O persistente bullying mediático sobre o PT

Há um fato inegável que após a reeleição da presidenta Dilma em 2014 irrompeu muita raiva e até ódio contra o PT e o atual governo. Atesta-o um ex-ministro do partido da oposição, do PSDB, Bresser Pereira, com estas contundentes palavras:

“Surgiu um fenômeno que eu nunca tinha visto no Brasil. De repente, vi um ódio coletivo da classe alta, dos ricos, contra um partido e uma presidente. Não era preocupação ou medo. Era ódio. Esse ódio decorreu do fato de se ter um governo, pela primeira vez, que é de centro-esquerda e que se conservou de esquerda. Fez compromissos, mas não se entregou. Continua defendendo os pobres contra os ricos. O ódio decorre do fato de que o governo revelou uma preferência forte e clara pelos trabalhadores e pelos pobres”(FSP 01/03/2015).

Este ódio foi insuflado fortemente pela imprensa comercial do Rio e de São Paulo, por um canal de TV de alcance nacional e especialmente por uma revista semanal que não costuma primar pela moral jornalística e, não raro, trabalha diretamente com a falsificação e a mentira. Esse ódio invadiu as mídias sociais e ganhou também as ruas. Tal atmosfera envenena perigosamente as relações sociais a ponto de que já se ouvem vozes que clamam pela volta dos militares, por um golpe ou por um impeachment.

Tal fato deve ser lamentado por revelar a baixa intensidade do tipo de democracia que temos. Sobretudo deve ser interpretado. Nem chorar nem rir, mas tentar entender.Talvez as palavras do ex-presidente Lula sejam esclarecedoras:

“Eles (as classes dirigentes conservadoras) não conseguem suportar o fato de que, em 12 anos, um presidente que tem apenas o diploma primário colocou mais estudantes na universidades do que eles em um século. Que esse presidente colocou três vezes e meia mais estudantes em escolas técnicas do que eles em 100 anos. Que levou energia elétrica de graça para 15 milhões de pessoas. Que não deixou eles privatizarem o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e os bancos do Espírito Santo, de Santa Catarina e do Piauí. Que nos últimos 12 anos nós bancarizamos 70 milhões de pessoas, gente que entrou numa agência bancária pela primeira vez sem ser para pagar uma conta. Acho que isso explica o ódio e a mentira dessas pessoas. Pobre ir de avião começa a incomodar; fazer faculdade começa incomodar; tudo que é conquista social incomoda uma elite perversa”(discurso no sindicato dos bancários do ABC no dia 24 de julho de 2015: Jornal do Brasil online de 25/07/2015).

Posso imaginar a enorme dificuldade que possuem as classes proprietárias com seus poderosos meios de comunicação de aceitar a profunda transformação que surgiu no país com o advento do PT, vindo de baixo, do seio daqueles que sempre estiveram à margem e aos quais se negaram direitos e plena cidadania. Como escreveu acertadamente o economista Ladislau Dowbor da PUC de São Paulo:

”Eles querem a volta ao passado, a restrição das políticas sociais, a redução das políticas públicas, o travamento da subida da base da pirâmide que os assusta”. E acrescenta: “A máquina administrativa herdada foi feita para administrar privilégios, não para prestar serviços. E os privilegiados a querem de volta”(Carta Maior, 22/09/2015).

Efetivamente, o que ocorreu não foi uma simples troca de poder mas a constituição de uma outra base de poder, popular e republicana que deu centralidade ao social, fazendo com que o estado, bem ou mal, prestasse serviços públicos, incluindo cerca de 40 milhões de pessoas, fato de magnitude histórica.

Para entender o fenômeno do ódio social socorrrem-nos analistas da violência na história. Recorro especialmente ao pensador francês René Girarad(*1923) que se conta entre os melhores. Segundo ele, quando na sociedade se acirram os conflitos, o opositor principal consegue convencer os demais de que o culpado é tal e tal pessoa ou partido. Todos então se voltam contra ele, fazem-no de bode expiatório sobre o qual colocam todas as culpas e corrupções (cf. Le bouc émissaire, 1982). Assim desviam o olhar sobre suas próprias corrupções e, aliviados, continuar com sua lógica também corrupta.

Ou pode-se atribuir aos acusadores aquilo que o grande jurista e politólogo alemão Karl Schmitt (+1986) aplicava a todo um povo. Este para “garantir sua identidade tem que identificar um inimigo e desqualificá-lo com todo tipo de preconceito e difamação” (cf.O conceito do político,2003). Ora, esse processo está sendo sistematicamente feito contra o PT, um verdadeiro bullying coletivo. Com isso procura-se invalidar as conquistas populares alcançadas e reconduzir ao poder aqueles que historicamente sempre estigmatizaram o povo como jeca-tatu e ralé e ocuparam os aparelhos de estado para deles se beneficiar.

Distorce minha intenção quem pensar que com o que escrevi acima estou defendendo os que do PT se corromperam. Devem ser julgados e condenados e, por mim, expulsos do partido.

O avanço do povo através do PT é precioso demais para que seja anulado. As conquistas devem continuar e se consolidar. Para isso é urgente desmascarar os interesses anti-populares, frear o avanço dos conservadores que não respeitam a democracia e que almejam a volta ao poder mediante algum tipo de golpe.

Leonardo Boff é colunista do JB online e escreveu: A grande transformação:na política, na economia e na ecologia, Vozes 2014.

62 comentários sobre “O persistente bullying mediático sobre o PT

  1. Só uma ressalva, no paragrafo 7,vc coloca uma data que acredito, foi escrita erradamente,

    “”Eles querem a volta ao passado, a restrição das políticas sociais, a redução das políticas públicas, o travamento da subida da base da pirâmide que os assusta”. E acrescenta: “A máquina administrativa herdada foi feita para administrar privilégios, não para prestar serviços. E os privilegiados a querem de volta”(Carta Maior, 22/09/2015).’

    Curtir

  2. A elite brasileira não tolera um presidente operário ou uma guerrilheira no poder! Desta maneira tudo vale para tentar o golpe. Já que não consegue ganhar no voto, vale até o uso da força!

    Curtir

  3. Esse sentimento não teria nada a ver com as mentiras e esquemas utilizados para iludir o eleitor e convencê-lo de que a verdade era mentira e vice-e-versa?

    Curtir

  4. Olá Leonardo Boff. Precisa corrigir a referência do artigo do Ladislaw, 22/09/2015. Aproveito para dizer que admiro sua persistência em prezar os que estão ao lado das causas sociais, mesmo sob fogo cruzado dos interesses ambíguos da classe política e midiática que esquece os valores éticos, humanos e de cidadania.

    Curtir

  5. O apóstolo São Paulo lá pelas tantas, escreve aos fiéis… hoje vocês veem de modo impreciso, mas verão a verdade. Assim prezado Frei Leonardo… sua proposta de retomar à cantilena da proteção do PT soa como uma visão distorcida da realidade.
    O “velho” PT que lhe encantou e encanta saudosamente não existe mais. O PT traiu o povo ao se igualar com tudo o que tínhamos. O PT, Frei Leonardo Boff, se uniu ao PAULO MALUF !!! precisa mais ???
    Em sua fala, não cita a operação Lava Jato que está desnudando a face oculta da cúpula petista. Em sua fala, não citas as pequisas de opinião pública, que reiteram o descrédito no governo petista. Em sua fala não cita o estelionato eleitora da atual presidente, que mentiu sobre as verdadeira situação das contas públicas.
    Tudo tem limite.
    A população pode parecer mas não é boba ou totalmente alheia. Aguardemos um pouco mais e o verdadeiro retrato do ex-presidente surgirá, com a revelação de contas e mais contas secretas, abastecidas com o dinheiro de quem ele “jura” defender.
    Já escrevi nesta tela, tempos atrás, não há ódio, há perplexidade.
    Não há revanchismo e sim há extrema necessidade de mais patriotismo verdadeiro e menos retórica pseudo-socialista.
    Há uma busca por Ética pública de verdade.
    Já percebi que o Sr é tenaz e pouco flexível, neste tema, apesar de brilhante e lúcido em muitos outros, assim, peço-lhe que acolha este comentário, fraternalmente.
    Paz e Bem !

    Curtir

    • Perfeito comentario.

      Reflete o que toda pessoa sensata deveria pensar. Nao da mais pra proteger o PT. O partido e seus principais dirigentes e fundadores trairam a confianca de uma grande massa e agora tentam se livrar das responsabilidades e consequencias.

      Fora PT. Queremos dizer a todos os politicos que nao aceitamos mais falta de etica e compromisso com a populacao. Chega de abusos.

      Leonardo Boff realmente nao enxerga a realidade. Uma pena.

      Curtir

  6. Caro Boff, resumir o ódio popular, em todas as camadas, pelo escancarado surrupio do erário da União através de atividades partidárias ilícitas, a um bullying midiático sobre o PT, não é um pouco simplista?
    Noticiar, mesmo que incessantemente sobre estes roubos (ou você duvida da existência também?), não geram informação? Deixar de noticiá-los, seria o devido?
    Ignorar 63 prisões e indiciamentos de integrantes do PT, é o aconselhável.
    O avanço do povo veio da qualificação de sua sociedade, e não de uma benesse petista, Caro Boff.
    Não estávamos nas trevas, quando o PT ascendeu ao poder. E lembre-se, os mesmos de antes permaneceram lá, cobrando o mesmo preço por tudo.
    E este governo de 12 anos pagou e pagou multiplicado.

    Um grande abraço.

    Curtir

  7. Sim, Leonardo. Temos que desmascarar os golpistas, correto? Então vamos dar nome aos bois: Eduardo Cunha, citado na Lava Jato, rasgando a constituição na cara do povo brasileiro diariamente; Ronaldo Caiado, um latifundiário que está sendo processado por utilizar trabalho escravo nas suas fazendas; e Aécio Neves, citado na Lava Jato e que jamais será investigado sabe-se lá porque. Tudo que há de indício contra ele SEMPRE é arquivado.

    São basicamente esses cidadãos que se transformaram nos pilares da ética e da moralidade no Brasil. Moralidade fake, moralidade de facebook, moralismo podre e oco de revoltados online e afins. A cara dessa elite nojenta desse país.

    No entanto, muito se engana que um golpe no contexto atual seria dado sem haver resistência como em 64. O Brasil é outro.

    Curtir

  8. Nem vale a pena comentar tal sandice. Mas do PSDB a gente sabe o que esperar. Do PT é claro que haveria corruptos, só não se imaginava que seria 10 vezes mais que na tucanalha. O pior inimigo é aquele que se finge de seu amigo e te apunhala pelas costas e ainda culpa o outro. Para haver alguma esperança, PT, PSDB, PMDB, DEM, PP (PC do B e PSOL não fazem nem cosquinha, então deixa pra lá) deveriam ser extintos e seus dirigentes proibidos de assumir qualquer função pública por pelo menos 20 anos. Aliás, o ideal é a democracia direta (votar e propor leis nos cartórios eleitorais, via intranet, pelo povo, quando muito aceitar que categorias profissionais com mais de cem mil filiados tenham representantes e etes levariam as propostas e votos decidios em assembleia, ou seja, fim dos deputados e senadores, assim como dos lobistas). Outra atitude urgente: acabar com cargos em comissão, seriam tolerados apenas no primeiro escalão. Toda a corrupção começa com a distribuição de cargos e aparelhamento do estado por quem está no poder, simples assim. Outra, quem sempre pregou luta de classes e falou em ódio foi essa tal de “esquerda” que adora colocar pobres contra ricos, odeia a classe média (Marilena Chauì), trabalhadores contra patrões…quem fomenta, então,a cultura do ódio? Só rindo. Sou franciscano secular e só rezando muito pra ver se Deus abre seus olhos frei. Pare de defender políticos. Dilma e Lula são traidores do povo, assim como FHC, Collor, Sarney, Getúlio…não tem direita, nem esquerda, só gente querendo o poder.

    Curtir

  9. Concordamos plenamente com L.Boff.
    De fato, as classes dirigentes conservadoras não conseguem suportar o fato de que, em 12 anos, um presidente que tem apenas o diploma primário:
    1. colocou mais estudantes na universidades do que eles em um século;
    2. colocou três vezes e meia mais estudantes em escolas técnicas do que eles em 100 anos;
    3. levou energia elétrica de graça para 15 milhões de pessoas;
    4. não deixou eles privatizarem o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e os bancos do Espírito Santo, de Santa Catarina e do Piauí;
    5. nos últimos 12 anos nós bancarizou 70 milhões de pessoas, gente que entrou numa agência bancária pela primeira vez sem ser para pagar uma conta.
    Isso explica o ódio e a mentira dessas pessoas. Pobre ir de avião começa a incomodar; fazer faculdade começa incomodar; tudo que é conquista social incomoda uma elite perversa.
    Como nós, Boff diz que distorce sua intenção quem pensar que com o que escreveu está defendendo os que do PT se corromperam. De modo algum. Eles devem ser julgados e condenados e, inclusive, expulsos do partido.
    É preciso salientar e compartilhar: houve avanço do povo através do PT e isso é precioso demais para que seja anulado. As conquistas devem continuar e se consolidar. Para isso é urgente desmascarar os interesses anti-populares, frear o avanço dos conservadores que não respeitam a democracia e que almejam a volta ao poder mediante algum tipo de golpe.
    Valeu L. Boff. Muita persistência!

    Curtir

    • Prezado.
      Entre as realizações do PT inclua a estruturação do maior caso de corrupção e assalto ao patrimônio público do mundo. Inclua a maior campanha de desconstrução da família e o maior número de todos os tempos de cargos em comissão que servem para colocar nulidades a gerir órgãos públicos.
      Inclua finalmente, a incompetência de uma presidente, traduzida no escândalo das contas do setor de energia, gestado e gerado pela prepotência e arrogância de matizes ditatoriais da mesma.
      Isto sem falar no BNDES.
      No enriquecimento do filho do Lulla.
      Nos milhões de dólares que a Rose do Lulla levou para Portugal ..
      O PT terá culhoes e expulsará o Lulla ? como sugeres ?
      Não há ódio. Há indignação.

      Curtir

  10. Não tenho dúvida dos progressos na inclusão social. O que me parece ser motivo de “ódio” ´e sobre o preço pago:a) à custa de endividamento e desestruturação da economia e dos valores sociais b) aprovação de leis por provada corrupção e compra de votos c) roubalheira generalizada.

    Curtir

  11. Eu penso que as pessoas que criticam o governo atual nunca estudaram HISTÒRIA e sim sempre ouviram estorias , por isto concordo com seu comentario

    Curtir

  12. Leonardo reporta como se isso fosse um ódio infundado contra o PT e culpa a imprensa. Mesmo ódio partindo de pessoas que votaram no partido anteriormente e estão decepcionadas, frustradas e SIM c/ ódio de ver esse partido operando o país c/ descaso, desonestidade, c/ intenções políticas que não visam o bem do pais, que mente em cadeia nacional, que não cumpre promessas feitas há poucos meses atrás e ainda fazem o que ameaçaram e acusaram a sua oposição de fazer. Um partido de múltiplos casos de corrupção aonde foram condenados membros de sua cúpula. Um partido que apoia a tirania internacional, um partido podre que se diz de esquerda, mas está prejudicando ainda mais os pobres. Uma corja, um câncer que precisa ser removido do poder antes que faça ainda mais estrago. Como você pode escrever esse texto culpando a mídia ao invés dos fatos reportados pela mesma? A Imprensa sim divulgou os escândalos, reportou sobre mensalão, Petrolão, BNDES e por aih vai, a popularidade da Dilma esta negativa de 68% no Nordeste a 77% no Sul, Collor caiu c/ muito menos. Agora quais são os motivos para deixarem esses criminosos no controle do pais? Se vc tem uma razão para apoiar esse governo qual eh? Vc acha que uma maioria de ate 77% eh controlada assim cegamente pela mídia? Somos todos ignorantes manipulados menos vc e uma minoria de 6% que acha que o governo esta excelente? Me desculpe, Leonardo. mas essa reportagem me parece comprada ou o sr. deve morar em algum pais distante e esta tentando pegar o bonde pela janelinha.

    Curtir

  13. As sabias palavras dircenidas pelo historador e teologo leonardoboff esprime a mais pura verdade sobre a sociedade brasileira que apesar dos avancos nao suportao que a classe economica foi idealiza
    da para que os menos favorecidos tambem possao usufruir no conforto aeroviario como outro cidadao qualquer e isto nossos adversarios nao engolem .todos teem direitos iguais le_se na carta maguina.

    Curtir

  14. O senhor não acha que distorcer para confundir a indignação da população contra espertalhões infiltrados na política, com “ódio”, não é favorecer a quem denigre a política do nosso país com mentira e outros tipos de corrupção???

    Curtir

  15. A realidade política em um país democrático, pais que por isso tem vários partidos, imprensa livre e não tem ditador, é assim mesmo. Um xinga o outro á vontade. Me lembro que nem bem FHC tomou posse, o PT já o xingava de tudo quanto é jeito e o queria fora do governo já no primeiro dia de seu mandato. Me lembro de que quando Itamar Franco era presidente Lula o chamou de filho da puta. Isto tudo são fatos e estão gravados em vídeos. Não podemos esquecer que Collor foi eleito legitimamente e o PT o apeou do poder com o impeachment. E por aí vai.

    O importante na vida é nos religarmos à nossa natureza de milhões de anos como a dos outros animais. Desde então já estamos prontos e ela, nossa natureza, é inabalável, por mais que os humanos criem ideais.
    Antes do advento da mente vivíamos a verdade, como os outros animais ainda vivem, respondendo aos estímulos de nossos sentidos diante da realidade presente. Com a mente, veio a memória e os desejos. Com eles o ideal. O humano, demasiado humano. A pretensão de que nós podemos tudo aqui neste grão de areia no meio de um universo incomensurável e assim , sistematizando o ideal criamos religiões ou ideologias com suas fantasias de mundo perfeito e falsa moral dividindo as pessoas em boas, se estão do nosso lado, e más, se não estão.
    E por aí vai.
    A mente mente.

    Curtir

  16. Como sempre, a análise do Leonardo Boff é correta, pena que os membros do PT não tem sensibilidade para aceitá-las e colocar o partido na sua correta perspectiva histórica; pela primeira vez a classe dominada chegou ao poder com o PT e é fundamental não deixar se perder esta extraordinária conquista da imensa massa trabalhadora para continuar as transformações iniciadas…….obs. não sou membro do PT mas reconheço a força revolucionária do seu projeto.

    Curtir

  17. A cerca de 14 anos atrás que se passaram, eu que moro no interior do estado do rio de janeiro fui morar lá na capital e sua cidade vizinha, niterói, Lembro bem que no ano que se passou surgiu uma revista chamada “Bundas” criada pelo caricaturista Ziraldo, colaborador acho que do “Pasquim”, a que eu mais novo remete-se na tv a turma que contava com humoristas talentosos do “Casseta e Planeta”, que vinham talvez daquele jornal. Mas o que me fala e lembra seus textos, que estão alguns a fazer plagio do que penso, é o alcance posterior a mim da publicação de um de seus textos neste novo jornal do Ziraldo. O que vc falava era sobre a minha juventude que pensava muitas coisas com liberdade e que essa podia ter vinda antes socorrer minha inteligencia ou minha educação. Era estudante de filosofia no IFCS( Instituto de Filosofica e Ciencias Sociais da UFRJ). Fui cuidado pelo amor da Igreja que me fez crescer, cuidado que alcançou minha saúde e vejo um caritas franciscano que se antecipou devagar a mim. Muitos acho não se encontram ai, antes que a realidade politica pudesse dialogar de forma mais saudável e não panfletária. O amor responde a verdade que acha caminhos que sustente a fé a que ninguém da significado preciso antes que a verdade (veritas) chegue pela educação de que a Igreja não se ausentou mesmo que ninguém conseguisse ler até agora chegar a um momento em que se fala sobre a terra, mas se falava não furtivamente antes como deve ser a encíclica “Caritas em veritate”. Não li até que me surprende-se a virtude teologal da fé precedida pelo cuidado da Terra, e pela caridade do que se entende como verdade. É o que muitos talvez devessem ouvir antes de argumentar. O país não está carente de vozes, está sem uma saúde que tem forte para ouvir e não ser atropelado por livros e ideias lidas como um romance ficcional, best-seller não brasileiro, contra nossa estética sem recursos, nossa cultura “sem valor”.

    Curtir

  18. Só para testemunhar a nossa realidade, aqui na velha Lusitânia…..temos um ex-primeiro ministro preso (na prisão, mesmo), sem culpa formada, alguma imprensa (quanto mais de direita, mais agressiva), que vai publicando ou inventando alguns delitos de que o acusam, quase roubos de pilha-galinhas, enquanto um senhor banqueiro, mais conhecido como o “dono disto tudo”, que destruiu algumas das nossas referências empresariais a nível internacional (PT, Banco BES, etc), ajudou a despoletar a nossa crise económica, provocou um rombo de milhares de milhões que agora os contribuintes andam a pagar, e que não está encarcerado devido a poderosos aliados que ainda tem, que por medo ou conveniência, quase assobiam para o lado, evitam fazer comentários, enquanto dão instruções aos órgãos de comunicação (quase todos propriedade de grandes grupos económicos) para diabolizarem o caso Sócrates, formatarem as mentes dos cidadãos em relação ao perigo que foi, e será, ter um governo centro-esquerda, onde todos os males acontecem, e que o melhor para o país será sempre uma governação de direita, que nos governa agora e que nos está a tirar desta crise, apesar e todos os dados oficiais confirmarem o contrário.
    A esquerda muitas vezes peca por excesso de idealismo, mas a direita será sempre revanchista, demagoga e profundamente anti-cristã.

    Curtir

  19. Republicou isso em bule13verdee comentado:
    A OPOSIÇÃO, SEM COMPETÊNCIA PARA GOVERNAR, SEM PREPARO, SEM PROJETO POLÍTICO PARA O BRASIL, PREFERE DESTRUIR O PRÓPRIO PAÍS…

    ISSO o brasileiro de verdade NÃO vai deixar barato.
    Se Preciso, o povo vai às Ruas como zagueiro, Não Apenas na defesa do PT, NÃO APENAS Lula e Dilma …
    Mas na defesa da democracia construida com sacrifício!

    Força presidenta Dilma! Não desista do Brasil e de nós, os menos favorecidos , cuidado com os lobos toscos famintos do Congresso e da Câmara, estão querendo lhe devorar neste momento de crise financeira e politica que estamos atravessando, muito por culpa deles, menos pela crise mundial.

    Força Presidente Lula, vamos todos juntos mais um vez! #LulaLá2018!

    #RespeitemMeuVoto #PorqueVoteiEm2014?
    #ComPTpeloBrasil
    #PorDemocraciaPorJustiça
    #MilitantesNasRedesNasRuas
    #PorIgualdadeNasOportunidades
    PorUmBrasilSemRacismoSemMachismoSem
    LGBTfobia
    #DireirosIguaisNemMaisNemMenos
    #ComDilmaSemTvGlobo!
    #BrasilSemTvGloboPraAvançar!

    Curtir

  20. Prezado Leonardo Boff,,,parabéns pelo rico documentário, não fique triste com algumas respostas, pois muitos brasileiros continuam anestesiados e vai levar algum tempo para despertar do analgésico….

    Curtir

  21. Não entendo , o PT Sempre taxado de radical, e agora vejo tanto ódio da Direita, mídia que juntos com latifundiários e outra camadas perversas formam a elite mais raivosa que já vi. Boff foi muito feliz em suas posições, mas mais uma vez aparece algumas opiniões dos que sempre tiveram suas famílias favorecidas pelo regime militar e consequentemente com os governos do PRN E PSDB, que os sucederam. É difícil aceitar que um operário quebrou essa hegemonia. Todos nós sempre soubemos que essa raiva e o movimento golpista, visa na verdade o inimigo eleito pela elite que não aceita a participação do povão na divisão da riqueza do pais, esse alvo se chama LULA. Onde estão os moralista que nunca levantaram uma bandeira contra os Tucanos em São Paulo que assaltaram os metros, o Mensalão Tucano, as construções de Aeroportos nas terras de parentes em minas, na compra de votos na reeleição, na privataria tucana, por que ninguém quer estender as investigações para os governos anteriores ao PT. Por que antes do PT nenhum figurão ia preso, por que a PF não tinha autonomia.
    Essa raiva tem uma única razão, a derrota nas urnas.

    Curtir

  22. Todas as desgraças de nossa nação são produzidas pela perpetuação de grupos partidários no poder. Esses grupos partidários no poder não mudam, uma vez que só eles escolhem, dentre eles, quem serão, por seu arbítrio, os candidatos aos cargos eletivos, não havendo possibilidade de se candidatar alguém do povo capaz de conduzir melhorias e mudanças para o povo. Apenas aos filhos e netos de quem já está no partido, ou a quem defenda apenas os interesses do partido, será dada a garantia de ser um novo candidato, já que a escolha recai exclusivamente ao partido. O voto do eleitor não escolhe ninguém para nada, apenas obriga-o a homologar a vontade dos partidos colocando os escolhidos destes no poder. E conseguem ocupar todos os poderes da República preenchendo os cargos não eletivos com aqueles que não obtiveram bastante votos. Só eles tem acesso ao poder e de lá controlam todas as atividades de nossa nação, sempre no sentido de garantir as próprias regalias e mordomias e nunca os direitos políticos e sociais do povo. E essa situação grotesca está blindada pela Constituição, sendo quase impossível mudar, já que pela vontade dos partidos-empresas isso não acontecerá. E o resultado de tanto poder nas mãos dos partidos é a causa de todos os problemas que vivemos todos os dias, causados por grupos no poder que agem apenas para atender os próprios interesses, deixando todos os bens públicos sucateados. Ou seja, estamos numa ditadura travestida de democracia. Mas a SOLUÇÃO para isso é simples: basta eliminar o inciso V do parágrafo 3º do Artigo 14 da Constituição, que trata da obrigação de filiação partidária para se eleger. Isso não significa acabar com os partidos, mas dar garantias de acesso a cidadãos sem vínculos com partidos, pois partidos são apenas grupos em simbiose abjeta com empresas. Acabar com a obrigação de filiação partidária não merece apenas ser curtida aqui; mas, por meio de você e todo mundo que conhece em todos os lugares que você frequenta, deve virar um lema em todos os posts de todas as redes sociais, em todos os movimentos, em todas as passeatas, em todas as ruas, em todos os muros, em todos os documentos, em todas as imagens, em todas as vozes … daqui para frente. Pense fora da caixa: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=471122749707627&set=a.471121873041048.1073741828.100004297184940&type=1&theater

    Curtir

  23. Que horror em saber que tem gente inteligentes em querer fazer acreditar que esta tudo cor de rosa, quanto sabemos e sentimos na pele que esta tudo preto. Será que é porque todas pessoas inteligentes, cultas, no fundo tem uma grande ignorância escondida no fundo da mente que aflora do nada, ou porque é de interesse em distorcer a realidade dos fatos.

    Curtir

  24. Querido Frei Leonardo! Será possível que a maioria da população é ignorante, manipulável e cega? Não sou da elite, pelo contrário sou pobre e sofro como qualquer pessoa com as dificuldades do país. Não acho que Lula e Dilma são o diabo e nem que Fernando Henrique e os demais são anjos. Não coloco a ideologia partidária acima daquilo que meus olhos veem. Se o Governo petista fez muito pelo povo é porque achou uma base para tal, mas isto não lhes dá o direito de se envolverem em tantas falcatruas e trair a bandeira que eles hastearam. Vejo que a maioria dos que hoje defendem o que aí está, na verdade não está defendendo o que é correto, mas defendendo pessoas que um dia se comprometeram com a ética e hoje vivem longe dela. Analisar tudo isto que está acontecendo como perseguição, como ódio é algo lamentável e desprezar a inteligência da maioria do sofrido povo brasileiro. Abraço!

    Curtir

  25. É impressionante como vocês teimam em bater na mesma tecla! Jornalistas de todos os matizes ideológicos escrevem, ou falam, na dita “uma certa imprensa”. Alguns são profissionais indiscutivelmente sérios, como o Clóvis Rossi, o Elio Gaspari, o Cony, a Dora Kramer. E vocês, ingênuos (como o próprio frei) teimam em nāo ver que O REI ESTÁ NU e a insistem que esses jornalistas que citei, como muitos outros, estão a serviço de “certa imprensa”! O PT se autodestruiu na sua sede pelo poder, os ideais do partido foram ignorados, o operário que se tornou presidente se deslumbrou ao frequentar os jatos particulares dos Eike Batista da vida e nāo quis outra vida! O companheiro- guerrilheiro “heroi do povo brasileiro” se locupletou a ponto de se desmoralizar dentro do próprio partido!
    Mas, por exemplo, quando aqueles mesmos jornalistas que citei se mobilizaram para derrubar o presidente Collor – inclusive em uma “certa revisita semanal” – aí para vocês tudo bem???
    (Agora, sinceramente, frei: fica mal para você insistir em chamar Dilma de “presidentA”! Somente os mais reles puxa sacos de sua entourage usam isto…)

    Curtir

      • Você censurou a minha resposta, ainda que não contivesse qualquer ofensa pessoal. Leonardo Boff censor soa muito estranho, não é? Eu apenas repudiei a insinuação de preferir ser machista por julgar mais adequado o termo “presidente”, ao invés de “presidentA” Dilma. Pelo contrário: o substantivo “presidente” não tem gênero. Aliás, quando você respondeu o meu comentário, ateve-se apenas nesse detalhe, um parêntese irrelevante dentro da minha argumentação…

        Curtir

      • Achei que vc não merecia uma resposta já que se colocava acima do dicionário Aurelio que registra o termo Presidenta. A gente precisa fazer economia de esforço quando percebe que a discussão é totalmente irrelevante.
        lboff

        Curtir

  26. Sou um admirador implacável de Leonardo Boff. Seus escritos tem me auxiliado a dar norte ao meu pensamento e à minha vida de cidadão cristão. Em especial, sua crítica aos ataques desferidos pelos senhores da casa grande contra os avanços sociais nos anos PT está à altura dos grande pensadores da humanidade. Sem exagero.

    Curtir

  27. Digníssimo Senhor Leonardo Boff.

    Tenho uma profunda admiração pelo Homem, Escritor, Filósofo, Teólogo e Religioso, pelo que me consta somente até 1992, Genézio Darci Boff ou Leonardo Boff como todos nós o conhecemos. Um homem honrado, altruísta e um dos grandes representantes da teologia da libertação no Brasil. Sempre gostei de ler os seus artigos no “wordpress”, e também em artigos que são publicados na imprensa, assisto suas aparições na TV, como por exemplo, no programa “roda viva” etc. Sou daqueles que muitas vezes, entro em conflito comigo mesmo, no sentido de me policiar para não cometer nenhuma injustiça e até me esforço, para aceitar essa tese de que o PT quer realmente um país “mais igual”, mas pelo que vejo na mídia, é difícil de acreditar, até por que o partido já fez várias tentativas de criar “conselhos” muito parecidos com os famosos “sovietes” e já fez algumas investidas para reduzir ou dominar a mídia. Isso é antidemocrático, pois não pode existir democracia sem liberdade de imprensa.

    Sempre fui pobre, nasci e cresci num bairro pobre de Fortaleza chamado “Monte Castelo”, esse nome é uma alusão a Batalha de Monte Castelo (ou Monte Castello) que foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. Foi essa batalha que marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito.

    Como tenho origem humilde, sempre me preocupei com os mais necessitados e realizo as minhas “boas ações”, em favor daqueles que mais precisam e o faço sem alarde como recomenda as escrituras sagradas, das quais confesso ser um leitor assíduo. Meu pai – já falecido – era comunista do PCB e fez uma homenagem a Luiz Carlos Prestes, batizando a mim com esse nome e a minha irmã, como Anita, homenageando “Anita Leocádia”, filha de Prestes.

    Quando leio o que o Senhor escreve em defesa do PT, fico pensando por qual motivo eu não consigo “enxergar” essa tão propalada dedicação do PT aos mais pobres. Não votei no PT e nem no PSDB, na última eleição, aliás, estou quase que totalmente desiludido com os nossos políticos e sonho com uma socialdemocracia parecida com a dos países nórdicos: Dinamarca, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia, que envolve a combinação de uma economia de mercado, priorizando o bem-estar social. Sei que é uma grande “utopia”, pois esses povos têm outras origens e são extremamente incorruptíveis e já são descendentes de outros povos antigos, mas sempre, honestos.
    Há poucos dias, acabei de ler novamente, “O contrato social” de Jean Jacques-Rousseau. “Numa passagem ele diz: Quanto mais sofisticada a sociedade se torna, mais os homens tendem a corromper-se”. Acho que o PT está totalmente corrompido e tenta desesperadamente se manter no PODER, para nossa infelicidade. Votei no Sr. Luiz Inácio duas vezes e estou totalmente desiludido, não somente com o PT mais também com todos os partidos políticos.

    No momento o Governo não faz nada para reduzir a “máquina” pública que possui 39 ministérios e milhares de cargos comissionados e faz um “ajuste fiscal” por um economista ortodoxo, cuja conta vai ser paga justamente pela classe média, uma prova disso é que até políticos do PT, votaram contra esse ajuste que é uma verdadeira injustiça social com os mais pobres. Para onde foi essa ideologia? Volto a repetir, acreditei no partido até onde pude, mas agora, perdi totalmente minhas esperanças.

    Luiz Carlos.

    Curtir

    • Prezado Luiz, quero que saiba que fiquei comovido ao ler seu comentário. Sou um ator. Comecei minha carreira profissional fazendo uma peça do dramaturgo alemão Bertold Brecht chamada ‘A Vida de Galileu’. Gostaria muito que a lesse. Existe uma cena nela, onde um jovem monge questiona Galileu sobre o bem fundado de suas pesquisas. Do interesse delas. Sobretudo pq seus pais que são agricultores vivem muito bem e felizes acreditando que a Terra é o centro do universo. E que com as novas teorias que colocam o sol no centro de tudo eles vão ficar perdidos. Que seria melhor deixar as coisas como estão. Por favor, consiga um texto da peça e a leia.

      Curtir

  28. O problema é que a maioria daqueles que são contaminados pelo ideal, uma doença que vem junto com o advento da mente, é que eles desconhecem a condição humana. E pior, a desprezam. Se acham iluminados. Melhores que Aquele que nos criou há milhões de anos. Se é que Ele existe. Assim, querendo o homem a sua imagem e semelhança eles acabam por contrariar a própria natureza, destruindo aquilo que temos de melhor: os nossos instintos. A nossa individualidade. O resultado em países onde isso teve uma aplicação intensa foi catastrófico, pois represou nas pessoas a gana por um amanhã melhor pelas próprias forças. Já, nos países onde houve uma razoável liberdade, o resultado foi o oposto, tanto é que estamos aqui vivendo este resultado com o produto da vontade individual de um cidadão que se dedicou a criar esta maravilha que é o computador.. É assim que a sociedade melhora e toda a coletividade lucra.
    E,isto não é produto de ideologias ou religiões. É produto do óbvio. O resultado da lógica real que ocorre em todos os animais. Quando se criou a roda, nem se expressar direito o Homem sabia, mas num determinado momento o óbvio lhe mostrou o caminho. Do mesmo jeito, quando o Homem aprendeu a armazenar, o óbvio o levou a trocar o que lhe sobrava com seu semelhante. Nasce assim, a economia de mercado.
    Enfim, em todos os animais existe uma área do cérebro que processa a verdade com isso o leva inexoravelmente ao óbvio. Mas nos humanos a mente se mistura a ela e cria suas fantasias de mundo perfeito, iludindo aqueles que acreditam em si, e pior, no próximo por isso e não no palpável dos fatos concretos.
    E por aí vai.
    O importante é não crer, a começar em si mesmo. Quanto mais no próximo.

    Curtir

  29. Continuando sobre a fenomenologia da mente. A mente, essa caverna e seus incontáveis labirintos, do Minotauro , que captura fácil suas presas que nela se adentram e crêem em suas fantasias. Com suas torres de Babel elaboradas por gênios da literatura com a pretensão de que sabem tudo sobre a condição humana e por isso criam suas fórmulas para salvar a humanidade, tentando fazer o Homem à sua imagem e semelhança, desprezando fatos da nossa antropologia biológica.
    A crença só existe pela mente e esta traz certezas para os ingênuos que não percebem que existe mais no universo do que imagina a nossa vã filosofia. Enfim, só os humanos creem , pois a possuem e ela se mistura com a nossa área do cérebro que processa a verdade, fazendo-nos cair em suas armadilhas.
    Por essas e outras temos que ter muito cuidado com os livros que não sejam os científicos, pois estes descrevem experiências comprovadas na prática, enquanto os primeiros são produtos da mente e não do palpável e do visível.
    Papai Noel não existe.

    Curtir

  30. O que mais é preciso pra convencer os esquerdopatas de que se trata de uma organização criminosa e não um partido político….falar de ódio das elites?! Se a organização criminosa é composta por banqueiros, latifundiários, empreiteros….a culpa é da mídia? kkkkkkk Só sendo cego ou calhorda pra acreditar ainda nas esquerdas

    Curtir

  31. kkk rindo alto aqui. }O avanço do Pt e não do povo, pois pobre continua pobre e cada vez mais na informalidade, promessas e promessas não cumpridas em doze anos de governo. Vejamos então a transposição do rio são francisco. Petrobras fim do poço. O crescimento da violência no país. Fora dentre outras coisas. O governo do Pt não poderia ter passado de um mandato, passou agora o povo que está se ferrando. Tenho certeza que o povo não deixará o Brasil se tornar uma venezuela falida ou uma Ilha da ilusão como Cuba.

    Curtir

  32. Concordo com o inteiro teor desse artigo. Esse ódio que a classe dominante tem dos pobres é muito evidente, não precisamos nem chegar á classe política. Esse ódio é visto e ouvido nas conversas das pessoas da classe média ( infelizmente alguns amigos meus), alguns dos quais até fingem concordar com a melhoria de uma imensa parcela da população, os miseráveis. Mas a farsa dura pouco. As recentes leis que deram aos empregados domésticos direitos que os ” outros” trabalhadores já possuíam há décadas são abertamente comentadas e hostilizadas pelas patroas durantes os encontros festivos ou mesmo nas aulas de hidroginástica. E a pobre da Benedita da Silva é hostilizada e mencionada por 9 entre 10 patroas. A culpa é dela!! dizem. Milhares de patroas demitiram suas empregadas para não pagarem os seus ” absurdos ” direitos, onde já se viu uma empregada chegar ás 8h e sair às 15h? Receber pelas horas extras!! Receber FGTS!! A solução que a maioria delas adotou foi despedir a colaboradora, contratar 2 diaristas diferentes, para não terem de pagar pelas exorbitantes benesses!!!
    Não se muda a mentalidade de um povo tão jovem ( pouco mais de 500 anos) com facilidade. Mas estamos evoluindo.

    Curtir

Deixe um comentário