Skip to content

O bem comum foi enviado ao limbo

12/02/2015

As atuais discussões políticas no Brasil em meio a uma ameaçadora crise hídrica e energética se perdem nos interesses particulares de cada partido. Há uma tentativa articulada pelos grupos dominantes, por detrás dos quais se escondem grandes corporações nacionais e multinacionais, a midia corporativa e, seguramente, a atuação do serviços de segurança do Império norte-americano, de desestabilizar o novo governo de Dilma Rousseff. Não se trata apenas de uma feroz critica às políticas oficiais mas há algo mais profundo em ação: a vontade de desmontar e, se possível, liquidar o PT que representa os intersses das populações que historicamente sempre foram marginalizadas. Custa muito às elites conservadores aceitarem o novo sujeito histórico – o povo organizado e sua expressão partidária – pois se sentem ameaçadas em seus privilégios. Como são notoriamente egoistas e nunca pensaram no bem comum, se empenham em tirar da cena essa força social e política que poderá mudar irreversivelmente o destino do Brasil.

Estamos esquecendo que a essência da política é a busca comum do bem comum. Um dos efeitos mais avassaladaores do capitalismo globalizado e de sua ideologia, o neo-liberalismo, é a demolição da noção de bem comum ou de bem-estar social. Sabemos que as sociedades civilizadas se constroem sobre três pilastras fundamentais: a participação (cidadania), a cooperação societária e respeito aos direitos humanos. Juntas criam o bem comum. Mas este foi enviado ao limbo da preocupação política. Em seu lugar, entraram as noções de rentabilidade, de flexibilização, de adaptação e de competividade. A liberdade do cidadão é substituida pela liberdade das forças do mercado, o bem comum, pelo bem particular e a cooperação, pela competição.

A participação, a cooperação e os direitos asseguravam a existência de cada pessoa com dignidade. Negados esses valores, a existência de cada um não está mais socialmente garantida nem seus direitos afiançados. Logo, cada um se sente constrangido o garantir o seu: o seu emprego, o seu salário, o seu carro, a sua família. Impera o individualismo, o maior inimigo da convivência social. Ninguém é levado, portanto, a construir algo em comum. A única coisa em comum que resta, é a guerra de todos contra todos em vista da sobrevivência individual.

Neste contexto, quem vai implementar o bem comum do planeta Terra? Em recente artigo da revista Science (15/01/2015) 18 cientistas elencaram os nove limites planetários (Planetary Bounderies), quatro dos quais já ultrapassados: o clima, ia ntegridade da biosfera, o uso da solo, os fluxos biogeoquímicos( fósforo e nitrogênio). Os outros encontram-se  em avançado grau de erosão. Só a ultrapassagem desses quatro, pode tornar a Terra menos hospitaleira para milhões de pessoas e para a biodiversidade. Que organismo mundial está enfrentando essa situação que detrói o bem comum planetário?

Quem cuidará do interesse geral de mais de sete bilhões de pessoas? O neoliberalismo é surdo, cego e mudo a esta questão fundamental como o tem repetido como um ritornello o Papa Francisco. Seria contraditório suscitar o tema do bem comum, pois o neoliberalismo defende concepções políticas e sociais diretamente opostas ao bem comum. Seu propósito básico é: o mercado tem que ganhar e a sociedade deve perder. Pois é o mercado que vai regular e resolver tudo. Se assim é por que vamos construir coisas em comum? Deslegitimou-se o bem-estar social.

Ocorre, entretanto, que o crescente empobrecimento mundial resulta das lógicas excludentes e predadoras da atual globalização competitiva, liberalizadora, desregulamentora e privatizadora. Quanto mais se privatiza mais se legitima o interesse particular em detrimento do interesse geral. Como mostrou em seu livro Thomas Piketty, O Capitalismo no século XXI quanto mais se privatiza, mais crescem as desigualdades. É o triunfo do killer capitalismo. Quanto de perversidade social e de barbárie aguenta o espírito? A Grécia veio mostrar que não aguenta mais. Recusa-se a aceitar do diktat dos mercados, no caso, hegemonizados pela Alemanha de Merkel e pela França de Hollande.

Resumindo: que é o bem comum? No plano infra-estrutural é o acesso justo de todos à alimentação,à saúde, à moradia, à energia, à segurança e à cultura. No plano social e cultural é o reconhecimento, o respeito e a convivência pacífica. Pelo fato de sob a globalização competitiva foi desmantelado, o bem comum deve agora ser reconstruído. Para isso, importa dar hegemonia à cooperação e não à competição. Sem essa mudança, dificilmente se manterá a comunidade humana unida e com um futuro bom.

Ora, essa reconstrução constitui o núcleo do projeto político do PT originário e de seus afins ideológicos. Entrou pela porta certa: Fome Zero depois transformada em várias políticas públicas de cunho popular. Tentou colocar um fundamento seguro: a repactuação social a partir dos valores da cooperação e a boa-vontade de todos. Mas o efeito foi fraco, dada a nossa tradição individualista a patrimonialista.

Mas no fundo vigora esta convicção humanística de base: não há futuro a longo prazo para uma sociedade fundada sobre a falta de justiça, de igualdade, de fraternidade, de respeito aos direitos básicos, de cuidado pelos bens naturais e de cooperação. Ela nega o anseio mais originário do ser humano desde que emergiu na evolução, milhões de anos atrás. Quer queiramos ou não, mesmo admitindo erros e corrupção, o melhor do PT articulou e articula esse anseio ancestral. É a partir daí que pode se resgatar, se renovar e alimentar sua força convocatória. Se não for o PT serão outros atores em outros tempos que o farão.

Cooperação se reforça com cooperação que devemos oferecer incondicionalmente.Sem isso viveremos numa sociedade que perdeu sua altura humana e regride ao regime dos chimpanzés.

Leonardo Boff é colunista do JBonline, teólogo, filóaofo e escritor.

47 Comentários leave one →
  1. Amaurih permalink
    12/02/2015 13:47

    Não sei qual império temer mais, o “império norte americano” ou o outro…

  2. gunther malfert permalink
    12/02/2015 13:57

    No puedo estar más de acuerdo con lo reflexionado por Leonardo Boff: el mercado es opuesto y atenta en contra de los derechos de las personas: esa es su esencia perversa.

  3. 12/02/2015 14:23

    Republicou isso em Fonte da arte.

  4. mônica passos permalink
    12/02/2015 14:28

    Maravilhoso Leonardo Boff!

  5. Bernardo oliveira permalink
    12/02/2015 15:17

    Esse post expressa o meu sentimento de descontentamento com essa ideologia neoliberal que é desumana e cruel.

  6. fdg permalink
    12/02/2015 16:08

    “O PT se gaba de ajudar os pobres com políticas assistencialistas, mas a mesma mão que dá é aquela que tira — e a mão que tira é a mais pesada. O aumento do protecionismo, os pesados encargos sociais e trabalhistas que oneram a folha de pagamento das empresas, os altos impostos sobre o consumo, uma infraestrutura em frangalhos, e as inflexíveis leis trabalhistas geram custos que impedem o aumento dos salários e que fazem com que o padrão de vida dos brasileiros esteja muito aquém do seu potencial”
    .

    • mariorealdiretor permalink
      17/02/2015 13:00

      Concordo. Fácil é bater mas na prática o PTnão melhorou muito. … pelo contrário. Hoje há mais sofrimento que antes. . Especialmente da juventude que destruida ( Internet. Péssima escola pública. Destruição da família) que juntas são todas bandeiras petistas conduzem a hordas de inconsecuentes, desiludidos e violentos.

  7. MARCIEL DOS SANTOS MARTINS permalink
    12/02/2015 17:39

    Respeito muito o senhor como também sua opinião. Mas não dá pra fechar os olhos para tanta corrupção que este partido vem promovendo neste país. Todos os dias aparecem novas notícias e novos integrantes do partido do governo, inclusive alguns que já foram condenados em outros escândalos ( mensalão ) para nos assombrar e desiludirmos com novos escândalos. Não acredito, hoje, que será o PT que irá nos tirar deste lamaçal , visto que lhe falta credibilidade junto a ao povo, e seus integrantes são “atores, diretores,e escritores” principais desta peça mórbida . Precisamos de uma reforma política ,judicial o mais urgente possível, estamos a beira do caos, onde a conta sobra não só para os mais necessitados, mais para uma grande parte da população. Se este partido permanecer no poder, e estes casos de corrupção continuarem eclodindo “todos os dias”, tenho medo do que poderá se transformar as ruas de nossas cidades.

  8. Luis Otavio Furquim permalink
    12/02/2015 18:10

    Meu caro Boff, e a roubalheira e a corrupção escancarada da Petrobrás para financiar a perpetuação do poder do PT? Não é possível que vc não se sensibilize com isso? Ou vc é do grupo que acredita que o Lula e a Dilma nada sabiam, ou pior, que eles não são responsáveis pelas pessoas colocadas na Petrobrás? E o José Dirceu, e o Vaccari, e o Renato Duque? Quero justiça, qualidade de vida para as pessoas, respeito ao meio ambiente, uma sociedade mais justa. Vc acha que o Lula e a Dilma estão trabalhando pra isso ou para o poder e riqueza pessoal? Para se refletir…

    • Luiz permalink
      20/02/2015 7:43

      Prezado, a que grupo pertence Leonardo Boff? Eu sei: ao grupo dos que ganham algo para defender o PT, ou seja, o interesse particular está sempre em jogo, tando do lado capitalista quanto do lado socialista.

      • 21/02/2015 23:50

        Luiz, Repudio como infâmia a idéia que ganho para defender o PT.Consciência e ética não se vendem, a não ser se a pessoa for um neoliberal empedernido que faz de tudo mercadoria, até as coisas mais sagradas. Esse vende tudo e procura em tudo ter lucro. Não é o meu caso.
        lboff

  9. 12/02/2015 18:23

    JÁ FAZ UM TEMPO…
    Já faz um tempo que não passa um dia sequer que eu não me pergunto – se somos admiradores “Daquele que amou como o Cristo” e soube ver na Criação os signos da redenção, por que razão não nos comportamos também como os apóstolos do Senhor, indo até as pessoas para ensinar sobre o valor da Natureza e a importância de reaproximar-nos dela. Não como algo sentimental ou por qualquer interesse particular, mas como forma de resgatarmos pedaços de nossa própria alma e o sentido da vida através da felicidade singela, além de tudo o mais que esta reintegração acarreta, como saúde perfeita, autonomia econômica, oportunidade social, retonificação moral e responsabilidade histórica sem igual…
    Disse um sábio que “vossa alma a encontrareis no cumprimento de vosso dever”. Pois que dever há de ser mais premente do que esse, e que revolução pode ser mais poderosa, que celebrar um grande canto pela Mãe Terra e nos dignificarmos de sermos realmente seus filhos diletos, ela que tudo tudo tem a nos oferecer e abençoar…
    Sim, são nossas almas que dormem em nossas zonas-de-conforto, em tantos nichos de acomodação que a sepultamos, e que necessita agora ser desperta e ressuscitar, por nós mesmos e por tudo o mais. De nada vale acusar este ou investir naquele, quando somos nós e cada um de nós que precisa deste resgate, e isto somente obteremos estreitando nossos braços em definitivo em torno de nossa Mãe Amada.
    Nos foi mostrada que a única força que realmente constrói é o amor e que aquilo que realmente revoluciona é o encanto. Pois que melhor exemplo temos nós de magia sagrada que aquele trazido pelo nosso abençoado e humilde Irmão? Deixemos de lado um pouco nossos afazeres cotidianos, investamos parte de nosso tempo e dos nossos recursos naquilo que realmente importa, antes que o tempo acabe e os recursos não sirvam para coisa alguma mais…
    A Cidade da Aurora aguarda ali, no horizonte que não ousamos enxergar. Basta porém dar um passo e ter uma decisão. Ali renovaremos as nossas esperanças e de todos, e os anjos que apenas esperam a nossa decisão virão todos em nosso auxílio, libertando-se por fim do cativeiro a que tem estados submetidos para alimentar velhas coisas, apenas porque não temos ainda acertado o passo para fazer surgir este Novo veramente.
    A Sinfonia da vida espera para ressoar uma vez mais. Tudo o que existe aguarda a nossa decisão de servir irmanados a este grande Amor sublime feito Criação… “Vem, diz uma vez mais o Senhor, esta é a tarefa da tua vida, este é o sentido de teus dias, as gerações futuras aguardam o teu ‘sim’ – e daí criarás o futuro que o mundo tanto precisa. Tudo depende de ti, agora, porque a maioridade da humanidade está chegando. Desperta, pois eu te chamei para seres sócio da minha Criação. Então, sê apenas meu irmão diante do infinito!”

    LAWS

  10. Cristina permalink
    12/02/2015 18:50

    Lamentável o bem comum ser abordado, apenas, por ótica dualista! e partidarista!

  11. 12/02/2015 20:56

    Se ética é a busca pelo bem comum, ela está sendo companheira na viagem ao limbo.

  12. 12/02/2015 22:18

    Maravilhoso artigo.
    Hoje fui jantar na casa de um de meus irmãos, conversei muito com meu cunhado. Nós pretendemos levar adiante um antigo projeto nosso que visa melhorar a qualidade de vida de mais de 200 famílias no bairro onde vivemos. Nossa maior duvida é, por onde e como começar. Já que as pessoas não mais acreditam que exista alguém neste mundo que seja capaz de fazer algo pelo bem comum. Sabemos que será difícil, mas também sabemos que a maior recompensa será, o contentamento por não ter cruzado os braços diante das dificuldades.

    • José Geraldo permalink
      15/02/2015 21:41

      Oi, Fran;

      Basta se propor a fazer ‘com’ e não ‘para’ o outro. Tudo de bom….

  13. Eva Eloisa Formagio permalink
    12/02/2015 22:27

    Adoro seus textos.

  14. 13/02/2015 4:32

    Republicou isso em MariaLDario's Bloge comentado:
    Ética e Política
    Bem Comum
    Leonardo Boff

  15. Carmem Pires permalink
    13/02/2015 5:54

    Gostaria muito que o senhor me apontasse um caminho possível a ser tomado pelo PTpara que eu ( e muitos outros)possa voltar a acreditar que o partido pode vir a retomar suas propostas iniciais. Decepções profundas e o dinheiro investido no pessoal do Executivo e no Judiciário, máquina que não devolve o que o povo precisa! Os impostos sufocantes e o salário miserável dos professores do Ensino Fundamental desanimam. Como se construir uma sociedade verdadeiramente livre e promisora com o índice triste de Analfabetismo Funcional que é doença grave em nosso país, devido ao péssimo método de Alfabetização mega-hiper antiquado e falido? Coisa simples de ser curada! Salário digno para os professores+método eficaz do tipo fônico para os pequeninos= base garantida para um ensino técnico, próprio para um país do terceiro mundo. Dez anos depois já teríamos algum resultado positivo. Por que não conseguimos pelo menos isso? Um caminho de libertação e de oportunidades para que os jovens venham a não necessitar de tantos auxílios miseráveis e possam se desenvoler na vida! Me ajude a pensar. Paz

  16. Silvanir Celso Rodrigues permalink
    13/02/2015 7:16

    Precisamos ler, o que está por detrás dos acontecimentos, no país e no mundo, com a clareza deste autor. Realmente, “a busca do bem comum”, que por sua vez é ” a essência da política” , está sendo apagada literalmente.

  17. adriano permalink
    13/02/2015 8:56

    E a desconstrução continua, veja:

    Por maioria de votos, os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) arquivaram, na sessão de hoje (10), o Inquérito (INQ) 3815, relativo a supostas irregularidades em licitações do Metrô de São Paulo e instaurado contra o ex-deputado federal José Aníbal (PSDB-SP) e o deputado Rodrigo Garcia (DEM-SP). Em questão de ordem apresentada à Turma, o relator do processo, ministro Marco Aurélio, propôs o arquivamento do inquérito porque os depoimentos colhidos não comprovaram os indícios contra os acusados, não cabendo a realização de novas diligências, uma vez que já houve anteriormente o arquivamento quanto a outros três parlamentares.

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=285081

    Porém a própria Siemens assinou acordo de leniência denunciando o cartel do metrô de São Paulo – e ai? – NADA?

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/ministerio-publico-denuncia-contra-30-executivos-de-12-empresas-por-cartel-de-trens/

    E os paulistas continuam sendo tratados como gado, amontoados e espremidos.

    E a mídia continua falando que os ministros do STF são todos do lado do PT.

    Ledo engano.

    Agora quanto ao texto – fantástico, porém, quanto às privatizações, todos os países já demonstraram que a corrupção já se alastrou e corrói qualquer instituição, pondo mais lenha nas desigualdades sociais, ante ao lucro excessivo dos corruptos e corruptores em detrimento do avanço tecnológicos das empresas, comprometendo, inclusive o salários de seus empregados, leia a seguinte matéria que trata do leviatã minoritário e majoritário.

    http://www.insper.edu.br/noticias/a-volta-do-estado-leviata/

    O capitalismo está cego e o socialismo está manco, porém, ambos são vitais para qualquer sociedade, um depende do outro, faltando, porém, tentar equilibrá-las.

  18. 13/02/2015 9:23

    Prezado, considero muito os seus textos, mas acho que o senhor está mau informado com relação à crise mundial. O problema todo é que depois da descoberta do shale gas nos Estados Unidos, a OPEP ao invés de reduzir o volume exportado, manteve o mesmo patamar de exportação, o que surpreendeu a todos e fez com que o preço do petróleo caísse a estes níveis. Esta sua teoria de império Norte-americano, neste contexto, foi por água abaixo porque até os Estados Unidos tem estado em crise por conta do preço do petróleo. Eu já fui a favor das ideias comunistas do PT mas hoje em dia, sou bastante crítica com relação a estas ideologias mirabolantes de conspirações Norte-americanas. Para mim isto tudo não passa de estratégia para gerar pânico dentro do Brasil e criar uma polarização de forças entre esquerda e direita. Se você quiser conhecer minha opinião sobre minha visão das políticas brasileiras, por favor, acesse este link: http://www.geocoach.com.br/comunismo-a-brasileira. Se os Estados Unidos são realmente um império você não acha que o mais inteligente seria juntar-se a ele? Quais são as exigências do FMI? Educação para todos. Poxa, eles realmente querem o nosso mal… Erradicação da pobreza. É eles querem falir o Brasil com esse papo! Ah… pelo amor de Deus. Reveja seus conceitos.

    • adriano permalink
      20/02/2015 13:05

      “Segundo o ex-deputado Márcio Moreira Alves, crítico do acordo, o MEC/USAID, na verdade, tinha como proposta inicial privatizar as escolas públicas. Matérias como História tiverem sua carga horária reduzida. Também foram retiradas matérias consideradas obsoletas do currículo, como Filosofia, Latim e Educação Política.

      A Educação Moral e Cívica (EMC) tornou-se obrigatória no currículo escolar brasileiro a partir de 1969, de acordo com o Decreto Lei 869/68, juntamente com a disciplina de Organização Social e Política Brasileira (OSPB). Adotadas no início da fase mais repressiva do regime, em substituição às matérias de Filosofia e Sociologia, ficaram caracterizadas pela transmissão da ideologia do regime autoritário ao exaltar o nacionalismo e o civismo dos alunos e privilegiar o ensino de informações factuais em detrimento da reflexão e da análise. Ambas matérias foram condenadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, por terem sido impregnadas de um “caráter negativo de doutrinação”.

      fonte: http://ditaduranuncamais.cnte.org.br/o-retrocesso-na-educacao/

      Por isso a nossa educação está como esta.

      • Amaurih permalink
        22/02/2015 8:27

        O que colocou me faz refletir Adriano, o quanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação foi distorcida pela ideologia que veio carregada de ranço contra as atitudes do Regime Militar, pois retiraram disciplinas por “exaltarem o nacionalismo e o civismo” como se tivessem “caráter negativo de doutrinação”, e o que colocaram para substituir, pessoas com ideologias utópicas, como no caso o próprio professor Boff, e os demais professores que lideraram (E LIDERAM) as entidades de classe que implantaram as diretrizes, conforme o seu conhecimento distorcido. Que resultado nós temos hoje? Gente sendo usada para defender a roubalheira, em nome de ideologias ultrapassadas e falidas, que não se dispõe a aceitar a discutir com bom senso que houve enganos dos dois lados e que precisamos um novo caminho que não passa por esse maniqueísmo ideológico. O senhor não é bancado pelo PT, senhor Boff, nem direta e nem indiretamente? Não creio.

      • 03/03/2015 14:24

        Amaurih, acho extremamente ofensivo que vc pense que vendo minha cabeça e consciência por um partido ou ideologia. Vc se mostra pequeno demais ao pensar isso. E mais não digo.
        lboff

  19. Manoel Mendonça permalink
    13/02/2015 11:38

    Até que concordo com a ideia de valorizar o povo ao invés do mercado, mas isso não explica os desvios de recursos para enriquecimento ilícito em detrimento do próprio povo que diz defender. Todos os governos anteriores fizeram o mesmo, porém em doses menores; agora, os dirigentes e aliados do poder pertencem a essa classe que o sR. chama dominante. Que diferença há entre eles se todos roubam?

  20. Adriana permalink
    13/02/2015 14:19

    Socialismo?? Só é bom no papel.. onde a minoria ganham milhoes.. e outros migalhas, SOFREM PARA CONSEGUIR VIVER BEM???
    A felicidade e o bem estar espiritual, está na dignidade do ser humano em lutar pelo seu desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro… para evoluir tem que viver, trabalhar, lutar, persistir .. e Conseguir!! Sem esforço não há EVOLUÇÃO HUMANA….
    ESTE SOCIALISMO QUE FINANCIA O NARCOTRAFICO, AUMENTA A OCIOSIDADE, USUARIOS DE DROGAS, INJUSTIÇAS, ROUBOS, MENTIRAS.. ISSO É DO BEM?? O QUE É ISSO.. ??? SOCIALISMO NÃO FAZ PARTE DA EVOLUÇÃO HUMANA E ESPIRITUAL….

  21. Clodoaldo permalink
    13/02/2015 17:49

    Conseguiremos chegar lá, com esse nivel educacional que temos hoje ?

  22. 13/02/2015 20:33

    Embora o admire profundamente, Frei, não concordo com sua defesa do PT, do qual fui uma das fundadoras. Lembro de uma frase: “quereis conhecer um vilão, dê-lhe o poder nas mãos”. Esclareço que sempre lutei contra a ditadura militar, agora tão pleiteada, para minha profunda decepção.Trabalhei pela pela Anistia Política, abertura dos documentos sigilosos e que apoiei a resistência contra a ditadura, Agora, só nos resta pedir a Deus e mobilizar a sociedade civil, para evitar outro golpe militar. Meu nome é A M de Lima Brandão e trabalhei no MJ, no CONARQ.

  23. JULIA permalink
    14/02/2015 9:58

    Infelizmente parece que o PT já foi integrado também à lógica dos grandes grupos transnacionais. Vendo sua política energética, agrária (favorecendo o agronegócio), Industrial (produção quase restrita à matéria prima com foco nas exportações/financiamento de grandes grupos em detrimento da pequena industria nacional);ambiental (transposição do São Francisco, Belo Monte, etc), trabalhistas (revisão da CLT). O homem comum realmente está no limbo porque já não tem voz neste sistema político partidário. Não tenho nem de longe a capacidade de análise deste importante pensador, mas também não estou cega ao que acontece.

  24. oscar permalink
    14/02/2015 12:25

    O titulo é nota 10. Porém, quando a gente se enche de esperança de que vai ler finalmente um artigo que venha ao encontro com suas convicções, aparecem aqui e acolá tentativa de formar opinião de que tal partido é melhor que o outro. Aí bate aquela decepção de quem tem a convicção de que o bem comum infelizmente não passa pelas mãos de partidos. Ou será implantado por pessoas ou não será por ninguém.

  25. Maria do Carmo Bispo dos Santos permalink
    14/02/2015 18:03

    Parabéns Frei Leonardo, como sempre brilhante seus comentário, sempre que tenho oportunidade tento me informar e atualizar. A muito tempo venho me perguntando: O que está por trás desta polêmica. Nas comunidades eclesiais de base, agente dizia em forma de música,que o problema do Nordeste não era seca e sim a cerca do patrão.A nível mundial podemos cantar como?kkk

  26. Fernanda Souza permalink
    15/02/2015 8:01

    Sr.Leonardo Boff o senhor está certíssimo em tudo o que diz, infelizmente pouquíssimos têm a sua cultura e aprofundamento para entender o que realmente está acontecendo com o governo brasileiro. O que hoje acontece no Brasil já conteceu em outros lugares no mundo onde a manipulação das massas para que ficassem contra os governos a favor do povo foi exatamente o que acontece agora .E e o pior é que a manipulação é feita de tal forma que dificilmente os malvados não obtenham o que se propuseram conseguir. E como a maioria não tem acesso à cultura e nem incentivo necessário para que leiam e abram as cabeças, a turma do “quanto pior, melhor”, acaba por atingir seus propósitos infames.Enfim senhor Leonardo Boff, vou ter que aceitar o que certa vez li em algum lugar que “somente 8% da população mundial se importa com o que acontece fora do seu quintal-m/filhos, eu e m/marido-o resto sr.Leonardo, para muita gente não importa.
    É decepcionante a humanidade como um todo! Haveria muito mais a dizer, mas já está de bom tamanho.
    Só um Deus bem brasileiro poderá nos ajudar ! Ah, meu país……

  27. José Geraldo permalink
    15/02/2015 22:16

    O PT é o maior partido de origem popular na américa latina, mas, vive hoje um grande dilema. Para acessar os espaços de poder formal em 2002 optou por governar para a ordem dominante, pois naquele momento os dirigentes não acreditavam que o povo fossem pra rua lhe dar apoio, então se propôs a governar formando um consórcio com os velhos partidos (ou facção de poder) das elites dominantes. Assim, para pagar o pedágio de acesso ao poder se associou aos velhos esquemas de governância baseado na compra de espaços nas estruturas do estado tais como sempre fizeram a velha burguesia que dominou o estado absolutista comprando espaços em suas estruturas. O partido acreditou que poderia obter algumas vantagens para os oprimidos a partir de dentro da maquina de poder assim como pensam alguns comunistas e socialistas cor-de-rosa, mas, a nossa burguesia oriundas dos coronéis escravagistas não aceitam a democratização do poder e por isso irão reverter todos os pequenos avanços conquistados pelo espasmo de participação do povo brasileiro. É claro que tudo o que está acontecendo agora do Brasil, na Argentina e o golpe de governo no Paraguay tem a velha e batida assessoria da Cia norte americana. Porque será que é um Juiz e um Delegado da Polícia Federal do Paraná que investiga a Petrobras e não do Rio de Janeiro onde estão os suspeitos, que execrados publicamente antes da devida sentença condenatória? Na Argentina foi um Promotor assassinado apenas para que seu cadáver fosse jogado no da Cristina em plena campanha eleitoral… Quem é da área sabe as ligações entre essa luta de titâns pelo poder. Só nos cabe torcer para que prevaleça o estado democrático de direitos.

  28. mariorealdiretor permalink
    17/02/2015 13:11

    Frei Leonardo
    O Sr é muito inteligente e este artigo é tão sectario e deslocado da atual realidade do PT de hoje, que penso porque o escreveu ?
    Nem vou me delongar. Mas a crise de tristeza e desconforto da sociedade decorre das repetidas ações nefastas e anti sociais do PT

    • 19/02/2015 0:06

      Mario, vc não fez esforço de trabalhar e aprender sobre o conceito de bem comum, hoje de dificil compreensão. Vc se fixou apenas numa referência no final. lboff

  29. Luiz permalink
    20/02/2015 7:29

    Senhor Leonardo Boff,

    ao dizer que as pessoas da elite conservadora “são notoriamente egoistas e nunca pensaram no bem comum” não seria essa percepção aplicável também às pessoas que se dizem socialistas? Não é exatamente isto que observamos e comprovamos pelos fatos ocorridos na última década: que os socialistas desse país (PT, PSDB etc) “são notoriamente egoistas e nunca pensaram no bem comum”.

    • 21/02/2015 23:52

      Luiz: Talvez vc não tenha ouvido falar que os socialistas como o PT e afins nos ultimos anos incluiram na cidadanis 40 milhões de pessoas que antes estavam à margem. Eles pensaram nos outros mais outros, nos pobres e oprimidos.
      lboff

      • Abel Elias Oliveira permalink
        27/02/2015 4:09

        Leonardo Boff, o senhor tem sido para mim, desde minha juventude ( e já faz algum tempo ), fonte de inspiração que me anima na caminhada pela vida. A reflexão sobre o bem comum é realmente oportuna. Acredito que não podemos nos comportar como uma manada em disparada e que devemos entender o que esta por traz de todos os acontecimentos.
        Nesse sentido, esse artigo vem dar uma grande contribuição. Não podemos perder de vista o bem comum…

        Abraços !

  30. 20/02/2015 22:15

    Republicou isso em andradereginaldoe comentado:
    !

  31. 24/02/2015 9:58

    Excelente texto! Acabei de assistir um vídeo no youtube denominado “A servidão moderna” que vai de encontro a tudo que você colocou. Não podemos seguir nossas vidas alienados por esse câncer que se instalou na sociedade, precisamos somar força para despertar todos que tem ouvidos para ouvir.

  32. 28/02/2015 22:00

    É bem assim. Mas se eu pudesse escolher, escolheria os chimpanzés!
    Amor, compaixão, solidariedade.
    Felicidade. Sempre.
    Gustavo Horta

  33. Fernanda Souza permalink
    03/03/2015 13:00

    Maravilhoso como sempre Sr Leonardo Boff, o que falta na cabeça das pessoas é cultura e isenção como vejo no senhor; e porque não dizer um pouco mais de generosidade, já que muita gente fica revoltada com o PT porque pensa não se ver incluído entre as as práticas de auxilio ao cidadão comum, e finge não perceber que durante tantos e tantos governos as pessoas mais pobres não tiveram praticamente nada que os ajudasse ,a não ser no período do Getúlio Vargas, após isso quem tentou estender algum beneficio aos mais pobres, foi completamente rechaçado , retirado do poder, já que não interessava às elites , que conforme alguém muito inteligente diz, as elites(que elites?) brasileiras são as mais atrasadas do mundo. Mas, continuo acreditando que Deus é brasileiro .Qto. a falar mal do Pt e enxovalhar o nome de pessoas cujas acusações não foram provadas, é muito fácil. Porque não falam no mensalão tucano e otras cositas más; não convém não é?
    Fernanda Souza

Trackbacks

  1. O bem comum foi enviado ao limbo | EVS NOT&Iacu...
  2. O bem comum foi enviado ao limbo | AFAGO...OU AFOGO.
  3. O bem comum foi enviado ao limbo « Associação Rumos
  4. O bem comum foi enviado ao limbo | Polít...

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: