Skip to content

Carta de apoio ao Papa Francisco

07/11/2015

Há uma campanha mundial e especialmente dentro da Cúria Romana de forte oposição ao Papa Francisco, especialmente ao seu modo carinhoso e informal que caracteriza seu estilo de ser Pastor da Igreja Universal e bispo de Roma. Grupos fortes dentro e fora dos quadros eclesiais que objetivam desestabilizar e até ridicularizar seu modo de ser Papa, despojado dos símbolos de poder, bem no estilo de São Francisco de Assis de quem tomou o nome. No II Congresso de Teologia Continental, realizado em Belo Horizonte entre os dias 26-30 de outubro sob o lema  A Igreja que caminha no Espírito a partir dos pobres resolveu escrever esta carta aberta em apoio ao Papa Francisco. Logo aderiram cerca de 300 pessoas do Brasil, de toda  América Latina, do Caribe e de representantes da Europa, do Canadá e dos Estados Unidos. Pedimos  divulgarem esta carta e testemunharem a sua adesão para o e-mail < valecarusi@gmail com.> da embaixada argentina junto à Santa Sé.  Lboff               

                                                 Carta de apoio ao Papa Francisco

            Querido Papa Francisco,

Somos muitos na América Latina, no Caribe e noutras partes do mundo que acompanhamos com preocupação a oposição e os ataques que lhe fazem minorias conservadoras, mas poderosas de dentro e de fora da Igreja. Perplexos, assistimos a algo inusitado nos últimos séculos: a tomada de posição de alguns cardeais contra o seu modo de conduzir o Sínodo e, mais que tudo, a Igreja Universal.

A carta estritamente pessoal, dirigida ao Sr. foi vasada para a imprensa, como já havia sucedido com sua encíclica Laudato Si’, em clara violação dos princípios de um jornalismo ético.

Tais grupos postulam uma volta ao modelo de Igreja do passado, concebida mais como uma fortaleza fechada do que como “um hospital de campanha sempre aberto para acolher quem lhe bata às portas”; Igreja que deverá “procurar e acompanhar a humanidade de hoje não com portas fechadas, o que trairia a si mesma e a sua missão e que, em vez de ser uma ponte, se tornaria uma barreira”. Estas foram suas corajosas palabras.

As atitudes pastorais do tipo de Igreja proposto em seus discursos e em seus gestos simbólicos se caracterizam pelo amor caloroso, pelo encontro vivo entre as pessoas e com o Cristo presente entre nós, pela misericórdia sem limites, pela “revolução da ternura” e pela conversão pastoral. Esta implica que o pastor tenha “cheiro de ovelha” porque convive com ela e a acompanha ao longo de todo o percurso.

Lamentamos que tais grupos, o mais que fazem é dizer não. Recordamos a esses nossos irmãos as coisas mais óbvias da mensagem de Jesus. Ele não veio dizer não. Ao contrário, ele veio dizer sim. São Paulo na segunda Epístola aos Coríntios nos recorda que “o Filho de Deus sempre foi sim, porque todas as promessas de Deus são sim em Jesus” (2 Cor 1,20).

No evangelho de São João, Jesus afirma explicitamente: ”Se alguém vem a mim eu não o mandarei embora” (Jo 6,37). Podia ser uma prostituta, um leproso, um teólogo medroso como Nicodemos: a todos acolhia com amor e misericórdia.

A característica fundamental do Deus de Jesus, “Abba”, é sua misericórdia ilimitada (Lc 6,36) e seu amor preferencial pelos pobres, doentes e pecadores (Luc 5,32; 6,21). Mais que fundar uma nova religião com fieis piedosos, Jesus nos veio ensinar a viver e a realizar a mensagem central do Reino de Deus, cujos bens são: o amor, a compaixão, o perdão, a solidariedade, a fome e sede de justiça e a alegria de todos sentirem-se filhos e filhas amados de Deus.

Os intentos de deslegitimar seu modo de ser bispo de Roma e Papa da Igreja universal, guiando-se mais pela caridade do que pelo direito canônico, mais pela colegialidade e pela cooperação do que pelo exercício solitário do poder serão vãos, porque nada resiste à bondade e à ternura das quais o Sr. nos dá um esplêndido exemplo. Da história aprendemos que, onde prevalece o poder, desaparece o amor e se extingue a misericórdia, valores centrais da sua pregação e da de Jesus.

Neste contexto, face à nova fase planetária da história e às ameaças que pesam sobre o sistema-vida e o sistema-Terra corajosamente apontadas em sua encíclica Laudato Si’sobre “o cuidado da Casa Comum” queremos cerrar fileiras ao seu redor e mostrar nosso inteiro apoio à sua pessoa e ministério, à sua visão pastoral e aberta de Igreja e à forma carismática pela qual nos faz sentir novamente a Igreja como um lar espiritual. E são tantos de outras igrejas e religiões e do mundo secular que o apoiam e o admiram pelo seu modo de falar e de agir.

Não é destituído de significação o fato de que a maioria dos católicos vive nas Américas, na África e na Ásia, onde se constata grande vitalidade e criatividade em diálogo com as diferentes culturas, mostrando vários rostos da mesma Igreja de Cristo. A Igreja Católica é hoje uma Igreja do Terceiro Mundo, pois somente 25% dos católicos vivem na Europa. O futuro da Igreja se decide nessas regiões onde sopra fortemente o Espírito.

A Igreja Católica, não pode ficar refém da cultura ocidental que é uma cultura regional, por maiores méritos que tenha acumulado. É preciso que se des-ocidentalize, abrindo-se ao processo de mundialização que favorece o encontro das culturas e dos caminhos espirituais.

Querido Papa Francisco: o Sr. participa do mesmo destino do Mestre e dos Apóstolos que também foram incompreendidos, caluniados e perseguidos.

Mas estamos tranquilos porque sabemos que o Sr. assume tais tribulações no espírito das bem-aventuranças. Suporta-as com humildade. Pede perdão pelos pecados da Igreja e segue as pegadas do Nazareno.

Queremos estar ao seu lado, apoiá-lo em sua visão evangélica e libertadora de Igreja, conferir-lhe coragem e força interior para nos atualizar, por palavras e gestos, a Tradição de Jesus feita de amor, de misericórdia, de compaixão, de intimidade com Deus e de solidariedade para com a humanidade sofredora.

Enfim, querido Papa Francisco, continue a mostrar a todos que o evangelho é uma proposta boa para toda a humanidade, que a mensagem cristã é um força inspiradora no “cuidado da Casa Comum” e geradora de uma pequena antecipação de uma Terra reconciliada consigo mesma, com todos os seres humanos, com a natureza e principalmente com o Pai que mostrou ter características de Mãe de infinita bondade e ternura. Ao final, poderemos juntos dizer: “tudo é muito bom”(Gn 1,31).

 

48 Comentários leave one →
  1. Elizaberh da Costa Carneiro permalink
    07/11/2015 13:44

    Como é bom aprender e compreender a nossa fé em palavras simples. Obrigada Frei. Para mim sempre será, FREI.

  2. Irenilda França da Silva Macedo permalink
    07/11/2015 14:03

    Tenho sim maior respeito pelo Papa Francisco enquanto estava no Brasil a paz reinou neste país…não houve notícias pelos jornais e tvs sobre violência. Este papa é santo! Milagres
    Aconteceram!

  3. 07/11/2015 14:27

    Voto de louvor à atitude, Boff, da carta de apoio ao Papa Francisco. Porém, não é possível criar uma forma mais popular, via online para divulgação e apoio popular para articular uma demonstração do apreço que o Papa possui no seio do povo, e não só católico? Quem sabe, formas de divulgação que atinja mais pessoas, e se faça uma corrente de manifestação popular?

    • 09/11/2015 18:57

      Boa ideia. É necessário que a palavra do Papa Francisco chegue a todas as pessoas. O povo tem de conhecer melhor a mensagem de Cristo através das palavras de Francisco. A grande mídia não tem o menor interesse em divulgá-las. Talvez se interesse mais pelos opositores de Francisco.

  4. mariorealdiretor permalink
    07/11/2015 15:19

    Prezado Frei
    A banda ocidental não é sectaria e muito menos contra o Papa. Ser cristão não é ser concorde com todas idéias. Há muita coisa errada no capitalismo ocidental (posto que não é unanimidade e final de linha) mas há também muita coisa errada no socialismo (de todas regiões ) posto que se ‘endeusa’ e torna difícil a convivência de contrários.
    O Papa Francisco apresenta um início da divisão das águas Capital X Trabalho, onde surge o velho-novo elemento, que São Francisco realçou, da Fraternidade humana.
    Nos eventos públicos (Brasil) não há fraternidade nem de direita e muitíssimo menos de esquerda. O sonho de defender o Papa com uma Carta escrita a mãos sectarias como esta, divide mais a Igreja, Igreja que abriga tanto comunistas como capitalistas. A fraternidade franciscana é uma saída inteligente e possível, pois congrega Tudo e Todos.
    Papa Francisco é um sábio iluminado pelo espírito santo que tem respostas adequadas e coerentes sob qq tema. Possamos ser aglutinadores e não dispersores. Esta manifestação, mesmo bem intencionada, nada resolve, não ajuda o Papa, é retórica simplista e inócua, pois ambas propostas sofrem de resolutividade, pois são humanas, setárias, parciais e incompletas, portanto não definitorias.
    O Papa Francisco tem que receber as orações SIM mas orações construtivas e não pleitos acusatórios sem por por saídas.
    Se os autores pudessem apresentar um rol de ATITUDES práticas em defesa dos direitos da Terra,Ambiente e das Pessoas SEM acusar ninguém, eu assinaria a Carta. Do jeito que está é RETÓRICA DIVISIONISTA.
    Paz e Bem !

    • Marco Aurelio permalink
      10/11/2015 10:54

      A retorica e sua, visto que a carta e uma manifestacao de apoio contra ataques que o papa sofre. Logo, se ha grupos que atacam devem existir grupos que defendem. Qualquer atitude de omissao diante do mal ( intencionado ) fortalece o mal ate que ele vence por falta de resistencia. Jesus resistiu ao mal e por isso foi crucificado. Nao se trata de socialismo e sim de opcao pelo pobre. Aqui no Brasil isso e muito confundido. Qualquer acao a favor do pobre ja e taxado de comunismo enquanto que a favor do rico, tipo PROER, e a favor da estabilidade do sistema capitalista, logo, do Brasil. Isso sim e retorica.

  5. 07/11/2015 15:29

    Apoiamos tambem da parte das igrejas catolicas nacionais e independentes, somos todos unidos em Jesus

  6. FERRE Joseph permalink
    07/11/2015 15:49

    Sou um christao de esquerda e estou com o Papa Francisco !!

  7. Rai Araújo permalink
    07/11/2015 16:15

    Esta carta, é o testemunho dos verdadeiros cristãos, catolicos e batizados.

  8. Edgar Rocha permalink
    07/11/2015 17:30

    Em meu coração, a percepção sobre Deus se aflorou como algo um pouco mais radical do que a presente no texto no que diz respeito ao “gênero de Deus”: Deus não tem sexo!!! Não há porque não aceitá-L(o)(a) como Deus Pai ou Deusa Mãe! Sem esta de um Deus Pai “com características de mãe”. El(e)(a) é, e pronto! O resto é pura convenção cultural.
    Também endosso o meu apoio, como católico-mau-colocado, ao Papa da Inclusão. Não escondo que há muito tempo não suporto entrar numa Igreja e vez idiotas caindo pelos cantos em transe, gente louvando o Deus individual que os padres distribuíram pra cada qual. Na verdade, não suporto sequer olhar pra cara de um padre! (sacerdotofobia… está aí mais uma patologia a ser analisada pelos laboratórios internacionais. Talvez haja uma droga pra isto).
    Mantenho minha fé em Deus, na busca constante por um aprendizado afastado da hipocrisia, da mentira e da hierarquização da fé. Tento dar e receber o pão da vida, o amor, independente de quem quer que seja, desde que tenha boa vontade e se mostre capaz de dividir o mesmo amor levando em conta a dignidade do outro. Coisa que não vi cultivada no clero. Aliás, já não me inspira nada de especial aquele rodelinha de farinha distribuída por feiticeiros de seminário. Sua magia vem talvez, dos cursos de propaganda e marketing ou estudos sobre manipulação de massas.
    Dispuseram dos que não se submetem à hierarquia e aos caprichos pessoais deste tipo de gente. Assim como eu, milhões de cristãos esperavam alguém que fizesse o que fez Francisco. Nesta carta, muito se fala de sua preferência pelo sim. A maior qualidade que eu vejo no Papa, contudo, é sua audácia em dizer Não! Não aos que discriminam, não aos que afastam os pecadores e humilhados, não à desigualdade, não à riqueza acumulada, não à soberba do clero, não a um mundo que transformou a fé no simples culto ao ego e à imagem. O poder adentrou a fé. Francisco vai separar o joio do trigo, veio pela espada, não pela paz comodista e condescendente. Estranha-me que os conservadores tenham-no acusado de ser um relativista dos princípios cristão. Eu não vi no Papa um único traço de relativização. Suas escolhas são radicais desde o dia em que se recusou a usar sua roupagem de Destaque de escola de samba a que tinha direito quando foi aclamado. Pela primeira vez em anos, sinto-me incluído na fé novamente. Mesmo que seja apenas por Francisco. Considero-o um irmão.

  9. 07/11/2015 18:07

    Tem como assinar?

  10. 07/11/2015 19:07

    Certamente a Igreja tem um papel essencial diante da crise. Não há de faltar a fé na inspiração do Espírito aos homens de boa vontade, aos amados por Deus, para refletir em profundidade, seriedade e serenidade o grave momento humano que se desenha como uma ampla crise, que vai desde a crise do dinheiro (financeira), passando pela crise estrutural e para agravar,, a crise ambiental. Penso que a humanidade nunca passou por uma conjunção tão grave. É claro que os cristãos e todos os homens de boa vontade devem colocar seus dons a serviço dos desígnos do Criador, mas algo mais será necessário: contar com a inspiração do Espírito de Deus. Francisco é o Papa para esse tempo, por vontade de Deus. Não tenho religião, mas acredito nisso.

  11. Jose Francisco Medeiros permalink
    07/11/2015 19:44

    Date: Sat, 7 Nov 2015 16:21:51 +0000 To: medeiroscnl@hotmail.com

  12. Maria das Gracas Fernandes permalink
    07/11/2015 20:02

    Esse email velecarusi@gmail.com nao esta funcionando; a mensagem volta.

  13. 07/11/2015 20:40

    Não existe mais espaço para a hipocrisia na construção de uma sociedade mais justa, solidária e cristã. As instituições estão deixando de ser referencia para as sociedades. Estamos perdidos e quando aparece uma aluno fim do túnel a hipocrisia quer “apagar” esta Luz?
    Parabéns Leonardo Bofe. Sou solidária a sua manifestação .

  14. 07/11/2015 22:16

    Republicou isso em luveredase comentado:
    Todo meu apoio e carinho.

  15. Fábio José Vieira permalink
    07/11/2015 22:53

    O mal prolifera na terra, espalhado por aqueles cujo livre arbítrio concedido por Deus Uno e Trino, nosso Pai e Senhor, escolhem o caminho do mal. Sofrerão a irna Divina. Leiam o Evangelho de João e o Apocalipse ! DEUS É MAIOR !!!

  16. Alfredo dos Santos Junior permalink
    08/11/2015 0:01

    Plenamente de acordo. Divulgada e respondida.

  17. Celso Bisson permalink
    08/11/2015 5:28

    na Cúria romana deve ter uns babacas, invejosos, incompetentes para levar os ensinamentos de Cristo. Deve ser indivíduos acostumados a boa vida. Invejam o estadista, a simplicidade, e principalmente a enorme competência de Francisco em como dirige, ou melhor, como liderar a Igreja de Cristo.

  18. RITA MARIA DA SILVA permalink
    08/11/2015 7:44

    Papa Francisco é um enviado de DEUS para lembrarmos os ensinamentos de JESUS !

  19. Dalia Elena Romero M permalink
    08/11/2015 7:54

    A caridade do Papa Francisco reativou a verdadeira cristiandade da igreja católica. Sua simplicidade, autenticidade e foco no povo é um belo exemplo para a humanidade. Sem isso a igreja católica corre o risco de desaparecer. Temos que defender o Papa Francisco!!

  20. Paulo Roberto Rodrigues permalink
    08/11/2015 9:37

    Leonardo, o provedor diz-me que o endereço eletrônico valecarusi@gmail.com não existe!

  21. Abel Elias Oliveira permalink
    08/11/2015 9:58

    É muito importante essa manifestação de apoio e carinho ao nosso papa, pois ele é esperança de reformas importantes na estrutura da igreja para que ela possa representar a instituição que leva a mensagem do maior lider de todos os tempos, o nosso senhor Jesus Cristo, mensagem essa que se traduz pelo amor ao próximo, pelo servir com humildade e sabedoria.

  22. Dagmar Aurelia scatena permalink
    08/11/2015 13:05

    O Papa Francisco reflete tudo de melhor que a humanidade recebeu através da revolução cristã: Amor ao próximo, Aceitação, Respeito pelas diferenças, Incondicionalidade no amor, a Tolerância e a Compaixão!

  23. 08/11/2015 14:44

    Estimados, boa tarde.
    Paz.

    Acabo de ler a carta de apoio ao Papa Francisco divulgada no site de Leonardo Boff. Quero aderir a este movimento, deixando meu apoio explicito e incondicional ao Papa Francisco. Hoje trabalho como coordenador Pastoral em um grande colégio católico em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Brasil. Os desafios que vivo na realidade urbana e escolar de onde trabalho passam pela elite, dos quais atendemos os alunos. O conservadorismo religioso e politico nos desafiam diariamente, pois temos muitas famílias que querem uma Igreja fechada em si mesma, tradicional e puramente ritualística. Busco pensar os processos pastorais de nossa escola a partir da cultura do encontro, que o Papa Francisco tanto nos pede. Encontrar o outro com certeza será caminho seguro para o encontro com o Cristo. Continuemos caminhando como os discípulos de Emaus, que ao longo do caminho perceberam o coração arder, pois o Cristo caminha com eles.

    Abraço fraterno.

  24. adriano permalink
    09/11/2015 13:38

    Boa tarde Frei, também não consegui acessar o site.

  25. Simone Sarmento Lima permalink
    09/11/2015 14:22

    Excelente texto de apoio ao papa Francisco. orações pra ele sempre. Quanto ao vaticano, esse se encontra em fase de transição de valores humanos. Demorou mais chegou. Mudança dos tempossss, é preciso a queda, a limpeza nada fácil de almas. O poder do alto protege. As forças maléficas atacam por todos os lados, entretanto, não sairá vitoriosa. Nostradamus já falava sobre isso. meu apoio ao movimento.

  26. Simone Sarmento Lima permalink
    09/11/2015 14:25

    Meu total apoio ao papa Francisco.

  27. Eduardo Albuquerque permalink
    09/11/2015 15:52

    Gostei… ja imprimi e vou guarda-la.

  28. Divino Azevedo permalink
    10/11/2015 9:47

    Envio meu abraço e me uno nesta corrente fraterna de apoio ao Papa Francisco, daqui do interior de Minas Gerais, nesses dias de extrema dor com a tragédia na região de Mariana. Siga em frente Papa Chico, “canta Francisco do jeito dos pobres…”
    Força e luz no seu caminho!

  29. 10/11/2015 10:01

    Envei meu manifesto de apoio ao Papa Francisco.

  30. 11/11/2015 22:54

    O Papa Francisco é verdadeiramente um apóstolo de Cristo. Dissemina o amor e o vivencia com extrema humildade. Deus esteja sempre a seu lado, inspirando-o e protegendo de todo o mal.

  31. ELIAS DOS SANTOS SILVA permalink
    13/11/2015 13:44

    PAPA FRANCISCO, O PAPA SORRISO!!! DEUS O FORTALEÇA PARA QUE A NOSSA IGREJA SEJA SINAL DE LUZ E FONTE DE MISERICÓRDIA PARA COM TODOS!

  32. 14/11/2015 6:51

    Bom dia. O e-mail informado não pode ser encontrado.

  33. Elizabeth permalink
    15/11/2015 5:39

    Gratidão por participar de uma ação tão nobre. ….

  34. 03/12/2015 20:25

    Republicou isso em Não ao Golpe2.

  35. 04/12/2015 23:28

    Republicou isso em Paulosisinno's Bloge comentado:
    Compartilhando e divulgando:
    Há uma campanha mundial e especialmente dentro da Cúria Romana de forte oposição ao Papa Francisco, especialmente ao seu modo carinhoso e informal que caracteriza seu estilo de ser Pastor da Igreja Universal e bispo de Roma. Grupos fortes dentro e fora dos quadros eclesiais que objetivam desestabilizar e até ridicularizar seu modo de ser Papa, despojado dos símbolos de poder, bem no estilo de São Francisco de Assis de quem tomou o nome. No II Congresso de Teologia Continental, realizado em Belo Horizonte entre os dias 26-30 de outubro sob o lema A Igreja que caminha no Espírito a partir dos pobres resolveu escrever esta carta aberta em apoio ao Papa Francisco. Logo aderiram cerca de 300 pessoas do Brasil, de toda América Latina, do Caribe e de representantes da Europa, do Canadá e dos Estados Unidos. Pedimos divulgarem esta carta e testemunharem a sua adesão para o e-mail da embaixada argentina junto à Santa Sé. Leonardo Boff

    Carta de apoio ao Papa Francisco

  36. Maria do socorro Souza Monteiro permalink
    13/01/2016 22:26

    Maravilhoso termalismo esse texto, muito obrigada frei, o senhor externou em palavras tudo que gostaria de dizer ao nosso querido papa e ao mundo! Grande Sinal de alegria esperança e renovação!

Trackbacks

  1. Leonardo Boff: Carta de Apoyo a Francisco | Evangelizadoras de los apóstoles
  2. Católicos dão apoio ao Papa contra intrigas do Vaticano - TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.”
  3. Carta de apoio ao Papa Francisco « Associação Rumos
  4. Zé Dirceu | Leonardo Boff: Carta de apoio ao Papa Francisco
  5. Alive On The Edge » Leonardo Boff: Letter of Support to Pope Francis
  6. Carta de apoio ao Papa Francisco | Meu Cantinho...

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: