Skip to content

O povo brasileiro: um povo místico e religioso

16/03/2014

O povo brasileiro é espritual e místico goste ou não goste a intelectualidade secularizada,em geral, sem ou com tênue organicidade com os movimentos populares e sociais.

O povo não passou pela escola dos modernos mestres da suspeita que, em vão, tentaram desligitimar a religião. Para o povo, Deus não é um problema mas uma solução de seus problemas e o sentido derradeiro de seu viver e de seu morrer. Ele sente Deus acompanhando seus  passos, celebra-o nas expressões do cotidiano como “meu Deus”, “graças a Deus”, “Deus lhe pague”, “Deus o acompanhe”, “queira Deus” e “Deus o abençôe”. Geralmente muitos ao desligar o telefone se despedem com “fique com Deus”. Se nao tivesse Deus em sua vida, certamente, não teria resistido com tanta fortaleza, humor e sentido de luta  aos séculos de ostracismo social.

O cristianismo ajudou a formar a identidade dos brasileiros. No tempo da Colônia e do Império ele entrou pela via da missão (igreja institucional) e da devoção aos santos e santas (cristianismo popular). Modernamente está entrando pela vida da libertação (círculos bíblicos, comunidades de base e pastorais sociais) e pelo carismatismo (encontros de oração e de cura, grandes shows-celebrações dos padres mediáticos).     Fundamentalmente o cristianismo colonial e imperial educou as classes senhoriais sem questionar-lhes o projeto de dominação e domesticou as classes populares para se ajustarem ao lugar que lhes cabia na marginalidade. Por isso a função do cristianismo foi extremamente ambigua mas sempre funcional ao status quo desigual e injusto. Raramente foi profético. No caso da escravidão foi francamente legitimador de uma ordem iniqua.

Somente a partir dos anos 50 do século passado, setores importantes de sua institucionalidade (bispos, padres e religiosos e religiosas, leigos e leigas) começaram um processo de deslocamento de seu lugar social  no centro, rumo à periferia onde o povo pobre vivia. Surgiu o discurso da promoção humana integral e da libertação sócio-histórica cuja centralidade é ocupada pelos oprimidos que já não aceitam mais sua condição de oprimidos. Pelo fato de serem simultaneamente pobres e religiosos, tiraram de sua religião as inspirações para a resistência e para a libertação rumo a uma sociedade com mais participação popular e mais justiça. Emerge um cristianismo novo, profético, libertador  e comprometido com as mudanças necessárias.

Mas a maior criação cultural feita no Brasil é representada pelo cristiansimo popular. Colocados à margem do sistema político e religioso, os pobres, indígenas e negros deram corpo a sua experiência espiritual no código da cultura popular que se rege mais pela lógica do inconsciente e do emocional do que do racional e do doutrinário. Elaboraram assim uma rica simbologia, as festas aos seus santos e santas fortes, uma arte colorida e uma música carregada de sentimento associada à noble tristesse. Ele não significa decadência do cristianismo oficial, mas uma forma diferente, popular e sincrética de expressar o essencial da mensagem cristã.

As religiões afrobrasileiras, o  sincretismo urdido de elementos cristãos, afro-brasileiros e indígenas, representam outra criação relevante da cultura popular. Abstraindo de algum fundamentalismo evangélico, o povo em geral não é dogmático, nem obsecado em suas crenças. É tolerante, pois crê que Deus está em todos e todos os caminhos terminam nele. Por isso é multiconfessional e não se envergonha de ter várias pertenças religiosas. A síntese é feita dentro de seu coração em sua espiritualidade profunda.  A partir daí compõe o rico tecido religioso. O antropólogo Roberto da Matta o exprimiu acertadamente: “No caminho para Deus posso juntar muita coisa. Nele, posso ser católico e umbandista, devoto de Ogum e de São Jorge. A linguagem religiosa de nosso pais é, pois, uma linguagem de relação e da ligação. Um idioma que busca o meio-termo, o meio caminho, a possibilidade de salvar todo o mundo e de em todos os locais encontrar alguma coisa boa e digna”( O que faz o brasil Brasil, Rocco, Rio de Janeiro 1984,117).

Especialmente importante é a contribuição civilizatória trazida pelas religiões afro (nagô, camdonblé, macumba, umbanda e outras) que aqui a partir de suas próprias matrizes africanas elaboraram rico sincretismo. Cada ser humano pode ser um incorporador eventual da divindade em benefício dos outros. Negados socialmente, desprezados politicamente, perseguidos religiosamente, as religiões afro-brasileiras devolveram auto-estima à população negra, ao afirmar que os orixás africanos os enviaram a estas terras para ajudar os necessitados e para impregnar de axé (energia cósmica e sagrada) os ares do Brasil. Apesar de escravos cumpriam uma missão transcendente e de grande signficação histórica.

Foram os negros e os indígenas que conferiram e conferem uma marca mística à alma brasileira. Todos se sabem acompanhados pelos santos e santas fortes, pelos orixás,p pelo Preto Velho (umbanda) e pela mão providente de Deus que não deixa que tudo se perca e se frustre definitivamente. Para tudo há jeito e existe uma saída benfazeja. Por isso há leveza, humor, sentido de festa em todas as manifestações populares.

O futuro religioso do Brasil não será, provavelmente, o seu passado católico. Será, possivelmente, a criação sincrética original de uma nova espiritualidade ecumênica que conviverá com as diferenças (a tradição evangélica em ascenso, o pentecostalismo,o kardecismo e outras religiões orientais) mas na unidade da mesma percepção do Divino e do Sagrado que impregna o cosmos, a história humana e a vida de cada pessoa.

29 Comentários leave one →
  1. Judith Abdelnur permalink
    16/03/2014 9:08

    Muito bem elaborado este testo gostoso de ler Leonardo , utópico

  2. 16/03/2014 9:11

    Adorei o seu artigo, mestre Boff, muito bem contextualizado e com uma historicidade notáveis. Obrigado mais uma vez por partilhar conosco.

  3. 16/03/2014 9:42

    Fascinante! Eu tenho orgulho de ser um brasileiro, ser tão vívido como esses, a fazer parte de um processo desencadeado há séculos pelos colonos europeus, pelos povos trazidos da Africa e pelos Ameríndios… Que Deus salve nossa gente!

  4. Fábio permalink
    16/03/2014 9:48

    gostei muito do texto mas acredito que o senhor é muito otimista em relação ao futuro. com tanta corrupção e manipulação da fé do Povo por correntes religiosas que pregam uma fé emocional , comercializa Deus, e infunde nas pessoas uma alma interesseira que pede a Deus o carro do ano que acredito que seremos a maior nação ” ex-cristã” do mundo. mais uma vez vejo que a religião quer a dependência existencial das pessoas, sei que as pessoas que as massas não estão preparadas para a Verdade e a religião usa isso como pretexto: “não podemos romper com as referências psíquicas do Povo” as pessoas precisam aos poucos se acostumarem com a Verdade e não viverem somente pelo consolo, escopo dado pela religião. uma unica forma de um povo viver em paz é sendo sincero com ele, não podemos dar ao povo um problema de teologia já resolvido, que cada um no seu interior procure o significado e finalidade de sua existência.

    em resposta a séculos de opressão da sexualidade hoje temos milhões de pessoas frigidas e reprimidas paranoicas e psicóticas. o que teremos de resposta a este tempo de shows de fé e de barulhos carismáticos? o que teremos depois deste circo de horrores de choros induzidos e de uma falsa harmonia, de mentes formadas e cristalizadas?

  5. Pedro Inácio de Andrade permalink
    16/03/2014 10:17

    Ótima Análise!

  6. Felipe permalink
    16/03/2014 10:30

    Que texto fantástico. O primeiro parágrafo é belíssimo! ” Para o povo, Deus não é um problema mas uma solução de seus problemas e o sentido derradeiro de seu viver e de seu morrer. Ele sente Deus acompanhando seus passos, celebra-o nas expressões do cotidiano como “meu Deus”, “graças a Deus”, “Deus lhe pague”, “Deus o acompanhe”, “queira Deus” e “Deus o abençôe”
    Deus nos abençoe pela internet, que permitiu que os leitores se aproximassem dos autores e pudesse parabenizá-los pessoalmente. Acompanho de perto seus textos!!!

  7. 16/03/2014 10:59

    Que texto maravilhosamente abençoado! De fato, a alma do brasileiro,com toda a sua mistura, é mística em sua essência. Axé, Leonardo!

  8. Manoel Moraes permalink
    16/03/2014 11:36

    Caríssimo Frei Boff,

    seus textos sempre são teóricos, mas que não perdem o gosto criativo da poética. a propósito do que se discutiu, sinto muita falta de uma maior atenção aos movimentos pentecostais. Esta expressão cristã sempre se mostrou profundamente criativa nos cantões das expressões mais populares de fé. Contudo, o silêncio intelectual ou a alvejada estereotipada aos grupos pentecostais lhes forjaram uma recepção de fundamentalismo que tem mais a ver com os preconceitos intelectuais burgueses do que diretamente com está face lúdica e de bricolagem do cristianismo. No mais, parabéns pela sempre graciosa análise.
    Desde Belém, Pará,
    Manoel Moraes

  9. 16/03/2014 14:53

    “todo-o-mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente da religião: para se desendoidecer, desdoidar. Reza é que sara a loucura. No geral. Isso é que é a salvação-da-alma… Muita religião, seu moço! Muita religião, seu moço! Eu cá, não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio… Uma só, para mim é pouca, talvez não me chegue. Rezo cristão, católico, embrenho a certo; e aceito as preces de compadre meu Quelemém, doutrina dele, de Cardéque. Mas, quando posso, vou no Mindubim, onde um Matias é crente, metodista: a gente se acusa de pecador, lê alto a Bíblia, e ora, cantando hinos belos deles. Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca. Mas é só muito provisório. Eu queria rezar – o tempo todo. Muita gente não me aprova, acham que lei de Deus é privilégios, invariável.” Guimarães Rosa

  10. 16/03/2014 16:40

    Um dos textos mais lúcidos sobre religiosidade brasileira que o Professor Leonardo Boff escreveu com riqueza de detalhes pintou em palavras curtas, o quadro do sagrado brasileiro cuja moldura da pinturaviva pontua: o sincretismo religioso como saída e a interdependencia entre crenças religiosas..Desse feito atístico e cultural e teolólogico tecemos os transitos religiosos presentes nos fenomenos de religação numinosa como bem classificou Rudolf Otto.

  11. 16/03/2014 17:14

    Um dos textos mais lúcidos sobre religiosidade brasileira que o Professor Leonardo Boff escreveu, com riqueza de detalhes pintou em palavras curtas, o quadro do sagrado brasileiro cuja moldura da pintura viva pontua: o sincretismo religioso como saída e a interdependência entre crenças religiosas,,ora não existe religião pura como em mereceria um olhar de um antropólogo nesse fato social total. Desses feitos artísticos,,culturais e teológicos impregnadosnacultura brasileira. Tecemos ,,nas represntações religiososas no Brasil as mútiplas pertenças de trânsitos religiosos efervescentes nos fenômenos de religação numinosa como bem classificou Rudolf Otto aquilo da mística que escapa a consciência dos sujeito.

  12. Elizabeth Maria Lages permalink
    16/03/2014 19:14

    Que bom poder ler um texto com esse! Grata.

  13. João Batista Kefler Pinotti permalink
    16/03/2014 20:44

    É muito significante “ouvir” esta visão de Leonardo: animo para a caminhada.

  14. 16/03/2014 22:35

    Quanto respeito e delicadeza ao falar do Povo do Axé! É a primeira vez que vejo alguem falar deles com a importancia que de fato representam na espiritualidade e mística do povo brasileiro. Ressalto ainda, que antes da chegada dos Orixás aqui estavam Tupã,Jaci, a Iara e o Curupira… e a imensidão de Caboclos (verdadeira energia espiritual típica desta terra) e encantados que somente agora estão sendo resgatados e reverenciados pela Umbanda e outras tradições religiosas! Parabens pelo belíssimo texto! Um abraço da Bahia!

  15. BONIFACIO ANDRADE permalink
    17/03/2014 1:28

    Concordo com tudo. Acho que o amigo só deixou de realacionar as religiões de matrizes afro-indígenas brasileiras – Umbanda e Candomblé. Abraço.

  16. Alexandre E. S. Visconti permalink
    17/03/2014 8:17

    Mencionou-se tanto o espiritismo sincrético afro brasileiro, porém, não o espiritismo europeu através do kardecismo, que representa no Brasil sua maior expressão mundial, com milhares de adeptos e de cristãos sincréticos. Por que será, preconceito religioso?

  17. Pe.João Mendonça, sdb permalink
    17/03/2014 8:25

    Gostei do artigo de Leonardo Boff. Apenas nao concordo muito com a ultimo pensamento: “o futuro religioso do Brasil não será, provavelmente, o seu passado católico. Será, possivelmente, a criação sincrética original de uma nova espiritualidade ecumênica que conviverá com as diferenças (a tradição evangélica em ascenso, o pentecostalismo,o kardecismo e outras religiões orientais) mas na unidade da mesma percepção do Divino e do Sagrado que impregna o cosmos, a história humana e a vida de cada pessoa”. Esta perda de identidade radical não fará bem a nenhuma expressao religiosa. Acredito sim, que cada experiencia religiosa, deverá rever suas crenças, valores e tradições diante desta riqueza cultural e suas matrizes, mas nunca se perder nelas como se tudo fosse passivamente companheiro.

  18. 17/03/2014 11:38

    CRISTO E CRISTIANISMO foram apelidos para Jesus e os discípulos de Jesus. Uma espécie de religiosidade popular do povo da Judeia e Antioquia.Foram CHAMADOS Cristo e Cristãos O Messias era Maravilhoso, Conselheiro, Príncipe da Paz encarnado no Jesus de Nazaré. Ensinou aos discípulos a serem sal da terra e luz do mundo identificados pelo amor de uns para com os outros. A fermentação da demagogia religiosa leva a fanatismos e violências que tumultuam o ambiente religioso e de fé.A massificação religiosa traz complexos de superioridade numérica e de inferioridade. Megalomanias e perda da auto-estima. O povo brasileiro, assim como a realidade brasileira, são de uma pluralidade gigantesca e só mesmo o futuro responderá à dinâmica de sua formação religiosa e mística. Mistérios do além, dos oceanos e mares cantados pela cultura popular.

  19. Rute permalink
    17/03/2014 14:34

    Como aceitar esse sincretismo entre o cristianismo, a umbanda, o espiritismo, com visões tão diferenciadas, quando Deus fala “… não terás outros deuses diante de mim…”? Temos muitos religiosos, mas poucos seguidores de Cristo.

  20. maura permalink
    20/03/2014 20:34

    Não acredito que todos os caminhos levam a Deus! O caminho até Deus é Jesus! Em João 14.6 o próprio Jesus afirma!

    • permalink
      22/03/2014 14:34

      Seu Deus é o Deus dos judeus. Outros povos tiveram e têm seus deuses. Uma fundamentação em torno de um Deus é o próprio humano sentindo-se Deus.

  21. 02/04/2014 11:45

    Deus o abençoe hoje e sempre, mestre Boff! Esta religiosidade brasileira, raramente como cristão, esta presente na alma do nosso povo em todos os momentos. Graças a Deus

  22. Nildo permalink
    21/10/2014 10:55

    Sempre só Jesus Cristo é a resposta. Não podemos confundir o respeito ao ser humano com Fé em Deus. E mesmo que o próprio Jesus ensinou a amar até os nossos inimigos e não julgarmos, porque a justiça pertence a Deus. Ensinamos que só Jesus Cristo é o único mediador entre os seres humanos e Deus e que só Ele morreu na cruz para nos salvar e dar vida eterna. Quem crer esta salvo e quem não crer Deus os julgará. Devemos procurar viver sempre em paz, e não forçar ninguém a seguir o que não quer, só deixar avisado, a decisão é pessoal e intransferível. Eu decidi seguir somente a Jesus Cristo, sem sincretismo, porém respeitando as decisões dos outros assim como gostaria de ter minha decisão respeitada.

  23. Deborah permalink
    27/09/2015 2:49

    Por isso que o Brasil não sai da “merda”.
    Perdoem-me a expressão.
    A Bíblia diz em 1 Coríntios: 8. 6. todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. 7. Entretanto, nem em todos há esse conhecimento; pois alguns há que, acostumados até agora com o ídolo, comem como de coisas sacrificadas a um ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, contamina-se.

  24. Vítor Obreiróz permalink
    12/11/2015 18:33

    São Cipriano
    comigo foi infalível, meu namorado está cada dia mais apaixonado por mim, ele era frio agora graças a são cipriano da capa preta ele está um doce comigo,
    ESSA E INCRIVEL DA CERTO MESMO
    ESCREVA O NOME DA PESSOA AMADA ABAIXO DO PÉ ESQUERDO E REPITA 3 VEZES O NOME DA PESSOA (JCC) . – EU TE PRENDO, EU TE AMARRO, EU TE MANTENHO (JCC) DEBAIXO DO MEU PÉ ESQUERDO E COM O PODER DE SÃO CIPRIANO, VOCÊ VAI FICAR COMPLETAMENTE APAIXONADA POR ELE , COMENDO NA PALMA DA SUA MÃO, RASTEJANDO ATRÁS DELE , O AMANDO CADA DIA MAIS E MAIS, SÓ SE REALIZARA SEXUALMENTE COM (VRdO) VC VAI PROCURAR ELE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, PARA VÓCES FICAREM JUNTOS E FELIZES PRA SEMPRE. VOCÊ (JCC) SÓ VAI TER OLHOS, AMOR, CORAÇÃO, PENSAMENTOS, DESEJOS, TESÃO, PAZ, CUMPLICIDADE, ALEGRIA, FELICIDADE, ADMIRAÇÃO, CARINHO, COMPANHEIRISMO, DEDICAÇÃO, FIDELIDADE, RESPEITO, PAIXÃO E REALIZAÇÃO SEXUAL SOMENTE COM (VRdO) . (JCC) VC VAI O AMAR CADA DIA MAIS E MAIS. SERÁS COMPLETAMENTE APAIXONADA POR (VRdO) , COMENDO NA PALMA DA SUA MÃO, REALIZANDO TODOS OS SEUS DESEJOS E VONTADES. ASSIM EU QUERO ASSIM SERÁ FEITO ASSIM SERÁ. AMÉM.
    PUBLIQUE 4 VEZES SEGUIDAS, ELA , E INFALÍVEL PORÉM NÃO SE PODE VOLTA ATRAS! SÃO CIPRIANO….assim seja assim será
    Misericórdia
    Oração de Agradecimento
    ORAÇÃO PODEROSA DE SÃO CIPRIANO ORAÇÃO FORTÍSSIMA.
    MAS NÃO PODE VOLTAR ATRÁS!
    Debaixo do meu pé esquerdo eu te prendo (JCC).Eu te amarro (JCC). Eu te mantenho (JCC) para o (VRdO) pelo poder das 13 almas benditas e que não repouses enquanto estiveres longe de (VRdO) . São Cipriano traga (JCC) para (VRdO), faça com que seu amor (JCC) volte urgente pra ele (VRdO) arrependida do que fez, que ela não tenha forças pra lhe fazer mal, que tenha forças só pra o amar, respeitar, ser sincera, ser fiel, companheira e amante, que cuide de o tratar como um rei, proteja-o pra sempre, que ela volte amorosa, carinhosa, zelosa, que seja uma pessoa dedicada, e cuide dele, e queira sempre estar ao seu lado, seja decidida e determinada em o amar, a ficar só com (VRdO). Que só tenha olhos pra ele, faça com que ela fique doida pelo seu sexo. Que seja submissa, que se rasteje aos pés dele e implore pelo seu perdão e pelo seu amor, que os desejos dele sejam para ela uma ordem, que (JCC) dedique a sua vida em prol de o fazer feliz e das vontades dele, e que quando (JCC) longe dele estiver, apenas veja a imagem de (VRdO) em seus pensamentos e que ao respirar sinta seu perfume. Sofra demais por sua falta, só pense em (VRdO), sentirá amor só por ele, que (VRdO) seja mais importante do que tudo na sua vida, que ela o ame de modo como ela jamais amou alguém na vida e de modo que alguém jamais o amou, nos dias que ela não esteja com ele não falará com mais ninguém, se sinta deprimida e tenha dificuldade em dormir, que ela venha mansa como cordeiro, suave como a seda, doce como o mel, que queira ficar só com (VRdO), só sinta paz ao seu lado, acredite só em (VRdO) em mais nada! Longe dele, (JCC) sofrerá muito até confessar que o ama e que quer ficar com ele. Obrigue-a a pensar em (VRdO) direto. Que seu corpo queira só o corpo dele, que ela se entregue por completo a ele, que com ele ela sinta um prazer indescritível, um prazer que ela nunca tenha sentido antes, que ela expresse os seus sentimentos sempre, preocupe-se só com ele desesperadamente, tenha vontade de chorar até que ela confesse o seu amor imensamente por ele, faça com que (JCC) permaneça, que pense em (VRdO) desde este momento 24 horas por dia, que seu corpo queime de desejo por (VRdO). Que (JCC) despreze e ignore completamente qualquer pretendente, que se algum amigo ou amiga de (JCC) se declarar a ela, que (JCC) rompa com a amizade e nunca mais olhe na cara dele ou dela, que (JCC) não tenha nenhuma amizade com pessoas que (VRdO) não goste e que ele não queira que ela tenha. Que (JCC) volte e assuma seu amor por (VRdO). Que (JCC) lhe ligue, o procure. Que (JCC) não repouse enquanto estiver longe de (VRdO) e enquanto não assumir o seu amor por ele e lhe peça em namoro, que tenha olhos e desejos somente por ele e somente pelo seu corpo, que ela fique cega para outros homens, principalmente por quem ele anda agora. Que (JCC) permita a (VRdO) tocá-la cada vez mais e o queira loucamente, esquecendo de todos os outros homens que passaram. Que (JCC) tenha olhos somente para (VRdO) que o tesão de (JCC) seja só por ele, assim como a sua excitação e o seu amor. Que ela se recuse a viajar ou participar de festas e reuniões de família onde (VRdO) não esteja convidado. Que não consiga ter relação sexual com nenhuma outra pessoa, principalmente com que ele anda agora. Que (JCC) não consiga ter desejo algum por qualquer outra pessoa. Que (JCC) seja romântica e que ligue a todo momento para (VRdO). Que o ame loucamente, que não sinta nada por outra pessoa, que ame loucamente a (VRdO), que sinta um tesão incontrolável por (VRdO), que fique excitada cada vez que ouvir a sua voz e ao vê-lo fique extremamente excitada e louca de desejo para que ele a possua, que diga a todo mundo que (VRdO) é a pessoa ideal e o grande amor da sua vida. (JCC) aqui te prendo pelos poderes de São Cipriano.
    Antes de distribuir a 4 altares ou a 4 pessoas escreva o nome dele em baixo do seu pé esquerdo e o sonho que tiver a noite não deverá contar a ninguém
    SÃO CIPRIANO DIANTE DE TUDO, PEÇO-LHE PARA QUE TUDO DÊ RESULTADO, QUE (JCC) CONSIGA TRANSAR APENAS COM (VRdO). QUE (JCC) FIQUE DESESPERADA PARA O ENCONTRAR, QUE TUDO DÊ ERRADO NA VIDA DE (JCC) ATÉ QUE ELA SE CONSCIENTIZE QUE (VRdO) É O AMOR E A PAIXÃO DA VIDA DELA. QUE (JCC) PERCEBA QUE APENAS (VRdO) SABE FAZER O QUE ELA GOSTA, COMO ELA GOSTA, APENAS COM (VRdO) (JCC) CONSIGA TRANSAR E GOZAR, QUE O ORGÃO SEXUAL DE (JCC) SÓ FIQUE MOLHADA COM (VRdO). SÃO CIPRIANO FAÇA TUDO ACONTECER O MAIS RÁPIDO POSSIVEL, QUE (JCC) NÃO AGUENTE MAIS FICAR LONGE DE (VRdO). SE (JCC) ESTIVER COM ALGUMA PESSOA AGORA QUE (JCC) BROXE IMEDIATAMENTE E VENHA CORRENDO ATRAS DE (VRdO). QUE (JCC) VEJA QUALQUER PESSOA QUE ELE ESTIVER AGORA COMO UM MONSTRO, QUE (JCC) SINTA MUITAS SAUDADES DOS CARINHOS DE (VRdO). FAÇA TUDO ACONTECER RÁPIDO. MUITO RÁPIDO, OBRIGADO.
    4º Dia
    ORAÇÃO DE SÃO CIPRIANO PARA ELA ENLOUQUECER DE SAUDADES publicar 7 vezes seguidas
    Para ela enlouquecer de saudades FAÇA ESSA ORAÇÃO, POIS A PESSOA NUNCA MAIS TE ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ E TE AMARÁ PELO RESTO DOS SEUS DIAS… FAÇA E VERÁ O QUE ACONTECE EM 10 MINUTOS APÓS PUBLICAR A PESSOA VAI TE LIGAR, TE PROCURAR, é importante ter FÉ.
    Uma oração para o amor muito forte e poderosa!
    Pelos poderes de São Cipriano e das três almas pretas que vigiam São Cipriano, (JCC) vai vir agora atrás de (VRdO). Quero que tu, (JCC), venhas de rastos, andando, correndo, apaixonada, cheio de amor e tesão para ficar com (VRdO) o mais rápido possível. São Cipriano tera esse poder que (JCC) deixe de uma vez qualquer outra pessoa para assumir que ama (VRdO). São Cipriano, faça com que (JCC) o procure ainda hoje e agora desejando estar com (VRdO) ao seu lado. Que (JCC) o admire e o ame muito. Quero que (JCC) tenha a certeza que (VRdO) é a pessoa perfeita para ela, o amor da sua vida e que (JCC) não possa mais viver sem (VRdO) e tenha a certeza que (VRdO) é seu, e tenha sempre a minha imagem em seu pensamento em todos os momentos de sua vida. Agora com quem estiver, onde estiver, (JCC) será arrancada dali, porque o pensamento dela está em (VRdO) e ao VE-LO que sinta muito tesão como nunca sentiu por ninguém e ao se deitar que tenha sonhos eróticos com (VRdO) e ao acordar que sinta muitas saudades dele e ao andar pensará em (VRdO), a todo momento do seu dia terá o pensamento em (VRdO) e vai querer senti-lo, sentir seus carinhos, vê-lo, sentir seu cheiro, suas mãos, a tocar com amor. Que (JCC) queira abraçar (VRdO), beijar, cuidar de (VRdO) e sentirá prazer até em ouvir sua voz. QUE (JCC) tenha muito ciúmes de (VRdO). São Cipriano faça (JCC) sentir por (VRdO) um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra pessoa e nunca sentirá por ninguém, que (JCC) sinta ódio e rejeite a qualquer outra pessoas que tiver interesse sexual por ela, para dedicar seu amor a (VRdO) e que seu amor seja só dele. Que (JCC), somente com (VRdO) sentirá prazer, alegria e felicidade. Ele será tudo na vida dela, que tenha prazer apenas com (VRdO) que tenha tesão somente por (VRdO) e que seu corpo seja só dele, que só tenha paz se estiver ao lado dele.. Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome publicando essa oração sete vezes seguidas em troca de amansar (JCC) e trazê-lA apaixonada, carinhosa, devotada, dedicada, trabalhadora, fiel e cheia de desejo, tesão, aos braços de (VRdO) para que assuma esse amor e seja minha mulher o mais rápido possível. Peço isso aos poderes das três almas pretas que vigiam São Cipriano. Assim será, Assim será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM.
    À Rainha Maria Padilha (Pomba Gira); Ao São Cipriano; À Maria Mulambo (Pomba Gira); Ao Exu Duas Facas Musifim; Ao Exu Caveira; À Arrepiada (Pomba Gira); À Cigana Iris (em nome de todo povo cigano); À Pomba Gira da Calunga (cemitério); À Pomba Gira das Almas; À Iemanjá; À Rosa Caveira (Pomba Gira); Ao Exu Marabô; Às Almas.
    “Salve 13 Entidades invocadas, a quem serei eternamente grato e seguidor, porque sei que tudo que pedir a vos serei atendida, pois confio no vosso poder e sei que para vos nada e impossível e nem ao menos difícil, façam com que (JCC), nesse momento pense somente em (VRdO). Que esteja desesperada por noticias dele, e que não consiga fazer nada enquanto não falar com ele. Afastem dela qualquer outro e todos os seus amigos e amigas, todos os homens e mulheres, que dela se aproximarem e a desejarem, e que su seja sempre prioridade em tudo na sua vida. A TODAS ESTAS ENTIDADES ENTREGO ESTA CAUSA PORQUE SEI QUE SEREI ATENDIDO. Que (JCC) neste momento esteja a todo custo querendo me ver, ficar comigo para sempre. Ouvir a minha voz, me abraçar e beijar. Que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha a presença de (VRdO). Que (JCC) só tenha pensamentos, olhos, admiração, coração, amor, desejo, tesão, lubrificação vaginal, prazer, realização sexual só com (VRdO). Que (JCC) lhe ligue ainda hoje e declare todo o seu amor por (VRdO) e que ele seja seu parceiro para o resto de sua vida. Que ele seja seu amor eterno. Que (JCC) o procure desesperadamente hoje e sempre, que (JCC) venha o ver e lhe peça para nunca deixá-la. Que todas as Entidades Invocadas possam visitar (JCC) agora soprando o nome (VRdO) no ouvido dela, fazendo brotar nela agora muito medo de o perder e façam com que (JCC) sinta uma saudade de doer no peito, que a partir de agora, minhas 13 entidades, vocês estejam torturando o espirito, a alma e o anjo da guarda de (JCC). Que (JCC) sinta minha falta e não resista e queira me ver ainda hoje. Que (JCC) sinta um ciúme absurdo DE (VRdO) e muito medo de o perder. Que (JCC) me ligue a cada hora e até à noite. Que passe todos os dias a desejar-me e a querer estar comigo todos os minutos da vida dela. Que o assuma de vez em seu coração e o apresente aos amigos e parentes. Que o primeiro nome a soar da boca dela seja o de (VRdO). Minhas 13 Entidades invocadas aclamadas, em quem confio e creio totalmente, que neste momento todas as entidades invocadas estejam torturando o espirito, a alma, e o anjo da guarda de (JCC). Tragam (JCC) para mim hoje, para sempre. Injetem coragem nas veias dela, que ela se preocupe comigo, que me respeite, que seja fiel a mim, que seja sempre sincera comigo, que ela se revolte com a situação de ficar longe de mim e que me queira com urgência e façam-na detestar e ter nojo profundo de qualquer outro e todos os outros homens. Divulgarei esta oração, e publicarei 7 vezes, em 7 sete dias seguidos, e vossos nomes serão também divulgados, e terão sempre minha gratidão, respeito e devoção, me dêem um sinal. Assim seja, assim será, assim já é.
    Minhas Amadas 13 Entidades invocadas, tenho muito temor, amor, carinho, devoção e respeito por cada uma de vós, me atendam vos suplico, sei que dominam tudo e a qualquer pessoa. Amarrem essa mulher (JCC) para (VRdO). Que ela rasteje atrás de mim eternamente, soprem o meu nome em seu ouvido até a levar a loucura para sempre. Assim está feito, assim seja, assim será, assim já é, pelo poder das 13 Almas. Entidades invocadas, tá selado! Tá consumado! Tá selado tá consumado, tá selado tá consumado. Amém PUBLICAR 7 VEZES DURANTE 7 DIAS

    Oração pro amado voltar. ESTA ORAÇÃO É PERIGOSA. ATUA EM TODOS OS ELEMENTOS DO UNIVERSO. QUANDO TIVER REALIZADO VERÁ A IMAGEM DA PESSOA E A PARTIR DESSE MOMENTO NÃO TEM MAIS VOLTA. SE NÃO AMA, NÃO FAÇA, NÃO TEM VOLTA, ELA VAI PERTENCER A VOCÊ SEMPRE. O RESULTADO É IMEDIATO. PENSE BEM!) Deus imortal, eterno, inefável e incriado, pai de todas as coisas, que é levado no carro, sem cessar, rodante dos mundos que giram sempre; dominador das imensidades etéreas, onde está ereto o trono do teu poder, de cima do qual teus olhos formidáveis descobrem tudo e teus belos e santos ouvidos escutam tudo, atende a teu filho (VRdO) que amastes desde o nascimento dos séculos; porque a tua dourada, grande e eterna majestade resplandece acima do mundo e do cume das estrelas; estás elevado acima delas, fogo faiscante; a ti tu te acende e te conserva a ti mesmo pelo teu próprio esplendor e saem da tua essência regatos inesgotável!
    Eis de luz que nutrem teu espírito infinito. Este espírito infinito alimenta todas as coisas e faz tesouro inesgotável de substância pronta, geração que elabora e que se apropria das formas de que a impregnastes desde o princípio. Deste espírito tiram também sua origem estes reis mui santos que estão ao redor do teu trono e que compõem a tua corte. Pai universal, único, pai dos felizes mortais e imortais. Criastes, em particular, potências que são maravilhosamente semelhantes ao teu eterno pensamento e à tua essência adorável; tu as estabeleceste superiores aos anjos, que anunciam ao mundo as tuas vontades, enfim, nos criastes na terceira ordem no nosso império elementar. Aqui, o nosso contínuo exercício louvar e adorar os teus desejos; por amor do teu nome Deus rogo que (JCC) tenha como único amor (VRdO), arquétipo admirável da amizade e do puro amor, filho, flor dos filhos, forma de todas as formas, alma, espírito, harmonia e número de todas as coisas. Tenho sofrido rejeição, descaso, abandono. Por amor, minha alma não tem paz. Envia,
    Deus, espíritos do tormento para que (JCC) me procure o mais rápido possível e me peça para ficar com ela para sempre. Permita falanges de anjos cercarem (JCC) dia e noite sussurrando meu nome no ouvido dela, trazendo a imagem da minha face (VRdO) na mente dela, sufocando e apertando-lhe o coração, fringindo a sua alma. Que saia de onde estiver e volte para mim, que toque o coração dela e tire as coisas ruins que impedem a sua volta. Que morra para o amor se recusar meu amor, que é puro e provém de ti. Rogo tua providencia e justiça em nome de Jesus Cristo teu filho amado, que reina e vive para todo o sempre. Assim seja, assim está feito!
    Pai Nosso (3 vezes) – (Publicar por 7 dia as)
    Pai nosso que estais no céu, Santificado seja o vosso nome, Vem a nós o vosso reino, Seja feita a vossa vontade Assim na terra como no céu O pão nosso de cada dia nos daí hoje, Perdoai as nossas ofensas , Assim como nós perdoamos A quem nos tem ofendido, Não nos deixei cair em tentação Mas livrai-nos do mal
    Amém

Trackbacks

  1. Sincretismo: é a nova espiritualidade brasileira. E aponta que o nosso futuro religioso foge do passado católico. » Blog do Marcone
  2. Militância e religião podem ter muito em comum. Entenda! - Agência Jovem de Notícias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: