Skip to content

Greve e espiritualidade pascal

27/04/2017

Marcelo Barros é um monge peregrino que alimenta com palestras e textos sobre espiritualidade a centenas de pessoas no Brasil e no estrangeiro. Acompanha de perto os movimento sociais populares. Além disso é um exímio exegeta (intérprete da Bíblia). Mas em todas as coisas, mesmo as mais seculares, entrevê a presença de Deus e de seu desígni. É assim agora com a greve geral que está sendo preparada pelo Brasil todo. Transcrevemos o artigo que acaba de enviar. LBoff

******************

Em várias dioceses católicas do Brasil, muitos ministros e fieis se revelam surpresos ao perceber que os responsáveis pela Igreja decidiram se manifestar publicamente sobre o que está acontecendo no Brasil. Bispos se pronunciam contra iniciativas do atual governo, como a Proposta de Reforma da Previdência Social. Também se declaram contra as mudanças da Constituição, empreendidas pelo Congresso, sem nenhuma consulta ou respaldo popular. Na Igreja Católica, essa nova postura profética dos bispos, depois de décadas de uma pastoral mais autocentrada, é uma boa surpresa.

Sem dúvida, devemos isso a esses tempos que vivemos, embalados pela profecia do papa Francisco. No entanto, além dos bispos católicos e de uma nota da própria CNBB, também o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e autoridades evangélicas têm se unido na denúncia das medidas que vão diretamente contra os interesses da imensa maioria dos brasileiros.

Infelizmente, para muitos cristãos, o compromisso social e político não parece fazer parte da fé. Nesse tempo pascal, todas as comunidades de Igrejas antigas leram as passagens do livro do Êxodo que contam a Páscoa judaica. Ali, Deus ordenou aos hebreus saírem da escravidão. Ele os conduziu para a terra prometida e revelou que a vocação de todo ser humano é ser livre e ter sua dignidade reconhecida. Daqui há poucos dias, leremos nas Igrejas o texto do evangelho no qual Jesus se proclama o verdadeiro pastor do povo que veio para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10, 10). No entanto, muitos ministros e fieis interpretam o evangelho de forma espiritualista e individualista. Como se Deus se interessasse apenas pelas consciências e desse sua salvação só para depois da morte. Mesmo muitos que estão d e acordo com as pastorais sociais e os trabalhos de solidariedade os veem apenas como consequência da fé e da caridade.

É preciso um processo de conversão para descobrir que a dimensão social libertadora é o eixo central da revelação bíblica e o coração da espiritualidade judaico-cristã. Ela expressa a relação com um Deus que é amor e cujo projeto é a libertação de todos os humanos, o direito à vida de todos os seres viventes e a comunhão do universo. Esse projeto que a Bíblia chama de “reino de Deus” nos chama todos a sermos cidadãos. Paulo diz que deixamos de pertencer ao mundo como sociedade dominante para vivermos livres. Então, “o mundo, a vida, a morte, o presente e o futuro, tudo é de vocês e vocês são do Cristo e o Cristo é de Deus” (1 Cor 3, 22- 23).

Nesses dias, muitos bispos e pastores estão se pronunciando publicamente favoráveis à greve geral dessa sexta-feira, 28. Eles conclamam as pessoas de fé a apoiarem as mobilizações populares. Setores mais conservadores se perguntam o que isso tem a ver com a fé.

De fato, essa greve geral é um movimento autônomo dos movimentos sociais. Totalmente laical e nada ligada à Igreja. No entanto, para quem tem fé, essa greve recorda que, na Bíblia, a aliança de Deus com o seu povo tem como centro a celebração do sábado. É o direito sagrado do povo parar o trabalho e descansar. Até hoje, os rabinos explicam: “Deus criou o sábado para lembrar a todo fiel a sua dignidade de pessoa livre e que não pode se deixar oprimir”. Não é por acaso que no idioma hebraico dos nossos dias, o termo greve é traduzido por Shabbat , o mesmo vocábulo que sábado.

Quando lutamos por cidadania e direito dos trabalhadores, estamos revivendo o que uma canção das comunidades eclesiais de base cantam até hoje: “No Egito, antigamente, no meio da escravidão, Deus libertou o seu povo. Hoje, Ele passa de novo, gritando a libertação”.

Um abraço amigo do irmão Marcelo Barros
visite o blog: http://www.marcelobarros.com

Anúncios
18 Comentários leave one →
  1. 27/04/2017 13:31

    Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.

  2. Péricles Pegado Cortez permalink
    27/04/2017 13:39

    O senhor vê possibilidade de se organizar uma grande manifestação, em todas as cidades do Brasil, convocadas pelas Igrejas cristãs de todas as denominações? Seria uma marcha fantástica, certamente, as ruas e praças transbordariam de gente orando e cantando pela manutenção da DEMOCRACIA nesse país! Como nos ensina Marcelo Barros!

  3. 27/04/2017 14:04

    “#GREVEGERAL – PÁRA TUDO. PÁRA O BRASIL. PÁRA E NÃO VOLTA MAIS. DIA 28/ABRIL, PÁRA TUDO.”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/04/27/grevegeral-para-tudo-para-o-brasil-para-e-nao-volta-mais-dia-28abril-para-tudo/

    “Você pode ficar quietinho e resignado.
    Você pode me bloquear se estou enchendo a sua paciência.

    VOCÊ PODE LUTAR E PODE, AO MENOS, MULTIPLICAR.

    VOCÊ SÓ NÃO DEVERIA NÃO FAZER NADA!!!

    #GREVEGERAL
    PÁRA TUDO. PÁRA O BRASIL.
    PÁRA E NÃO VOLTA MAIS.

    DIA 28/ABRIL, PÁRA TUDO, PÁRA TODO MUNDO.”

    • 28/04/2017 18:55

      Vamos todos usar a hastag #BrasilEmGreve

      • 29/04/2017 15:03

        #BrasilEmGreve
        #GreveGeral

        NÃO GOSTA DO QUE EU PUBLICO? FÁCIL DEMAIS…
        BASTA ME BLOQUEAR COM TANTOS JÁ FIZERAM.

        CONCORDA? MULTIPLIQUE.

        “O PAPO CONTINUOU, MEU RESPEITO E AMIZADE SE FORAM…”
        > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/04/28/o-papo-continuou-meu-respeito-e-amizade-se-foram/

        “…ASSIM SÃO OS COXINHAS, ASSIM SÃO OS TRAIDORES DA PÁTRIA E DA NAÇÃO. ASSIM SÃO AS CRENÇAS QUE ESTE TIPO DE GENTE POSSUI E COMPARTILHA. É ASSIM QUE ESTA GENTE PENSA.

        GENTE MANIPULADORA, GENTE COVARDE, GENTE OPORTUNISTA, GENTE MUITO POUCO, OU NADA, GENTE. GENTE QUE SE PROSTRA DE JOELHOS EM ALGUMAS IGREJAS – CATÓLICAS E DE OUTRAS CORRENTES DITAS CRISTÃS – EM GRUPOS DE ORAÇÕES A SE IDENTIFICAREM COM JESUS CRISTO. GENTE FALSA, GENTE MENTIROSA.

        ESTE É O POVO QUE SE APODEROU DO PODER NO NOSSO PAÍS E ESTE TIPO DE GENTE NÃO CONHECE NENHUMA LINGUAGEM QUE NÃO SEJA O DINHEIRO.

        NÓS SOMENTE TEMOS UMA ARMA PARA COMBATER ESTA ‘GENTE NÃO GENTE’: PREJUÍZOS NELES….”

      • 03/05/2017 21:58

        É isso aí Gustavo!

  4. Manoel Mendonça permalink
    27/04/2017 18:45

    Na imagem crua dos nossos governantes, nossa vontade acha-se colocada entre Deus e Satã, “como um animal de carga. Se Deus o monta, ele vai lá aonde Deus quer, se o cavaleiro é Satã, ele vai aonde quer Satã. Não somos livres, na verdade, os próprios cavaleiros combatem entre si para conquistar-nos e possuir-nos”.

    • Marizia Lippi permalink
      28/04/2017 12:06

      Fomos criados com o livre arbítrio. Somos responsáveis. Deus também, Pai amoroso nos orienta, porém a opção é nossa. Cordial e fraternalmente, Marízia Lippi.

  5. Marízia Costa Carmo Lippi permalink
    27/04/2017 21:34

    “Jesus percorria todas as cidades e aldeia…Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estavam enfraquecidos e abatidos como ovelhas sem pastor” (Mateus 9, 35-36). Maravilhoso presente do Monge Marcelo Barros. Aleluia!

  6. JuniorRN permalink
    27/04/2017 23:30

    Lindo texto. Que a Igreja solte seu grito por libertação mais vezes e nos mais variados rincoes do nosso país e do mundo.

  7. 28/04/2017 17:54

    Republicou isso em Paulosisinno's Bloge comentado:
    Greve e espiritualidade pascal

  8. 28/04/2017 18:55

    Republicou isso em Não ao Golpe2e comentado:
    Vamos todos usar a hastag #BrasilEmGreve

  9. adenir permalink
    29/04/2017 10:35

    LUIZ INÁCIO ROUBOU LULA..(?)

    Que Getúlio matou Vargas sabemos, mas não vimos.
    O crime ficou registrado na Carta Testamento.
    O confisco de Collor à poupança dos brasileiros e o confisco de Moro
    aos presentes da presidência dos tempos de Lula estão a trazer uma
    LÓGICA difícil de encaixar na racionalidade comum e normal da vida
    e dos bons costumes. Quando a Igreja Presbiteriana do Brasil cassou
    meus direitos ao ministério pastoral eu fui confiscado da fé e batismo presbiteriano no tempo da ditadura quando protestar era quase
    impossível. A fé e batismo presbiteriano é coisa que vem de ameri –
    cano e não faz muita falta. Coisa de terceira e quarta categoria.
    Terrorista e fundamentalista. Mas, ver o pai ser levado sem eira, nem
    beira, documento, lenços ou dinheiro no bolso. Roubar de ladrão tem
    perdão. Mas,não poder carregar tem dó, meu irmão !!!
    O Brasil é gigante, mas não tem muita genialidade. Tem Improviso
    e reversão de situações. Liberdade ainda que tardia e verdade que
    liberta. É nossa esperança e fé. Na paz e amor. Abraços. adenir

    • 29/04/2017 11:57

      Adenir, parabéns pelo belo e comovente testemunho lboff

      • adenir permalink
        30/04/2017 7:15

        OBRIGADO LEONARDO. VOCÊ É QUE LEÃO PARA AGUENTAR AS CARGAS QUE TE LANÇAM DE MUITOS LADOS. DEUS CONTINUE TE AJUDANDO. GOSTARIA DE ACRESCENTAR MAIS ESTAS PALAVRAS.
        “Constatou este Juízo que havia alguns bens entre os apreendidos que teriam sido recebidos, como presentes, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o exercício do mandato, mas que, APARENTEMENTE, deveriam ter sido incluidos….”
        QUANDO MORO NASCEU EM 1972 LULA COMEÇAVA
        TRAJETÓRIA NO SINDICATO DOS METALÚRGICOS EM
        SÃO PAULO. FALTA RESPEITO, CONSIDERAÇÃO E JUSTA
        CAUSA DA PARTE DO MOCINHO.

      • Marízia Costa Carmo Lippi permalink
        30/04/2017 21:19

        Frei Leonardo, tenha paciência comigo, com meus comentários. Grata. Penso que a falência de grande parte da humanidade está na falta de fé em Deus. Quem crê vê no próximo um irmão a ser amado, respeitado, promovido, etc. Não um adversário, um inimigo, algo a ser explorado!

      • 01/05/2017 15:53

        Maruzia, vc está representando o verdadeiro espírito cristão, o sonho de Jesus. Parabens.lboff

  10. Marízia Costa Carmo Lippi permalink
    01/05/2017 17:21

    Frei Leonardo, nos anos 70 almocei ao seu lado lá no Convento Franciscano. Somos irmãos. Tenho muitos livros seus, dentre eles :”José a Personificação do Pai”,. meu coração acolhe esta intuição. Representar o sonho de Jesus é privilégio para mim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: