Skip to content

QUANDO A GRANDE TRIBULAÇÃO CHEGAR A TERRA TERÁ ENFIM SEU MERECIDO DESCANSO

21/03/2014

Achamos muito oportunas as reflexões deste autor que trabalha a ecologia com pequenos produtores rurais junto ao rio Surui, na Baixada Fluminense. Eis seu texto:
“Ninguém sabe ao certo o dia e hora. É que já estamos no meio dela, sem notarmos. Mas que está vindo, está, cada vez com mais intensidade e nitidez. Quando acontecer a grande virada, tudo vai parecer como se fosse de surpresa.
Embora haja dados seguros que apontam a inevitabilidade das mudanças globais devidas ao clima, com conseqüências que os cientistas tentam adivinhar, mas que seguramente serão para o pior, os interesses econômicos das grandes nações e a falta de visão a longo termo de seus líderes, não lhes permitem tomar as medidas necessárias para mitigar os efeitos e adaptar seu modo de vida ao estado febril da Terra.
Poderíamos imaginar um cenário plausível em que furacões varrerão regiões inteiras. Ondas gigantescas engolirão cidades e civilizações, indo morrer aos pés das montanhas. Secas prolongadas farão com que se troquem todas as riquezas por um simples copo de água suja. O calor e o frio extremos farão lembrar com saudades das histórias das avós que falavam das brisas da tarde e do aconchego de uma lareira no inverno, sempre previsível, e dos frutos amadurecidos ao calor de um sol de verão benfazejo. Comer-se-á só para sobreviver, sempre pouco e de gosto duvidoso.
Mas tudo isto ainda não será o pior. A mãe, de tão fraca, não conseguirá enterrar a filha e o neto matará o avô por causa de uma côdea de pão. O cão e o gato, amigos do homem, serão buscados por toda a parte como última possibilidade de matar a fome. Os vivos invejarão os mortos e não haverá quem chore a morte de crianças. A fome chegará a tal ponto que, como na Jerusalém sitiada, os famintos aguardarão a próxima vítima da morte para disputar-lhe a carne esfiapada.
“O país ficará devastado e as cidades se tornarão escombros. Todo o tempo em que ficar devastada, a Terra descansará pelos sábados que não descansou quando nela habitáveis” (Lev. 26,33-35).
Mas será o fim de toda a biosfera? Não. Por causa dos justos e sensatos, Deus abreviará esses dias e não dizimará toda a vida sobre a Terra, mantendo a promessa que fizera a nosso pai Noé. Mas é necessário que o ser humano passe por essa tribulação para acordar do seu egocentrismo e reconhecer em definitivo que ele é parte da comunidade da vida e o principal guardador dela.
Que fazer para nos prepararmos para esses tempos? Primeiramente, reconhecer que já vivemos neles. Hoje já não sabemos quando virá a primavera ou outono. Já não contamos com os meses de frio e calor. Já não sabemos reconhecer quando fará chuva ou sol.
Depois, importa ficar quieto, vigiando e observando os sinais que indicam a aceleração dos processos de mudança. E sobretudo, é imprescindível converter-se, mudar de hábitos de vida, uma mudança profunda, pessoal e definitiva. Só então estaríamos em condições morais de pedir aos outros que façam o mesmo. Mas como no tempo dos profetas, poucos ouvirão, alguns escarnecerão e a maioria se manterá indiferente e se permitindo toda sorte de liberdades como no tempo de Noé.
Deveríamos ainda voltar às raízes, recomeçar, como tantas vezes já fez a humanidade arrependida, reconhecendo que somos apenas criaturas e não Criador, que somos companheiros e não senhores da natureza; que para nossa felicidade é indispensável nos submeter às grandes leis da vida e ouvir com atenção a voz de nossa consciência. Se obedecermos a essas leis maiores, colheremos os frutos da Terra e a alegria da alma. Se desobedecermos a elas, herdaremos uma civilização como essa na qual estamos vivendo, cheia de avidez, guerras e tristezas.
Para esses tempos de carestia que virão, é fundamental  recuperar as ancestrais artes e técnicas do plantar, colher, comer; do cuidar dos animais e servir-se deles com respeito; do fazer utensílios e ferramentas, com arte e tecnologia local; do selecionar e plantar as ervas que curam e os grãos que nutrem; do recolher para tecer; do preservar as fontes d´água, do encontrar lugares apropriados para cavarmos os poços e do aprender a guardar as águas da chuva. É entrar na faculdade da economia da escassez, da sobriedade compartida e da beleza despojada. Desse saber recuperado e enriquecido surgiria uma civilização do contentamento, uma biocivilização, a Terra da boa esperança.
Depois dessa longa temporada de lágrimas e esperanças, superaremos essa estúpida guerra de religiões, essa intolerável disputa de deuses. Para além dos profetas e tradições, para além das morais e liturgias, quem sabe voltemos a adorar, sob múltiplos nomes e formas, o único Criador de todas as coisas e Pai-Mãe de todos os viventes, no grande Espírito que a tudo une e inspira, entrelaçados amorosamente na única fraternidade universal. E poderemos enfim organizar verdadeiramente a união de todos os povos do mundo e um autêntico parlamento de todas as religiões.

Waldemar Boff é formado em filosofia e sociologia nos USA, fundou o SEOP(Serviço de Educação e Organização Popular que atua entre os pobres na Baixada Fluminense.

53 Comentários leave one →
  1. Paula Torres permalink
    21/03/2014 7:16

    Da boca de uma simples mas grandiosa criatura ouvi, desde pequena, o que a ela também já diziam. Na singularidade da mensagem que a passos rápidos se agiganta mas sem o devido reconhecimento, largamos na indiferença todo o saber. Que não seja tão elevado o preço que será cobrado pela destruição.

  2. 21/03/2014 8:48

    Republicou isso em danieldolivier.

  3. Sueli permalink
    21/03/2014 11:37

    Saber viver e uma arte cuja a unica direcao e a Fe. Sermos criatura obediente, respeitosa aos ecossostemas que nos circula e colaboradores e companheiros dos animais e das plantas, e a sabedoria maxima e o verdadeiro sentido da vida com o Senhor Jesus.

  4. Sonia Maria Costa permalink
    21/03/2014 12:35

    Será esse o Apocalipse do qual a Bíblia fala? Sinceramente, estou com medo. Já está muito próximo disso acontecer? Gostaria de ter uma resposta.

    • Jaqueline permalink
      21/03/2014 20:07

      Com toda a certeza! Está na bíblia! Buscai enquanto se pode achar.

    • 22/03/2014 10:51

      Leia Romanos 8. 18-23. deus a abençoe.

    • 30/03/2014 19:13

      A Biblia já predisse que no tempo do fim haveria falta de amor, ganancia e todas as coisas ruins que temos visto; 2 tim.3.1.a.5. Haveria também terremotos,guerras,inundações e situações que os governantes não saberiam como resolver Lucas 21 todo. Deus prometeu por meio do sacrificio de seu Filho a restauração de um novo paraiso sobre a terra. aquele reino que pedimos na oração do pai nosso.venha a nós o vosso reino.A Biblia indica sim que haverá uma grande tribulação, grande e destruidora.mas aqueles que fazem a vontade dele permanecerão com vida e terão o previlegio de participar na reconstrução na terra. Creio não ser absurdo esta ideia,pois na epoca de Noé a situação era igual. e Noé e sua familia reconstruiram a terra depois de toda destruição do diluvio.A Biblia não fala de religião,fala de conhecimento exato ,amor e fé.

      • baladev brahmacari permalink
        10/04/2014 10:39

        bom relatar que esse é apenas o começo do fim, ainda há 320.000 mil anos por vim até o final desta era escura …. ainda o ser humano não bebe sangue, nem come a carne do seu próprio filho, tempos piores virão … inteligente são akeles que adoram deus a todo instante para que no fim de suas vidas, viverão com ele eternamente em êxtase e não verão nada do mal terreno do porvir ..

    • João Carlos P. Pinto permalink
      13/10/2016 22:01

      Sônia,apocalipse apenas nos dá o retoque de tudo isto que estamos vivendo,na realidade,JESUS,nos conta direitinho sôbre tudo isto, vêja Mateus 24,todo o capitulo,sou apaixonado pela BÍBLIA, NAPOLEÃO BONAPARTE A CHAMOU DE “MINHA RELIGIÃO” ESPERO TER CONTRIBUÍDO um abraço.

  5. Maria do Rocio Macedo permalink
    21/03/2014 14:15

    Leonardo, antes de tudo uma pergunta: Waldemar Boff, o que é seu?
    Leonardo, sou profundamente ligada ao I Ching, inclusive como Oráculo; pela grandiosidade, dele, só recorre a ele em questões que vão além, muito além do corriqueiro; ele é Oráculo de coisas sérias, não banalidades. Ontem, 20/03, resolvi consultá-lo para saber sobre o Brasil e o Mundo neste ano de 2014. Mais uma vez a resposta está totalmente dentro do contexto que vivemos – Brasil e Mundo. Na próxima semana, no blog que assino, será esse o tema. O “recado” vai ser dado, conforme resultado da Consulta..

    • 21/03/2014 19:25

      Waldemar é meu irmão com quem dialogo e trabalho com ele desde que pequenos.E comungamos dos mesmos pontos de vista. A esposa dele Regina Maroun formou-se no COPE da UFRJ e é especialista em clima e energia de fonte biológica.
      lboff

    • André Lacerda permalink
      24/03/2014 19:05

      Desculpe-me a intromissão, mas é que eu também gosto muito do I Ching. Normalmente, não o consulto como oráculo, mas como um manancial de filosofia. Ao mesmo tempo, gosto também das orientações espíritas de Joanna de Angelis, através do médium Divaldo Pereira Franco. E isso tudo me lembra Sócrates, pois ambas as fontes – I Ching e Joanna de Angelis – nos propõe uma transformação íntima. E vejo em Boff um pouco de tudo isso, com uma pitada de inspiração franciscana. Abraço

  6. rose permalink
    21/03/2014 17:15

    È assustador!

  7. Fatima Freitas. permalink
    21/03/2014 18:11

    Quanta sabedoria! Infelizmente os interesses econômico não permitem intervenções para evitar este caos.

  8. 21/03/2014 18:49

    Excelente essa Declaração Profética. Esse Artigo está coerente com as Escrituras Sagradas. O Autor está atento aos sinais dos tempos e numa Linguagem Moderna, Cientifica, e Ecológica nos alerta para a necessidade de nós estancarmos os SANGRAMENTOS da nossa Mãe Terra. As Feridas estão abertas e sangrando muito. Vamos usar as grandes descobertas científicas, para sanar as enfermidades da nossa Grande Nave Espacial. A Descoberta de novos universos e estrelas, poderiam ficar para depois. Vamos agir com URGÊNCIA, antes que seja tarde.

  9. simone sarmento lima permalink
    21/03/2014 20:01

    Fala das coisas da terra e do céu. E estamos a cada dia vendo alguma coisa e dizemos que não. Sempre justificamos os acontecimentos. É o nosso lado humano, dizemos nós… Não podemos fugir nem fingir que não acontece.
    AMEI O TEXTO.
    Gostaria de fazer uma pergunta, que acredito não estar muito longe nem do texto nem dos acontecimentos diários.
    Gostaria de entender sobre o arrebatamento, se for possível. obrigada

  10. Gilson permalink
    21/03/2014 20:41

    o recado foi dado, depois não reclamam
    .

  11. Vinicius Chagas permalink
    21/03/2014 21:10

    Maravilhoso Waldemar. Tive a grata oportunidade de conhece-lo e contribuir, ainda que muito pouco e durante umas poucas semanas, a bem da verdade, para algumas ações em seu grandioso trabalho no SEOP (em Petrópolis), também ao lado de meu caríssimo amigo-irmão Luis (Nino) Valenzuela. À ele um grande abraço.

  12. Rogério Gomes da Silva permalink
    21/03/2014 22:05

    Não pego pela malecencia e sim pela liberdade do “livre, teremos NOVO CÉU e NOVA TERRA , AQUI.

  13. Rogério Gomes da Silva permalink
    21/03/2014 22:08

    Não pego pela malecencia e sim pela liberdade do “livre”, teremos NOVO CÉU e NOVA TERRA , AQUI.
    Uma obs: não tenho religião.

  14. 22/03/2014 14:36

    Republicou isso em PASO A LA UTOPÍA.

  15. rosângela permalink
    22/03/2014 16:23

    O texto nos faz refletir que nosso futuro não será como é hoje transmetido pelos comerciais de margarina, ou seja, todos felizes. Na realidade já não vivemos assim, mas achamos e queremos que sim! Penso que nos agarramos numa ilusão e agora precisamos sair desse mundo e olhá-lo com realidade e de posse de uma verdadeira atitude buscar o essencial à vida !!! Obrigada Leonardo Boff!!!!

  16. 22/03/2014 18:44

    “Eu aprendi neste mundo não fazer mal a ninguém e sobretudo respeitar belezas que meu Pai tem! Este Santo soberano de poder universal, quem destrói a natureza, está ferindo nosso Pai!”

  17. 23/03/2014 11:58

    Não ficou muito claro onde começa e onde termina o texto citado… (faltariam aspas?)

  18. richard permalink
    23/03/2014 13:59

    Maravilhoso esse texto do Waldemar Boff…..realmente penso que já passou da hora de me retirar para o sertão e viver segundo essas ideias simples e verdadeiras…..e as pessoas conscientes deveriam fazer o mesmo…..parabéns !……

  19. Ludmila Andrade permalink
    24/03/2014 8:31

    Muito coerente e de grande força as palavras e reflexões,somos parte da natureza não há dúvida, infelizmente a ganância desmedida desconecta as pessoas da nossa ligação com a natureza,pois ela sangra e pede socorro…acredito que toda a tribulação que virá será necessária para o homem rever sua postura e relação com a mãe Terra….acompanho e admiro o Leonardo Boff e seus textos reflexivos.Parabéns!!

  20. 24/03/2014 11:31

    É profético, e como toda profecia dá uma sacudida em nós, assusta, mas traz consigo a Esperança!

  21. Magdala Ferreira Guedes permalink
    25/03/2014 18:16

    A consciencia indigena sera uma otima companheira para estes tempos.
    Tempos em que nós querendo ou nao,teremos mudanças de paradigmas.

  22. 26/03/2014 17:19

    Leonardo Boff
    Deixe de ser profeta do fim do mundo. O nosso povo está quase todo com síndrome de pânico.
    Também, a melhor maneira de dominar a população é através do medo. O medo gera uma ansiedade paralisante. Isto torna a coletividade passiva e fácil de manobrar.
    “Quebramos o muro do medo” no ano passado, na Copa das Confederações. O povo, graças a Deus, acordou. Não insista em fazer profecias que você não pode provar. Fique silente. Já falou até demais sobre este tema. Antes do primeiro mandato de LULA que você
    promove terror psicológico sobre este tema. BASTA !!!
    Não acredito que haverá uma glaciação agora. A glaciação é uma defesa da terra. Você não é formado em ciência ecológica. Com isto não poderá nem fazer uma triagem de leituras sobre o assunto. PAPEL AGUENTA TUDO…
    Um abreaço
    odeciomendesrocha

    • 27/03/2014 13:25

      Mendes Rocha
      Vá dizer isso aos profetas e a Jesus e ao proprio Noé. E receberá uma bela resposta.
      lboff

      • 27/03/2014 21:16

        Leonardo Boff
        Você é pretensioso: Compara-se a Jesus Cristo, a Noé e aos grandes profetas, talvez com João do Apocalipse.
        Lembre-se que as idéias tem validade de vencimento. Nós nos acostumaremos com seus vaticínios e perderá seu público.
        Nós, Leonardo Boff, estamos mais atrás de anúncios (pois o anúncio já trás em sí uma denúncia).
        Muitos autores já estão escrevendo anúncios de boas novas: “O Futuro ” Chegou” -Domênico de Masi; “A VIA” – Edgar Morin; Manuel Castells (não lembro o título, mas é um livro sobre as perspectivas das redes sociais), um livro já na terceira edição brasileira. O TAO DA LIBERTAÇÃO está entre os demais.

    • João Carlos P. Pinto permalink
      13/10/2016 22:23

      O Sr Leonardo,apenas fez uma rápida explanação dos tempos que estamos vivendo,Jesus também não era e era tudo,sabia de tudo podia e pode tudo,isto é incontestável,não vês no andar da carruagem? acho necessário que as pessoas tomem conhecimento de tudo que esta por vir,aproveite que ainda ha tempo, um abraço.

  23. 28/03/2014 18:30

    Onde está o meu comentário?

  24. Maria de Carvalho Pereira permalink
    29/03/2014 0:23

    Quem não aprende por amor, aprende pela dor.

  25. 29/03/2014 20:41

    Odeciomendesrocha Mendes Rocha
    25 de fevereiro próximo a Fortaleza
    Odeciomendesrocha Mendes Rocha
    22 de fevereiro próximo a Fortaleza
    Odeciomendesrocha Mendes Rocha LINK PERMANENTE
    22/02/2014 20:24
    Por favor: Seu comentário está aguardando moderação.
    FIM DA ECONOMIA CLÁSSICA E O ADVENTO DO COMUNISMO
    Quando escreví “O Reino da Liberdade” há 07 (sete) anos atrás, pouca gente entendeu o que eu estava escrevendo. Foi publicado em dois jornais locais aqui de fortaleza “O Povo” e “A Folha do Ceará”. Depois publiquei na Internet, no meu blog, neste site do Leonardo Boff e em outros. Agora vou para às vias de fato.
    O trabalho abstrato perdeu a sua dimensão ontológica. Não há mais razão para sua existência. Ele era a raiz de toda a economia milenar que produzia valor.
    A idéia sobre o fim do trabalho abstrato, da economia sem valor, do dinheiro sem valor remete-nos 24 séculos de espera.
    Quem primeiro pensou numa sociedade sem trabalho, com a produção zero valor e o dinheiro sem valor, foi o filósofo Aristóteles ( séc IV a.C.), quando disse: “Se o tear (instrumento artesanal de fiação) trabalhasse sozinho, não precisaria de senhor nem de escravo”. Esta idéia foi retomada por Karl Marx em 1857-8, no seu livro os Grundrisse (Borrões, em 03 vols.), onde ele resgata Aristóteles com a nova roupagem tecnológica atual.
    A Cibernética de Norbert Wiener e sua extensiva informática que culminou na robótica, abriu as portas para o comunismo, com esta revolução eletrônica que estamos a passar.
    O próprio capitalismo inventou a corda para se enforcar – o comunismo cibernético.
    A robótica que quase eliminou com o espaço/tempo, acabou extinguindo com o trabalho abstrato (entidade social que criava valor, segundo Marx), com o valor da produção e liquidou com o valor do dinheiro, que é a manifestação do trabalho abstrato e o valor.
    Esta nova civilização que haverá de vir brevemente, eliminará com os problemas climáticos e ecológicos, pois foi a sociedade consumista que provocou o desastre ecológico. Não haverá mais consumismo na nova civilização.
    Estamos chegando à Terra Prometida. Estamos entrando numa sociedade onde haverá pouco trabalho e muito ócio criativo, como sonhava Karl Marx no reino da liberdade.
    Não chamem os Ludista, como a matéria publicada na revista “Carta Capital” da semana passada. Não precisamos quebrar as máquinas para que retorne o emprego estrutural. Deixem a robótica evoluir até chegar ao comunismo cibernético – sonho da humanidade há 2.400 anos.

  26. daniel permalink
    25/04/2014 18:21

    Achei interessante,inteligente,mas sou obrigado a discordar em alguns pontos já que foi abordado a religiosidade,primeiro que não creio ainda que estamos dentro da tribulação,creio que o cenário esteja sendo preparado,pois segundo a Escritura ela durará 3 anos e meio,e depois a volta do Cristo,bem mais para isso existe inúmeras linhas às mais usadas são 3 com base base bíblica:Milenarismo,pré-milenarismo e pós-milenarismo,creio que aqueles que estão em Cristo verdadeiramente não irão passar por essa tribulação.Quanto ao que o sr.chama de o FINAL da guerra de religiões,não ficou claro se é nesse plano terreno ou se é após o segundo plano,ou seja após a morte e o restabelecimento do Reino de Deus sobre a terra.O plano de Deus é que realmente vivamos em paz uns com os outros aqui na terra,também que devo respeitar a crença do outro pois essa liberdade de escolha quem nos deu foi Ele,mas quando o Evangelho Verdadeiro é apresentado pra essa pessoa e lá,contém o plano da salvação,a saber reconhecer Cristo como único e suficiente salvador e só a Ele prestar culto,o não cumprimento disso acarretará no que a bíblia chama de morte eterna,ou seja se você escolhe um outro líder que deva seguir,por que depois que você morrer deverá ir morar com Ele?Já que não acredita nessa pessoa,é simples assim.Tentar conciliar outras ciências com a fé é válido,mas apenas até certo ponto,pois em matéria de fé bíblica há pontos que são inegociáveis,são pontos claros e não dá pra agradar gregos e troianos,(como salvação,remissão,pecado)e não é apenas questão de visão teológica são pontos fixos e imutáveis.Tenho certeza que o mundo caminha para a destruição,pois na bíblia está escrito o próprio Jesus falou isso,porém ele falou também que não sabia o dia nem a hora.É preciso continuar a fazer cada um a sua parte,e está em vigilância,prestando atenção nos sinais,mas creio que se Deus fez essa terra,que já é linda e esta condenada ao fogo e a destruição,ele refará ainda mais bela para todos aqueles que o amam e que acreditam e querem viver junto Dele para sempre.

  27. Gilberto permalink
    25/04/2014 19:16

    Não me assusta nem um pouco isso, os catastrofistas ambientais tem credibilidade zero. Acreditam em papai noel. O final dos tempos virá pela política, já que a esquerda vem conquistando cada vez mais o mundo. Aí sim, haverá choro e ranger de dentes.

  28. renato permalink
    19/05/2014 13:19

    Nao me encanto com este texto acima.
    Faltou o principal!
    Faltou o louvor a Yeshua Adonai (Jesus Cristo), nosso Deus.

    Eu quero la saber de bio legumes ou lareiras ou nespereiras….ou laranjeiras!
    O que eu quero é que venha o Senhor bem rapido, porque ja estou cheio de ca estar.

  29. 02/06/2014 10:49

    A Grande tribulação já ocorreu !

    Jesus veio na glória do pai, como o senhor visitava as nações estrangeiras, no passado “sobre as nuvens”
    e em forma de castigo !

    E isso ocorreria segundo Jesus em sua geração, que nada mais foi contra a ISRAEL corrupta em 70dc.

    http://aquariuspage.blogspot.com.br/2009/11/a-grande-tribulacao-e-o-fim-de-um-mundo.html

  30. sandro permalink
    17/10/2014 7:00

    Parabens e isso ai desta maneira, dou grasas a Deus por esistir uma pessoa formada em filosofia e estar instruida sobre os acontecimentos do fim dos tempo

  31. 25/12/2015 17:56

    Jaime e Júlio:
    É evidente que o mal virá sobre toda a terra (Ecl. 11:1-2), porém, o colega Waldemar, está mais por fora de profecia, que asa de caneca!
    —————————–
    Waldemar:
    Que fazer para nos prepararmos para esses tempos? Primeiramente, reconhecer que já vivemos neles.(???).
    —————————–

    Refutação do Jaime e Júlio:
    Dizer que já estamos vivendo na Grande tribulação, é no mínimo uma irresponsabilidade, uma grande falta de conhecimento bíblico do autor acima. Jesus foi claro ao ensinar ao seu povo que todos os acontecimentos da Gr. tribulação, ocorrerão dentro duma geração.
    “Em verdade vos digo que NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO sem que TODAS ESTAS COISAS ACONTEÇAM”. Mat. 24:34.

    -QUANDO INICIA A GRANDE TRIBULAÇÃO?
    Segundo Jesus, a Gr. tribulação inicia com “O PRINCÍPIO DE DORES” – “IRA DAS NAÇÕES” – 3ª GUERRA MUNDIAL (Mat. 24:7-8 – Apoc. 11:18), onde perecerão 2/3 da humanidade (Zac. 13:8).

    -QUANTOS PERÍODOS COMPÕEM A GRANDE TRIBULAÇÃO?
    A Gr. tribulação é composta por “quatro períodos”, a saber:
    1º período: O princípio de dores (Mat. 24:7-8 – Apoc. 6:3-4)
    2º período: A manifestação da 1ª Besta de Apocalipse (Mat. 24:9 a 13 e apoc. 6:5-6).
    3º período: A manifestação do Anticristo (Mat. 24:15 a 26 e Apoc. 6:7-8).
    4º período: A Vinda de Jesus, o Grande dia do Senhor (Mat. 24:29 e 30 e Apoc. 6:12 a 17).

    -QUANTOS ANOS DURARÁ A GR. TRIBULAÇÃO?
    Uma geração profética é de 40 anos (Heb. 3:9-10), porém, a última geração do povo de Deus será abreviada (Mat. 24:22) para cerca de 21 anos (Ver significado da Páscoa judaica – Exo. 12:1 a 18). Assim, a Gr. tribulação durará também, cerca de 21 anos.

    Estudos do Apocalipse sem os fermentos teológicos – Peça gratuitamente o nosso gráfico do Apocalipse, contendo a ordem e a cronologia da Grande tribulação (menos o dia e hora e o momento) pelo E-mail: Jaime.ap@hotmail.com

    Abraços
    Jaime e Júlio – Curitiba Pr.

    • 27/12/2015 9:55

      Jaime, este tipo de argumentação é muito próxima ao fundamentalismo a ao literalismo. Os profetas e mesmo Jesus não fazem previsãoes. Mostram tendências que se levadas avante e não mudarem (se converterem) terminam em catástrofes.A tribulação da desolação pode estar ocorrendo em vários lugares do mundo onde a Força do Negativo, do inimigo da vida, faz os seus estragos.

      • 27/12/2015 17:27

        Jaime, este tipo de argumentação é muito próxima ao fundamentalismo a ao literalismo.
        J & J: Desculpe-me colega, nada pessoal; mas a simples opinião, de quem desconhece as Escrituras, não acrescenta e nem diminui, diante da manifestação da verdade. Aliás, não é porque 450 profetas de Baal, pregavam mensagens “fundamentalistas, que Deus deixaria de usar um profeta com uma mensagem verdadeira – Elias ( IRs.18:22 a 46).
        ————————

        …Os profetas e mesmo Jesus não fazem previsãoes.
        J & J: Outro desconhecimento bíblico teu, colega; pois o próprio Jesus disse:
        “Eis que vo-lo TENHO PREDITO”. Mat. 24:25.
        ————————

        …Mostram tendências que se levadas avante e não mudarem (se converterem) terminam em catástrofes.
        J & J: Errado colega: A nossa pregação tribulacional, não termina em catástrofe; pelo contrário: COMEÇA COM CATÁSTROFES.
        “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes e terremotos, em vários lugares.
        Mas todas estas coisas SÃO O PRINCÍPIO DE DORES”. Mat. 24:7-8.
        ————————

        …A tribulação da desolação PODE ESTAR OCORRENDO em vários lugares do mundo onde a Força do Negativo, do inimigo da vida, faz os seus estragos.
        J & J: Os termos, EU ACHO, TALVEZ, PODE, etc… são colocações “duvidosas”, características daqueles que não tem certeza, do que está ensinando. Aliás, nem Jesus, nem seus discípulos, jamais usaram estes “termos”, nem nos Evangelhos, e nem nas cartas.

      • 28/12/2015 15:33

        Jaime, vc me prova de ser realmente fundamentalista. Ler é sempre interpretar,diz a mais comezinha lei da epistemologia. E cada um interpreta com os olhos e com a cabeça que tem.Cuidado, porque se vc aplicar Levitico 20,13 ao pé da letra vai parar na cadeia como assassino.
        lboff

      • 28/12/2015 16:19

        Meu amigo Leonardo Boff, seu desconhecimento bíblico é de doer!!!
        Pra você que não sabe, vou dar uma colher de chá: A mensagem de Jesus, ERA, E É, ESTRITAMENTE FUNDAMENTALISTA…
        “Porque ninguém pode por outro FUNDAMENTO, além do que já está posto, o qual é JESUS CRISTO”. I Cor. 3:11
        .
        Levítico 20:13:
        Meu caro, você esta atrasado, 3.300 anos (13 séculos de Moisés até Cristo, e 2.000 anos de Cristo até nossos dias.
        Nunca lestes que A LEI E OS PROFETAS DURARAM ATÉ JOÃO (Luc. 16:18). Na sequência Cristo “DESFEZ” a lei do Sinai na cruz, a partir dai, os cristãos estão sob o crivo do Evangelho, dum segundo melhor concerto, confirmado em melhores promessas (Heb. 8:6).

        Amigo, deixe esse teu evangelho “filosófico” de homens; assente primeiro para aprender conosco O VERDADEIRO EVANGELHO, depois poderá se levantar para ensiná-lo com autoridade Divina.

      • 01/01/2016 22:40

        Com vc eu só aceitaria discutir o Antigo Testamento em hebraico e o Novo em grego. Já que vc quer mesmo insinuar que é mestre em exegese bíblica, então vamos às fontes. Estudo teologia há mais de 50 anos com 103 livros publicados e traduzidos. Não será a sua pretensão que quererá me ensinar com ler a Biblia. Livre-se do fundamentaliesmo que apenas afasta as pessoas e do própro Deus, pois faz dizer a Ele coisas que ele não quer.

      • 02/01/2016 8:52

        Amigo Leonardo, seus 50 anos de intelectualidade, seus livros, nada é, diante dos 13 séculos da teologia judaica da época de Jesus, que apostaram também numa interpretação intelectual ao invés da espiritual, e acabaram crucificando a verdade.

        Semelhantemente, você e as teologias atuais, continuam apostando agora, num evangelho filosófico e intelectual, insistindo no mesmo erro dos religiosos Judeus, de 2.000 mil anos atrás!
        Analise comigo:Se Jesus Cristo, quisesse um intelectual na Liderança do seu povo, Ele teria escolhido um; e jamais um simples pescador chamado Pedro, completamente “INDOUTO” (Atos. 4:13). Capitt???

        Amigo, vc. precisa aprender que a mensagem do Evangelho de Cristo, é simples, cujo alvo, não são os intelectuais, MAS, OS POBRES: Deus é Espirito (Jo. 4:24), sua Palavra é espiritual (Rm. 7:14), e é direcionada aos espirituais? (1Cor. 2:14-15).

        “Mas falamos a sabedoria de Deus oculta em mistério, a qual, Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
        A qual NENHUM DOS PRÍNCIPES DESTE MUNDO CONHECEU (os nobres, religiosos intelectuais, etc…); porque se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória”. 1Cor. 1:7-8.

        Não sou eu, mas a Escritura é quem diz isto meu caro Leonardo: Aceite ou recuse, mas contra fatos, não há argumentos!!!

      • 03/01/2016 11:18

        Jaime,
        Deus criou a inteligência para conhecermos as coisas inclusive a Palavra de Deus. Sempre que as religiões deixaram de lado a inteligência acabaram no fundamentalismo e no termo no terrorismo. Como vc pode ser contra aquilo que Deus criou e nos deu, fazendo-nos seres inteligentes para compreender as maravilhas da criação, uns aos outros? Se vc fosse consequente, nem deveria me escrever, pois para escrever está usando a inteligência. Não basta conhecer, temos que pensar o que conhecemos.
        lboff

      • 03/01/2016 12:42

        Caro Leonardo, em parte acertaste: Deus deu a inteligência ao homem, para ele conhecer e respeitar “A SUA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO” (Tg. 3:17). Porém, se ele, vestido de soberba e de sua autossuficiência, resiste crescer na graça e no conhecimento, não será contado no Reino Vindouro, como um sábio espiritual, MAS, COMO UM NÉSCIO.

        Aliás, O Apóstolo Paulo, quando conheceu “a sabedoria que vem do alto”; não somente deixou sua sabedoria intelectual de lado, mas também, a considerou COMO ESTERCO (Fl. 3:8), diante da revelação da sabedoria maior (Gal.1:12).

        Portanto, meu caro Leonardo, é inútil recalcitrar contra os aguilhões da Palavra de Deus…
        Só vais perder…perder…e perder!

      • 06/01/2016 0:30

        Jaime, o seu problema é o conceito de Deus, pequeno, que ama alguns e abomina os outros. A mensagem de Jesus e toda a tradição bíblica vai contra a sua interpretação estreita. É um Deus que cabe apenas em sua cabeça. E essa é pequena demais para conter Deus. Deixe de fazer juizos negativos dos outros, exclui-lose até ameaçá-los. Isso não corresponde à vontade de Deus “que ama os ingratos e maus”. lboff.

  32. 06/01/2016 15:46

    -Jaime, o seu problema é o conceito de Deus, pequeno, que ama alguns e abomina os outros.
    J.D.S:Outra interpretação errônea tua colega! Deus ama a todos sem acepção de pessoas, para isso, Ele deu seu Filho Unigênito ao mundo (Jo. 3:16). Porém, permitiu a todos, um tempo de Graça: O que CRÊ no seu Filho, será confirmado no Reino e no seu amor. E ao que não crê, será abominado, e lançados fora. Nada mais justo! Ou você também não lança fora o lixo da tua casa?

    -A mensagem de Jesus e toda a tradição bíblica vai contra a sua interpretação estreita.
    J.D.S: Há tá…A mensagem do teu jesus teórico, é que vai contra a pregação do meu Jesus bíblico! Pra você que não sabe, Ele mandou os seus, entrar exatamente pela porta estreita (Luc. 13:24).

    -É um Deus que cabe apenas em sua cabeça. E essa é pequena demais para conter Deus.
    J.D.S: Comentário infeliz: Muito infantil, e pouco didático!

    Se você é mesmo essa virtuose bíblica, escritor de tantos livros bíblicos (?), por que será que os teus comentários, apresentado até agora, não estão ladeados de versos bíblicos??? Amigo, o mínimo que se espera de alguém, que se propõe debater a Bíblia, é que ele apresente a bíblia… !!!
    Aliás, eu estou pra dizer que o amigo, não conhece nem “OS DOIS MAIORES MANDAMENTOS DO EVANGELHO”, ensinados por Jesus aos seus discípulos.
    Será que tens a capacidade de mostrá-los através de livro, capitulo e versículo???
    Aguardo…

Trackbacks

  1. QUANDO A GRANDE TRIBULAÇÃO CHEGAR...
  2. QUANDO A GRANDE TRIBULAÇÃO CHEGAR A TERRA TERÁ ENFIM SEU MERECIDO DESCANSO | EVS NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: