Skip to content

Quem envergonhou o Brasil aqui e lá fora?

17/06/2014

Pertence à cultura popular do futebol a vaia a certos jogadores, a juízes e eventualmente a alguma autoridade presente. Insultos e xingamentos com linguagem de baixo calão que sequer crianças podem ouvir é coisa inaudita no futebol do Brasil. Foram dirigidos à mais alta autoridade do pais, à Presidenta Dilma Rousseff, retraída nos fundos da arquibancada oficial.

Esses insultos vergonhosos só podiam vir de um tipo de gente que ainda têm visibilidade do pais, “gente branquíssima e de classe A, com falta de educação e sexista’ como comentou a socióloga do Centro Feminista de Estudos, Ana Thurler.

Quem conhece um pouco a história do Brasil ou quem leu Gilberto Freyre, José Honório Rodrigues ou Sérgio Buarque de Hollanda sabe logo identificar tais grupos. São setores de nossa elite, dos mais conservadores do mundo e retardatários no processo civilizatório mundial, como costumava enfatizar Darcy Ribeiro, setores que por 500 anos ocuparam o espaço do Estado e dele se beneficiaram a mais não poder, negando direitos cidadãos para garantir privilégios corporativos. Estes grupos não conseguiram ainda se livrar da Casa Grande que a tem entrenhada na cabeça e nunca esqueceram o pelourinho onde eram flagelados escravos negros. Não apenas a boca é suja; esta é suja porque sua mente é suja. São velhistas e pensam ainda dentro dos velhos paradigmas do passado quando viviam no luxo e no consumo conspícuo como no tempo dos príncipes renascentistas.

Na linguagem dura de nosso maior historiador mulato Capistrano de Abreu, grande parte da elite sempre “capou e recapou, sangrou e ressangrou” o povo brasileiro. E continua fazendo. Sem qualquer senso de limite e por isso, arrogante, pensa que pode dizer os palavrões que quiser e desrespeitar qualquer autoridade.

O que ocorreu revelou aos demais brasileiros e ao mundo que tipo de tipo de lideranças temos ainda no Brasil. Envergonharam-nos aqui e lá fora. Ignorante, sem educação e descarado não é o povo, como costumam pensar e dizer. Descarado, sem educação e ignorante é o grupo que pensa e diz isso do povo. São setores em sua grande maioria rentistas que vivem da especulação financeira e que mantém milhões e milhões de dólares fora do país, em bancos estrangeiros ou em paraísos fiscais.

Bem disse a Presidenta Dilma: “o povo não reage assim; é civilizado e extremamente generoso e educado”. Ele pode vaiar e muito. Mas não insulta com linguagem xula e machista a uma mulher, exatamente aquela que ocupa a mais alta representação do país. Com serenidade e senso de soberania pessoal deu a estes incivilizados uma respota de cunho pessoal:”Suportei agressões físicas quase insuportáveis e nada me tirou do rumo”. Referia-se às suas torturas sofridas dos agentes do Estado de terror que se havia instalado no Brasil a partir de 1968. O pronunciamento que fez posteriormente na TV mostrou que nada a tira do rumo nem a abala porque vive de outros valores e pretende estar à altura da grandeza de nosso país.

Esse fato vergonhoso recebeu a repulsa da maioria dos analistas e dos que sairam a público para se manfiestar. Lamentável, entretanto, foi a reação dos dois candidatos a substitui-la no cargo de Presidente. Praticamente usaram as mesmas expressões, na linha dos grupos embrutecidos:”Ela colhe o que plantou”. Ou o outro deu a entender que fez por merecer os insultos que recebeu. Só espíritos tacanhos e faltos de senso de dignidade podiam reagir desta forma. E estes se apresentam como aqueles que querem definir os destinos do país. E logo com este espírito! Estamos fartos de lideranças medíocres que quais galinhas continuam ciscando o chão, incapazes de erguer o voo alto das águias que merecemos e que tenham a grandeza proporcional ao tamanho de nosso país.

Um amigo de Munique que sabe bem o portugues, perplexo com os insultos comentou:”nem no tempo do nazismo se insultavam desta forma as autoridades”. É que ele talvez não sabe de que pré-história nós viemos e que tipo de setores elitistas ainda dominam e que de forma prepotente se mostram e se fazem ouvir. São eles os principais agentes que nos mantém no subdesenvolvimento social, cultural e ético. Fazem-nos passar uma vergonha que, realmente, não merecemos.

Leonardo Boff professor emérito de Etica e escritor

231 Comentários leave one →
  1. 17/06/2014 13:20

    Republicou isso em solandreazza.

    • NEUZA OLIVER FRANQUI permalink
      10/10/2014 13:02

      Para Leonardo Boff, Por favor Boff, pelo amor que tens as crianças e ao povo mais desfavorecido do nosso país, venha a público apareça na mídia dando um basta a tantas calúnias, mostre para o povo que isso é o pior dos golpes aquela que além de querer a todo o custo recuperar, roubar o poder que sempre esteve nas mãos dessa corja, querem roubar a consciência e a dignidade de pessoas que só estão lutando pelo bem de todos nós. Você Boff, que sempre foi um homem de coragem, Verdadeiro, você que conquistou a confiança do nosso povo, tem que interferir, tem que se manifestar nos meios de comunicação ainda mais que já fez, não deixe que eles façam esse mal tão grande para as futuras gerações.

    • 29/03/2015 19:05

      Respeito é um principio que no Brasil não praticado nem pelos governantes e muito menos pela população, já dizia Rui Barbosa “vai chegar o tempo que é homem tem vergonha de ser honesto”.

  2. Jarbas permalink
    17/06/2014 13:33

    Estas elites que você refere, que roubam a nação e mantem milhões em paraísos fiscais no exterior são, por exemplo, o Collor, o Maluf, o Sarney, o Calheiros que participam do governos da Dilma? Ou os empresários dependurados nas tetas do BNDES petista sem precisar melhorar a produtividade de nossa indústria? Ou os marqueteiros pagos a preço de ouro com nosso dinheiro para moldar a opinião de nossos líderes tão dignos à mediocridade geral eleitoreira? Em nenhum outro governo os banqueiros, os industriais improdutivos e os especuladores financeiros ganharam tanto dinheiro quanto com o governo do PT!Não é só porque alguém fala certas frases ou usa camisetinhas do Che que ele é digno. O PT hoje é o exato representante desta elite exploradora que vc refere!! Mereceu, com louvor, as vaias que recebeu!!

    • henrique machado de souza permalink
      15/07/2014 15:28

      A mínima educação não diria que alguém mereça tais insultos. Sobretudo se este alguém seja nossa autoridade maior e ainda uma mulher. Qual mulher merece este tipo de tratamento? Depois de onde vc tirou estes números de ganhos dos banqueiros? Quem representa os ricos nestes país? O que diz a história sobre isso? Vc conhece a história do PT ou deste autor que vc critica? Enfim, legal criticar, mas acredito que seja melhor estudar um pouquinho melhor sobre política.

      • 15/07/2014 18:21

        Henrique
        Não faço outra coisa que estudar, escrever e falar. Basta vc ler os livros ou artigos de nosso melhor especialista em desigualdade social, ex-Presidente do IPEA é Marcio Pochmann. Há artigos dele no Le Monde diplomatique em portugues e no Boletim Carta Maior e um livro inteiro sobre o tema, Vc que deve estudar um pouco mais sobre a desigualdade do Brasil que é uma das maiores do mundo.Veja apenas esse pequeno texto de Marcio Pochmann:
        “A concentração da renda e da riqueza é uma marca inalienável do Brasil. De acordo com o “Atlas de exclusão social — Os ricos no Brasil” (Campos, 2004), somente 5 mil clãs apropriam-se de 45% de toda a riqueza e renda nacional, embora o país tenha mais de 51 milhões de famílias”.
        Ajude o Brasil sair desta desigualdade que é sinomico de injustiça social.
        lboff

      • manoel bernardes permalink
        03/08/2014 10:53

        concordo plenamente com vc Henrique… quanto ao Jarbas… tem direito de pensar do seu jeito… como nós temos o nosso!

  3. 17/06/2014 13:46

    Lamentável, inculto e cruel tal atitude dessa “elite remanescente”!!!

  4. Josy Valesi permalink
    17/06/2014 13:51

    Fã absoluta do seu trabalho,mas desta vez devo discordar,não se trata de Dilma /Lula /PT ou zelite trata-se de um despertar de uma nação…julho de 2013 divisor de águas na história deste País os pseudo intelectuais vão ser obrigados a refazer suas teorias pq a explicação é tão simples q eles se recusam a acreditar q simplesmente os verdadeiros donos do País acordaram.Não somos velozes,nem ferozes mas descobrimos juntos atraves de uma tecnologia fantastica tal de Internet q somos a MAIORIA ,sem educação,sem cultura, mas c a consciência q cabe a nós recolher os excluidos e miseráveis q foram deixados p caminho ,construir uma nova história ,e não mais deixar pessoas doentes no Poder!

    • YARA LOEFFLER permalink
      26/06/2014 20:15

      Eu não diria aquele palavrão à Presidente, mas diria muito mais coisas, porque o que me envergonha de verdade é ver os hospitais públicos abandonados, é ver obras faraônicas para serem mostradas ao mundo como a realidade do país, é ver as escolas brasileiras serem transformadas em LIXO onde são jogados jovens infratores , sem noção de deveres, mas cheios de direitos amparados por este governo petista corrupto e que governa em causa própria. Isso sim Sr Boff, é vergonhoso!

      • Antonio Carlos de Mello permalink
        29/06/2014 23:09

        D. Yara. Lendo suas críticas tenho certeza que a Sra.não está falando do Brasil. Procure se inteirar mais dos assuntos para a sra não passar vergonha. Isso que a senhora escreveu não faz o menor sentido, acho melhor a sra. voltar imediatamente aos bancos escolares. Sua cultura olítica é 0, sem louvor

      • José Arimatéa Carlos da Silva permalink
        08/10/2014 11:14

        Concordo, amigo parabéns

      • José Arimatéa Carlos da Silva permalink
        08/10/2014 11:33

        Parabéns Yara Loeffler.

    • So óio permalink
      09/07/2014 13:06

      Não sei se foi tão eficaz esses movimentos pra mim muito mais de oba oba, complexo de vira latas, derrotismo.
      Não vi as propostas, a não ser o quebra quebra e a arruaça. Vi sim alunos da chamada indevidamente de classe média, digo assim porque desconheço teoria séria que afirme que essa classe existe. Existe sim deslumbrados porque ganham um pouco mais, compram carros financiados em 60 meses, compram com cartão de credito, estacionam fora do lugar, picham o patrimônio publico, jogam lixo dos carros pajero, cidadãos de segunda classe, porque não se portam com decoro. Aliás eu não vi nesses movimentos os que andam de ônibus ou metro, moram em favela ou baixada, estão desempregados, ou que usam os hospitais do SUS. Vi sim, caras bonitas , bom nem vi as algumas caras porque não tiveram coragem de mostra-las. Pura covardia.Foram os mesmos q com certeza pagaram os ingressos a peso de ouro.

    • Ademar Gomes permalink
      11/10/2014 10:15

      Pois é Jose Valy, em determinado tempo o povo acordou mas, já voltou a dormir em berço esplendido novamente, vamos ver se a gente volta a acordar esse povão outra vez. E vamos cobrar dos políticos que eles aprovem uma lei em que obrigue a eles colocarem seus filhos nas Escolas Públicas e a serem atendido nos Hospitais Públicos, só assim nós teremos bons Hospitais e boa Educação. Vamos levantar essa Bandeira?

  5. Alessandro permalink
    17/06/2014 14:15

    Esforço e recompensa. Poucos nesse país valorizam esse binômio e pior, acham que a ausência de esforço de alguém deve ser compensada pela espoliação do suor e sangue de outrem. Sejamos razoáveis, estudemos, batalhemos e não criemos uma conspiração dentro de uma sociedade tão miscigenada.

  6. 17/06/2014 14:15

    Nós, o povão – não da maneira pejorativa, mas de grandeza – não fomos representados naquelas vaias e xingamentos daquele povinho – aqui encarado tanto do ponto de vista pejorativo quanto de tamanho – que pretende manifestar seu descontentamento sem ao menos saber o que lhes incomoda e quem é o responsável por isso.
    Falam em nome do povão, mas desconhecem as necessidades destes.
    Sentem-se no direito, disfarçando seu egoísmo, de pedir ajuda para nós, mas na medida em que podem, nos tiram tudo. Quando na verdade o que lhes incomoda é ver o povão alcançando os mesmos espaços que eles.
    Nós, do povão, não queremos esses pedidos hipócritas de quem finge se preocupar, mas no fundo nos inferiorizam, nos diminuem, chegando ao ponto de achar quem nem capacidade de escolhermls nossos governantea temos.
    Nós, e só nós, sabemos o que de fato precisamos. O que nossa vida mudou depois que fomos governados por quem, de fato, entende nossa dificuldade.
    Por muito anos, eu diria +- 500 anos, nos ensinaram que apesar de sermos maioria, nossas vontades e oportunidades valeriam metade do que somos. Mas, principalmente nos últimos 12 anos, aprendemos que somos maioria, somos o povão, em tudo.
    E sinto lhes informar, mas conhecemos uma tal de ‘democracia’ que nos mostrou que nosso voto, tem o mesmo valor que o do ‘povinho’.
    Não aceitaremos mais a opressão de uma minoria que vive a custa de nosso trabalho.

    • So óio permalink
      09/07/2014 13:15

      Concordo Milla, eu não me senti representada por esses cidadãos de quinta, se podemos chamar as atitude de cidadania. Pra mim, é mau uso da democracia que minha geração conquistou com garra e mortes. A diferença é q tínhamos propostas coerentes e éramos movidos por princípios e ideologia que não era a da falsificação da realidade. E fazíamos isso co organização. Não tínhamos o anonimato das redes sociais em que todo mundo diz o que quer, não respeita os outros.

  7. 17/06/2014 14:15

    Republicou isso em engenhonetworke comentado:
    (…) “Um amigo de Munique que sabe bem o portugues, perplexo com os insultos comentou:”nem no tempo do nazismo se insultavam desta forma as autoridades”.”

    • José Augusto de Castro Neto permalink
      01/07/2014 9:04

      Esse trecho do artigo, sinceramente, não entendi.
      Toda a humanidade sabe que no tempo do nazismo não se insultava, morria-se de medo das autoridades desconfiarem que alguém poderia não estar gostando, não se olhava feio, e aliás nem se levantava os olhos para olhar na cara das autoridades. Esse alemão está comparando o regime da Dilma com o de Hitler, para comparar um, onde as autoridades mandavam perseguidos e insatisfeitos para a morte nos campos de extermínio, com o outro em que as autoridades encaram o público vaiando, caladas na fila de trás de um camarote oficial da República?

  8. Dennis de Lima e Souza permalink
    17/06/2014 14:17

    Não esperava ver a presidente do meu país acuada daquela forma. Palavrão é arma de beócios. Ainda mais contra uma senhora. Qualquer seja ela. Muito menos a presidente. Se estamos insatisfeitos vamos votar em outra pessoa e mudar o cenário. Mas uma vez eleita, a presidente merece no mínimo o respeito das pessoas pelo que representa. Triste episódio. Vai funcionar ao contrário do que querem os vociferantes. Ao vê-la acuada assim as pessoas vão votar nela. Claro. Assim se formam os mitos.

    • So óio permalink
      09/07/2014 13:26

      Dennis eu nem sei se a questão é esta de que é uma questão de descontentamento político, pra mim é falta de educação não de escolas ou instrução, falta de tudo de respeito com as instituições democráticas conquistadas a duras penas depois de tantas interrupções com ditaduras, falta de ética, de cidadania etc. Até uma criança q dizem não dizer o que sabem merece ser ouvida e respeitada.
      Pra mim isso é reflete a maneira rasteira de viver em uma sociedade dita civilizada.

      Se for uma questão política é partidária, da pior espécie. Até porque, de meu ponto de vista não vejo melhor alternativa. A não ser de alguém que perdeu o osso que é bom e quer voltar. Senão vejamos daqui a uma semana se estou errada. Vai aparecer alguém tirando partido da derrota da seleção que diziam que o Brasil tinha comprado a copa.

  9. Luide Rocha permalink
    17/06/2014 14:18

    Concordo Plenamente com este blog, so que nao entendo esse comentario de classe branca, nao seria tambem a mesma coisa que fizeram com a Presidente no campo? estou vendo ai dois pesos e duas medidas. Se ele esta preocupado com quem envergonhou o Brasil ai e la fora, ele deveria estar escrevendoi tambem sobre o absurdo desse governo em subornar os donos de radio, tv e jornais para falar bem do governo, como aconteceu no caso de colocar dinheiro na cueca, quer vergonha maior que essa? Nao sou a favor de nenhum governo, sou a favor do Pais e daqueles que sofrem com os absurdos cometidos pelos politicos. Nao favoreco politico como faco com time de futebol, torco pelo meu Pais. Se formos notar a historia do mundo, a mudanca comeca sempre com uma classe social, como aconteceu na India com Gandi , Ele era da classe BRANCA assim dizer por causa da sua posicao social, com Martin Luther King, tambem era estudado e de uma familia com condicao financeira avantajada e Moises que era filho do farao. Se a classe mais pobre, que de acordo com Leonardo Boff nao esta fazendo o que a classe BRANCA RICA esta fazendo, eh porque estao insatisfeitos e como a classe pobre vai portestar se nao tem accesso aos estadios, porque o preco do ingress eh muito alto, se nao tem accesso aos lugares que a classe de previlegio tem? entao alguem tem de fazer algo,no acha? Ele deveria ter escrevido um blog quando o Presidente Lula se tratou de cancer no sirio libanes e nao pelo SUS. Aqui todos sao iguais, o plano de saude do governo aqui te da accesso aos melhores hospitais e medicos. Espero que nao ofenda ninguem com essas palavras.

  10. Renata permalink
    17/06/2014 14:21

    Torcida sem educação! Faltaram com respeito à nossa presidenta e inclusive ao time da Croácia. Essa turma não representa definitivamente o povo Brasileiro. A maioria que estava lá faz (ou acha que faz) parte de uma elite política que só contribuiu para o retrocesso de nosso país e da humanidade. Estão incomodados porque hoje têm que dividirem os aeroportos, os shoppings e as praias com os mais pobres.

  11. Felipe Borduam permalink
    17/06/2014 14:22

    Sinto ter que discordar caro professor, Boff. No meu entender foi a própria esquerda que sempre se inflamou contra os valores éticos e morais de nossa sociedade acusando de serem criações da direita ou de conservadores cristãos para oprimir o povo. Sou totalmente contrário ao que fizeram com a maior autoridade secular de nosso país, mas vejo isso como consequência lógica de seus próprios ensinos e ideologia que fomentam o desrespeito as autoridades e as instituições históricas.

  12. vitor lucena junior permalink
    17/06/2014 14:41

    Não sou a favor dessas ofensas mas convenhamos que “a mais alta autoridade do país” não se dá o mínimo respeito, não se envergonha das ladroagens que encoberta ou participa e é patrocinada por um “ex-presidente” que mantinha uma amante com ampla influencia no governo. Quem não se dá o respeito são todos os políticos desse país, essa raça degenerada e corrupta, parasitas inúteis.

  13. Evelina Ana Carrajola permalink
    17/06/2014 14:42

    como sempre, brilhante!!!

  14. Rossana Delphino permalink
    17/06/2014 14:45

    Magnífica matéria do ilustre Leonardo Boff. Adorei!!!!!!!!!!!!

  15. 17/06/2014 14:51

    Achei deplorável o que fizeram com Dilma.

    • José Arimatéa Carlos da Silva permalink
      08/10/2014 11:19

      Acho é pouco! o que ela faz é muito pior com a nação, desviando transferindo prioridades do povo brasileiro para cubanos.

  16. 17/06/2014 14:58

    Exatamente assim que a maioria do povo pensa, podes ter certeza!!! Orgulho de tê-lo conosco Leonardo Boff,

  17. Max permalink
    17/06/2014 15:15

    Ao ler esse belo texto ecoa nas entre linhas a mídia corporativa!!

  18. 17/06/2014 15:40

    Não precisa falar mais nada!!!!

  19. Milton M.Souza permalink
    17/06/2014 15:46

    Parabéns Frei, não esperava de V.Sria outras palavras que não essas.

  20. Márcio Lopes permalink
    17/06/2014 15:47

    Sr. Boff, concordo com o senhor. No entanto, é preciso, também, a qualquer custo, defender a democracia, senão vamos caminhar para um regime parecido com o da Argentina, onde a democracia está sendo minada aos poucos, ou no caso da Venezuela, nem existe mais, é uma ditadura disfarçada. Não vejo, na esquerda latino-americana, apreço pela democracia, muito pelo contrário. Se a história está aí para provar a veracidade dos seus escritos, também pode ser usada, com a mesma intensidade, para provar que sem DEMOCRACIA não há futuro. Ditaduras populistas de esquerda são tão nefastas, odiosas e sem futuro quanto as ditaduras reacionárias de direita. Não há diferença entre elas.

  21. Zípora Prado permalink
    17/06/2014 16:22

    E são esses mal educados que querem governar meu país? Tomara que o povo defenda nossa presidenta nas eleições e mostre ao mundo qual educado nós somos. Não quero ser representada por um grupo de pessoas que não respeitam sua mais alta autoridade. Quero distância de gente assim. Se fez isso com nossa presidenta, imagina comigo? Deus me livre desses ditadores!

    • Gomes permalink
      01/07/2014 15:13

      Minha cara Zipora, vc não entende nada de politica, politicamente vc é uma analfabeta. O PT me enganou durante vinte anos mas quando chegou ao poder e sentou no colo de quem o Lula e os Ptistas viviam chamando de ladrão, que era o Zé Sarney, daí minha cara eu caí fora porque eu posso até ser bestamas, idiota não sou. Hoje não tenho em quem votar porque entendo que todos eles são iguais. Por falar em Educação, o Brasil só teve Educação no dos militares, hoje Educação, Saude e Segurança só pagando particular. Procure se informar. Ok?.

  22. maria ines alvesde frança permalink
    17/06/2014 16:31

    é vero!!!!

  23. baiano com horgulho permalink
    17/06/2014 17:00

    Quem foi o bosta escreveu essa materia e acha que o povo brasileiro esta sendo pacifo ate de mais esse bosta so pode ser mais um pentista fila da puta que come no mesmo prato e vem defender esse bacteria nao era nem pra dizer uma palavra, pois a vergonha deste pais esta nos governantes que rouba destroi o patrimonho do povo e ainda vem um filho da puta defender, Raça de verme, voces nao estao sentindo na carne,como estamos levando no Rabo e nem se quer podemos nos defender, babaca

    • 30/06/2014 8:20

      Que discurso inadequado,com palavras chulas e indignas ao grande mestre, filósofo, escritor e teólogo co-fundador da Teoria da Libertação. Este modo agressivo, grosseiro de falar demonstra o quão o Brasil precisa investir na educação/cidadã. Se o estádio de futebol sempre foi um lugar de catarse como forma psicoterapêutica de massa, e mesmo assim o mundo ficou perplexo mediante tamanha estupidez da torcida usando chavões com palavras de baixo calão, num local público, principalmente porque foi dirigida à nossa autoridade máxima… O que falar sobre a educação de um cidadão que escreve coisas toscas e desrespeitosas ao frei? A democracia vai muito além deste tipo de liberdade de expressão. Reverenciando, na condição de educadora, e em nome de todos os baianos, peço perdão ao renomado Leonardo Boff!

      • Antonio Carlos de Mello permalink
        30/06/2014 15:22

        Minha jovem Euzy !! Vc foi complacente demais em responder a um gosseiro, mal educado e boçal como esse sujeito. Isso é a escória do povo brasileiro. A próxima vez deixo-o falando sozinho

      • 02/07/2014 15:41

        Você minha querida, é de outro planeta?! Em outros países mais evoluídos esta mulher estaria na cadeia! Sim, esta “PRESIDENTA” e junto com os outros comparsas da sua organização. Em outros países talvez já teria sido assassinada inclusive. Ela esta destruindo toda uma nação junto com PT e colocando o futuro de milhões de brasileiros em jogo. O que vem acontecendo nada tem a ver com socialismo. Sai da sua caixinha de fantasias e se coloca na realidade. Lideres do mundo inteiro vão a público e não sofrem aquele tipo de agressão porque não estão sendo levianos e sórdidos com os seus países. Ela mereceu e merece e sempre merecerá enquanto estiver sendo patética! Isso se ser uma “senhora” pouco deve importar. Quantos senhores de idade estão ai pela rua e foram pessoas de baixo caráter, pilantras e safados durante a vida toda? Agora merecem respeito porque de repente se tornaram pessoas de idade? Vamos então libertar todos os senhores e senhoras condenados por assassinos, estupros ou qualquer outro tipo de crime porque de repente merecem “respeitinho” e carinho da sociedade? Pelo amor de Deus! Oh povinho mais dissimulado!!!!!!!!!!

      • 04/07/2014 1:29

        Admiro-me que vc apoie os palavrões que seus filhos nem deveriam ouvir em casa, ditos à Presidenta? Vc ensina isso a seus filhos e netos? Responda vc mesma.
        lboff

  24. Dulce Cabral permalink
    17/06/2014 17:08

    Estou absolutamente de acordo consigo Leonardo Boff! De fato foi a “elite” branca que vaiou da forma mais vergonhosa que imaginar se possa a maior autoridade do país numa cerimónia de abertura da copa do mundo vista por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo!
    Agora há quem queira convencer-nos que os xingamentos partiram de todos os setores e não só da “elite”! Querem meter no mesmo saco as manifestações populares contra o governo juntamente com esses xingamentos horrorosos!
    Sou portuguesa e tenho dos brasileiros em geral a melhor das impressões. São um povo solidário, acolhedor, alegre e educado e nada têm em comum com essa “elite” que se apresentou no evento e que vaiou Dilma Rousseff de forma tão grosseira! É uma “elite” sem educação, que não se interessa pelo Brasil nem pela democracia. Uma gente vazia de conteúdo para quem o padrão de referência e êxtase civilizacional é fazer compras em Miami, Nova Iorque ou Paris!
    Mas sabe o que penso? Essa oposição que continua a atacar Dilma mesmo depois desse triste episódio, deu um tremendo tiro no pé!

    • jorge permalink
      26/06/2014 19:52

      “ELITE BRANCA”….???????????????????? meu Deus !!!! nao li isso !!!!!!!

    • Gomes permalink
      03/07/2014 9:47

      Quem primeiro faltou com respeito foi a Dilma e o PT, que desde do inicio do seu Gorverno vem faltando com respeito o povo Brasileiro, pois não temos Educação, Saude e nem Segurança, todos nós que estutamos um pouco sabemos disso aquele que não souber precisa voltar a esdutudar e ler. Pois é miôlo mole.

      • Gilberto permalink
        04/07/2014 21:18

        Isso que Aconteceu foi muito bom para separar as Pessoas da GUESTAPO* Branquissima* que esta se Contorcendo para desestruturar e Confundir a Populaçao que Realmente apoia a NOSSA,PRESIDENTA* VALOROSA*,DIGNA,* HONRRADA*,* TRABALHADORA* AS URNAS SERAO A RESPOSTA E UM TAPA NA CARA* DA GUESTAPO FASSISTA!!PARABENS A QUERIDA *SRA.DILMA RUSSEF*

    • José Arimatéa Carlos da Silva permalink
      08/10/2014 11:28

      Não apoio os palavrões e nem a falta de respeito que o PT impõe aos Pais com a lei da palmada, você hoje escuta os jovens conversarem de palavras pronunciadas 09 são pornografias, fruto da mídia que ensina, passando que é natural agir assim.

  25. Jorge Luís de Abreu permalink
    17/06/2014 17:16

    O Senhor professor emérito e ex- padre da Igreja Católica, expert em Teologia da Libertação, apenas esqueceu-se de que tal e qual a grosseria perpetrada contra a Instituição Brasil, na pessoa da sua Presidenta a Senhora Dilma Rousseff vem sendo usada e abusada por membros do governo passado e presente, comandados pelo Partido dos Trabalhadores.
    Concordo quando é citado que a falta de civilidade, de educação, de respeito, que todos devem ter para com todas as pessoas e inclusive autoridades, -ainda que de um passado controverso e criminoso, com autoridades cujo comportamento não podemos julgar diferente, mas de moleques, aqueles que falam palavrões, fazem sinais obscenos como comprovado por fotos em revistas e jornais, gravações de áudio. , são imprescindíveis para o convívio em qualquer seguimento social.
    Sou adepto do respeito, da educação e da gentileza e acho que nada justifica,sequer o tratamento igual ou pior, dispensados à sociedade brasileira pelos integrantes e estrelas desse partido citado.
    Não justifica pois temos a obrigação de sermos superiores e tratar o assunto como ele deve ser tratado.
    Futebol é futebol, Copa do Mundo é Copa do Mundo, política é política., são assuntos para serem resolvidos em suas esferas.

    Jorge Luís de Abreu Ben SXavier.

  26. 17/06/2014 17:20

    Curioso essas pessoas que xingaram a presidenta Dilma na abertura da copa… ignorantes, esquecem-se que o governo de um país é um reflexo de seu povo, e não o contrário. Leonardo, como sempre, brilhante!

    • jorge permalink
      26/06/2014 19:55

      HE HE contradisse amiga !!!! numa mao trocada!!! o povo e reflexo dos seus governantes !!! hove xingamentos porque HA ASSALTOS DESCARADOS DA POPULACAO !!!!!

  27. 17/06/2014 18:06

    ARTIGO DE QUEM TEM SABEDORIA E TEM CONDIÇÕES DE AVALIAR O QUE É ÉTICA (QUE NÃO É NEM MEIA, NEM MAIS OU MENOS): É OU NÃO É. ESPERAMOS QUE ESSE GRUPO (E OS A ELE “LINKADOS” ) TENHA FEITO UM BOM TRABALHO NEGATIVO PARA A ALA DIREITISTA A QUE PERTENCEM, PESANDO CONTRA SEU CANDIDATO NAS ELEIÇÕES.

  28. Rossiline Lunar permalink
    17/06/2014 18:10

    Confesso que sou um grande admirador e leitor dos autores citados, sou também leitor assíduo dos seus trabalhos, porém há certa discórdia com relação a descrição do grupo ou classe dos patrocinadores dessa ocorrência. O que se mostra é uma consequência realista a um momento de insatisfação com as necessidades básicas da população brasileira. Quanto a visão que no nazismo se insultavam dessa forma, não há concordância, pois ocorriam situações piores aos xingamentos. Deixo um convite a todos que acham o ocorrido uma super desfeita ou afronta de passar a utilizar os meios de educação, de saúde, de transportes e de segurança públicas no país chamado Brasil, após estas utilizações se pode ter a certeza do ocorrido, ou seja, os xingamentos são o acúmulo da bagunça patrocinada por esses políticos e que tem como representante na atualidade a Chefe do Estado Nacional e a corroboração na impunidade, na defesa de criminosos, igualmente com inflações demagogas de pronunciamentos falseados.

    • 02/07/2014 15:49

      Muito bom. Pena a maioria que apoia este texto não ter educação o suficiente para exercitar uma maturidade necessária para entender a sua resposta.

  29. Miro permalink
    17/06/2014 18:11

    Quem escreveu esse texto?

  30. virginia permalink
    17/06/2014 18:24

    Excelente texto, mostra
    a realidade do cenário brasileiro atual, com uma clareza digna de elogios.Mas digo, em verdade, que eu ,e milhões estamos, como diz a letra antiga da seleção brasileira, somos milhões em ação, cada um do seu jeito, mas imbuídos do mesmo propósito, definitivamente derrubar a casa grande, e lutar para que o Brasil continue seguindo rumo a constante diminuição da desigualdade social, e econômica.

  31. Francisco Neto permalink
    17/06/2014 18:30

    Eu não sou da “famigerada” elite branca e apoio tudo que foi dito á presidente e ,se ela foi torturada,com certeza não foi imerecido, afinal alguém que roubou e matou não merece outra coisa,. E quanto aos xingamentos ,não foi o PT que inaugurou a moda de xingar adversários politicos ?

    • Gomes permalink
      04/07/2014 9:32

      Muito bem Francisco Neto, o PT está comendo o pão que ele mesmo amassou. Vc disse tudo.

      • 04/07/2014 21:17

        Dilma Rousseff está colhendo aquilo que ela não semeou. A pornomanifestação feita para cerca de 2 bilhões de pessoas que assistiam à abertura da Copa nos leva simplesmente a sermos considerados como um povo mal educado e que perdeu os sentido do respeito e da vergonha.Admiro-me que alguém se alegre com esse tipo de baixaria.
        lboff

  32. Marcelo permalink
    17/06/2014 18:37

    Boa parte desses que xingaram a nossa Presidente da República, apesar de estarem com as duas patas plantadas aqui em solo Brasileiro, não são Brasileiros em essência, pois vivem com seus corações e mentes voltados para os EUA e a Europa.

    • Gomes permalink
      07/07/2014 8:53

      Marcelo, não tente nos fazer de idiotas o povo está começando a ficar esclarecido. Hoje eu sei que 90 por cento dos policos são desonestos e os dez por cento que não são, não fazem nada para mudar esse quadro.

  33. Jadson Luiz Chicalhoni permalink
    17/06/2014 18:39

    Não concordo com a falta de respeito e educação, mas acredito que nossa “presidenta” está acostumada com esse tipo de palavreado qua a nós fere os ouvidos.
    INSULTANDO VIZINHOS
    O fato se dá em Tóquio, no Japão, no final de maio de 2005. Uma dose caprichada de uísque com gelo e, antes mesmo do inicio do jantar, Lula manda servir o segundo, o terceiro e o quarto copos. Visivelmente alterado:

    — Tem horas, meus caros, que eu tenho vontade de mandar o Kirchner para a p*** que o pariu. É verdade. Eu tenho mesmo – afirma, aos gritos. — A verdade é que nós temos que ter saco para aturar a Argentina. E o Jorge Battle, do Uruguai? Aquele lá não é uruguaio po*** nenhuma. Foi criado nos Estados Unidos. É filhote dos americanos. O Chile é uma m****. O Chile é uma piada. Eles fazem os acordos lá deles com os americanos. Querem mais é que a gente se fo** por aqui. Eles estão cag***do para nós. (págs 270 e 271)

    INSULTANDO COMPANHEIRAS
    Numa audiência com a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, na época em que o governo começa a discutir a transposição de parte das águas do São Francisco, o Presidente ouve opiniões contrárias dela e dos técnicos:

    — Marina, essa coisa de Meio Ambiente é igual a um exame de prostata. Não dá para ficar virgem toda a vida. Uma hora eles vão ter que enfiar o dedo no ** da gente. Companheira, se é para enfiar, é melhor enfiar logo. (Pág 71).

    INSULTANDO MINISTROS

    Antes de uma cerimônia no palácio, Lula se aproxima do assessor para assuntos internacionais, o professor Marco Aurelio Garcia, e diz:

    — Marco Aurélio, eu já mandei você tomar no ** hoje?

    O professor sorri. (Pág. 71).

    INSULTANDO ASSESSORES
    Na suíte do hotel, recebe das mãos de assessores discurso sobre combate mundial à fome. Diante do ministro Celso Amorim e dos auxiliares do Planalto e do Itamaraty, folheia rapidamente a papelada e arremessa a metros de distância:

    — Enfiem no ** esse discurso, c****ho. Não é isso que eu quero, po***. Eu não vou ler essa m****. Vai todo mundo tomar no** Mudem isso, rápido. (Pág. 249).

    Esses exemplos bastam para exibir a nudez do reizinho. Inquieto com as rachaduras no poste que instalou no Planalto, o presidente honorário do grande clube dos cafajestes tenta impedir o desabamento fantasiado de doutor honoris causa em boas maneiras. Haja cinismo.

  34. 17/06/2014 18:48

    excelente articulo etico que se aplica a mi pais Nicaragua.

  35. 17/06/2014 18:55

    CONCORDO COM O SR. LEONARDO BOFF. PLENAMENTE. INFELIZMENTE O POVO QUE NÃO RESPEITA UMA AUTORIDADE COMO UMA PRESIDENTE DA REPUBLICA . É UM POVO SEM CULTURA, QUE SÓ PENSA REALMENTE SÓ EM BENEFICIO PRÓPRIO, E NÃO RESPEITAM NINGUÉM, NEM OS SEUS PAIS. QUE DIRÁ O SEU PAÍS . INFELIZMENTE SÃO OS BOBOS DA CORTE. E SE ACHAM OS MAIORES DO MUNDO.

  36. 17/06/2014 19:24

    Meus respeitos sempre! Faço minhas as suas palavras!

  37. FlávioK permalink
    17/06/2014 19:31

    Fala sério, Senhor!!!! O que aconteceu é inaceitável, péssima educação de pessoas que realmente não tem respeito. (ponto)
    Mas a culpa também é de todos os governantes (desde sempre), Imperadores, senhores de engenho, governadores, prefeitos, vereadores, presidentes, vinculados as mais diversas siglas de partidos, que nunca fizeram algo para a educação. Com isso, provam, através de gestos como estes, da ignorância em que mantém as pessoas deste país.
    Envergonhar aqui e lá fora?
    Quem envergonha quem?
    Eu pertencer a um país que faz apologia a corrupção, que deixa de fazer a sua parte para o bem estar da população, seja em qual camada estiver?
    Esse discurso de nível A ou B ou C ou D da sociedade, ta batido demais, saíam de trás de sua mesas e livros de pesquisas e venham ver os reais investimentos na infra estrutura, educação, saúde e “cultura” são feitos nesse país.
    Sou um professor que vive as angústias do dia a dia e não posso ficar calado às mazelas que somos expostos (não falo de salário, falo de condições de trabalho, estrutura), tão pouco posso me calar diante de discursos que pintam isso ou aquilo como culpa ou solução, e deixam de fazer seu trabalho. Abandonem discursos classistas, abandonem siglas políticas, tirem os glúteos da cadeira e aí quem sabe daqui a uma ou duas gerações não necessitaremos ver tais xingamentos em estádios , tão pouco manifestações oportunistas nas ruas.

  38. Nathalia Julião, permalink
    17/06/2014 19:38

    Excelente e competente comentário de Leonardo Boff. Esperava ansiosa que alguém com seu conhecimento e idéias, fizesse tão importante e apropriado comentário. Parabéns!

  39. celio piovesan permalink
    17/06/2014 19:38

    Leonardo Boff, sempre muito sábio, lúcido e, com muita justiça define aqueles que com ingressos gratuitos bancados pela coca-cola, nos desrespeitaram, e como sempre tentam nos tirar a cidadania. Esta elite formada por diretores magnatas eletistas, golpistas, autoritários, sujos, medíocres e bandidos mais uma vez demonstraram como merecem serem definidos. Suas palavras me representam.

  40. Paulo Hermann Richter permalink
    17/06/2014 19:48

    Não sou a favor de usar palavras de baixo calão em nenhuma hipótese.Mas por outro lado o povo esta tentando atingir. já que com manifestação ela não esta entendendo. O povo esta chegando ao seu limite. Volto a afirmar não compactuo com essa atitude, e não elite xingando, vi o povo Brasileiro.

  41. 17/06/2014 19:56

    Machismo não houve, vamos parar com o vitimismo, esse foi um contra ataque contra um governo que causa tantos problemas a nós. Dilma não é a primeira e não será a ultima, pois em países desenvolvidos isso é mais do que normal para um chefe de estado que prejudica tanto a nação.

  42. 17/06/2014 20:20

    Grande professor Leonardo Boff, quero lhe agradecer pelas palavras que você escreveu, eu fui totalmente contra os insultos que nossa autoridade maior no país sofreu. Foi uma vergonha, coisa de gente sem um pingo de respeito e educação. Se dizem a ELITE, hahahahaha, então o pobre é a nobreza. Sim somos nobres de coração, sabemos respeitar o semelhante,principalmente se for uma autoridade como a presidente do Brasil.E esses dois candidatos que a insultaram também tinham que ter seus nomes divulgados, e suas caras de pau mostradas para sabermos quem quer ocupar o lugar de Dilma. Esses são da mesma corja dos que estavam no estádio…vergonha, vergonha sim de todos vocês que passaram ao mundo inteiro que somos muito sub desenvolvidos !

  43. Dorian Bachmann permalink
    17/06/2014 20:31

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/ruth-cardoso-tinha-77-anos-filhos-e-netos-quando-foi-insultada-pelo-dossie-criminoso-forjado-na-casa-civil-por-dilma-rousseff/ Que tal comparar? A ética é realmente algo complicado, quando sai do campo moral e cai no político.

  44. anjalouise2 permalink
    17/06/2014 20:34

    Republicou isso em Sweet girl.

  45. Paulo permalink
    17/06/2014 20:45

    Dividir para governar, essa estratégia é bem conhecida do PT. O que dá vergonha é a corrupção, é o descaso com o dinheiro da elite branca que não é devolvida ao povo em hospitais e escolas de qualidade. Vergonha é a violência é o descaso social destes políticos viciados no poder. Isso me dá mais vergonha do que xingamentos xulos!

    • 28/06/2014 21:19

      … Senti muita vergonha também de ver nossas empresas e nossas estradas federais sendo repassadas de mão beijada – Pergunto, você venderia sua casa que vale 100 mil, por 10 mil? Lembre-me ai, por favor, quantos iam presos? no Brasil da carteirada de antes? Qualquer brasileiro que tenha estudado a história do Brasil, sabe que quando dom João roubou Portugal juntamente com seu governo e os trouxe para cá todos eles constituíram famílias e estão no poder até os últimos 12 anos atrás.

      Nunca em nossa história tanta roupa suja foi lavada, por que será que em tempos passados ninguém ia pra cadeia????

  46. Filipe S Casulari Pinhati permalink
    17/06/2014 20:54

    Essa elite me dá arrepios. Gostaria de oferecer flores à Dilma e demonstrar pra ela meu amor e admiração.

  47. luciano araujo permalink
    17/06/2014 20:57

    Sou contra os xingamentos a presidenta, mas dizer que os xingamentos não pertecem aos estádios brasileiros é estar bem longe das arquibancadas faz tempo.

  48. Wander permalink
    17/06/2014 21:52

    Não sou a favor do desrespeito à presidente Dilma, embora não seja a seu favor mas fiquei curioso e preciso perguntar, com todo o respeito. O senhor é do “partido dos trabalhadores”? Quando ao comentário sobre o tempo no nazismo, se o povo “suspirasse” contra a ditadura imposta por Hitler seria morto imediatamente.

  49. Pedro meneses permalink
    17/06/2014 21:53

    Admiro sua coragem e retidão , espero que a maioria do povo brasileiro que não pode ir aos estádios reflita sobre tão triste ocorrido .

  50. Wellington Mercês permalink
    17/06/2014 22:00

    Sensacional a análise lúcida e concisa desse magnífico ser humano que Leonardo Boff é!!!

  51. 17/06/2014 22:06

    Na terra do carnaval e turismo sexual , é no minimo hipocrisia , falar de vergonha . Aquilo é um desabafo que esta entalado na garganta da maioria dos brasileiros , quem me dera poder estar lá , sairia sem voz .Opiniões como estas só demostram que aqui existe pessoas que querem desqualificar a revolta de um povo humilhado e explorado .

  52. leila permalink
    17/06/2014 22:24

    Maravilhoso, Senhor Leonardo! Me sinto renovada e esperançosa com suas palavras!

  53. 17/06/2014 22:30

    Uma situação vergonhosa, sem sombras de dúvidas.Não sou a favor do governo vigente, porém pessoas que ao invés de propor idéias aos nossos problemas existentes, auxiliados por eventos sazonais, buscam com “ideologia populista” e mascaradas denegrir a imagem pessoal de uma senhora que no mínimo merece respeito quer por ser nossa dirigente, quer por ser uma cidadã como todos nós.Brasileira como nós.
    Esperava mais de grupos de direita.Propostas a respeito de solucionar os problemas e não lutar por números de eleitores de forma descarada e mesquinha.
    A impressão que ficamos é exatamente esta que o sr. relatou neste texto.
    Obrigado pela postagem de uma opinião lúcida como as diversas feitas pelo sr.,professor.

  54. Bey Baylão permalink
    17/06/2014 22:39

    “Pertence à cultura popular do futebol a vaia a certos jogadores, a juízes e eventualmente a alguma autoridade presente. Insultos e xingamentos com linguagem de baixo calão que sequer crianças podem ouvir é coisa inaudita no futebol do Brasil.” Em que estádio o Boff anda frequentando?

  55. João Victor Ferreira da Costa Rodrigues permalink
    17/06/2014 22:50

    Tenho que discordar, caro amigo, as milhares de pessoas que vaiaram a presidenta Dilma Rousseff não era apenas elite branca, era uma parte da população, que por sinal era bem miscigenada, que como tantos outros brasileiros se sentem indignados com a situação do nosso país e a má gestão do governo vigente. Eram sim pessoas de classe social média e alta, por que os pobres das periferias deste país infelizmente não tem o privilégio de assistir os jogos da seleção num estádio, o que é uma tremenda contradição, já que as classes inferiores são prioridade ( ao menos na teoria deste partido esquerdista), mas nós das classes inferiores, proletários, negros, mestiços, residentes de subúrbio, longe dos holofotes, manifestamos toda a nossa indignação em relação a este governo, que tenta ludibriar o povo com péssimas políticas públicas como se isso fosse bom e suficiente, dão ao povo migalhas, e não contribuem para a ascensão social do pobre, querem que o povo seja pobre para serem iguais a outros pobres, e por isso não investem na educação como deveriam para que o povo semi-analfabeto não tenha consciência política e vivam para sempre trancafiados num mundo de fantasias, criado pela política esquerdista, socialista, comunista, que é até atraente na teoria mas não é nada agradável na realidade. Sejamos realistas, deixemos de lado o socialismo utópico, e passemos a realidade. Vamos as escolas, onde não se aprende quase nada e falta material didático decente, aos postos de saúde, onde há filas que dobram quarteirões, e não há médicos para atender, aos hospitais, onde pessoas padecem em macas nos corredores, andemos nos transportes coletivos, imprensados como sardinhas, caminhemos nas vias públicas, onde há riscos iminentes de assaltos. A única coisa a qual não podemos reclamar são os nossos belíssimos estádios de futebol, o ópio do povo brasileiro, comprados a preço do suor do povo brasileiro, com o acréscimo dos juros da corrupção, que descaradamente este governo tenta disfarçar. Não sou “elite branca”, sou brasileiro, negro e morador de periferia, e como todos os brasileiros, brancos, negros, pobres e ricos, índios, miscigenados,que não se deixam enganar com ideologias falsas e baratas, manifesto minha indignação em relação a este governo. Respeito é algo recíproco, por que respeitar um governo que não respeita seus cidadãos?

    • conrado christiansen permalink
      02/07/2014 18:52

      João, agradeço as palavras. Parabéns pela sua visão lúcida e consciente, apesar da opressão do nosso governo para com os menos favorecidos.

  56. 17/06/2014 23:29

    perfeito

    grata

  57. Suelen permalink
    18/06/2014 1:46

    Parabéns pelas palavras!

  58. Otavio permalink
    18/06/2014 6:02

    VTMC, e o Lula nao fez isso tbm qd era da CLASSE BAIXA, POVÃO!
    Esse insulto há muito deixou de ser um palavrão, nos moldes que aqui se relata. Hoje em dia a maioria do povo o usa a torto e direito, tendo varias conotações.

  59. Regina permalink
    18/06/2014 7:00

    Alias porque em jogo de futebol só tinha gente da classe A???? Por que as pessoas não tem dinheiro pra comprar um ingresso da Copa??? Essa V… fez uma copa vergonhosa!

  60. Mariano Ferreira da Costa permalink
    18/06/2014 8:04

    O povo não merece
    ver a presidente xingada
    as palavras de baixo calão
    que ecoo da bancada
    representa uma elite
    que não sabe ser educada…

  61. Mariano Ferreira da Costa permalink
    18/06/2014 8:08

    Sabemos que o Brasil
    precisa ser campeão
    em emprego para seu povo
    ter saúde e educação
    tudo isso está faltando
    povo unido reivindicando
    mas com xingamento não…

  62. Rodrigo permalink
    18/06/2014 8:09

    As nossas crianças podem ouvir barbariadades nas escolas sobre sexo e sacanagem em idades de 3, 4 anos, o que está diretamente ligado ao sócio-construtivismo esquerdista vil e malicioso, mas a presidente não pode ouvir palavras de insatisfação do povo que a elegeu?
    Francamente é o cúmulo do “dois pesos, duas medidas”. As vaias e os xingamentos já estão por toda a parte do país, mas infelizmente só temos 50000 câmeras de TV nos estádios e já que a FIFA proibiu das pessoas utilizarem camisas ou vestimentas com dizeres de protesto, nada mais justo que protestar falando as pessoas sentem.
    Quando você sabe que uma pessoa é psicopata, egoísta e não liga para os nossos sentimentos, nós não respeitamos ela mais. Isso está acontecendo com a presidente. Não há mais como respeitar uma pessoa que sabe e compactua de todas as falcatruas que ocorrem no governo hoje e não faz nada, é sonsa e continua a esconder os problemas econômicos graves que o Brasil tem.
    Vale lembrar que o ex-presidente Lula xingou o ex-presidente Itamar Franco de filha da p* e que ele era um m*. Agora, eu não me lembro dessa reação toda contra um presidente da república e também um senhor de idade.
    A “repulsa” que o Sr. fala de diversos jornalistas e “pensadores” de nada adianta, visto que todos eles tem ligações políticas e alguns até econômica com o partido do poder. Lágrimas de crocodilo.
    Imputar essa responsabilidade a elite “branca”, além de racismo, é puro desconhecimento ou mentira deliberada para tentar amenizar o que não há como amenizar. Não tenho respeito por esta senhora e acho que ela deveria se aposentar e ficar na casa dela pensando em todas as bizarrices que cometeu governando um país, e que vai demorar no mínimo 50 anos para sair desse buraco que ela e o PT cavaram para os brasileiros.
    Vamos (nós, o povo inteiro, sem distinção de raça ou classe social) continuar vaiando e se necessário xingando e vamos mostrar nas urnas em Outubro que não queremos a implantação de uma ditadura de esquerda como na Venezuela e em Cuba. Minha mãe me educou muito bem e tive um ensino muito bom, mas a paciência com ladrões, assaltantes, terroristas e vagabundos acabou a muito tempo.

  63. Stela Tosta permalink
    18/06/2014 8:16

    Não concordo com a falta de educação e respeito com a presidenta. Não concordo com “olho por olho, dente por dente”. Mas o nosso país, há muito tempo, vem sofrendo com a falta da educação e saúde! Não é uma culpa exclusiva de Dilma ou do PT! Mas nossa gente está sendo “educada” pela mídia e pela dita classe “A”, que não teve nenhuma classe nem elegância ao insultar Dilma. Nosso povo está sendo “mau educado” pelo lixo que, deixamos entrar em nossas casas… Precisamos de alguém que nos ajude a mudar essa situação. Mas quem? Marina Silva? Será? Gostaria de pagar pra ver.

  64. Vânia farias permalink
    18/06/2014 8:44

    Não aguento mais esse discurso que tenta dividir o Brasil em povo e elite. Esta elite que agora o PT tenta nos convencer de mal educada foi quem mais lucrou com o governo do PT, que encheu esta tal “elite” de lucros e privilégios em troca dos financiamentos de campanha para se perpetuar no poder. Se compararmos os lucros do setor bancário e da construção civíl no Brasil com os gastos do bolsa famíla, podemos verificar que o bolsa família tem um orçamento mínimo, só para conter o povo em seu silêncio. se é assim então não sou povo nem elite, pois acho o governo petista um desastre e não lucrei nada com suas armações da economia criativa. sou apenas uma brasileira enganada com a promessa de uma país mais justo. Acredito que faça parte de uma maioria que agora se encontra no limbo…..

    • Toni Lotar permalink
      27/06/2014 11:24

      Discriminar brasileiros por conta da cor da pele é uma atitude elitista e racista e que está sendo usada com claros objetivos eleitoreiros buscando distorcer a realidade e transformar a vilã em vítima. Brancos, negros, índios, pardos, caboclos e mulatos somos todo parte integrante do miscigenado povo brasileiro.
      Quanto às “elites”, sem dúvida a pior elite que existe hoje no Brasil é a elite política que domina atualmente o Brasil e que faz da corrupção desavergonhada, do aparelhamento do Estado e das Estatais e da nefasta política do conchavo clientelista sua estratégia política de perpetuação no poder.
      Como diz o provérbio, “Diga-me com quem anda e te direi quem és!”. A presidente Dilma está cercada do que há de pior dentre os políticos brasileiros, basta ver os nomes e sobrenomes dos que a apóiam cinicamente. E como dizia Abraham Lincoln “ninguém é capaz de enganar todo o povo todo o tempo!”. As eleições de outubro é que vão se encarregar de demonstrar com exatidão quem vaia e quem apóia este governo.

  65. Giovanni Targa permalink
    18/06/2014 8:53

    Prezado Mestre Leonardo Boff, bom dia!

    Hoje estou lendo seu post, e concordo em gênero, número e grau sobre o absurdo das ofensas contra nossa Presidente, e sendo ela uma mulher, pior ainda. Como ex-militar, e acima de tudo Brasileiro, devo respeito aos símbolos máximos do nosso país. As chamadas elites dominantes se acham acima do bem e do mal, como também disse, isso já faz parte da história, mas tirando isso, temos que convir que este governo está pecando, e muito, com os “bolsismos” e “emburrecimento” do nosso país. Se estamos hoje, ou já estamos em um socialismo ou comunismo oculto, não me importa, mas me importa sim, o baixíssimo nível cultural e até de respeito ao próximo que o nosso país está vivendo. Até quando a falta de respeito do povo e contra o povo vai durar? Saúde, educação, qualidade de vida, aonde está isso?

    Um grande abraço.

    Giovanni Targa

  66. Cláudio permalink
    18/06/2014 9:04

    Caro Boff, eu concordo com as vaias e repulso a linguagem chula e machista dirigida à maior autoridade do país. Também não se manipula o povo oferecendo-lhe bolsas, que na sua origem são dignas, mas que na sua aplicação são nefastas. Este mesmo povo apodrece nos hospitais e nada é feito para melhorar a educação que é o único caminho para a transformação. A ideologia da atravessou a contramão, se entortou nos caminhos do poder e se perdeu… hoje somos um povo sem identidade política, amargando um credo de uma esquerda que foi duramente construída e rapidamente desmistificada. O julgamento dos estrangeiros não devem nos afetar tanto, pois eles já passaram por situações mais agressivas como esta, com atentados à vida trazidas pela guerra e pelo massacre de ditaduras violentas como as de Hitler. Cada povo seguirá o seu caminho e o Brasil encontrará o seu, longe deste esquerda corrupta e dilacerada, mas também longe desta direita elitista e ultrapassada.

  67. Cláudio permalink
    18/06/2014 9:12

    Escute o recado da massa.. será que tb estão sendo manipulados? Mesmo que seja… quem não está? Abram os ouvidos, escutem e respeitem as massas!

    • NEUZA OLIVER FRANQUI permalink
      27/06/2014 19:06

      Massa de manobra, comprada, montagem da pior qualidade. Quem não é manipulado? Muita gente no meu Brasil querido, ainda tem vergonha na cara, e não dá o direito de ninguém usá-las dessa forma vergonhosa, ou na sua turma não tem ninguém honesto???

    • Gomes permalink
      01/07/2014 15:32

      Bando de sem nossão pagos pra fazer este tipo de coisa, que vergonha. Como é que um cidadão se propôe a receber dinheiro para fazer esse tipo de manifestação. Repito, que vergonha, me deu vontade de vomitar.

  68. 18/06/2014 9:23

    Não sou seu leitor, muito menos aprecio a esquerda, porém conheço muito estádios de futebol e sei perfeitamente para onde mandar o juiz quando erra, o técnico quando desagrada e o jogador de que erra a partida a inteira. Frequentei estádios minha vida inteira, porém de 2 anos para cá os preços saltaram e hoje vou pouco, pois sou professor e não disponho de R$80,00 todo final de semana para assistir meu glorioso jogar.
    Não tente distorcer o ocorrido, pois existem diversas câmeras que filmaram o que ocorreu e foi por todo estádio a ofensa. Não é algo anormal e você pode ter certeza que será cada vez pior e durante a campanha ela será manchete com algumas noticias não tão legais.

  69. 18/06/2014 9:38

    O problema é que essas pessoas ñ aceita a razão de direitos iguais a todos, “ñ é puxando saco ñ”, mas hoje os pobres de condição tem muitas oportunidades de crescer na vida profissionalmente e os “grandes” n tá achando-os para servir como eles querem. Empregada, faxineiro,gari todos tem qualidade de serviços dignos, com carteira assinada e direitos garantidos. Antes quem era vaqueiro seus filhos e neto….. todos tinha de ser vaqueiro também,hoje tem filho de vaqueiro sendo médicos, advogados….

  70. Gilberto A. Dos Santos permalink
    18/06/2014 9:53

    Recebi esse email estou ,Representado por cada uma dessas Sabias Palavras e Comentarios Justos* e Diretos a quem se Esconde atras de Oportunidades inssignificantes!,esmolas!,migalhas!,Seria a Sombra dos Covardes que se escondem no meio do POVO para Induzir as Pessoas a esse tipo de Interpretaçao e Atitude BAIXA , Conheço Gente!,Pessoas!,do mais Alto Cargo ao mais Humilde,Mesmo sendo do Povo a Educaçao e o Respeito diante de Pessoas e Autoridades, ainda sao o Orgulho de um Pai e uma Mae,Vo ‘ Vo,Tia ,Tio,.. Sendo a Presidente da Republica antes de ser quem e hoje, ‘e Mae,Mulher,V’o,Amiga e Gente. Respeito Porfavor.

  71. 18/06/2014 10:05

    O Brasil e os brasileiros merecem que esse coronelismo e todos os seus caracteres secundários seja completa e totalmente desmantelado em todos os níveis do poder.

  72. WILMA permalink
    18/06/2014 10:05

    ESTUPENDO! FORMIDÁVEL

  73. Selma Lopes Resende permalink
    18/06/2014 10:17

    Seu amigo de Munique fala bem o português mas não entende da política brasileira, liberdade de expressão(que o PT tenta calar, vide tentativa de censura prévia)mesmo que por xingatórios é direito constituído, se houve vaias e xingamentos é por que o povo está insatisfeito e infeliz.Roubalheira e corrupção sim, é crime.Diga ao seu amigo de Munique que estamos de portas abertas pra quem aprecia o país na forma em que ele se encontra, que ele venha de morada e sinta na pele os efeitos da política petistas de governar. Amo sua linha de pensamento teológica, mas fico triste por saber que a radicalidade petista te assombra.Como disse Zélia Prado: Porque as pessoas que elegeram o Lula não admitem que erraram? OBS: Sou assalariada!

  74. Silvio Meincke permalink
    18/06/2014 10:41

    Maike. Vasle a pena ler.

  75. Enedina Pierdoná permalink
    18/06/2014 10:52

    Nós, os “brasileiros” de verdade, da luta, do trabalho pesado, dos pobres, dos sofridos, repudiamos esses poderosos, que sempre tem boca suja para ofender e desarticular um povo que quer construir com ética o novo Brasil

  76. 18/06/2014 10:59

    O senhor me desculpe , mas como afrodescendente que sou , filha de proletariado , vou lhe dizer : o PT merece a vaia , A Dilma merece a vaia pois foi conivente com a roubalheira(junto com o Lula), se a reação agora é de baixo calão é porque estamos exaustos de ser trapaceados pela PTralhada.
    Vim de bairro pobre ,sou afrodescendente,estudei em escola pública e passei com meus próprios méritos numa universidade federal,cursei Medicina,atendo na rede do SUS e vejo todo o dia a miséria e a má gestão do dinheiro público que vem dos nossos bolsos através dos impostos(abusivos,por sinal).
    O senhor me desculpe: mas a vaia foi desencadeada pelo próprio PT (e a Dilma e o Lula) que agora têm o seu apoio com este seu discurso moralista,mas o PT está com “a guaiaca cheia”, e o senhor?
    O senhor pode me afirmar do alto da sua ética que o seu apoio ao PT se deve a sua absoluta certeza de que o PT é ético?

    • 03/07/2014 15:35

      O Brasil precisa de profissionais médicos prestativos, assim, como você, com zelo, dedicação e compromissada com os pacientes pobres, atendendo-os pelo SUS. Sou de uma região distante dos grandes centros, isolada e pertencente ao Polígono das Secas. Lá o médico percorre quilômetros para atender uma grande jurisdição de população carente. Sou a favor da obrigatoriedade ao recém-formado em Universidades Públicas ou que se beneficiam do ProUni se dedicarem (por pouco tempo) nesses locais ermos, sem ou com poucos médicos. Quiçá, assim, o trabalhador rural não vá a óbito por contrair infecções oriundas das feridas que sofre com a função árdua no campo. Uma vez não detentor da receita de antibiótico, ele não pode comprar o remédio na farmácia, ainda que seja uma farmácia com preços módicos, como a Farmácia do Trabalhador. Eu também estudei em Universidade Federal e agradeço àqueles que honraram com seus impostos e proporcionaram os meus estudos. A minha consciência também está serena, pois faço a minha parte, principalmente porque além de outras funções, retribui com trabalho voluntário. Quanto as vaias ou xingamentos com chavão de baixo calão, acho sexista, inaceitável, deplorável, mesmo dirigida a qualquer cidadão e só se justifica pelo tipo de colonização ou modelo de exploração do branco europeu em nosso país,

    • José Arimatéa Carlos da Silva permalink
      08/10/2014 11:47

      Parabéns, Adriane Sanchez Cirne.

  77. Gerson permalink
    18/06/2014 11:03

    eu vaiaria, e nem sou coxinha, sou filho de familia paupérrima, de um faxineiro digno de escola que faleceu quando eu era criança e uma costureira que sempre trabalhou para ajuda no sustento do lar, . trabalhei duro e agora com 53 anos tenho uma familia e muito a comemorar como realização pessoal e profissional , e como eu e muitos mantém essa corja através de 5 meses por ano, trabalhando pra pagar impostos , estamos vaiando os crimes, desmandos, escandalos, dos perdularios, má administração do dinheiro publico , cometidos por esse governo, da qual a presidenta representa e é conivente e cúmplice, que são desnecessário relatar, pois são centenas ou milhares.

  78. 18/06/2014 11:19

    Entre os meus amigos do Face fui um dos primeiros a se manifestar contra as vaias indecorosas perpetradas contra a mulher, mãe, avó e presidente da república Dilma Rousseff. Mas não concordo com a virulência empregada pelo Boff (de quem sou macaco, mais do que admirador e seguidor), ratificando o discurso da esquerda radical, que separa os “nós” e os “eles” (ele, sim, da elite cultural e intelectual do país) e crucifica a classe média como uma vilã da sociedade. Ricos neste país são meia dúzia, esses sim, culpados pela concentração de renda, especuladores, corruptos. A classe média, alçada a essa posição há pouco tempo, são os pobres melhorados, portanto, com a mesma educação e cultura dos pobres ainda em estado de escalada social a que tão ardorosamente a esquerda defende. Em tempo: para quem não me conhece, eu sou pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré. Mas gostaria muito de ter dinheiro para assistir a todos os jogos do Brasil nesta Copa.

  79. 18/06/2014 11:53

    Não nutro qualquer simpatia pela Presidente Dilma, mas também não aprovo a forma grosseira e nem a ocasião que escolheram para expressar a sua insatisfação. Contudo, me parece que no afã de criticar essa infeliz atitude, acaba havendo alguns tropeços. Por exemplo, a declaração deste cidadão alemão que afirmou que “nem no tempo do nazismo se insultavam desta forma as autoridades”, não me parece muito lógica. É sério isso? Sério que na Alemanha Nazista ninguém mandava Hitler tomar no c*? Poxa, nem consigo imaginar a razão disso. Muito educado esse povo alemão, o povo norte coreano também, os chineses (especialmente depois do episódio na Praça da Paz Celestial) também tem se mostrado muito respeitosos. Certamente se o “setores elitistas” da sociedade brasileira vivessem na Alemanha nos tempos de Hitler eles teriam mandado ele tomar no c* correto? Por favor! Falta de educação a gente vê em tudo o que é lugar (fora do Brasil inclusive) independente da etnia ou da classe social! Acho engraçado que determinados atos são demasiadamente criticados e sempre com esse viés maniqueísta, enquanto outros atos passam em branco. A Dilma foi desrespeitada, a Igreja Católica também já foi desrespeitada, inclusive com a profanação de objetos sacros no meio da rua e usando eles como masturbadores. Alguém falou alguma coisa? Alguém disse que esse ato foi culpa de determinada etnia ou classe social? Não! Foi um ato de gente mal educada que dizia lutar por tolerância e respeito ao mesmo tempo em que desrespeitavam a fé alheia e davam uma demonstração clássica de intolerância. Fazendo uma comparação grosseira, na Colômbia, o ELN (que atraiu a simpatia de tantos padres ligados a Teologia da Libertação) não manda o Presidente tomar no c*, mas comente os maios variados delitos. Culpa de alguma etnia ou classe social? Não, culpa de bandidos! A Presidente Dilma foi desrespeitada não por culpa de alguma etnia ou classe social, mas por culpa de pessoas mal educadas. No mais, em estádio de futebol, o clima, o comportamento de manada, tudo isso colabora para que sobre “elogios” para todo mundo, para o jogador, técnico, juiz, para o Galvão Bueno e para a mãe de todos eles. Obviamente que isso não atenua a falta de respeito com a Presidente Dilma, mas as vaias e os “elogios” são fruto da insatisfação e da falta de compostura de alguns e não culpa de alguma etnia ou classe social.

  80. Eduardo Affonso permalink
    18/06/2014 12:03

    O que nos faz passar vergonha é a corrupção, não a reação (ainda que grosseira) a ela.

  81. Maurício permalink
    18/06/2014 12:19

    Acho que o que as crianças vêem no lixo da programação de tv em nosso país é muito pior do que o xingamento à presidente. E o desacato dela e de sua quadrilha ao povo brasileiro é infinito maior. O fato retratou o que a grande maioria sente por todas estas pessoas que estão liquidando nosso país, que infelizmente serão reeleitas pelo voto dos maiores prejudicados, que com sua total ignorância, acabam ficando satisfeitos com uma esmola chamada bolsa.

  82. Edna permalink
    18/06/2014 12:20

    Não sou filósofa, não estudei ética. Mas ouso discordar. Acredito que grande parte dos brasileiros presentes no local não são da elite. São trabalhadores que tem uma renda razoável, mas que suam para pagar suas contas. Não precisam do bolsa família, e não ganham salário mínimo. Conseguem pagar o ingresso parcelado no cartão de crédito. Mas seus filhos serão menos educados ainda, pois quando ousarem corrigí-los com algumas palmadas, serão chamados pelo Conselho Tutelar, podendo perder a guarda de suas crianças.

  83. MONICA RABELLO permalink
    18/06/2014 12:29

    O Senhor esqueceu de dizer que não foi ” o povo ” porque este ficou de fora da festa embora a tenha pago e continuará pagando por muito tempo.

  84. Junior França permalink
    18/06/2014 12:34

    So vou escrever aqui porque um amigo postou no facebook dele e abri o link. É muito facil agora sair falando que la dentro do estádio na hora existia uma elite branca, pegando carona no comentário do ignorante daquele jornalista politiqueiro Juca Kfouri. Eu fui ate na porta do estadio acompanhar alguns amigos, eram 3 ao todo e todos eles pobres que moram em casas simples e nao ganham mais de 1600 reais por mes, o que acontece é que os tres assim como eu adoram futebol e também ficaram indignados pelo superfaturamento dessa copa, mas eles me disseram: Junior, a Copa ja vai acontecer com estádios cheios ou vazios, nao tem como voltar atrás, e essa é a única chande de eu assistir um jogo da seleção em uma copa do mundo aqui no Brasil, já é quase impossível para nós assistir um jogo de copa em outro país, mas aqui ficou acessível, estamos realizando um sonho. Todos os 3 são pobres e xingaram a presidente la na hora, todos os 3 sao muito educados e tambem disseram que la dentro existiam dezenas de pessoas negras e de todos os estados brasileiros, ate do nordeste, inclusive de outros países não so da Croácia.

    Esses xingamentos não começaram de umas parte isolada do estadio como “camararote”, a imagem dela apareceu na tela e quem é revoltado com esse superfaturamento viu e começou a xingar, isso esta acontecendo ate em jogo de campeonato brasileiro onde essa elite branca que voces estao citando é uma minoria quase inexistente. Como voce disse, esses xingamentos fazem parte da cultura do nosso futebol, independente de quem seja, e se esta achando que precisa mudar, vai ser o dia em que o brasileiro vai agir como japoneses, como pudemos ver na partida do japao onde os torcedores apos o temino começaram a limpar o estadio, mas para chegarmos a isso teremos que ter um investimento em educação parecido com o daquele país, e isso nunca vai acontecer, porque eu trabalho com politicos e sei que isso nunca vai acontecer, esse é nosso pedido desde que o Brasil se tornou “democrático”.

    Essa bobeira de ficar falando que tem que fazer bonito para as pessoas de outro país tem que parar, todos la fora ja sabem o país que somos, a nossa pequena força, nao precisam de um teatro para mudarem a opinião deles, ja sabem que somos um povo alegre e que gosta de festejar.

    No meu caso que fiquei de fora do estadio é porque sou contra essa copa superfaturada, contra esse esquema de futebol da CBF que so pensa em dinheiro, e nao me importo de nao participar, e voces vao cobrar essas pessoas do estadio de fazerem protestos nas ruas? Alguem ai acha que nos dias de hoje sair para as ruas e ficar levantando placas de indignação adianta?, entao vao trabalhar com politicos que vao saber se isso adianta. Infelizmente a confiança que os politicos corruptos do nosso país que adquiriram é tao grande que protestos assim eles assistem de camarote tomando whisky que a garrafa eu teria que trabalhar o ano todo para comprar uma. Nosso país nao sabe protestar, esta na nossa cultura assim como esta os xingamentos, ate nossa independência foi resolvida na conversa e so aconteceu porque outros paises pressionaram Portugal a sair e mesmo assim levaram tudo que tinhamos de riqueza aqui e em troca mandaram todos os presos das cadeias deles para nossa terrinha ser colonizada, e ainda hoje existe cidade no Rio de Janeiro pagando imposto para Portugal.

    Vocês querem cobrar educação de um povo, então que essa educação seja plantada, investida, que um país mais digno seja devolvido para a população em troca de uma das maiores cargas tributarias do mundo, se não a maior, talvez assim você possa cobrar algo, não só de pessoas pobres que realizam um simples sonho de ir a um estadio assistir o jogo da seleçao na copa do mundo em seu país, mas vão poder tambem cobrar desse termo modinha “elite branca”. Acordem, saiam de tras dos computadores, parem de comparam um governo com o outro, a comparação certa a ser feita é se o país que temos é compatível com os impostos que pagamos, se um governo fez mais ou menos que o outro nao importa, eles tem que fazer o compativel com o que pagamos. Parem com essa palhaçada que fulano é de esquerda e ciclano é de direita, que partido A é pior que partido B, enquanto os brasileiros discutem isso os politicos dão gargalhadas com os altos salarios deles, com as mordomias, com o pouco tempo para se aposentar e por aí vai.

  85. osvaldo job permalink
    18/06/2014 12:40

    Eu, um simples profissional liberal de nível técnico, pude ler os pensadores e conhecer a obra de Darcy Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda e posso dizer a sorte de estar conhecendo o pensar de Leonardo Boff e digo sorte, porque a nossa classe média muito embora tenha acesso universitário, parece que não entende ou tem medo de entender a realidade do nosso país e por isso lambem as botas da estética branca européia. Eu só não concordo que esta nossa elite seja completamente branca, pois são filhos dos capitães do mato, dos opressores e oprimidos que ascenderam muitas vezes às custas do suor e sangue alheio e tenho certeza de que estes “encardidos” como quase nós todos, tem vergonha ou não conhecem absolutamente suas próprias origens.

  86. Maria Aparecida de Assis Patroclo permalink
    18/06/2014 13:15

    Brilhante a meu ver.

  87. jorge permalink
    18/06/2014 13:39

    AMIGO CATEDRATICO!,toda acao,tem sua reacao !!!a vergonha deveria partir dentro do seu pais !!! coisa q sabemos que inexiste !!!!! e,,,,,,,,palavroes infelizmente virou moda dentro de “ESCOLAS”, e novelas !!! ……..querido,sem hipocrisia !!!!!

  88. 18/06/2014 13:43

    Muito, muito bom! Análise perfeita, que demonstra quem são e o que querem esses grupos que se declaram “civilizados e os melhores para o Brasil”.

  89. jorge permalink
    18/06/2014 13:54

    Reintero meu ponto de vista ofensa maior e o EXCESSO DE ROUBO !!!! isso sim e um desparate!!!!! BASTA !!!!!!!

  90. 18/06/2014 14:22

    É que deveria ter tido a “cota copa” para os que não podem pagar!

  91. Zinne permalink
    18/06/2014 14:28

    Bobagem…. so pra lembrar esta dita autoridade máxima foi sonoramente vaiada pela população em solenidades de inauguração de obras fantamas no para, pernambuco e bahia….. Isto de dizer que foi elite, gente branca nada mas é que o proprio preconceito alegado!! Outro erro da manifestação é justamente crivar que quem esta nos estadios é uma ellite….puro tiro no pé….a copa do PT foi feita pra elite em detremento da grande população que precisa de hospitais, escolas, transporte publico…..Existe copa isso sim pra este povim do PT roubar, e quem comando o roubo é justamente a dita que foi merecidamente chiganda….ou sera que sorrupto não merece chigamento ??

  92. DIVINO ALVES SANTOS. permalink
    18/06/2014 14:49

    Mas tais xingamentos nos faz pensar…A insatisfação parece tomar conta já a muito tempo…não podemos ficar só e na defesa da pessoa pública…Não sou a favor do baixo calão, mas merece uma reflexão maior e como em outros tempos fugir um pouco do poder fazer a história com o povo certamente ouvirá as mesmas palavras nos ônibus e sobre tudo nos postos de saúde e hospitais desse País que lamentavelmente, esse sim, “sangra e ressangra” o povo pobre e doente. Como em outros tempos também eu se tiver oportunidade gritarei…Pena que minha cidade não tem copa.

  93. 18/06/2014 15:01

    Adorei, já o admirava agora o faço ainda mais. Alguns valores são de “alma ” e quando a alma é ruim os valores são inexistentes.

  94. Lourdes Duarte permalink
    18/06/2014 15:23

    “espírito tacanhos”, podiam dormir sem essa, com diz minha mãe. Fico observando os flashes da torcida do Brasil, só essa gente presente, cabelos bem tratados, dentes bons, traços europeus muitas vezes, pele de gente burguesa mas a mente REACIONÁRIA!! vergonha…

  95. juvenil barbosa silva permalink
    18/06/2014 16:12

    E
    stes não nos envergonham, porque a mediocridade deles é tão pequena que passa despercebidos, é como dizem; os cães ladram e a caravana passa

  96. Antonio Batista permalink
    18/06/2014 16:14

    Prezado. Os que se insultarm a presidente são os também os que trabalham, pagam pesados impostos e os veem diluidos em bolsa isso, bolsa aquilo, uxilio a recusão, verbas para ongs e invasores de propriedade alheia…
    Gostaria de lembrá-lo que muitos manteem contas milhonárias no exterior, inclusive alguns destes, fizeram depositos para a”vaquinha”dos mensaleiros, portanto não venha com este discurso classista e tendencioso. Quem chingou a presidente foram alguns brasileiros com os mesmos direitos que o Sr. Erraram apenas na dose. Sou um brasileiro comum, técnico e vivo de salário.

  97. Marcelo permalink
    18/06/2014 16:19

    Então o governo brasileiro fez a copa para as elites somente??? Pela sua análise é isso que aconteceu… Se for assim, mereceram… hahahahaha

  98. Maria Lúcia Duarte Matheus permalink
    18/06/2014 16:50

    Como costume, Leonardo Boff nos dá um presente quando comenta e registra o que pensa. Obrigada!

  99. pAULA tORRES permalink
    18/06/2014 17:33

    Há de se prever que quando daqui sairmos uma dessas reações à nossa chegada a alguns dos países que visitarmos nos será retribuída: ou nos tratarmos sem nenhuma soberania achando que somos todos iguais ou nos ignorar por desconhecerem que há diferentes, embora numericamente inferiores.

  100. Selma Fonseca permalink
    18/06/2014 17:33

    Como é rico o discurso deste homem!” Obrigada !

  101. Domenico permalink
    18/06/2014 18:33

    Estes que ofenderam com xingamentos inaceitaveis a Pres. Dilma, uma mulher, sao os mesmos que acham que uma mulher e culpada quando e violada. Porque afinal e ela quem provoca o violador. Quando o Aecio diz que ela mereceu ser tratada assim esta agindo igual ao violador que culpa sua vitima.

  102. Vania Drosghic permalink
    18/06/2014 19:00

    Caro Leonardo, não sou a favor de xingamentos de baixo calão. Contudo, o que percebi nos insultos a nossa presidente foi uma grande revolta contra os desmandos da classe política que governa o nosso país. O que nos faz passar vergonha é a falta de segurança, de saúde, de educação, etc., etc.

  103. luzia da s fogaça permalink
    18/06/2014 19:24

    com certeza não foi o povão que cometeu esta barbaridade,o povo não estava lá dentro e siim do lado de fora assistindo nos telões,estes imbecis sempre nos menosprezaram não perderia a oportunidade de botar seus demônios para fora e mostrar do que sãos capazes partirão para a apelação porque não tem argumentos.

  104. Ana Ofélia permalink
    18/06/2014 20:52

    Estava com misto de sentimentos (vergonha, tristeza, indignação), mas após a leitura deste texto me sinto contemplada, aliviada e orgulhosa, tendo a certeza que o Brasil tem o Professor Leonardo Boff. Obrigado BRASILEIRO!!!

  105. Abílio Cesar da Silva Borges permalink
    18/06/2014 21:19

    Concordo plenamente com o texto do ético e filósofo Leonardo Boff, em relação a sua avaliação da elite despeitada, que se achando vocacionada a eternidade no poder, agora desalojada do comando do País, ofende quem o comanda em nome de um Partido construído pelos Trabalhadores deste Brasil. A presidenta Dilma tem toda a minha admiração e meu respeito, por ser mulher, por ter combatida a ditadura sob risco de vida, por ser mãe, e por protagonizar a mudança necessária no Brasil, a partir do ponto de vista dos interesses do empreendedores e dos excluídos. Viva Dilma e viva o povo brasileiro!!

  106. 18/06/2014 23:06

    É impressionante como partidos de elite mesmo fora do poder máximo ainda dominam. Ler Boff me deixa de alma lavada…

  107. Léa Maria Chagasda Silva permalink
    18/06/2014 23:23

    Realmente foi uma vergonha um desrespeito sem medida a Presidente DILMA.Eu senti asno ,com certeza jamais aprovo tal conduta.O sábio escritor Leonardo BOFF nos representou muito bem com este artigo digno e de qualidade inquestionável.

  108. Laudir permalink
    18/06/2014 23:50

    Boff, admiro muito sua maneira de pensar mas permita-me dizer que vejo este fato sob outra ótica. Realmente evidencia-se a falta de educação da torcida neste episódio, porém, existe algo muito mais grave nas entrelinhas da politica que a Sra Dilma e sua equipe tem praticado durante seu mandato e no de seu antecessor.
    O povo também é agredido quando espera na fila por uma cirurgia que só chega depois da morte de câncer, quando seus filhos recebem esta educação vergonha de qualidade inferior à países africanos e que o governo se vangloria de ter melhorado, se sente afrontado quando observa tanto dinheiro publico gasto com estes estádios superfaturados e se revolta quando se dá conta de que nesta tal democracia que temos aqui quem nos deveria representar também já foi corrompido pelo sistema para que este possa se perpetuar!
    Não creio que o publico do estádio represente apenas uma parcela da sociedade.
    Existe algo nas entrelinhas deste episódio. É preciso dizer!

  109. Avelino Gomes Moreira Neto permalink
    19/06/2014 0:01

    Concordo em gênero, número e grau com o Professor Leonardo Boff
    ,

  110. 19/06/2014 0:15

    Magnificas as palavras ditas. So gostaria de saber porque enfatizou tanto. A cor dos agressores da presidente?

  111. Delfina Chaves permalink
    19/06/2014 0:42

    Concordo com a grande falta de respeito de alguns brasileiro, contra atacando e denegrindo a imagem do Brasil, mostrando-se verdadeiros “homens da caverna”,onde deveríamos receber bem o visitante. “Roupa suja lava-se em casa”, nas eleições por exemplo.Essa incoerência nos traz uma má repercussão, sinto-me envergonhada com tamanha ignorância.Nas redes sociais, pessoas que se dizem instruídas contra atacando das mais diversas formas a presidenta,isso é livre expressão?????

  112. Almir Braga Filho permalink
    19/06/2014 8:39

    Sou filho de exilado político e posso dizer que foram estas mesmas elites que depuseram Getulio , Jango e escracharam homens como Leonel Brizola , Darcy Ribeiro , Josué de Castro , Paulo Freire só para citar os mais ilustres
    Tudo para manterem se na sua nefasta posição de se auto elegerem escolhidos pela divindade para ocupar o espaço da casa grande e serem lacaios do imperialismo americano
    Para isso , vaiam ,insultam , xingam sem vergonha , ainda contando com o apoio da grande mídia golpista e serviçal.
    Siga em frente digna Presidenta , o verdadeiro povo saberá dar a devida resposta no primeiro domingo de outubro , o restoé choro e desespero dos coxinhas

  113. 19/06/2014 9:45

    Bom dia.
    Tenho verdadeira admiração pelo autor.
    Esta é apenas uma opinião, sem pretensão de verdade absoluta.
    Gostaria de deixar claro que sou desfavorável a atos de barbárie, sejam abertos ou velados.
    Algumas passagens do texto me chamaram a atenção e gostaria de esclarecimento se possível.
    A primeira delas seria se ao ressaltar a virtude da determinação, que o autor identificou na presidente, por suportar o ato vândalo de xingamento, estaria ele afirmando que a mesma é uma mulher virtuosa e sem defeitos?
    Gostaria de saber se o autor analisa que a determinação, nas condições verificadas, poderia de fato ser considerada uma virtude?
    Na história foram muitos os homens “determinados” que enfrentaram o mundo, embora nem sempre trouxessem prosperidade. Na revolução russa foram milhões de dissidentes perseguidos e mortos graças à determinação dos revolucionários. Como avaliar então se a determinação circunstancial se constituirá de fato em uma virtude definitiva?
    No momento em que o nobre autor do texto ressalta as qualidades heroicas da presidente, estaria ele afirmando que a posição de vítima em que a mesma se encontrou, uma vez que não tinha opções, teria a possibilidade de isentá-la de todos os atos pretéritos de sua vida?
    Quando o autor afirma que o ato bárbaro foi cometido por uma elite, estaria ele destituindo esta elite de qualquer capacidade de julgamento? Um ato de indignação que levasse a uma atitude impensada, sob o efeito de uma massa, destituiria seus executores de toda a capacidade de julgamento? E seriam eles passíveis de serem enquadrados em todos os predicados utilizados no texto?
    Estaria ele afirmando que a insatisfação de todo um povo é equivocada e a responsável seria uma elite manipuladora? Ou seja, somente a elite estaria insatisfeita? Ou mesmo a corrupção que graça no país, o número excessivo de decretos, os desmandos com o dinheiro público, a doutrinação forçada de uma ideologia exógena ao povo brasileiro, os favoritismos, o estímulo ao ócio, as perseguições e etc seriam todas fruto da imaginação neurótica de uma elite desinformada?
    Ao citar outros pensadores estaria o autor apontando para a cor de pele, ou para a classe social de um povo como os responsáveis pelas sus mazelas?
    Acredito que o autor tenha objetivado apenas o repúdio ao ato de xingamento ocorrido, mas gostaria de desfazer dúvidas que permaneceram ao ler o texto.

    Pessoalmente desaprovo o xingamento desrespeitoso. Acredito, no entanto que tal acontecimento tem sido usado, de forma generalizada, para reverter uma imagem, e acho isto indevido.
    Sou contra sectarismos e não aprovo uma elite de domínio, que, aliás, possui grande responsabilidade pelo estado ainda de atraso em que se encontra o país. Se a direita houvesse por educar a população estimulando o desenvolvimento do país, pelos tantos anos em que ficou no poder, não estaríamos vivendo esta situação de miséria moral atual.
    Tão pouco aprovo medidas populistas que favorecem o ócio e o cabresto de votos sem trazer real prosperidade à nação ou mesmo às pessoas que se sentem momentaneamente beneficiadas.
    O desvio a meu ver não vem da classe social ou da cor de pele, vem do próprio âmago do homem; vem de seu egoísmo. Qualquer forma impositiva de domínio e manipulação, seja de direita ou de esquerda, é execrável, somente trazendo ao mundo desgraças e retrocesso.
    Penso que existem boas pessoas independente da classe. Se a riqueza estimula a ambição desmedida a pobreza incita ao ressentimento. Porém o homem pode superar tudo isto.
    O bom rico trabalha para que outros prosperem ao seu redor. O bom pobre trabalha dignamente para progredir.
    O mal rico, para permanecer no ócio, explora aqueles que dele dependem.
    O mal pobre quer se tornar o mal rico, progredindo sem trabalho.
    Não há deveres que não mereçam direitos, assim como não há direitos que não prescindam dos deveres.
    Porque existem ricos e pobres? A questão é somos iguais em essência, mas percebemos, sem tapar o sol com a peneira, que existem alguns mais aptos a buscar o progresso individual que outros. Sempre haverá diferenças.
    Não devemos achatar aqueles que são mais produtivos, simplesmente porque existem aqueles que não são. Os mais produtivos trazem benefícios para toda a humanidade. Porém aqueles que menos possibilitados constituem a nossa humanidade individual.
    As diferenças não podem ser abissais, mas tão pouco deve haver um achatamento forçado que sempre redunda em miséria coletiva.
    Todos devem ter a chance de progredir pelo esforço próprio. A direita durante muitos anos não estimulou ou abriu as portas para tal desenvolvimento, mas a esquerda quer que todos se desenvolvam independentemente de suas capacidades individuais. Um bloqueia o desenvolvimento e o outro desenvolve por decreto sem considerar o mérito.
    Ao meu ver todos em rumos equivocados. Devemos construir uma sociedade nova onde todos tenham real chance de mostrar seus valores, estimulando os mais produtivos, ao mesmo tempo em que são respeitados e acolhidos os menos produtivos. Porém sem inversão de valores.
    Não podemos a custa de justiça social desconsiderar o mérito. Tal trará grandes revezes ao país como um todo.
    É hora de um caminho novo e diferente, daqueles já impostos e fracassados. Um meio espúrio nunca justifica um fim digno. A história nos demonstra isto. Não adianta maquiar as informações, pois que em médio e em longo prazo toda obra ineficiente deixará de existir. Toda a fachada ruirá se as colunas de sustentação forem frágeis.
    Basta à corrupção e à manipulação. Abaixo o credo de que as vítimas são heróis. Chega de preconceitos tanto de direita quanto de esquerda e de suas ideologias de sustentação, já pela história, demonstradamente falidas.
    Não é a luta de classe que nos interessa, mas a luta dentro do próprio homem, buscando deixar de lado o egoísmo e cultivando o altruísmo.
    Assim não haverá mais insatisfação, ou xingamentos. Vítimas ou algozes.
    Não é à força que se muda uma nação, mas pela verdadeira educação, em todos os níveis.
    Lamento pelo infortúnio da presidente, mas faço votos que os políticos, como toda a população se sensibilizem para as reais necessidades da nação.
    Vamos dar um passo à frente e não retroceder. Todos unidos por um ideal maior.
    Quem foi responsável por denegrir a imagem do povo? Somos todos em parte responsáveis.
    Lamento se fui inoportuno.

  114. 19/06/2014 10:08

    Ela nao merece o que ocorreu no meu ver. Agressao moral doi demais para todos e mais ainda para uma mulher no topo da montanha politica do pais. Nao quero falar do boi da expiaçao porque ela nao poderia ser. Nenhum ou nenhuma presidente pode resolver sozinho/a os problemas mesmo numa democracia idealizada por Montesquieu. A Dilma diferente e Dilma que entende e atende o grito de rua, o descontentimento geral causado pela impaciencia entre semaer e colher de um lado e as crises financeiras mondiais do outro lado. A Dilma diferente nao esta no pessimista, nem no xingamento nem na midia. Ela esta no coraçao dos otimistas que acreditam que o Brasil tem futuro continuando se purificando e trabalhando duro para sua Democracia, seu bem estar desejado e sua integraçao integral: a roda da historia nunca volta atras. Coragem Brasil, nos acolhidos pelos seus filhos e filhas para evangelizar e ser evangelizados, nunca deixaremos de te amar, em nome de Jesus e sua Santissima Mae Aparecida. No contexto das grandes transformaçoes e mudanças, seus pobres nai estao tao esquecidos como em outros ceus la fora…

    • Gomes permalink
      01/07/2014 15:42

      Vc disse muito bem, ela não Governa sozinha, é verdade nós precisamos fazer um varredura no Congresso Nacional, botar todos os picaretas, que inclusive foi o proprio Lula que disse que lá tinha mais de trezentos picaretas. Será de lá para cá não aumentou? eu tenho minhas dúvidas.

  115. 19/06/2014 10:25

    Fantástico texto e vem de encontro ao meu repúdio ao ato da extrema direita. Parabéns Professor!

  116. Filipe permalink
    19/06/2014 10:43

    Acho que insultos desse tipo são desnecessários nesses eventos. É uma forma ignorante de expor o descontentamento. Mas limitar esse comportamento à elite do país também é uma visão muito romântica do povo. Quem convive com o povo sabe que a nossa presidenta não anda com a bola cheia. As palavras que dirigiram à ela no estádio nada mais são do que as mesmas ditas nas ruas quando o assunto é política.

    O Brasil vive um momento onde tudo é caro, só vemos previsões de que as coisas vão aumentar, a gasolina é um roubo, e o que eu gastava para fazer a compra do mês há 3 meses já não é suficiente mais. A população vai ficando insatisfeita, quer ver melhorias, e tudo que vê é corrupção. E não vou entrar no mérito de qual partido rouba mais porque é injustificável independente do partido. Antes de partido ou qualquer outra razão, eles estão lá pelo bem da população, mas não se lembram disso até que chegue a época de fazer campanha.

    As eleições deste ano serão interessantes. A Copa foi caríssima, quase nada foi concluído e os benefícios que o povo teria continuam no sonho, e as necessidades básicas do povo continuam deixadas de lado. Eu aposto que a reeleição da Dilma está nas mãos da seleção brasileira. O sucesso da seleção vai impulsionar o sucesso da nossa presidenta, mas um fracasso tem o poder de derrubá-la.

  117. mar us permalink
    19/06/2014 11:57

    Discordo em partes: deveriamos ter vergonha dos mensaleiros e juizes do STF, dos escandalos da Petrobras e etc. Outra: fui ao jogo e ganho R$ 1800, 00 POR MES. Sou elite?

  118. carla permalink
    19/06/2014 12:14

    Sou branca, alias branquissima e do sudeste do brasil e achei bem preconceituoso seu texto. Me orgulho, mesmo pobre e ganhando pouco, de ser BRANCA!!!

  119. 19/06/2014 15:27

    Se grande parte do povo brasileiro chegou num extremo desse é por que a coisa tá feia mesmo e parece que só as maiores autoridades não querem ver. Talvez, tenhamos cansado de “ouvirmos” coisa pior sem palavras, somente com atos e com a tinta da caneta, como fazem os políticos brasileiros, acham que tudo podem. Com relação aos xingamentos a uma mulher…. Dilma, quando delibera sobre o que quer e toma as atitudes que quer tomar, não se coloca como mulher. Presidente não tem sexo, nem opção sexual.

  120. Gal Monteiro permalink
    19/06/2014 17:04

    Dizer o que mais, Lord Boff? Sua análise contempla 500 anos de história e ainda nos remete à possibilidade de um futuro nefasto, caso esse grupo arrogante, estúpido, prepotente e sanguinário volte a governar nosso país. Meu respeito!

  121. Marcia Lyra Nascimento Egg permalink
    19/06/2014 18:39

    Lavou minha alma!

  122. Jaime permalink
    19/06/2014 19:16

    Parabéns a Leonardo Boff pela clareza na análise e coragem em desmistificar essa elite podre que quer estar acima do bem e do mal. Só que esse tipo de elite que insultou nossa Presidenta não tem moral alguma. Ao contrário, está caindo de podre e representa a barbárie e a decadência em termos de civilização. Agradeço ao Leonardo Boff pela reflexão com referência histórica e lucides na leitura do contexto atual.

  123. Geraldo S S permalink
    19/06/2014 19:45

    Quem levou o povo a tal atitude, foi a propria presidente, q nem deveria ter comparecido ao estadio, pois o q aconteceu ja era previsto. O povo nao suporta mais uma politica tao suja, comandada por uma enorme quadrilha.
    E nos estadios, infelizmente, sempre acontece expressoes como as q foram ditas.
    Falta de respeito?
    E a presidencia, tem nos respeitado?
    Hipocritas, isso sim!

    • José Arimatéa Carlos da Silva permalink
      08/10/2014 12:08

      Está retratado o governo PT/Dilma e o nome é merecido, pois a exploração da miséria e da simplicidade dessa gente será contínua e conveniente para promessas que não serão cumpridas.
      É lamentável que não percebam que os governos Lula/Dilma foram os que tiveram mais dinheiro público para realizações sólidas de infraestrutura mas preferiram garantir as corrupções para enriquecer todos os companheiros e aiados no alto escalão.
      Daqui para frente tudo ficará muito mais difícil pois sugaram os cofres das estatais, sucatearam as instituições e prejudicaram o emprego, a indústria e a economia.

  124. Atyla permalink
    19/06/2014 21:06

    Interessante né Srº Leonardo, pode-se xingar todo mundo, o papa, o pai, a mae, ex-presidentes (incluse quando ainda se encontrava em exercício) menos a Presente, será que é vergonhoso xingar a presidente ou se torna vergonhoso por ser do partido que o sr aprova?

  125. thiago permalink
    19/06/2014 21:47

    Sem querer defender a presidente, mas tenho a impressão de que aqueles rugidos de leão na verdade eram miados de gatinhos…

  126. Valter Santos permalink
    19/06/2014 22:01

    São esses candidatos que o povo brasileiro deve ficar de olho, pois nesse meio só tem corrúptos e quem quer levar vantagens com os votos dos inocentes e analfabetos políticos que são muitos nesse Brasil.

  127. 19/06/2014 23:33

    Excelente artigo. Expressa exatamente o meu sentimento : desrespeito á autoridade, desrespeito ás pessoas que ali estavam, preconceito contra a mulher, sem falar no linguajar rasteiro. Uma vergonha!!!

  128. 20/06/2014 0:01

    Perfeita abordagem e leitura da situação.

  129. Cla permalink
    20/06/2014 0:15


    Pois então, qd o Lula xinga os outros não é elite branca?

  130. Murilo permalink
    20/06/2014 7:36

    A maior autoridade deste mundo e no entanto destruida e desrespeitada por suas autoridades é a natureza, o resto é tudo criado, seja capitalismo ou bla bla bla de ser humano. Para a vida não interessa cargos e posições, mas respeito e dignidade como ser vivo. Não desrespeito por este motivo e não por ser presidente, papa ou o que quer que seja. Vocês querem obrigar pessoas a se comportar como selvagens capitalistas com poderes enganosos e manipuladores com fundo capitalista. Todo sistema é uma fraude, por sò é leìgitmo aquilo que não pode ser criado e nem transformado.

    • jorge permalink
      22/06/2014 12:40

      O pior que “eles”, querem pensar que somos inimigos !!!! nao !!! somos a favor do povo ! nao temos partido algum ! o que temos e vergonha de dizer que somos brasileiros com essa cupula corrupta,que nos assaltam na cara de pau,e ainda querem mostrar pros menos favorecido culturalmente que somos inimigos !!!!!! he he e muita petulancia dos petralhas !!!!!!!

  131. 20/06/2014 9:33

    O senhor é nitidamente um partidário, não? A sua perplexidade é genuína, mas a da população não? A massa está manipulada ideologicamente, mas o senhor não? O senhor incorre no mesmo erro (o da prepotência ingênua) que padece aqueles a quem acusa. E eu, neste instante, também.

    • 20/06/2014 12:21

      24 é um bom número comparativo, pois é 12 para menos e 12 par depois. e com certeza quem esteve há 24 anos atrás vivendo neste país sem trabalho, sem escolaridade, oriundo da exploração dos mais humildes, por essa elite dos xingadores, colocando pregos nas correias dos chinelos para não caminhar totalmente descalços, conhece outras avaliações que certamente e ou desumanamente, os senhores “cegos”, porque se negam a ver e brincam de não entender, se opõem, porque antes, viviam em pôr suas bondades nos quilos de sal colocados nas cestas básicas das igrejas. Obs. sou apolítico, apenas coerente.

      • Juraci Giacomini permalink
        26/06/2014 11:06

        Bom dia José Reis Santos, tenho 49 anos e vivi o antes e o depois, porém te digo que nunca fui cara pintada, nunca fui para as ruas, sou de origem pobre, (mãe doméstica e pai motorista), “não humilde”,no entanto meus pais nunca nos deixaram como vc fala “prego no chinelo”, morávamos no no interior, não tínhamos um guarda-chuva pra ir para a escola, com uma conga que no inverno tinha que secar no forno do fogão e eu usava de manhã e minha irmã à tarde, mas, com todas as dificuldades estudamos e continuamos tendo um nome a zelar. Quero dizer, não me sinto como quem viveu com migalhas, tínhamos pouco, mas todos trabalhávamos,sem esquecer que na época não era errado criança trabalhar, talvez seja por isso que conseguimos crescer valorizando o que tínhamos. Qual a diferença do que era feito antes, como vc fala: “porque antes, viviam em pôr suas bondades nos quilos de sal colocados nas cestas básicas das igrejas” do que é feito hoje pela PT da Dilma? Só mudou o nome de cesta para PROGRAMAS. Hoje, só não tem programas pra quem trabalha. Eu me oponho às barbáries que acontecem na política brasileira, independente de partido.

    • JIRGE permalink
      20/06/2014 13:00

      HE HE , SERA QUE NAO VEJO ISSO? SERA QUE E MENTIRA,QUE PESSOAS FICAM IGUAL A LIXO NOS CHAOS DOS HOSPITAIS???? SERA ? QUE NAO SABEMOS QUEM E BANDIDO OU POLICIA,OU A QUEM DEVEMOS PEDIR SOCORRO?? SERA Q DANDO OS PEIXES PROS DESESPERADOS E MELHOR Q A ISCA E O ANZOL????? SERA??? …..DEVO ESTAR TENDO PESADELOS??? OU…O SR E PAGO PRA MANIPULAR OS QUEM AINDA TEM DUVIDAS DISSO TUDO????

    • GERSON FLORINDO DE SOUXA permalink
      22/06/2014 9:53

      Não precisa ser professor de historia nem ter memoria curta pra saber que este pais veio a crescer, ter soberania e respeito internacional ha 12 anos nos governos Lula e Dilma.Eles continuam ai, vivos e fortes querendo voltar ao poder para antiga proposta do preconceito, do ódio contra os pobres e com posturas dominantes. Contudo isso ainda demonstram não ter cultura adequada e educação. A mesma que tiveram e esconderam para aqueles que precisam durante seculos. A historia se repete quando lembramos de Barão de Mauá desenvolvimentista que sozinho construiu o país na época do império e por isso foi destruído, hostilizado pelos mesmos que desejam o atraso e tem o complexo de vira latas do caos e agiam de forma corporativa para defender seus próprios interesses.

  132. Rossiline Lunar permalink
    20/06/2014 13:05

    Se torna vergonhoso ouvir a defesa de pessoas que continuam a usurpar a cidadania de uma população, seja esta por meio de descasos, acordos políticos pretensiosos ou ainda por manipulação. Não devemos banaliza o mal, porém dentro de uma democracia o direito do cidadão deve ser respeitado e ouvido, quando não ocorre ambos o grito de socorro vem de diversas formas e o que precisa mudar não é o ato da população e sim a visão ditatorial que se governa atualmente o país, igualmente favorecendo a impunidade e vantagens judiciais. Quando se vai às ruas ou se faz ouvir não é uma parcela pequena é uma parcela enorme. Eu sou um grande admirador de seus livros e também estudo os autores citados bem como outros também, porém não podemos vedar-nos para defender um erro enquanto podemos sugerir possibilidades de melhorias.

    • Marcios Ladeira permalink
      24/06/2014 12:44

      Vote em quem considera melhor. E seja feliz. Não precisa recorrer ao caos, não precisa agredir ninguém. Não gosta da Dilma? Vote contra. Educadamente. E seja feliz com sua decisão madura e democrática.

    • 25/06/2014 21:38

      Inteligente seu raciocínio. Meus parabéns!

  133. Maria de Fátima Cavalcante Pinheiro permalink
    20/06/2014 21:15

    Errata: leia discriminação

  134. 20/06/2014 21:59

    Aquilo não foi vaia, foi xingamento. Revela mais que incivilidade, barbárie, falta de respeito para uma representante de governo eleita. Não é um ditador. Parece que a coisa foi arquitetada em dois camarotes: de um banco e de um jornal famoso de SP. Pq este pessoal de classe média e rica odeia tanto o governo federal PT-PMDB, já que ganhou tanto dinheiro justamente com este governo? Seria erro do próprio governo, que fez vistas grossas justamente com os bancos e banqueiros. Lamentável. Atenção: adianto que não sou filiado ao PT, PMDB ou PSDB. Sou filiado, sim, ao bom senso e a prudência.

  135. Mariana permalink
    21/06/2014 9:25

    Senhor Leonardo Boff! Caiu por terra a grande admiração que eu tinha pelo senhor!!!! Que pena!!!! Mariana.

  136. Aprocurade permalink
    21/06/2014 9:50

    “setores que por 500 anos ocuparam o espaço do Estado e dele se beneficiaram a mais não poder, negando direitos cidadãos para garantir privilégios corporativos”

    Esse trecho do seu texto é claramente o propósito do PT. Por isso tem recebido as vaias!

  137. Sidnei Moraes permalink
    21/06/2014 10:13

    Sou franciscano e contra a existência de partidos políticos, pois são todos corruptos e ditatoriais. Apoiar PT ou PSDB e seus asseclas não é uma atitude cristã e muito menos democrática. Pelo seu artigo, os partidários do PT não ofenderiam um presidente com palavras de baixo calão?! Saia da redoma frei…o Brasil tem mais de 200 milhões de seres humanos miscigenados, falar de gente “branquíssima” é uma piada preconceituosa. Então a culpa da atual situação do país é dos homens brancos de classe média, é isso? Quem trabalha e paga impostos neste país? Jogadores de futebol? Políticos (Sarney, Collor, Renan…)? Empreiteiros (antes inimigos, agora parceiros – Odebrechdt, Camargo Correa, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Delta…)? Indígenas? “Os pobres”? Diga-me frei, quem sustenta esse país? Quem são esses 200 milhões de seres humanos? Qual o seu fenótipo? Quem os representa? Qual a sua cor? Converse com Jesus, com S. Francisco…o que será que eles diriam? No mundo ideal, não deveria haver partidos e muito menos um sistema bicameral. As instituições deveriam formar o legislativo e só aquelas com mais de 100 mil membros teriam direito a voto(entidades de classe como conselhos profissionais e sindicatos, sendo que as votações não seriam individuais, mas da categoria, seu representante, que não teria assessor pago e nem salário, pois já receberia de sua entidade, apenas apresentaria o voto ou projeto de lei). Também não deveria existir vereador nem cargos comissionados, apenas nomeação para o primeiro escalão (secretários e ministros), serviço público só por concurso. Judiciário não deveria ter mais que 3 recursos. Crimes hediondos como estupro e homicídio não deveriam ter limitação de idade penal para ir a júri popular.STF (julgam até roubo de galinha…então perdeu a identidade) deveria ser extinto e o STJ ser reduzido de 33 para 11 “ministros”, todos juízes e concursados. Presos violentos e condenados por crimes hediondos deveriam perder todos os direitos civis, inclusive de ver a família e o absurdo de visitas íntimas (tiraram o direito de ma família para sempre de ver seu ente querido e ainda querem ter direitos?) Aguentem 30 anos, Cadeia não é para corrigir o preso, mas a sociedade, tirando a sensação de impunidade, simples assim. Infelizmente as ideias ditatoriais da esquerda infantil (parodiando Lenin) impedem de ver o óbvio. Paz e Bem!

    • Vania Drosghic permalink
      22/06/2014 15:47

      Sidnei Moraes, foi muito coerente sua colocação, pois a do Sr. Boff foi muito infeliz, parece que ele vive “fora da casinha”. Ele não deve saber o que a classe média aguenta nesse país.

    • 23/06/2014 14:39

      Embora surpresa com o comentário, por proceder de um franciscano, concordo plenamente com o mesmo. Durante 42 anos ministrei aulas de Geografia e disciplinas afins no ensino de 2º e 3º graus e vivia em estado de sofrimento constante por constatar e transmitir as situações paradoxais imperantes no nosso pais. Não vou citar nenhuma pois iria apenas repetir o que você escreveu. Porém, devo acrescentar a estupidez de um grupo que usa palavras de baixo calão num local público, independentemente de para quem é dirigida. E vem isto de um estado dito o mais desenvolvido cultural, educacional e economicamente da federação. E ainda falam mal dos nordestinos. Eu sou humildemente uma mineira que reside a 38 anos na Bahia, graças a Deus! Obrigada!

  138. Raimundo Paulo Barros Henriques permalink
    21/06/2014 11:27

    Vamos por partes. Gilberto Freyre pertencia a que grupo? O cara era racista e anti-semita, Sergio Buarque de Holanda dizia em sua obra máxima “Raízes do Brasil”que os intelectuais no Brasil mudavam de convicção ao sabor das conveniências (p. ex. poder). Seria bom que o articulista lesse a Bagaceira de José Américo de Almeida, assim ele entenderia o que aconteceu com o PT e o povo brasileiro em relação ao PT. Isso é! Se ele não for um adepto do fixismo ideológico. Em resumo: retirantes que chegavam da seca na zona da mata e que se adaptaram a duras penas devido as práticas excludentes e da elite local ,depois de terem se adaptado e conseguido se estabelecer na zona da mata no nordeste, passaram a agir do mesmo modo autoritário (como o PT decidiu que estádios eram melhores que escolas e hospitais). E todas as outras práticas que caracterizavam a dita elite: clientelismo político, corrupção e incompetência. Estão colhendo o que plantaram sim, não só a Dilma, a meu ver, uma vítima (talvez por vaidade, o pior dos pecados!) mas toda elite do PT que traiu um sonho.

  139. josé carlos cruz permalink
    21/06/2014 17:07

    Triste essa manifestação do “Frei Boff”.A corrupção atual no País e a incompetência no trato da segurança não o abala?

  140. 22/06/2014 11:04

    Republicou isso em cadinhodemim.

  141. jeandeguy permalink
    22/06/2014 13:03

    Fiquei envergonhado… de ler tanta bobagem junta…

  142. Vania Drosghic permalink
    22/06/2014 15:49

    Por que minhas opiniões não passaram na moderação? Não disse nada pior do que o que foi dito até agora.

  143. terezinha maria castro permalink
    22/06/2014 17:10

    Boff já teve sua vez. Eu o admirava muito. Só que algumas pessoas parece que tem vergonha de mudar de lado uma vez que a situação tenha mudado. Acho que se sentem como se traissem a si mesmos e àqueles que acreditavam nele. Não dá para continuar pensando dessa forma. O Brasil mudou e o governo em que eu também acreditei naufragou., não são pessoas confiáveis, desejam poder para si e seu grupo. Atualmente nos envergonham.Eles é que nos envergonham. Ex Frei Boff use sua lucidez e perceba que a bandeira que ainda defende está manchada, bem manchada.

  144. 22/06/2014 22:51

    Esse episódio de xingamentos em estádio articulado e construído em um concerto de elites políticas capitaneadas pelo populista de direita Lula, e para beneficiar o time que ele torce (maior torcida na classe A inclusive), trouxe a tona como haveria quadros políticos para o fascismo italiano ou comissários do povo do regime de Stalin. Querem tutelar tudo, inclusive o que se diz em estádios. Transformaram um público heterogêneo de classe média em “elites brancas”, e ainda por cima, “sexistas”, pois afinal de contas , as feministas incapazes se sem base política e social para elegeram uma única vereadora, pensam em controlar o pensamento através da gritaria e da estigmatização Alguma dúvida que se Paulo Maluf, Kassab ou Hadad ali estivessem aparecessem no telão, seriam xingados ? E qual seria a reação então dos populistas pré marxistas? “O povo repudia o simbolo da ditadura Paulo Maluf (ora , mas ele não é companheiro agora?) E se fosse Kassab ? “A classe média empobrecida e proletarizada repudia representante do continuismo em São Paulo”..

  145. Flávio Anderson Marques permalink
    24/06/2014 19:41

    O que envergonha o Brasil? Acho isso muito difícil de explicar nos dias em que vivemos… Xingamentos direcionados ao representante máximo de um país, independente do sexo? Não! Isso não deve envergonhar. Crianças falam isso o tempo todo nas salas e pátios de escolas públicas e privadas e, além do mais, somos uma democracia e temos o direito à livre expressão. Se realmente fosse envergonhar, nãop veríamos pais e mães falando aos seus filhos: ” mostra o piruzinho pra ela”, “de quem é esse piru?”. Quem nunca ouviu um pai orgulhoso ensinando isso aos seus filhos homens? Quem nunca num jogo de futebol entre amigos ou colegas de trabalho ou em estádios não levanta outros xingamentos? É triste mas é a realidade. O que envergonha o Brasil? Grávidas parindo em portas de hospitais por falta de atendimento? Idosos, doentes e acidentados morrendo pelo mesmo motivo? Políticos notadamente desonestos sendo absolvidos de suas falcatruas através de recursos que entravam os tribunais do país inteiro? Sabe, meu povo, eu votei no Collor, no FHC, no Lula e na Dilma. Sabem por que? Porque eu sou aquele que vota por buscar acertar no voto e não por ideologias. PT, PSDB, PFL e tantos outros partidos que estão por aí prometem mundos e fundos. Estamos cansados disso mas infelizmente o que vemos para as próximas eleições são as mesmas caras em partidos diferentes buscando o que sempre buscaram: Poder. Ninguém se importa Realmente com o povo. Só quer do povo o voto que os mantém no poder. Fidel não era um idealista revolucionário? O que fez ao assumir o poder? Escravisou o povo pelo qual ele dizia lutar. Che Guevara, outro líder revolucionário, passava por cima de quem lhe estivesse no caminho, até ser morto por fidel, seu aliado até assumir o poder. O Brasil não se envergonha de nada. Se se envergonhasse, saía verdadeiramente as ruas e não teria deixado acontecer a copa. Teria tirado do poder os polícos que vem nos surrupiando o minguado salário que o país se propõe a pagar. Dá-se esmolas ao povo e mantêm-se a mesa farta nos palácios, assembléias e câmaras. Penso que xingar a presidente foi sim um desrespeito. Mas foram quantos? Dez pessoas? Vinte? Trinta? Não! Foram mais de 60 mil pessoas! Um estádio Inteiro na maior cidade do País. É preciso reconhecer que desde o governo de Itamar Franco, o Brasil vem se desenvolvendo bem e ganhando espaço no mundo. Todos os presidentes que passaram trouxeram algo de bom, de positivo, independente de seus partidos. Mas é preciso avaliar também que tudo que recebemos do governo não passou de esmola pois o Brasil podia e pode muito mais mas a corrupção que rola solto nos meios políticos e empresariais que controlam o país não deixam o progresso avançar. No País do fome zero ainda temos pessoas passando fome. O xingamento não devia ter sido direcionado apenas à presidente (presidenta foi um termo que ela inventou e que não se aplica ao verbo presidir) e sim a toda corja de salafrários políticos que nos roubam na cara dura. Não sou apolítico. Sou apenas a favor do que é certo e justo. Aos Doutores que lerem essa resposta, me perdoem pelo português. Minha cultura escolar não é muito grande e os autores citados pelo Frei e nunca lí mas a vivência do dia-a-dia me dá a experiência para falar e exprimir minhas ideias.

  146. Carla Mirella Mastrobuono permalink
    24/06/2014 20:23

    É interessante notar o quanto o povo acaba por fazer a defesa das elites, sem perceber. Não se trata da Dilma do PT, mas do cargo de Presidente da República…

  147. Edwiges permalink
    24/06/2014 22:18

    Decepçao Sr Boff.Sou contra o xingamento ,mas,a vaia foi maravilha.Como um cristāo defender tanta corrupçāo e querer esta corja que deseja transformar nosso país em um país bolchevique?Vergonha é o que esta elite política do PT e aliados está fazendo com nosso país e com os brasileiros.

  148. NEUZA OLIVER FRANQUI permalink
    25/06/2014 6:53

    Só pessoas como esse culto e sensível homem, tem a coragem de se posicionar diante de uma nação que ficou por muitas décadas a deriva, sem EDUCAÇÂO, e levada por lavagem cerebral sob a FALSA MORAL das mais impurias consciências. Parabéns, Leonardo Boff!!!
    Sinto-me envergonhada por vários comentários colocados aqui.
    VOCÊ QUE TEM MENOS DE 25 ANOS, PODE ESTAR REVOLTADO, MAS VOCÊ NÃO PASSOU POR: ELEIÇÕES INDIRETAS, SUCESSIVAS TROCAS DE MOEDA, ÁGIO E FALTA DE CARNE, LEITE,ETC.,HIPERINFLAÇÃO, CONFISCO DE CONTAS BANCÁRIAS, CAUSA DE MUITAS DOENÇAS E SUICIDIOS, ARROCHO SALARIAL, RECORDE DE DESEMPREGO, TAXA DE JURO ACIMA DE 45% A MAIS DE 80%, RACIONAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA, E MUITAS OUTRAS DESGRAÇAS. SE você não sentiu nada disso ou você é muito RICO como esses que nos envergonharam ou tem menos de 25 anos, ou é um
    DOS DESMEMORIADOS… Você tem todo o direito de se revoltar, mas tem obrigação de se informar. Estude um pouco a história recente de seu país.

    • 26/06/2014 22:34

      É notótio que muitos cidadão replicam sobre assuntos atuais que sempre existiram em todos os governos, assim como os assuntos que a sra descreveu.Não concordo com muitas das atitudes partidárias e não concordo com a forma de administração e da política adotada atual, porém a solução de nossos problemas é denegrir a imagem da nossa representante e militar por isso? A maior prova de que os ‘financiantes” da FIFA, clientes dos estádios que sofreram pela falta de organização concernente a alimentação, dentre outros assuntos, não demonstram bem a cara dos brasileiros pelos cânticos repetitivos.Ao menos torcida do povão sabe animar torcida e torcer com criatividade.Protestar desta forma é semelhante a culpar as divindades pelo pela chuva, votar no tiririca como protesto, quebrar ônibus mas anda de carro, etc.

  149. Richard permalink
    26/06/2014 21:13

    Esse Leonardo Boff é um velho babão que cria argumentos e teorias a respeito do que não pratica. Ele nada produz. Ganha para falar mal de pessoas honestas que trabalharam e pagaram seus impostos à um governo que nada dá em troca a não ser o CIRCO. Velho Leonardo Boff você encontra argumentos mentiroros ao dizer que somos donos de Senzala. Se ele considera falta de educação um palavrão o que dizer de MENSALÃO PETISTA. ??? Quem roubou o povo e se fez de bandido foi o governo PT que deve ser tratado pelo povo como quer o povo. Pois a voz que a elegeu também pode tirar. Outro recado lhe dou: Vá trabalhar , não tenha medo, ganhe a vida com trabalho, faça o que muitos ali que pagaram seus ingressos fizeram. Outros tantos brasileiros quiseram estar ali naquele momento, entretanto não puderam pagar, outros não engolem uma copa, outros tantos fugiram para o exterior. Nesta minha idade que estou nunca vi tantos colegas pedirem a cidadania canadense ou de outro país por entender que há má vontade, há corrupção, há um clima de assalto a nação brasileira. Desejo lhe um choque de realidade. Achar que o país se resolve governando para minorias não compactua com a Democracia. Queremos um governo para uma maioria. Não se faz um país apenas com palavras e teorias populistas ou comunistas. É preciso enaltecer o MÉRITO do esforço e parar de perseguir brasileiros ou colocá los uns contras os outros.

    • 28/06/2014 19:23

      Richard,
      Desafio-o a trabalhar como trabalho, pelo menos umas 12-14 horas por dia. Não pense que os 92 livros que escrevi,a maioria de origem cientifica e centenas de outros artigos em revistas do mundo inteiro, e as centenas de palestras que dou aqui e fora significa divertimento. Vc não sabe nada da minha vida. Não lhe fiz mal algum, por que ofende desta forma. Bom carater não deve ser.
      Que o Espirito nunca lhe falte para teres um pouco de discernimento nesta sua vida
      lboff

  150. Adilson de Oliveira Silva permalink
    27/06/2014 0:18

    Quem disse mesmo em um vídeo que Pelotas era a cidade exportadora de Vi……dos? Sim ele mesmo o Lula e agora voces do PT vem com esse mimimi.. de falta de educação?

  151. 27/06/2014 4:45

    Apesar do termo controverso e abominável “presidenta” este texto traduz bem o que disse e pensei no dia dos fatos descritos… A maioria de nós, apresenta princípios e educação. Respeitamos ao outro… Também porque acreditamos que somos dignos da mesma deferência. E se não houvessem mais tais premissas, para onde caminharíamos? Pois daí que adultos pretensos a paternidade, não poderão mais ter filhos, pois sua prole não se sujeitará a qualquer autoridade… Sei que vem crescendo a cretinice dentre os brasileiros, (que se traduz, no campo das “artes” por exemplo, no quanto de musicas vulgares e ordinárias, possuímos em nosso cancioneiro hoje em dia) somos mais que um povo desbocado e desgraçadamente pueril… Atualmente me considero sem partido (apesar de nunca deixar de ser politizado), acho desnecessário hostilizar a presidente com palavras de baixo calão… RESPEITO é algo importantíssimo em qualquer lugar… Se não a respeitam como presidente, respeitem-na como a senhora que ela é, nenhum de nós ficaria feliz se qualquer um dissesse algo indecoroso a nossas mães, ou avós. Ninguém pode exigir para si o respeito que não dedicam aos outros… Só acho.

  152. Paulo henrique Quaglia permalink
    28/06/2014 18:09

    Depois de tantos livros lidos…jogando-os fora…e ainda dizem que assinou em favor dos mensaleiros… a voz do povo não deve ser calada.

  153. Silvana Alves permalink
    29/06/2014 11:56

    Perfeita reflexão!
    Aquela elite que estava na Arena não me representa. .. Já a Presidente Dilma, me representa sim, pois é a autoridade máxima do país, legitimada de forma democrática pela população brasileira.

  154. conrado christiansen permalink
    02/07/2014 18:27

    Professor Boff,

    O sr é um espírito de luz, consciente e iluminado, mas todos sabemos de sua preferência política e de sua participação no governo petista como conselheiro. Obviamente sua avaliação é tendenciosa e leva em conta essas relações. Não o culpo pois sei que o sr é a favor do governo pelas ‘milhões de pessoas que tirou da pobreza e da marginalidade’ como já escreveu em um texto seu, de modo a entender que apoia o governo petista pela capacidade de diminuir a distância entre ricos e pobres. O fato é que o PT passou de todos os limites éticos (ou melhor não-éticos) de política e gestão pública, imerso em meio a escândalos e mais escândalos que não vem ao caso agora citá-los, sem falar no vergonhoso estado atual do nosso país hoje. A velha máxima petista do ‘nós contra eles’ e do ‘segregar para conquistar’ já não funciona mais, afinal, o povo não é burro e sente na prática esse descaso dos nossos governantes no dia-a-dia de qualquer classe social. Em relação aos menos favorecidos, apesar de terem melhorado um pouco o padrão de vida (de miserável para pobre, ou de pobre para classe média), a população sabe que ainda falta muito para que tenha o mínimo padrão de decência e dignidade para levarem suas vidas adiante – e não é pela falta de receitas e de impostos. Não era apenas a ‘elite branca’ que estava no estádio que apontou o dedo e a boca suja para a presidenta e seus comparsas (Michel Temer, Blatter e cia), o coro foi unânime. Se duvidar disso basta voltar um pouco no tempo e lembrar dos recentes protestos pelo país a fora antes da Copa englobando pessoas de diversas classes sociais, ou pela vaia coletiva da Presidente quando ela apareceu na televisão antes da Copa fazendo propaganda política pegando carona na Copa. O fato é que estamos cansados, cansados da falta de vergonha dos nossos governantes, cansados de serem enganados com falsas promessas, cansados de pagarmos impostos e o dinheiro público sumir pelo ralo (ou para os cofres do Fidel), etc…. e os insultos e xingamentos apesar de condenáveis reflete esse descontentamento. Está na hora de reconhecermos que esse governo não nos serve mais e muito menos atende as nossas necessidades básicas como cidadãos honestos e trabalhadores.

    • 04/07/2014 1:26

      Conrado,
      vc está me confundindo com frei Betto. Nunca me inscrevi no PT. Numa fui conselheiro nem chamado a isso. Apenas quero um governo,pouco importa a ideologia, que faça justiça ao pobre, que não o deixe na marginalidade de quase 500 anos e que possa sentir-se gente. Até agora foi o PT que tentou fazer com muita oposição. E resta ainda muito por fazer. Os outros partidos nunca tiveram esta proposta. Por que? lboff

    • Laudir permalink
      04/07/2014 18:07

      Análise brilhante! Um pais que promova a Justiça já me basta!

  155. Ana Lúcia Jezuino da Costa permalink
    04/07/2014 16:55

    A atitude dos brasileiros presentes no estádio, de fato foi lamentável. Estávamos representados pela minoria que se apropria das riquezas deste país ou que querem demonstrar algo que não tem. Os presidenciaveis que foram passivos aqueles insultos esquecem que fazem parte da oligarquia brasileira, responsável historicamente pela destituição do povo.
    Ou bem, ou mal, com muito sacrifício para passar no congresso projetos importantes para sociedade, ainda é este governo que vem promovendo a maior distribuição de renda desde o fim da didatura, que representou um grande atraso para nação. No entanto, o governo precisa ter coragem para romper com estas oligarquias. Sugiro que a presidente aproveite que os gaviões estão voando para outros ninhos para romper com esta minoria privilegiada.

  156. Carlos Roberto permalink
    12/07/2014 4:06

    “A boca fala do que o coração está cheio” – Independente de pertencer à “elite” ou se deixar levar pelo seu pensamento, o que falta para essas pessoas é justamente aquilo que eles querem reivindicar para nosso País: Educação !!! Apenas colocam pra fora aquilo que guardam em seus corações: amargura, ódio, rancor.

  157. Raimundo Pereira permalink
    14/07/2014 2:32

    Professor o sr agora se superou. Logo eu que já o li tanto! Decepcionado com vossa senhoria. Parece que intelectualmente estás ciscando como sua famosa galinha. Estou atônito com seu posicionamento, frente a um governo ou desgoverno desse. Mas concordo que muitos nesse momento pensam assim. Um dia quem sabe veremos o brasil que se está tentando construir com o PT.

  158. Douglas permalink
    04/08/2014 22:23

    Decepcionante esse texto de Leonardo Boff. Lamentável que uma pessoa tão ligada à religião compactue com esse aparthaid que o pessoal do PT está introduzindo no Brasil. O Brasil sempre foi uma nação unida, hoje querem criar o “nós” contra “eles”, a “elite branca” contra o “negro pobre”. O que Mandela lutou para eliminar na África do Sul, Lula tenta introduzir aqui. Lula diz: não governamos para o mercado, governamos para o povo: um populismo barato, como se um não dependesse do outro. Lamentável Leonardo Boff querer jogar nas costas da “elite branca” os insultos contra a presidente Dilma, fazendo uma propaganda política pró Dilma dando à entender que o povo Brasileiro está fechado com Dilma, com exceção apenas à “Elite Branca” . Fazendo assim vistas grossas à várias outras manifestações de descontentamento que passam longe da elite branca como exemplo o show do Rappa : https://www.youtube.com/watch?v=YVqx-ukCvwI&hd=1 . Espero que Leonardo Boff seja mais honesto e não tente induzir as pessoas a acreditarem em factoides em seus próximos textos.

    • 05/08/2014 18:31

      Douglas
      Aplique para vc mesmo estes conselhos, fáceis de dar aos outros.
      lboff

      • Douglas permalink
        09/08/2014 22:43

        Quais conselhos? De ser honesto? O senhor acredita mesmo que é apenas a “Elite Branca” que está descontente com a presidente Dilma? Há 7 anos atrás, quando o Brasil foi confirmado como país sede da Copa, o então presidente Lula disse que a Copa era um presente ao povo brasileiro. Se a Copa é do povo, logo foi o povo quem vaiou Dilma. Por que atribuir as vaias apenas à elite branca? Então a Copa foi um presente à elite branca? Eu mesmo não faço parte da tal elite branca e mesmo assim estou bastante descontente com este governo. Afinal, o que é elite branca? Por exemplo, Marta Suplicy é pobre negra? Acho muito injusto e errado o que o pessoal do PT está tentando fazer, quem discorda deste governo é taxado de elitista, facista, contra os pobres, e etc. E vejo que neste seu texto isto também acontece. Tenta passar a ideia de que se você é contra Dilma, você é do mal!

  159. Solange permalink
    06/10/2014 14:35

    Leonardo Boff, estou decepcionada com você. Parece que você esqueceu o que é religião. Jesus pregava a igualdade entre os homens. Parece que esqueceu tudo que aprendeu no decorrer da sua vida, está ignorando tudo de mal que está acontecendo no país. Porque você não fala da corrupção que se estabeleceu em todos os segmentos desde que o PT assumiu? Porque você não fala da escravidão do bolsa família que mantém o povo acorrentado a mercê desse partido? Como você apoia um governo que quer manter o povo na miséria através de um benefício que é usado eleitoralmente? de um governo que não quer que o povo cresça, produza e viva de forma digna com o próprio trabalho?Você está tão alienado quanto os chiitas do PT. O que aconteceu com o homem que eu tanto admirava? Gostava do homem que você era, e não do que é hoje. Talvez devesse repensar quando se posiciona do lado do mal(PT).

    • Carlos Roberto permalink
      07/10/2014 10:35

      Meu Deus ! Muito triste ver alguém afirmar que o Leonardo Boff se posiciona ao lado do mal. Não creio que seja tão simples assim: ou você defende o PT e está do lado do mal, ou você defende outros partidos e está do lado do bem. Você está cometendo uma injustiça enorme ! Eu acho que o governo do PT está longe de ser o que todos queremos, pois ainda não conseguiu realizar muitas das reformas necessárias para o pais, e ainda não conseguiu se libertar de políticas financistas, que ainda permitem lucros exorbitantes dos bancos, implementadas no governo FHC. Corrupção não é uma exclusividade do PT, basta você olhar para a história: Getúlio Vargas, Juscelino, governos militares, Sarney, Itamar, FHC, todos apresentaram corrupção, em maior ou menor grau, em seus governos. Como você pode dizer que este governo quer manter o povo na miséria, se justamente é a miséria que está sendo vencida com as políticas que você critica, como o Bolsa família. Fazer o povo crescer, produzir e, sobretudo, viver de forma digna, é exatamente o objetivo desse programa que, muito mais de ajudar de forma imediata, tem a meta de quebrar o ciclo da pobreza em nosso país: pais que não tiveram estudo, filho que não tem estudo, sem nunca ter chance de ter uma vida melhor. As crianças agora vão à escola e não precisam trabalhar para ajudar no sustento da casa. Essas crianças poderão ter mais chances que seus pais e quebrar esse ciclo que nunca, nenhum partido, foi capaz de quebrar. Esse governo investe pesadamente em educação e conseguiu, a despeito da grave crise mundial, manter os empregos e salários em alta, protegendo as famílias, sobretudo as mais necessitadas. Há muito que melhorar, mas não creio que o programa de outros partidos (principalmente na área econômica) tenha tão claro, quanto o do PT, o objetivo de lutar para que todo brasileiro tenha uma vida digna. Você pode continuar admirando o Leonardo Boff, ele é um mestre que nos ajuda a refletir sobre Deus e também, por quê não, sobre a política que todos queremos, justa e que se importe com o povo de fato.
      Carlos Roberto

  160. Tarso Fernando Cassol permalink
    29/10/2014 20:14

    Filódsofo, pensador, professor, deveria dominar pelo menos a língua portuguesa no Brasil. De onde tiraste a palavra “presidenta”? De algum envelope contendo um cheque nominal e as ordens dadas pelo partido? Reclamas de palavrões e achas que escrevendo errado estas contribuindo para a clareza que se faz necessária no Brasil. Sinceramente eu tenho certeza que o partido te comprou completamente. Esta tua lógica mitológica, com conotação messiânica ao partido e suas infelizes figuras, tem um cheiro nauseabundo.

    • 31/10/2014 0:27

      A propria Dilma usa Presidenta, porque é mulher. O uso é correto segundo vários linguistas da Academia ou vc é tão machista que nega o feminino a uma muher que é chefe de Estado?

  161. arnaldo oliveira e silva permalink
    04/11/2014 10:10

    Desculpe mas só agora li os comentarios e o conteúdo do artigo.Só quero lembrar que a rainha Eisabeth da Inglaterra foi chamada de PUTA por todos ou quasi todos que estavam no Maracana,e isto foi considerado uma brincadeira folclórica!!!!

  162. edinaldo permalink
    08/12/2014 10:10

    Enquanto discute-se quem vaiou e quem nao vaiou, ja foram 12 anos de governo, praticamente um quarto do tempo que o japão precisou pra se tornar uma grande potencia no mundo, e o que vemos são bilhões desviados sem culpados, a falencia de nossas grandes empresas.. não dá pra falar mais nada..

    • José Reis Santos. permalink
      13/12/2014 14:02

      URGENTE!!!!!

      AVISO SOBRE O SORTEIO DO LIVRO!

      ____________

      “QUERIDOS AMIGOS, DIA 15 PRÓXIMO (15/12/14), As 22 horas, sortearei um exemplar do meu livro – “O AMOR DESVENDA O SIMPLES” SAIRÁ PARA UM DOS QUE O ADIQUIRIRAM, ATÉ A DATA E HORÁRIO DO SORTEIO. Como tive medo de deixar algum nome dos que comigo COLARABORARAM FORA, (por não ter uma lista preestabelecida) optei POR esta REGRA: Você que colaborou comigo, queira por favor, enviar na minha linha do tempo (NÃO in box, pois posso não vê-lo), pode ser em uma frase, sua satisfação em tê-lo adquirido, seu nome irá ineditamente para o recipiente do sorteio. Farei registro do momento, para que todos possam constatar a lisura do processo.

      >> Importante, a desconsideração Deste pedido, será intendido como uma vontade voluntário de não participar. Não aceitarei reclamações posteriores. Muito Agradecido!

      *Em tempo:* O ganhador poderá optar, por enviá-lo como presente para alguém fora de seu domicílio, desde que seja dentro do Brasil, autografarei e farei uma dedicatória em seu nome para o presenteado e o enviarei pelos correios, sem custo algum. BOA SORTE!

      Peça o seu e participe! OBRIGADO!

      ZéReys Santos.

    • 13/12/2014 14:17

      O Brasil foi descoberto por ladrões, construídos por ladrões, governado por ladrões, e sempre foi roubados pelos mesmos ladrões e seus familiares, nunca foram se quer importunados, até que um homem do povo se tornou governo e ai começaram a queda de alguns desses ladrões, dos quais, muitos infiltrados com peles de cordeiros esperavam a hora de roubar mais um pouco… mais caíram do cavalo da tradição e estão sendo desmascarados, punidos e mostrados ao povo do qual, alias são oriundos, por que são filhos de pais e mães brasileiras E chega de apontar os dedos para os outros, nós somos este Brasil! E acredito, estamos melhorando, devagar, mas estamos, e, vamos continuar a melhorar!

  163. MariannaQ permalink
    24/03/2015 16:46

    Arrasou, professor. Seu texto é de uma sensibilidade e agudez de raciocínio que poucos tem.

    • José Reis Santos. permalink
      31/03/2015 9:36

      Bom/dia/boa tarde… __ “Por conta de meu amor por vocês é que eu escrevo, escrevo, escrevo…Espero que sempre gostem!

      Muito obrigado por me ajudarem, tanto!” – fiquei muito feliz em ter recebido seu comentário! __ ZéReys Santos.

      “Nós não propagamos o ódio que incita a segregação social em nosso país, propagamos o amor, porque o amor é a resposta!”

Trackbacks

  1. Leonardo Boff – Quem envergonhou o Brasil aqui e lá fora? | Meu blog de política!
  2. Quem envergonhou o Brasil aqui e lá fora...
  3. O ponto cego da elite econômica brasileira | O Barômetro - A Economia sob Pressão
  4. Quem envergonhou o Brasil aqui e lá fora?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: