimento e no fracasso existencial, profissional ou amoroso que se comprovam os verdadeiros amigos e amigas. Eles são como uma torre fortíssima que defende  o frágil castelo de nossas vidas peregrinas.

A relação mais profunda é a experiência do amor. Ela  traz as mais felizes realizações ou as mais dolorosas frustrações. Nada é mais misterioso do que o amor. Ele vive do encontro entre duas pessoas que um dia cruzarem seus caminhos, se descobriram no olhar e na presença e viram nascer um sentimento de enamoramento, de atração, de vontade de estar junto até resolverem fundir as vidas, unir os destinos, compartir as fragilidades e as benquerenças da vida. Nada é comparável à felicidade de amar e de ser amado.  E nada  há de mais desalodor, nas palavras do poeta Ferreira Gullar, do que não poder dar amor a quem se ama.

Todos esses  valores, por serem os mais preciosos, são também os mais frágeis  porque  mais expostos às contradições da humana existência.

Cada qual é portador de luz e de sombras, de histórias familiares e pessoais diferentes, cujas raízes alcançam arquétipos ancestrais, marcados por experiêncis bem sucedidas ou trágicas que deixaram marcas na memória genética de cada um.

O amor é uma arte combinatória de todos estes fatores, feita com sutileza que demanda capacidade de compreensão, de renúncia, de paciência e de perdão e, ao mesmo tempo, comporta o desfrute  comum do encontro amoroso, da intimidade sexual, da entrega confiante de um ao outro. A experiência do amor serviu de base para entendermos a natureza de Deus: Ele é amor essencial e incondicional.

Mas o amor sozinho não  basta. Por isso São Paulo em seu famoso hino ao amor, elenca os acólitos do amor sem os quais ele não consegue subsistir e irradiar. O amor tem que ser paciente, benigno, não ser ciumento, nem gabar-se, nem ensoberbecer-se, não procurar seus interesses, não se ressentir do mal…o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta…o amor nunca se acaba(1Cor 13, 4-7). Cuidar destes acompanhates do amor é fornecer o húmus necessário para que o amor seja sempre vivo e não morra pela indiferença. O que se opõe ao amor não é o ódio mas a indiferença.

Quanto mais alguém é capaz de uma entrega total, maior e mais forte é o amor. Tal entrega supõe extrema coragem, uma experiência de morte pois não retém nada para si e mergulha totalmente no outro. O homem possui especial dificuldade para esta atitude extrema, talvez pela herança de machismo, patriarcalismo e racionalismo de séculos que carrega dentro de si e que lhe  limita a capacidade desta  confiança extrema.

A mulher é mais radical: vai até o extremo da entrega no amor, sem resto e sem retenção. Por isso seu amor é mais pleno e realizador e, quando se frustra, a vida revela contornos de tragédia e de um vazio abissal.

O segredo maior para cuidar do amor reside no singelo cuidado da ternura.  A ternura vive de gentileza, de pequenos gestos que revelam o carinho, de sacramentos tangíveis, como recolher uma concha na praia e levá-la à pessoa amada e dizer-lhe que, naquele momento, pensou carinhosamente nela.

Tais “banalidades” tem um peso maior que a mais preciosa jóia. Assim como uma estrela não brilha sem uma atmosfera ao seu redor, da mesma forma, o amor não vive  sem um aura de enternecimento, de afeto e de cuidado.

Amor e cuidado formam um casal inseparável. Se houver um divórcio entre eles, ou um ou outro morre de solidão. O amor e o  cuidado constituem uma arte. Tudo o que cuidamos também amamos. E tudo o que amamos também cuidamos.

Tudo o que vive tem que ser alimentado e sustentado. O mesmo  vale para o amor e para o cuidado. O amor e  o cuidado se alimentam da afetuosa preocupação de um para com o outro. A dor e a alegria de um é a alegria e a dor do outro.

Para fortalecer a fragilidade natural do amor precisamos de Alguém maior, suave e amoroso, a quem sempre podemos invocar. Daí a importância dos que se amam, de reservarem algum tempo de abertura e de comunhão com esse Maior, cuja natureza é de amor, aquele amor, que segundo Dante Alignieri da Divina Comédia “move o céu e as outras estrelas”  e nós acrescentamos: que comove os nossos corações.

Leonardo Boff é autor de  O Cuidado necessário, Vozes 2012.

Anúncios
93 Comentários leave one →
  1. Isabel Cristina permalink
    26/10/2013 18:05

    Sem palavras… Bendito sejas!!! Abraços.

  2. 26/10/2013 18:07

    muito lindo!!!!!!!!!!

  3. cinara araujo permalink
    26/10/2013 18:16

    Linda essa expressão de um amor na sua essência.

  4. 26/10/2013 18:16

    ADORO TODO LO Q ESCRIBE LEONARDO .ES UNO DE LOS REFERENTES ESPIRITUALES JUNTO AL PAPA FRANCISCO Y EL DALAI LAMA Q NOS VAN QUEDANDO:GRACIAS X EXISTIR LEONARDO BOFF!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Zilda permalink
    26/10/2013 18:41

    Simplesmente m a r a v i l h o s o!

  6. Iracy Boff permalink
    26/10/2013 18:58

    Maravilhosa publicao!

    Date: Sat, 26 Oct 2013 21:01:52 +0000 To: iracybof@hotmail.com

  7. Valeria Batalha Batalha permalink
    26/10/2013 19:42

    Perfeito…Leonardo Boff..o sabio.

  8. 26/10/2013 19:53

    Embora eu seja cético com respeito ao “projeto homem”, pois penso que é um projeto que não deu certo e por isso sempre me pergunto: Por que Deus manteve tal projeto, mesmo sabendo que não daria certo? Pois, diferentemente de Kant, penso que a quantidade mal no mundo é maior que a quantidade de bem. Mas, quando leio os textos do mestre Boff, fazendo uma brilhante defesa da amizade e do amor, quase me convenço que estou equivocado.

    • permalink
      30/10/2013 21:15

      Eu penso parecido com você. Não penso que foi um projeto que não deu certo, porque não acredito que Deus criaria algo que fosse “dar errado”, seria impossível. Mas me pergunto por que criaria essa criatura tão cheia de defeitos e maldades? Para que? Minha evolução ainda tão pequena, me impede de entender.

      • Luciana permalink
        26/02/2015 11:25

        Oi Jô, li seu comentário e achei interessante sua indagação…
        Vc já ouviu falar na união do vegetal? Uma religião onde o espiritismo é bem tocado.
        Eu tinha esses tipos de dúvidas…
        Do pq das coisas quem tudo tem que ter uma resposta.
        E lá eu estou encontrando.
        Também depende da fé e da ceticidade de cada um de nós.
        Mas procura se informar!

      • 28/01/2016 16:52

        Fomos sim criado para evoluir cada qual com seu merecimento de vida ,Deus nos fez sim,como um propósito para sermos felizes,nós é que estamos engatinhando a aprender alguma coisa na vida,AMOR E AMIZADE!!

    • 11/11/2013 16:44

      Antonio Carlos, o projeto homem embora pareça equivocado e as vezes eu tb o acho não é; pois Deus , em sua larga sabedoria nos deu o “livre arbítrio” esse sim é o grande vilão, pois ao mesmo tempo que a moral e a ética é correta para uns, não as são para outros, portanto, temos que nos regozijar com textos como esse que engrandece a nós como seres pensantes e humanos.

    • Mauricio Brito permalink
      19/01/2014 20:53

      Antônio Carlos, o amor de Deus é incondicional, mas existem seres que se excluem dele. Se Jesus disse que vale a pena, eu não contesto.Lembra-se da história da ovelha que se perdeu?Ele deixou as 99 e foi buscar aquela que havia se perdido… e sobre o filho pródigo então…sim Ele recebe a todos, mas a todos os que quiserem?Por mais que o mal no mundo se intensifique sempre haverão almas boas. E para Deus uma alma vale mais que o mundo inteiro. Sim apenas uma alma e todos valemos muito pois somos a criação dele e jamais Ele poderia se odiar a ponto de não amar a sua Criação.Um abraço a você.

  9. Inês Ferreira permalink
    26/10/2013 20:26

    “Se alguém te confessar: “Eu te amo!”, abre bem os olhos. Se as palavras forem meramente palavras, não acredita. Ele não sabe o que está dizendo. Se a confissão, porém, estiver carregada de sentimento, cuidado! A flor pode ser bela, mas não tem raízes. Mas se alguém te disser: “Eu te amo!” e for capaz de dar a vida por ti, apressa-te e confia, entrega-te e ama também, porque ele é verdadeiro e da verdade não se deve fugir. Diante dela, temos que nos ajoelhar em adoração e sempre na alegria.” (frei Neylor José Tonin)

    • Tetê permalink
      09/11/2013 1:43

      Antônio Carlos,Deus não teve tempo de nos terminar,expulsou Eva e Adão do Paraíso e jogou-os no mesmo lugar que jogou Lúcifer e um terço dos anjos que o seguia.Como poderia dar certo.Eva estava grávida de Lúcifer e nasceu Caim;Abel era filho de Adão e Eva.Te conto o resto depois…..

  10. 26/10/2013 20:35

    Reblogueó esto en Notas a fuego lentoy comentado:
    Adicione suas ideias aqui… (opcional)

  11. alessandro permalink
    26/10/2013 20:56

    Francamente, que é bem diferente que sinceramente, eu diria que foi o texto mais belo que li sobre duas coisas tão “pesadas” como o são o amor e a amizade.

  12. Maria do Carmo permalink
    26/10/2013 20:59

    ” SÓ O AMOR CONTA” (Sta. Teresinha)

    Querido Leonardo, sua bênção.

    Que coisa linda o que o sr. escreveu sobre a amizade e o amor!
    Bendito seja Deus nos seus dons!
    Abraço carinhoso, com as orações de sua irmã.

  13. 26/10/2013 21:48

    A tua fraternura em abraçaço cativa todos nós em ardor místico! Obrigado Poeta de Deus!

  14. Ligia Soares Skrebsky permalink
    26/10/2013 23:34

    Tais “banalidades” tem um peso maior que a mais preciosa jóia. Assim como uma estrela não brilha sem uma atmosfera ao seu redor, da mesma forma, o amor não vive sem um aura de enternecimento, de afeto e de cuidado. LEONARDO BOFF PLENO ACORDO

  15. Anna Paula permalink
    27/10/2013 0:20

    Belíssimo texto! Isso é tão verdadeiro… mas a gente precisa de tempo, de muita reflexão e de algumas desilusões para, enfim, entender o sentido exato do “cuidar” para o amor!

  16. Shirley Calaça permalink
    27/10/2013 3:23

    Só o amor torna um coração verdadeiramente tolerante. Porque quem ama não contabiliza ações e reações do ser amado e faz da sua vida um gesto de doação.
    Frei Betto é escritor, autor de “A mosca azul – reflexões sobre o poder” (Rocco), entre outros livros.

    AMOR!AMIZADE!O verdadeiro toque na alma.
    Shirley Calaça.

  17. Lícia permalink
    27/10/2013 8:50

    Lindo!

  18. MARIA DE LOURDES permalink
    27/10/2013 8:55

    Maravilhoso… – Só pessoas de espíritos mais evoluídos conseguem atingir o nível de sensibilidade necessário para expressar, com precisão, o sentimento do AMOR… de forma que atinge a essência da sensibilidade do outro… – Leonardo Boff consegue essa façanha…. Parabéns! Fico tão agradecida por dispormos de ferramentas tecnológicas e de PESSOAS do BEM que a utilizam para disseminar o BEM pelo universo… Obrigada, PESSOAS do BEM, responsáveis pelo FACEBOOK, e a Leonardo Boff por compartilhar o pouquinho do seu saber…

  19. Marcelo Carneiro de Moura permalink
    27/10/2013 9:05

    Agradeço a Deus por ter a oportunidade privilegiada de conhecer seus escritos, que Deus em sua infinita misericórdia te abençoe e te guarde Leonardo Boff.

  20. Maria Auxiliadora Calsavara permalink
    27/10/2013 9:52

    Bela motivação para fortalecer a espiritualidade conjugal. Grande Boff!!!!

  21. Sirlene permalink
    27/10/2013 9:58

    Esse é o verdeiro amor ágape…

  22. Andréa Florentino permalink
    27/10/2013 10:31

    Muito lindo, fantástico, magnífico!!!!!!

  23. Alexandra permalink
    27/10/2013 13:19

    Amei tudo o que esta escrito nestas linhas…..o amor e amizade sao as coisas mais importantes na vida de uma pessoa ,viva o amor e a amizade……..

  24. 27/10/2013 13:51

    LINDO DEMAIS… UM DOS MAIS BELOS TEXTOS QUE JÁ LI !

  25. Potira de Aguiar permalink
    27/10/2013 15:05

    Leonardo Boff é uma leitura prazerosa da vida.

  26. Natanael Cerino permalink
    27/10/2013 15:13

    Concordo em grau, gênero e número!

  27. Maria Christina permalink
    27/10/2013 15:58

    Conhecedor da alma humana, escrevendo sobre o ser humano, nos ajuda a compreender mais e melhor sobre nos mesmos e sobre o outro!

  28. CARINA SILVA permalink
    27/10/2013 16:05

    SENTIMENTO NEM SEMPRE SE EXPLICA…A NÃO SER POR QUEM TEM OS MAIS SINCEROS E PROFUNDOS !!!!!!

  29. Inês Suilan Farias Aragão permalink
    27/10/2013 16:33

    Como não parar diante de tão belo texto! A cada dia dia me encanto mais por você e por suas sábias palavras! Abraço fraterno amigo boff. Suilan

  30. 27/10/2013 18:14

    Prezado Boff: suas palavras confortam nosso coração, especialmente o meu, que tem amigos muito importantes e amorosos. Sem dúvida, a experiência da amizade precisa de cuidado, pois em sua delicadeza pode se romper com facilidade. Lindas palavras… eu as dedico aos meus amigos tão queridos. Muito obrigada!

  31. 27/10/2013 18:57

    maravilhoso falar assim de amor e amizade a sua bença um abraço

  32. Cátia Maria de O. Mesquita permalink
    27/10/2013 19:19

    Belíssimo Texto! Alta sensibilidade. VC, Leonardo é para além do Mais!!!! Grande abraço, Cátia Mesquita.

  33. Altair permalink
    27/10/2013 19:29

    Lindissimo mesmo!

  34. adelson dos santos serdoura permalink
    27/10/2013 20:55

    Meu mestre amado

  35. Maria permalink
    27/10/2013 21:06

    incrível!

  36. 27/10/2013 21:36

    MUITO LINDO, MUITO BONITO, MAS O MELHOR É QUE TODOS NÓS COMECEMOS A PRATICAR ESTAS PALAVRAS, E PODER ENTÃO VIVENCIAR A VERDADE QUE ELAS EXPRESSAM. ESTE É O ENTENDIMENTO MAIOR, NÃO BASTA LER, ACHAR BONITO, SE NÃO PRATICARES TUDO O QUE FOI DITO.
    PODE COMEÇAR GALERA A PRATICÁ-LAS, E VAMOS AVANTE COM JESUS KRSTO REDENTOR E SUA CIÊNCIA TRANSCEDENTAL DO EU SOU.

  37. Patricia permalink
    27/10/2013 22:25

    Amei este texto!

  38. Celso José permalink
    27/10/2013 22:46

    Boff;

    Você esbofeteou-me de amor! Me Esborriffou de vida! Me Boffez de alegria sincera!

  39. maria antonia permalink
    28/10/2013 7:21

    a profundidade de suas palavras são um convite a uma boa reflexão, sobre temas tão importantes : Amor Amizade. Grata pela oportunidade de repensar, avaliar, usufruir .

  40. Paulo permalink
    28/10/2013 9:24

    Bonito, Boff!

  41. Gilberto de souza Lima permalink
    28/10/2013 9:24

    A amizade
    A amizade, tal como é no fundo e em sua singeleza, equivale ao afeto que, nascendo no coração dos seres humanos, emancipa-se de toda mesquinhez e interesse, enaltecendo e enobrecendo o pensamento e o sentimento dos homens.
    Não se poderia conceber a amizade se ela não fosse presidida pelo ternário simpatia-confiança-respeito, indispensável para nutrir o sentir que a constitui. Se admitimos que o ódio é movido por espíritos em discórdia que as forças do mal aproveitam para ampliar sua abominação, com maior convicção ainda deveremos admitir que a amizade, encarnando o espírito de solidariedade pela compreensão do afeto, pode mover forças muito mais potentes que as do mal, pois ela é o grande ponto de apoio sobre o qual se concentram as maiores esperanças do mundo.
    É pelo signo da amizade que se unem os homens, os povos e as raças, e é sob seus auspícios que há de haver paz na Terra
    Se algo existe na natureza humana que demonstre de forma mais palpável a previsão do Criador Supremo ao lhe infundir seu hálito de vida é, sem dúvida alguma, a propensão de todo ser racional a estender seu afeto ao semelhante, já que nisto, poderíamos dizer, se apóia a manutenção ou perpetuação da espécie humana. A força que a amizade infunde reciprocamente nos seres sustenta a vida através de todas as adversidades e a perpetua, apesar dos cataclismos que o mundo já teve de suportar.
    A amizade entre os homens consegue realizar o que nenhuma outra coisa consegue, por maior que seja. Não seria ousado afirmar que ela é um dos poucos valores de essência superior que ainda restam no homem, que o elevam e dignificam, tornando-o generoso e humanitário.
    Não se violam impunemente os preceitos naturais que tornam possível a convivência humana. Toda amizade sincera é presidida pelo próprio Deus; quem atraiçoa essa amizade comete, em conseqüência, uma inqualificável ofensa ao Supremo Juiz de nossos atos.
    Embora seja certo que nem todos podem inspirar e ainda professar uma verdadeira amizade, por carecerem de sentimentos adequados que não desvirtuem o significado que substancia seu inegável mérito, ou por impedi-lo, geralmente, características mentais ou psicológicas adversas, é de todo ponto de vista admissível que possam, superando suas condições pessoais, alcançar a graça de uma amizade ou de muitas.
    Mas uma coisa que não sabem os que destroem francas e nobres amizades é que a corrente de afeto altruísta bruscamente cortada por quem defrauda seu semelhante encontra sempre sólidos pontos de apoio no coração dos demais, daqueles que mais próximos estiveram dessa amizade.

    Em geral, os homens esquecem em que circunstâncias nasceu esse sentimento e como foi aumentando gradualmente, até os limites do maior apreço. Daí também que apareça, na alma dos que o truncam sem justificativa alguma, o tão desprezível estigma da ingratidão.
    Fácil será deduzir, pois, que a humanidade só deixará de existir como tal se a amizade se extinguir por completo no coração dos homens.

  42. darcylene permalink
    28/10/2013 11:56

    Amor é dádiva de Deus!!! Perfeito

  43. Jorvandes Marçal permalink
    28/10/2013 13:03

    Só que é cheio de amor poder transmitir palavras de amor! Leonardo Boff embaixador do Reino.

  44. Luisa Delgado de carvalho permalink
    28/10/2013 17:06

    Muito lindo e verdadeiro…

  45. 28/10/2013 19:54

    Meu inspirador!!! Um dom extraordinário e onipresente

  46. Ana Luisa Cordeiro permalink
    28/10/2013 21:56

    Lindo!!!

  47. 29/10/2013 9:23

    Reblogged this on joananavega and commented:
    se há…

  48. simone sarmento lima permalink
    29/10/2013 10:54

    Quem não gosta desse tema?
    Tema que jamais será esgotado.Que nos impulsiona a viver:.Amor de amizade, amor de homem e mulher, amor filial, amor de uma causa, de um trabalho e acima de tudo, o amor a Deus!
    Bem, todas as formas de amor precisam ser cuidadas sempre,mas, às vezes, ou quase sempre descuidadas.Por isso, tão faladas ou desacreditadas.
    Como muito bem diz Drummond em seu poema O Amor bate na aorta, diz assim:
    “Cantiga de amor sem eira
    nem beira,
    vira o mundo de cabeça
    para baixo, (…)
    o amor seja como for,
    é o amor. (…)
    Amor é bicho instruído.”
    Aqui, particularizei o amor, quando citei Drummond:” o amor bate na aorta”, bate nessa veia do coração e o caminho está feito.
    O amor entra pelo coração. Amor faz parte da vida. Projeto de Deus que deu certo!!!!!! Cabe a cada um de nós desenvolver o amor.

  49. jorge newton de araujo sá permalink
    29/10/2013 14:02

    JORGE SÁ…O AUTOR ,COM SUA NARRATIVA,ALCANÇA O EXTASE DA SUBLIMAÇÃO DOS SENTIMENTOS….AMOR E AMIZADE.

  50. jorge newton de araujo sá permalink
    29/10/2013 14:05

    que moderação?

  51. maura sousa permalink
    29/10/2013 16:21

    Querido amigo, saudades adorei lindo lindo!!!

  52. Guadalupe Puente permalink
    30/10/2013 2:40

    Podrian publicarlo en el idioma español? Muchas gracias!

    • 01/11/2013 20:39

      Guadalupe,
      Dentro de poco saldrá la traduccion española, como siempre de todos los mios articulos. Es solo esperar un bocadito.
      lboff

  53. 31/10/2013 18:03

    Tudo q. vem de voce Boff é maravilhoso e verdadeiro,amo as coisas q. voce escereve tudo lindo !!!!!

  54. Isabel da Fontoura Pinho permalink
    01/11/2013 14:23

    Que lindo! Fala de um amor possível e real. O mundo do amor é a saída.
    O dinheiro já demonstrou que é limitado, impotente. O sexo por si só não satisfaz. Aliás, no livro Sexo, Reich e Eu,o psicanalista Gaiarsa retrata um tempo equivocado, conta:” as pessoas fazem pouco sexo, fazem mal e não fazem com a pessoa que gostariam”. Penso que há muito que se amar.Abs. Isabel

  55. Clara Bisquola permalink
    02/11/2013 0:29

    Obrigada….vc melhor do que ninguem para saber expressar em palavras poeticas ao mesmo tempo concretas sentimentos tão vastos e profundos

  56. Maria Neusita Tabosa permalink
    03/11/2013 15:47

    Este texto é tão importante e necessário em nosso cotidiano que deve ser lido e relido para que continuemos aprendendo suas lições, além de vivenciá-las o máximo possível. Somente assim, contribuiremos para um mundo mais humano e humanizante.

  57. Elika permalink
    08/11/2013 14:29

    Por tudo isto dito e escrito o milagre do amor e sua expressão supera fronteiras, credos,gêneros, formas, quantias…Assim sendo estamos muito próximo do profundo sentido da biodiversidade onde tudo é para ser amado desde que tudo e espelho do Amado…
    Com isto, todo tipo de percepção, crítica, analise sobre “como” a cada ser humano vive o amor para com uma outra pessoa, além de quaisquer diferença de gênero ou entre os mesmos gêneros, estaria longe desta profundidade existencial…

    Este sentimento único (existencial, sexual, afetivo,sincrônico) é apenas de natureza individual, singular e de alta vibração entre duas pessoas.

    Cabe a qualquer sociedade entender que o amor entre indivíduos e de tal intimidade de almas que não cabe nenhum tipo de raciocínio discriminativo, analítico, pre-conceituosso sobre eles mais que a celebração social sobre estes todos.

    Que se expanda sempre o amor dos seres humanos por todos os seres humanos, por um escolhido ou escolhida em especial sentindo em todos eles uma expressão do sagrado Amado- Amada…
    Elika

  58. 11/11/2013 16:53

    Sinceramente, a igreja, quatro paredes, efim, não importa, é pouco pro sábio! Você não precisa de paramentos para se fazer escutar e entender querido Frei e isso me parece claro ao Papa Francisco!

  59. Gilberto de souza Lima permalink
    12/11/2013 9:00

    Querido Antonio Carlos.
    Que é Deus?
    Atributos de Deus.
    Deus é a Inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É Eterno, Imutável,Único e soberanamente Justo e bom.

    Atributos são qualidades que caracterizam um ser.
    Deus é eterno: não teve começo nem terá fim.
    Deus é imutável: se ele mudasse, as leis do Universo não teriam estabilidade.Deus é imaterial: sua natureza difere de tudo o que chamamos de matéria.
    Deus é único: não há vários deuses.
    Deus é todo-poderoso: porque é único; se não tivesse o soberano poder, haveria alguma
    coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto ele.
    Deus é soberanamente justo e bom: a sabedoria providencial das leis divinas se revela em suas obras e nas menores coisas, como nas maiores. A justiça de Deus se mostra no direito que foi dado ao homem e a todos os seres de evoluírem, e na lei de causa e efeito. A reencarnação é a oportunidade de evoluir que a justiça e o amor de Deus nos proporcionam.

    Após essas informações, voce não acredita que se Deus é a Inteligência Suprema, não há nada no universo maior, mais inteligente e perfeito que Ele, jamais criaria algo imperfeito, um projeto que não deu certo, como voce diz?
    A questão é que muitos acham que a vida é só aqui na terra e que se errarmos não teremos mais chances de “consertarmos” esses erros!
    Somos espíritos imortais! O que morre é somente a matéria, o corpo físico. O espírito continua evoluindo e cada um de acordo com sua própria vontade (livre arbítrio) e méritos. Taí o Consolador prometido por Jesus! O Espiritismo com seu tríplice aspecto, Ciência, Filosofia e Religião, nos dá uma fé sólida, baseada no conhecimento, que pode encarar a razão, face a face.
    – Por que, neste mundo, os maus exercem geralmente maior influência sobre os bons? “Pela fraqueza dos bons. Os maus são intrigantes e audaciosos; os bons são tímidos. Estes, quando quiserem, assumirão a predominância.” (Questão 932, de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.)
    Abraços,
    Muita Paz

  60. Gilberto de souza Lima permalink
    12/11/2013 9:36

    Homem
    Argonauta da luz que nasceste nas trevas,
    Por térmita perdido em malocas bizarras,
    Dormiste com leões de sinistras bocarras
    E, símio, atravessaste as solidões grandevas.
    Preso aos totens e atado à inspiração dos devas,
    Vivias de arco e flecha ao clangor de fanfarras.
    Ai! a herança da guerra a que ainda te agarras,
    Os impulsos do abismo e as cóleras longevas!
    Hoje, razão que brilha e amor que desabrocha,
    Prometeu a chorar no coração da rocha,
    Circulado de sóis e entre as sombras imerso!
    Homem! Anjo nascente e animal inextinto,
    Serás, após vencer as injúrias do instinto,
    A obra prima de Deus no esplendor do Universo!
    Dario Persiano de Castro Veloso

  61. Fabíola Azevedo Grijo permalink
    23/11/2013 9:49

    Excelente! Sou sua fã!

  62. Marcia Lyra Nascimento Egg permalink
    29/11/2013 17:22

    Coração comovido. Pronto.

  63. Flávia permalink
    13/12/2013 12:50

    Excelente texto….

  64. David Stival permalink
    26/12/2013 7:19

    Nossa grande referência intelectual neste século de muita pobreza na produção filosófica/espiritual,mais uma vez obrigado Leonardo por nos blindar com mais esta bela elaboração sobre o essencial de nossas vidas, que é o amor. A única perfeição do homem, por isso difícil de vivenciá-la em plenitude. Talvez nisso reside a magia e o encanto da vida.Feliz Natal L.Boff. David Stival

  65. Patrícia Rossi Marcos permalink
    28/12/2013 13:32

    Leonardo Boff, a cada dia me impressiona mais a capacidade de doação de sua alma !!
    Patrícia Rossi Marcos
    Advogada. Mestranda em direito ambiental pela ESDHC de BH/MG.

  66. 28/12/2013 19:18

    Simples e por isso envolvente como a água que corre nos rios. Obrigado por mais essa Lição mestre Boff.

  67. 03/01/2014 6:04

    Que bom amanhecer lendo tantas maravilhas e bebendo tantas palavras de amor.Embora saibamos que muitos só ficam na leitura. Vamos praticar porque é bom demais.O amor vem de Deus e nós também.

  68. Carlos permalink
    04/01/2014 14:36

    Nunca li um texto sobre o amor tão singelo e belo. Parabéns!

  69. Tiago Queiroz permalink
    28/01/2014 15:37

    Sem palavras, belíssimo texto. É por essas e outras postagens que sigo esse blog. Parabéns Boff!

  70. Ivete. permalink
    01/02/2014 22:45

    É um verdadeiro encanto este texto belíssimo e de uma propriedade enorme. Belíssimo!!! E quando se retrata de amor e amizade, que são duas preciosidades fortíssimas e lindas que acho indiscutível. O amor é lindo e a amizade verdadeira também e quando pode-se unir e ser agradável sem sombra de dúvida. Viva o amor. Que lindo é o amor. Quem ama verdadeiramente cuida e há uma entrega total e renuncia.

  71. Leila permalink
    07/01/2016 20:06

    Muito doce! Obrigada!

  72. Sirlei Pimentel permalink
    09/01/2016 8:59

    Olá,me emociona ouvir você falar tão lindamente.Quase que me irrita ouvir alguém dizer que um texto tão lindo e tão bem escrito é uma pregação,quem fala assim não sabe ouvir o que lê, lamentavel.
    Mas esta imensidão de palavras que toca, quem se deixa tocar.extingue qualquer tipo de irritação ou lamentação.O sentimento é maior,o amor é maior e é ele quem fala agora a quem poder ouvir.

  73. 09/01/2016 12:03

    Arrumar a palavra “desolador” no texto. O Amor e o Ódio são antagonistas. A indiferença é ignorar os dois. Amor Fati é o caminho a ser compreendido em vida, pois só ele liberta.

  74. 10/01/2016 14:33

    Muito bom! Verdade verdadeira! Grande lição de vida.

  75. Ana Lucia dos Santos Vieira permalink
    13/01/2016 7:25

    Maravilhosa reflexão!!!

  76. 24/03/2016 18:06

    eo so olheo esse site para mecher no pc e para fazer um dvr

  77. 23/09/2017 0:17

    Que texto lindo e de muita reflexão. Amizade e amor são dois sentimentos maravilhosos e faz muito bem para nós termos eles conosco. E praticamente andam juntinhos os dois.

Trackbacks

  1. Importance of friendship and love | wigetcy
  2. Há de se cuidar da amizade e do amor | La Geografia Del Mio Cammino
  3. Há de se cuidar da amizade e do amor | ...
  4. Há de se cuidar da amizade e do amor | EVS NOTÍCIAS.
  5. Há de se cuidar da amizade e do amor | O LADO ESCURO DA LUA
  6. O amor, tema mais instigante e encantador | Edição Especial Limitada
  7. Há de se cuidar da amizade e do amor – Leonardo Boff | gpa portovelho
  8. Há de se cuidar da amizade e do amor | Câmara de Cultura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: