Skip to content

Votar em Dilma Roussef para continuar a invenção do novo Brasil

01/10/2014

Tempos atrás publiquei um artigo com o título “Contra as tramóias da direita: sustentar a Dilma Rousseff” Agora em tempos de campanha presidencial vejo como ele mantem ainda atualidade. Refaço o texto no contexto atual. É notório que a direita brasileira especialmente aquela articulação de forças elitistas que sempre ocuparam o poder de Estado e o trataram como propriedade privada (patrimonialismo), apoiadas pela midia privada e familiar, está se aproveitando da crise que é mundial e não apenas nacional (e temos a vantagem de manter um mínimo de crescimento e o emprego dos trabalhadores, coisa que não acontece nem na Europa enem nos USA) para fazer sangrar a Presidenta Dilma e desmoralizar o PT e assim criar uma atmosfera que lhes permite voltar ao lugar que por via democrática perderam.

Celso Furtado num livro pouco lido A construção interrompida (1993) escreveu com acerto:”O tempo histórico se acelera e a contagem desse tempo se faz contra nós. Trata-se de saber se temos um futuro como nação que conta na construção do devenir humano. Ou se prevalecerão as forças que se empenham em interromper o nosso processo histórico de formação de um Estado-nação” (Paz e Terra, Rio 1993, 35).

Aqui reside a verdadeira questão: queremos prolongar a dependência daquelas forças nacionais e mundiais que sempre nos mantiverem alinhados e sócios menores de seu projeto ou queremos completar a invenção do Brasil como nação soberana que tem muito que contribuir para atual crise ecológico-social do mundo.

Se por um lado não podemos nos privar de algumas críticas ao governo do PT, mas críticas construtivas, por outro, seria faltar à verdade se não reconhecêssemos os avanços significativos sob os governos do Partido dos Trabalhadores. A inclusão social realizada e as políticas sociais benéficas para aqueles milhões que sempre estiveram à margem, possuem uma magnitude histórica cujo significado ainda não acabamos de avaliar, especialmente se nos confrontarmos com as fases históricas anteriores, hegemonizadas pelas elites tradicionais que sempre detiveram o poder de Estado.

Surgiu um estranho ódio contra o PT em muitos âmbitos da sociedade: suspeito que esse ódio é porque as políticas públicas permitiram aos pobres usarem o avião e visitarem seus parentes no nordeste, que conseguiram comprar seu carrinho e entrar num shopping moderno. O lugar deles, dizem, não é no avião mas permanecer lá na periferia, pois esse é seu lugar. Mas eles foram integrados na sociedade e em seus benefícios.

Devemos aproveitrar as oportunidades que os países centrais em profunda crise nos propiciam: reafirmar nossa autonomia e garantindo nosso futuro autônomo mas relacionado com a totalidade do mundo ou desperdiçá-las e vivermos atrelados ao destino sempre decidido por eles que nos querem condenar a sermos apenas os fornecedores dos produtos in natura que lhes falta e assim voltam a nos recolonizar.

Não podemos aceitar esta estranha divisão internacional do trabalho. Temos que retomar o sonho de alguns de nossos melhores analistas do quilate de Darcy Ribeirp e de Celso Furtado entre outros que propuseram uma reinvenção ou refundacão do Brasil sobre bases nossas, gestadas pelo nosso ensaio civilizatório tão enaltecido mundialmente.

Este é o desafio lançado aos candidatos à mais alta instância de poder no país. Não vejo figura melhor para seguir nesta recontrução a partir de baixo, com uma democracia representativa e participativa, com os seus conselhos e movimentos populares opinando e ajudando a formular caminhos que nos levem para frente e para o alto do que a atual Presidenta Dilma.

A situação é urgente pois, como advertia, pesaroso, Celso Furtado: “tudo aponta para a inviabilização do país como projeto nacional” (op.cit. 35). Nós não queremos aceitar como fatal esta severa advertência. Não devemos reconhecer as derrotas sem antes dar as batalhas como nos ensinava Dom Quixote em sua gaia sabedoria.

Essa batalha será decidida dia 5 de outubro. Que os bons espíritos guiem os rumos de nosso país.

83 Comentários leave one →
  1. 01/10/2014 23:27

    Que decepção…sinto pelas palavras de um dos meus ídolos Leonardo Boff, lamentável.

    • Sueli permalink
      10/10/2014 21:12

      Eu, só tenho um “Ídolo”…Jesus…..
      E é muito fácil defender um desgoverno corrupto e omisso como esse…FORA PTRALHAS

      • 24/10/2014 20:27

        Sueli, acha que o seu ídolo é assim tão omnipotente que vai dar saúde, educação, habitação e alimentação a quem nada tem; ou vai equilibrar mais as desigualdades. Seria o ideal, mas milagres não existem. Temos que ter fé nos humanos. Neste momento eu gostaria de ter uma Dilma no meu País. Não é possível mudar um País que tem tudo de bom para ser GRANDE, e estar tão desequilibrado social e economicamente, de um momento para outro, vai levar tempo….mas é possível. Lula e Dilma estão fazendo por isso, no entanto será necessário o apoio do seu Povo…povo bom, alegre, trabalhador…. tem um senão muito contundente, é a confusão causada pela revolta, levando a extremos de violências que terão que ter fim para bem do Pais e da seu Povo.

  2. Marcos permalink
    01/10/2014 23:38

    Meu Deus!!! E pensar que ainda li algumas obras suas…francamente…Envergonhado de admirado alguem que apoia esse brasil que o PT tenta estabelecer em nosso país.

  3. Fernando permalink
    01/10/2014 23:58

    Tenho o maior respeito pela sua obra, mas faltou no seu comentário sua opinião sobre a corrupção gigantesca dentro do PT e de seus aliados. Concordo que os outros partidos também não são totalmente confiáveis, mas existe uma dicotomia entre as promessas e os resultados apresentados por este governo, principalmente na área econômica.

  4. sandra jane mendonça cardoso permalink
    02/10/2014 0:08

    A despolitização de nosso povo é desastrosa. Deixam-se levar por qualquer boataria e simplesmente param de analisar o quanto tivemos de melhoria em todos âmbitos da sociedade. É uma questão muito séria como o próprio povo trata das questões políticas, que dependendo de sua ação virão contra o próprio povo. Mas mantenho acesa a esperança de que haja um pouco de lucidez e acabe se tornando real e executado o projeto implantado pelo PT, isto não o isenta dos escândalos e muito menos na apuração dos fatos. Mas vamos torcer para que prevaleça o bom senso.

    • Jarbas permalink
      06/10/2014 14:32

      O PT não tem só que “apurar os escanda-los”, ele tem é que parar de produzi-los!!!!!

    • lucia sanchez permalink
      07/10/2014 14:34

      concordo com você Sandra!

  5. pomarfilmes permalink
    02/10/2014 0:27

    Olá Boff, parabéns por mais um excelente texto! Os governos LULA/DILMA com as suas políticas sociais realizaram à nível de estado parte dos ensinamentos do Cristianismo primitivo. Fiquei muito emocionado com a noticia da ONU sobre a erradicação da podreza no país. Acho que esse foi o nosso verdadeiro HEXA campeonato mundial de 2014, mas que não valeu uma simples matéria no Jornal Nacional da rede GLOBO.
    E assim prosseguimos…que os bons espíritos nos guiem!

    Att Cícero Maia

    • lucia sanchez permalink
      07/10/2014 14:38

      Concordo muito com você Cícero! As pessoas com um pouco mais de poder aquisitvo se acham superiores e ficam por aí repetindo o que nem sabem só querem ser as únicas a ter direitos, como se o direito do outro, excluísse o próprio!! Puro egocentrismo e ignorância!

  6. Matheus permalink
    02/10/2014 0:33

    Caro Leonardo, primeiramente queria mencionar que sou um grande admirador seu, cresci ouvindo de meu avo, frases e citações de livros seus como águia e a galinha, o transcender da águia, dentre outros, enfim com meus 19 anos, concordo em grande parte com seu texto, principalmente a respeito dos avanços sociais do Brasil comparado a política neoliberal de FHC, porém as políticas assistêncialistas do PT, foram benéficas por um lado, porém de nada adianta quando não se da educação para esse mesmo seguimento social, também penso que um dos princípios da democracia, se baseia na renovação política, dessa forma a troca de presidente sendo fundamental, assim vendo que o governo PT que permanece no poder por 12 anos, deve da lugar para uma nova visão política, outra questão de extrema importância na minha opinião é que o novo presidente nomeara 3 novos ministros do STF nos próximos 4 anos , desta forma caso o PT permaneça no poder, em “tese” terá uma bancada de 7 ministros nomeados por eles, isso ao meu ver é extremamente preocupante para a sociedade jurídica brasileira, vendo que muitos ministros nomeados, apesar das suas grandes formações acadêmicas, faltaram com a moral em certos julgamentos, esta é minha opinião, um jovem universitário, que sonha com um Brasil melhor para todas as classes sociais.

    Abraços!

  7. João Sobreira de Moura Neto permalink
    02/10/2014 0:40

    Respeito e admiro Leonardo Boff ,mas discordo das suas opiniões sobre o PT que como os porcos na Revolução dos Bichos ,transformou- se em seus algozes. O PT hoje eh uma elite autoritária ,plena de privilégios e desonesta. que compra o povo carente e ignorante com migalhas.Está na hora de mudar.As conquistas são irreversíveis e precisamos avançar sem medo.O PT deteriorou mas muitos dos seus quadros continuam inteiros ,fiéis aos ideais socialistas por exemplo o Suplicy que não tem vez dentro do partido.Agora eh a vez da Marina ,com sua história de vida e não comprometimento com o descalabro que aí está.

  8. Rosália Cruz permalink
    02/10/2014 1:42

    Com todo respeito e admiração que tenho pelo Sr, seu texto é pura teoria!
    Na prática, a conversa é outra.

    A educação de base e a saúde estão em péssimo estado.
    Programas sociais estão mais para caça voto do que para política social de fato, sem um planejamento competente de médio e longo prazo. Sim, já se passaram 12 anos…

    Hoje, se os governantes decidirem retirar a verba do bolsa família, a vida de muitos miseráveis voltará a ser o que era!

    Não há preocupação em ensinar a pescar!!

    Nem vou mencionar o estado atual das nossas penitenciárias, o desenvolvimento gritante do tráfico de entorpecentes e a nossa brilhante política econômica, onde, bem diferente do que o Sr. afirmou em seu texto, temos o menor crescimento do PIB de toda a América do Sul, só ganhando da Argentina. Se formos comparar com o crescimento em outros países da América do Norte ou Europa então, nem se fala.

    Taxa de desemprego baixa? O Sr. sabe como é efetuado o cálculo que o governo apresenta? Pois posso adiantar dois exemplos: se não estou procurando emprego porque desanimei e vivo de bicos ou se fui despedida há pouco tempo e recebo seguro desemprego, não apareço em conta nenhuma. Mesmo estando desempregada, claro.
    Recentemente o Pnad relatou que 14% dos jovens entre 18 e 24 anos estão desempregados.
    A manipulação não tem moral, Sr. Boff.

    Pensadores do quilate do Sr. Darcy Ribeiro sonhavam demais em Paris e faziam de menos no interior do nosso país, já dizia meu pai, homem erudito, formado engenheiro na Europa e um leitor voraz.

    Sou da classe média sim e não me importo nem um pouco em conviver com pessoas provenientes de classes mais baixas que elevaram seu poder de compra e têm acesso a uma vida mais digna. Muito pelo contrário, acho o máximo, um exemplo de vida a ser seguido.

    Me parece aqui que o preconceito é seu.

    O que incomoda de fato, e acho que muita gente concorda comigo, é conviver com gente mal educada e grosseira, seja pobre ou rico, que contribui para aumentar a distância e a intolerância em nossa sociedade.
    Nunca vi tanto rancor e ódio como tenho percebido ultimamente.
    O Sr. não reparou? Até mesmo aquela infeliz filosofa, ao lado do presidente da república, diz repetidamente, para uma platéia ensandecida, que odeia a classe média!
    Como cristã, custo a crer em sua aprovação.

    Nossos atuais líderes não se preocupam em educar, Sr Boff, e um homem só é verdadeiramente livre quando sabe e pode escolher o que é melhor para si.

    Não é bonito menosprezar quem sabe menos ou lançar um olhar arrogante e vaidoso para quem tem o pensamento menos elaborado. Deveríamos ser didáticos e pacientes, não é mesmo?

    Temo pela censura que está sendo imposta paulatinamente, temo pelas alianças com ditadores, temo pelo discurso a favor do EI.

    A corrupção corre como um rio caudaloso nas veias do país.

    Lembro-me do saudoso Rubem Alves, além de professor, que dava aulas regularmente, era um pensador sem empáfia, mais comprometido com a crueza da verdade do que com a beleza dos holofotes e um trecho especialmente brilhante de uma de suas crônicas:
    “Os meus queridos amigos petistas que me perdoem. Meu estômago tem limites. Há um ditado que diz: “Pássaros com penas iguais voam juntos…” Concluo logicamente: “Se estão voando juntos é porque suas penas são iguais”. Vocês não têm saudades do PT. Eu tenho.”

    A propósito, no bairro onde moro têm muitos moradores de rua e conheço muita gente desempregada.

    Seria bom o Sr. se afastar um pouco desse antigo discurso e observar melhor o que acontece em nosso país!

    Peço desculpas por abrir meu coração tão inoportunamente, mas depois de ser rotulada de classe média odiosa, mesquinha e invejosa, de coxinha, de direita fascista e outros adjetivos que nem cabem aqui, achei necessário.

    Em tempo, votei no PT nas últimas 3 eleições e, hoje meus votos serão para fortalecer o PV.

  9. Jarbas permalink
    02/10/2014 8:08

    Como alguém com um discurso tão “espiritual” e “transcendente” na teoria pode dar tão pouco valor a ética e a honestidade na sua prática política??? Como alguém pode ao mesmo tempo seguir o evangelho que prega a honestidade e Maquiavel, onde os fins ideológicos justificam os meios corruptos!!! Como alguém pode ter duas caras tão antagônicas como este senhor!!! Lamentável!!!!

    • 05/10/2014 12:46

      Jarba, os problemas politicos se resolvem politicamente e não com moralismo.A desculpa da corrupção que é de muito antes, desde as capitanias hereditárias é desculpa para não pensar num projeto politico que beneficia a maoria da população, os 43 milhões que antes estavam totalmente à margem. Para mim isso é etica que para Aristoteles era ainda sinonimo de politica.
      lboff

      • Luis Otávio Furquim permalink
        08/10/2014 13:56

        Devemos incentivar governos que melhorem a situação dos mais necessitados sem corrupção e sem roubar. Não adianta falar que a corrupção é dos temos das capitanias hereditárias Roubar é imoral e pronto. Dos governos devemos esperar o exemplo de uma sociedade melhor. Que exemplo que o PT está nos passando? O que estão nos ensinando é que devemos nos apossar do poder para roubar, para enganar, não incentivar a meritocracia, desqualificar o judiciário, devemos ser malandros e mentir para o povo. Vide campanha de baixo nível contra a Marina. É isso que queremos para nosso país? Sinto muito, mas esse PT que aí está não engrandece o nosso país.

      • Jarbas permalink
        10/10/2014 11:53

      • Henrique permalink
        23/10/2014 15:28

        Roubar é crime, não adianta falar que vai só investigar, tem que parar de corromper e se corromper, afinal o PT (da década de 1980) cobrava ética e moralidade dos outros partidos. Quase me esqueci que esse PT tinha a esquerda que foi convidada a sair do partido ou não teve mais espaço (Luciana Genro, Eduardo Jorge, Heloísa Helena, chico Alencar, dentre outros) . Me assusta ver tanta gente tentando achar uma justificativa para votar no PT. sugiro Um amortecedor da consciência para diminuir o impacto, o choque da realidade, o PT tornou nova uma antiga (e horrorosa) frase: “rouba, mas faz”. Triste.

  10. Jarbas permalink
    02/10/2014 8:11

    “É notório que a direita brasileira especialmente aquela articulação de forças elitistas que sempre ocuparam o poder de Estado e o trataram como propriedade privada (patrimonialismo)” (!!!!!!) Por acaso o senhor tem acompanhado o caso da Petrobras saqueada pelo PT???

  11. hermes boto permalink
    02/10/2014 9:03

    É MUITO SIMPLISTA ESSE COMENTÁRIO. ATE NOS PARECE QUE NÃO CONHECEMOS HISTÓRIA DA HUMANIDADE E DO BRASIL..O SER HUMANO NÃO ESTA ACIMA DO BEM E O MAU. A MUDANÇA PODE NOS DEIXAR EM CERTO DESCONFORTO QUANTO A PRERROGATIVA TINHAMOS E LuLa NO PODER , E MIM PARECE QUE ESSE ATO DESCRITO DILMA ESTA ACIMA DOS PARTIDOS DE DIREITA. não precisamos de partido direita ou esquerda, e sim de seres humanos que comprometam com o bem publico de forma ética e democrática como somos de fato. Quem ganhar pra administrar o pais não pode distribuir dados e desconhecer de fatos tal “corrupção”. O homem é lobo do próprio homem”Thomas Hobbes.

  12. 02/10/2014 10:00

    mas o PT não mais exerce a participação popular como antes, ai eu quero que o PT volte a fazer, não me agrada só eles se “arrumarem”, o povo tem de ser “arrumado” tambem….

  13. Carlos Magno Brandão de Paula permalink
    02/10/2014 10:33

    O Sr. prezado Leonardo Boff está sendo muito preconceituoso, e de visão muito mesquinha e curta, ao dizer que o pobre não andava de avião ou não ia ao shopping antes do PT se apoderar do poder.
    Eu sou filho de um pai negro, filho de uma empregada doméstica que era mãe solteira e negra, e sem nenhuma ajuda de qualquer governo, nenhuma cota, nem qualquer bolsa miséria, eu trabalhei, cheguei a gerência de grandes empresas, abri minha própria empresa, e me benefício de tudo o que conquistei com muito trabalho.
    E com muito orgulho sou um liberal. E se quiser me chamar de direita, não vou ficar acanhado em dizer que sou sim,

    • 05/10/2014 12:42

      Carlos,
      Se vc é tão aquinhoado por que não ajuda seus irmãos que vivem ainda na situação que vc vivia? Isso é solidariedade humana e sentido de compaixão que seguramente fará feliz.
      lboff

      • lucia sanchez permalink
        07/10/2014 14:45

        Excelente resposta….costumo ouvir” ah porque eu trabalhei muito prá chegar onde cheguei… e dai ? ótimo… parabéns…melhor progredir com trabalho do que com roubalheira! Isso não te torna mais humano, o que te torna mais humano é se sentir “parte da humanidade” Eu trambém passei necessidade na infancia, estudei muito, trabalhei muito nem por isso condeno à miséria toda criança, jovem, homem ou mulher deste planeta….

    • José Arimatéa Carlos da Silva permalink
      08/10/2014 12:40

      Parabéns Carlos pelo seu comentário, agora esse senhor Leonardo, tá preocupado com voce que deve ajudar seus irmãos! será que ele ajuda alguém?

  14. Renato Silva permalink
    02/10/2014 12:43

    Quais as fontes? Meio complicado confiar num texto que não cita fontes, apenas expressa opinião!! Direita elitista? O que dizer de esquerdistas como Eduardo Suplicy, Marta Suplicy, Guido Mantega, Gleise Hoffman, e tantos outros… nasceram em alguma favela?? O que dizer de um homem que, trabalhava em um subemprego no Zoológico de São Paulo e que depois do pai presidente tornou-se um dos empresários mais bem sucedidos do País? Patrimonialismo? Realmente, haja vista os recente escândalos da Petrobrás, Correios, desvios do Minha Casa Minha Vida da Bahia…. Manipulação de números… Não há crescimento nos EUA e Europa? Onde estão os números e fontes que refletem tais afirmações? O pobre comprou carro? Ótimo, pena que em São Paulo ele já não pode mais o utilizar! É impressionante… Não sei se os olhos estão fechados ou se os fecham para manter esta elite disfarçada no poder!

    • 05/10/2014 12:40

      Renato,
      basta vc acompanhar os dois premios nobeis Stiglitz e Krugaman para vc ter as fontes mais serias. Alguns artigos saem no Globo, outros na Folha e todos estão no Google.Veja lá como anda a real stuação dos paises centrais que não sabem como sair da crise, afundando-se mais e mais com a acumulação de riqueza nunca vista pelos rentistas e especuladores. 1% de americanos ganha o equivalente ao que 99% da população trabalhadora ganha. Leia isso em Stiglitz…
      lboff

  15. Marcelo permalink
    02/10/2014 15:34

    Leonardo, e a enxurrada de corrupção que envolve este partido?? Sei que você será incapaz de dizer que sempre foi assim. Então me esclareça que tipo de partido é esse? Que gente é essa?

  16. 02/10/2014 15:36

    Nesta altura do ‘campeonato’, insisto que somente há uma pergunta para o eleitor refletir.
    E ao interpretar a pergunta, seria inteligente pensar no que poderia estar acontecendo no tecido social sem as intervenções ditas “assistencialistas” dos governos ‘petralhas’, como gostam de dizer os marqueteiros da direita.
    Portanto, pergunto mais uma vez:
    SUA VIDA TEM MELHORADO?
    SIM? ENTÃO VOTE NO PT (13),
    e ponto final.

    >> http://saraiva13.blogspot.com.br/2014/08/sim-voto-13-dilma-rousseff-pelo-menos.html

  17. 02/10/2014 16:17

    Republicou isso em Prata Cidadaniae comentado:
    Excelente artigo!

  18. 02/10/2014 17:03

    Republicou isso em Crônicas do dia-a-diae comentado:
    Concordo com o Boff e sua crítica sensata e equilibrada.

  19. José Sampaio permalink
    02/10/2014 17:10

    Esse Texto destruiu tudo que eu pensava a seu respeito. E o mensalão? E as maracutaias da Petrobrás? e os demais escândalos de desvio de dinheiro público? e as concessões ao filho de Lula? Homem são bilhões desviados dos cofres públicos. Compra de refinaria podre nos EUA…Isso tudo será mesmo uma manobra das direitas ou é fato real ????? Frei vc ficou cego?

  20. José Sampaio permalink
    02/10/2014 17:19

    Não vou menosprezar tudo que vc escreveu….nao vou deixar de valorizar o conteúdo dos livros seus que eu li…mas esse comentário me deixa frustado…principalmente vindo de uma pessoa com o alcance que imaginava vc possuir. Eu votei no PT. O PT pegou um país com a economia mais ou menos estabilizada depois do Plano Real. De fato acabou com a dívida externa, mas tá deixando aí uma dívida interna dez vezes maior. Gastamos tudo com programas populistas que não se sustentam por si sós e o resto em corrupção. Meu Frei nunca se roubou tanto neste país como agora. Estamos cada vez mais nas mãos dos bancos. Não me venha falar em crise mundial. Os EUA passaram por uma crise enorme, mas ja estão se restabelecendo. Todos os nossos irmãos do Cone Sul apresentam índices bem melhores e que so fazem crescer em relação aos nossos. Nunca o narcotráfico atuou em nosso país. Nunca as instituições estiveram tão desacreditadas. O cinismo da Dilma dizendo que nao sabia de nada e que puniu os culpados…Vc acredita mesmo que ela puniu os companheiros Zé Dirceu, Genoíno??????? Invenção do novo Brasil? Não é esse novo Brasil, que menospreza completamente a ética, que eu quero deixar para meus filhos….

  21. Gustavo permalink
    02/10/2014 17:22

    Ganhou quanto pelo texto??

    • 05/10/2014 12:35

      Gustavo, Vc é bem capitalista mesmo. So pensa que as coisas todas se comprame se vendem.Existe liberdade de expressão e de consciêncisa, valores que não estão à venda. Marx chamaria o que vc pensa de “a grande perversão”
      lboff

      • Ursula permalink
        06/10/2014 16:24

        Gostaria de saber se a liberdade de expressão e de consciência serão respeitadas em governos como o PT ao longo dos anos que virão se porventura ficarem “para sempre” no poder. A falta de liberdade de expressão e de consciência é que é a grande perversão de regimes autoritários.

  22. André Bonfim permalink
    02/10/2014 21:10

    O Sr. conseguiu demover meu irmão do ódio, diga-se de passagem bastante plausível, que o mesmo nutria pelo PT, fazendo-o reavaliar sua posição inicial de votar nulo para presidente. Me sinto feliz em encontrar eco à minha visão de sociedade nas palavras que o Sr. acaba de, magistralmente, delinear.

  23. 02/10/2014 22:21

    Cada um pensa o que bem entende………..

  24. Luís Otávio Furquim permalink
    03/10/2014 7:28

    Avanço social e o desenvolvimento do país é o que todo cidadão deveria desejar. Mas é a roubalheira e a corrupção nos tempos de PT? Não se pode aceitar! E o patrimonialismo dos chefes do poder petista e dos aliados Renan, Sarney e Cia? Lutar pela igualdade e justiça social sim! Corrupção não! Não podemos compactuar com isso!

  25. Jaime Gilberto Vontobel permalink
    03/10/2014 10:58

    Lendo seu comentário, senhor Leonardo, vejo sabedoria em sua palavras, mas com divergência em alguns pontos.
    Acompanhei historicamente os partidos políticos no decorrer da minha vida, vi acertos, erros em todos os partidos, mas a arrogância, corrupção tamanha como tive o desprazer de ver no PT, com sua cúpula envolvida em escândalos mundialmente conhecidos, me surpreende pois a cartinha não fala desta prática.

  26. Bruno permalink
    03/10/2014 12:26

    Eu quero que alguém me explique como é possível confiar em um partido que fundou o Foro de São Paulo em 1990, iniciativa de Lula com Fidel Castro com a intenção de implantar na América Latina o comunismo. Antes que alguém fale em teoria da conspiração, as atas do foro estão disponíveis na internet e tem milhares de vídeos mostrando o Lula e o PT envolvidos com tudo isso. Toda a esquerda da América Latina está lutando para isso e de fato a maioria dos países por aqui já estão com a esquerda no poder. Será que ninguém vê a situação de Cuba e da Venezuela, por exemplo. Você já viu alguém que quer fugir para Cuba? Mas de cuba para outros lugares vemos aos montes. Falta de liberdade de expressão, os pobres ainda mais miseráveis, concentração de poder no estado, a mídia calada. Quero que me explique como é possível confiar em um partido que tem parceria com as FARC (grupo terrorista de narcotraficantes, o próprio Hugo Chaves confessar ter conhecido lula e um dos líderes das Farc no Foro de São Paulo. Infelizmente muitos adeptos da Teologia da Libertação simpatizam com isso. É só ver (espantem) o que disse, na época, o comandante das Farc, Raul Reyes, informando que o principal contato da narcoguerrilha no Brasil é o PT e, dentro dele, Lula, Frei Betto e Emir Sader.

    Antes que alguém me questione sobre as fontes das informações vou passar apenas uma, como início de pesquisa, mas indico que pesquisem na internet, o próprio youtube tem inúmeros vídeos do Lula, Hugo Chaves etc…
    http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/03/24/conheca-o-foro-de-sao-paulo-o-maior-inimigo-do-brasil/

    Espero que publiquem isso….

    • 05/10/2014 12:29

      Bruno
      antes de vc se preocupar com o Forum de S.Paulo totalmente aberto, deveria se ocupar com o Clube Bilderbeg, verdadeira sociedade secreta, onde os 150 mais poderosos do mundo traçam os destino da humanidade e não podem revelar nada nem dar entrevistas. Estes são os que estão atras das guerras que o Ocidente promove, alem da dimafação de todo tipo de politica para deixar o espaço completo ao mercado. Entre no Googel e veja. Combata os verdaderos inimigos da humanidade e outros que não representam perigo real e querem apenas se opor ao Imperio.
      lboff

  27. 03/10/2014 12:37

    Fracamente eu lamento muito pelos setores progressistas da Igreja católica e outras denominações religiosas que amamentam o PT na ilusão ainda de que este partido possui alguma função social (ou ambiental) e se permitindo manipular pelas esquerdas fascistóides desorientando a sociedade; ou apenas por sede de poder mesmo. Precisamos abrir os olhos e investir em pessoas reais e não em mitos mal construídos somente para sair de uma ditadura -apenas para começar a criar outra!

  28. Luis Otávio Furquim permalink
    03/10/2014 13:59

    É uma pena defender a inclusão social, não enxergando o aparelhamento do governo, o patrimonialismo do PT com Renan Sarney e Cia, bem como a corrupção gritante principalmente na Petrobrás! Será que o PT está ajudando os mais necessitados por ideologia ou para permanecer no poder e nele se aproveitar do enriquecimento ilícito? Não dá para fecharmos os olhos diante de tanta corrupção. Justiça social sim, mas seu roubalheira!

  29. Luis Otávio Furquim permalink
    03/10/2014 14:04

    Respeito muito o Leonardo Boff. Pessoa inteligente, sensível preocupada com o meio ambiente e com as pessoas. Um verdadeiro humanista! Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre a corrupção no governo do PT. Como justificá-la? Eu não compreendo!

  30. Alice Bragato permalink
    03/10/2014 15:53

    Compartilho para que um grande número de eleitores, façam esta análise. Sabemos que a minoria elitizada não quer acreditar nessa opinião ou analise real, mas vamos fazendo nossa parte sempre. Grande abraço companheiro Boff.

  31. João Carlos Lima permalink
    03/10/2014 19:49

    Sempre que os trabalhadores vencem uma batalha outras aparecem com a finalidade de desestruturar as relações entre povo e governo. A eleição da Dilma representa uma vitória do povo ” pobre ” que lutam em busca de igualdade de direitos. A inclusão social foi um dos motivos que despertou o ódio ao partido, o direito de carteira assinada para os trabalhadores domésticos também contribui para esse mal estar. Isso não pode nem deve interferir no avanço da esquerda. A presidenta Dilma Rousseff tem sido a mãe que muitos pobres não tiveram. Eu moro em uma favela e vejo de perto essa mudança ocorrida. DEUS abençoe a Dilma com força e saúde para suportar as flechas inflamadas dos inimigos do povo.

    • Hélio Holanda permalink
      05/10/2014 23:30

      Sábias palavras, João Carlos! A maioria que critica o governo petista é porque não foi beneficiada. Mas não devemos esquecer que foi feito muito por muitos que sempre viveram à margem da sociedade.

  32. 03/10/2014 20:44

    DIGA-ME O QUE ACHAS DO FORO DE SÃO PAULO!

  33. Moacir Morran permalink
    03/10/2014 21:27

    Um texto casuístico, evasivo e pobre de convicção. Sei que seu talento é maior que o texto insipido aí em cima!

  34. vaniamoraes permalink
    04/10/2014 13:14

    Maravilhoso texto e com uma descrição precisa e sábia sobre o ódio disseminado ao PT. Vamos lá 13!

  35. Amauri do Amaral Campos permalink
    04/10/2014 15:11

    Espero mesmo que bons espíritos guiem os rumos do país, mas não sei até que ponto as pessoas detêm o monopólio do que seria melhor em nome dos “bons” espíritos, esses podem estar equivocados. Será que bons espíritos querem entregar o país aos sistemas que hoje prevalece em Cuba, Venezuela, Argentina, etc…?

  36. 04/10/2014 19:21

    Isso é o que todo Brasileiro deveria tomar conhecimento mínimo, mesmo os leigos de cultura baixa/mediana, sentimos e observamos nos fatos e acontecimentos cotidianos em nossa política economico/social !!!

  37. marco aa cotta permalink
    04/10/2014 19:32

    como um sujeito com a pretensa consciencia holistica desse dissidente quer insinuar que a revolução bolivariana é boa para o brasil?

  38. veronica miranda permalink
    04/10/2014 23:04

    Precisaremos muito mais do que os bons espíritos para guiar os rumos do país. Necessitaremos mais do que eleições presidenciais também. Que os bons espíritos nos ajudem para não ficarmos no meio do caminho. As eleições não conseguirão resolver os problemas que temos como nação ou plurinação. Não crie tantas expectativas nesse sentido. A população precisa se levantar. Essa é a possibilidade real de mudança e quem sabe a última esperança…

  39. Diego Silva permalink
    06/10/2014 14:38

    Esse Bra”z”il “global” anda mesmo complicado: o pessoal criticando o PT por causa da corrupção e defendendo o PSDB da privataria, do Aecioporto, do Mensalão Tucano. O pior é que procuram apoio a suas opiniões (tiradas diretamente do JN) no site do Leonardo Boff. Onde vamos para L.Boff?

    • ismael permalink
      08/10/2014 7:13

      “Sao todos iguais, mas uns mais iguais que os outros” A construçao do novo Brasil, reclamado pelas ruas em 2013, nao esta ao alcance de nenhum dos quadros politicos que se apresentam. A direita sao os donos do sitio, e esta esquerda ” putrefada” representa os porcos do livro: A revoluçao dos bichos. Frustante ….

  40. Gilberto F Santos permalink
    07/10/2014 9:14

    Caro Leonardo , sem entrar no âmbito da direita ou esquerda , mas como o sr. pode defender um estado que pouco se importa com as questões do povo? erigiu mazelas sobre um bom plano econômico anterior ao seu mandato e nem reconhece isso (talvez um pouco de humildade fosse positivo). Um estado alinhado ao roubo , ao engano , a mentira , a falsa ideologia e o sr. sabe muito melhor do que eu, do desvio ideológico a qual o pretenso partido de pseudo trabalhadores enveredou ! Esta turba com dna de ali baba consegue ate mesmo esfacelar instituições solidas com sua sórdida ganancia… talvez devêssemos lutar um Pais mais justo e não pela continuidade da barbárie social e intelectual a qual vivemos. De qualquer forme continuo apreciados de sua sabedoria e de seus artigos grande abraço

    • 10/10/2014 8:47

      Gilberto, vá disser isso tudo aos 40 milhões que foram tirados da miséria sob o governo do PT e receberá lições valiosas e testemunhos comovedores de como sairam de sua situação. Por que não se fez isso antes, nos 500 anos de história do Brasil? Foi preciso vir um operário que pensou em seus companheiros, a grande maioria pobres, para realizar essa saga que nunca ocorreu antes no Brasil.
      lboff

      • Luis Otávio Furquim permalink
        10/10/2014 12:25

        Continuo não compreendendo. Ok, O Lula tirou 40 milhões da miséria. Mas justifica a corrupção em seu governo?
        Caríssimo Leonardo Boff, temos que lutar por governos mais democráticos e que não roubem!!!! Não há como desmerecer o bolsa família. Mas e a ética na administração da coisa pública? Prefiro agora mudar e lutar para o novo governante avance nas políticas públicas sociais com mais seriedade ao nosso dinheiro. Infelizmente o PT já demonstrou que não nos leva a sério. Não tem vergonha na cara! Parecem até malufistas!!!

  41. Elianne Carneiro permalink
    07/10/2014 9:51

    A quem dirijo o mais profundo respeito, Sr Leonardo Boff, que “retirou” ou foi retirado? da elite religiosa justamente por pensar no proximo, fico chateada de ler tais comentarios, de pessoas que nao entendem que é muito mais complexa a situação do Brasil. Não entendo ainda direito, mais queria que todos tivessem acesso à teologia da libertação…
    Queria um pais que entendesse o real significado da educação…
    Gostaria de convidar os senhores donos dos comentarios acima para dar uma passadinha pelos colegios mineiros e ver as situaçoes dos professores, das condiçoes de trabalhos quase desumanas e dos salarios…ai vcs iam entendem a verdadeira supremacia tucana que o Brasil está querendo se afundar….

    • 10/10/2014 8:50

      Elianes, estive duas vezes em Minas apoiando a greve dos professores e gravei entrevistas e youtubes sobre o tema. As autoridades não se moveram. Aécio nunca deixou que os jornais publicassem qualquer coisa critica sobre seu governo. Era censura direta sobre os diretores, como um deles me confidenciou.
      lboff

  42. Djane Pavan permalink
    07/10/2014 11:27

    Boa, Diego Silva! Sr. Leonardo Boff, sei que não vai ligar para os comentários infelizes. Acredito que essa eleição esteja mostrando mais do que se esperava, em relação aos senhores eleitores. Eles não reconhecem, neles mesmos, tamanho preconceito com as minorias. Fingem ser da esquerda, mas têm atos direitistas, não entendo!!! Aliás, entendo, sim! Pessoal, assumam que não gostam de gente pobre, e que eles devem sim, sofrer o pao que o diabo amassou por terem nascido pobres. Pra vocês, não há outro lugar para eles, senão nao favelas, nas periferias. Assumam, e pronto!! Aí o discurso de vocês será um discurso legítimo! A essa altura do campeonato, não há necessidade de hipocrisias, demagogias tolas. Eu sei que não pega bem ir a cultos e querer mal ao pobre, mas voces têm medo de quê? Nao sejam covardes! Essa sim, seria uma boa conduta! O senso crítico de vocês começa e acaba em suas contas bancárias, em olhar para os vossos próprios umbigos. Não ataquem aqueles que verdadeiramente querem o bem da humanidade.

  43. josé permalink
    07/10/2014 12:45

    Gostei do texto e das respostas também. Haja paciência para discutir com esses pseudo intelectuais da direita.

  44. 10/10/2014 11:23

    Com a Dilma num tá bom mesmo não, a muita coisa ser feita, mas com Aécio o povo vai ver onde vai doer, vai sentir na pele o que a gente sente aqui em Minas… vai querer dar choque de Gestão, igual fez em minas, a prova do quanto ele será bom pro Brasil tá na urnas em Minas, ele não alcançou votos aqui pro 2º turno, Os pequenos e médios empresários vão sentir na pele as mudanças. No sul onde ele teve mais votos, tem um dos menores impostos do país, se ele ganhar eles vão ver o que é bom… Agora falar que o Fernando Henrique acalmou a inflação é conversa pra Boi Dormir, Foi Matemática de Malba Tahan pra enganar o povo, Pegou 3 Cruzeiros Reais, 2 para o Governo e 1 para o povo, esse 1 virou o Real… Acorda meu povo…

  45. 12/10/2014 15:28

    Agora, pós primeiro turno, a “raiva” da elite está mais aflorada e mais notável nos meios e mídias sociais.
    Parece que não querem que o Brasil classe C evolua…

    Só gostaria que a Mídia e a elite não influenciassem e que tivéssemos eleições justas.

  46. 18/10/2014 12:14

    Sinceramente, vejo como o Brasil evoluiu pouco em questões de conhecimento, não é possível que as pessoas tenha esquecido da miséria já vivida pelo país. sou nordestina com muito orgulho, já vivi maus bocados, sei o que é passar fome, pra me o partido do PSDB é um lixo…. Tratavam os nordestinos como se tivessem alguma doença contagiosa, ou animais silvestres que n tivessem direito a educação, saúde e bem estar, depois que Lula chegou a presidência tudo mudou, o nordeste evoluiu, conheço muita gente que n tomava um xicara de café pela manhã por que não tinha condições de compra…. A bolsa família como vocês chamam de miséria, pra muito pobre é como uma riqueza, a maioria dos nordestinos trabalham duro na agricultura, em épocas difíceis eram obrigados a vender mais da metade da safra, para poder comprar os produtos essenciais como um creme dental por exemplo, e a chegada desse programa faz com que o pobre invista sua safra em gado por exemplo, ou terras, ao contrario do que muita gente acha o bolsa família melhorou a vida do pobre agricultor. No nordeste n tem gente vagabunda, como muita gente fala por ai, sim gente honesta que reconhece o que um partido chamado PT fez por eles…. sou petista de coração, sabe por que conheço a palavra chamada miséria….. sofri e vi de perto o que é o verdadeiro sofrimento

  47. 23/10/2014 20:02

    A lavagem cerebral está completa. Não acredito que pessoas com senso de realidade possam realmente avaliar o governo Dilma Roussef, com tanta maravilha. Senhores, pelo amor de Deus, como avaliar bem o atendimento na saúde pública, a propaganda distorcida de realidade em relação aos mais variados assuntos de interesse social e econômico. Como deixar de notar o que se faz com as comunidades de baixa renda, que pelos programas de bolsa sei lá o quê, se amedronta com a previsão demoníaca de que fulano vai acabar com isso e aquilo? Como usar termos como burguesia, elite e marcas talhadas no pensamento simplista, para designar uma separação de classes, que reforça mais ainda o preconceito entre as pessoas? Porque não pode haver prosperidade sem que, imediatamente a classe dita “trabalhadora” e “revolucionária” coloque dúvidas com relação ao exemplo do próspero, usando o próspero como inimigo a combater? Esta coisa de “revolta” não é mais do que o desejo de todo o trabalhador, que luta dentro de um orçamento apertado, para poder desfrutar de mais tranquilidade (teoricamente), porque o elitista tem uma mansão ou um carrão. Como sabemos: “Ah se o Lula e a Dilma fossem procurar o SUS para tratar seus tumores”! Chamar o adversário na campanha de filhinho de papai é o mais puro preconceito estampado com ódio, pelo risco de perder o poder. O que me admira é que não existe a menor vergonha em alardear que o outro é agressivo com as mulheres, simplesmente para levar vantagem emocional sobre o outro. Tal qual foi feito com a canditada que ousou entrar na disputa sem estar preparada para mentiras e baixarias. É lavagem cerebral pura o que estão fazendo com esta população humildemente ignorante e necessitada, para prendê-la às migalhas jogadas nos seus quintais. São 2 países dentro do Brasil. Um deles, realmente merece ser governado por esta trupe de artistas corruptos e cegos, que se apoderou do poder. O outro trabalha, produz e sustenta a canalhice do lado de lá. Filosofias e doutrinas socialistas, são coisas para Chinês ver e ensinar aos outros países que se acham justos como o Brasil.

  48. Leoberto permalink
    14/12/2014 17:38

    Senhor Leonardo Boff. Sou admirador de sua obra, mas fiquei profundamente decepcionado. Então se ajudar os pobres pode eternizar as práticas políticas nojentas? Isso é o mesmo rouba mas faz de sempre. As coisas mudam a partir de conceitos e valores e isso é o mais importante. Os Mártires cristãos morriam por valores. Se fossem pragmáticos como o senhor está sendo e o marqueteiro do PT também, que exemplo nós teríamos? Aplaudo a inclusão social, mas acho que isso não implica em premiar bandidos com o meu voto.

    • 15/12/2014 18:14

      Leoberto, vc confunde a parte com o todo. Como se eu dissesse que um seu irmão, cuja familia é Silva com outros 5 irmãos e dissesse: todos os silvas são assassinos. O que seria uma falsidade contra seus irmãos que não mataram ninguem. Os que se corromperam na Petrobras que vêm desde de o tempo de Sarney, FHC,Lula e agora, são parte e não o todo do PT Conheço dezenas de prefeitose governadores do PT que fazem um trabalho extraordinário. Vc pode acusar Eduardo Suplicy Matarazzo de corrupto, ou Jorge Viana, o irmão Tião Viana ou Tarso Genro, ex-governador do RS e tantos outros que talvez vc conheça? Vc precisa de um pouco de filosofia,distinguindo a parte do todo para não fazer injustiça a inocentes do PT que tambem condenam as corrupções.
      lboff

      • Leoberto permalink
        21/12/2014 8:10

        Onde está a indignação das pessoas boas que eu se que existem? O discurso é sempre o mesmo. “Isso sempre foi assim, os outros também faziam” e “Tiramos 40 milhões da miséria”. A ética fica em segundo plano. Queria ouvir do Suplíci um discurso diferente, não ouvi.
        Votei a vida toda no PT. Arrepiei quando vi o Lula dizer “vamos acabar com a corrupção”, no discurso da posse. Pensei comigo, Lula, basta reduzir ao máximo essa praga, e valeu um operário chegar à Presidência. Depois veio o mensalão envolvendo a alta cúpula do PT. Quem pode acreditar que o Lula não foi ao menos conivente? Idem a Dilma, que foi presidente do conselho da Petrobrás quando era ministra.
        Agradeço sua resposta. Vou lembrar que há gente boa de ambos os lados, sempre – aliás que bom se o PT fosse menos maniqueísta, porque esse nós somos do bem e os outros do mal, é a semente do Estado Islâmico etc. LEOBERTO

      • Amauri do Amaral Campos permalink
        22/12/2014 8:53

        Não sei quem está confundindo mais a parte com o todo, já que pelo que vemos a direção do Partido está toda comprometida com o levantamento de recursos para as campanhas, os “poucos” petistas considerados “isentos” foram bancados por dinheiro desviado, se houve desvio de dinheiro houve desonestidade e roubo, não sei até que ponto um religioso pode defender uma atitude dessa qualidade, a melhoria das condições sociais já era objetivo da estabilização econômica proposta no Plano Real, o uso eleitoreiro das campanhas, o uso dos menos favorecidos para se ganhar as eleições não era objetivo do plano de estabilização. Quem está confundindo o todo pelas partes, pois pelo que se vê pelas notícias (não da grande mídia vendida, mas da mídia que não se priva de publicar os fatos) é de que o todo está comprometido pela corrupção. Os “honestos” e “isentos” são exceção.

      • 22/12/2014 13:08

        Amauri, vc precia ler com mais atenção meu texto. Nunca fui filiado do PT nem miliante. Interessam-me os projetos sociais que beneficiaram cerca de 40 milhões de pessoas. Nõo sei se seu humanismo valoriza tal fato inedito em nossa história. Ninguem fez isso antes.Nunca apoiei a corrupção. Fui dos que mais escreveu contra isso. Procure neste meu blog de forma teórica (para entender) de prática, inclusive contra o PT.Que seu moralismo não ao cego para outas dimensões da realidade, pois não só com moral não se salva a sociedade, precisam-se de outros atributos.lboff

  49. 01/01/2015 18:45

    QUEM GOSTA DA DILMA GOSTA DE VE UM BRASIL MELHOR QUE ANTES OS POBRES NÃO TINHA GOVERNOS VOLTADO PARA O POVO MENOS FAVORECIDOS EU ADORO DILMA PORQUE O BRASIL NUNCA TEV GOVERNO QE OLHASE POR NÓS E PELOS NORDESTINOS QU TEMOS DEUS NO NOSO CORAÇÃO

    • 01/01/2015 19:10

      eu agradesos aDeus por ter entrado uma peçoa que niguem dava nada poreili isto foi grasas de Deus um torneiro mecanico veio pra da um basta nos partidos neo liberal coronelismo que não dava xanse pra niguem elis nunca deu eu trabalhei na rosa varios anos eu acabei com minha juventude e não tivi estudo nem um trabalho digno nem xanse nem uma a dilma e lula veio pra enfrenta tudo e todas fosas do mal que atingia os menos favorecidos os nordestinos oje nos estamo comcorajens de olha poraquelis qu olha por nos este partido foi uma luz que caio de seu foi Deus que mandou lula nas nosas vida nos era igual iscravos sem carteia asinada nos vivia debaixo dos peis dos governos ruins elis so gosta de midia nomes na sociedades e os pobres ficava num canto emcolhido como um cão sem dono obrigado senhor por mais um ano que veio a dilma ruseff obrigado por este ano de 2015 eli traga meis emprego mais moradia para os pobres que não tem onde mora obrigado jesus por bota este homem no noso caminho lula eli vãe volta em2018 dilma Deus toma conta de vose etira tudo de ruim da sua vida sua familia seija olhada por Deus pai Deus filho deus espirito santo amém

  50. Eduardo Artur Drechsel permalink
    04/01/2015 8:18

    Leonardo, me perdoe mas o PT que você fala, os ideais originais do partido não existem mais, Me perdoe mas infelizmente você faz parte de um grupo de sonhadores.
    O PT é um partido formado por muita gente séria, sonhadora como você, mas, há sempre um mas, é comandado por um grupelho de ladrões, e os idealistas como você são conduzidos como ovelhas para o matadouro. O ano de 2015 será terrível, nele você e os demais inocentes úteis e idealistas, verão o estrago na economia que foi feito nestes últimos anos, e não venham com a história de “herança maldita” de governos anteriores. O estrago foi feito por incapacidade gerencial da Da. Dilma e pelo covil que o PT se transformou. Prepare-se pois será um ano muito complicado.

    • 04/01/2015 16:48

      Eduardo, eu só quero saber o que vc fará para ajudar o Brasil para sair da crise? Ou lhe basta a lamentação?
      lboff

  51. Alessandro Assu permalink
    28/03/2015 12:28

    Leonardo, já vimos que será melhor silenciar, lá em cima existe um grupo muito justo, que farão jus ao verdadeiro sentimento. São dois os pensamentos no momento. 1. Pessoas que nem precisam e buscam a defesa daqueles que necessitam de igualdade, geralmente são os que nem podem defender-se. 2. Pessoas que pensam primeiro em si, vivem bem, mesmo assim não são gratas as vitórias que conquistaram, é só uma separação do joio e do trigo, mas quem pensa no bem dos outros, a razão está com ele.

  52. 03/04/2015 21:33

    Não é ódio pelo PT, e sim pela corrupção que ele patrocina, estou errado?

Trackbacks

  1. Refugiado da bola | MANHAS & MANHÃS
  2. Votar em Dilma pelo Brasil | MANHAS & MANHÃS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: