Skip to content

Solidarizo-me com a Senadora Gleisi Hoffmann

24/06/2016

Dom Orvandil é bispo anglicano do Brasil Central com sede em Goiânia. Escreveu em protesto este belo texto em solidariedade à Senadora do PT Gleisi Hoffmann pela forma ilegal que sua residência oficial de senadora foi invadida sem prévio aviso, com palavras tranquilas dos policiais mas com gestos brutais, levando até o computador de seu filho adolescente. Prestemos atenção: o atual governo interino está permitindo ações fascistas; não podendo colocar tanques na rua utiliza a polícia federal para realizar a imposição de um projeto político que não passou pelo aval das urnas. A palavra para esse tipo de política é golpe. Associo-me às palavras do bispo anglicano em solidariedade à Senadora Gleisi e em protesto contra o presidente interino, último responsável por este tipo de violência. Lboff

Caríssima Senadora Gleisi

Primeiramente “fora Temer”!

Desde a manhã desta fatídica quinta-feira, dia 23 de junho, início de um inverno da democracia, acompanho os acontecimentos de Brasília e a ocupação da casa na qual a senhora mora, apartamento funcional do Senado Federal, portanto do Estado e do povo brasileiros.

Em sua nota à imprensa a senhora, com a voz delicada mas forte da mulher brasileira,  confessa com preocupação algo de doer o nosso coração: “Hoje foi um dia muito triste na minha vida como mulher, como política e, sobretudo, como mãe”.

Seu texto narra a presença de 10 pessoas estranhas dentro do seu apartamento, num espetáculo ridículo para a mídia transmitir, num puro abuso de poder, invadiram a residência de uma Senadora da República, humilhando seus filhos e constrangendo seu pai e sua mãe.

Policiais federais prenderam seu marido e levaram objetos de seu apartamento, inclusive um computador de seu filho adolescente, certamente traumatizando-o!

É evidente que todas as pessoas de boa vontade se perguntam pelas causas de auto tão inominável e abjeto, quando a senhora não é investigada e seu marido Paulo Bernardo, ex-ministro, sempre se dispôs a colaborar com a justiça, não sendo nenhum criminoso nem de desviar dinheiro público para contas secretas, segundo ele mesmo afirma.

A senhora formula uma justificativa para a ação dantesca quando denuncia: “Não me cabe outra explicação que não o desvio de foco da opinião pública deste governo claramente envolvido em desvios, em ataques aos direitos conquistados pela população. Garantir o impeachment é tudo o que mais lhes interessa neste momento.”

Essa é a mesma avaliação do seu adversário senador Roberto Requião: “espetáculo para influenciar no impeachment” e “foram medidas policiais espalhafatosas”.

Ate mesmo o senador golpista, irônico, de direita e cínico em suas afirmações, líder do partido entreguista e neoliberal PSDB, Cássio Cunha Lima, disse sobre o lamentável episódio policialesco de faroeste:  “As investigações tem nosso apoio. Contudo, é preciso coibir e ficar atentos a abusos, porque um juiz de primeira instância não tem jurisdição para determinar buscas na casa de uma senadora. Pode até se admitir nas propriedades privadas, mas em uma residência oficial, em um apartamento funcional do Senado, só quem poderia autorizar é o Supremo Tribunal Federal”. Até demonstrando certa humanidade, coisa difícil de imaginar que um parlamentar de direita, frio e desrespeitoso em seus discursos em defesa do indefensável golpe contra a democracia, o senador de Pernambuco disse: “Por mais que o embate político seja duro, há uma família por trás. Não há motivo para tripudiar. Temos que ter responsabilidade. Não é algo para soltar fogos. Tem um limite no embate, de respeito às pessoas. Apesar de políticos, somos gente, tem que ter um mínimo de compreensão com a dor alheia”.

Portanto, as razões para tal barbaridade são claras: 1. Para desviar a atenção do interino Temer, cheio de golpistas como ele, investigados e esborrifados pela sangria da mal fadada e espetacular mediática operação, na verdade deveria se chamar câncer Lava Jato. Como diz Cássio Cunha Lima, um juiz de primeira instância, Sérgio Moro,  abusa de abusos de poder e invade sob terror policial outros poderes, ameaçando a democracia. Certamente essas foram lições que recebeu nos treinamentos do Departamento Político de Estado nos Estados Unidos. O como diz o jornalista Paulo Nogueira numa emocionante carta aberta a Sérgio Moro: “Um homem pode ser medido pelos admiradores que semeia. O senhor é hoje venerado pelo mesmo público que idolatra Bolsonaro: são pessoas essencialmente racistas, homóficas, raivosas, altamente conservadoras e brutalmente desinformadas.” (mais aqui). 2. O desvio do interino golpista tem que ser feito com espetáculo previamente comunicado à mídia associada e promotora do achincalhe à democracia. 3. A polícia federal, paga com o dinheiro público, age através de homens e mulheres sem rosto e sem nome, pessoas que se prestam a desservir o Brasil e o povo, para intimidar e para servir aos interesses de uma classe dominante impatriótica, entreguista e cruel.

Em todos esses espetáculos tristes o governo golpista, a policia em desvio de função e a mídia suja manipuladora não se importam em humilhar pessoas, incluindo crianças e adolescentes, podendo traumatizá-los para sempre, como é o caso de seus filhos, presentes na invasão espetaculosa feita a mando do juizinho de Curitiba.

Incrível o desvirtuamento humano e ético fascistoide dessas ações policialescas. Enquanto a psicologia, a psiquiatria, a medicina e a pedagogia se esmeram no respeito ao sigilo que protege as pessoas enquanto abordagens curativas se procedem, policiais, juízes e promotores sejam tão nababescamente despreparados e antiéticos. Não se importam em destruir imagens e de traumatizar as pessoas socialmente. São ações típicas do fascismo e do nazismo.

Solidarizo-me com a senhora, portanto, combativa e patriota senadora Gleisi Hoffman.

Gosto de assistir suas intervenções nas tribunas do Senado e na vergonhosa Comissão Especial do Impeachment. A senhora é aguerrida e séria na defesa de nosso povo, de nossa ameaçada democracia e do nosso País, invejado pelos corruptos tipo Temer, Eduardo Cunha e alvo de assaltos pelo imperialismo, este capaz de matar e de destruir no afã de roubar nossas riquezas.

Seu sofrimento parece ser prefiguração da afronta aos direitos sociais e à humilhação dos trabalhadores que o golpista pretende impor ao povo brasileiro. Tudo o que ele visa é destruir a CLT e as conquistas, invadindo com a fome e a miséria as famílias brasileiras, como a PF a mando do juizinho de primeira instância fez em sua residência.

O triste espetáculo dado em sua residência, sob o comando do ídolo dos analfabetos políticos, dos fascistas e treinado pelo imperialismo, usando uma polícia que deveria nos defender e a senhora também, me abalou por lembrar-me de situação análoga, praticada pelos mesmos a serviço da ditadura militar.

Quando eu pastoreava uma igreja de bairro em Santa Maria, RS, sempre na luta com nosso povo mais explorado, numa tarde, sem mandado judicial, de forma arbitrária e violenta, de pistolas e metralhadoras em punho, os brutamontes da PF entraram em minha casa, ameaçaram meus filhos, um com dois anos e a outra um bebezinho, reviraram guarda roupas,  jogaram fraldas ao chão, pisaram-nas, debocharam e levaram minha biblioteca, principalmente um livro de lombada vermelha,  que imaginaram ser o Livro Vermelho de Mao Tse Tung, na verdade se tratava do Senhor Embaixador de Érico Veríssimo, mantendo-me sob as miras de suas armas engatilhadas e carregadas.

Salvaguardadas as  diferenças, foi o que fizeram com a senhora e com a sua família. Por isso entendo o que a senhora e eles sofrem!

Solidarizo-me com a senhora, querida senadora Gleisi. Daqui da planície rezo pela senhora, por seus familiares e me animo ainda mais a lutar contra o golpe, que  já usa da pior fisionomia e ameaças das mais sanguinárias ditaduras que infestaram e aterrorizaram a América Latina.

  • Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz sociais.
  • Dom Orvandil, OSF: bispo cabano, farrapo e republicano, presidente da Ibrapaz, bispo da Diocese Brasil Central e professor universitário, trabalhando duro sem explorar ninguém.
34 Comentários leave one →
  1. Mario Real permalink
    24/06/2016 8:10

    E se forem confirmadas as suspeitas?
    Se ele for o gatuno que as denúncias e investigações apontam ?
    Ações de Busca e Apreensão não são agradáveis e sim são traumáticas.
    A senadora tem imunidade mas o esposo não. Coabitam e por isso a ação. O computador do menino será devolvido se nada for encontrado nele.
    O trauma existirá e servirá de aprendizado. Agora, se confirmado o assalto mais um corrupto será adequadamente “guardado”.
    Agora o bispo acusar o juiz MORO como o responsável

    • 25/06/2016 6:37

      E se as suspeitas não forem confirmadas? Quem sanará as feridas da espetacularização? Por que a Globo é previamente avisada e está lá com as câmaras, ainda no escuro? Por que não e avisam antes os que vão ser “visitados” como manda a lei? Vc tem que responder antes a isso, caso contráro aceitamos métodos fascistas que estão sendo praticados no Brasil. Temos que salvar o pouco de democracia que temos.

      • Rafael permalink
        25/06/2016 9:06

        Engraçado Sr. Leonardo Boff. Os que diziam que as investigações da Lava-Jato iriam cessar estão sentados esperando. Vários ministros deste “governo” já cairam e.torço que avancem. O bom do pluralismo da nossa querida constituição é o direito de não ter um partido e bandidos de estimação. A primeira medida séria a ser tomada seria a.derrubada deste Foro Privilegiado, uma reforma política séria e assim mexer no centro das causas. Imagina a seguinte hipótese, um bandido que tem indícios suficientes que estuprou sua filha mas o amigão se encontra dentro de um apartamento de um político, e aí? Não foi levado nada dela, aí sim não poderia acatar tais provas. Enfim, ae for provado que este senhor ligado ao Partido do PT, que tudo indica (para os que querem ver) ter roubado dos trabalhadores, espero que o senhor entenda que o remédio é amargo e necessário e infelizmente estas crianças terão um ego mais rígido por terem pais que escolheram o caminho com discurso de vale tudo para o projeto de continuidade de poder. Quero que todos independente de partido sangrem a alma.

      • Sidnei R. Moraes permalink
        25/06/2016 10:23

        Suspeitas frei? Desde 2006? Delação só é homologada com provas ou indicação de caminhos que levem a elas. Essa falácia de que são palavras de “bandidos e corruptos”, contra pessoas honestas…tem de ser muito ingênuo para acreditar que Lula e Dilma não sabiam o que Dirceu, Delcídio, Cerveró, Paulo Roberto Costa, Paulo Bernardo, Gleisi, Erenice, Sarney, Temer, Eduardo Campos,Lindiberg, Renan entre outros estavam fazendo. O dinheiro surgia do nada nas campanhas…Odebrecht, OAS e todas as empreiteiras são apenas generosas (doam para os dois lados, por que será?) empresa que acreditam numa “ideologia”. Fascismno? Durante o governo Lula e Dilma isso não aconteceu? E como foi e ainda é em sua querida Cuba? Aliás em todas as repúblicas ditas “socialistas”? Aliás, o que Sergio Moro tem a ver com essa operação? Não ponho minha mão no fogo por ninguém, seja juiz, parlamentar ou gestor do governo (privado também). Mas vamos pelo menos nos informar antes de criticar (criticar não, atacar, pois é isso que socialistas fazem: chame-os do que você é – fascistas , golpistas – acuse-os do que você faz: corrupção generalizada – como aconselhava Lenin).

    • Marcio Rezende Pimentel permalink
      25/06/2016 12:03

      Se forem confirmadas com provas concretas, julga-se, condena-se e aplica-se a pena obedecendo-se o espírito da Lei vigente no Estado Democrático de Direito. É o que esperamos para todos os suspeitos.Assim como não se pode explicar o inexplicável não se deve justificar o injustificável destas ações seletivas, espetaculosas e ilegais contra o PT, sempre que se aproxima alguma decisão que envolva o governo e o seu partido.A presunção de inocência é princípio fundamental da justiça e é a partir dela que se deve iniciar o processo.O respeito aos princípios fundamentais aceitos no universo das nações civilizadas é condição inalienável. Fora deles é a barbárie ..

  2. Mario Real permalink
    24/06/2016 8:16

    E se forem confirmadas as suspeitas?
    Se ele for o gatuno que as denúncias e investigações apontam ?
    Ações de Busca e Apreensão não são agradáveis e sim são traumáticas.
    A senadora tem imunidade mas o esposo não. Coabitam e por isso a ação. O computador do menino será devolvido se nada for encontrado nele.
    O trauma existirá e servirá de aprendizado. Agora, se confirmado o assalto mais um corrupto será adequadamente “guardado”.
    Agora o bispo acusar o juiz MORO como o responsável e por isso de facista, imperialista, golpista etc… é um exagero.
    Golpe é a incompetência do governo afastado. Golpe é a saúde de m…da que temos após 13 anos. Golpe são as mentiras escalonadas. Golpe é a cara de pau dos ladrões e politicos de gravata. Golpe é aceitar isso como normal e aceitável em nome de um partido. Golpe é acoitar esse política imunda especializada em mentir e roubar.

  3. Antonio Brito permalink
    24/06/2016 8:39

    Quem não percebe que esses excessos estão a serviço de uma justiça parcial e tendenciosa ou é Ingênuo ou mal-intencionado.
    E vêm os midiotas dizer que vão pegar todos!
    Não! Claro que não vão!
    O Moro e o Gilmar Mendes não são juízes imparciais.

  4. 24/06/2016 9:25

    Orvandil, muito bom. Há momentos em que é necessária uma santa indignação, papel dos profetas

  5. 24/06/2016 11:37

    (…), podendo traumatizá-los para sempre, como é o caso de seus filhos, presentes na invasão espetaculosa(…).

    Dom Orvandil, a Ministra é uma mulher de alta classe, rica. De certo que deve estar muito indignada e com orgulho ferido. Não há dúvidas que poderá pagar bons psicólogos para ela e filhos.
    .Sou solidário aos meu iguais, Dom, que sofrem a mesma coisa, seja qual for o governo. Tivemos nossas casas arrombados e nossos folhos se encontram traumatizados.

  6. Eduardo permalink
    24/06/2016 11:53

    Depois da leitura do texto acima, apenas me ocorre a expressão lacônica: “uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa”, desejando que o bom entendedor faça uma boa leitura sobre tal expressão. Se Marx em sua tese 11 sobre Feuerbach disse que os filósofos apenas interpretaram o mundo de diferentes maneiras, e que agora é preciso transformá-lo, falta ao autor do texto acima, por outro lado, não o desejo de transformação, mas aquilo que, para os filósofos, sobrava…

    • 25/06/2016 18:55

      Vej isso acontecer nas casas pobres: basta ser um suspeito para ser invadida e sofrer agressões. Falo isso com experiência na causa.

      Mas, chega a ser hilariante a forma como a elite se revolta com a democratização do tratamento. Para eles, a lei e os direitos têm que ser cumpridos; mas fazem olhos de vidro.

  7. 24/06/2016 12:19

    Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.

  8. Eliana permalink
    24/06/2016 12:47

    Solidarizar-se com a bandidagem? É o mesmo que ser solidário com o traficante que é preso na frente de seus filhos mas com a casa cheia de drogas . Graças a DEUS, o povo trabalhador e honesto não cai mais nas inverdades que são ditas pelos petistas.

    • 25/06/2016 6:28

      Eliana, só num estado fascista se prendem pessoas sem mandado de prisão.Quem deu o direito de um tropa de choque com armas pesadas invadir, sem previo aviso, o que a democracia exige,o diretório do PT? A ditadura militar começou com os moralistas que aplaudiam os militares nos atos fora de lei que faziam. Depois vieram as torturas, pegaram quem sabe alguém de sua familia, estupraram e no fim chegarem até matar. Vc quer isso para o Brasil?Esse país tem leis. Quando não são mais observadas, tudo é possivel como um ladrão notorio como Eduardo Cunha circular por ai inocentemene. É que ele pertence ao grupo que está preparando um golpe final.

      • Eduardo Salamuni permalink
        26/06/2016 14:54

        Mas tudo tem limite, senhor Boff! O imenso desprezo que o PT (votei em Dilma!) teve para com a nação não tem perdão! Roubo em todos os níveis, em todas as esferas onde estava presente. O que justifica isso? Nada, e é por isso que o PT é o culpado por despertar o ódio da população que, de forma clássica, a Direita fascista vem aproveitando para voltar ao poder. Foi o PT esse grande culpado, nunca perdoarei o fato desse grupo de picaretas mentirosos que o dirigiram terem aberto a Caixa de Pandora. Como consertar? Como recolocar os “monstros” na caixa? Levamos mais de 10 anos para que uma prática mais social e justa assumisse o poder arrancando-a das mãos dos inomináveis canalhas do PSDB. E o que fez o PT? Destruiu toda essa esperança, destruiu o caminho da ética, comprometeu nosso futuro por muito tempo.
        Estamos nas mãos de quem agora?
        É infantil de sua parte vir reclamar de uma ação contra um diretório do PT, apesar de eu achar que houve exagero sim. Sua reclamação deveria estar dirigida a quem destruiu nossa esperança. Quem está desviando do assunto é o senhor, que não está usando de sua tradicional honestidade intelectual!
        A confissão e a aceitação dos erros deveria ser o primeiro passo para nossa retomada de um caminho da ética e esse caminho será árduo, longo, penoso.
        O senhor como pensador e filósofo deveria ser o primeiro a aceitar os erros e tentar a retomada desse caminho, mas fica dando crédito a quem não deve. Por acaso reclamou a Senadora de que esse ato foi injusto para com seu marido? Reclamou a Senadora de que a Justiça o condena sem provas? Não, apenas reclamou da virulência da PF.
        Quem comprometeu nosso futuro democrático foi o PT!

      • 28/06/2016 1:19

        Vc parece que não leu o que venho escrevendo nos últimos 3 anos, cobrando do PT autocritica. Quanto à corrupção ela é endemica e atravessa todos os partidos e chegou ate ao Vaticano. Seria incorreto atribuir tudo ao PT. Aliás foi ele que criou todas estas instituições que agora estão aprofundando a questão da corrupção geral do pais. lboff

  9. 24/06/2016 12:57

    Republicou isso em psicologofelipe's Blog.

  10. Aristóteles Barros da Silva permalink
    24/06/2016 20:43

    Um juiz pau-mandado da CIA, dando arremate a tudo que os fascistas chamam de Uma Ponte Para o Futuro. Até quando o povo brasileiro vai assistir calado a esse golpe judicial-midiático-legislativo?

  11. 24/06/2016 22:33

    “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria…Manifestou o poder do seu braço: desconsertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos…” Lucas 1,46 a 53). Marízia Costa Carmo Lippi,Diocese de Petrópolis-RJ,24/6/16.

  12. Terezinha Couto de Assumpção permalink
    24/06/2016 23:47

    Estamos em Estado de Exceção, mas parece que o povo brasileiro ainda não entendeu. As Leis existem para serem cumpridas mas…. os fascistas a ignoram e se arvoram a criar as próprias. ACORDA BRASIL, antes que seja tarde.

  13. Virgilio Varela Vianna permalink
    25/06/2016 8:03

    Brilhante análise feita por D. Orvandiil. Compartilho integramente das suas observações e indignação. Compartilho também sua admiração pela senadora Gleisi Hoffmann, pela sua coerência, coragem, persistência e lucidez. Esta é uma tentativa covarde enfraquece-la.

  14. Pedro permalink
    25/06/2016 8:05

    É incrível como no Brasil sempre tem vagabundo defendendo os colegas. A polícia nunca entrou na minha casa, nunca houve um mandato de busca e apreensão, pelo simples fato de eu levar uma vida simples, mas pautada pelas leis. Eu quero é ver toda espécie de bandido, principalmente os corruptos e corruptores na cadeia. Tem que acabar de vez com esta safadeza de foro privilegiado.

  15. Amaurih permalink
    25/06/2016 8:06

    Infelizmente, nesse texto, nem entrando no mérito da ação da polícia, que segundo o blogueiro teria que avisar o suspeito de que iria buscá-lo, demonstra, pelos termos usados ao se qualificar os “adversários”, a raiz do ódio e da intolerância. E isso vindo de um bispo é mais preocupante.

  16. marcos silas ribeiro permalink
    25/06/2016 19:24

    engraçado como funciona o golpe. Eles produzem um ato midiático,com policia e globo, criminalizam o alvo e jogam na imprensa dia e noite, como os Nazistas ensinaram: Uma mentira dita mil vezes transforma-se em verdade!!!!O povo desinformado e inculto, os tais analfas políticos, vem aqui no face e vomitam tantos impropérios que dá vontade de desistir de responder!!!

  17. 25/06/2016 21:31

    O Golpe “precisava” desse ato!
    1- Colocar os holofotes para a corrupção e queda de ministros de Temer.
    2- O PIG estava “sem alimentar” os coxinhas.
    3- Para ter o que arregimentar de novo os coxinhas para mandar para as ruas para pressionarem os senadores.

    E o golpe já está escancarado!

  18. Fred Silva permalink
    26/06/2016 19:09

    Ser solidário a senadora cujo marido é indiciado por ter roubado trabalhadores por 5 anos? Este é o Partido dos Trabalhadores ao qual defende? O que fizeram na PETROBRAS, com Celso Daniel, com Prefeito de Campinas, é obra de quem? Da Rede Globo?

    • 28/06/2016 1:15

      Até agora nada foi provado. É arriscado antecipar juizos para não cometer injustiças e destruir o nome das pessoas pela vida afora. Isso seria irresponsável. A midia conservadora e moralista propaga isso em letras garrafais até para esconder a própria corrupção. lboff

  19. 29/06/2016 9:19

    Votei na Marina no primeiro turno e na Dilma no segundo. Não tiro minha responsabilidade de ter votado no Michel Temer para vice-presidente, pois sabia que historicamente no Brasil há uma cultura de assumir o poder o vice presidente. Muitos petistas esquecem-se de terem votado no Michel Temer. Repudio a invasão à casa da senadora, até por que é ilegal. Não podemos nos esquecer contudo, que o juiz Sérgio Moro, assim como muitos juízes e delegados federais da América Latina fizeram cursos nos EUA, sobre como atuar em casos de corrupção. Passam por cima da lei pois têm as costas largas. Foram doutrinados e atuam com se tivessem proteção externa.

    • Amaurih permalink
      02/07/2016 17:27

      Você acreditou nos que falaram que invadir a casa do senador é como invadir o Senado??? Isso não passa de falácia dos que defendem bandidos travestidos de ideólogos de esquerda, esses envergonham a esquerda…

      • Marizia Lippi permalink
        21/07/2016 12:27

        “Só Deus, só âncora no Absoluto pode dar valor e sentido à nossa vida!”( Dom Valfredo Tepe, OFM )

Trackbacks

  1. Solidarizo-me com a Senadora Gleisi Hoffmann | ...
  2. Os excessos da Polícia Federal mostram que é preciso mudá-la. Mas, a Lava Jato a blindou. | Marcelo Auler
  3. Para quem não sabe o que foi a ditadura, eis aí um exemplo | Ficha Corrida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: