Para entender a vitória de Dilma Rousseff

Nestas eleições presidenciais, os brasileiros e brasileiras se confrontaram com uma cena bíblica, testemunhada no salmo número um: tinha que escolher entre dois caminhos: um que representa o acerto e a felicidade possível e outro, o desacerto e infelicidade evitável.
Criaram-se todas as condições para uma tempestade perfeita com distorções e difamações, difundidas na grande imprensa e nas redes sociais, especialmente uma revista que ofendeu gravemente a ética jornalística, social e pesssoal publicando falsidades para prejudicar a candidata Dilma Rousseff. Atrás dela se albergam as elites mais atrasadas que se empenham antes em defender seus privilégios que universalizar os direitos pessoais e sociais.

Face a estas adversidades, a Presidenta Dilma ao ter passado pelas torturas nos porões dos órgãos de repressão da ditadura militar, fortaleceu sua identidade, cresceu em determinação e acumulou energias para enfrentar qualquer embate. Mostrou-se como é: uma mulher corajosa e valente. Ela transmite confiança, virtude fundamental para um político. Mostra inteireza e não tolera malfeitos. Isso gera no eleitor ou eleitora o sentimento de “sentir firmeza”.

Sua vitória se deve em grande parte à militância que saiu às ruas e organizou grandes manifestações. O povo mostrou que amadureceu na sua consciência política e soube, biblicamente, escolher o caminho que lhe parecia mais acertado votando em Dilma. Ela saiu vitoriosa com mais de 51% dos votos.

Ele já conhecia os dois caminhos. Um, ensaiado por oito anos, fez crescer economicamente o Brasil mas transferiu a maior parte dos benefícios aos já beneficiados à custa do arrocho salarial, do desemprego e da pobreza das grandes maiorias. Fazia políticas ricas para os ricos e pobres para os pobres. O Brasil fez-se um sócio menor e subalterno ao grande projeto global, hegemonizado pelos países opulentos e militaristas. Esse não era o projeto de um país soberano, ciente de suas riquezas humanas, culturais, ecológicas e digno de um povo que se orgulha de sua mestiçagem e que se enriquece com todas as diferenças.

O povo percorreu também o outro caminho, o do acerto e da felicidade posssível. Neste ele teve centralidade. Um de seus filhos, sobrevivente da grande tribulação, Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiu com políticas públicas, voltadas aos humilhados e ofendidos de nossa história, que uma Argentina inteira fosse incluída na sociedade moderna. Dilma Rousseff levou avante, aprofundou e expandiu estas políticas com medidas democratizantes como o Pronatec, o Pro-Uni, as cotas nas universidades para os estudantes vindos da escola pública e não dos colégios particulares; as cotas para aqueles cujos avós vieram dos porões da escravidão assim como todos os programas sociais do Bolsa Família, o Luz para Todos, a Minha Casa, minha Vida, o Mais Médicos entre outros.

A questão de fundo de nosso país está sendo equacionada: garantir a todos mas principalmente aos pobres o acesso aos bens da vida, superar a espantosa desigualdade e criar mediante a educação oportunidades aos pequenos para que possam crescer, se desenvolver e se humanizar como cidadãos ativos.

Esse projeto despertou o senso de soberania do Brasil, projetou-o no cenário mundial como uma posição independente, cobrando uma nova ordem mundial, na qual a humanidade se descobrisse como humanidade, habitando a mesma Casa Comum.

O desafio para a Presidenta Dilma não é só consolidar o que já deu certo e corrigir defeitos mas inaugurar um novo ciclo de exercício do poder que signifique um salto de qualidade em todas as esferas da vida social. Pouco se conseguirá se não houver uma reforma política que elimine de vez as bases da corrupção e que permita um avanço da democracia representativa com a incorporação da democracia participativa, com conselhos, audiências públicas, com a consulta aos movimentos sociais e outras instituições da sociedade civil. É urgente uma reforma tributária para que tenha mais equidade e ajude a suplantar a abissal desigualdade social. Fundamentalmente a educação e a saúde estarão no centro das preocupações desse novo ciclo. Um povo ignorante e doente não pode dar nunca um salto rumo a um patamar mais alto de vida. A questão do saneamente básico, da mobilidade urbana (85% de população vive nas cidades) com transporte minimamente digno, a segurança e o combate à criminalidade são imperativos impostos pela sociedade e que a Presidenta se obrigará a atender.

Ela nos debates apresentou um leque signficativo de transformações a que se propôs. Pela seridade e sentido de eficácia que sempre mostrou, podemos confiar que acontecerão.

Há questões que mal foram acenadas nos debates: a importância da reforma agrária moderna que fixa o camponês no campo com todas as vantagens que a ciência propiciou. Importa ainda demarcar e homologar as terras indígenas, muitas ameaçadas pelo avanço do agro-negócio.

Por último e talvez o maior dos desafios nos vem do campo da ecologia. Severas ameaças pairam sobre o futuro da vida e de nossa civilização, seja pela máquina de morte já criada que pode eliminar por várias vezes toda a vida e as consequências desastrosas do aquecimento global. Se chegar o aquecimento abrupto, como inteiras sociedades científicas alertam, a vida que conhecemos talvez não possa subsistir e grande parte da humanidade será letalmente afetada. O Brasil por sua riqueza ecológica é fundamental para o equiíbrio do planeta crucificado. Um novo governo Dilma não poderá obviar esta questão que é de vida ou morte para a nossa espécie humana.

Que o Espírito de sabedoria e de cuidado oriente as decisões difíceis que a Presidenta Dilma Rousseff deverá tomar.

193 comentários sobre “Para entender a vitória de Dilma Rousseff

  1. Professor Leonardo, grato pelos seus ensinamentos e, hoje, em especial, pela sua participaçao intensa e profícua na vitória e na continuidade do projeto de salvação dos brasileiros descamisados de todo o território nacional. Saudações cordiais e fraternas. Luiz.

    Curtir

      • Desmerecer toda a sensibilidade social de Leonardo Boff é demais, hein? Quanta ignorância! Realmente poucos o entendem por que ele precisa ser escutado com o coração e não com o bolso!

        Curtir

  2. Eu compreendo, que o país precise de resolver todas essas questões que o senhor colocou no texto, mas não vejo na senhora presidente condições de resolver estas questões, pois PT se tonou uma galinha que não alça voo. E o mais triste foi ver nessa campanha o marketing imperando e iludindo povo. É bom não esquecer que 36.000.000 de eleitores deixaram de votar, isso significa que há um certo descrédito no país. O PT deixou ser águia! se lambuzou com o fascínio do poder e está começando a perder completamente o terreno que conquistou com muita dificuldade. Eu mesmo era um militante do PT que perdeu a esperança. Abraços e que Deus o abençoe sempre!

    Curtir

    • Geraldo, se me permite meu caro, não se pode confundir o candidato com o partido, porque nenhum partido presta, são todos farinha do mesmo saco e estão todos enlameados, agora, no meio dos políticos, são raras as exceções, mas elas existem,
      eu destaco a Dilma como sendo uma delas, contra o partido existem as denuncias, mas contra o nome dela especificamente,ao que me consta não ha; o Aécio por exemplo, tem uma vida pregressa das mais baixas, os crimes que ele cometeu em Minas agora vão ser apurados e ele vai se dar muito mal, basta ver que ele perdeu feio lá porque o povo o conhece; desculpe, um grande abraço.

      Curtir

    • Geraldo. Ninguém acredita nessa tua conversa. Quando você diz que foi PT, é fake. Um petista não muda de ideologia. Não adianta, já conhecemos este bla bla bla dos psdebistas.

      Curtir

  3. Boff, o Lulla adentra ao seu quarto mandato e sua base aliada, Renan, Sarney, Maluf, Barbalho, Collor, entre outros, também. A saúde, a escola básica pública, a habitação e outros direitos sociais não contemplam os pobres, porque eles não podem pagar. A igreja Católica mantém universidades e colégios dirigidos para o pessoal da classe média para cima. Quem de fato vive abaixo da linha do Equador, os pobres e miseráveis, continuarão legitimando o sistema econômico/político que temos através do voto obrigatório e clamando por migalhas que o poder econômico/político distribui. Mega abraço Boff.

    Curtir

    • São Paulo deu o 6º mandato a Alckmin depois de corrupção furnas( Aecio, Alckmin e Serra), improbidade administrativa crise da água e crimes no Pinheirinho

      Curtir

  4. Pensamentos coerentes e sensatos do Boff. Brasil e Dilma tem história. Agora so nos resta aparar as arestas que são muitas para continuarmos as transformações que a votação de domingo refletiram. ..Um Brasil para todos e possível! !!

    Curtir

  5. Professor Boff, o seu discurso é de ódio e de divisão. A presidente Dilma foi eleita sim, mas não teve maioria, pois mais 80 milhões de pessoas não acreditaram no projeto dela e do PT. Nem por isso vou ficar chorando a derrota, pois como cristão que sou, visto a camisa da presidente Dilma, pois toda autoridade é constituída por Deus, como está escrito em Romanos 13:1-7, mas isso não me impede de ver os erros que o governo Dilma cometeu ao mascarar números e inflar os “acertos”. Para um religioso, como o senhor diz que é, conhecedor da Bíblia, deveria ao invés de dizer que existia um golpe para colocar um projeto antigo no poder, deveria, com toda a sua inteligência, dizer que se fez democracia apenas. São discursos como seu que está levando este país a ser dividido entre petistas e tucanos.

    Curtir

    • Eduardo,
      Então vc acha que aquilo que a Veja fez é correto? E o que foi colocado na Internet da Veja foi pago com muito dinheiro pelo PSDB, como os juizes eleitorais do supremo ajuizaram… No meu texto não há odio nem divisão. Isso está na sua cabeça. É bom ler os textos sem os oculos do ressentimento por não ver seu candidato ser eleito..
      lboff

      Curtir

      • Como é difícil né professor? o Sr. foi tão lucido, mas realmente acho que os óculos do ressentimento impede as pessoas ver ou interpretar a realidade.

        Curtir

      • Prof. p4z & b3m!

        infelizmente paixões clubísticas ascenderam de parte a parte… isso que para mim e muitos daqueles simpatizantes primeiros do partido é que doeu e, felizmente, sei a esperança já vencera o medo em 2002!

        o que a Veja fez é incorreto e punível com nossa legislação mesmo falha.

        ressentimento e rancor também foi destillado em relação à Marina e não lí nada a respeito sobre isso. justamente ela que apregoava o tema da sustentabilidade mesmo que não na ótica do partido governista!!

        espero que a presidenta consiga articular discurso e prática mesmo contando com espectros rondando sua base de apoio.

        a eco-logia e a eco-nomia agradecem vossa contribuição! meu voto foi com essa liberdade e discernimento. um ótimo governo a presidenta Dilma, pelo bem do Brasil e dos brasileiros.

        é por aí… []s livr3s,

        Curtir

      • E o que o PT fez com a Marina o Sr. acha correto? Disse sem prova alguma que ela iria acabar com o bolsa família e que a autonomia do banco central tira alimento da mesa do trabalhador e mais ainda que acabaria com o recursos do pré-sal para a educação? Dois e pesos e três medidas..

        Curtir

    • Eduardo, infelizmente, o que vejo depois do dia 26 são muitas galinhas querendo ser águias! Mas eu não o culpo por isso! Quem sabe haja dentro de você um pouco de amor e de inclusão, já que você se diz cristão!! Em acredito muito em transformações e já que você defendia tanto a mudança, mude, ame mais, deixe o ressentimento de lado! Seja feliz, ame seu próximo, olhe para o espelho de seu interior, ame-se!! Que Deus te abençoe!

      Curtir

    • Seu discurso é que é de ódio e divisão!! lamentável que sua raiva predomine em sua razão! Maravilhoso texto…de quem conhece os problemas sociais do Brasil e não repete os que o grande máquina golpista da mídia reproduz. Não penso só em mim…votei em Dilma e agora tenho mais fé no Brasil!

      Curtir

  6. Prof. Leonardo: concordo com tudo que foi dito. Acrescento ainda que nos debates não foi falado, especialmente pelo Aécio, qual seria o relacionamento com os países da América do Sul, lembrando que o fortalecimento mútuo das nações parece ser imprescindível para o desenvolvimento coletivo (conforme, inclusive, expõem o senhor e Enrique Dussel nas suas respectivas obras).

    Curtir

  7. é a presidenta tem um longo caminho pela frente, mas com o Espirito de Sabedoria e Retidão ela vai conseguir chegar lá, onde a miséria , a doença, e injustiça imperam Que Deus a proteja e todos que tiverem boa vontade para construir um Brasil melhor.

    Curtir

  8. Perfeito! Questionamentos, que cá com os meus botões , estava intrigada. Obrigada! Você esclareceu muito bem os meus pontos de vista. Fiz essa uma análise, basicamente fundamentada nesses princípios, a minha tomada de posição, foi mais ou menos por aí. Estou à disposição aos enfrentamentos, aos combates, às lutas que temos pela frente.

    Curtir

  9. Viva a vitória do povo brasileiro, agora sim com perspectivas de vitórias concretas de alcance dos bens da vida. Leonardo Boff, obrigado por emprestar-nos a força de sua luz, um farol a iluminar o falso caminho e ao mesmo tempo, como corolário, a esperança de um mundo melhor.

    Curtir

  10. Tudo bem quanto as conquistas sociais, mas daí falar que a presidente não tolera os maus feitos? É chamar o povo de burro achar que a presidente não sabe o que se passa na principal estatal do país sob sua supervisão…

    Curtir

    • Luis, esse discurso aí é o da direita, você só esta reproduzindo o que a mídia falou incansavelmente até que essa mentira se tornasse verdade. Roubo de verdade nesse país aconteceu com a privataria tucana, tem até o livro, se quiser realmente uma informação de qualidade, esqueças essas noticias pré campanha. E recomendo, leia esse livro, aí sim voce verá que o país foi roubado. Tem um vídeo também interessante, “privatizações a distopia do capital” procure assistir, está no youtube. Outra coisa a pensar para ver quem está mentindo ou falando a verdade; No governo FHC, pouco mais de 40 investigaçoes foram feitas pela PF, Romeu Tuma era o superintendente aliado de FHC, no governo Dilma e Lula, mais de 2200, investigações até o momento, isso demonstra a intenção de realmente passar a limpo a questão da corrupção. Pare para pensar, junte as peças desse quebra cabeças simples…

      Curtir

  11. Amém. Que Deus nos abençoe! Deus inspire nossa Presidenta e lhe dê sabedoria e forças para unir nosso povo na busca desse bem comum. Que através do diálogo que ressaltou em seu discurso possamos construir os caminhos para que este Brasil seja cada vez mais de TODOS e TODAS.

    Curtir

  12. Senhor Leonardo, sua opinião já foi muito importante para quem o tinha como pessoa séria, fiel a Deus e aos princípios da religião. No entanto, expulso da religião que professava por trair aos dogmas doutrinários e incutir a ideologia marxista e o comunismo, o senhor expulsa tantos outros incautos para distante de Deus. O pt é sim seu lugar perfeito, porta que se abre para a implantação do governo em um país sem Deus, sem cultura, sem esperança. Que acredita na ação do homem e vira as costas para a ação do Espírito Santo de Deus.

    Curtir

    • Aracele
      Aconselho-a a ler meu ultimo livro sobre o Espirito Santo, fruto de uma pesquisa de 14 anos: “Espirito Santo:doador de vida e pai dos pobres” (Edditora Vozes 2013). Ai vc tem a resposta a suas indagações.
      lboff

      Curtir

      • É Senhor Boff, o senhor ainda tem coragem e a pretensão de querer ensinar algo depois de tudo que fez para a sua religião com sua vida dupla?

        Pense antes de dizer que o projeto do outro é um projeto para os ricos, olhe para o Lula que se tornou um dos homens mais rico desse nação, depois de ter aprendido com o Maluf, rouba mais faz. É pelo jeito vocês são homens que gostam de fazer as coisas as escondidas.

        Curtir

      • Caro Leonardo Boff
        Seu artigo é ótimo. Só gostaria de deixar aqui meu registro com referencia à “oposição” ao governo Dilma. Esta oposição se caracteriza por uma sociopatia, não de todos (sabemos que uma boa parte desta oposição é resultado de uma manipulação descarada), pois todos os outros que a fazem “sabem a letra mas desconhecem a música”.
        Isto não está acontecendo somente aqui, basta dar uma olhada no resto do mundo.
        Abraços
        José Severiano

        Curtir

    • Aracele

      Se o PT é a porta para um governo sem Deus, qual seria o partido para um governo com Deus e para a ação do espírito santo ? Desculpe, mas Deus não depende de partido político.

      Marcos

      Curtir

    • Mui querido Leonardo Boff, você que tem nos abastecido de esperança e de ânimo na luta por um outro mundo possível não precisava ler sandices de figuras jurássicas que teimam em vomitar impropérios desencadeados pela doutrinação da cartilha maldita do capitalismo e do integrismo religioso. Admiro sua paciência e delicadeza, dando respostas delicadas a tais agressões, Eu, simplesmente ignoraria esses tipos. Mas até nisso você ensina a gente a ser tolerante com o intoterável que é a burrice.

      Curtir

  13. Que lindo seu texto, Leonardo Boff, tão instrutivo quanto emocionante. Compartilho sua reflexão e aguardo com toda força do meu ser, em especial do meu coração, que o segundo mandato da Presidenta Dilma “Coração Valente” – que expressão mais feliz! – seja um sucesso maior que o primeiro, que tantos, infelizmente, insistem em não ver. Não saberia enumerar muitas coisas positivas em relação a mim deste governo, mesmo porque sou professora e acredito que o Brasil deve ser mais eficiente e atencioso quanto à Educação e a quanto a nós professores, mas me emociono quando vejo o bem que foi feito à população que mais necessita do apoio do Estado. É isso mesmo, nosso país é rico demais, bom demais e pode abrigar a todos com condições mais igualitárias de vida. Não mais a fome, a miséria, a falta de oportunidades, o descaso com os excluídos, a razão maior da encarnação do Filho do Homem, que disse: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. Não se pode encarar isso apenas como espiritualidade, que é uma face da vida – sem tirar-lhe a devida importância. Uma vida plena para todos, sem exceção, esse deverá ser nosso objetivo nesta empreitada que vai se iniciar em 2015. Que Deus abençoe nossa Presidenta e todo o Brasil! Paz e Bem!

    Curtir

  14. Frei Boff, parabéns pelo texto. Apenas questiono se a vitória de Dilma é, mesmo que em parte, reflexo das manifestações massivas que o país viveu neste ano. Ao contrário, me parece que muitos dos que deram corpo a elas são os mesmos reacionários que votaram em Aécio. Penso que são aqueles que saíram nas ruas para pedir por um país padrão FIFA, mas que não sabiam pedir por uma política que propicie isso, querem porque querem, e esperam por um salvador que os leve miraculosamente a essa terra prometida, mas sem ter que passar pelo deserto da transformação. Tentaram fazer de Aécio esse novo messias, e hoje estão revoltados por não ter conseguido coroá-lo. Alguns levantes já ocorreram ontem nas ruas de São Paulo. Infelizmente os manifestos sem conteúdo continuarão e serão um imenso desafio para Dilma.

    Curtir

  15. meu maior prazer seria conhece-lo pessoalmente.Nos ano 70 fazia faculdade de Pedagogia e uma das professoras passava para classe suas ideias revolucionarias de mudanças pelas quais vc luta até hj principalmente pelos menos favorecidos.Tenho 65 anos estou aposentada,com o cargo de Diretor de Escola pelo estado de SP.

    Curtir

  16. O trabalho é grande,mas valerá a pena se e quanto todos participarmos,alegro-me em ver no texto; o parágrafo que fala da manutenção e do orgulho de nossa bem humorada miscigenação,encarando agora também de frente o racismo e preconceito mas mantendo a energia dos trópicos e ao sul das terras chamadas de Brasil e que sempre abraçaram seus visitantes e ou emigrantes de forma tão ampla e em sua grande maioria inclusiva. Mantenhamos o que temos de ótimo e procuremos sim entrar em nova era do relacionar politicamente.

    Curtir

  17. Acho que a reforma política deve começar com a extinção das regalias dos políticos , inclusive com a redução nos salários. Dilma conseguiria mais apoio popular. É disso que o povo reclama.Dos altos salários principalmente dos parlamentares.A partir daí veremos que está na política por uma causa e não somente com intuito de enriquecer.

    Curtir

  18. O senhor precisa ver os numeros quando diz: “Ela saiu vitoriosa com mais de 51% dos votos”, da’ uma falsa impressao que ela tem o apoio de 51% da populacao, na realidade ela so’ tem de 38.34% da populacao brasileira segura pelo estomago(bolsasssss) e partidarios, e assim mesmo no poder, teve menos voto do que quando ganhou em 2010(55.752.529) e em 2014(54.451.986).
    O senhor é um homem inteligente, e pensei que sabio tambem, quando em nenhum momento do seu texto, lembra da historia do Brasil e da estabilidade financeira. O senhor tem historia no nosso pais, e por mais que o senhor venha a ser incoerente no futuro, a sua historia do bem nao deixara’ nada de engano prevalecer.
    Ninguem pode negar da ampliacao de beneficios sociais( certos e enganosos), mas teve, a custo da tabela abaixo que ninguem fala:

    ” DIVIDA DIVIDA
    GOVERNOS” INTERNA EXTERNA TOTAL
    “2002
    GOV. LULA” ” 640 BI 212 BI 851 BI
    “2007
    GOV. LULA” 1.450 TRILHAO 0 1.450 TRILHAO
    “2010
    GOV. LULA” 1.650 TRILHAO 240 BI 1.890 TRILHAO

    DURANTE O GOVERNO LULA A DIVIDA AUMENTOU EM 1 TRILHAO!!!!!!
    ENDIVIDAMENTO INTERNO!!!!!!
    SITE: http://WWW.SONOTICIAS.COM.BR/WALTERSERAFIM OU DIVIDAEXTERNA
    NA DITADURA MILITAR COM O CRESCIMENTO ECONOMICO, NAO MUITO BOM, ERAMOS 70 MILHOES DE HABITANTES E ELES RETIRAM
    30 MILHOES DE PESSOAS DA MISERIA (42,85%)
    O GOVERNO DO PT, COM ENDIVIDAMENTO INTERNO COM CRESCIMENTO RUIM, COM UMA POPULACAO HOJE DE 190 MILHOES DIZ:
    RETIROU 30 MILHOES DA MISERIA (APENAS 15,78%)
    MAIS UM GRANDE ENGANO.

    Para terminar, como cidadao e interessado pelo bem comum, estranhei o senhor citar a
    palavra”bíblica” e esqueceu de falar sobre o alto indice de corrupcao do atual governo e que o senhor lula hj é um homem que so’ viaja de jatinhos e milionario, com explicar porque trabalho ha’ mais de 30 anos com uma profissao promissora e nem um milhao tenho? Sei que o senhor vive de acordo com suas palavras, mas que criterio é este de ter pessoas que desrespeitam o erario publico??????
    Joao Garcez Filho (jgarcez_f@hotmail.com)

    Curtir

    • João, vou te refrescar a memória: Governo de fhc. Desemprego imenso(recorde). Dívida Imensa e ainda teve que recorrer ao fmi(que o LULA pagou). Exportações e pib PÍFIOS. Dólar a 3,7o. Inflação a 12%. Reservas monetárias praticamente ZERO. Arrecadaram mais de 100.000.000.000,00(cem bilhões de dólares) com as privatizações(doações como no caso da VALE)e até hoje ninguém sabe para onde foram. E tem muito mais se quiser…

      Curtir

  19. Interessante o seu texto, adoro ler seus livros e seus posts.
    Perfeita esta frase: ‘um povo ignorante e doente não pode dar nunca um salto rumo a um patamar mais alto de vida’. Faz todo o sentido da expressiva votação da Presidente na região norte e Nordeste do Brasil, justamente onde estão os mais altos índices de analfabetismo, pobreza e o famoso benefício gerador de votos.
    Você diz que a presidente fortaleceu sua identidade, para enfrentar qualquer embate, cita a Bíblia para pontuar a escolha entre o ‘bem’ e o ”mal’ o ‘certo’ e o ‘duvidoso’, mas existe uma questão que eu não consigo compreender: onde está esse caráter que enfrenta qualquer desafio? Onde está a honestidade, dom que enobrece o homem de Deus? Que não assume que rouba? Que e a responsável pelas contrataçoes? Que indicou a grande maioria dos envolvidos na corrupção de maior expressão da história dessa nação?
    É fácil se esquivar e dar respostas completamente sem responsabilidades, ou melhor ainda, ao estilo de seus companheiros, sempre dizendo que ‘não sabe de nada’ , e como sempre repetindo a famosa e esteriotipada frase ‘intriga da elite’, como se não fossemos todos o mesmo povo, e pior ainda, como se HOJE, eles não fossem a maior expressão da tão criticada ‘elite’. O que me incomoda é justamente essa falta de comprometimento com a honra, com a palavra, culpar os outros é muito oportuno, se fazer de vítima, mais ainda. Todo eleitor da Dilma que conheço, e sempre assim, fanático no que lhe convém, porém nunca responde o que é óbvio, uma vez que é impossível não enxergar o que está acontecendo, acredito eu, que até o mais ignorante cidadão brasileiro, já ouviu falar da roubalheira descabida do PT. E se disser que ela que puniu e prendeu, como nunca antes na história desse país, eu lhe questiono, por que os mesmos, Lula, Dilma e companheiros continuaram realizando as mesmas atividades criminosas, aliás, se aperfeiçoando no crime?
    Será que seremos um povo criminoso? Com valores completamente invertidos? Como poderemos usufruir de uma sociedade justa e igualitária, se o nosso mais alto representante, sempre se esquiva de suas responsabilidades?
    Por favor me responda como poderemos avançar em justiça, igualdade e fraternidade, sem eliminarmos a corrupção sistemática instalada por nossos atuais governantes? Nao seriam eles os responsáveis que deveriam dar o exemplo de honestidade, para que possamos desenvolver confiança?
    Estou lhe questionando porque CONFIO em seu bom senso, portanto não agrida minha inteligência com as já citadas frases feitas, já propriedade dos petistas.
    Eu realmente gostaria de entender filosoficamente porque eles não são capazes de dizer claramente que são ladrões, afinal você diz que ela se mostra uma mulher corajosa e valente. Por que é tão difícil uma pessoa assim confessar publicamente seus crimes? E o pior todos aqueles que estão a sua volta acobertar com tanta veemência? E o medo de perder o poder? O Poder corrompe SEMPRE? Nunca teremos um governante honesto, íntegro?
    Obrigada.

    Curtir

    • cara renata por mais q foram as escolhas de um presidente aos seus escolhidos, não definimos caracter, e nem adivinhamos os gananciosos, os amantes do dinheiro, a corrupção ja vem desde os primordios e só hj foram abertos os leques..

      Curtir

  20. Análise perfeita , séria e desprovida de tendências partidárias , retratando com extremo acerto o cenário atual do nosso Brasil interno e externo no contexto mundo globalizado . Parabéns!

    Curtir

    • Desprovido de tendências partidárias?.Leonardo se você queria votar em falcatruas porque não votou na Fernandinho beiramar?

      Curtir

  21. Há muitas mensagens circulando contra e a favor de cada candidato.
    Resolvi fazer a minha. Não me lembro de ter me engajado em uma campanha eleitoral. Sempre votei consciente, mas nunca fui para militância.
    Parto de duas premissas: I) todo homem, por menor parcela de poder que detenha, tende a dela abusar (Maquiavel); II) não há uma só pessoa boa sem defeito, a qualidade está na supremacia dos benefícios em relação aos defeitos.

    Por isso, não me iludo em pretender encontrar a perfeição em Aécio. Porém, estou convencido que suas qualidades positivas superam as negativas.

    Por outro lado, também não nego os benefícios que o PT trouxe ao Brasil. Porém, está evidente que ultrapassou qualquer limite do razoável.

    A ambição pelo poder destruiu o discurso da ética, da democracia, da nova forma de governar. Tudo isso, a tal ponto, que ofuscou completamente qualquer avanço que tenha feito.

    Nada do que fizera justifica as mazelas que trouxe.

    O projeto, está evidente, é de poder e não de Estado.

    As instituições públicas estão aparelhadas por petistas e seus aliados, em prejuízo da escolha de pessoas técnicas, a meritocracia.

    A corrupção, com o fim claro de abastecer o esquema, foi institucionalizada.

    Contra o jogo democrático, se ataca a honra dos adversários e se propalam mentiras, com um cinismo sem precedentes. Frauda-se, assim, o próprio jogo democrático, à medida que, confunde-se o eleitorado de forma orquestrada.

    O presidente Lula e a presidente Dilma, de forma vexatória, negam a prática do mensalão e todos os outros episódios de corrupção. Isso é gravíssimo. As pessoas mais influentes do sistema presidencialista atribuem normalidade a crimes graves. Essa é uma mensagem desastrosa para toda sociedade, sobretudo aos menos esclarecidos.

    A cúpula do PT, que ainda define nossos destinos, está presa e é tratada, por eles, como injustiçados.

    Não fossem os votos do beneficiários do Bolsa família, das ong’s, do MST, todos sustentados pelos que trabalham, a Dilma teria perdido no primeiro turno.

    Esse ponto merece atenção especial. Para tanto, invoco o pensamento de dois grandes sábios: Aristóteles e Luiz Gonzaga.

    O primeiro, 400 anos antes de Cristo, chamou a atenção para o risco do sistema democrático se transformar na ditadura da plebe, o que já está acontecendo, pelo populismo e pelo terror com as ameaças de suspensão do bolsa família. Ou seja, por pouco nossa democracia não existe apenas no papel, enquanto, de fato, somos governados por uma ditadura disfarçada.

    Já Luiz Lua Gonzaga, antevendo tudo isso, há mais de cinquenta anos, afirmou: Seu dotô o nordestino tem muita gratidão, pela ajuda do sulista nessa seca do sertão, mas dotô uma esmola a um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão.

    Hoje estamos assistindo a formação de uma sociedade de viciados pela esmola do Estado, sem o menor estímulo de evoluir para o mercado de trabalho. Se contentando a viver à margem da dignidade humana.

    Curtir

  22. Tenho tanta admiração por sua pessoa q vou deletar da memória o q acabei de ler.
    Não posso aceitar q pessoas tão instruídas possam ignorar a pior marca desse governo do PT nesses 12 anos de poder, q é a corrupção crônica q faz com q o brasileiro veja indo p/ os bolsos de políticos e empreiteiros quase 1 trilhão de reais/ano…
    ¨Bolsa isso ou bolsa aquilo¨ são gotas, perto do mar de dinheiro q circula por debaixo das mesas e nas cuecas de políticos desse governo.
    Lamentável!

    Curtir

  23. Sr. Leonardo, pela sua formação religiosa, acho V.S.a, um tanto ateu. Tenho por guia o evangelho de Jesus Cristo, e Ele sempre está anos dizer Que amemos a Deus sobre todas as coisas. ora, Vejo que V.Sa., como um ex ou ainda religioso, com pensamentos nada cristãos. dizer que a dilma penou nos porões do regime militar, ela foi parar lá por pregar a instalação de uma ditadura atéia aqui no Brasil. Ela e seu grupo matou um colega nosso do Exército, o soldado kosel, de forma violenta. Fico pensando no desperdício de seu tempo em escrever seus artigos. Eles servem para, muito, alegrar todos aqueles que querem apagar Deus das mentes do que ainda creem Nele.

    Curtir

    • José Eustaquio
      Seu “deus” é muito pequeno. So cabe na sua cabeça, portanto, é um ídolo. Jesus não quer que amemos apenas Deus mas tambem o proximo e toda a sua criação.E servir a Deus na busca da justiça para os pobres e feitos invisiveis significa para Jesus o verdadeiro amor ao proximo.
      lboff

      Curtir

      • Percebo que o Sr só responde aos que na contradição lhe criticam.Típico!

        Curtir

    • Com certeza José Eustáquio,
      suas palavras deixam bem claro que o evangelho de Jesus Cristo é seu guia! Seus pensamentos são muito cristãos e Deus realmente está em sua mente. Ironias a parte, quero lhe dizer que só se apaga Deus da mente daquele que não o tem no coração e em todo seu ser! Jesus disse “o meu mandamento é este, amai-vos como eu vos amei”! Percebo somente ódio em seu coração, ressentimento, rancor! Talvez se o projeto de Aécio tivesse sido feito com amor, com doação, com justiça social, seria diferente! Mas talvez o projeto dele de mudança realmente aconteça, começando pelo próprio PSDB e seus militantes que disseminaram ódio, divisão, preconceito e tantas outras mazelas! Oxalá isso aconteça realmente. A mais somente meu sincero abraço e desejo de felicidades! Que Deus esteja em seu coração e em sua família e que você alce vôos cada vez mais altos!!

      Curtir

  24. Infelizmente não consigo ver a cena bíblica. Desde cedo percebi, isso sim, que os partidários do PT veem seu partido como religião. Aliás foi assim que chegou onde está, usando as igrejas e sindicatos. Duas instituições que perderam, assim, seus princípios. É lamentável, e não é nada cristão, pensar que os outros estão sempre errados e tudo que o PT faz é perfeito. A diferença de votos foi muito pequena, pois já nem para os partidários as iniciativas do PT representam felicidade. É sempre preciso lembrar que alguém está pagando a conta e quando esse alguém cansar bons tempos não teremos. Quem nunca administrou ou só administrou coisas alheias não tem ideia do que falo. Gostaria muito que também as lideranças do PT enxergassem todos os brasileiros como cidadãos e não uns sendo do bem e os outros do mal – elite e povo, isso apenas aumenta a ira. Quem não aprendeu a obedecer, não deve assumir função administrativa. Sempre acaba mal. O líder máximo do PT, senhor Lula, que a presidente insiste chamar de presidente, chama os outros, que não votam no PT de filhinhos de papai. Os eleitores do PT não sabem que nome do Lula consta na lista dos 10 mais ricos do Brasil. Foi, na verdade, uma eleição lamentável, triste – de ambas as partes. O PT não perdeu porque o Aécio não foi estratégico em Minas e por parte do PT Lula assumiu as “rédeas”, pois convenhamos, a senhora Dilma, como candidata, foi um fracasso. Além disso, muitos (funcionários públicos e pessoas que recebem bolsa família) sofreram pressão, dito às claras, foram pressionados a votar na candidata do PT. O bom dessa eleição foi o retorno de uma oposição, pois esta exige que o PT (o bem travestido de cordeiro) retorne à ética. Foi bom também o Aécio não vencer, pois falta-lhe uma pitada de humildade, nada muito diferente do PT.

    Curtir

  25. Sr Leonardo Boff,
    Leio com certa frequência suas colunas, até mesmo porque gosto de sua posição e de alguns dos seus ensinamentos. Contudo, meias verdades também são meias mentiras. Difamação houve dos dois lados, mas tudo bem, se acha que foi mais de um lado só, o respeito. A Dilma venceu de forma legítima e torço pelo seu sucesso, que corresponderá ao sucesso de uma sociedade, incluindo meu sucesso. Contudo, gostaria de fazer algumas perguntas ao senhor como cidadão brasileiro.
    Primeira:
    – Por que Dilma e também o Lula em 12 anos no governo não convocou uma assembléia constituinte exclusiva para discutir a reforma política? Esse é meu temor para também acreditar que talvez nos próximos 4 anos não a faça. Espero me surpreender.
    Segunda:
    – Qual o objetivo de assegurar que as conquistas sociais são exclusividade de um partido só? Qual o mérito ético e moral disso?
    Terceira:
    – Temos que garantir igualdade de oportunidades, isso é fato. Mas me responda, qual o malefício da desigualdade? É possível extingui-la mesmo em igualdade de oportunidade?
    Quarta:
    – A concentração de renda é deletéria segundo o senhor, contudo nos últimos 12 anos houve um aumento absurdo do número de milionários no Brasil, isso é ruim?
    Quinta:
    – Qual sua opinião do Luiz Inacio Lula da Silva como pessoa no campo ético e moral, incluindo a classificação da demagogia? Quero a opinião da pessoa e não do político Lula.
    Gostaria da opinião do filósofo e não do partidário do PT.
    No mais, que os espirítos de luz continuem guiando o seu caminho e lhe dando sabedoria para entender e compreender os desafios da vida.
    Obs: pode me responder por email, até porque preferiria lhe escrever isso em forma de contato pessoal, mas não encontrei.
    Abraço,
    Diêgo

    Curtir

  26. Amém! Graças a Deus o PSDB não chegou ao poder! Espero que a presidenta consiga realmente enfrentar as situações difíceis que terá pela frente…há uma onda de ódio ao PT, aos pobres, nordestinos e etc muito grande em minha cidade, ao ponto de não poder expressar minha opinião sem ser radicalmente repudiada. Deus tenha misericórdia. Apesar de estar decepcionada com o PT ainda tenho confiança e esperança.

    Curtir

  27. Sua frase: “Criaram-se todas as condições para uma tempestade perfeita com distorções e difamações, difundidas na grande imprensa e nas redes sociais…” é perfeita. Somente se esqueceu de quem criou as condições da tempestade que abateu sobre Marina e sobre Aécio: sua PresidentA, orientada pelo seu marqueteiro.
    Convenhamos, professor Boff. O Senhor fica melhor onde esteve; sob a supervisão do então Cardeal….

    Curtir

  28. Dilma, não me pare eu muito confiante e dá muitas respostas rasas. Ganharia mais minha admiração se ao invés de ficar discutindo comentasse mais sobre propostas.

    Curtir

  29. eu amo ler as suas reflexões do Leonardo Boff, e sabe que tive um click, acho que vou voltar pra sala de aula, nas disciplinas e sociologia e filosofia, e eh claro que vou sugerir a leitura de seus textos!! ❤

    Curtir

  30. Se “passou por torturas nos porões de repressão da ditadura militar” isso jamais justifica cruzar os braços de forma inoperante diante dos desmandos de cúpulas petistas e de tantos outros partidos que submetem a população brasileira “nos porões da repressão da ditadura dos desmandos, do roubo, dos assaltos, do crime e depredações” que assolam o povo brasileiro.

    Curtir

  31. E a corrupção??? Deixemos passar batido? Lula e Dilma não sabiam de nada? Filho do Lula, segundo pai o Ronaldinho dos negócios, tá tranquilo?? Na minha opinião td mundo é inocente até que se prove o contrário, mas não se provou nada, td debaixo do tapete. Concordo com muita coisa do texto. Não sou PT e nem PSDB, me considero um questionador, com muitas dúvidas.
    Abs

    Curtir

  32. O Pensamento Brasileiro tem se mostrado cada vez mais rico, e Leonardo Boff sendo um de seus mais importantes expoentes vem tomando uma posição digna,humana. Ainda trememos frente injustiças, desigualdades, e principalmente discursos de ódio. Mas temos a força de um povo cada vez mais articulado, temos também o Amor, que não foi jogado pros porões da história como um bicho sem lugar pra ocupar aqui em cima. Ele tem sobrevivido, e mostrado sua força.

    Curtir

  33. Sinceramente admiro muito seu trabalho e jamais vou aceitar que os fins justificam os meios. Uma assaltante de banco e um floresta Amazonica sendo reduzida e devastada, um populismo existemte hoje na Venezuela e Argentina, é isso que vejo nesta candidata.

    Curtir

  34. Respeito muito Leonardo Boff, mas ele fala como se a Presidente Dilma estivesse se elegendo pela primeira vez.

    Curtir

  35. Até que enfim alguém lembrou da reforma agrária, que por 12 anos ficou engavetada nos governos do PT…tbém votaria em Dilma, pq dos males, sempre o menor…mas não vejo com toda essa poesia e misticismo que o senhor enxerga o projeto do PT.

    Curtir

  36. Excelente texto mestre. A vitória da candidata Dilma certamente versará na garantia de uma melhor qualidade de vida aos menos favorecidos. É na igualdade dos povos em que acredito e almejo, É só mandar a pessoa que usa esse argumento e escrever “processos migratórios Brasil” que ela vai encontrar dezenas de trabalhos acadêmicos, ou até as próprias estatísticas do IBGE que refutam essa informação. O que tem acontecido é o contrário, ou seja, a migração de retorno, mas percebo que há um movimento em curso que muito me preocupa e entristece, ele consiste nos movimentos separatistas. Futuramente o senhor pode nos elucidar sobre essas questões? Att, Larissa

    Curtir

    • Excelente texto mestre. A vitória da candidata Dilma certamente versará na garantia de uma melhor qualidade de vida aos menos favorecidos. É na igualdade dos povos em que acredito e almejo, mas percebo que há um movimento em curso que muito me preocupa e entristece, ele consiste nos movimentos separatistas. Futuramente o senhor pode nos elucidar sobre essas questões? Att, Larissa

      Curtir

  37. Quando o povo de uma nação começa a usufruir do mínimo para sua sobre-vivencia, seu intelecto, volta a funcionar normalmente, fazendo com ele possa desernir o que é certo ou errado, portanto o povo brasileiro passou pela ditadura militar de 25 anos, da qual eu também fui vítima, demitido da SUDENE, simplesmente porque entreguei pessoalmente ao
    presidente João Figueiredo, uma carta reivindicando melhorias salarias para os colegas; consequentemente veio os governos do PSDB, que sucateou a educação, não fez nada pelo social. Agora começa a mudar o quadro do revertimento e graças a Deus estamos no caminho certo.

    Curtir

  38. Penso como sempre que Leonardo Boff é um dos maiores intelectuais deste momento brasileiro.E VIVA A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO primeiro salvar o corpo para depois ficar mais fácil de salvar a alma.

    Curtir

  39. Obrigado, Boff! Obrigado por lutar pelos pobres do Brasil… Sou um dos incluídos e serei sempre grato ao senhor.

    Curtir

  40. O GRANDE PROBLEMA DO SISTEMA POLITICO ATUAL E DE TODAS AS EPOCAS E O SISTEMA CAPITALISTA PREVERSO , QUE SO VISA LUCRO E FORMAÇAO DE ASSALTANTES .
    DEVEMOS ARREGAÇAR AS MANGAS SEM TREGUA EM FAVOR DE UMA EDUCAÇAO ECONOMICA SOLIDARIA EM UNIDADE COM A CARTA DA TERRA E A DOUTRINA DO MAIOR SOCIALISTA NOSSO DIVINO MESTRE JESUS CRISTO , A VIVENCIA PLENA DOS ENSINAMENTOS DE JESUS CRISTO E FUNDAMENTAL E JA DIZIA KARL MARX , QUE AMAVA A DOUTRINA DE CRISTO JESUS E NAO AMAVA OS QUE SE INTITULAVAM SEGUIDORES DA DOUTRINA E NAO VIVIAM SENDO FALSOS E TRAIDORES , PORTANTO , E NECESSARIO URGENTEMENTE ESTUDAR ESTUDAR JESUS CRISTO E KARL MARX EM UNIDADE COM A CARTA DA TERRA
    Recomendo muito interagir no site carta terra, para mim ela e coisa mais importante que foi produzida no século XX. E um grande concenso internacional, com 16 artigos que nos norteiam como seres humanos na nossa morada. Isto deveria orientar tudo e todos, governos e sociedade. A gente deveria aprender a ser médico, engenheiro, motorista, policial, professor, padre, jogador de futebol, tendo como principio de base a carta terra. Ai nos viveríamos num mundo que vale a pena. Desde já conto com apoio dos amigos e qualquer duvida podes solicitar-me.
    O que é a Carta Terra?
    http://www.facebook.com/…/www.cartadaterrabrasil.org
    A Carta Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de todos…
    Obs.: Vamos arregaçar as mangas em favor da educação para todos do fundamental a posgraduação, desde já conto com apoio dos amantes do saber para comungar integralmente a pedagogia de Pauo Freire nosso educador imortal.

    Curtir

  41. Impressionante como nossos irmãos brasileiros, não eleitores de Dilma, estão enfurecidos com aqueles que pensam diferentemente deles. A violência verbalizada está criando divisões terríveis. De um lado, o mal estar, rebento do medo, do outro o ódio injustificável.

    Corrupção à parte, concordo com suas palavras, Sr. Leonardo Boff, preocupado em destacar o que de positivo há nos projetos e realizações do governo Lula/Dilma, realizações que, sendo respeitadas pelos governos estaduais e municipais, bem como por cada cidadão, provocarão mudanças radicais em nosso País.
    O que me inquieta, além da sementeira da violenta discórdia efetivada nesse período de campanha eleitoral, é a perspectiva de que a oposição política de Dilma, no afã de lhe destruir a imagem, corrompam esses programas de governo e, com isso, sacrifiquem o povo, como normalmente acontece em nosso País.
    Estou receoso, caro filósofo… o mal estava entre nós e não o vi. Amizades estão se desfazendo, estados se antipatizando, classes sociais demarcando seus limites, tudo isso às cegas, sem que percebam aqueles que ofendem, discriminam e debocham em nome de uma imprensa questionável e do protesto por uma política decente.

    Curtir

    • Prezado Carlos,
      Triste realidade essa que você relata. É o que eu também temi nestes ultimos dias. Mais o bom é que podemos ainda ver dentro da escuridão muitos vagalumes a brilhar intensamente como você. Nossa vida é tão breve de modo que se compararmos os nossos dias com os do Planeta, nossa vida seria um pouco mais de 90 segundos, diante sei lá, de 20 milhões de anos… Não acredito que 4 anos e nem 18 anos possam resolver todos os problemas desse nosso bêbê de 500 anos nome de Brasil, mais acredito que estamos no caminho para que se “salve” o máximo de pessoas possível. Forte Abraço de um desconhecido que mesmo frequentando até a 7º série adquiri um pouco de consciencia política atraves da partilha de conhecimentos de ilustres amigos proximos e distantes, assim como se fazem aqui contigo e com o Leonardo. Em 2001 paguei meu proprio curso de Manutenção e Montagem de Micro no SENAI – Bahia (Por sinal estava sucateado) com meu “salário” de vendedor numa Loja. Quando Lula assumiu, já estava na minha profissal de técnico em informática e fui contratado numa escola técnica do estado da Bahia (CETEB) fehcada também no governo de FHC. Pude ver as grandiosas melhorias nesse país com meus proprios olhos, em diversas áreas… Agora que Dilma continua no governo, continuemos a criticar em busca de melhores dias. Abração cara!

      Curtir

  42. apenas quero deixar aqui a minha indignacao em ver um nobre ser apoiar tantos politicos corruptos, que precisam usar de subornos, que levam o nosso suor e se diz preocupados com o povo brasileiro ,enquanto paises comunistas recebem doacoes bilionarios e deixam o povo brasileiro em condicoes lastimáveis. Como sendo um suporto conhecedor espiritual o senhor deveria lembrar pelo menos uma passagem de Cristo aonde ele recomenda tire a trave do teu olho primeiro e depois o cisco que esta no olho de seu irmao…..Dilma cuide dos brasileiros primeiro e depois seus irmao comnistas……Que Deus tenha piedade da sua alma…….. Salvar o corpo ? nao salve a tua alma …….ela sim é eterna.

    Curtir

  43. Lamentavelmente senhor Leonardo, falta na sua análise, dizer que esta militância de hoje diferente daquela antiga, na sua maioria é bem financiada pelos nossos impostos que inescrupulosamente são desviados das nossas estatais ou levados na base da propina, ou ainda, através de cargos que servem a nada.

    Curtir

  44. Parabéns pela sua analise reflexiva sobre as ultimas eleições em sua frase:

    “A questão de fundo de nosso país está sendo equacionada: garantir a todos mas principalmente aos pobres o acesso aos bens da vida, superar a espantosa desigualdade e criar mediante a educação oportunidades aos pequenos para que possam crescer, se desenvolver e se humanizar como cidadãos ativos.”

    você resume bem os valores que estiveram em questão nestas eleições e vão de encontro ao pensamento do grande educador Paulo Regus Freire, atacado frontalmente pelo mesmo veiculo de comunicação em sua edição “20 de agosto de 2008. Sempre que as “elites” se vêem ameaçadas reagem de maneira agressiva e tentam parar qualquer processo de quebra de paradigmas que ameaçam o “status quo” existente.

    Sou engenheiro e educador (por amor), mas é como educador que sinto na pele os problemas da base de alunos com pouco preparo que recebemos nas salas de aula, toda culpa deste descaso com a educação sendo atribuída ao PT e sua política, porem o que mais me machuca é que a maioria dos educadores na mesma situação que a minha se acomodam e preferem cruzar os braços a erguer as mangas e partir para recuperação da grande maioria. Minha alegria e felicidade, ocorre quando vejo que hoje decorrido 2 anos de curso eles agregaram muito do que passei tanto em matérias técnicas, ética e principalmente na formação de cidadão.

    O governo federal (PT) esta fazendo sua parte com as mediadas democratizantes quando da criação dos Pronatec, Pro-Uni, porem as pontas responsáveis pelas implementações deste planos federais, pecam e pecam em muito ao visarem simplesmente o quanto vale cada aluno, tratando-os como gado, procurando agregar cada vez mais alunos, não preocupados com a educação e cultura mas sim em arrecadar mais verbas. Os avaliadores do MEC são adulados para que seus pareceres sejam favoráveis as instituições.
    Um governo não se faz com uma pessoa, mas sim com muitos que tenham o mesmo objetivo e este não é o enriquecimento monetário, mas sim o enriquecimento cultural de uma nação.

    Vejo como muito difícil a mudança deste “status quo” mas sigo na busca do idealismo humano de igualdade.

    É realmente uma pena que ser espectador dentro de um cenário muito maior e de pouco poder fazer.

    O único ponto que me deixou assustado nestas eleições foi a violenta reação dos eleitores do PSDB em relação a tudo e a todos simpatizantes ou ativista pro PT com Dilma, pelo menos em SP. Não via isto desde 1975. Pregaram a intriga e não a verdade, pregaram a segregação e não a união, pregaram a diferenciação e não a igualdade, pregaram a violência e não o amor. Totalmente contrario os valores Cristãos que eles tanto defendem.

    Espero sinceramente que seja uma situação temporal e que a razão volte a prevalecer.

    Curtir

  45. Leonardo Boff, não é nem um pouco empático com o Dom Frei Luiz Flávio Cappio, que quase morreu para salvar o rio são francisco, hoje o santuário de Bom Jesus da Lapa toca uma campanha, para salvar o rio não só da transposição, mas também do assoreamento, causado pelo agronegócio. O governo Dilma fez algo parecido com o que o “Homem Branco” fez na Idade Média, assassinou vários índios guarani kaiowá em nome do progresso. O que Dilma aprendeu com a ditadura? Na copa vimos a policia e exercito contra o povo, A Agencia Publica de Jornalismo Investigativo mesmo denunciou que parte do plano de segurança não foi posto em prática, as câmeras não foram colocadas, de acordo com eles, para não ter registros dos excessos da policia A saída não está que com tucanos e petistas.

    Curtir

  46. Obrigada, Leonardo!
    Sempre tão lúcido, sempre tão sábio. Que o Espírito Santo continue lhe inspirando no anúncio de tantas verdades. Você é uma grande referencia para muitos!

    Curtir

  47. Por que é tão dificil conseguir um contato pessoal com o senhor? Ja tentei por ditintas vias, até com alguns companheiros da época da Filosofia, ligados ao clero e…. nada.
    Se por ventura ler este post, deixo aqui meu e-mail: marcos.anatomista@gmail.com
    Obrigado, felicitações pelo texto e um grande abraço!

    Curtir

  48. O senhor acredita mesmo naquilo que falou?? Devo concluir que seu partido é PT..PT e PT. Com tantas provas tão contundentes sobre roubalheiras e mais roubalheiras, e vem o senhor apoiar a Dilma e seus comparsas, começando pelo Lula… que nunca sabe de nada. Me perdoa sr Leonardo Boff. Estou deveras indignada. Volte no tempo, veja o que falou o Sr. Lula para a primeira eleição. O que foi que ele prometeu? Mostrar como se pesca e não dar o peixe. De lá para cá só fizeram contrariar tudo o que prometeram, eu disse “tudo”. Eles adotam o lema “Façam o que eu digo, não façam o que eu faço”. E, “eu não sei de nada”. Eu sinceramente torço para que o Brasil dê certo! Mas com essa máfia que se criou em torno do poder, mata minhas últimas esperanças.

    Curtir

  49. Caro Leonardo Boff, não conheço muito da Bíblia como você, mas conheço um pouco do amor. Seu posicionamento no texto é muito lúcido. Diante das opções radicais ficou com aquelas que aponta para a esperança, o amor e respito ao próximo. Basta de egoísmo. O que venceu foi o bom senso. U modelo de inclusão social e um país para todos. O povo é sábio naquilo que tem de bom senso e não é manipulável. Venceu a democracia e um país para todos. Viva a sabedoria do povo brasileiro. Viva a inteligência nacional. Viva o amor ao próximo; Neste caminho estamos indo certo e temos muito o que caminhar para romper as concepções enrraizadas por quiento anos de exclusão social. Vamos ser felizes tendo todos nos irmãos do nosso lado e tendo este sentimento do bem comum no centro de nossa cultura política.

    Curtir

  50. se tudo que a revista mostrou for mentira então a presidenta vai fecha-la coisa que eu acho muito difícil,pois não pode mostrar tanta calunia de uma pessoa tao influente ou seja a maior autoridade do pais ações da petrobras caíram 14% por que sera.

    Curtir

  51. Boa tarde Sr Leonardo Boff. Acompanho seus livros com interesse. Quanto à questão atual tem alguns pensamentos; Um governo que se vangloria por oferecer 50.000.000 de bolsas famílias e pretende aumentá-las; Ora esse governo atesta a sua incompetência ao deixar quase um terço do pais vivendo de forma miserável e não pretende modificar mas perpetuar o quadro. O correto seria o bolsa emprego onde o homem se sustente de forma digna e o bolsa a família um recurso de socorro a curto prazo e não um meio de vida.
    Um governo que em nenhum momento manifestou a intenção de reduzir o custo Brasil verdadeiro causador da falta de empregos e de baixos salários
    Um governo que reduz o imposto sobre automóveis e não reduz o imposto sobre alimentos??
    Espero ter sido útil Um abraço Osvaldo Hely Moreira

    Curtir

    • Dr. Osvaldo Hely ? de BH! Bom encontrá-lo por aqui… tb aprecio muito Leonardo Boff, mas vou aproveitar para lhe pedir uma coisa! O Haroldo falou que o Sr. passou um material para ele ler, acerca da relação corpo-espírito e como as doenças refletem no corpo fisico… poderia me passar tb? Um grande abraço! Clique em responder que vai para o meu e-mail: adrianaj@tj.rs.gov.br.

      Curtir

  52. Professor, sempre o admirei muito. Te leio e te escuto com muita atenção e construtivismo… Muitas vezes suas palavras me tocam a ponto de serem um divisor de aguas em minha vida. Por isso, gostaria de lê-lo ou ouvi-lo sobre o lado negativo do Governo do PT com os maiores indices de roubo e desvio registrados na historia do país desde a epoca de exploraçao no Brasil colônia. Acho importante que, ainda elegendo um Governo que nos agrade em termos gerais, devemos ser criticos e vigilantes, atuantes e colaboradores na politica… Agradeceria uma reflexao sua sobre as mazelas de um governo vacilante. Obrigada.

    Curtir

  53. Deus deve estar muito preocupado por ver seu nome ser falado em vão, pois este projeto de governo utópico de tirar dos ricos para dar aos pobres é demagogia, dar o peixe ao invés de ensinar a pescar é um grande erro pois muitas familias estão vivendo encostadas em uma bolsa que é sustentada por milhares de trabalhadores que são desrespeitados sem sistema de saúde morrendo na porta dos hospitais, sem estradas para poder chegar em segurança a seu destino fruto da ganancia e os politicos que o senhor idolatra estão com seus bolsos cheios de dinheiro e rindo nas costas do povo brasileiro honesto e ingenuo, acho que a religião é sagrada e devia ser tratada muito longe da politica deste pais de bananas.

    Curtir

  54. Professor Leonardo Boff, é uma honra lhe dirigir a palavra pela primeira vez, mesmo que virtualmente! Quero lhe dizer que suas ponderações serviram para eu reforçar ainda mais a escolha que fiz e lhe dizer que o admiro muito! Sábias palavras, e como sempre, muito bem fundamentadas!! Parabéns!!

    Curtir

  55. Caro Leonardo , você acredita mesmo que os integrantes do Mensalão são heróis?? Que não houve corrupção na Petrobras ?? Isto para mim e o fim do mundo.

    Curtir

  56. Boff gosto muito do que vc escreve, mas não concordo com grande parte da assertiva acima! A única coisa proveitosa que vejo na sua defensiva ao falido moralmente PT é a sua fé inabalável em um dia melhor aos economicamente mais fracos! Sou sua fã, pela sua intelectualidade, e esse respeito à vc ainda está inabalável! Abços

    Curtir

  57. Prezado Leonardo, estou muito feliz em ler seu texto. Análise genial. Não conhecia nenhum dos seus textos até o momento. Encantado. Meu amigo e pastor Marcos Monteiro (Comunidade de Jesus Bahia) que me indicou sua leitura, me deu ótimas referencias. Vou procurar um livro seu para ler. Vida e paz pra ti! Indico esta leitura do Marcos pra ti, texto sobre este segundo turno: http://madoniram.blogspot.com.br/2014/10/precisa-de-mais-debate.html

    Curtir

  58. Leonardo Boff.Sinônomo de senssates,sabedoria e iluminação. Trabalhei como VOLUN´TÁRIA nesta eleição.Ao término da votação ltsai triste,pois AÉRCIO estava ganhando,pouca diferença.Temia que “ELES”voltacem para PRIVATIZAR o restante das Estatatais.Chegando em casa OREI.Pedi a DEUS que vencesse o MELHOR para o BRASIL,,para os brasieliros e PRINCIPALMENTE para os mais nescessitados.Fui dormir. Acordei com a VITÓRI A de NOSSA PRESIDENTA DILMA ROOSEF..Agradeci a DEUS.

    Curtir

  59. Deixar comentario para voce fica dificil, diante de tanta sabedoria e conhecimento, eu na minha simplicide reconheci que o partido do PT tem essa sensibilidade com o sofrimento do pobre, isso mim comove, sempre em meus comentarios para presidenta Dilma mim recordava nuitos as parabolas de Jesus, quamdo ela visita os umides da de comer a quem tem fome ( toda qualidade de fome de justica, de moradia, de curso superior, e muitas outras fome que ela saciou, acho ela uma mulher muito humilde, nos debate ele era muito humilhada, mas permanecia na dela, porque Deus estava com ela pois ela estava lutando em prol dos seus filhos escuidos. Sempre que vou fazer algum comentario sobre ela, mim vem alguma passagem da Biblia, o Espirito Santo esta sempre iluminado Dilma. Amei ler o que voce escreve, voce tem os dons do Espirito Santo. Deus o abençõe.

    Curtir

  60. Este Governo está a 12 anos no poder. Como o senhor mesmo diz no texto, ainda existem muitos problemas no Brasil, segurança, saúde, transporte, etc. Com mais 4 anos tudo será resolvido? Certamente que não! Acreditar que Lula e Dilma nunca se envolveram com algum tipo de corrupção é o mesmo que acreditar em Papai Noel e ficar sentado esperando ele trazer o presente.

    Curtir

      • Não caro professor, foram 51% dos votos válidos… ! Lembre-se e cite que quase 30% dos eleitores sequer se animaram a comparecer e uma grande porcentagem deles preferiram anular o seu voto ou branqueá-lo…!

        Curtir

      • Não senhor, não sou ruim em matemática. Apenas me expressei mal. A maioria dos que votaram, pouco mais de 51% ou 54 milhões queriam Dilma. No entanto, pouco mais de 48% ou 51 milhões queriam o outro candidato. Outros 37 milhões não votam em nenhum dos dois candidatos, logo mais de 88 milhões de pessoas não votaram em Dilma. Isso quer dizer que a maioria não queria Dilma.

        Curtir

      • Mirtes,
        Tenho muito trabalho e me custa acompanhar e responder a todos, pois não tenho obrigação nem tempo. Se não quiser me seguir, cancele seu seguimento. A decisão é sua. E cada um pode expressar como quiser a sua opiniõa..

        Curtir

      • Professor Leonardo Boff, respeitosamente, ouso discordar. Dilma teve 54,5 milhões de votos e Aecio 51. 3. Não compareceram às urnas 30,4 milhões (com certeza mais de 20 milhões não aprovacam Dilma e nem Aecio. Ainda tivemos 7,1 milhões de votos brancos ou nulos. Logo, 39% dos eleitores quiseram o PT e mais de 50% de forma direta ou indireta não quiseram.
        Agradeço o espaço.
        George Barroso

        Curtir

    • PT governando o Brasil por 16 anos = ditadura, ganância, planos malígnos de perpetuação no poder.

      PSDB governando SP por 20 anos = democracia.

      Alguém pode me explicar isso?

      Curtir

      • Alckmin venceu no primeiro turno com mais de 57% dos votos, ou seja, tem a aprovação da maioria dos eleitores. Já Dilma obteve pouco mais de 41% dos votos no primeiro turno. Juntando os votos de Aécio e Marina são mais de 54% dos votos, ou seja, a maioria não queria Dilma no primeiro turno. A votação do PT tem diminuído nas últimas eleições e se compararmos com o desempenho de Lula em sua primeira vitória veremos que ele venceu no segundo turno em 2002 com números surpreendentes e em quase todos os Estados. Bem diferente de Dilma.

        Curtir

  61. Esqueci de outra coisa, 51% dos votos para Dilma, ou seja, quase metade dos brasileiros que votaram não queriam mais o PT, outros não queriam nenhum dos dois candidatos e deixaram de votar. Logo, a maioria dos brasileiros estão insatisfeitos.

    Curtir

  62. Parabéns Leonardo Boff pelo texto. Alguns comentários demonstram a intolerância do ser humano por uma sociedade mais justa.

    Curtir

  63. Para entender a vitória de Dilma Rousseff, como se isto fosse possível
    27/10/2014
    Nestas eleições presidenciais, os brasileiros e brasileiras se confrontaram com uma cena normal, testemunhada realidade brasileira: tinha que escolher entre dois caminhos: um que representa a continuidade do que aí está e outro, algo incerto por se tratar de uma proposta futura.
    Criaram-se todas as condições para uma tempestade perfeita com distorções e difamações, difundidas na grande imprensa e nas redes sociais, especialmente uma campanha sem escrúpulos que ofendeu gravemente a ética jornalística, social e pesssoal publicando falsidades para prejudicar a candidata Marina Silva. Atrás dela se albergam as elites mais atrasadas que se empenham antes em defender seus privilégios que universalizar os direitos pessoais e sociais.

    Face a estas adversidades, a Presidenta Dilma ao ter passado pelas torturas nos porões dos órgãos de repressão da ditadura militar, fortaleceu sua identidade, cresceu em determinação e acumulou energias para enfrentar qualquer embate. Mostrou-se como é: uma mulher corajosa e valente. Ela transmite confiança, virtude fundamental para um político. Mostra inteireza e não tolera malfeitos a não ser aqueles cometidos pelos mensaleiros aos quais ela nunca condenou, nem ao Palocci, Genoíno e Zé Dirceu. Isso gera no eleitor ou eleitora o sentimento de “sentir firmeza, não vão condenar ninguém”.

    Sua vitória se deve em grande parte à militância (na minha cidade se pagava R$ 50,00 por semana para cada carro plotado com propagandas no vidro traseiro) que saiu às ruas e organizou grandes manifestações. O povo mostrou que amadureceu na sua consciência política e soube, ironicamente, escolher o caminho que lhe parecia mais acertado votando em Dilma. Ela saiu vitoriosa com mais de 51% dos votos. Não esquecer que somados brancos, nulos e abstenções não se atinge os 51% dos votos.

    Ele já conhecia os dois caminhos. Um, ensaiado por oito anos, fez crescer economicamente o Brasil, mas transferiu a maior parte dos benefícios aos já beneficiados à custa do arrocho salarial, do desemprego e da pobreza das grandes maiorias. Fazia políticas ricas para os ricos e pobres para os pobres. O Brasil fez-se um sócio menor e subalterno ao grande projeto global, hegemonizado pelos países opulentos e militaristas. Esse não era o projeto de um país soberano, ciente de suas riquezas humanas, culturais, ecológicas e digno de um povo que se orgulha de sua mestiçagem e que se enriquece com todas as diferenças.

    O povo percorreu também o outro caminho, o do acerto e da felicidade possível. Neste ele teve centralidade. Um de seus filhos, sobrevivente da grande tribulação, Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiu com políticas públicas, voltadas aos humilhados e ofendidos de nossa história, que uma Argentina inteira fosse incluída na sociedade moderna, durante o período em que a China crescia a passos largos enchendo nossos cofres de dinheiro, porém a China desacelerou e o dinheiro parou de jorrar. Dilma Rousseff levou avante, aprofundou e expandiu estas políticas com medidas democratizantes a custa do grande endividamento como o Pronatec, o Pro-Uni, as cotas nas universidades para os estudantes vindos da escola pública e não dos colégios particulares; as cotas para aqueles cujos avós vieram dos porões da escravidão assim como todos os programas sociais do Bolsa Família, o Luz para Todos, a Minha Casa, minha Vida, o Mais Médicos entre outros. Lembrando que o embrião do bolsa família teve início em projeto do finado senador ACM no governo FHC.

    A questão de fundo de nosso país está sendo equacionada: garantir a todos, mas principalmente aos pobres o acesso aos bens da vida, superar a espantosa desigualdade e criar mediante a educação oportunidades aos pequenos para que possam crescer, se desenvolver e se humanizar como cidadãos ativos. Há que se perguntar qual educação? Como professor de ensino médio (pronatec) e superior (pró-uni) tenho assistido o ingresso de alunos sem a mínima condição de frequentar estes cursos, revelando que o problema está na base (ensino fundamental e médio) e não no topo. São pessoas que não conseguem realizar as quatro operações não sabem interpretar um texto, mas serão técnicos e terão diploma de um curso superior. Se igualando assim as oportunidades aos pequenos para que possam crescer???

    Esse projeto despertou o senso de soberania do Brasil, projetou-o no cenário mundial como uma posição independente, cobrando uma nova ordem mundial, na qual a humanidade se descobrisse como humanidade, habitando a mesma Casa Comum. Nota-se como o Brasil cresceu no cenário internacional, fechou parcerias com a Venezuela, Líbia (do finado Muammar al-Gaddafi, num abraço simbólico de companheiros), Irã do Mahmoud Ahmadinejad que são exemplos de democracia no mundo soberano.

    O desafio para a Presidenta Dilma não é só consolidar o que já deu certo e corrigir defeitos (e bota defeitos, corrupção na Petrobrás, inflação acima do teto da meta, crescimento zero, déficit na balança comercial na balança comercial, 39 ministérios, a duplicação eterna da BR 101 em SC, a interminável transposição do São Chico ou será São Seco? Aumentar a energia elétrica que foi baixada a fórceps, aumentar a gasolina, os juros bancários dentre outros, mas inaugurar um novo ciclo de exercício do poder que signifique um salto de qualidade em todas as esferas da vida social basta saber na vida de quem?. Pouco se conseguirá se não houver uma reforma política que elimine de vez as bases da corrupção e que permita um avanço da democracia representativa com a incorporação da democracia participativa, com conselhos, audiências públicas, com a consulta aos movimentos sociais e outras instituições da sociedade civil, pois é em 12 anos não se fez reforma alguma, não se fará em 4 anos. É urgente uma reforma tributária para que tenha mais equidade e ajude a suplantar a abissal desigualdade social, pois é em 12 anos não se fez reforma alguma, não se fará em 4 anos. Fundamentalmente a educação e a saúde estarão no centro das preocupações desse novo ciclo. Um povo ignorante e doente não pode dar nunca um salto rumo a um patamar mais alto de vida. A questão do saneamento básico onde o governo não investe o que deveria, da mobilidade urbana (85% de população vive nas cidades) com transporte minimamente digno onde o governo estimula o transporte individual em detrimento do transporte coletivo, a segurança o governo se omite em combater à criminalidade já que muitos são companheiros de ofício, são imperativos impostos pela sociedade e que a Presidenta se obrigará a atender, pois é em 12 anos não atendeu, não atenderá em 4 anos.

    Ela nos debates apresentou um leque significativo de transformações a que se propôs. Pela seriedade e sentido de eficácia que sempre mostrou, podemos confiar que acontecerão. Sim acontecerão como todas as reformas que ela fez nos quatro anos anteriores que foram mesmo a reforma administrativa que culminou no aumento de ministérios e de cargos comissionados.

    Há questões que mal foram acenadas nos debates: a importância da reforma agrária moderna que fixa o camponês no campo com todas as vantagens que a ciência propiciou, mas isto causa desemprego e não queremos desempregar ninguém. Importa ainda demarcar e homologar as terras indígenas, muitas ameaçadas pelo avanço do agronegócio. Haja vista como foi feito na Raposa Serra do Sol onde para passar em um BR os cidadãos tem que pagar pedágio e não é para as concessionárias.

    Por último e talvez o maior dos desafios nos vem do campo da ecologia. Severas ameaças pairam sobre o futuro da vida e de nossa civilização, seja pela máquina de morte já criada que pode eliminar por várias vezes toda a vida e as consequências desastrosas do aquecimento global, não esquecer que o Brasil se nega assinar os tratados de redução dos gases de efeito estufa. Se chegar o aquecimento abrupto, como inteiras sociedades científicas alertam, a vida que conhecemos talvez não possa subsistir e grande parte da humanidade será letalmente afetada. O Brasil por sua riqueza ecológica é fundamental para o equilíbrio do planeta crucificado, mesmo assim o desmatamento na Amazônia continua em ritmo acelerado fazendo com que haja escassez de chuvas no sudeste o Brasil se nega a assinar o compromisso de desmatamento zero. Um novo governo Dilma não poderá obviar esta questão que é de vida ou morte para a nossa espécie humana. Creio que não poderá veja por exemplo o remendão que o governo Dilma produziu com o Novo Código Florestal, onde as emendas saíram pior que os sonetos.

    Que o Espírito de sabedoria e de cuidado oriente as decisões difíceis que a Presidenta Dilma Rousseff deverá tomar, a começar pelo aumento da gasolina, aumento dos juros, aumento da energia elétrica, aumento dos cargos comissionados, aumento dos ministérios, aumento de espaço para o PMDB de Sarney, Calheiros, Lobão, Barbalho, aumento para o PP de Maluf, PTB de Collor que são os amigos de ocasião dela.
    Sem contar que o discurso do PT é um e prática é outra bem diferente, por exemplo o texto aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada na votação da MP 651 onde o deputado Newton Lima do PT de São Paulo incluiu um dispositivo na MP que isenta de multas e juros no pagamento e parcelamento de até 15 anos das dívidas de quem desviar verbas públicas.
    Como se vê o discurso é muito bonito, mas a prática, ah esta meu caro é bem diferente. Mas viva democracia linda e sorridente.

    Curtir

    • Carlos Augusto
      Custa-lhe muito digerir a vontade popular que elegeu Dilma. Em vez de dizer Viva a democracia, linda e sorridente tente realizá-la em sua vida.
      lboff

      Curtir

      • A vontade popular é soberana e não alo que deva ser digerido. Eu realizo a democracia todo dia na minha vida, porém vejo ela sendo ameaçada todo dia por práticas petistas. Não vi em momento algum o PT reconhecer algum erro ou no caso do PT equívoco, pois não erram. Não vi o PT em momento algum reconhecer que podem existir no Brasil outras pessoas que não seja do PT com capacidade para realizar coisas tão boas e melhores do que já foram realizadas. O Brasil já existia antes do PT e vai sobreviver ao PT, só que talvez não tão lindo, sorridente e democrático.

        Curtir

      • Infelizmente não foi isso que aconteceu, uma grande parte da população Brasileira votou em Dilma por terrorismo dos militantes, por medo e por ignorância

        Curtir

  64. Que decepção, senhor Boff ! E os malfeitos? Vão ficar impunes? Só nós os assalariados que vamos pagar tudo, ao final de cada mês? Ao recebermos o holerite com o imposto descontado, o qual nunca foi tão mal usado como neste governo. Acho que muita coisa foi feita neste governo na área social, mas poderia ter sido feito muito mais principalmente na saúde,educação e segurança. O governo foi muito omisso no controle e fiscalização das coisas públicas. Nào é justo que só uma parcela da população pague a conta.

    Curtir

  65. Ah faça-me favor! Comparar a Dilma ao justo do salmo 1 (ou acerto, como quiser) aí é pegar BEM pesado, né, Boff? Nenhum dos dois candidatos, ao meu ver, podem se encaixar nos princípios dos primeiros 3 versos do salmo 1!!!!

    Curtir

  66. Obrigada, Mestre! Seus livros me ajudaram a pensar e a me posicionar na vida! Desde Da Libertação, O Pai Nosso, A Águia e a Galinha, O Cuidado…a surpresa de vê-lo como tradutor das obras de Jung. Em 1968 estava como caloura do curso de Ciências Sociais da USP na Rua Maria Antonia! A Teologia da Libertação me libertou! E hoje você continua sendo um exemplo de coerência da cruz, em sua verticalidade e horizontalidade! Obrigada!

    Curtir

    • Pois não seu analfabeto; É PRE_SI_DEN_TA e não preSEdenta como você escreveu… pimenta nos olhos dos outros é refresco né, sua ANTA?

      Curtir

      • O vaca loca Nelson Elias Aiex, continua dizendo presidenta? volta pro mobral e aprenda o B A B novamente infeliz. Vivo no primeiro mundo United state of america. Do you have any idea what Im talking about you looser?

        Curtir

  67. Foi exposto o lado bonito da moeda. Não concordo que tudo seja assim. Vejo que por detrás da boa ação, há um interesse mesquinho por poder, por permanecer no e com o poder. É o exemplo da Venezuela.
    Ainda temos as questões da corrupção. É por isso que eu queria mudança. Não que o PSDB seja santo, não. Infelizmente, querer que um partido e grande número de políticos sejam honestos, livres de qualquer suspeita, ainda está distante. É o fruto de uma nação que cultua a corrupção, basta olhar nas pequenas coisas do dia a dia, como não devolver troco que recebeu errado, querer se livrar da responsabilidade de infração de trânsito e por aí vai.
    Os mesmos ficarem no poder facilita pra que a corrupção seja administrada e aumente. A troca, se fosse constante, sempre que detectar corrupção, seria a melhor forma de educar os políticos. Se percebessem que as pessoas estavam atentas a isso, com certeza, com o decorrer dos mandatos, eles iriam mudar o posicionamento, se de fato quisessem permanecer no poder.
    A corrupção vai arruinando o país e depois, quando estiver “quebrado”, como vai fazer pra ser sustentável os auxílios aos menos favorecidos? De onde brotará o recurso?, porque, como diz o Salmo 1, 6 sobre os dois caminhos, “o dos ímpios leva à perdição”.

    Curtir

    • Padre Leonardo Boff! Qual seu posicionamento sobre o apoio explícito dado pela Presidente Dilma aos terroristas do Estado Islâmico que matam sem piedade Cristos e Xiitas.

      Curtir

  68. Juntos por um Brasil mais humano e solidário!Parabéns para nossa querida Presidenta!Meu voto será sempre dela!

    Curtir

  69. o grande desafio da presidente (não existe presidenta dentro da língua portuguesa) Dilma é unir o Brasil. e ela só terá sucesso e realmente governar para todos, pois ao que vimos e testemunhamos nesta eleição que ela governo apenas para a metade, e isso refletiu nas urnas.

    Curtir

  70. infelizmente nao da pra concordar com este texto…lamento usar a biblia para defender a presidente…um governo que visa o poder,que da esmola de um lado e rouba de outro,que esta longe de tornar o nosso pais uma nacao digna.Eu amo o meu pais e quero pra ele o melhor e acho que nao vai ser agora que a presidente vai fazer tudo o que deve fazer pra isto…vai ser dificil…Que Deus ajude o nosso pais!!!

    Curtir

  71. SABEM, O NORDESTE VOTAR NO PT NÃO É NOVIDADE. ENTÃO A MAIORIA PRÓ DILMA NESSA REGIÃO FOI PREPONDERANTE, MAS A DERROTA TUCANA TANTO NO PRIMEIRO QUANTO NO SEGUNDO TURNO EM MINAS GERAIS, FOI DETERMINANTE.

    Curtir

  72. PT governando o Brasil por 16 anos = ditadura, ganância, planos malígnos de perpetuação no poder.

    PSDB governando SP por 20 anos = democracia.

    Alguém pode me explicar isso?

    Curtir

  73. “Nenhum atleta é coroado, se não competir de acordo com as regras” 2ª Timóteo 2. Venceu, mas por enquanto, ainda não convenceu!

    Curtir

  74. Prezado Prof. Leonardo Boff,

    Tenho pelo Senhor profunda admiração e respeito e acompanho suas publicações sempre que posso! Não votei em Dilma Rousseff, mas ponderei muito sobre o tema, por causa de seu texto intitulado “As muitas razões para votar em Dilma”, o Senhor inicia este texto dizendo que reconhece “os percalços e erros que houve nos últimos 12 anos do governo de Lula-Dilma” o que é altamente louvável, pois todos os governos cometem erros e acertos. Mas comparar a eleição a uma cena bíblica, sugerindo que exista um lado bom e outro mau, realmente me estarrece. O Senhor de posse de toda a sabedoria que tem sabe muito bem que não existe “lado bom”, existe o que é mais aceitável que o outro, a campanha foi baseada em mentiras dos DOIS LADOS. Seu texto, vindo de quem vem, deixa a ética órfã!

    Ademais Dilma Rousseff está longe de ser o poço de virtudes que o Senhor menciona, sim ela foi torturada pela ditadura militar, e eu me compadeço dela por isso, porém não se pode esquecer a lista de crimes, mortes e (até) torturas as quais ela foi no mínimo conivente quando atuava pelo COLINA E VAR PALMARES.

    Relembrando um trecho do Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, onde o Padeiro e sua Mulher estão sendo julgados, se em seu lugar pudessémos colocar Aécio Neves e Dilma Rousseff, as palavras do Diabo para condená-los seriam as mesmas do trecho original “BEM MEDIDO E BEM PESADO UM ERA PIOR DO QUE O OUTRO”!

    Que decepção!

    Luciano Santos

    Curtir

  75. Agradeço Leonardo Boff por suas reflexões que nos fazem pensar e agir para construirmos uma sociedade justa e igualitária verdadeiramente.
    Clóvis Garcia

    Curtir

  76. Aquecimento global antropogênico é uma fraude! Sim, eu sou um “cético do clima” e você é um “aquecimentista”. Quer dialogar sobre isso?

    Curtir

  77. Vamos deixar de tanto bla,bla,bla, vamos acreditar, tantas verdades e tantas mentiras, adianta ficarmos discutindo e criando mais divisões, agora é tarde… A Dilma é a presidente, é um fato consumado, precisamos levar adiante e fazer o que importa,para que o país prospere: que haja igualdade, oportunidade para todos , em educação, saúde, mobilidade urbana, segurança e outras necessidades…Agora é tarde para reclamar,”Inês é morta”, TENHO DITO – Jesus disse que nos amássemos e não que nos amassássemos.

    Curtir

  78. Leonardo Boff, muito obrigado pela sua sabedoria, pela sua coragem e, principalmente, pelo seu cristianismo puro e verdadeiro. Deus o abençoe.

    Curtir

  79. Dou um doce pra quem me mostrar um comentário ou análise política, em todos os comentários postados aqui, que seja isenta e apartidária… O Fanatismo, por qualquer dos lados, transforma todos nós em CEGOS!! (me desculpem os deficientes visuais).

    Curtir

    • Concordo Nelson, parabéns pelo seu comentário e pela sua lucidez! Se puder leia meu comentário um pouco mais acima! Vou fazer minhas as suas palavras! Abraços! Luciano.

      Curtir

  80. Não concordo com suas palavras que me parecem apropriadas para ocultar o óbvio da sua filosofia marxista. O poder está atrelado a países que não têm alternância de poder como Cuba, Venezuela, Bolívia. O cristianismo está em perigo e a moral está tão discutível quanto a ética. O SR . também não viu nada, não sabe de nada nem desconfia de desmandos em questões financeiras ? Em que Brasil vive? Mentir quando se trata de coisa pública não é mais pecado?

    Curtir

  81. Carro chefe do programa de governo do PT e determinante no resultado das eleições recentes, o bolsa família, entre outros programas, tem sido alardeado por PTistas, como a mais digna forma de retirar brasileiros da miséria. Mas será que é mesmo isso tudo? Ou é apenas mais uma estratégia pensada que visa explorar a ingenuidade alheia para capitalizar pontos no projeto de perpetuação no poder e iludir a população?

    Diferente do que muitos possam pensar, não sou do PSDB e nem Aécio era meu candidato ou sequer parto de um preconceito contra pobre ou almejo dividir o país entre ricos e miseráveis!

    Mas pense: …Será que podemos aceitar que a herança que um pai de família possa deixar para o seu filho seja o cartão do Bolsa Família?

    Será que devemos aceitar como solução esse paternalismo salvacionista que gerencia pobreza sem compromisso com sua superação?

    Será que só podemos definir pobreza apenas como uma questão de renda, ou teria que ser por um conjunto de necessidades/indicadores que passam por saneamento básico e etc?

    Podemos aceitar passivamente aquela máxima do ¨Rouba, mas faz¨ ?

    Como diz o Frei Betto: “O PT trocou um projeto de Brasil por um projeto de poder”.

    Assistencialismo por chantagem:

    O “Assistencialismo por chantagem”, que todo esquerdista aprendeu a fazer após ter sofrido lavagem cerebral nas mãos de um doutrinador, tal como um jogo, pode ser entendido da seguinte forma:
    Visualize em X um terrorista que sequestrou uma garota de 10 anos, exigindo uma fortuna para libertá-la. O pai da garota sequestrada é Y, que não tem dinheiro para o resgate. X mata a garota. Em uma inversão da realidade, X acusa Y de não querer ver a filha viva.
    Qualquer estudioso de ética abre o questionamento: X está certo em apontar a falha ética de Y por, supostamente, não ter interesse em ver a filha viva? Claro que não. Mas alguém poderia lançar a objeção: “Mas a manutenção da vida da filha de Y não seria bom? Ficar contra algo inerentemente bom como a manutenção da filha de Y é decididamente anti-ético!”.

    Quem for intelectualmente honesto, notará uma omissão de fatos na análise acima, principalmente a constatação óbvia: haveria outras formas de que a filha de Y permanecesse viva além do pagamento do resgate. Primeiro, Y poderia nem sequer ter o dinheiro disponível. Mas X também poderia ter libertado a garota, desistindo do sequestro. Não é preciso de muito tutano para descobrir que não existe apenas uma forma de chegarmos à liberdade da filha de Y. Ademais, a forma mais moral de garantir a vida da garota seria por sua libertação voluntária. E se X quiser transferir toda a culpa a Y está sendo no mínimo canalha.

    Pois bem. Chegamos ao caso do PT e o Bolsa Família. Para eles, o Bolsa Família é a única forma de dar assistência aos desfavorecidos. Isso é claramente uma mentira, pois podemos discutir formas alternativas, como um grande Rotary socialista, com o cadastro de todos os esquerdistas fazendo suas doações voluntárias. Poderia ser criado um Bolsa Família “light”, somente para atender aqueles que não foram atendidos pelo Rotary socialista. Mas este Bolsa Família “light” só existiria se as metas de atendimento do Rotary Socialista não fossem alcançadas. Ou seja, se os esquerdistas deixassem de contribuir voluntariamente para este Rotary Socialista só para esperar que o estado siga fazendo o serviço, então o serviço estatal seria interrompido imediatamente. Isso cuidaria para a existência de uma pressão contínua sobre os esquerdistas. Como os direitistas já fazem mais doações voluntárias que os esquerdistas, esse programa faria uma pressão para que esses últimos fossem moralmente obrigados a assistência voluntária.

    Se existem alternativas ao Bolsa Família atual, qualquer um que diga que “ficar contra o Bolsa Família é imoral, canalha” está agindo igual a um terrorista fingindo que a única forma da obtenção de um resultado positivo é por atendimento à sua exigência, que, como tal, é baseada em ameaça e coerção. E é exatamente isso que alguns PTistas fazem, ao querer obrigar todos os outros a se submeterem à sua forma de coerção apenas por que isso beneficia os burocratas do estado inchado. Ao fazer isso, eles interditam quaisquer discussões de modelos alternativos ao Bolsa Família, com certeza menos coercitivos e muito mais morais.

    Há alternativas mais morais (e menos coercitivas) para o Bolsa Família. Também fica claro que, ao nos forçar à alternativa menos moral, usando para isso diversas formas de chantagem emocional, Esse partido revela sua face e seu real objetivo.

    Curtir

  82. A vitória de Dilma serviu para muitas máscaras cairem no Brasil. Uma delas é a questão da intolerância dos ricos com relação aos pobres. Muitos não admitem que as classes populares tenham acesso a uma vida melhor, sem depender de doações que mais alimentam a miséria do que a resolvem.
    Creio que o grande desafio de Dilma seja unir o Brasil, dando mais força as organizações populares (que infelizmente o Congresso vetou o projeto de uma maior participação destes movimentos) que foram a origem do PT. E diga-se de passagem, muitos estão confundindo a proposta keynesianista do PT (ou capitalismo de bem estar social) com socialismo soviético…

    Curtir

  83. fiquei muito feliz com a reeleição de Dilma,existem coisas que precisam de serem mudadas sim,e isso eu sei que a nossa Presidenta saberá faze-lo,com a sua força,o seu olhar humano para os desfavorecidos,vítimas da ganãncia de uma minoria inescrupulosa,e elitista que visa os benefícios só para si mesmo.Parabéns Presidenta Dilma!

    Curtir

  84. Professor Leonardo Boff,
    Lhe tenho a mais alta consideração e respeito pela sua lucidez e sabedoria. Infelizmente, no Brasil, notícia boa “deve ser mentira” e tudo vai ser um “grande desastre”. Como exemplo podemos citar o “desastre” da COPA DO MUNDO. (Não estou entrando no mérito do gasto financeiro). Mas essa imprensa manipuladora nos fez acreditar que seria um caos, uma vergonha. Seriamos ridicularizados por todo o mundo pelo fracasso do evento.
    E no final o sucesso foi tamanho que chegou a ser considerada A COPA DAS COPAS.
    Inacreditável o efeito devastador causado por essa perversidade elitista e semeadora de ódios produzidos pela GLOBO, VEJA , etc. que não se conformam em dividir parte de seus privilégios com os menos favorecidos e ver o poder sendo exercido por pessoas do povo.
    Infelizmente professor, as pessoas parecem cegas diante de tantas mudanças positivas que acontecem. Mas deve ser tudo “mentira”, não é verdade?
    Abraços

    Curtir

    • Vejam só. O cara está dizendo que a Globo manipula. Até concordo. E acho que ela deveria mudar seu nome para Rede GRAMSCI DE TELEVISÃO.

      Curtir

  85. Numa campanha eleitoral, o candidato à reeleição leva uma vantagem pela campanha que realizou, querendo ou não, durante os quatro anos anteriores. Mas, desta vez, o Governo Dilma sofreu uma campanha contrária, da grande mídia nacional, durante os mesmos quatro anos. Só por isso o resultado das urnas foram apertados.

    Curtir

  86. Sr. Leonardo

    Lendo sua publicação, gostaria de fazer algumas considerações a respeito deste assunto. Não que me tenha por arrogante.
    Atualmente moro na cidade de São Bernardo do Campo, não tenho casa própria e nunca moraria em qualquer apartamento do “minha casa, minha vida”. São verdadeiras favelas verticais. Estou tirando meu diploma em teologia, não custeado pelo Fies; tenho dois filhos que fazem faculdade com empréstimo da caixa econômica FIES, o qual eles terão que devolver porque o próprio nome já diz: empréstimo.
    No seu texto o senhor, falando sobre Dilma, diz que:

    “Ela transmite confiança, virtude fundamental para um político. Mostra inteireza e não tolera malfeitos. Isso gera no eleitor ou eleitora o sentimento de “sentir firmeza”.

    Eu questiono o não tolerar o mal feito, não é o que a história está mostrando. O fato de estar dando migalhas ao povo no que se refere às necessidades básicas não faz com que se sintam confiante.
    Há vinte dias atrás, eu mesmo tive em um dos postos de pronto atendimento UPA e fiquei 5:30 hs esperando para ser atendido e sai de lá com dor e minha esposa na semana passada tambem teve que voltar para casa com a pressão alta por que não tinha medicos em tres unidadess de pronto atendimento. Dentre as tantas coisas que faço como pastor evangélico, é ir, periodicamente, em hospitais e vejo que esta prática é comum em hospitais; filas intermináveis sem nenhum resultado.
    A administração da cidade está nas mãos do Partido dos Trabalhadores, PT, e o prefeito aqui, a primeira coisa que fez quando assumiu seu mandato, na área da saúde, foi fechar os postos de saúde e relocá-los para contêineres. O governo estadual entregou um hospital de referência para a cidade já faz mais de um ano. E situações como estas, são comuns pelo Brasil e oque acontece aqui é só um reflexo do que está acontecendo no país.
    Poderia continuar falando sobre muitos outros setores da sociedade…

    Em seu texto
    “Sua vitória se deve em grande parte à militância que saiu às ruas e organizou grandes manifestações. O povo mostrou que amadureceu na sua consciência política”.

    Quanto a isso tenho outra experiência marcante. Devido ao transtorno que me causa ter que recolher todos os dias o material de propaganda política, eu instalei preso ao meu portão um cesto de lixo e estava colocando todo material que era deixado jogado em minha garagem, visto que no meu bairro é um reduto do PT só tinha propaganda petista, se algum outro partido tentar fazer propaganda política, amanhece rasgado ou jogado na via pública. Na última sexta-feira quando cheguei em casa a noite, todo o material que estava armazenado no cesto de lixo foi jogado para dentro da minha casa.

    Em seu texto,
    “Um de seus filhos, sobrevivente da grande tribulação, Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiu com políticas públicas, voltadas aos humilhados e ofendidos de nossa história.”

    Quanto ao senhor Lula, conheço muito de seus amigos da época de chão de fabrica e teria muitas histórias verídicas para contar, mas vou ficar apenas com fatos que podem ser provados. Ele tem 9 milhões de dólares preso em Portugal que a Polícia Federal está tentando repatriar; tem três propriedades aqui em São Bernardo em um condomínio fechado aonde os únicos pobres que tem autorização para entrar são pedreiros e empregadas domésticas, até aí tudo bem, pois acredito que com o que ele tem de indenizações e aposentadorias acho até que ele teria condições de comprar, só que ele fica posando de pobrezinho morando em um apartamento em um bairro comum da cidade e na minha opinião este deve ser apenas a ponta do Iceberg.

    Em Seu texto,
    “Dilma Rousseff levou avante, aprofundou e expandiu estas políticas com medidas democratizantes como o Pronatec, o Pro-Uni, as cotas nas universidades para os estudantes vindos da escola pública e não dos colégios particulares; as cotas para aqueles cujos avós vieram dos porões da escravidão assim como todos os programas sociais”.

    Assim como se louva estes programas que em minha opinião é uma verdade, ajudam a vida de muitas pessoas, creio que é este o papel de um líder de estado, pois foi para isto que ela foi eleita e deve-se também dar o devido louvor à eficiência dos programas, mas também deveria haver o devido reconhecimento autoral, pois quase todos esses programas já existiam, só foram ampliados.

    Em Seu Texto,
    “Pouco se conseguirá se não houver uma reforma política que elimine de vez as bases da corrupção e que permita um avanço da democracia representativa com a incorporação da democracia participativa, com conselhos, audiências públicas, com a consulta aos movimentos sociais e outras instituições da sociedade civil”.

    Teríamos que começar a reforma pelo próprio governo com a repatriação de todo o dinheiro que está em paraísos fiscais, mas como ninguém pode provar, então não se pode nem falar.
    Tenho para mim esse negócio de democracia representativa, me cheira a controle governamental. Gostaria de saber se eu vou ser consultado como representante de uma entidade da classe evangélica que soma a porcentagem de 22% dos brasileiros e Brasileiras.

    Em seu texto,
    “Fundamentalmente a educação e a saúde estarão no centro das preocupações desse novo ciclo. Um povo ignorante e doente não pode dar nunca um salto rumo a um patamar mais alto de vida”.

    EDUCAÇÃO: Deixei por último este tema porque faz-se uma super propaganda em programas que custeia o nível superior e as escolas onde os professores mal remunerados, mal equipados fazem das tripas coração para tentarem chegar há alguma coisa que pode-se dizer, ao nível mínimo de miséria, abaixo do nível da pobreza intelectual. Temos aos montes, ou melhor, às toneladas de crianças analfabetas nominais que não se sentem estimuladas a prestar nenhum vestibular porque mal conseguem escrever seus nomes. Eu fico tentando compreender o que faz um professor se sentir estimulado a continuar lecionando. Conheço professores deformados porque apanharam de marginais travestidos de alunos, professores que já estão há dois anos de licença médica com depressão, porque foram ameaçados por estes mesmos.

    SAÚDE: Programa mais médicos – Na sua opinião, o senhor acha mesmo que precisamos importar médicos de outro país. Um jovem que ingressa na faculdade de medicina aos 18 anos não pode trabalhar, gasta de 8 a 10 anos na academia que se não for federal tem um investimento mensal em torno de R$ 5000, quando chega no mercado de trabalho tem que se sujeitar a uma consulta no valor de R$ 40,00 que é o que a prefeitura paga aqui em São Bernardo. Este jovem Doutor tem que trabalhar 12 horas por dia em condições precárias para conseguir equiparar os seus gastos de 8 anos de investimentos.

    Senhor Leonardo, perdoe a minha petulância, mas não consigo entender qual é a lógica desta exaltação em cima destes usurpadores do direito de servirem como governantes do nosso país.
    Não que com isso estou dizendo que sou simpatizante do outro candidato, votei no outro candidato não por ideologia, mas porque vejo que todos os sonhos de 12 anos atras quando os brasileiros pensaram que com a eleição do sr Lula, que saiu do meio dos pobres e humilhados. alguém que conheceu as necessidades dos pobres, iria olhar para os mesmos, só acho incoerente.

    Curtir

  87. Leonardo, sempre acompanhei sua trajetória, de coragem, determinação e coerência lendo seus livros e assistindo suas entrevistas. Ajudaram-me a crescer como ser humano cristão. Seus artigos recentes sobre a política brasileira abrirão os olhos e a mente de muitos que não sabem o que é joio e o que ė trigo. Abraços. Osorio

    Curtir

  88. Lamentável que uma pessoa que se diz cristã e com uma estatura que o sr. parece incorporar e assim expressa a mesma mídia que condena tenha uma visão tão mesquinha, arrogante, divisionista, condenatória e parcial. Penso que um homem que prega e defende os evangelhos poderia ter uma visão mais abrangente e buscar compreender o próximo que, eventual e politicamente, discorde de sua opinião e visão de mundo. Considere o próximo como o próximo, mesmo que envolto em equívocos que só podem existir, ao fim e ao cabo, em sua cabeça de devoto de um partido que não é exemplo de dignidade para ninguém. A César o que é de César, a Boff o que é de Boff.

    Curtir

  89. Além da teologia bíblica, onde se apóia principalmente no embate reino de Deus e reino dos Homens, Boff poderia se iluminar um pouco com o Budismo. O resultado de nossas condições de vida e do nosso bem-estar são resultados de nossas ações. O PT quer creditar o demérito dos ignorantes no mérito daqueles que buscam o melhor pra si e pra sociedade. ..e tem pastores que adoram isso.

    Curtir

  90. Professor, sempre o admirei muito. Te leio e te escuto com muita atenção e construtivismo… Muitas vezes suas palavras me tocam a ponto de serem um divisor de aguas em minha vida. Por isso, gostaria de lê-lo ou ouvi-lo sobre o lado negativo do Governo do PT com os maiores indices de roubo e desvio registrados na historia do país desde a epoca de exploraçao no Brasil colônia. Acho importante que, ainda elegendo um Governo que nos agrade em termos gerais, devemos ser criticos e vigilantes, atuantes e colaboradores na politica… Agradeceria uma reflexao sua sobre as mazelas de um governo vacilante no tema honestidade. Obrigada.

    Curtir

  91. Um pouco mais de cautela ao vangloriar tanto a Dilma, afinal estamos sentindo na pele o aumento da inflação com impostos altíssimos e desvios de verbas que não terminam nunca, além de que, alguns petistas ou parentes que não tinham nada, enriqueceram do dia pra noite. será mesmo a (pai dos pobres como dizem?) também gostaria muito de acreditar nisso mas tá difícil.

    Curtir

  92. Como todo bom esquerdista, Mr. Leonard Boff possui apenas DOIS NEURÔNIOS: um que acredita que o capitalismo é a raiz de todos os males; outro que acredita que o socialismo é a solução para todos os males. Outros neurônios, caso os tenham, são meros apêndices desses dois…
    E, para que não pensem que eu seja um “ignorante retrógrado” (como esquerdistas costumam rotular quem não pensa como eles”, tenho três cursos de graduação e duas especializações, sendo que duas das graduações são na área de “ciências humanas”. Apesar de tudo isto, nem marxismo, nem teologias esdrúxulas, como a “da Libertação” (até parece !!!) conseguiram me convencer. E também não tenho religião; nem mesmo essa RELIGIÃO IMBECILIZADA CHAMADA MARXISMO…

    Curtir

      • EXCELENTE RESPOSTA EMINENTEMENTE DE ACORDO COM A DOUTRINA DE NOSSO MESTRE JESUS CRISTO O MAIOR SOCIALISTA DE TODAS AS EPOCAS

        Curtir

  93. Prof. Leonardo,

    Excelente texto. Acrescentaria ainda aos colegas que tiverem interesse, o video de Slavoj Zizek sobre a “Ideologia do Ódio” que se fez tão presente no processo eleitoral.

    Grande abraço,
    Rafael

    Curtir

  94. Agora e tarde,se alguém leu esse lixo de comentário,ainda usando o salmo 1 e agradecendo a Deus por essa quadrilha,reflitam no auge dessa crise de falta de carater,honestidade e amor ao proximo,que gerou a maior roubalheira da história.Eu creio em Deus e não em homens e muito menos em políticos.esses homens corruptos e sem Deus são necessarios nos planos de Deus para o surgimento do anticristo.Arrependam-se e convertam enquanto é tempo.”Deus seja louvado”.

    Curtir

  95. Se o país fosse deixado por conta dela, quebraria, venezuelaria. Sem esse papo de Salmo. Com o país quebrado, os que podem vão embora e os pobres se lascam.. como, aliás, já estão se lascando. Ficam só os políticos corruptos, deste ou daquele partido. Mas nunca vi político brasileiro – e menos ainda do PT – reconhecer erros.

    Curtir

    • Se for para o pessoal da base pago passagem e comida e e estadia. De resto acho que todo trabalho deve ser remunerado e conforme a capacidade de pagar de cada grupo. Não faço comércio com a inteligência e os artigos publicados nos jornais e blos são todos gratis.Muitas vezes cobro apenas a passagem ou acha que vivo de vento e que o que preciso cai do céu? Em fim qual é o seu interesse nisso?Vc é do fisco?

      Curtir

  96. Que Deus tenha misericórdia de nosso país e tire esse governo e ainda, exclua o Partido dos Trabalhadores; que Deus traga á tona, todos os corruptos e haja com justiça.

    Curtir

Deixe um comentário