Skip to content

Os golpistas escondem a verdade sob a injustiça

30/08/2016

Está em curso ainda, nesta segunda-feira, o julgamento da predidenta Dilma Rousseff por pretenso crime de responsabilidade.
Seu discurso foi altaneiro, respeitoso e com uma cerrada argumentação. Mostrou de forma cabal que constitucionalmente não cometeu crime nenhum com referência a dois decretos de suplementação (pedaladas) e o plano Safra. Juntos afetam apenas em 0,18% do orçamento da União. Praticamente muito pouco. Mesmo que houvesse algum delito, por menor que seja, a pena é absolutamente desproporcional. Por um pequeno acidente de bicicleta, a presidenta é condenada à morte.

Na media em que nos últimos dias se desenrrolaram as discussões e as oitivas dos testemunhas ou informantes foi ficando cada vez mais claro que este processo foi tramado pelo ex-presidente da Câmara Euclides Cunha, pelo vice-presidente Temer e tecnicamente montado no seio do TCU no qual dois altos funcionários mancomunados, ferindo a ética professional, elaboram materiais que serviram de base para formulaçãoda denúncia de impeachment da presidenta.

Importa enfatizar, como já escrevemos neste espaço, que por detrás está um golpe de classe: a velha oligarquia, donos de imensas fortunas pelas quais se fazem donos do poder. Sentiram-se ameaçados pela continuidade dos benefícios sociais a milhões de brasileiros que começaram a ocupar os espaços antes reservados às classes medias ou às dos privilegiados. Inaugurar-se-ia, se consolidado, um outro sujeito de poder, capaz de mudar a face do Brasil e limitar os níveis absurdos de acumulação da classe do privilégio (0,.05%¨da população ou 71 mil de super-ricos).

Postulam uma política radicalmente neoliberal que implica a diminuição do Estado, a desmontagem das conquistas sociais, as privatização de bens públicos como venda de terras nacionais a agentes estrangeiros, além do pré-sal, uma das últimas e maiores reservas de petróleo e gás do mundo.

O que nos estarrece nas perguntas feitas à presidenta é o baixíssimo nível intelectual e moral da maioria dos senadores. Mostraram-se até agora, segunda-feira, incapazes de compreender as razões constitucionais alegadas pela presidenta em consonância com a maioria dos especialistas em direito e economia do Brasil e do mundo, argumentos que encineram as pretensas justificativas do impeachment. Ademais mostram uma mentalidade provinciana, imaginando que o problema econômico-financeiro é só do governo Dilma sem situá-lo dentro da grave crise sistêmica que tomou todas as economias, afetando agora a nossa.

Na maioria dos senadores nota-se clara má vontade e cegueira, pois continuam a afirmar as mesmas acusações de crime, alguns enfatizavm “graviíssimos crimes” contra a constituição como se não tivessem escutado as detalhadas provas contrárias, aduzidas pela presidenta e do pequeno grupo de senadores que a apoia. Este foi contundente, desmascarando o processo como golpe e farsa, citando os nomes de seus principais protagonistas alguns presentes no senado. Cabe revelar que dos 81 senadores cerca 49 estão sob julgamento por crimes ou averiguações. Eles que deveriam estar no banco dos réus e não a presidenta que todos reconhecem como honesta e inocente.

Nas suas respostas a presidenta Dilma sempre conservou altura e dignidade. Nunca deixou perguntas no ar e não respondidas. Mostrou uma segurança de quem é portadora de verdade interior e de correta conduta institucional. Tal atitude é coerente com sua vida pregressa de prisioneira política barbaramente torturada e sobrevivente de um perigoso cancer. Mostrou paciência exemplar em ouvir os repisados argumentos e respondendo-os um a um. Foi sempre clara e, por vezes, contundente, rechaçando falsificações e distorções de fatos e de leis para justificar o impeachment, que parece já decidido previamente por um concluio perverso entre várias forças que têm dificuldades de conviver com a democracia e são insensíveis às demandas das maiorias pobres de nosso país.

A conduta da maioria dos senadores que a acusam me reporta à frase de São Paulo aos Romanos:”eles escondem a verdade sob a injustiça e por issso atraem ira divina” (1.18). Se consumado o impeachment, o que já não é tão seguro, entrarão na história como violadores da democracia e negadores da autoridade das urnas e enfrentarão um tribunal maior, d’Aquele que julgará e condenará a injustiça perpretada contra uma pessoa honesta, correta e inocente.

Leonardo Boff, professor emérito de ética da UERJ e escritor.

15 Comentários leave one →
  1. André Lacerda permalink
    30/08/2016 7:03

    Dentre as acusações que pairavam sobre Sócrates, uma afirmava que o filósofo estava a corromper os jovens com suas ideias. Ele, então, assim teria respondido, em seu derradeiro julgamento:
    “Não tenho outra ocupação senão a de vos persuadir a todos, tanto velhos como novos, de que cuideis menos de vossos corpos e de vossos bens do que da perfeição de vossas almas, e a vos dizer que a virtude não provém da riqueza, mas sim que é a virtude que traz a riqueza ou qualquer outra coisa útil aos homens, quer na vida pública quer na vida privada. Se, dizendo isso, eu estou a corromper a juventude, tanto pior; mas, se alguém afirmar que digo outra coisa, mente”.
    Pergunta: Alguém lembra o nome de algum de seus acusadores? (não vale consultar o Google, hein!?)

  2. Yossuf Silva permalink
    30/08/2016 8:12

    Respeitoso? Somente com aqueles que comungam com sua opinião. Fugiu das perguntas, não apontou provas, apenas o velho discurso do medo, da luta de classes. O estado tem mesmo de diminuir pois não foi feito para construir trem bala, que não saiu do estudo e já consumiu 1 bilhão

  3. alteridade permalink
    30/08/2016 9:40

    Caro Leonardo. Como dia Caetano Veloso…”A verdade é o dom de iludir”…Ontem tivemos uma prova da mesquinhez dos representantes das elites, do status quo, da cultura da razão cínica em toda a sua plenitude. Vimos ontem o “triunfo do mal”…Mas uma esperança, a bravura, a lucidez e a maturidade de uma mulher…Serena, defendendo-se de uma matilha de lobos raivosos e traiçoeiros…É o momento de refletirmos sobre esse ranço patriarcal, patrimonialista, corrupto de uma sociedade com uma democracia de “baixíssima intensidade” como o senhor mesmo diz…A esperança é a fé, está também no fato de que…Pela primeira vez na sucessão de golpes neste País, veículos de comunicação renomados e a opinião pública mundial, acompanham, registram e divulgam nossa vergonha. Ontem vi uma reportagem numa emissora norte-americana, cujo correspondente Glenn Greenwald , jornalista, escritor e advogado, especialista em Direito Constitucional, fez um retrato físico e psicológico da crise política e institucional brasileira. Uma aula de reportagem e do que ocorre com um gigante ainda preso ás armadilhas e perversidades das castas tupiniquins, os de sempre, que não quem que o País avance do ponto de vista da plenitude da democracia. É preciso dizer que a grande mídia, também tem muito a ver com isso. É el que orquestra tudo, mentindo, distorcendo e atuando como partido político em defesa dos seus financiadores. Se há um setor que tem que ser combatido urgente, esse é o da grande mídia, um “câncer que atravanca o desenvolvimento social.

    • João Batista Carvalho Filho permalink
      01/09/2016 15:12

      Alteridade… rsrs A falsa verdade que vcs tentam nos apregar sim… enfiaram a mão e a boca na botija e na mentira e tinham a pachorra de quererem ficar no poder eternamente fazendo essa esculhabação toda na nação brasileira… Acabou amigo. Chega de tanta mentira, tanto engodo, tanta contabilidade faciciosa e mão grande em tudo para abocanharem de forma ilícita grana para se satisfarem o seus projetos mesquinhos de 30 anos de um poder pelo poder… com a falsa bandeira de um governo social e pelos pobres, está aí a pobreza toda amargando sem ter o que comer, sem poder pagar a luz, a água, e sem poder se locomove… com seus pequenos e parcos salários corróidos pela inflação que tem causa na falta de escrupulos desse governo corrupto e que graças a Deus acabou… E tem mais, vcs do PT são responsáveis de termos também que aguentar mais um governo que CAIU no cólo do PMDB, esse partido que muito bem sabemos são tão corruptos e sem escrúpulus como vcs. Ao se juntarem a eles para se manterem nesse podre poder, pagaram um preço alto e cairam do cavalo, passaram-lhes as pernas… agora acabou… e nós vamos ter que pagar o PATO dobrado…

  4. Ivanovitch Medina permalink
    30/08/2016 10:22

    Blog do Ivanovitch 2: Palavras da Presidenta Dilma Vana Rousseff no senado: http://blogdoivanovitch.blogspot.com/2016/08/palavras-da-presidenta-dilma-vana.html?spref=tw

  5. João Batista Carvalho Filho permalink
    30/08/2016 13:34

    Louvável a ida da Senhoar DILMA ao Senado e não fez mais do que o dever democrático de ir, e com isso comprovar que não há golpe. Pena que foi ao Senado tardiamente, pois já não dá mais pra fazer nada, se era para assumir alguma coisa e tentar esclarecer para salvar o mandato, foi tarde. Ela foi repetitiva, sempre dando as mesmas respostas a perguntas sobre as pedaladas e decretos, objetos da causa, passada no script pelo seu bom advogado e ex minnistro JEC. Não tem mais chance em nosso país para governos mentirosos e aloprados como esse realizados em 13 anos pelo PT, amigo… Seja de que bandeira for há que se fazer governos num novo modelo… Que possamos ter apreendido! Temer vai ter que rebolar muito para se livrar dos corruptos do seu partido e inclusive mostrar suas inocência das acusações de verbas de campanhas… Estamos sem loideranças, e novas eleições municipais estão aí com um monte de aloprados e apropveitadores se candidatando para pegar uma boquinha de prefeito e vereador. O modo de fazer continua o mesmo… e as caras são deprimentes. Ou construimos novas lideranças e fazemos uma reforma política ampla, ou continuaremos passando vergonha e sendo afanado por esses neófitos aproveitadores e corruptos de todas as bandeiras e matizes.

  6. 31/08/2016 0:07

    É triste constatar que na Terra de Santa, Cruz Deus foi excluído por muitos e, pessoas que deveriam ser exemplares.Esqueceram que Ulisses Guimarães virou comida de peixe e que mortalha não tem bolso, nem caixão tem gaveta. Oro para que se convertam e se santifiquem. Marízia Costa Carmo Lippi, Leiga da Diocese de Petrópolis, Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

  7. Zeny de Oliveira Campos permalink
    31/08/2016 14:55

    O golpe não é contra Dilma, é contra nós, o povo! Ė contra a Democracia! Contra a vontade da maioria demonstrada nas urnas por duas vezes!

    • João Batista Carvalho Filho permalink
      01/09/2016 15:04

      Zeny.. inocente… o Golpe é contra o povo sim, mas dado pelo PT, que enfiou a mão grande no dinheiro publico e com seu projeto aloprado de poder por 30 anos, acabou na lama, com conluios de corrupções e propinas que envergonha a mim a vc e atodos nós perante omundo. O maior escândalo da AMÈRICA LATINA e quiçá do mundo essa MÃO GRANDE e SEM dentro da PETROBRAS. AInda ELETROBRAS, BNDES, CAIXA , BANCO DO BRASIL… enfim Basta ver os indicios e processos contra toda essa turma de gatunos da nação. ENtre eles o tão idolatrado Lula… VERGONHA e decepção para quem como eu votou
      nele no primeiro mandato. ACABOU!

      • Marizia Lippi permalink
        03/09/2016 11:45

        “Vinde Espírito Santo, enchei os corações do Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espirito e tudo será criado e RENOVAREIS A FACE DA TERRA”. Marízia Lippi, Frei Boff, do abismo da minha pequenês , ignorância e incompreensão , passando pela Criação, Pecado Original, Vinda Salvífica de Jesus Adorado, Crucificado e Ressuscitado, ante a ampla degradação humana , com exceções tais como os Apóstolos, Sto Estêvão, Francisco de Assis, Mahatma Gandhi, Dom Elder Câmara, Madre Tereza de Calcutá e Outros, em face da ampla desvalorização da existência do ser humano , sinto-me esmagada! Feliz e Gloriosamente temos Jesus Eucaristico para nos acompanhar até o retorno ao Seio do Divino Pai Eterno! DESABAFO!

  8. Ivonete de Castro Moura permalink
    31/08/2016 23:05

    Meu amigo e irmão Leonardo Boff, esse episodio me deixou completamente inerte, angustiada, ao ver tamanha injustiça.Essa corja de corruptos voltando ao poder, ninguém terá vez nem voz.

  9. adenir balmant permalink
    02/09/2016 9:42

    SAL E LUZ PARA TODOS OS POVOS
    “NOS TEMPOS EM QUE VIVEMOS PRESENCIAMOS
    MILAGRES E SINAIS, CERTAMENTE NÃO FEITOS POR
    TEÓLOGOS, MAS POR DEUS. ACOMPANHAMOS O FIM
    DO APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL E MUITAS OUTRAS
    REVOLUÇÕES DEMOCRÁTICAS QUE DEIXARAM PARA
    TRÁS FORMAS DE DITADURAS POLÍTICAS E MILITARES.
    AGORA ESTAMOS ACOMPANHANDO A QUEDA DO CAPI-
    TALISMO, TENDO A OPORTUNIDADE DE VIVER UM MUN-
    DO MAIS LIVRE E JUSTO. A MAIORIA DOS CRENTES PEN-
    SAQUE ESPIRITUALIDADE É ORAR, PORÉM NO NOVO TES-
    TAMENTO APRENDEMOS QUE É PRECISO ORAR E VIGIAR,
    PRECISAMOS DE UMA ESPIRITUALIDADE DOTADA DE SEN-
    TIDOS – OU SEJA EM UMA FORMA BEM FIGURATIVA – AO
    INVÉS DE FECHAR OS OLHOS TEMOS DE ABRI-LOS PARA
    ORAR. UMA IGREJA DESCONECTADA DO COTIDIANO NÃO
    TEM FUTURO. SÓ PASSADO.(JURGEN MOLTMANN)

  10. ASilva permalink
    15/09/2016 1:45

    Infelizmente Boff não há defesa para o PT. É um partido de corruptos sem alma e sem reservas de qualquer natureza.

    • 18/09/2016 1:16

      ASilva toda generalização é injusta. Há milhares de petistas corretos, eu conheço pelo menos uma dezena de preferitos do PT de grande integridade e não são corruptos. Porque há pedófilos na Igreja seria injusto dizer que toda a Igreja é feita de pedólfilos.lboff

  11. ASilva permalink
    27/09/2016 21:07

    De fato tecnicamente você está certo quando condena a generalização. E o maior teólogo do nosso tempo já apontava nesta direção:

    “…se não é lícito calar sobre o mal na Igreja, também não se deve silenciar, porém, sobre o grande rastro luminoso de bondade e de pureza, que a fé cristã traçou ao longo dos séculos”. Seria uma grande tolice medir a Igreja pela régua dos traidores. Assim como a história da arquitetura remete às grandes obras, a do povo de Deus remete aos grandes santos, e não o contrário.” (Joseph Ratzinger)

    Mas receio que a corrupção seja o menor dos crimes cometidos pela seita esquerdista, reacionária, burguesa e maléfica.

    Enfim, grato pelo espaço, grato pelo conselho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: