Skip to content

“El dia triste” do Brasil: o golpe parlamentar

31/08/2016

E aconteceu, que naqueles dias, sicários se travestiram de senadores, em grande número, não todos, e decidiram atacar uma dama honrada e incorruptível que lhes cortava o atalho para chegarem ao poder de Estado. A partir do Estado iriam fazer o que sempre fizeram: aproveitar-se dos bens públicos para autoenriquecimento, escapar desesperadamente do braço da justiça e levar avante sua situação de privilégio, sempre à custa do povo pobre que eles querem manter longe, nas periferias, um exército de reserva, útil para seus serviços quase à moda de escravos.

Sangraram a dama incorruptível e honrada sob o pretexto de que práticas fiscais suas eram crime, coisa que os maiores especialistas em direito e economia, bem como instâncias oficias o negaram. Criaram uma farça e rasgaram a constituição. Cassar uma presidenta sem crime comprovado, é um golpe. Golpe parlamentar, esta é a palavra certa que tem que ser usada.

Eles se mostravam faceiros, farisaicamente dizendo que se sentiam mal, mas falando que inauguravam uma “era uma nova primavera, o começo de um novo Brasil próspero e justo.” Mentira.

O plano “Uma Ponte para o Futuro”, na verdade, é uma ponte para o atraso porque tenta desmontar os avanços que os trabalhadores, as mulheres, os negros, os povos indígenas, a população LGBT, os pobres e feitos invisíveis alcançaram, pela primeira vez, em nossa história no âmbito da inclusão social, dos salarios, da saúde, da educação, das leis trabalhistas, das aposentadorias e de acesso ao ensino técnico e superior. E o mais grave: querem mantê-los no analfabetismo porque assim ficam silenciados e incapazes de reclamar direitos e dignidade.

Agora é o Mercado que conta. Quem quer saúde, que vá ao Mercado e pague. Quem quer estudar na universidade que vá ao Mercado e pague. Todas as coisas virarão mercadoria a serem vendidas e compradas. Compra-se dignidade? Compra-se solidariedade? Paga-se pelo amor? Não importa. São coisas que para eles não entram na contabilidade. Mas alguém pode viver e ser feliz sem tudo isso?

Houve nos primordios da conquista e dominação do México em 1520 “la noche triste”quando grande parte do exército espanhol foi dizimado. Hoje em 2016 temos “el dia triste” no qual uma presidenta foi injustamente apeada do poder, conquistado pelas urnas.

Pelos espaços do Senado e nos corredores há sangue derramado. Uma “noche política triste” caiu sobre o Brasil, tirando a esperança dos que sairam da miséria e que correm o risco de novamente cair nela.

E todos os que lutaram para que se consolidasse a democracia de cunho social e que se respeitasse a vontade popular, expressa nas urnas, foram novamente traídos. Este dia é o dia dos “longos punhais” que sangraram a dama honrada e feriram gravemente a soberania popular.

Hoje, 31 de agosto é o dia da tristeza. Os que tramaram esse teatro e os senadores-sicários levarão a pecha de golpistas e farçantes pela vida afora. A consciência os perseguirá e sua memoria será pulverizada. A vontade de condenar não substitui a razão que se orienta pela verdade. Eles atropelaram a verdade sob o mento da injustiça. Estarão numa sinistra companhia, a daqueles que, anos atrás, assaltaram o Estado, oprimiram o povo, torturam como a presidenta Dilma e assassinaram a tantos que buscavam a restauração da democracia.

E, no entardecer da vida, enfrentarão um Juiz maior que desvelará toda a injustiça que conscientemente cometeram.

Leonardo Boff, professor emérito de ética da UERJ e escritor.

17 Comentários leave one →
  1. Ivanovitch Medina permalink
    31/08/2016 19:25

    Blog do Ivanovitch 2: Acabou-se Presidenta Dilma Vana Rousseff http://blogdoivanovitch.blogspot.com/2016/08/acabou-se-presidenta-dilma-vana.html?spref=tw

  2. Martha Sofia Vargas permalink
    31/08/2016 19:27

    Si, si, si. Y para toda América Latina. Eso es un golpe de estado encubierto¡

  3. 31/08/2016 19:48

    Si. También para toda América Latina. Es un golpe de estado encubierto

  4. Najila permalink
    31/08/2016 20:07

    É lamentável todo o que se está passando com o Brasil. Oxalá o povo Brasileiro se unam para que a justiça seja feita, e esse bando de corruptos paguem pelos seus atos.

  5. Julliana permalink
    31/08/2016 20:27

    parabéns pelo texto! Suas palavras são o que a maioria de nós gostaria de escrever nesse dia difícil e de tantos outros que virão pelos próximos dois anos…

  6. 31/08/2016 20:28

    Es cierto” noche triste” de Brasil.

  7. 31/08/2016 20:49

    31 de agosto de 2016, DIA INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE ,PENSO QUE POUCOS ENTENDEM E VIVEM A SOLIDARIEDADE! Infelizmente isto diz respeito à maioria da humanidade.Só olham para o próprio umbigo. Um professor da UCP há alguns anos passados disse:” Os africanos, aquilo não tem jeito não, tem de largar para lá”. O mesmo é dito sobre os indígenas e os pobres. Depois do que fizeram com o Salvador Jesus Cristo, podemos esperar TUDO! Marízia Costa Carmo Lippi,Leiga da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, DIOCESE DE PETRÓPOLIS-RJ.

  8. 31/08/2016 22:17

    Brasil. Até quando seu povo será enganado pelas elites e poderosos?

  9. Edgar Rocha permalink
    01/09/2016 1:19

    O último ato que me pareceu de Justiça Divina na Terra foi a Diáspora. Fariseus pagaram o preço por trair o próprio povo. O povo, com eles, sucumbiu e degradou-se com o passar dos milênios, a ponto de repetirem com palestinos o que lhes fizeram no holocausto. Pouco aprenderam com dois mil anos de sofrimento.
    E já que o assunto é fé (fé numa justiça que nunca mais ocorreu na Terra), faço votos que outro expoente da religião esteja certo com suas previsões proféticas. Disse Chico Xavier, não sei se em vida ou por psicografia (que importa?) que o Brasil não resistiria ao arroubos de sua elite. Nosso país seria dividido num futuro não muito distante e, segundo o médium, isto não seria de todo ruim, uma vez que a dominação estrangeira traria algum sopro de aprendizado. Sopro este que acredito cada vez mais, não termos dentro de nós.
    Qualquer coisa é melhor que viver neste país com esta elite medíocre. Dominados por dominados, acredito que seremos sempre. Mas, não tenho dúvidas de que hoje, nem mesmo o mais cruel dos ditadores atuais seria tão vil quanto nossas elites. E como eu não tenho (nunca tive) sede de poder ou alguma pretensão dominadora sobre meu próximo, tudo que gostaria de ver neste momento é esta gente fora do poder e devidamente dissolvida enquanto parcela social relevante. Começo a achar que o Sr. Chico Xavier, mesmo que nem tanto ligado ao outro mundo como muitos acreditam, tenha tido ao menos alguma sensibilidade e um senso racional suficientemente sofisticado a ponto de propor uma saída tão visionária para os dilemas de nossa sociedade.
    Posso estar exagerando, mas que nosso povo, nossa elite – nós! – estamos merecendo um chacoalhão daqueles, não tenho dúvida. Ter uma terra destas e ser o que somos é o mesmo que provar que não temos legitimidade pra estar aqui.

  10. Cleusa de Oliveira permalink
    01/09/2016 8:05

    #DilmaCoraçãoValente

  11. Maria Christina giorge permalink
    01/09/2016 9:35

    Obrigada meu professor estou me sentindo humilhada como brasileira

  12. Givanildo permalink
    01/09/2016 11:26

    É uma pena! Os brasileiros estão sendo vítimas da classe burguesa mais uma vez. A burguesia estava sedenta de vingança para com aqueles que estavam ocupando os seus espaços, conquistando muitos direitos e construindo pela primeira vez na história sua própria História. Não vamos aceitar de cabeças baixa… Vamos nos unir e juntos daremos a resposta nas urnas e nas ruas. Iremos resistir e lutar contra a hegemonia conservadora, preconceituosa e burguesa. Devemos consolidar um grupo político forte, resistente e único com a cara do Brasil… Força brasileiros, juntos somos mais fortes!!!!!!!

  13. 01/09/2016 15:24

    parabéns pelo texto! Suas palavras são o que a maioria de nós gostaria de escrever nesse dia difícil e de tantos outros que virão pelos próximos dois anos…

  14. 01/09/2016 20:15

    Republicou isso em Não ao Golpe2e comentado:
    Leonardo Boff sempre ótimo!!!

  15. 02/09/2016 8:44

    Republicou isso em CONVERGÊNCIA.

Trackbacks

  1. “El dia triste” do Brasil: o golpe ...
  2. "EL DIA TRISTE": O GOLPE PARLAMENTAR - Patria Latina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: