Skip to content

Um eticamente desqualificado manda a julgamento uma mulher íntegra e ética

03/12/2015

O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, é acusado de graves atos delituosos: de beneficiário do Lava-Jato, de contas não declaradas na Suiça, de mentiras deslavadas como a última numa entrevista coletiva ao declarar que o Deputado André Moura fora levado pelo Chefe da Casa Civil Jacques Wagner a falar com a Presidenta Dilma Rousseff para barganhar a aprovação da CPMF em troca da rejeição da admissibilidade de um processo contra ele no Conselho de Ética. Repetidamente afirmou que a Presidenta em seu pronunciamento mentiu à nação ao afirmar que jamais se submeteria à alguma barganha política.

Quem mentiu não foi a Presidenta, mas o deputado Eduardo Cunha. Seu incondicional aliado, o deputado André Moura, não esteve barganhando com a Presidenta Dilma, como o testemunhou o ministro Jacques Wagner. Vale enfatizar: quem mentiu ao público brasileiro foi Euclides Cunha. Imitando Fernando Pessoa diria: Ele, mentiroso, mente tão perfeitamente que não parece mentira as mentiras que repete sempre.

É mentira que seu julgamento foi estritamente técnico. Pode ser técnico em seu texto, mas é mentiroso em seu contexto. O técnico nunca existe isolado, sem estar ligado a um tempo e a um interesse. É o que nos ensinam os filósofos críticos. Ele deslanchou o processo de impeachment contra a Presidenta exatamente no momento em que, apesar de todas as pressões e chantagens sobre o Conselho de Ética,soube que na votação perderia pois os três representantes do PT acolheriam a aceitação de um processo contra ele, o que poderia, depois, significar a sua condenação.

O que fez, foi um ato de vindita reles de quem perdeu a noção da gravidade e das consequências de seu ato rancoroso.

É vergonhoso que a Câmara seja presidida por uma pessoa sem qualquer vinculação com a verdade e com o que é reto e decente. Manipula, pressiona deputados, cria obstáculos para o Conselho de Ética. Mais vergonhoso ainda é ele, cinicamente, presidir uma sessão na qual se decide a aceitação do impedimento de uma pessoa corretíssima e irreprochável como é a Presidenta Dilma Rousseff.

Se Kant ensinava que a boa vontade é o único valor sem nenhum defeito, porque se tivesse um defeito, a boa vontade não seria boa, então Eduardo Cunha encarna o contrário, a má vontade, como o pior dos vícios porque contamina todos os demais atos, arquitetados para tirar vantagens pessoais ou prejudicar os outros.

Seu ato irresponsável pode lançar a nação em um grave retrocesso, abalando a jovem democracia, que, com vítimas e sangue, foi duramente conquistada. Não podemos aceitar que um delinquente político, destituído de sentido democrático e de apreço ao povo brasileiro, nos imponha mais este sacrifício.

Faço um apelo explícito ao Procurador Geral da República, ao Dr. Rodrigo Janot e a todo o Supremo Tribunal Federal: pesem, sotopesem e considerem as muitas acusações pendentes contra Eduardo Cunha nas áreas da Justiça. Estimo que há suficientes razões para afastá-lo da Presidência da Câmara e que venha a responder judicialmente por seus atos.

A missão desta mais alta instância da República, assim estimo, não se restringe à salvaguarda da constituição e à correta interpretação de seus artigos, mas junto a isso, zelar pela moralidade pública, quando esta, gravemente ferida, pode constituir uma ameaça à ordem democrática e, eventualmente, levar o país a um golpe contra a democracia.

Mais que outros cidadãos, são suas excelências, os principais cuidadores da sanidade da política e da salvaguarda da ordem democrática num Estado de direito, sem a qual mergulharíamos num caos com consequências políticas imprevisíveis. O Brasil clama pela atuação corajosa e decidida de vossas excelências, como ultimamente, tem demostrando exemplarmente.

Leonardo Boff, ex-professor de ética da UERJ

92 Comentários leave one →
  1. Carmine Antonio permalink
    03/12/2015 18:48

    Um bandido colocando o Brasil refém de seus caprichos de achacador.
    #golpistasNãoPasaras

  2. 03/12/2015 18:54

    Concordo em gênero e número com o Prof.Leonardo Boff. Estou em oração constante para que o Senhor Jesus nos assista nestes tempos calamitosos que estamos passando.

  3. Adelaide permalink
    03/12/2015 19:21

    O cargo é integro e ético democraticamente eleita. Quem mente pra ser eleita suja o cargo que ocupa agora, isto sem levar em conta omissão de seus conselheiros e assessores

  4. Edmundo prince permalink
    03/12/2015 19:21

    Este é um momento político muito importante. Vejamos: deve ir para cadeia o Sr Cunha e ninguém tem duvida ou tem ? Se nao existe duvida precisamos caminhar em direção ao congresso e garantir a imediata destituição deste Senhor. Os Tribunais deveriam ser rápidos e decidir pela prisão. O que falta? Tem conta no exterior, tem negócios com setores que dominaram as histórias de financiamento de campanhas. Porque que não foi preso? Qual a força que o mantém? Existem outros que ele pode envolver? O momento exige uma reflexão e muito cuidado com a piora da crise econômica no Brasil. A instabilidade por 1 ano e meio assola o Brasil. Penso que o momento e de caminhar rumo a Brasilia e tirat o tal Cunha imediatamente. Muita força e resistência vem pela frente.

  5. 03/12/2015 19:27

    Republicou isso em Não ao Golpe2.

  6. Thaise permalink
    03/12/2015 19:40

    “Vale enfatizar: quem mentiu ao público brasileiro foi Euclides Cunha.”

    Acho que houve um erro do corretor ortográfico, professor. Por favor, corrija.

  7. PÉRICLES PEGADO CORTEZ permalink
    03/12/2015 19:44

    PARABÉNS PROFESSOR! SEMPRE PRESENTE E ATUANTE!

  8. roseane zambelli permalink
    03/12/2015 20:05

    Gosto de ler textos de pessoas sábias,coerentes. Leonardo Boff, extremamente inteligente em suas colocações. Obrigada!

  9. Nelly permalink
    03/12/2015 20:37

    O Eduardo Cunha é um exemplo da podridão dos políticos, mas Dona Dilma está longe de ser um exemplo, sabia e sabe de todas as atitudes imorais, roubos e apropriação do Estado Brasileiro, também mente e mentiu para o povo Brasileiro , principalmente para se eleger, e hoje sofremos com a sua má administração. Somos enganados por muitos! Acho que até vc leinardo!

  10. Wagner permalink
    03/12/2015 20:50

    Um eticamente desqualificado (CONCORDO TOTALMENTE COM ESSA PARTE DO TEXTO) manda a julgamento uma mulher íntegra e ética (ÍNTEGRA E ÉTICA?). COM CERTEZA EDUARDO CUNHA TEM QUE PAGAR POR SEUS DELITOS, ASSIM COMO TODOS OS DEMAIS POLÍTICOS CORRUPTOS DE ESQUERDA E DE DIREITA, SE É QUE EXISTEM ESSAS DENOMINAÇÕES PARA OS POLÍTICOS BRASILEIROS. O SENHOR DEFENDE UMA PESSOA NO MÍNIMO INCOMPETENTE NA GESTÃO PÚBLICA E INCONSEQUENTE COM OS GASTOS COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE BRASILEIROS. A GRANDE MAIORIA DO POVO BRASILEIRO, QUE SERÁ CHAMADA PELOS ESQUERDISTAS DE ALIENADA, NÃO QUER MAIS A SENHORA ÍNTEGRA E ÉTICA QUE O SENHOR DEFENDE. A MAIORIA DAS PESSOAS SE SENTEM ENGANADAS POR PROMESSAS FEITAS E NÃO CUMPRIDAS, O QUE FICOU CONHECIDO POR ESTELIONATO ELEITORAL. O IDEAL PARA O BEM DA NAÇÃO SERIA O EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO RENUNCIAREM COLETIVAMENTE, MAS NÃO PODEMOS ESPERAR ÉTICA DELES. TEMOS UM PARTIDO POLÍTICO QUE SE DIZIA ÉTICO, PORÉM CHAFURDOU NA LAMA DA CORRUPÇÃO MAIS DO QUE QUALQUER OUTRO PARTIDO ANTES DELE. “Não mexerem em direitos trabalhistas, em direitos sociais etc nem que a vaca tussa”, A VACA NEM PRECISOU TOSSIR, MAS IMAGINO QUE O SENHOR NEGARÁ ESSE FATO. O PRÓPRIO LULA ADMITIU QUE O PT VENCEU A ELEIÇÃO COM UM DISCURSO, MAS DEPOIS MUDOU E FEZ TUDO O QUE DISSE QUE NÃO FARIA. PROVAVELMENTE O SENHOR TAMBÉM NEGARÁ ISSO.

    • 02/01/2016 6:24

      COMENTÁRIO PERFEITO, UMA CORJA DE PESSOAS “INTEGRAS” NOS AFUNDOU NO LAMAÇAL DA ECONOMIA JUSTO POR UMA PRESIDENTE FORMADA EM ECONOMIA, NÃO EH PRECISO DIZER MAIS NADA!!!

  11. Flávio permalink
    03/12/2015 21:39

    Saudações, E. Cunha não fez mais que a obrigação, não se deve julgar a presidente comparando-a com o presidente da câmara, na situação em que estamos, qualquer outro seria um péssimo depósito moral. Como disse, devemos julgar o governo e a presidente, não os outros. O Impeachment é legal? Está dentro dos parâmetros Constitucionais? Se sim, vamos em frente…

  12. joana darc da silva permalink
    03/12/2015 22:21

    Se a presidenta sair apertem os cintos poque a coisa vai realmente ficar feia

  13. Deuzimar Menezes Negreiros permalink
    03/12/2015 22:22

    O CAPITALISTA MATA O MUNDO CONTEMPORÂNEO DA MESMA FORMA QUE O ELEITOR “CIDADÃO” BRASILEIRO MATA O BRASIL VOTANDO POR DÉCADAS EM BANDIDO POLÍTICO.

    NO BRASIL, TODO CIDADÃO ATÉ PODE SER BRASILEIRO, MAS NEM TODO BRASILEIRO É CIDADÃO‼

    PARA A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, CIDADANIA É O “DIREITO” QUE UMA PESSOA ADQUIRE PARA PODER “PARTICIPAR” DO GOVERNO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. E COMO ELA PARTICIPA DO GOVERNO…?!

    SOMENTE POR MEIO DO VOTO‼

    UMA PESSOA SÓ ADQUIRE A CIDADANIA NO BRASIL QUANDO SATISFAZ AS CONDIÇÕES LEGAIS PARA EXERCER OS “DIREITOS” POLÍTICOS. CRIANÇAS E ADOLESCENTES, MESMO FAZENDO PARTE DA NAÇÃO BRASILEIRA, NÃO SÃO CONSIDERADOS CIDADÃOS, PORQUE NÃO CHEGARAM AINDA À IDADE PREVISTA NA LEI PARA “PARTICIPAR” DO GOVERNO DA SOCIEDADE NO DIA DAS ELEIÇÕES‼

    PORTANTO, PERANTE A LEI DOS POLÍTICOS “BRASILEIROS”, CIDADÃO É TÃO SOMENTE QUEM VOTA E PODERÁ SER VOTADO‼ O BRASILEIRO ATÉ PODE TER UM TÍTULO DE ELEITOR, MAS SE NÃO VOTA, NÃO ESTAR “PARTICIPANDO” DO GOVERNO …

    SENHOR AÉCIO E CIA, VOCÊS NÃO PODEM QUEBRAR UM PAÍS PARA PODER MUDAR SEU PRESIDENTE ELEITO DEMOCRATICAMENTE PELO SIMPLES FATO DE TER PERDIDO A ELEIÇÃO PARA ELE. OU NÃO É SÓ ISSO?!! INCLUI-SE O FATO DESSE GOVERNO ESTÁ EXPONDO E INCOMODANDO TAMBÉM OS CORRUPTOS E SUAS AÇÕES DANDO-LHES IMENSOS PREJUÍZOS FINANCEIROS?!!

    PAÍS ONDE O POVO FICA DO LADO DE MARGINAIS CORRUPTOS CONFESSOS PERMITINDO-LHES QUE TIRE DO GOVERNO QUEM LHE DÁ COMBATE TAMBÉM É PAÍS QUE SEU POVO SE ASSUME EXPLICITAMENTE PERANTE O MUNDO COMO CORRUPTO. ISSO É FATO‼ ISSO É ÓBVIO‼

    TUDO ISSO É IMENSAMENTE LAMENTÁVEL‼ TUDO ISSO É IMENSAMENTE VERGONHOSO‼ TUDO ISSO É IMENSAMENTE DEPRIMENTE‼ TUDO ISSO É IMENSAMENTE DESAGRADÁVEL‼ TUDO ISSO É… AGORA E SEMPRE, O POVO BRASILEIRO?‼

    QUEM ESTAR PAGANDO E IRÁ PAGAR PREÇO TÃO ALTO POR ALGUM TEMPO POR TUDO ISSO É O BRASIL‼‼‼

    OS FINANCIADORES DO GOLPISMO QUE TÊM INTERESSE NA PETROBRAS FORAM OS PRIMEIROS A DAREM SINAL DE SATISFAÇÃO AO VALORIZAREM A PETROBRAS EM 4% LOGO APÓS A NOTÍCIA DO PROCESSO DE impeachment.

    QUEM PRECISA URGENTEMENTE DE INTERVENÇÃO/IMPEACHMENT É ESTE CONGRESSO ESPÚRIO FORMADO PREDOMINANTEMENTE DE MARGINAIS, CORRUPTOS, CRIMINOSOS QUE VIVEM DO EXPEDIENTE DE LEGISLAR EM CAUSA PRÓPRIA CONFORME AS CIRCUNSTÂNCIAS E OS MOMENTOS OPORTUNOS E QUE LHES SÃO PROPÍCIOS AO BENEFICIO DE SUAS AÇÕES CRIMINOSAS‼ ISSO É FATO PÚBLICO E NOTÓRIO‼

    NÃO FOI PARA A EXISTÊNCIA DE UMA PLUTOCLETOCRACIA QUE ACONTECE HOJE NO BRASIL QUE TANTOS LUTARAM, SOFRERAM E MORRERAM NOS ANOS 70 E 80 DO SÉCULO PASSADO‼

    VOCÊ SABE O QUANTO CUSTA SÓ A MANUTENÇÃO DO CUSTO DO PARASITO PARLAMENTO BRASILEIRO?‼

    POR QUE SO’ O EXECUTIVO [A PRESIDÊNCIA] E’ OBRIGADO A CORTAR DESPESAS PARA REDUZIR CUSTOS E O PARLAMENTO FORMADO POR PARASITAS IMPRODUTIVOS NÃO?‼
    VEJA VOCÊ MESMO…

    O MELHOR QUE ESTE POVO “CIDADÃO” BRASILEIRO FARÁ NESTE MOMENTO A SI E AO BRASIL É IR À BRASÍLIA E RETIRAR DE LÁ, NA MARRA, O SEU CONGRESSO MARGINAL, ESPÚRIO E CORRUPTO QUE LÁ COLOCOU PELO SEU VOTO, E ASSIM CORRIGIR O ERRO DE VOTAR POR DÉCADAS EM MARGINAIS PARA LHES REPRESENTAR…‼

  14. 03/12/2015 22:22

      um GRANDE PENSADOR! ESTÁ A FRENTE DE NOSSO TEMPO. BOFF APONTA A PERDA DE LEGITIMIDADE DE PRESIDENTE DA CÂMARA.    

    De: "Leonardo Boff" <comment-reply@wordpress.com> Enviada: 2015/12/03 19:43:25 Para: la.ferreira1957@bol.com.br Assunto: [New post] Um eticamente desqualificado manda a julgamento uma mulher íntegra e ética  

    a:hover { color: red; } a { text-decoration: none; color: #0088cc; } a.primaryactionlink:link, a.primaryactionlink:visited { background-color: #2585B2; color: #fff; } a.primaryactionlink:hover, a.primaryactionlink:active { background-color: #11729E !important; color: #fff !important; } /* @media only screen and (max-device-width: 480px) { .post { min-width: 700px !important; } } */

    WordPress.com

    Leonardo Boff posted: "O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, é acusado de graves atos delituosos: de beneficiário do Lava-Jato, de contas não declaradas na Suiça, de mentiras deslavadas como a última numa entrevista coletiva ao declarar que o Deputado André Moura"

  15. César permalink
    03/12/2015 22:41

    Sr. Leonardo Boff, o título desta sua matéria é surpreendente ao referir-se a essa mulher! nossos olhos são diferentes!

  16. Luís Ribeiro permalink
    03/12/2015 23:05

    Na penúltima linha do segundo parágrafo, por algum lapso, consta Euclides Cunha, em vez de Eduardo Cunha.

  17. Jarruda permalink
    03/12/2015 23:19

    Voce entende que ele somente foi o porteiro disto, o pedido veio de Helio Bicudo, que, me parece, tem conduta ilibada ? Alem disto, voce nao esta analisando o merito do pedido de impeachment, porem, o agente que permitiu que ele fosse adiante. Sinceramente, TODO politico sujo tem que pagar o preco, nao e’ um jogo de ‘ele e’ mais sujo’. E acima disto, sou contra o impeachment, por que vai dar oportunidade a este governo populista, de tentar desatralar sua imagem deste crime que cometeram, contra a nacao.

  18. Richardo Zulim permalink
    03/12/2015 23:25

    Sr Leonardo Boff; concordo com suas afirmações sobre as barganhas e chantagens “mútuas” entre o palácio do planalto e a presidência da câmara: isso é uma vergonha!! Jamais deveriam ocorrer ainda mais ficarem tão óbvias e expostas; contudo afirmar categoricamente que nossa presidente é uma pessoa corretíssima ultrapassa os limites do bom senso chegando a ser uma agressão a seus leitores. Completo: neste momento nem a mãe de nossa presidente teria senso de juízo suficiente para tal afirmação. Deixemos que as investigações complementem a história (ainda que as instituições que investigam e julgam não sejam totalmente isentas). Onde há fumaça há fogo e hoje em nossa classe política há fumaça para todos os lados !!!

  19. 04/12/2015 1:35

    Tem uma expressão popular que diz que “quem não deve não teme”. Por que razão o deputado Eduardo Cunha estaria fazendo chantagem se não existisse um motivo? E parece que existem muitos motivos por que um dia antes do presidente da Câmara de Deputados ter aceitado o pedido de impeachment o deputado Zé Geraldo (PT-PA), integrante do Conselho de Ética da Câmara, falou abertamente à imprensa que os deputados petistas viviam um dilema sobre como iriam votar no processo contra o deputado Eduardo Cunha. Qual o motivo de tal “dilema” se a presidente é uma “mulher íntegra e ética”? A decisão dos deputados petistas de votarem contra o deputado Eduardo Cunha, e que certamente o motivou a receber o pedido de impeachment, na verdade foi uma traição do PT à presidente Dilma, que foi jogada aos leões, e também ao Cunha que vai ser devorado por seus pares. É bom lembrar, e parece que o sr. Leonardo Boff convenientemente esqueceu, que o Cunha se banqueteou no dinheiro roubado aos bilhões pelo partido da presidente da República. Aliás, vários delatores premiados nos processos decorrentes da Operação Lava Jato afirmaram taxativamente que a presidente da República, na época ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, tinha conhecimento pleno dos crimes praticados contra o patrimônio da empresa. Portanto, o dedo que aponta para o deputado Eduardo Cunha para chamá-lo de “eticamente desqualificado” é o mesmo que deverá ser apontado para a presidente de Dilma para também desqualificá-la. Diferente disso seria desonestidade intelectual ou duplo padrão de moralidade. Não tenho dúvidas de que o deputado Eduardo Cunha é um corrupto mentiroso, mas quem pode esquecer das mentiras grosseiras e deslavadas da candidata Dilma Rousseff na campanha para a sua reeleição? Tudo o que ela denunciou que faria o seu opositor caso fosse vitorioso nas eleições colocou em prática na segunda-feira, após vencer as eleições. Na verdade o que o povo brasileiro está assistindo é um espetáculo deplorável de disputa de poder por bandidos na política. É mais ou menos como traficantes disputando a boca de fumo. Só tem bandidos nesse história. Para o bem do Brasil espero que a presidente Dilma seja enxotada do Palácio do Planalto e vá para o rol da infâmia e o deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara de Deputados, vá para a sua nova morada: a Papuda. Não necessariamente nessa ordem e um não excluiu o outro.

  20. 04/12/2015 2:35

    Infelizmente, uma governante antiética.

  21. Ricardo permalink
    04/12/2015 3:32

  22. Silvio permalink
    04/12/2015 4:53

    Sr. Boff, nao morro de amores pelo deputado Eduardo Cunha e muito menos pelo lider do senado, o senador Renan Calheiros, aliado do atual governo do PT. Infelizmente a politica nacional foi tomada de assalto por bandidos, ladroes, mafiosos sem nenhum pudor. Nao falo apenas da câmara, falo também do senado, da presidência da República e ate do órgão máximo do poder judiciário, infestado de advogados do PT. O fato de Eduardo Cunha ser um bandido confesso nao isenta a presidente Dilma, o ex-presidente Lula e seus capangas. A presidente mentiu na cara de milhões de brasileiros na TV, durante a sua campanha. Ela conhecia melhor do que ninguém a situação caotica da economia nacional e prometeu nao aumentar impostos, nao mexer nos direitos dos trabalhadores e não cortar programas sociais. Um presidente tem que se mostrar a altura da confiança do seu povo. Um presidente que mente despudoradamente nao merece esta confiança. Se isso nao fosse bastante, lembremos a roubalheira na Petrobras, caso que nos envergonhou perante o mundo. O PT era o responsável pelas indicacoes dos cargos chaves da estatal. A própria atual presidente, ex-ministra das minas e energia, assinou a aprovação da compra da refinaria Passadena. Nao posso acreditar que a atual presidente nao tivesse conhecimentos técnicos para saber em que roubada estava enfiando o dinheiro do contribuinte. Todas as grandes empreeiteras, que rondavam como moscas os gabinetes dos políticos do PT, confessaram propinas e superfaturamento. E tudo isso porque ainda não foi aberta a caixa-preta no BNDES. Me admira o senhor, um homem ligado a religião e ex-professor de ética, defender este bando de ladroes que sequestraram o pais.

  23. Izabel Mota permalink
    04/12/2015 5:44

    Menos, Boff, menos!!!
    Sou inteiramente contra o impeachment da Dilma, por várias razões.
    Mas chamar de ética uma mulher que mentiu descaradamente na campanha, que diz que não rouba mas tem alguns aliados da estirpe dos calheiros, barbalhos, sarneys etc, que faz um governo desastroso, me poupou.
    Garantir que o Jacques Wagner não mente é um pouco demais.
    Quem disse?
    Qual deles não mente?
    São todos farinha do mesmo saco.
    E estou falando de todos os partidos.
    Lamentavelmente.
    As exceções são pouquíssimas.
    Tenho mais ou menos sua idade, fui militante convicta e atuante, trabalhei de 1989 a 2002 para eleger o Lula, mas agora voto nulo.
    Não compactuo com a roubalheira.
    Poderia escrever um livro sobre o meu desapontamento, mas infelizmente diante de tudo que o PT fez fui contaminada pela desesperança.
    A sua ingenuidade não faz jus à sua idade e inteligência.
    Deixe isso para os jovens.

  24. Marcos permalink
    04/12/2015 6:31

    Só esqueceu uma coisa: o Deputado André Moura fez uma gravação do encontro. Aí pergunto: onde está a integridade e a ética? Mais uma pergunta: que ética esse governo demonstrou? Usando liberação de emendas e de cargos para conseguir aprovação de projetos que, EM NADA, melhoraram o país.
    Entendo que a esquerda seja unida, até por um projeto megalomaníaco de construir uma URSS tupinica, mas, mesmo neste caso, vamos demonstrar ética e não tentar tampar o Sol com uma peneira.

  25. 04/12/2015 7:02

    Bom dia, caríssimos.
    Há muito sou fã das posições de Leonardo Boff. Tanto que, ao ler o título deste texto, tive um sobressalto. Afinal, nele a presidente é classificada como ‘íntegra e ética’. Li o texto, como convém a alguém que se considera aberto às ideias alheias, mas continuei aturdido. Como se pode afirmar que Dilma é íntegra e ética, quando tudo o que o país tem visto contradiz este fato? Sou, definitivamente, contrário à abertura de um processo de impeachment contra ela, considerando que, apesar de todo o caos em que a administração pública se vê, incompetência não é razão para tal. Sobretudo sabendo que o dito processo será levado a cabo por um Congresso como o nosso. Falta-lhes moral para um julgamento desta envergadura. Ainda assim, me pergunto: como a líder máxima da nação, sendo íntegra e ética, deu espaço ao estado de coisas que assola o país? Se os desvios não podem ser imputados a ela, a quem então? Pode a presidente de um país ser tão ingênua, a ponto de não ver o que se aninhava sob suas asas? Desculpe, mas tenho muita dificuldade em crer nisso.

  26. sirlene de souza permalink
    04/12/2015 7:41

    Excelente! ! Este texto me encoraja a acreditar que existe sim uma possibilidade de repensar a prática política deste país. Não consigo entender a demora e manutenção do Cunha no poder…parece ter mais poder que os outros representantes de esferas publicas concomitante que podem acabar com este jogo ardil e ridículo.

  27. Amaurih permalink
    04/12/2015 7:44

    E o mérito da denúncia, também pode ser desqualificado? Não houve falta de ética ao se permitir que o governo procedesse a gastos incompatíveis com seu numerário em época de campanha, para mascarar a situação real do país, o que está mostrando suas consequências logo após as eleições? O que é integridade e ética para o professor de ética de uma Universidade? Infelizmente eu não dependo de uma resposta para considerar que está uma aberração a educação brasileira.

  28. Vitor permalink
    04/12/2015 7:57

    Governo e este Eduardo cunha são uma vergonha, não tem inocente nem de um lado, nem do outro. E a presidente é comando e por isso, deve pagar.

  29. Elcio permalink
    04/12/2015 8:22

    Parece que a ética sumiu de todas as partes seja do Presidente da Câmara, da Presidente Dilma e de Leonardo Boff, ex-professor de ética da UERJ, pois me desculpe que quem defende mentirosos e ladrões é um também igual.

  30. claudio Boff permalink
    04/12/2015 9:07

    Respeito a posição assumida pelo Leonardo, mas há controvérsia na “família Boff”.
    Nenhum dos digladiantes merecem ser defendidos. Governo de Dilma, seguidora do Capeta Lula, e Cunha que lembra um pouco o Janio Quadros, já causaram mais estragos ao povo brasileiro que 100 catástrofes de Mariana juntas.
    Cartão VERMELHO pros dois!!!!!

  31. Eveline Glória Borges Samary permalink
    04/12/2015 9:21

    PROFESSORES LEONARDO E BETO.
    OBRIGADA.
    AINDA ACREDITO NO POVO BRASILEIRO PELOS SEUS ENSINAMENTOS.
    TEMOS UM CONGRESSO TENEBROSO PORQUE NAOS NOS LIVRAMOS DA CULTURA FEUDAL TEMOS UM JUDICIARIO QUE FERE TODO E QUALQUER PRINCIPIO DE ETICA E JUSTICA. COMO GILMAR MENDES, PODE SE SENTIR ISENTO PARA JULGAR NOSSA PRESIDENTA?
    O JULGAMENTO DE JESUS FOI MAIS TRANSPARENTE: MELHOR UM BANDIDO SOLTO (E NEM SEI ERA BANDIDO MESMO – ESCREVE-SE TANTAS COISAS…). AQUI E PUNIR DILMA E O PT QUE ENCAMPARAM A OPCAO PELOS POBRES.
    DESCULPEM O DESABAFO. AOS 72 ANOS E TENDO VICENCIADO O PERIODO DA DITADURA DEBONDE ESA CORJA E EGRESSA, PRECISEI DESABAFAR.
    TENHSM UM UM DIA.

  32. Juliano permalink
    04/12/2015 9:26

    A “Presidenta” é íntegra?! Contra os outros é impeachment e contra o PT é golpe?! Hã! Então o militarismo foi ditadura e o comunismo que estão implantando não é ditadura comunista?! Hum!

  33. Lázaro Pacheco permalink
    04/12/2015 9:54

    Faço minhas suas palavras, Leonardo Boff!
    O Brasil não pode ficar refém de um político malandro avesso à Política e à Nação brasileira, usando seu posto para proteger seus crimes, que já são inúmeros!

  34. jose permalink
    04/12/2015 10:20

    O cunha so cumpriu o papel do presidente da camara !, o resto eh com nos! A Nacao canarinho! Cunha?? Se ficar provado que eh culpado vai pagar caro pelos mal feitos tambem! Assim como lula e todos pilantras que assaltaram os cofres publicos.. Ladroes! Responsaveis por essa tragedia. A justica serah soberana para cada um desses mau-feitores seja do pt , pmdb, psdb ou da pqp! E voces calem a boca com essa historia de golpe! Golpe eh meus ovos!!!

  35. 04/12/2015 10:37

    Republicou isso em Alo Presidenta do Brasil.

  36. 04/12/2015 10:44

    Dilma Rousseff é pessoa íntegra e eleita democraticamente Presidenta do Brasil. Basta isso. Não vamos deixar o Brasil cair na ignominia.

  37. rafael wolfart permalink
    04/12/2015 10:53

    De fato.. .todos tem culpas, e por as terem devem sim ser julgados e se assim convier serem condenados por seus atos e ações. Indiferentemente a qual partido pertençam, pois apesar de serem votados por seu código eleitoral, a população vota conforme o partido, muito poucos votam segundo a qualificação ou ética do candidato, infelizmente, por isso penso que todos devem ser condenados por seus atos, primeiramente por serem graduados em sua maioria e segundo por serem atores públicos que tem por dever trabalhar para o público e não para seus bolsos…ou interesses.

  38. Geraldo Lima permalink
    04/12/2015 11:14

    Se um traficante liga para a polícia e denuncia um estupro em curso, a polícia deve desconsiderar a denúncia ou salvar a vítima? A vítima é o Brasil.
    O que este sr. Boff diz é: deixe que o estuprador se regale em seu delito, porque, afinal de contas, a denúncia vem de um traficante…

    Cadeia aos dois: tanto ao estuprador, como ao traficante!!!

  39. João Resende permalink
    04/12/2015 11:28

    Pode ser que não tenha ocorrido uma barganha explícita entre a presidente da República e o presidente da Câmara, mas é EVIDENTE que houve extensa negociação entre as duas partes, através, por exemplo, do vice-presidente da República e do chefe da Casa Civil, patrocinadas, inclusive, pelo ex-presidente Lula da Silva! Somente os muito ingênuos não perceberam ou não querem ver. Quando, pressionada por setores do partido, a bancada do PT decidiu que iria votar contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética, doesse a quem doesse, foi que o Governo mudou o discurso…
    Não há mocinhos nessa história…
    (Você insiste nessa história de usar a forma “presidenta”, anacrônica, pedante e subserviente. Mas com P maiúsculo é, além de tudo, gramaticalmente errado. “Presidenta” ou “presidente” é substantivo comum, assim como “papa”, “frei”, “general” etc. etc.)

  40. Juliano permalink
    04/12/2015 11:38

    No Brasil de hoje, mais deplorável que um “delinquente político” (Cunha) (ou mais de um – incluiria também Dilma e muitos outros) é ver alguém como o Sr. Prof. Leonardo (e muitos outros ditos “intelectuais”) estarem “vendidos” a um sistema corrupto e tentarem convencer o povo que dizem tanto defender com mentiras que pretendem denunciar. Com estes políticos e intelectuais estamos verdadeiramente perdidos e a jovem democracia morrerá puberdade. Lamentável!

  41. OSCAR ALVES permalink
    04/12/2015 11:53

    A hipocrisia e desonestidade desse pessoal não tem limites mesmo! O que está em debate, não são as pessoas e sim os cargos, no caso dela, o Governo, que está destruindo o país com corrupção, desvios e desmandos! No caso do Cunha ele tem que ser e será preso, no caso dela, será destituída do cargo, que não teve competência para exercer!
    O Sr. Leonardo Boff, está misturando alhos com bugalhos!
    Ser honesta e incompetente, não se anulam!

  42. Danilo Ta. Miranda permalink
    04/12/2015 12:06

    Sabe qual o maior problema senhor Boff?
    Não tem ninguém trabalhando pelo povo.

    Vivemos em um país que arrecada aproximadamente 2 trilhões de reais todos os anos e que não consegue fazer sequer uma linha de trem. Não consegue equipar os hospitais públicos. Muito menos colocar médicos lá. Aliás, muitos médicos acabam COMPRANDO seu próprio material cirúrgico, já que no hospital público não tem ! ! ! !

    As escolas então! Meu Deus!
    O senhor sabia que o senador Cristóvam tenta a mais de 10 anos aprovar um projeto de FEDERALIZAÇÃO das escolas públicas, mas não conseguiu apoio nem de Dilma nem de Lula???
    Para quê né???

    E lá se vão 2 trilhões de reais. Todo ano. E nada. PAC? Fez PAC-1 PAC-2 PAC-3, no 3o está re-inserindo os projetos do 1o, que nem sequer foram acabados. A maioria, aliás, nem começaram.

    E os filhos desse pessoal. Novos ricos. Milionários. Sem trabalhar. “Meu filho precisa trabalhar”. Disse Lula!!! É. É mesmo. Pois que trabalhe. Vá trabalhar. Não deve é enriquecer por influência !!!!!

    E quem defende a população?
    Ninguém. Nem Petralha, nem Tucanalha.

    Mas eles têm pessoas como o senhor por trás deles. Pessoas prontas a defendê-los a qualquer custo. “Íntegra e ética!!!” Onde??? Em Pasadena? No petrolão? No mensalão?? No mensalão mineiro???
    Muitas vezes intelectuais defendendo essas pessoas.

    Mas nós, do povo, não temos ninguém nos defendendo.

    Espero tê-lo sensibilizado.
    Eu gostaria que o senhor faça um exercício. Procure escrever um texto mostrando todos os impostos que pagamos (e que o Lula havia prometido há 14 anos que faria uma reforma) e que não são revertidos em nada.
    Faça um exame de consciência.

    Nos ajude. Não temos ninguém !

  43. Luis Roberto Wazlawick permalink
    04/12/2015 13:02

    Êpa, êpa, êpa. Não é contra o gênero, muito menos contra a pessoa, mas pelo cargo que ocupa e a conivência e omissão. Essa tentativa de personalizar a questão é para criar uma cortina de fumaça sobre os fatos

  44. Claudinei Camargo permalink
    04/12/2015 13:12

    O que é ética?

  45. João da Motta Prado Filho permalink
    04/12/2015 13:24

    Desculpe-me, o senhor está altamente tendencioso a favor de um política, que, como ela, o senhor identifica “presidenta”. Tenho grande respeito e admiração pelo senhor por conta da Teoria da Libertação. Seu posicionamento político, entretanto, parece-me partidário e míope, que não era de se esperar, com todo respeito.

  46. Luis Carlos permalink
    04/12/2015 14:26

    Dilma pode até ser gente boa, mas, está cercada por um covil de ladrões, e, ao que parece, não faz nada quanto a isso.

  47. Joao permalink
    04/12/2015 14:33

    O PT é que não tem apreço pela a Democracia, nem escrúpulos para matar (Celso Daniel), roubar (mensalão, Petrolão), chantagear e obstar a justiça (Delcídio), forjar contas (pedaladas), destruir a economia do país (represamento de preços e endividamento em dólares), enfim, fazer o diabo para manter-se no poder.
    Pouco importa se não for provado que Dilma não esteja envolvida pessoalmente nisso tudo (e já está provado que tem envolvimento em parte e é autora principal de outras partes). Dilma faz parte disso tudo e deve ser impedida e punida a bem da Democracia brasileira!

  48. 04/12/2015 14:54

    Mestre tive a oportunidade de ser seu aluno no curso Teoria e Praxis do Meio Ambiente no ISER…curso de extension e expecializaçåo em meio ambiente…Fico feliz mestre em Velo em plena atividade e dando o Norte a muitas pessoas que nåo conseguem POR muita das vezes enxergarem as coisas em um patamar que está patente apenas Para aqueles que såo iluminados!!! Um Grande Abraço do seu Ex Aluno….sergio carvalho. Email: serginhodopmd@hotmail.com

  49. 04/12/2015 15:20

    Neste nível que chegamos é difícil defender valores, princípios, ética e a moral. Deus tenha compaixão do povo brasileiro!

  50. Silvério Cerqueira permalink
    04/12/2015 15:23

    Neste nível que chegamos, fica difícil defender princípios, valores éticos e morais. Deus tenha compaixão do povo brasileiro!

  51. João Resende permalink
    04/12/2015 15:58

    O Marco Augusto Gonçalves me parece bem mais lúcido:

    Mas não é apenas isso que me incomoda: falta ao pedido do sr. Bicudo a identificação convincente de um crime de responsabilidade. As “pedaladas fiscais” de 2015 ainda não foram caracterizadas –e mesmo que venham a ser é clara a desproporção entre o suposto delito e a punição que se sugere, como, aliás, já haviam declarado, com todas as letras, o governador Alckmin e o banqueiro Roberto Setúbal.

    Antes que as jararacas e os ratinhos acusem-me de ser “desonesto” no argumento, devo registrar que estou entre os que consideram a presidente Dilma Rousseff uma completa incompetente e uma das responsáveis diretas pela ruína econômica e o caos político que se instauram no país. Não imagino que ela desconhecesse esquemas em curso na Petrobras, embora seja forçoso reconhecer que nada se apresentou de palpável contra ela. Por fim, vejo no PT uma fraude decadente de esquerda que aderiu ao mesmo gangsterismo político de alguns setores da direita que outrora pretendeu combater. Cunha e PT são adversários que se medem por suas respectivas réguas.

    Nada disso, porém, justifica a aceitação desse processo que traz de seu nascedouro o característico cheiro de enxofre.

  52. João Resende permalink
    04/12/2015 16:03

    O Marco Augusto Gonçalves, em seu artigo, foi bem mais lúcido:

    Mas não é apenas isso que me incomoda: falta ao pedido do sr. Bicudo a identificação convincente de um crime de responsabilidade. As “pedaladas fiscais” de 2015 ainda não foram caracterizadas –e mesmo que venham a ser é clara a desproporção entre o suposto delito e a punição que se sugere, como, aliás, já haviam declarado, com todas as letras, o governador Alckmin e o banqueiro Roberto Setúbal.

    Antes que as jararacas e os ratinhos acusem-me de ser “desonesto” no argumento, devo registrar que estou entre os que consideram a presidente Dilma Rousseff uma completa incompetente e uma das responsáveis diretas pela ruína econômica e o caos político que se instauram no país. Não imagino que ela desconhecesse esquemas em curso na Petrobras, embora seja forçoso reconhecer que nada se apresentou de palpável contra ela. Por fim, vejo no PT uma fraude decadente de esquerda que aderiu ao mesmo gangsterismo político de alguns setores da direita que outrora pretendeu combater. Cunha e PT são adversários que se medem por suas respectivas réguas.

    Nada disso, porém, justifica a aceitação desse processo que traz de seu nascedouro o característico cheiro de enxofre.

  53. Rogério Torres permalink
    04/12/2015 16:28

    Estimado Boff, nada como o tempo. Estes desclassificados que lutam pelo impedimento da Dilma ainda vão se dar mal. É só eperar.

  54. Elsa Pereira da Silva permalink
    04/12/2015 17:18

    Não sou a favor do PT nem de Dilma Roussef, mas deixar um canalha sujo como Eduardo Cunha levar a termo um pedido de cassação de um (a) presidente da República é aceitar que o Brasil valoriza os Ladrões da dinheiro público e ainda são privilegiados politicamente. Uma vergonha esse Deputado que foi eleito e está na presidência da Câmara Federal!!!

  55. 04/12/2015 17:23

    Obviamente o Cunha deveria estar na cadeia. Isso, no mínimo há 20 anos. Mas afirmar categoricamente que não houve essa negociação? Tá confiando demais em um grupo que só mentiu também. Pensa aí, professor. O sr. tem um belo histórico e idéias fantásticas, vai querer mesmo por a mão no fogo por esse pessoal?
    Como ex eleitor do PT, perdi minhas esperanças neles (na verdade, no outro lado também) mas tenho a coragem de olhar para isso aí e dizer “é, fui enganado”.

  56. Celso Ricardo permalink
    04/12/2015 17:48

    Na boa, defender a Dilma Rousseuf hoje é um exercício de malabarismo argumentativo, pois quem elaborou o pedido de impeachment não foi o Eduardo Cunha e sim o Hélio Bicudo, salvo engano meu, um dos fundadores do PT. E achar que a Dilma é totalmente inocente, que não sabia dos esquemas da Patrobrás equivale a dizer que o Lula não sabia do Mensalão, o Fernando Henrique não sabia da Privataria, o Hitler não sabia do holocausto e por aí vai.

  57. André Lacerda permalink
    04/12/2015 19:02

    O PT tem uma série de problemas e tá pagando por isso. Porém, a tentativa de impeachment de Dilma é visivelmente um golpe político, onde quem está perdendo tá jogando todas as fichas, como é o caso do Cunha (muito provavelmente ele será cassado). Numa outra perspectiva, acho que o Brasil precisa, sim, de uma investigação profunda e em todas as suas instâncias de poder (governos, prefeituras, câmaras, senado, judiciário, etc), já que a corrupção parece ter impregnado todo o tecido social. Assim, mesmo sendo contra o tipo de reforma fiscal que o executivo está promovendo, da presença da sra. Kátia Abreu na pasta da agricultura, dos acordos do PT com o PMDB, dos “pacotes de concessões de serviços”, dos gastos com a Copa do Mundo e do silêncio do governo federal diante das atrocidades cometidas por governos estaduais, sou contrário ao impeachment de Dilma, pois a medida me parece oportunista e
    vingativa, e que, muito provavelmente, irá agravar, ainda mais, o quadro social e político brasileiro, com sérios riscos a nossa principal conquista, a democracia.

  58. Cesar permalink
    04/12/2015 21:42

    Concordo em partes. Eduardo Cunha é um pilantra mas a Dilma é tão pilantra quanto.. Ela não merece esses seus elogios.

  59. Lucas permalink
    04/12/2015 22:09

    O que esse cara bebeu antes de escrever isto?

  60. Alan permalink
    04/12/2015 22:21

    Já tá circulando na internet: um traficante liga pra PM pra avisar que sua vizinha tá sendo estuprada por um estuprador, obviamente. Por acaso a denuncia dele é ilegítima pelo fato dele ser traficante? Claro que não prof. de ética. Por acaso a PM poderia dizer: quem é voce pra querer denunciar o estuprador, se voce é traficante? As pessoas de bem desse país não suportam mais sua presidenta incompetente, mentirosa, mal caráter e conivente com a corrupção. Ela mente o tempo todo e vive sendo desmascarada. O Brasil não aguente mais tanta roubalheira, caos social, político e econômico. E ela cometeu crimes sim. Crimes de responsabilidade por infringir a LRF. Quem disse isso e provou foi o jurista que ajudou a criar o PT e se redimiu a tempo pra denunciar a corrupção e sujeira que recheia esse partido. Eduardo Cunha é safado, mas isso não inocenta a Dilma. E não vão ser artigos de internet que desconstruirão a verdade.

  61. Von ramo permalink
    04/12/2015 22:27

    Só se os fins justificarem os meios… E isso, na administração pública de um Estado Democrático de Direito, não deve existir

  62. Marcio permalink
    04/12/2015 22:38

    Caro Sr. Leonardo Boff,

    Tomei o tempo de ler seu texto, e gostaria de comentar que seu comentário sobre Kant está equivocado. Assim como podemos ler na primeira parte da Fundamentação da Metafísica dos Costumes, a vontade boa, não é “o único valor sem nenhum defeito”, esta seria a vontade santa como apresentada de forma mais tardia em sua crítica à razão prática.

    Lembro também que as vontades, má e boa, para Kant de nada importam muito em sua construção moral, uma vez que o que importa é a auto-determinação da vontade em prol da Lei Moral, que depois seria determinada pelo imperativo categórico. Kant certamente teria suas críticas ao Sr. Eduardo Cunha, que ambos sabemos virá a cair também.

    Acredito que sua intensão com o texto não era fazer uma profunda análise de Kant, mas o senhor enquadrou Kant em uma ética das virtudes. O que nem para a maior simplificação, está errado. O Sr. poderia ter utilizado de Aristóteles que as coisas faziam muito mais sentido, falando sobre o Prudente e o Acrático.

    Espero que o Sr. leve em consideração minhas palavras e que se achar necessário faça as correções em seu texto.

    Marcio S.

    Mestrando em ética pela PUCRS.

  63. Gerson permalink
    05/12/2015 1:09

    Desqualificar Eduardo Cunha nao anula as acusaçoes contra Dilma. Aliás, o pedido de impeachment nao foi do Cunha, mas de um ex-deputado e fundador do PT e outros juristas.Como pode Dilma ser chamada de ética quando sob sua administração ocorreram as maiores corrupções da história recente deste país?

  64. Cleiton Costa permalink
    05/12/2015 1:56

    Já disseram qEmue em política até boi voa. Agora o rabo quer balancar o cachorro.

  65. Célia Cardoso oliveira villela permalink
    05/12/2015 9:54

    Tenho esperança que tudo vai se ajustar rzque a presidenta possa concluir seu mandato conferido pelo povo brasileiro! Homens com força de expressão com Leonardo Boff tem contribuído para esclarecer os fatos.Oremos pela nossa Pátria e pela presidenta, pelo supremo tribunal e pelo povo brasileiro..

  66. 05/12/2015 11:44

    Sr.Leonardo Boff. O seu comentário está cheio de verdades, Porém poderíamos acrescentar mais verdades…. Do outro lado ! Ou é tudo mentira o que a Lava-Jato está desvendando, e noticias de desmandos que todos os dias se ouvem e muitas delas até confirmadas . Não saiu dinheiro PÚBLICO do Brasil para os “amiguismos” nas republicas avermelhadas sem ter havido o respetivo consentimento do Congresso? As compras dos governos sem esse mesmo consentimento mas com conhecimento de quem era responsável pela PETROBRÁS,( e claro dos governos) e de outras empresas públicas. Será que os vários partidos não receberam uma “DINHEIRAMA” dos empreendimentos super-faturados em obras do governo. Afinal quem governa o País não é o governo ???????????

  67. Carlos Rainha permalink
    05/12/2015 12:09

    E vc, é ético?

  68. João Resende permalink
    05/12/2015 14:20

    Parabens pelo artigo!

  69. Gerson permalink
    06/12/2015 0:27

    É de se esperar uma manifestação da vossa parte sim pelo o que representa dentro da educação brasileira no entanto o inocentamento da presenta por vossa senhoria aí já é querer que o povo brasileiro seja cego, surdo,mudo e pior ainda burro, isso nós não somos.Podemos até não possuirmos títulos de doutires mas burros não somos.E eu que trazia comigo tanta admiração pela vossa pessoa, agora lascou-se.

  70. 06/12/2015 0:42

    Republicou isso em studio de yoga eduardo padulae comentado:
    Um eticamente desqualificado manda a julgamento uma mulher íntegra e ética
    03/12/2015
    O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, é acusado de graves atos delituosos: de beneficiário do Lava-Jato, de contas não declaradas na Suiça, de mentiras deslavadas como a última numa entrevista coletiva ao declarar que o Deputado André Moura fora levado pelo Chefe da Casa Civil Jacques Wagner a falar com a Presidenta Dilma Rousseff para barganhar a aprovação da CPMF em troca da rejeição da admissibilidade de um processo contra ele no Conselho de Ética. Repetidamente afirmou que a Presidenta em seu pronunciamento mentiu à nação ao afirmar que jamais se submeteria à alguma barganha política.
    Quem mentiu não foi a Presidenta, mas o deputado Eduardo Cunha. Seu incondicional aliado, o deputado André Moura, não esteve barganhando com a Presidenta Dilma, como o testemunhou o ministro Jacques Wagner. Vale enfatizar: quem mentiu ao público brasileiro foi Euclides Cunha. Imitando Fernando Pessoa diria: Ele, mentiroso, mente tão perfeitamente que não parece mentira as mentiras que repete sempre.
    É mentira que seu julgamento foi estritamente técnico. Pode ser técnico em seu texto, mas é mentiroso em seu contexto. O técnico nunca existe isolado, sem estar ligado a um tempo e a um interesse. É o que nos ensinam os filósofos críticos. Ele deslanchou o processo de impeachment contra a Presidenta exatamente no momento em que, apesar de todas as pressões e chantagens sobre o Conselho de Ética,soube que na votação perderia pois os três representantes do PT acolheriam a aceitação de um processo contra ele, o que poderia, depois, significar a sua condenação.
    O que fez, foi um ato de vindita reles de quem perdeu a noção da gravidade e das consequências de seu ato rancoroso.
    É vergonhoso que a Câmara seja presidida por uma pessoa sem qualquer vinculação com a verdade e com o que é reto e decente. Manipula, pressiona deputados, cria obstáculos para o Conselho de Ética. Mais vergonhoso ainda é ele, cinicamente, presidir uma sessão na qual se decide a aceitação do impedimento de uma pessoa corretíssima e irreprochável como é a Presidenta Dilma Rousseff.
    Se Kant ensinava que a boa vontade é o único valor sem nenhum defeito, porque se tivesse um defeito, a boa vontade não seria boa, então Eduardo Cunha encarna o contrário, a má vontade, como o pior dos vícios porque contamina todos os demais atos, arquitetados para tirar vantagens pessoais ou prejudicar os outros.
    Seu ato irresponsável pode lançar a nação em um grave retrocesso, abalando a jovem democracia, que, com vítimas e sangue, foi duramente conquistada. Não podemos aceitar que um delinquente político, destituído de sentido democrático e de apreço ao povo brasileiro, nos imponha mais este sacrifício.
    Faço um apelo explícito ao Procurador Geral da República, ao Dr. Rodrigo Janot e a todo o Supremo Tribunal Federal: pesem, sotopesem e considerem as muitas acusações pendentes contra Eduardo Cunha nas áreas da Justiça. Estimo que há suficientes razões para afastá-lo da Presidência da Câmara e que venha a responder judicialmente por seus atos.
    A missão desta mais alta instância da República, assim estimo, não se restringe à salvaguarda da constituição e à correta interpretação de seus artigos, mas junto a isso, zelar pela moralidade pública, quando esta, gravemente ferida, pode constituir uma ameaça à ordem democrática e, eventualmente, levar o país a um golpe contra a democracia.
    Mais que outros cidadãos, são suas excelências, os principais cuidadores da sanidade da política e da salvaguarda da ordem democrática num Estado de direito, sem a qual mergulharíamos num caos com consequências políticas imprevisíveis. O Brasil clama pela atuação corajosa e decidida de vossas excelências, como ultimamente, tem demostrando exemplarmente.
    Leonardo Boff, ex-professor de ética da UERJ

  71. Denio de Oliveira Quadros permalink
    06/12/2015 4:29

    Não sei onde está a ética ou integridade desta dona, deve ser engano o que lí agora, neste instante……

  72. Denio de Oliveira Quadros permalink
    06/12/2015 4:42

    Assaltos a bancos, a quarteis, sequestros de embaixadores, isto é integrigadade??? isto é ética?? é carater?? Levou a nação a bancarrota. Mudaram muito os valores morais que aprendí na minha infancia,meus pais devem ter enganado em alguma coisa.

  73. Danilo Ta. Miranda permalink
    09/12/2015 12:02

    Olha só. Postei um texto enorme, bem fundamentado e vocês não aprovaram. Censura??? Que coisa feia, não?

    • 09/12/2015 19:27

      Não lembro de ter recebido.REmande.lboff

      • João Resende permalink
        10/12/2015 3:33

        É você mesmo o “moderador” deste blog? Fui o primeiro a postar um comentário deste artigo, apontando os “dois pesos, duas medidas” contidos nele e arrematando, entre parênteses, que você subservientemente insiste em utilizar o termo “Presidenta”, que só os puxassacos e os da entourage da Dilma usam. Ainda mais com inicial maiúscula, num susbstantivo comum. Aliás, coisa de burocratas, clérigos e milicos – “ministro”, “presidente”, “papa”, “cardeal” e “general” se grafa com inicial minúscula!
        Aí, censuraram o meu post… Lamentável!

      • 11/12/2015 19:30

        João, não seja tolo. Consulte o Aurélio e ai terá a resposta: Presidenta

      • Joao Resende permalink
        12/12/2015 2:21

        Eu nunca afirmei que a forma “presidenta” é gramaticalmente errada. Mas é anacrônica, pedante e não usual. Me cite um jornalista com um mínimo de autocrítica que se refira à presidência da República dessa forma, ainda mais com inicial maiúscula!
        E não me venham com o papo de que se trata de machismo: o substantivo “presidente” não tem gênero! Foi a Dilma, na sua santa ignorância, a deduzir isto (ou algum puxassaco!).
        Mas o principal do meu comentário, este foi censurado – num blog cujo titular sofreu na carne o obscurantismo autoritáriio do Santo Ofício!

      • 19/12/2015 4:12

        João, vc quer dar lições à PRESIDENTA Dilma. Se ela assim se chama por que vc é contra se o proprio dicionário consigna esta forma. Seja menos pesquinho em seu pensamento.

      • Joao Resende permalink
        12/12/2015 21:04

        Me censurou de novo, frei? Vejo que você carrega consigo o ranço autoritário, de “dono da verdade”, tão característico do catolicismo!

      • 19/12/2015 4:07

        João tenho nenhuma obrigação de responder a todo mundo. É melhor desistir de me seguir e assim preserva melhor o seu figado. Há tanta gente boa na internet que pode se interessar pelo seu pensmento, lboff

  74. Ma. permalink
    09/12/2015 14:37

    Só de curiosidade, para ter uma ideia do que e’ ética para V. Sa. : Cristina Kirchner e’ ética ? Hugo Chaves era ético ?
    Lula e’ ético ? Muito obrigado,

    • Joao Resende permalink
      19/12/2015 5:31

      Você não tem a menor obrigação de responder, é óbvio – seria até humanamente impossível, num blog tão frequentado. O que peço é que não censure os comentários, desde que não incluam ataques pessoais ou linguagem chula… Se você publica suas idéias num blog, imagino que aceite ouvir opiniões contrárias. Ainda quanto à questão da forma “presidenta”, repito: foi somente um parêntese, nada essencial. Só considero uma tolice de sua parte, usá-la, desmerece teus textos, em geral, brilhantes.

  75. Marcos A. Rebello permalink
    25/12/2015 23:56

    Professor, sua posição está perfeita!
    Só pediria, para não dar munição aos anti-Lula, que desvincula-se do anúncio da Friboi, mesmo ciente da mentira irradiada por alguns Tucanos descomprometidos com a verdade e com o Brasil. Parabéns.

  76. Dani Acioli permalink
    16/03/2016 14:09

    Boff, não se esqueça que Dilma acaba de nomear para Ministro da Ciência e Tecnologia o mais íntimo acecla de Eduardo Cunha que se chama Celso Pansera.

    Até outro dia Cunha era aliado de Dilma e era exaltado por todos. Assim como Delcídio que agora “virou” “traídor”, assim como Collor, Sarney, Barbalho, Renan, entre outros.

    Onde está a ética nisto tudo ?

    O problema dos fanáticos é partidarizar tudo.

    De um lado aqueles que defendem até a morte os petistas e de outros os que sofrem por Aécios, FHC, etc…

    Eu fico indignado contra qualquer um que meter a mão no meu bolso. Não voto em quem me roubou. E não pergunto qual é o seu partido ou qual é sua ideologia.

    Me roubou eu o quero na cadeia.

    Me desculpa mas esta máxima de rouba mas faz é somente uma cópia do que a direita de Maluf já pregava no passado.

    A tua frase é hilária e incompatível com tua inteligência: “…uma mulher íntegra e ética.”

    Tua frase só perde para a frase do Lula: “Não tem neste país alma mais honesta do que eu.”

    Chega de bravatas.

    Cadeia para todos os corruptos. Sejam eles petista ou do PSDB, PMDB, Dem, Psol, etc…

    Sem partidarizar.

Trackbacks

  1. Política e Ética. Leonardo Boff. ¨Um eticamente desqualificado manda a julgamento uma mulher íntegra e ética.¨ Uma governante ética? | MariaLDario's Blog
  2. Leonardo Boff: um eticamente desqualificado manda a julgamento uma mulher íntegra e ética - TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.”
  3. Um eticamente desqualificado manda a julgamento uma mulher íntegra e ética | Leonardo Boff | Não Vai Ter Golpe
  4. Um eticamente desqualificado manda a julgamento uma mulher íntegra e ética. | O Palheiro
  5. Um eticamente desqualificado manda a julgamento...
  6. UM ETICAMENTE DESQUALIFICADO MANDA A JULGAMENTO UMA MULHER INTEGRA E ÉTICA | LIVRE IMPRENSA
  7. Um eticamente desqualificado ataca uma mulher íntegra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: