Skip to content

Lula, o carismático lider servidor

11/04/2018

Nenhuma sociedade reforça sua identidade senão através de grandes símbolos que lhe conferem foco e que lhe apontam uma direção. Estes símbolos se encontram nos monumentos referenciais como o Cristo do Corcovado, ou numa inteira cidade como Brasíia ou as imagens dos profetas de Aleijadinho, nas estátuas que enfeitam as praças e outras. Os nomes das ruas reavivam a memória de escritores, de poetas, de artistas e de figuras que permanecem na consciência coletiva. No mundo político não se pode negar a predominância de Getúlio Vargas, um dos maiores líderes políticos de nossa história, que deu outro rumo ao Brasil e o introduziu no mundo moderno, beneficiando particularmente a classe trabalhadora.

Nesta linha se situa a figura de Luiz Inácio Lula da Silva. Ninguém pode negar-lhe o carisma de que é possuído, reconhecido nacional e internacionalmente. O decisivo de sua figura carismática é que provem das classes abandonadas pelas elites que sempre ocuparam o Estado e elaboraram políticas que os beneficiavam, de costas para o povo. Nunca tiveram um projeto para o Brasil, apenas para si mesmas.

De repente, irrompe Lula no cenário político com a força de um carisma excepcional, representando as vítimas da tragédia brasileira, marcada por uma desigualdade-injustiça social das maiores do mundo. Mesmo tendo que aceitar a lógica do mercado capitalista, perversa porque excludente e por isso, anti-democrática por natureza, conseguiu abrir brechas que beneficiaram milhões de brasileiros começando com o programa da Fome Zero e completada por várias outras políticas sociais.

Os que o criticam de populismo e de assistencialismo não sabem o que é a fome que Gandhi afirmava ser ela “um insulto; ela avilta, desumaniza e destrói o corpo e o espírito; é a forma mais assassina que existe”. Sempre que se faz algo em benefício dos mais necessitados, logo surge a crítica das elites endinheiradas e de seus aliados, de populismo e de assistencialismo quando não de uso político dos pobres. Esquecem o que é elementar numa sociedade minimamente civilizada: a primeira tarefa do Estado é garantir e cuidar da vida de seu povo, e não deixá-lo na exclusão e na miséria que vitimam suas crianças e os fazem morrer antes do tempo. A onda de ódio e de difamação que grassa atualmente no país nasce do espírito dos herdeiros da Casa Grande: o desprezo que dedicavam aos escravos o repassaram aos pobres, aos negros, especialmente às mulheres negras e outras pobres.

Lula com seus projetos de inclusão não apenas saciou a fome e atendeu a outras necessidades de quase 40 milhões de pessoas, senão que lhes devolveu o mais importante que é a dignidade e a consciência de que são cidadãos e filhos e filhas de Deus.

O verdadeiro lider serve a uma causa além de si mesmo. Lula, filho da pobreza nordestina, se propôs como Presidente que nenhum braseileiro precisasse passar fome. Quantas vezes o ouvi pessoalmente dizer que todo o sentido de sua vida e de sua política é dar centralidade aos pobres e arrancá-los do inferno da miséria. Outra vez, vindo de carro com ele de São Bernardo, passando por um lugar ermo fez parar o carro para me confessar: “muitas vezes, saindo da fábrica, sentei aqui nesse capim e chorava porque não tinha nada para levar para meus irmãos que em casa que passavam fome”. Como Chefe de Estado quis criar as condições para que ninguém precisasse chorar por causa da fome.

Lula foi e é um lider servidor desta causa. O líder carismático servidor fala para o profundo das pessoas. Dai nasce o entusiasmo e atração que todo lider suscita. Quantas vezes, nas minhas andanças pelas comunidades da periferia ouvi esta frase:”Lula foi o único que pensou em nós pobres e fez coisas boas para nós”. Dele se podem apontar limitações que pertencem à humana condição, até equívocos políticos, mas jamais se poderá dizer que abandonou o propósito básico de sua vida e de sua ação política. Sinal disso é o fato de que passava os Natais com os mendigos, cuidados pelo Padre Júlio Lancelotti, debaixo da ponte em São Paulo. Encontrava seus irmãos e irmãs de destino, mostrando-lhe solidariedade e companhia.

A sanha dos que querem o Brasil dos privilégios para poucos, conseguiram aprisioná-lo. Mas o sonho de um Brasil rico porque não tem miseráveis jamais pode ser aprisionado. Lula com seu sonho é imorredouro e se faz, como se diz na tradição judaica, “um justo entre as nações”.

Esses poucos exemplos aduzidos mostram como se pode ser líder político servidor do povo e suscitar em seus seguidores o mesmo espírito de serviço solidário e construtivo.

Tal atitude aponta para um outro tipo de Brasil que queremos e merecemos, animado por representantes que fazem da política, no dizer de Gandhi, “um gesto amoroso para com povo e um cuidado por tudo aquilo que é comum”. Lula se inscreve nesta honrosa tradição.

Leonardo Boff é teólogo, filósofo e e publicou Brasi: concluir a refundação ou prolongar a dependência, Vozes 2018.

Anúncios
16 Comentários leave one →
  1. Sonya Marybel Huttón permalink
    11/04/2018 18:45

    Sr Leonardo Boff

    Lula foi um líder importante em seu primer gobierno , bolsa Família , universidades para todos (mais nem tanto) encheu os aviões com a classe média para os EEUU e Europa . O Segundo governo ajudo a bancos e fomento à corrupção, ajudo a empresas como JBS e outras ! Errou é muito, deve aceitar e pedir disculpas ao ao povo que todo ficaria melhor. Como respeito à dignidade humano sou contra jogar ovos , pedras e como idoso também, mais não pode estar cego aos errores cometidos !

    Curtir

  2. VALDERLEI ROGOBERTO DA SILVA permalink
    11/04/2018 19:22

    Salve, Presidente Lula!

    Ele está preso, quiçá triste – talvez chore, reflita: “Tudo isso por causa de um presente de grego – perdi minha companheira e, também minha liberdade…”
    Exercer o poder, sem equilíbrio, bom senso e sabedoria é mergulhar em abismo imenso, profundo.
    Eis duas grandes riquezas da vida: Saúde e liberdade, inclusive de consciência. O cárcere é um pesadelo, uma tragédia.
    Fatos históricos nos lembram que Sócrates, Jesus e Tiradentes foram condenados injustamente…

    Valderlei Rogoberto

    Curtir

  3. 11/04/2018 23:05

    Acabei de vir do acampamento “LULA LIVRE” em Curitiba, são milhares de pessoas que passam durante o dia, vindas de várias partes do Brasil, além dos moradores de Curitiba e região. Um ambiente de solidariedade, muito afeto e esperança. Estamos esperando Adolfo Pérez Esquivel para dia 18 de abril em Curitiba. Dia 16/04 estará no RJ na Faculdade Nacional de Direito, depois vem a Curitiba, para dar impulso a Campanha ao Premio Nobel da Paz a Lula. Todas as manhãs há um grupo de jovens e mulheres que gritam um “BOM DIA PRESIDENTE LULA”, nas proximidades da Policia Federal.

    Curtir

  4. 11/04/2018 23:09

    Com sua política de inclusão para os marginalizados não prejudicou o restante dos Brasileiros e Brasileiras, projetou o Brasil no Exterior, valorizou as riquezas Nacionais. merece a eleição desejada pela maioria dos Brasileiros!

    Curtir

  5. Vamos rezar Companheiro. permalink
    12/04/2018 6:52

    Irmãozinho companheiro, vamos orar, amém?
    Améééééém!
    .
    Senhor, fazei de mim
    um instrumento da corrupção
    e do golpe a Constituição.
    Onde tiver gorjeta,
    que eu encha a maleta.
    Que seja minha sina
    receber propina.
    E se houver mutreta que eu mame na teta.
    Mídia?…
    Imprensa?…
    Tudo é perfídia!
    Quero é minha recompensa!
    Não sou peixe-lobo,
    Sou sim um apedeuta.
    Odeio a Rede-Globo.
    Sem opinião de jornalista traíra,
    são todos PiG golpistas.
    Do PCdoB amo a Jandira,
    Na cultura o Ipojuca
    Amo e divulgo,
    Tudo que é porralouca
    Depois da meia-noite urubu vira frango,
    semeio tudo que é barango.
    Vem na minha companheiro!
    Só não faz pergunta difícil.
    Não sou artilheiro,
    sou como mulher fácil.
    Mas adoro mesmo é dinheiro.
    Amém?
    Améééém!

    Curtir

  6. 12/04/2018 8:48

    DELAÇÃO PREMIADA É TRANSAÇÃO entre CORRUPTOR e CORRUPTO. Lula não é delator. LULA LIVRE e VIVO. Não às revoluções de esquerda ou direita que matam e prendem. Evolução e vida na frente e no ápice. Estratégias de libertação com cajados, anjos e comunidades libertadoras.

    Curtir

  7. Erika permalink
    12/04/2018 9:15

    Olá, bom dia

    Me chamo Érika, moro e estudo em São Paulo. Por gentileza, gostaria de solicitar ao Sr. Leonardo Boff, se possível, alguma sugestão de leitura sobre a pessoa de Lucas, da bíblia. Me desculpem escrever por aqui, é que não encontrei na rede social, facebook, um canal de contato com sua assessoria. Na realidade, estou a pesquisar sobre a vida de Lucas, e pensei em pedir ajuda para alguma pessoa com bastante conhecimento sobre a bíblia e que talvez pudesse me ajudar, então me ocorreu o Sr. Leonardo Boff. Obrigada, e até breve.

    Curtir

  8. Maurício Rosa de Almeida Piauhilino permalink
    12/04/2018 9:54

    Olá professor Boff.
    Antes de iniciar o comentário, gostaria de dizer que o admiro muito e que sempre procuro acompanhar suas publicações, entrevistas que estão a disposição de todos no YouTube e que foi uma honra estar no lançamento do seu ultimo livro, Brasil: Concluir a Refundação ou Prolongar a Dependência?
    Saliento também que suas palavras e reflexões sempre me trazer esperança e me animam a não desesperar frente ao cenário político atual.
    Gostaria de lhe perguntar sobre sua opinião em relação ao argumento da direita, de que antes do governo Lula, FHC já havia iniciado as políticas sociais no Brasil, então o que Lula fez, basicamente foi se apropriar dessas políticas já em andamento mudando seus nomes e alguns detalhes em suas composições. Eu pessoalmente penso que não, acho que foi no governo de Lula que de fato elas foram aplicadas, ampliadas e atingiram a grande massa de pobres que necessitavam de algum socorro para que pudessem viver com o minimo de dignidade. Como o senhor rebate esses argumentos dos conservadores, como vê as políticas sociais dos governos anteriores ao do PT?
    Desde já agradeço ao senhor, por tudo o que vem fazendo pelo povo brasileiro, pelas CEB’S, ajudando nos a encontrar o melhor caminho, a pensar a realidade e ir pela pela direção da transformação à Luz do Evangelho de Jesus.

    Curtir

  9. 12/04/2018 11:11

    Lula é patrimônio imaterial do Brasil. #LulaLivre

    Curtir

  10. 12/04/2018 11:28

    eu nao sou brasileiro e não tenho um bom conhecimento do espectro politico do Brasil. Pergunto, além do Lula ou com o Lula não há mais ninguém? Se não há, qual a esperança para quem vem aí ? Tem de haver mais, com um diferente carisma talvez mas que herde o que de bom tem o Lula e acrescente mais um ao lado dos mais pobres. Talvez tenha de ser o Lula nesta altura e mais ninguém mas e amanhã?

    Curtir

  11. 12/04/2018 12:03

    Nunca tinha visto algo tão humano, sobre Lula.
    Realmente merece o Nobel.

    Curtir

  12. Dante Targa (Vasudeva) permalink
    12/04/2018 20:19

    Caro Leonardo Boff, antes de mais nada deixe-me expressar minha admiração por seu trabalho. Gostei muito de “Ecologia, mundialização e espiritualidade”! Mas lhe pergunto com sinceridade e sem segundas intenções: Absolutamente todas estas acusações contra lula são pura armação? Todos do PT que o rodeavam envolvidos em esquemas de propinas astronômicas e ele nada teve a ver com tudo isso? Repito, com todo respeito, é uma dúvida sincera, não uma provocação.

    Como filósofo de profissão, encontro-me em um estado de ceticismo profundo em relação a todo tipo de notícias, de um lado e de outro. É muito difícil não apenas acreditar no que se lê, mas também checar fatos e dados por conta própria. Concordo plenamente contigo sobre o papel de Lula em sua trajetória inicial e sobre os grandes avanços de seu governo na direção de um país mais justo para aqueles que mais precisam. Também é evidente o caráter político de sua prisão. Entretanto, minha intuição reluta em acreditar que ele é completamente inocente. Tendo a acreditar que ele acabou se perdendo no jogo sujo das trocas de influência, para fazer frente à direita criminosa e em busca da governabilidade.

    Fraterno abraço!

    Curtir

  13. 13/04/2018 18:45

    Lula, livre! Eleição sem Lula, é fraude! Abaixo a ditadura jurídica/midiática/parlamentar!

    Curtir

  14. CHARLES LADVOCAT CINTRA permalink
    18/04/2018 18:42

    Lula no início de sua carreira política tinha bons propósitos, mas o poder o corrompeu como a tantos outros. O que dizer da fortuna amealhada por seus filhos?

    Curtir

Trackbacks

  1. Não sei nem o que dizer… ‘Lula, o carismático líder servidor.’ — Leonardo Boff | MariaLDario's Blog
  2. Lula, o carismático lider servidor  - Bem Blogado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: