Skip to content

Um golpe parlamentar e a volta reacionária da religião, da família, de Deus e contra a corrupção

18/04/2016

Um golpe parlamentar e a volta reacionária da religião, da família, de Deus e contra a corrupção
Leonardo Boff*

Observando o comportamento dos parlamentares nos três dias em que discutiram a admissibilidade do impedimento da presidenta Dilma Rousseff parecia-nos ver criançolas se divertindo num jardim da infância. Gritarias por todo canto. Coros recitando seus mantras contra ou a favor do impedimento. Alguns vinham fantasiados com os símbolos de suas causas. Pessoas vestidas com a bandeira nacional como se estivessem num dia de carnaval. Placas com seus slogans repetitivos. Enfim, um espetáculo indigno de pessoas decentes de quem se esperaria um mínimo de seriedade. Chegou-se a fazer até um bolão de apostas como se fora um jogo do bicho ou de futebol.

Mas o que mais causou estranheza foi a figura do presidente da Câmara que presidiu a sessão, o deputado Eduardo Cunha. Ele vem acusado de muitos crimes e é réu pelo Supremo Tribunal Federal: um gangster julgando uma mulher decente contra a qual ninguém ousou lhe atribuir qualquer crime.

Precisamos questionar a responsabilidade do Supremo Tribunal Federal por ter permitido esse ato que nos envergonhou nacional e internacionalmente a ponto de o New York Times de 15 de abril escrever: “Ela não roubou nada, mas está sendo julgada por uma quadrilha de ladrões”. Que interesse secreto alimenta a Suprema Corte face a tão escandalosa omissão? Recusamos a idéia de que esteja participando de alguma conspiração.

Ocorreu na declaração de voto algo absolutamente desviante. Tratava-se de julgar se a presidenta havia cometido um crime de irresponsabilidade fiscal junto a outros manejos administrativos das finanças, base jurídica para um processo político de impedimento que implica destituir a presidenta de seu cargo, conseguido pelo voto popular majoritário. Grande parte dos deputados sequer se referiu a essa base jurídica, as famosas pedaladas fiscais etc. Ao invés de se ater juridicamente ao eventual crime, deram asas à politização da insatisfação generalizada que corre pela sociedade em razão da crise econômica, do desemprego e da corrupção na Petrobrás. Essa insatisfação pode representar um erro político da presidenta mas não configura um crime.

Como num ritornello, a grande maioria se concentrou na corrupção e nos efeitos negativos da crise. Apostrofaram hipocritamente o governo de corrupto quando sabemos que um grande número de deputados está indiciado em crimes de corrupção. Boa parte deles se elegeu com dinheiro da corrupção política, sustentada pelas empresas. Generalizando, com honrosas exceções, os deputados não representam os interesses coletivos mas aqueles das empresas que lhes financiaram as campanhas.

Importa notar um fato preocupante: emergiu novamente como um espantalho a velha campanha que reforçou o golpe militar de 1964: as marchas da religião, da família, de Deus e contra a corrupção. Dezenas de parlamentares da bancada evangélica claramente fizeram discursos de tom religioso e invocando o nome de de Deus. E todos, sem exceção, votaram pelo impedimento. Poucas vezes se ofendeu tanto o segundo mandamento da lei de Deus que proibe usar o santo nome de Deus em vão. Grande parte dos parlamentares de forma puerial dedicavam seu voto à família, à esposa, à avó, aos filhos e aos netos, citando seus nomes, numa espetacularização da política de reles banalidade. Ao contrario, aqueles contra o impedimento argumentavam e mostravam um comportamento decente.

Fez-se um julgamento apenas politico sem embasamento jurídico convicente, o que fere o preceito constitucional. O que ocorreu foi um golpe parlamentar inaceitável.

Os votos contra o impedimento não foram suficientes. Todos saimos diminuidos como nação e envergonhados dos representantes do povo que, na verdade, não o representam nem pretendem mudar as regras do jogo político.

Agora nos resta esperar a racionalidade do Senado que irá analisar a validade ou não dos argumentos jurídicos, base para um julgamento político acerca de um eventual crime de responsabilidade, negado por notáveis juristas do país.

Talvez não tenhamos ainda suficientemente amadurecido como povo para poder realizar uma democracia digna deste nome: a tradução para o campo da politica da soberania popular.

*Leonardo Boff é articulista do JB online e escritor.

93 Comentários leave one →
  1. Antonio permalink
    18/04/2016 2:08

    Prezado Leonardo Boff, seu escrito resume o que vimos hoje e que me envergonha como brasileiro e como cristão.
    Infelizmente não vivemos em uma democracia como muito se apregoa, a jovem democracia.
    Hoje a máscara caiu, vivemos em uma canalhocracia!
    Também ficou muito claro pelo que os nobres deputados invocaram que poucos, muito poucos lá estão para defender os interesses do povo e do país.
    As declarações dos que votaram a favor do impedimento mostram com clareza que todos eles lá estão para representar suas famílias, seus interesses lícitos ou ilícitos e os interesses daqueles que lhes dão suporte. Os eleitores são apenas números que significam sua eleição, nada mais.
    Não tenho esperanças quanto a uma possível racionalidade do senado, os que lá estão vieram da mesma cepa que produziu esses deputados, todos eleitos pelo mesmo povo que continuará sem noção do que significa ser cidadão, cidadania plena e um país soberano e igualitário.
    A classe média desse país, em teoria a melhor preparada intelectualmente, se apegou ao deputado Cunha para retirar do poder uma mulher digna eleita pela maioria.
    Essa mesma classe média se acredita protagonista e não percebe ser figurante.
    Várias máscaras caíram nesse processo que atravessamos, a cordialidade do brasileiro é uma delas, violentada e vilipendiada por uma rede de TV e alguns jornais.
    Infelizmente essa classe média que tanto critica os nordestinos e os desvalidos precisa e quer ter um guia, um coronel moderno que lhes permita o automóvel e outros bens com exclusividade.
    Os governos Lula e Dilma são perseguidos pelo que fizeram de correto, tentaram como outros em nossa história, fazer deste país uma nação para todos os brasileiros.
    Estávamos na encruzilhada entre os caminhos de sermos uma nação ou mais uma república das bananas, escolhemos o segundo caminho. O país foi posto de joelhos e não acredito que volte a se levantar. Faltarão condições pois avançarão sobre o pré sal como feras e sem a renda advinda do petróleo que financiava inclusive a agricultura, qualquer governo como os do ciclo que terminou hoje não terá meios de fazer qualquer coisa.
    Durante o governo FHC, presenciei uma cena que está gravada em minha memória, um homem chorar quando lhe informaram que não havia emprego para ele que chegou a pedir para fazer faxina nos banheiros da empresa. Com a negativa, chorou!
    Em um voo recente vi um senhor pedir para mudar de lugar porque ao lado dele havia se sentado um casal de pessoas simples que provavelmente viajavam de avião pela primeira vez.
    Este foi o país que hoje escolhemos ser, daqui para a frente.
    Infelizmente!

    • 18/04/2016 22:31

      Sim Antonio infelizmente concordo com você, infelizmente porque esse é realmente o país que temos e também uma metade do povo, que se deixa manipular e age sob o comando de uma emissora de televisão!

    • Jane Guimarães permalink
      19/04/2016 16:02

      Antonio, vc deve ser do partido PT que ARREBENTOU com o país. É dito que o Lula tirou a classe baixa da pobreza mas isso é uma mentira deslavada. O pobre continua pobre, sem a Saúde e Escolas decentes e enquanto isso o seu Lula é um corrupto que ficou rico as custas do povo. Vc não vê na mídia o que está acontecendo? Ele é o chefão do MENSALÃO, PETROLÃO, e ganhou propinas enormes. O lugar dele é na cadeia. A dona Dilma que vc diz ser uma mulher honesta, é testemunha das roubalheiras do Lula e ainda bem que pegaram as conversas dela com o Lula, ela querendo livrar a cara dele de ser preso e inconstitucionalmente o nomeou para Ministro da Casa Civil. Isso é crime de responsabilidade. Todos vcs PTs estão cegos. Quando o Lula fica doente ou qualquer um do parlamento e congress vão para o hospital mais caro de São Paulo. Por que não vão para o SUS que eles dizem ser tão bom.

      Antonio, refresca a sua memória por que está bem ruim. Se Deus quizer vamos botar para for a toda essa CORJA DO PT e vc pode ir com eles também.

      • 22/04/2016 19:21

        Se vê que vc não conhece o universo dos pobres. Eu trabalhei 20 anos no lixão e frequentemente entre em favelas e vejo o bem que o PT fez a 40 milhões. Há muito que fazer, mas negar isso é mentir aos pobres e querer que fiquem lá onde sempre estiveram. Assim pensa a Casa Grande e Bolsonaro. Vc se alinha a estes?

      • Dalmo Oliveira permalink
        01/07/2016 11:35

        Jane, você tem toda a razão !

    • Dalmo Oliveira permalink
      01/07/2016 11:33

      O PT criou uma casta de privilegiados, tirou dos pobres para dar aos ricos e poderosos que se tornassem amigos do ditador Lula ! O Brasil também viveu um GOLPE = durante 13 anos a corrupção e a roubalheira tomaram tomaram conta do Brasil !

      • 02/07/2016 15:45

        Deixe de ser ingenio ou ignorante. Entre oe 71.443 biliardários que controlam mais da metade de nossas riquezas, e a partir dai a política, não há nenhum do PT.Dados do IPEA

  2. 18/04/2016 2:10

    Republicou isso em Albergue de Mim.

  3. Renan Viana Garcia permalink
    18/04/2016 2:34

    Sobre a votação de hoje:

    “Poucas vezes se ofendeu tanto o segundo mandamento da lei de Deus que proíbe usar o santo nome de Deus em vão.”

    Sensacional Leonardo Boff !

  4. Juliano Vieira Junior permalink
    18/04/2016 5:39

    Simplesmente vergonhosa a atuação desses deputados incapazes de sonhar com a felicidade do POVO BRASILEIRO! Só pensam em si e nos seus filhinhos e netinhos….

  5. Raimunda Cosmo Barrozo. permalink
    18/04/2016 6:44

    A democracia está profundamente doente pela corrupção.

  6. 18/04/2016 7:08

    Dilma mereceu. E em minha opinião, já caiu.

    O PT também, porém, Cunha, Renan, Temer e tantos outros também merecem a perda do cargo.

    O processo segue para o Senado, onde o PT acaba de perder seu líder, o senador Dulcídio do Amaral, que por acaso, delatou a própria Presidente Dilma e o todo poderoso Lula, para Polícia Federal e para a Globo, em TV aberta.

    Não vejo o PT levando essa no Senado, nem vendendo a Petrobrás inteira, ou, o resto que ainda existe dela.

    O cuidado dos políticos compráveis está redobrado nesse momento. A votação de hoje no Congresso mostrou isso.

    Com o Senado será a mesma coisa.

    Jaques Wagner foi aparentemente, aquele que comprou melhor entre os petistas. Deve ter dado Vitória da Conquista para um, o lado de cima do São Francisco para outro … a Bahia votou em peso contra o impeachment. Se não estou errado, acho que foi o único Estado brasileiro onde o PT conseguiu vencer nesta sessão. Lembrou os velhos tempos do coronelismo de ACM – Antônio Carlos Magalhães. Resumindo, Wagner se tornou aquele que ele dizia abominar quando entrou para a política.

    Em um país com consciência política, e o mínimo de Ética, Dilma Rousseff já teria renunciado com o episódio de Pasadena. Não teria passado dali.

    Mas em um país com Ética, o Cunha jamais seria o presidente da Câmara dos Deputados até agora, nem o Renan o presidente do Senado.

    Em um país decente, teríamos também, uma ‘República do Paraná’ para os políticos do PSDB em todo país, que passaram até a semana passada, acuados de medo, com a boca bastante cuidadosa, porque devem tanto no cartório quanto PMDB, PP e outros aliados do governo, mesmo sendo oposição direta. E também em mesma condição, estão quase todos do DEM, PR e mais uns 30 e tantos ‘P’ ‘alguma coisa’ que existem no Brasil.

    Não são oposição política.

    São só mafiosos que se fantasiam de verde e amarelo ao invés de vermelho.

    Não são oposição. São iguais.

    Enfim, oposição de verdade por aqui, só existiu mesmo por parte dos nanicos do PSTU (sem representação no Congresso), PSOL, alguns do PDT que também não aceitavam cargos, meus parceiros históricos em lutas sociais, e a Rede Sustentabilidade. Contudo, no final, votaram por Dilma, pela democracia, para defender um grupo totalmente antidemocrático e totalitarista que só não vende a própria mãe.

    Todos os partidos que votaram ‘pelo Brasil’ hoje, a favor do impeachment, são em sua maioria, partidos que não teriam vários de seus deputados lá no Congresso nesta sessão, caso tivéssemos uma lei no Brasil que obrigasse o político a entregar o cargo quando estivesse sob investigação devido a graves denúncias de corrupção.

    Ou seja, não há porquê de se alegrar.

    O Brasil saiu hoje das mãos de corruptos do lado A, para os corruptos do lado B. Nada mais que isso.

    Mas foi um primeiro passo.

    Que haja uma LAVA-JATO para os outros agora. Que tirem Cunha e Renan, que tirem da gaveta os casos de políticos como Aécio Neves, ou senão, teremos que concordar com os petistas radicais que reclamam da falta de isonomia, de igualdade nas investigações.

    Que continuem com a limpeza então, para não gritarmos que é MARMELADA mesmo.

    E que votemos com mais consciência.
    Afinal, vejam o trabalho que dá, quando votamos errado, para tirá-los de lá depois.

    Fonte: Impeachment aprovado pelo Congresso – Dilma caiu
    http://tvhumana.com/impeachment-aprovado-pelo-congresso-dilma-caiu-2/

    Paul Sampaio – Autor
    https://www.facebook.com/facedosampaio

    • Fátima Cristina Heinen Planz permalink
      18/04/2016 21:54

      Infelizmente, não investigarão mas nada, o proprio Sergio Moro, disse em rede nacional, que saindo Dilama e PT o lava jato acaba e não tem mas investigação…

      • 23/04/2016 2:54

        Acho que não acaba não, Jane. E graças a Deus, a PF, e os tribunais, existem em todos os Estados Brasileiros. De repente, alguém também resolve trabalhar de verdade nos outros lugares. Só Curitiba achando político corrupto? E nos outros lugares?

    • Jane Guimarães permalink
      19/04/2016 16:09

      Oi Paulo Sampaio, faço de suas palavras a minha. Muito bem escrito portanto roubo suas palavras para dizer o mesmo. Esse PT (Partido das Trevas) tem mais é que sumir do Brasil. Lula tem mais é que ir para a cadeia e a dona Dilma não fica atráz pois é cúmplice nas roubalheiras do Lula e tentando salvá-lo oferecendo a ele para ser o Ministro da Casa Civil ficou pior ainda. Crime de responsabilidade e testemunha de Mensalão e Petrolão. Ela também deveria ser condenada. Abraços

      • 22/04/2016 19:19

        Bolsonaro tem um bom seguidor. Tirar uma presidente se faz por eleição e não rasgando a constituição.Lula não é réu de nada nem Dilma.

      • 23/04/2016 2:52

        Muito obrigado Jane🙂

      • 23/04/2016 2:58

        ESCREVO sobre o que há de errado nas pessoas, principalmente em mim mesmo há muito tempo, Frei. Não sou defensor do Bolsonaro, e nunca seria, querido. Vai aí uma matéria sobre os crimes dele. Pôxa,
        Frei, faz uma força aí para aprender um pouco sobre imparcialidade e Justiça, Mea Culpa, Verdade … só um pouquinho, vai …

        Enfim um pedido importante de cassação para Bolsonaro – OAB/RJ vai ao STF para cassar o mandato de Jair Bolsonaro por apologia à tortura
        Ao votar pelo impeachment, parlamentar fez elogios a torturador da ditadura militar … https://destaquesdaweb.wordpress.com/2016/04/20/enfim-um-pedido-importante-de-cassacao-para-bolsonaro/

      • Dalmo Oliveira permalink
        01/07/2016 11:37

        Jane parabéns pelos seus comentários a favor do nosso país é contra essa magia chamada PT !

  7. IVO NOGUEIRA permalink
    18/04/2016 7:14

    Perdão, Frei ou ex-Frei, mas no Brasil sempre foi assim. Compreendo o seu olhar paternal sobre o PT e seus adversários, O sr. ajudou a criar isso. Quem não gosta do Brasil deve ser humilde para reconhece-lo como esse país de misturas e paixões. Foi assim com essa fanfarra que o PT lá chegou ao poder, encantou e desencantou multidões. Quando colocamos pilares teóricos socialistas em nossas mentes, ficamos cegos para os escândalos, usando clichês esquerdistas para animar a militança, O PT chegou ao poder e a mosca azul o picou como a todos os demais. Chegou ao poder com a esperança de milhões e abandonou a própria ética, ficando seus valores como sombras de uma postura esquecida. Lamentar o que sempre se viu em nossa macunaíma é o mesmo que exigir aquilo que um dia serviu aos nossos interesses. Os militares, ditadores e políticos corruptos, magoados em suas derrotas no poder, usaram o mesmo raciocínio seu de hoje. As mesmas promessas vingativas do PC do B e do PT derrotados em 17/04. Não se deve dar chance à direita perversa, vendendo seus próprios princípios e abandonando e apenas usando o povo simples e os movimento sociais somente quando interessa. Pecado mortal. No poder, Todos tem Pés de Barro.

    • Martha Maria Vieira permalink
      19/04/2016 12:44

      👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    • Jane Guimarães permalink
      19/04/2016 16:14

      Beleza de palavras Ivo e tão verdadeiras. Parabéns.

  8. Abel Elias Oliveira permalink
    18/04/2016 7:22

    Realmente, é triste a constatação do baixo nível de grande parte de nossos políticos que passam a impressão de não terem consciência do papel que deveriam desempenhar como representantes do povo, pois foram raros os votos com fundamentação coerente com o processo em votação.

    Resta nos a esperança de que, passado o calor das emoções da votação, o eleitor possa analisar de forma objetiva o comportamento desses políticos e, nas próximas eleições, realizarmos o impedimento desses que, independente de ideologia política, não têm condições de representação do povo, por acreditar que tudo se resume a oba oba.

  9. 18/04/2016 7:24

    Prezado Fr. Leonardo Boff, confesso que suas palavras são para mim ,cidadã brasileira, neste lamentável momento um bálsamo consolador, um oásis,em meio a tal esmagamento do bom senso político Nacional. Que Deus o abençoe.Muito grata. Dom Angélico S.Bernardino tb. me consola muitíssimo. Que o Bom Deus nos envie as Luzes do Espírito Santo e que as pessoas se abram humildemente para recebe-las!

  10. Mario Real permalink
    18/04/2016 7:35

    Então, venceu a maioria. Na Democracia é isso o que vale é deve ser respeitado. Se o Cunha é bandido, e parece que é mesmo, e presidiu a seção, a culpa é do STF que foi omisso e lento no julgamento dele. O resto é mimimi, chororó e retórica de perdedor. Esse foi o primeiro pisão na cabeça da jararaca , essa sim, liderança malévola, que breve irá ver o sol nascer quadrado.

    • andre2110 permalink
      22/04/2016 17:50

      “venceu a maioria. Na Democracia é isso o que vale é deve ser respeitado.”
      Mas Dilma venceu com a maioria dos votos!

      Mas vocês não aceitaram a vitória e estão, desde o primeiro dia, sabotando o governo de Dilma. Agora, vem defender os seus amigos, Cunhas e Temers, e demais ladrões, corruptos e hipócritas.

      • Dani Acioli permalink
        28/04/2016 12:23

        Caro Andre2110,

        Temer foi eleito com Dilma. Então também temos que manter Temer. Pois como você diz “Na Democracia é isso o que vale é deve ser respeitado.”

        E vamos manter Cunha também. Afinal de contas ele foi eleito para Presidência Camâra por nossos representantes. Ele não se auto colocou como Presidente. Foi eleito inclusive com votos do PT.

  11. Jussara permalink
    18/04/2016 8:08

    concordo com você!

  12. adenir balmant permalink
    18/04/2016 8:17

    A maior crise que se expande pelo universo é a crise entre a solidão e a comunhão. A crise da COMPANHIA. No CAMINHO DE EMAÚS o coração arde. Há um conflito humano e pessoal profundo no Brasil Armas e violências alteram e aprofundam os conflitos, revoltas e indignações. Ninguém é dois. Existem DIREITOS INALIENÁVEIS. Dilma é MULHER DA VERDADE e a Verdade liberta e dá vida pelos caminhos. De Emaús e celestiais do Reino de Deus. Lições de vida e de conhecimento ajudam viver e fazem bem ao coração.

  13. Sidnei Ribeiro de Moraes permalink
    18/04/2016 8:31

    Pergunta que não quer calar: somente os juristas contra o afastamento da presidente estão corretos, os que se manifestaram a favor do afastamento estão equivocados? Outar pergunta: somente os deputados a favor do afastamento foram infantis e são corruptos? Todos que votaram contra o afastamento foram motivados pela justiça e pela ética? Mais uma: Temer negociou cargos? E o que Lula fazia naquele hotel de luxo em Brasilia? PT entrou com mais de 50 pedidos de afastamento de presidentes desde 1992, então PT é golpista? Collor foi inocentado pelo STF, e aí? Eram todos golpistas? Na real, nenhum deles vale nada, mas cada um defende seus interesses. Frei, que Deus tenha piedade de suas atitudes, pois o senhor não sabe o que defende. Visite o SUS, veja a educação nas universidades federais, a produtividade agrícola do MST (13 anos e continuam sem terras…, mas seus líderes…), os 10 milhões de desempregados, os desvios bilionários da Petrobras, o sistema de energia: BELO MONTE (a maior agressão ao meio ambiente e populações ribeirinhas da história desse país). Tem de ser muito alienado para defender esse governo. Pior, usar o argumento de que os substitutos serão piores. Então não vamos mais prender bandidos porque os substitutos (e sempre haverá) serão piores? Paz e Bem!

  14. 18/04/2016 8:39

    Assistimos ontem a um show de horrores, onde o que imperou foram o cinismo, a hipocrisia e a mentira! Muito triste e vergonhoso, mas como dizia Darcy Ribeiro, “eu detestaria estar do lado daqueles que me venceram”

  15. Amaurih permalink
    18/04/2016 8:42

    Concordo com quase tudo, menos com não responsabilização da presidente pela situação por que o país passa. Permitir que a situação chegasse ao ponto que chegou, com todos os reflexos da má administração que resulta na recessão econômica, que pressiona a saúde, a educação, a segurança, e todos os outros setores, que por sua vez foi causado por manobras que favoreceram o mascaramento da real situação na época da campanha eleitoral, não deixa de ser considerado crime.

    • 18/04/2016 20:49

      Vc precisa aprofundar mais suas análises. Vc só sabe repetir a Globo.

      • Amaurih permalink
        23/04/2016 8:13

        Então o que eu vivencio não é a realidade, mas ilusão criada pela Globo? Quem está se iludindo? Eu não preciso de justificativas para minhas convicções, eu preciso ver o que está acontecendo ao redor. Independente do que diz a Globo, a Carta Capital, os sites pagos do PT…

  16. Rosa peres permalink
    18/04/2016 8:53

    Lucidez são para poucos. Grande Leonardo você é iluminado. Obrigado

  17. Marilva permalink
    18/04/2016 9:12

    Qual seria a saída para esse golpe articulado? Parece que o povo brasileiro não está conseguindo ver nas entrelinhas desse golpe, que os maiores beneficiários são a elite, enquanto o povo terá que trabalhar cada vez mais por um salário mínimo.
    Ouvisse nos discurso a favor do impeachment que votam por suas famílias, mas não ouvisse que votassem pelo Povo Brasileiro.

  18. Solange Maria permalink
    18/04/2016 9:17

    Como me acalma o coração ouvir palavras sensatas. Queremos falar, expressar nossa dor, nossa vergonha e o Senhor expressa e manifesta tudo aquilo que desejamos falar e fica preso em nossa garaganta. Obrigada Boff, parabéns por falar por nós.

  19. 18/04/2016 9:36

    Infelizmente o “jeitinho brasileiro” (p/ mim, a fonte da corrupção) de ser ainda é muito forte no país e mostrou ser também muito eficiente quando o que se pretende é burlar são as normas preestabelecidas. Todos sabem qual é o fundamento (crime de responsabilidade) para o impeachment (não é necessário bater mais nessa tecla), mas deram um jeito de colocar isso em um segundo (talvez até terceiro) plano.

  20. 18/04/2016 9:38

    Concordo totalmente! Vamos continuar a lutar o bom combate!

  21. 18/04/2016 9:54

    Picaretas de terno e gravata, no código penal brasileiro, o artigo é 171.

    “Ela não roubou nada, mas está sendo julgada por uma gangue de ladrões (Folha de São Paulo).” São ratos, os que tomaram o poder na mão grande.

    Evangélicos na política, vocês fazem mais mal ao evangelho que um ateu quando ofende a crença em Jesus.

  22. 18/04/2016 10:00

    Republicou isso em trabalhadoresdaemgeprone comentado:
    Picaretas de terno e gravata, no código penal brasileiro, o artigo é 171: São ratos, os que tomaram o poder na mão grande. Evangélicos maçons na política, vocês fazem mais mal ao evangelho que ateu quando ofende a crença em Jesus.

  23. Iara carvalho permalink
    18/04/2016 10:03

    Uma vergonha pra nosso país, políticos agindo como se fossem umas criancinhas mal educados.
    Adultos sem ética, respeito
    Como pode um réu vulgar inocente?
    Como pode uma boa parte da população brasileira, não querer enchergar aqules que verdadeiramente precisam serem julgados!

  24. 18/04/2016 10:05

    Bom o Sr Leonardo Boff o rito de impeachment é constitucional e pedaladas fiscais foram condenadas pelo TCU, e mesmo assim continuou fazendo..
    E vamos ao processo de impeachment pela constituição cabe a camera de deputados montar uma comissão e julgar se é procedente ou não dai vai pra votação depois da assembleia, ai vai pro senado onde se repete o rito diferença é q a camera tem q ter 2 terços dos votos pra se aceitar o processo e o senado maioria simples, e depois de no maximo 6 meses se forma outra comitiva no senado pra se julgar denovo com o presidente do STF presidindo ai sim tem q ter 2 terços pra se oficializar o impeachment ou não….
    E realmente tem q se questionar a veracidado STF não até porque sim tem um monte de processos em curso la contra deputados e não ha condenação,
    Agora falar q Dilma é honesta ai é forçação de barra até porque esta na delação q Passadina e Belo monte teve sim desvio de dinheiro pra campanha e Dilma sabia…
    E como ela fazendo parte da diretoria da petrobras não sabia das barbares q aconteciam lá? Sera q é tão inocente assim? Acho q não…

  25. marco antonio esteves permalink
    18/04/2016 10:36

    Concordo em número, gênero e grau.
    Como podem aqueles que se intitulam representantes do povo, engendrar toda esta tramoia para tomar o poder de quem foi legitimamente eleita.
    É certo que a maioria dos deputados votou pelo impedimento, por considerar que a Presidente Dilma estava fazendo a reforma política, impedindo as empresas de financiar campanhar, o que é mais do que correto, pois depois de eleito, espera-se o retorno dos valores financiados.
    Lamentável, demais.
    Estamos muito triste com tudo isto.

  26. francisco permalink
    18/04/2016 11:00

    Se vc frei interpretar as escrituras sagradas ,como interpreta a Constituição ,quem deu golpe foi vc na IGREJA

  27. Alan permalink
    18/04/2016 12:01

    Tenho grande admiração pelo senhor, grande teológo, professor e parece ser um bom homem pelas causas humanas que defende, porém enxergo muita incoerencia em seus textos políticos, por exemplo quando diz que os que foram contra o impeachment tiveram comportamento decente e argumentaram. Quem viu a votação foi testemunha de baixaria na fala de ambos os lados e de argumentos duvidosos de ambos também, sabemos que a maioria alí é acusado de corrupção, porém o que temos como regra institucional para dar seguimento ao precesso permite aos mesmos participarem, lembro o senhor que a presidente Dilma era presidente do conselho de administração da petrobras na época de vários escandalos de corrupção, muitos dos conselheiros foram julgados e condenados, a operação lava jato já provou que o LULA está envolvido nas grandes falcatruas do País, que ele, sua família e todos da sua rede intíma de amigos se locupletaram, com tudo isso o senhor insiste em dizer que essa senhora é honesta, que o PT do lula é a melhor solução para o País, so me cabe acreditar que o senhor tem na verdade é FÉ no PT, e contra a intimidade da FÉ fica muito difícil ir contra.

  28. 18/04/2016 12:13

    Caro Leonardo Boff…o que vi ontem me fez lembrar do julgamento de Joana D’Arc. Triste e deprimente. Uma vergonha para a nação.

  29. Livia permalink
    18/04/2016 12:17

    Nossa essas palavras foram as minhas ontem. Como me senti envergonhada de ser Brasileira, como pessoas q deveriam estar representando povo agiam como palhaço de circo animando uma platéia chamada Brasil. E o pior o povo parecia gosta como se estivessem se animando em um jogo de futebol. Brasil ontem andamos 40 anos para traz. Democracia é liberdade que pena que não aprendemos isso mas também n joguem quando não tiverem emprego, pão na mesa, educação para sermos iguais, saúde para parentes, respeito quando precisam de um órgão público . É povo vocês foram manipulados pegaram suas causas e usaram para beneficia los e os manterem no poder. Brasil temos q para de acreditar q tudo acaba em pizza nesse país. Queremos nossos direitos garantidos pela constituição, queremos quem roubou nosso dinheiro na cadeia, queremos levanta a cabeça e dizer tem orgulho de ser Brasileiros porque depois de ontem daquela verdade esfregada nas nossas caras, que para aqueles palhaços somos bonecos manipulados, que eles estavam rindo hoje é brindando… Tudo continua como sempre foi uma.

  30. carlos permalink
    18/04/2016 12:17

    Bem-vindo à democracia, bem-vindo à liberdade de opinião. A maioria esmagadora da população e do parlamento assim o quiseram…No mundo livre, podem cristãos, muçulmanos, ateus, comunistas e até um falso Padre….Leonardo Boff é uma vergonha de ser humano…

  31. Rosangela Maciel permalink
    18/04/2016 12:21

    Agora vamos ver a CARA do Senado e do STF!

  32. 18/04/2016 12:25

    Ontem os brasileiros foram apresentados ao circo de horrores chamado de Congresso Nacional em toda a sua crua e terrível realidade!! Mais terrível ainda quando constatamos que é um retrato fiel do Brasil que ali se reflete!!
    Muito disso se deve a retirada da cláusula de barreira que permitiu o enfraquecimento e a proliferação de partidos minúsculos, sem representatividade ideológica e política alguma, promovida pelo PT, para que ficasse mais barato corromper parlamentares em prol de seu projeto de poder! Por se sentir acima do bem e do mal em seu paraíso ideológico o PT nunca quis debater com o congresso seus projetos, mas impor suas ideias! Por isso precisava de um congresso fraco, como este que está ai!
    O PT colhe o que plantou e o Brasil nada tem a comemorar, pois tempos difíceis virão até que consigamos refazer ética e politicamente nossas instituições, destruídas pelo Lulopetismo!!
    Pelo nível dos parlamentares que votaram, dos dois lados, estão até bem representados pelo Cunha!
    Lamentável sob todos os aspectos…

  33. Valter Junior permalink
    18/04/2016 12:46

    É padre, os discursos foram vergonhosos. A bancada evangélica não tem nada de “evangélica” nela. O evangelho se perdeu há muito da boca desse povo. E essa minha afirmação não desonra em nada os protestantes, tal como o pastor Ed René Kivits, que, de fato, protestam as heresias do cristianismo. E pastores como o Ed juntamente com muitos padres honrados, tal como o padre Fábio de Melo, não se perdem na escuridão dessa falsa religiosidade que se prega em Tvs e templos vis e se espalha como praga, antes apenas se detêm no ensino do evangelho. Mas homens assim são raros. E religiosos na política, hoje em dia, são apenas uma blasfêmia contra a simplicidade dos ensinamentos de Cristo.

    Já há algum tempo eu me envergonho de dizer que sou evangélico, por causa da possibilidade das pessoas me confundirem com essa coisa podre que existe por aí, e que se auto-denomina Igreja Evangélica. Hoje, evangélico o sou, por que sigo o Evangelho, e meu irmão ou irmã é qualquer um que anda no caminho de serviço ao próximo, é simples assim.

    Um abraço.

  34. Sra. Moraes permalink
    18/04/2016 13:10

    Realmente todos os evangélicos votaram “sim”. É preocupante em todos os sentidos!!!!

  35. 18/04/2016 13:11

    Quanta mongolice.

  36. Franc Pombal permalink
    18/04/2016 13:13

    Em primeiro lugar devo situar a minha opinião. No passado, muitas vezes admirava as palavras do Sr. Boff, porém na atualidade tenho lido coisas que não concordam com o minha visão da vida e do compartilhamento do conhecimento.
    Também devo deixar claro e público que não gosto do governo feito pelo PT, tanto o do Sr. Lula e muito menos da Sra. Dilma. Não votei neles, votei em outros, por obrigação eleitoral e nunca por convicção. Porém, quando investiram presidente o Sr. Lula, achei uma boa noticia, pois como ninguém tinha sido capaz de ordenar o nosso país, deveríamos dar à esperança uma chance.

    Atendendo ao artículo e ao tema, hoje devo dar a mão e a razão ao Sr. Boff. O desconcerto e a divisão provocados pela diversão coletiva dos deputados podem deixar o Brasil outra vez paralisado e custar outra involução da nossa sociedade.
    O Sr. Lula, a Sra. Dilma e o PT como alicerce, não fizeram os principais reordenamentos estruturais que o Brasil precisa. Não fizeram um investimento ativo na educação, não reformaram o território agrário, não aniquilaram a violência ao cidadão, não construíram um sistema de infraestruturas e principalmente, não promoveram a pluralidade e a maturidade da sociedade brasileira.

    Concordo com o Senhor. Concordo com as suas palavras. Concordo que o voto midiático promovido pelos deputados era uma gaiola de grilos saltando sem lógica e principalmente sem destino. Concordo que não há esse crime ou um crime que permita expulsar violentamente a Sra. Dilma. Concordo que a mortificante imagem transmitida digitalmente ao mundo pode provocar mais desemprego, mais desordem e mais mazelas ao nosso povo.

    Agora, peço meditação a todos e tentem concordar comigo, que quando as coisas vão mal, a culpa é de todos. Tudo mundo provocou esta situação, de um lado e de outro. O PT e seus dirigentes levam anos arrastando casos de corrupção insuportável no século XXI. Os possíveis futuros substitutos da presidenta serão corruptos já no mesmo ato da imposição da faixa.

    A minha conclusão Sr. Boff, é que tal vez seja hora no Brasil de fazer lavagem. Limpar todas as nossas casas mentais de pensamentos importados e criar de uma vez por todas uma identidade brasileira, separada de ideários forasteiros que não funcionam no nosso clima e que não permite a miscigenação com o nosso território.

    E, para fazer isso é necessário que saiam todos, os que estão e os que querem estar.

  37. Elizabeth Rangel Pinheiro permalink
    18/04/2016 13:37

    Muito obrigada por essa síntese precisa, que eu gostaria de fazer mas não seria capaz!

  38. Gustavo Santos permalink
    18/04/2016 13:44

    E boa parte da culpa é do PT que sujou a esquerda com a sua falta de moral e roubalheira desenfreada, poderiam ter se desvinculado dos corruptos do partido mas quando isso ainda era possível, infelizmente, não o fizeram. Eu sinceramente lamento.

  39. andre2110 permalink
    18/04/2016 14:11

    Irmão Leonardo,
    parabéns pelo belo texto, simples e claro, todos o entenderão muito bem.

    O que me estranha, em todo este processo de desconstrução de uma nação que vinha se tornando mais independente e menos diferente, é a forma como nossos irmãos e amigos da classe média (que tiveram acesso a tudo do bom e do melhor, durante toda sua vida; que foram formados nos melhores colégios – nos Maristas, nos Catarinenses, nos Salesianos, entre tantos outros bons colégios cristãos), se posicionaram (tão ardorosamente do lado dos golpistas).

    Tenho vários amigos, todos ilustres cidadãos, muito bem alimentados, muito bem vestidos, muito bem formados, com casas no campo, na cidade e nas praias, praticamente todos unidos contra o projeto de inclusão social; Nenhum se atém ou se preocupa com “detalhes” como “a constituição”, “o estado de direito”, “a lei”, “o respeito ao voto”, “a condução por Cunha/Temer” um novo tipo de judas, e a omissão do judiciário – nosso eterno Pilatos – a garantir, unicamente, os interesses do imperador maior – o deus dinheiro.

    É o vale tudo “contra a corrupção”, pela “família” e por “deus”, um Deus minúsculo, reduzido, escarnecido e cuspido por todos os que o profanaram.

    Estes ilustres cidadãos da classe média, muitos a postar imagens de nossa senhora e do bom menino Jesus, estão a festejar; tiraram Dilma para colocar um mordomo, alguém que venha lhes servir, em bandeja de prata, a cabeça dos “líderes revolucionários”, dos “comunistas”, dos “lgbts”, dos “ecologistas”, e o principal o retorno dos pobres, dos negros e índios a senzala. O retorno a humilhação diária de ter de andar de cabeça baixa, buscando, aqui e ali, migalhas para seu sustento e de suas famílias.

    Veio-me, num piscar de olhos, a imagem do Cristo a distribuir, com alegria e generosidade, o pão e o peixe; abro os olhos e vejo que nossa classe média, como os fariseus, não aceitam a verdade do Cristo!

  40. 18/04/2016 14:24

    Obrigada Leonardo Boff, pelas sábias e proféticas visão crítica desse acontecimento vergonhoso e lamentável.

  41. Marissol Castello Branco permalink
    18/04/2016 14:54

    O cenário da votação de ontem foi repugnante. Como os brasileiros puderam eleger tantos oportunistas ao mesmo tempo? Eu anotei o nome de cada um. A reeleição deles a partir de agora ficará mais difícil, eles ficaram marcados como golpistas. Alguns deles disseram ser contra o Cunha mas, votaram a favor do relatório. Eu acredito na sabedoria das leis divinas e sua justiça chega no momento certo.

  42. JOSÉ CARLOS GONÇALVES permalink
    18/04/2016 14:58

    CONCORDO COM O PROFESSOR BOFF. QUE VERGONHA. BANDIDO PRESINDINDO SEÇÃO, COM UM MONTE DE COBAIAS.

  43. pablo roniery permalink
    18/04/2016 16:58

    É boff, o pt tinha q ter largado a febraban a globo e ter feito bases em conselhos regionais. Deu dinheiro prA globo pro pmdb pro pp pro pdf, deu no que deu. Tinha q ter dado pro povo. Sou militante desde os 16. Mas esse pt tem q mudar. Quem colocou o lula la foi eu. Ele tem q me respeitar. Reforma no pt nacional, fora os filhos do lula e seus amigos, pq se nao o lula nao vai passadmr d um futuro deputado com o passado sujo. Lula sou seu eleito fiii mas humildade e responsabilidade agora

  44. Ademir permalink
    18/04/2016 18:29

    Falar que os que disseta não ao impeachment e se fazer de cego. Houve exageros de ambos os lados. Tem te faltado bom senso Boff.

  45. 18/04/2016 18:57

    Republicou isso em luveredase comentado:
    Precisamos questionar a responsabilidade do Supremo Tribunal Federal por ter permitido esse ato que nos envergonhou nacional e internacionalmente a ponto de o New York Times de 15 de abril escrever: “Ela não roubou nada, mas está sendo julgada por uma quadrilha de ladrões”. Que interesse secreto alimenta a Suprema Corte face a tão escandalosa omissão? Recusamos a idéia de que esteja participando de alguma conspiração.

    Ocorreu na declaração de voto algo absolutamente desviante. Tratava-se de julgar se a presidenta havia cometido um crime de irresponsabilidade fiscal junto a outros manejos administrativos das finanças, base jurídica para um processo político de impedimento que implica destituir a presidenta de seu cargo, conseguido pelo voto popular majoritário. Grande parte dos deputados sequer se referiu a essa base jurídica, as famosas pedaladas fiscais etc. Ao invés de se ater juridicamente ao eventual crime, deram asas à politização da insatisfação generalizada que corre pela sociedade em razão da crise econômica, do desemprego e da corrupção na Petrobrás. Essa insatisfação pode representar um erro político da presidenta mas não configura um crime.

    Como num ritornello, a grande maioria se concentrou na corrupção e nos efeitos negativos da crise. Apostrofaram hipocritamente o governo de corrupto quando sabemos que um grande número de deputados está indiciado em crimes de corrupção. Boa parte deles se elegeu com dinheiro da corrupção política, sustentada pelas empresas. Generalizando, com honrosas exceções, os deputados não representam os interesses coletivos mas aqueles das empresas que lhes financiaram as campanhas.

  46. Diogo permalink
    18/04/2016 19:04

    Quanto mimimi!!!
    Política é a arte de ocupar espaços!
    Por que vocês não param com esse choro e começam a fazer política? Por que não começam a atuar na política? Vocês ficam aí de mimimi escrevendo esses artigos que não levam a nada, enquanto outros estão lá ocupando os seus espaços, sabe-se lá com quais intenções, mas estão lá! E não escrevendo baboseiras em um blog! É simples assim, desde que o mundo é mundo!

    • 22/04/2016 19:30

      Diogo, vc está meio fora do mundo. Participei de um sem número de manifestações pelos pais afora, geralmente abrindo os debates, seja com os intelectuais,engenheiros, camponeses, em praça publica como no bairro em Larangeiras no Rio. Só depois escrevo que é uma forma de luta. E vc faz o que? Só reclama? lboff

  47. 18/04/2016 21:13

    Realmente a Câmara Federal demonstrou um comportamento inaceitável para o momento político que estávamos vivendo. Achei muito própria sua afirmação de que “o comportamento dos parlamentares nos três dias em que discutiram a admissibilidade do impedimento da presidenta Dilma Rousseff parecia-nos ver criançolas se divertindo num jardim da infância. Gritarias por todo canto. Coros recitando seus mantras contra ou a favor do impedimento. ” Desde o início incomodou-me muito esse comportamento imaturo dos parlamentares, que se mostraram totalmente inadequados ao posto que ocupam, incapazes de proferir um voto sem falar mais uma vez (todos já haviam discursado exaustivamente nos dias anteriores) não mais do que bobagens, oferecendo o voto a esposas, filhos, netos, e até “Pela paz de Jerusalém”. E o Brasil? Precisamos de um novo parlamento, mais maduro e menos exibicionista.Vamos ver se o próximo governo mostrará forças para uma reforma política de verdade,

  48. Ivan alves permalink
    18/04/2016 22:04

    Resumindo tudo o que lí aqui,dos contra ou a favor, deprende-se claramente que política é um coisa sórdida, imunda, nojenta, composta por àqueles que se prestam para enganar, mentir descaradamente perante a sociedade, locupletar-se com os altos salarios e benefícios dos cargos e as mordomias que lhes proporcionam.
    Como cidadão brasileiro, repudio tudo o que tenho presenciado no quadro político, onde homens sem escrúpulos pretendem conduzir os destinos da nação brasileira.

  49. 18/04/2016 22:27

    Republicou isso em Não ao Golpe2.

  50. 18/04/2016 23:22

    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou

    Eles ficaram ofendidos com a afirmação
    Que reflete na verdade o sentimento da nação
    É lobby, é conchavo, é propina e jeton
    Variações do mesmo tema sem sair do tom
    Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei
    Uma cidade que fabrica sua própria lei
    Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia
    Se essa palhaçada fosse na Cinelândia
    Ia juntar muita gente pra pegar na saída

    Pra fazer justiça uma vez na vida
    Eu me vali deste discurso panfletário
    Mas a minha burrice faz aniversário
    Ao permitir que num país como o Brasil
    Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado
    Por um par se sapatos, um saco de farinha
    A nossa imensa massa de iletrados
    Parabéns, coronéis, vocês venceram outra vez
    O congresso continua a serviço de vocês
    Papai, quando eu crescer, eu quero ser oposição
    Pra roubar, renunciar, voltar na próxima eleição
    Se eu fosse dizer nomes, não caberia na canção
    Cunha, Temer, Aécio, Bolsonaro, tem muitos na facção
    De exemplo em exemplo aprendemos a lição
    Ladrão que ajuda ladrão ainda recebe concessão
    De rádio FM e de televisão
    Rádio FM e televisão

    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor

  51. Luiz Neto permalink
    19/04/2016 1:21

    Esse Leonardo Boff envergonha qualquer cristão ao defender uma comunista que é Dilma Rousseff. O comunismo e o socialismo são condenados pela Igreja Católica e as leis do Vaticano orientam que qualquer pessoa que defende esse sistema, ou mesmo político que defenda esse sistema, seja automaticamente excomungado.
    E Dilma, além de ser uma socialista/comunista é uma grande corrupta, incompetente, considerada pela mídia internacional como A PIOR PRESIDENTE DO MUNDO! e ainda é defensora dos islâmicos (religião que mata milhares de cristãos em vários países e propõe a morte deles em seu próprio livro o Alcorão) incentivando a vinda deles para o nosso país e que a Polícia Federal já detectou milicianos do Estado Islâmico transitando livremente por aqui. E esse sujeito chamado Leonardo Boff ainda vem defender essa mulher. Só pode ser um anti-cristão para adotar tal posicionamento típico de traidor.

    • 22/04/2016 19:27

      Meu irmão, vc está uns 40 anos atrasado. O papa tirou essa dita excomunhão. Depois com o prefeito comunista de Roma havia com o Papa a maior amizade porque ele via que trabalhava para o bem comum.

  52. Hemerson permalink
    19/04/2016 1:50

    Entre pró e contra, a votação foi abominável, próximo de uma orgia macabra.

  53. João Resende permalink
    19/04/2016 4:45

    Preocupante a constatação de que, mais ainda do que a TV Globo, as religiões pentecostais -inclusive os católicos carismáticos- e seus canais, são na verdade o Terceiro Poder. Isso sem falar na Rede Record, daquele bispo sinistro. Quem financiou a campanha desses infelizes? Advinha…

  54. André Lacerda permalink
    19/04/2016 6:44

    Um monte de deputados justificando seus votos em nome de seus próprios filhos e deuses particulares me levam a crer que a visão dos parlamentares, em sua grande maioria, é muita curta, pois só enxergam e valorizam o que está próximo e que acreditam serem seus. Para eles, os filhos dos desconhecidos não importam e o Deus-Pai-de-Todos, efetivamente, não existe, sendo seus irmãos somente aqueles de seus clãs. Não chega a ser uma cegueira, mas uma profunda miopia do coração, que faz mal a eles, que faz mal a nós. Quanto ao Judiciário, Pilatos não é uma figura de retórica.

  55. Elaine Rodrigues permalink
    19/04/2016 8:40

    Com todo respeito Leonardo…discordo em parte do seu pensamento. Faço parte dessa massa de classe…seja ela média ou baixa…Não importa….sou brasileira, e acredito que muitos brasileiros sem voz assistiu aquela episódio da história não como figurantes e sim como protagonistas….basta dar uma olhada nas ruas do meu Brasil pra enxergar q há mto deixamos de ser figurantes. ..o fato da presidenta Dilma sair apenas por ter sido por algumas pedaladas….Não….NÃO…lêdo engano Sr. Leonardodo….Não foram apenas por algumas pedaladas…e nós sabemos q todos os Presidentes fazem isso. Ela está saindo por fazer parte de uma quadrilha que aniquilou e quase afundou uma das maiores empresas que o Brasil possui…ela deixou tantos brasileiros desempregados. …o poder de compra tá absurdo…esta mulher q não cometu crime algum….no meu ver….cometeu sim….crime de omissão e incompetência. …se pro Sr. Não basta Constitucionalmente….pelo menos se alegre por existir so menos um motivo. Se Renan está lá e Cunha e até mesmo o Aécio estão ainda sentados numa cadeira representativa do nosso governo…é porque o nosso governo é montado por elementos destes naipes infelizmente….e sabe quem monta grande parte dos ministros e seus predidentes dos tribunais? O Presidente eleito pelo povo…..este sim é responsável pela condução do nosso País. …com todo respeito. ..Ela entrou na Presidência através de uma montagem …. e criou seu próprio governo….governo este que agora está tentando derrubá-la….para quê? Pra ajudar a limpar a casa? Não. ..mas nós sabemos disso….a casa não vai estar limpa….enquanto todos indicsdos pela quadrilha da Dilma e do Lula estiver lá. …mas também acreditamos que os Tucanos não será diferente…É outra quadrilha q vamos tirar….Agora as pedalada s da Presidenta realmente não configira um crime tão mostruoso a ponto de perder o cargo….mas seus atos no decorrer de sua gestão e se sua candidatura foi financiada com o dinheiro sujo da corrupção de uma empresa Pública. …pra mim é mais do que suficiente as pequenas pedaladas…..

  56. 19/04/2016 9:36

    Na Itália 1 ano após a mãos limpas foi feito um referendo que confirmou o fim da doação de campanha. Enquanto houver este câncer do “investimento com retorno a médio prazo” que são as doações, vai permanecer isso que vimos Domício passado.

  57. Elaine Rodrigues permalink
    19/04/2016 12:22

    Infelizmente discordo em parte com a sua opinião. …o povo há deixou de ser figurante….hoje o povo é e continua como protagonista….e não pense que o povo não tenha memória ou são ingênuos. …muito pelo contrário. ..prova disso é ela estar saindo….ela não está saindo porque deu algumas pedaladas nas finanças. …ela está saindo por vários atos de conivência. ..omissão e eleita com dinheiro desta corrupção q a estava mantendo no governo. Na verdade…o fato de não existir ainda qualquer fato criminoso q legitime o afastamento. …simplesmente pq no governo realmente existe uma metástase de um câncer q tá longe de ser curado. …Mas…o q aconteceu no domingo foi o começo de muitos q irão preceder….Então Sr. Leonardo….se ela foi foi eleita pelo povo….foi pq o povo acreditou….infelizmente somos movido por paixão. ..e é esta paixão q movimenta esta grande nação. .. e se ainda existe Renan…e Cunha….foi pq existe ainda Dilmas e Lulas q favorecem elementos deste tipo no governo…cada vez q assisto mais notícias sobre a dilapidaçao de uma das maiores empresa públicas do Brasil….mais e mais me sinto enojada de ver estes tipos sentados numas das cadeiras da nossa administração pública. Então. ..sr. Leonardo…perdoe-me pela minha ignorância política … mas se a omissão… a conivência e a irresponsabilidade não foi suficiente pars tirá-la do poder….Então. ..dê uma olhadinha no resultado da gestão do PT….se isso não for suficiente. …só lamento por vc….mas acredito ainda neste povo brasileiro q não é e nunca foi figurante.

  58. André Lacerda permalink
    19/04/2016 12:29

    No post anterior, escrevi algumas coisas mas esqueci de um detalhe fundamental, que é o atropelamento da democracia. Se para nós que votamos na Dilma (a bem da verdade, eu votei nela somente no segundo turno, por conta daquele adversário medíocre) o que houve foi um golpe, não há mais razões para elegermos ninguém. Daqui pra frente, eu voto nulo em todas as eleições!!! Muda alguma coisa? Não e sim. Não muda o time de escroques, mas esvazia a legitimidade do processo. É abandonar um campo que só temos a perder, e eu não quero mais validar esse circo de horrores. E as instituições? Ora, faliram, por falta de um mínimo de senso de coletividade e humanismo, razões de suas existências. E o exemplo clássico fica por conta da homenagem, em cadeia nacional, de um deputado federal a um notório torturador.

  59. 19/04/2016 16:37

    Discordo. ….Dilma tinha q sair….Já q fora omissa….conivente e irresponsável financeiramente….

    • 22/04/2016 19:17

      Isso se faz com uma eleição e não rasgando a constituição. Fora dela e sem ela é golpe.

    • andre2110 permalink
      22/04/2016 21:37

      Querida Elaine Rodrigues,

      Dilma não foi omissa, trabalhou e trabalha, arduamente, sem nunca ter sido omissa.
      Dilma não é conivente, nem com a corrupção nem com o malfeito, é por ter ajudado a criar a CGU, por ter assinado leis corajosas – como a delação premiada – que estão permitindo o combate a corrupção, que Dilma esta sendo tão atacada pelos deputados ladrões.
      Dilma nunca foi irresponsável financeiramente, todos os países tem deficit ocasionais, e as tais pedaladas nada mais foram do que empréstimos para poder pagar ajuda a quem precisa, ajuda aos necessitados, aos pobres. Lembra, teve um homem, a uns 2000 anos, que nos ensinou a ajudar o próximo, os pobres, as prostitutas. Seu comentário foi simplista, raso, típico de homens machistas, como mulher, deveria articular melhor seu pensamento e posições, e deveria, certamente, respeitar a mulher Dilma Roussef.

  60. 19/04/2016 19:03

    Republicou isso em Paulosisinno's Bloge comentado:
    Um golpe parlamentar e a volta reacionária da religião, da família, de Deus e contra a corrupção – Leonardo Boff

  61. artur gomes permalink
    19/04/2016 20:29

    DEUS fará a defesa do contraditório a aqueles que usaram seu nome em vão.

  62. Lúcia permalink
    21/04/2016 9:24

    Perfeito Leonardo, ridículo nossos representantes que não nos representam. Aliás, não podiam mesmo nos representar, já que foram eleitos com restos de votos…
    Pra mim, foi um grande espetáculo de adultos infantlizados e mal amados, além dos interesses exclusos, no fundo eu ouvia uma birra, como se dissesem:
    “Eu quero essa presidenta, porque não gosto dela, e pronto!
    Inacreditável, mas, a realidade bateu na porta, o que o homem é capaz de fazer pelo poder… Sinto vergonha e indignação pelo que estamos vivendo 😞!
    Um grande abraço!
    Lúcia

  63. Matheus permalink
    28/04/2016 1:53

    Cada vez, mais que leio suas postagens vejo o quão cego pode chegar uma pessoal, para essa falsa esquerda criada pelo PT, na qual as suas “alianças” só são necessárias quando são do seu interesse, vamos aos fatos: primeiramente quando elegemos Dilma, automaticamente votamos em Temer ou o sr não viu a foto do vice da sua amada presidenta, quando o sr votou nela? Eduardo Cunha até agosto do ano passado era fiel aliado do governo Dilma, exemplo disso é sua entrevista para o programa roda viva, agora como conduziu o processo de impeachment virou o pior cidadão do mundo, não que ele não seja, pois na minha opinião só um cidadão desse tipo, para poder encarar Lula e cia, visto serem da mesma índole. Nunca vi um “golpe” na qual é conduzido e regimentado pelo STF, na qual oito dos onze ministro que lá estão, foram indicados pelo PT, o mesmo STF que colocou cunha como réu, na qual o sr cita em seu texto. Outro fator que mostra a contradição petista é ao mesmo tempo que criticam Cunha e Temer, o seu amado líder Lula vai em busca de Renan e Jader para tentar reverter no senado, entretanto ainda não vi o sr ou algum defensor do governo criticar os dois últimos “ilustres” políticos citados, porém imagino ou melhor tenho certeza, que após o afastamento da presidenta, vocês iram critica-los, logo vemos o duplo padrão que o PT trata as situações. O impeachment quando foi com Collor foi considerado democracia pois o tal governo tinha 15% de apelo popular, entretanto o atual governo tem 9% mas na sua visão é “golpe”.
    O sr e seus amigos tem que ter a visão critica, que o processo atual é um processo legitimo, na qual consta na constituição, na qual o próprio ex-ministro da fazendo Joaquim Levy, já havia admitido irregularidade fiscal e o STF confirmou, entretanto se Cunha e seus aliado são pessoas capacitados para julgar, isso é outro aspecto, porém acho que um governo que não possui nem 1/3 da Câmara, como terá força para governar um país?
    Por fim, encerro dizendo que tudo isso é fruto do PT e esquerda criada por Lula, um cidadão sem índole alguma, que só visa o poder, na qual na busca pelo mesmo se alia aos piores cidadães do país, se bem que agora eu veja que na verdade o próprio Lula deva ser o pior cidadão, o sr demonstra tanta imparcialidade e falta de visão critica que acha normal a nomeação de Lula a casa civil com o único intuito de ter o foro privilegiado do STF, na qual indicou mais da metade, que agora é tratado como golpistas por vocês, por terem dando o rito do impeachment, por que o sr não comenta os áudios divulgados do seu amado amigo Lula? ou o sr concordo com tal atitude?
    Desta forma, se o sr se diz um homem de esquerda e socialista, se alie com aqueles poucos que ainda tem essa visão, de uma esquerda que seja critica que não se vende em alianças politicas, como exemplo o senador Cristovam Buarque, o ex-candidato a presidência Eduardo Jorge, na qual ambos foram do PT e saíram devido esses escândalos de mensalão, petrolão e fazem a verdadeira esquerda, em que criticam as medidas neoliberais, mas tem a capacidade de reconhecer uma medida que não seja da sua ala esquerdista, mas irá beneficiar ao povo, porém o sr com sua visão pequena deve acha-los “golpistas” por serem a favor do impeachment.

    Lamento por um dia ser um grande admirador seu e ter lido seus livros, na qual via que acima de tudo o sr tinha um visão critica do certo e errado, na qual vejo que perdeu totalmente.

  64. INÊS MASSA DE SOUZA DE DEUS permalink
    10/05/2016 16:01

    Leonardo Boff, sigo sempre seus comentários e o respeito muito. Penso que o erro de Lula Não foi somente mudar o projeto. Foi sua conduta. Ele jogou por água toda nossa esperança. Agora vai ser mais difícil. Sempre pergunto e não tenho respostas. Porque ele teria que estar metido com empreiteiros? porque os tesoureiros do PT estão todos sendo condenados por estrondosas propinas? Porque o Lula não fez diferente. Parece até que lutou contra os TRABALHADORES. Porquê nós, que sempre votamos nele, não temos respostas ou explicações dele para estes fatos. Os projetos sociais foram excelentes. E, não falo só do bolsa família. O mais médicos e o Prouni foram demais. Mas as suas consultorias??? renderam muito…. e as trapaças dos seus filhos, e a sua linguagem vulgar em relação ao povo. Ele foi o presidente que mais teve respaldo para fazer uma reforma tributária, e, não fez. O desfecho foi pior para os próprios pobres e, principalmente para os trabalhadores. Se, tivesse feito uma gestão séria, nós brasileiros estávamos do lado dele, doesse a quem doesse. Mas que decepção! e a Dilma.. teve um governo autoritário e equivocado que só a levou ao caos. E os tesoureiros do PT??? E a gestão da Dilma na Petrobrás, nossa Petrobras… A honestidade deveria estar acima de tudo. Nós estávamos do lado deles. Mas, não foram honestos e, pior, não nos explicam isso. Nunca falam disso claramente. Só mentem. Acho que o PT se foi… Ainda bem que ideologia fica e vamos ver quem agora vai ter credibilidade para nos fazer acreditar nela novamente. É um desabafo!!!!

    • andre2110 permalink
      12/05/2016 11:01

      Bom dia Inês!
      Creio que a sua análise é parcialmente correta.
      O erro é acreditar que é possível mudar tudo ao mesmo tempo!
      A luta dos partidos de esquerda, incluindo o PT e o Lula é uma luta de longo prazo, não se muda a prática política do dia para noite, isto é o que desejamos, mas é uma ingenuidade.
      Creio que os governos do PT ficarão para a história, creio que o partido vai se atualizar;
      Se lembrar, foi Lula/Dilma e o PT que lançaram e colocaram em prática diversas leis de combate a corrupção, foram elas que viabilizaram a lava-jato e todas estas delações e investigações. Também foram os partidos de esquerda que se mobilizaram para aprovar o fim do financiamento privado das campanhas – raiz de todo problema!
      E se comparar a vida das pessoas hoje com 14 anos atrás verás que melhorou muito para praticamente todo mundo, principalmente para os mais pobres e no que é mais importante – dignidade e direitos básicos.
      Lembre que dentro de nossas igrejas cristãs também estamos evoluindo, melhorando, o Papa Francisco esta repetindo os passos do Cristo, transformando nossa igreja numa igreja que acolhe, que recebe, que inclui os oprimidos, as prostitutas, os viciados, os gays e lésbicas, enfim, uma igreja Realmente Cristã é aquele que pratica o que Jesus praticou.
      Já se passaram 2000 mil anos e ainda temos muito o que evoluir!
      Nosso mestre, Leonardo Boff, é um sábio que conseguiu antever todas estas coisas e nos escreveu belos livros. Tem nos ensinado a todos com seu exemplo; e tem feito algo que poucos pensadores/filósofos fazem, que é se expor, se arriscar a não agradar a todos para defender os ideais em que acredita, que para mim são os verdadeiros ideais Cristãos.
      Fica com Deus, tenha um pouco mais de paciência e fé.

      • IN~ES MASSA DE SOUZA DE DEUS permalink
        31/05/2016 15:50

        André, você não respondeu a minha pergunta novamente: porque um homem público, presidente, tinha que estar metido com empreiteiros, com Bumlai, com SARNEI, e outros corruptos, e porque os tesoureiros do PT estão presos? e, porque acabam com a nossa Petrobras? é isso que perguntei. Sobre a luta do PT, sempre acompanhei e mais, acreditAVA.

  65. 07/09/2016 23:52

    Tantas palavras de baixo nível…nãoo se ofenda Leonardo Boff.!
    Obrigada por suas palavras
    Sigamos ..

    • Lucas S. A. Castro permalink
      09/09/2016 10:00

      Precisará de esforço, porquanto a esquerda modernista se offende facìllimamente.

Trackbacks

  1. A volta reacionária de Deus e da família | O Selvagem
  2. crise política no Brasil - marxismo21marxismo21

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: