Skip to content

Qual a saída política? Frei Betto

11/05/2016

Frei Betto é um arguto analista das situações políticas vistas a partir das bases, dos movimentos sociais com os quais trabalha além de ser um bom conhecedor dos meandros da políitca partidária com suas negociatas e  jogos de interesses excusos. Este artigo nos situa bem no atual momento crítico pelo qual passa a sociedade brasileira. Daí a sua publicação nesse blog. Lboff

***************************

A deposição de Dilma me cheira a golpe parlamentar, à semelhança do que ocorreu em Honduras e no Paraguai. O governo dela, neste início do segundo mandato, não corresponde ao êxito alcançado no primeiro. Contudo, foi democraticamente eleito e eu, que o critico, não cedo ao oportunismo que se empenha em quebrar os limites entre oposição e deposição.

Aceitar que antipatia e fracasso administrativo devam ter mais peso que princípios constitucionais é admitir o retrocesso, e jogar o Brasil e a América Latina na cartografia das “repúblicas de bananas”, tão em voga no continente na primeira metade do século XX.

Meu desconforto é óbvio. Não vejo saída para a emancipação brasileira dentro de nossa atual institucionalidade política. Eleições gerais? Seria uma boa medida se um Tiririca não pudesse alçar ao parlamento figuras que se valem da distorção do quociente eleitoral sem sequer terem contado com os votos da própria família!

E, entre tantos candidatos, quem encarna um programa consistente de reformas estruturais? Vale trocar o seis por meia dúzia?

Tivesse o PT valorizado, ao longo dos últimos 13 anos, as lideranças populares de esquerda, hoje teríamos um Congresso progressista e com muito menos figuras ridículas. No entanto, preferiu alianças não confiáveis das quais agora é vítima.

As forças políticas progressistas precisam se redefinir no Brasil. Estabelecer um programa mínimo de libertação nacional, sem o que continuaremos reféns dessa política de efeitos, e não da política capaz de alterar as causas das anomalias nacionais.

É preciso romper o ciclo viciado da política de resultados e redefinir uma política de princípios capaz de mirar além das urnas, do neoliberalismo e dessa fase histórica do capitalismo.

Se a esquerda brasileira não resgatar a utopia libertária, nosso horizonte ficará limitado a este ou aquele candidato, num círculo dantesco de êxitos e decepções, avanços e recuos.

A idade adulta de democracia tem nome: socialismo. Mas de tal maneira o inimigo esconjura tal nome, que temos medo de pronunciá-lo. Ainda não nos recuperamos da queda do Muro de Berlim. Coramos de vergonha frente ao capitalismo de Estado adotado pela China e o hermetismo idólatra da Coreia do Norte.

Ora, não se trata de suportar o peso da culpa de tantos erros cometidos pelo socialismo, embora a América Latina abrigue a única experiência vitoriosa, Cuba. Trata-se de dissecar a verdadeira face do capitalismo repleta de atrocidades, misérias, exploração neocolonial, guerras e degradação ambiental.

Qual é o “outro mundo possível”? Onde estará a senda do “bem viver”? O caminho se faz ao caminhar. E uma certeza eu guardo: fora do mundo dos pobres e de seu protagonismo político os progressistas sempre correrão o risco de segurar o violino com a esquerda e tocá-lo com a direita.

Frei Betto é escritor, autor de “Reinventar a vida” (Vozes), entre outros livros.

21 Comentários leave one →
  1. Amaurih permalink
    11/05/2016 7:28

    Acho complicada situação da política, ter que escolher entre o que é considerado como “a idade adulta da democracia que tem nome: socialismo”, que temo como “única experiência vitoriosa, Cuba”… Isso se não soubéssemos que para se implantar o regime teve que matar todos os que poderiam ter qualquer pensamento diferente, sendo que os que ficaram não podem se manifestar pelo risco de serem condenados por traição… Que coisa. O radicalismo anda de mãos dadas com a intolerância, e o caminho do meio não encontra horizontes dada a miopia dos militantes dos dois lados. Só existem dois lados?

    • Wilson Fernandes Lobo Filho permalink
      11/06/2016 13:38

      Isso se não soubéssemos que para se implantar o regime teve que matar todos os que poderiam ter qualquer pensamento diferente, É Amaurih, és um grande ignorante de nossa história que nunca ocorreu esse fato, mas somente acordos e acordos para livrar a classe dominante, que por má formação intelectual de sua parte, e conservador nada revolucionário esbraveja contra o radicalismo. E radical temos que ser, como as próprias sagradas escrituras diz,:”Quente ou Quente, Frio ou Frio, porque o morno a gente vomita. E tu ao defender uma pascifismo revela-se um mormo

      • Amaurih permalink
        14/06/2016 7:30

        Me preocupa muito essa sua interpretação das Escrituras, aliado ao desejo de me convencer de que não houve o fato de se precisar matar para implantar a revolução, a Revolução Cubana não representa isso, dentre outras manifestações da ignorância humana? Quanto à sua interpretação das Escrituras, quer dizer que quem tenha ideias pacifistas são considerados mornos? Assim os integrantes do Isis são quentes, os intolerantes são quentes, os ignorantes são quentes, então prefiro ser morno, nessa sua concepção e me preocupo se Leonardo Boff é adepto da sua forma de pensar…

  2. Eliana Almeida permalink
    11/05/2016 8:07

    Concordo em parte com suas colocações . Infelizmente este golpe é fruto da corrupção que foi implantadabno país. É algo novo? Certamente não mas, não esperava que o PT fosse se igualar a todos os outros partidos. Cada um pensando em si é fazer riqueza. O poder subiu a cabeça de todos, sem exceção.

  3. 11/05/2016 9:48

    A alma é amante das coisas simples: correto é ouvi com o olhar de dentro!

  4. 11/05/2016 10:09

    A experiência “vitoriosa” de Cuba tem muitas ressalvas… Bom que se frise.

  5. Jayme Mello permalink
    11/05/2016 10:13

    Frei Beto, vc é extraordinariamente lúcido – mais uma vez, parabéns !

  6. Maria Beatriz permalink
    11/05/2016 11:39

    Frei Betto e Leonardo Bof! Pelos pobres!!! pelos pobres ao lado de que vcs sempre disseram estar! Venham do lado de cá e vejam que PARTIDO foi dos trabalhadores até hoje. isso que vcs SONHARAm, o que eu SONHEI, não existiu. Dilma aliás não era do PT. O PT nunc a foi dos rabalhadores, nunca foi socialista enquanto esteve e está no PODER. Acordem! Pisem na TERRA, com pés descalços como nós aqui… Cad~e a reforma agrária? Quando foi mesmo que o PT foi socialista e não esteve ao lado dos banqueiros e capitalistas? Não entendo mais a língua de vcs…😦 e ainda fala ” UM TIRIRICA?” Oras bolas!!!

    • 11/05/2016 20:25

      Maria Beatriz, fale com um dos 40 milhões que sairam da fome e dos outros milhares e milhares que receberam luz em casa.Bem disse uma da favela que pode cursar a universidade- “quando uma filha da senzala se forma médica como eu, a Casa Grande surta”. Talvez isso a faça pensar..

  7. Pe. Cláudio permalink
    11/05/2016 13:21

    “…embora a América Latina abrigue a única experiência vitoriosa, Cuba”.
    O regime Castro e a realidade de pobreza presente em Cuba podem ser considerados como experiência vitoriosa?

  8. 11/05/2016 13:34

    Republicou isso em Paulosisinno's Bloge comentado:
    Compartilhando com Leonardo Boff: Frei Betto é um arguto analista das situações políticas vistas a partir das bases, dos movimentos sociais com os quais trabalha além de ser um bom conhecedor dos meandros da políitca partidária com suas negociatas e jogos de interesses excusos. Este artigo nos situa bem no atual momento crítico pelo qual passa a sociedade brasileira. Daí a sua publicação nesse blog.

    • 11/05/2016 22:39

      Nao se por que atacan tanto a Cuba. Esquecendo da guerra que Usa impos. Aos cubanos, nossa hipocresia prefere os millares de motos de fome em ahiti, Ou o bexame sofrido em porto rico pelo povo, as mortes os estupros todo como apoio. De USA, AGORA PREFERIMOS ENTREGAR BRASIL A USA. Damos todo incluso a moral, nao gostamos. De izquierda, so gostamos de salario, 13, ferias, auxilio moradia, cesta básica, 8 hs de trabalho, so gostamos das conquistas do socialismo, nao da luta, tambén nao gosto. De guerra , más me recuso a aceitar que se pretenda inocentar o capitalismo selvagem, que mata todos os días miles de homes, e mantén. A corrupçao no mundo

  9. Hélio dos Santos permalink
    11/05/2016 21:01

    Leonardo Boff e Frei Beto, sempre trazendo artigos de suma importância em favor dos mais necessitados e dos excluídos do nosso País. Homens entendedores da realidade brasileira ou seja de quem mais precisa; eles podem falar com segurança e trazer as reais situações de mudança em benefício do povo. Homens admiráveis que tem sensibilidade e sabem de fato o anseio do povo e os caminhos de melhoria desse povo. Seria muito bom se na política brasileira surgissem homens assim, que deixassem seus próprios interesses e acordões, visando o que melhor se beneficiam. essa é a cara de grande parte de nossos representantes políticos, infelizmente, e esses não têm o mínimo interesses de mudar essa história.
    Hoje 11/05/2016, acabamos de presenciar uma realidade histórica não tão agradável ao olhar de quem mais necessita nesse país, nosso lindo Brasil. Esperamos que vem dias melhores.

  10. Miranda permalink
    11/05/2016 23:56

    Os primeiros cristãos foram socialistas e o próprio Jesus de Nazaré pregou até a morte na cruz que o mundo somente seria feliz quando todos soubessem repartir. Cuba é uma experiência vitoriosa não pelo olhar daqueles que insistem em ter e acumular. Cuba só é uma experiência vitoriosa para os que olham o mundo com solidariedade. Não é defesa do castrismo, mas defesa de um povo humano e solidário, bem diferente dos outros latinos que insistem em defender um capitalismo genocida. Parabéns Frei Betto e Leonardo Boff pela cosmovisão contextualizada com as dores e as alegrias dessa nossa gente humilde. Obrigado pela fidelidade ao projeto de um novo mundo!

    • 12/05/2016 0:23

      Parabens Miranda
      Vc é um dos poucos que analisa com olhos sem preconceito a realidade de Cuba. A maioria segue a maledicencia difundida pela midia capitalista que não quer que de modo nenhum o socialismo possa se realizar no mundo e que o único caminho é o capitalismo, o mais anti-cristão e anti-vida que existe porque se funda da exploração dos outros e da Mãe Terra. Qem for a Cuba não encontrará em toda ilha uma única favela,coisa que aqui circundam todas as nossas cidades.A qualidade de vida de lá é muito melhor do que aqui. Não adianta dizer, pois ninguem acredita. É só ir lá, passar umas férias nas belas praias do Caribe e constatar. Frei Betto diz com razão que Cuba é uma Bahia que deu certo. lboff

      • andrea ribeiro permalink
        12/05/2016 17:46

        Frei Betto fico muito confusa. Não entendo o por quê da Igreja Católica não concorda com as idéias socialistas, quando o próprio Jesus nos ensinou que partilhar é a melhor maneira de fazer o mundo mais justo.

  11. Antonio Brito permalink
    12/05/2016 14:15

    Quanto preconceito contra Cuba instalado em nossas mentes por essa mesma Casa Grande. É um país pequeno, pobre em recursos naturais, com problemas, mas ainda assim conseguiu resistir a um bloqueio asfixiador da maior potência capitalista do mundo. E olhem que a população de lá está a anos luz, por exemplo, da população de um país gigante e rico em recursos naturais como o Brasil. Compare os índices de alfabetismo e de saúde, sem o viés da casa grande e verão.

  12. 13/05/2016 2:45

    O ranking de IDH, com Escandinavos no topo, não serviria como referência de sociedades onde atingiu-se um “bom viver”?

  13. 13/05/2016 17:16

    Freis
    Agora com a instalação do governo Temer, vamos conhecer a “verdade verdadeira” das entranhas petistas. O sistema baseado em mentiras sobre mentiras se revelará. Os gastos com os cartões corporativos cristalizará a sanha e a corrupção plenificada etc… Infelizmente contra essa realidade, os Srs pouco podem fazer.
    Negá-la, dar a volta ou até defendê-la ISSO é uma atitude anti-cristã. Milhares de pobres sofrem com o desvio de verbas, em todos os níveis, mas o nível federal surpreendeu até os mais petistas entre os petistas, como por exemplo o Dr Hélio Bicudo, fundador do pt.
    Assim, confirmar-se-á que o mundo social-petista apregoado na campanha eleitoral é uma farsa. Criado para a reeleição. Agora defenestrado por ampla maioria, a luz das determinações do STF.
    Da mesma forma, em menor intensidade ocorre no Caribe…
    Se Cuba é tão justa e equânime socialmente, porque as pessoas insistem em fugir de lá ?
    Penso ser devido a ausência de liberdade verdadeira, do livre arbítrio de ir e vir, do pensar e do falar…
    Não fosse assim não haveriam bloguistas denunciando as realidades cubanas, o despotismo e o histórico de assassinatos e paredões… histórico que não se apaga,
    O tempo passa e os fatos permanecem. Estão aí. Sempre se pode lançar mão e ressaltar os que interessam e calar sobre o resto. É isso que fez e faz muito bem, o Frei Betto, mas não esqueçamos que é apenas, parte da verdade.
    A ver

  14. 16/05/2016 11:44

    Republicou isso em Zefacilitador.

  15. 31/05/2016 15:53

    Uma crítica lúcida e forte, a do Frei Beto. Resta-nos trabalhar e ler mais as postagens de blogs como este, de Leonardo Boff, que corroboram o nosso aprendizado político. Republico no meu blog http://www.vaniserezende.com.br.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: