Skip to content

O golpe visto de fora: Emir Sader

09/07/2016

Emir Sader é um conhecido sociólogo e cientista político, profundamente comprometido com as transformações de nosso país na linha das políticas sociais em favor das grandes maiorias, no sentido de diminuir a perversa desigualdade social. É professor na UERJ, na USP  e um dos fundadores do Forum Social Mundial. É muito solicitado internacionalmente. Publicamos seu texto para aprofundar a discussão política que está havendo no paísLboff

**************************

No começo da crise, a mídia internacional simplesmente reproduzia o que dizia a imprensa brasileira. Era uma espécie de continuidade da operação de desconstrução da imagem do Brasil de Lula, iniciada com as manifestações de 2013.

Por ela, o Brasil deixava de ser o país que combatia radicalmente a fome e a desigualdade para ser o país da corrupção. O país deixava de ter modelo de desenvolvimento econômico com distribuição de renda factível e virtuoso para ser um país inviável economicamente e caótico. Comandavam essa operação alguns dos órgãos conservadores de maios peso na formação da opinião pública internacional, entre eles The Economist, Wall Street Journal, El País, Financial Times.

Era preciso destruir a imagem do Brasil como modelo internacionalmente reconhecido de alternativa ao neoliberalismo. A imagem de Lula como o mais importante líder político no combate à fome, como “o cara”, deveria ser substituída pela de um líder de um projeto falido e sua imagem esquecida.

A crise, segundo grande parte da mídia internacional, no seu início, era uma continuidade da interpretação dela simplesmente como um estágio final da esgotamento dos governos do PT, corroído por sua própria corrupção. Era a versão da mídia brasileira reproduzida mecanicamente fora do Brasil.

Quando a crise se tornou aguda, os principais meios de comunicação de todo o mundo mandaram seus correspondentes para acompanhar seu desenlace, conforme anunciada pela mídia. Ao chegar, logo se deram conta que se tratava exatamente do contrário: são os corruptos, com Eduardo Cunha e Michel Temer à cabeça, os que tratam de derrubar uma presidenta honesta, que não havia cometido nenhum crime de responsabilidade que permitisse a aplicação do impeachment e que se trata efetivamente de um golpe político dos setores mais conservadores do país, para bloquear um modelo vitorioso quatro vezes nas urnas e cuja imagem é o prestígio vigente do próprio Lula, sobre quem nenhuma acusação de corrupção foi comprovada.

Gerou-se então uma impressionante unanimidade internacional, maior do que em qualquer outro momento, inclusive durante a ditadura militar, de condenação do golpe e de ilegitimidade do governo que surge daí. Mesmos os órgãos mais neoliberais, que se entusiasmam com os planos privatizadores de Henrique Meirelles, se dão conta da fragilidade política do governo e de como ele está composto por um bando dos políticos mais corruptos do Brasil.

*Sociólogo

Fonte: Brasil 247

18 Comentários leave one →
  1. 09/07/2016 14:46

    Republicou isso em Zefacilitador.

  2. Amaurih permalink
    09/07/2016 15:09

    O texto teria algum viés de credibilidade se por detrás do que querem estabelecer como “golpe”, não houvesse tamanha roubalheira, não só a que quebrou a Petrobras, mas principalmente as que dilapidaram os fundos de pensão das estatais, prejudicando todos os servidores ativos e inativos dessa organizações.

    • 12/07/2016 18:53

      Essa delapidação vem muito antes do PT. Foi o PT que criou os instrumentos de investigação, embora o foco seja quase só ele poupando os outros, especialmente o PSDB. A justiça tem que ser impacial e não seletiva. lbof

      • Amaurih permalink
        12/07/2016 20:00

        A dilapidação nunca teve tamanha sanha e ganância e falta de respeito para com as leis e para com a coisa pública como a partir do momento em que o PT assumiu o poder. O aparelhamento do Estado lhe ofereceu (ao PT) as condições propícias para a dilapidação, e não foi o PT que criou os mecanismos, eles já existiam, só não deu tempo para que fossem aparelhados… Só não vê quem não quer…

      • 14/07/2016 20:10

        Vc esquece que o governo de Lula era de coalização. Quem é mais apontado nas investigações é o PP e o PMDB que estavam no governo. Não pode criar um bode espiatório fácil eximindo os demais partidos, inclusive o PSDB até agora poupado por interesses políticos. Mas é tão corrupto quanto…basta ver o que ocorreu em Furnas.

      • João Batista Carvalho Filho permalink
        13/07/2016 12:29

        Claro amigo Boff. Mas o PT pois a mão grande demais e escancarou de vez o BAÚ PODRE das instrtiuições desse país. Uma hora tinha que abrir essa Caixa Preta da Petrobrás, Eletrobrás, BNDES… onde altos valores de propinas se dão e abastece esse sistema de verba de campanhas e enriquecimentos de oportunistas. Acabou caindo na própria. É muito triste saber que os mais altos escalões de empreiteiros, a funcionários comissionados e indicados para estas grandes instituições estejam todos nivelados em atitudes mesquinhas que nos envergonha a todos. Tomara que tudo isso um dia acabe e possamos retomar o país a um novo patamar de ordem e de outro nível nas relações econômicas, políticas/ partidiárias e que o poder seja exercido em nome do povo e o fim seja ao POVO, não aos bolsos de corruptos que se apresentam até o momento e que é vergonhoso.

      • Amaurih permalink
        14/07/2016 20:38

        O que fizeram em Furnas, ou o que disseram que fizeram… Pois eu vejo que muita denúncia é do que supõem que o agente público tenha feito. Não estou dizendo que não tenha acontecido, o que estou dizendo é que tem gente que não tem limites na sua ânsia de detratar os “adversários”, mesmo que não existam provas concretas. Basta a suposição de que fizeram… E quando a Justiça manda arquivar, por não haverem provas, os detratores espalham que há proteção, são “poupados por interesses políticos”, e nunca porque suposições não podem ser julgadas e não se pode haver condenações por suposições…

  3. Humberto slva permalink
    09/07/2016 15:29

    Boff, se existe golpe este ffoi do PT, dado nos cofres públicos, por que o PT, não prova que não existe e nunca existiu a corrupção, que toda esta cambada de petista preso é perseguição,, que teu amigo Dirceu é um inocente, o LULLA ´wm salvadddor da pátria, são um bando de safados, corruptos e devem apodrecer na cadeia, com mais alguns(muitos).

  4. 09/07/2016 17:49

    Republicou isso em psicologofelipe's Blog.

  5. Luís Ripardo Fernandes permalink
    09/07/2016 18:31

    Com esse acontecimento a mídia internacional fiquem atenta, não dá para confiar numa mídia golpista como a nossa.

  6. 09/07/2016 20:29

    Pouco a pouco o povo Brasileiro estão ficando mais informados sobre essa maldição que vem destruindo a confiança das pessoas sobre a política. Os últimos focos de investigações mostra como o poder judiciário tem discriminado algumas pessoas, como eles tem feito as suas seleções na forma de punir uns e outros. As interpretações diferentes para os casos iguais causa uma revolta tão grande na gente que, as vezes nem dá para acreditar no que ouvimos da própria boca de alguns juízes da Suprema Côrte. Acredito que se os Juízes fossem eleitos pelo voto popular teriam um pouco mais de cuidado na hora de externar a sua opinião publicamente.

  7. 09/07/2016 22:10

    Republicou isso em Fred Lacerda.

  8. 09/07/2016 22:11

    Peço a Deus que o caminho da justiça social, iniciado com o Ex-Presidente Lula, seja retomado. A ambição internacional financeira, retrata a degradação de grande parte da Humanidade. Ainda criança, meu Saudoso Pai, comentava que a “Aliança para o Progresso Americana”, ‘ajudava os Países Pobres pela porta da frente, mas retirava pela porta dos fundos’. Quando se estabelecerá o “Amai-vos uns aos outros” ?

  9. 10/07/2016 4:15

    Republicou isso em Jacaranda.

  10. 10/07/2016 9:40

    Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.

  11. 11/07/2016 8:49

    Então Frei. O Golpe de fato, que foi momentaneamente abortado, foi o enquadramento do pt e seus partidos auxiliares na lei e na ordem. Roubou que se revele. Em se provando que se aplique o rigor da lei. Execute-se com a prisão.
    O suposto Golpe é fruto das ações administrativas opacas e irresponsáveis (a luz da ordem), feitas para destruir e perverter essa mesma ordem, tipico da proposta de tomada do poder, pela esquerda autoritária… num cenário desconstruido.
    Não há santos em nenhum partido. Minha posição é simples, c.a.d.e.i.a. para todos, desde o presidente (ex) até o humilde contínuo. Roubou a luz da lei. Prisão (incluo aqui os artistas que se locupletam com a Lei Rouanet…).
    O resto é retórica diversionista, com ânsias de esconder o sol com a peneira.
    Mais, muito mais desdobramentos virão…
    A ver…

  12. João Batista Carvalho Filho permalink
    11/07/2016 11:45

    Não concordo com a terminologia GOLPE para o momento do afastamento de DILMA e seus colegas do Poder. Afirmo que se está na constituição e teve reconhecimento e foi legitimado pelas instituições de Justiça do país, não é GOLPE. Entendo também que se for Golpe o afastamento de Dilma, é Golpe também o estelionato eleitoral por ela cometido, suas mentiras diversas na campanha, seus engodos e vistas grossas a toda a corrupção no âmbito da Petrobrás quando ali era conselheira… enfim… GOLPE eu só entendo como Militar que sofremos e nos colocou em 20 anos de Ditadura… Se Temer que a substituiu está conduzindo bem neste ínterin enquanto se avalia legalmente tudo, cloncluo não há golpe.

  13. 12/07/2016 22:58

    Peço a Deus que venha em socorro da Humanidade, em tão grande quantidade, lamentavelmente tão DECADENTE !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: