Skip to content

O legado que o Papa Francisco nos deixou

30/07/2013

 

 

            Não é fácil em poucas palavras resumir os pontos relevantes das intervenções do Papa Francisco no Brasil. Enfatizo alguns com o risco de omitir outros importantes.

 

O legado maior foi a figura do Papa Francisco: um humilde servidor da fé, despojado de todo aparato, tocando e deixando-se tocar, falando a linguagem dos jovens e as verdades com sinceridade. Representou o mais nobre dos líderes, o líder servidor que não faz referência a si mesmo mas aos outros com carinho e cuidado, evocando esperança e confiança no futuro.

 

            No campo político encontrou um país conturbado pelas multitudinárias manifestações dos jovens. Defendeu sua utopia e o direito de serem ouvidos. Apresentou uma visão humanística na política na economia e na erradicação da pobreza. Criticou duramente um sistema financeiro que descarta os dois pólos: os idosos porque não produzem e os jovens não criando-lhes postos de trabalho. Os idosos deixam de repassar sua experiência e os jovens são privados de construir o futuro. Uma sociedade assim pode desabar.

 

O tema da ética era recorrente, fundada na dignidade transcendente da pessoa. Com referência à democracia cunhou a expressão “humildade social” que é falar olho a olho, entre iguais e não de cima para baixo. Entre a indiferença egoista e o protesto violento apontou uma opção sempre possível: o diálogo construtivo. Três categorias sempre voltavam: o diálogo como mediação para os conflitos, a proximidade para com as pessoas para além de todas as burocracias e a cultura do encontro. Todos tem algo a dar e algo a receber. “Hoje ou se aposta na cultura do encontro ou todos perdem”.

 

No campo religioso foi mais fecundo e direto. Reconheceu que”jovens perderam a fé na Igreja e até mesmo em Deus pela incoerência de cristãos e de ministros do evangelho”. O discurso mais severo reservou-o para os bispos e cardeais latinoamericanos (CELAM). Reconheceu que a Igreja, e ele mesmo se incluíu, está atrasada com referência à reforma das estruturas da Igreja. Conclamou não apenas a abrir as portas para todos, mas a sairem em direção do mundo e para as “periferias existenciais”. Criticou a “psicologia principesca” de membros da hierarquia. Eles tem que ser pobres interior e exteriormente. Dois eixos devem estruturar a pastoral: a proximidade do povo, para além das preocupações organizativas e o encontro marcado de carinho e ternura. Fala até da necessária “revolução da ternura” coisa que ele mostrou viver pessoalmente. Entende a Igreja como mãe que abraça, acaricia e beija. Essa atitude materna os pastores devem cultivar para com os fiéis. A Igreja não pode ser controladora e administradora mas servidora e facilitadora. Enfaticamente afirma que a posição do pastor não é a posição do centro mas a das periferias. Esta afirmação é de se notar: a posição do bispos deve ser “ou à frente para indicar o caminho, ou no meio para mantê-lo unido e neutralizar as debandadas, ou então atrás para evitar que alguém se desgarre” e dar-se conta de que “o próprio rebanho tem o seu olfato para encontrar novos caminhos”. Ademais, deu centralidade aos leigos para junto com os pastores decidirem os caminhos da comunidade.           O diálogo com o mundo moderno e a diversidade religiosa: o Papa Francisco não mostrou nenhum medo face ao mundo moderno; quer trocar e inserir-se num profundo sentido de solidariedade para com os privados de comida e de educação. Todas as confissões devem trabalhar juntas em favor das vítimas. Pouco importa se o atendimento é feito por um cristão, judeu, muçulmano ou outro. O decisivo é que e o pobre tenha acesso à comida e à educação. Nenhuma confissão pode  dormir tranquila enquanto os deserdados deste mundo estiverem gritando. Aqui vige um ecumenismo de missão, todos juntos, a serviço dos outros.

 

Aos jovens dedicou palavras de entusiasmo e de esperança. Contra uma cultura do consumismo e da desumanização convocou-os a serem “revolucionários” e  “rebeldes”. É pela janela dos jovens que entra o futuro. Criticou o restauracionismo de alguns grupos e o utopismo de outros. Colocou o acento no hoje:”no hoje se joga a vida eterna”. Sempre os desafiou para o entusiasmo, para a criatividade e para irem pelo mundo espalhando a mensagem generosa e humanitaria de Jesus, o Deus que realizou a proximidade e marcou encontro com os seres humanos.

 

Na celebração final havia mais de três milhões de pessoas, alegres, festivas e na mais absoluta ordem. Desceu um aura de benquerença, de paz e de felicidade sobre o Rio de Janeiro e sobre o Brasil que só podia ser a irradiação do terno e fraterno  Papa Francisco e do Sentimento Divino que soube transmitir.

 

 Leonardo Boff escreveu Francisco de Assis e Francisco de Roma: uma nova primavera na Igreja? Editora Mar de Ideias, Rio 2013.

           

 

           

 

           

 

About these ads
90 Comentários leave one →
  1. 30/07/2013 10:25

    Francisco fala a única linguagem que todos entendem: a do Amor!

    • Marcilio Oliveira permalink
      26/09/2013 19:45

      Concordo integralmente, Adélia. Entendemos e sentimos. O Espirito Santo protege a Igreja.

  2. Pedro Henrik Ferreira Lopes permalink
    30/07/2013 10:25

    Leonardo, é possível avaliar se a vinda do Bispo de Roma foi positiva ao trabalho de base?
    E quanto o posicionamento dele referente a Teologia da Libertação, foi possível perceber?

  3. ERALDO MOURA permalink
    30/07/2013 10:39

    Excelente comentário, cheio de sabedoria. Concordo com as palavras do nosso mestre.

  4. 30/07/2013 10:42

    Perfeito! Realmente, é tudo isso… Fico imensamente feliz em estar presente neste momento, para ver este Gigante passo da Igreja… que é de Deus e da humanidade…

  5. Ézio Faganello permalink
    30/07/2013 11:10

    Gratidão, L. Boff. Em poucas palavras consegue clarear nossos sentimentos.

  6. 30/07/2013 11:14

    Reblogueó esto en PASO A LA UTOPÍA.

  7. 30/07/2013 11:14

    Diante da reflexão professor Boff, sou desafiado a refletir e a repensar a minha prática pastoral a luz da aula encarnacional a respeito do evangelho que o sr. Francisco o papa nos presenteou com a sua presença e acertados discursos em nossa nação. Sou pastor e fui inspirado a ser mais “encarnacional” em meio aqueles que se encontram em menor condição em relação ao evangelho com toda a sua integralidade! Paz.

    • edneiacoelho permalink
      27/09/2013 14:03

      eu tenho um segredo pra falar com meu marido e queria falar pra ele isso fica mim atormentando

  8. José Nilton Dias Granito permalink
    30/07/2013 11:43

    Excelente artigo. O Papa do povo! Revelou muito bem sua denominação de Vigário de Cristo na terra. Esse é Cristo, Deus entre nós, Emanuel. Esse é Papa Francisco, pastor que acolhe e caminha junto do seu povo.

  9. anthony permalink
    30/07/2013 11:52

    maravilhosa reflexão…

  10. Neusa Pedrosa permalink
    30/07/2013 11:52

    Muito bonito o que está escrito. Adorei suas observações, muito sábias. Neusa Pedrosa.

    ________________________________

  11. 30/07/2013 12:43

    Perfeito . Papa que falou para o povo entender , deixou belas mensagens
    e infinitos exemplos de humildade

  12. Manoel Mendonça permalink
    30/07/2013 12:52

    Também condenou a ideologização da Igreja, sendo ela de direita ou de esquerda, refrindo-se inclusive à Teologia da Libertação, da qual o Sr. faz parte.

    • 30/07/2013 13:13

      Manoel
      O Papa não se referiu à TL. Isso está na sua cabeça com preconceitos. Alias vc precisa saber que o Papa seguia a vertente da TL propria da Argentina “a teologia da cultura popular”. Seu professor Juan Carlos Scannone o confirmou numa entrevista que vc pode ler no IHU dos jesuitas do sul. Quem é pelos pobres como é o Papa Francisco não poderia estar contra a TL cuja centralidade é a opção pelos pobres contra a pobreza. Uma opção que vc como cristão e ouvidor do Papa deveria tambem fazer.
      lboff

      • 30/07/2013 15:23

        “Francisco de Assis e Francisco de Roma”, com certeza uma nova primavera e uma nova esperança para a Igreja contemporânea. Parabéns, mestre Leonardo Boff.

      • 30/07/2013 15:35

        O Papa falou sim contra todo tipo de ideologização, Cito um dos pontos de seu discurso aos bispos do CELAM:

        “a) O reducionismo socializante. É a ideologização mais fácil de descobrir. Em alguns momentos, foi muito forte. Trata-se de uma pretensão interpretativa com base em uma hermenêutica de acordo com as ciências sociais. Engloba os campos mais variados, desde o liberalismo de mercado até às categorizações marxistas.”

        A teologia enquanto opção preferencial e não exclusiva aos pobres e excludentes de outras categorias sempre foi bem vinda na Igreja. Esta posição defendeu tanto o Papa JPII, como Bento XVI. O problema está quando se faz através de uma leitura marxista, incompatível, enquanto principio, com a doutrina e fundamentos da fé católica. E que conduz a abusos.

        Alegra-me que tenha ressaltado também o grande perigo do liberalismo de mercado, pois este também pode e conduz uma redução da pessoa a instrumento dos interesses econômicos, ao individualismo extremo e ao hedonismo que cega o espírito.

        A igreja não é uma ONG, repetiu inúmeras vezes.

      • 04/08/2013 21:45

        Leonardo, pessoas que falam da mal
        TL não sabem que teologia e esta

    • 30/07/2013 17:02

      De fato o Papa não se referiu à TL nem à RCC, de forma explícita. Falou das pastorais, dos movimentos e conclamou a todos, no sentido de que não fiquemos entrincheirados em zonas de conforto e de mero extravasamento emocional, mas que possamos sair e fazer um verdadeiro êxodo pascal junto aos que mais necessitarem de nossa presença transformadora, no mundo.

      • Robson permalink
        30/07/2013 22:23

        Menos pessoal, o papa tem a triste/feliz missão de ser papa de toda a Igreja, em sua complexidade e variedade…rezemos por ele…

    • 30/07/2013 20:31

      Quem critica a teologia da libertação não conhece o conteúdo, que prega a igualdade social

      • Elderjm permalink
        01/08/2013 11:50

        Acho que Bento XVI não é tão sem conteúdo…
        http://www.amormariano.com.br/igreja/eu-vos-explico-a-teologia-da-libertacao/‎

      • Renato permalink
        01/08/2013 17:44

        é exatamente por isso que ela é criticada, igualdade social nunca foi nem nunca será o centro da vida crista, não para isso que Jesus veio, até pq o bem maior nem é aqui nessa terra, mas sim no céu.
        Os tesouros dessa terra nada se comparam aos tesouros no céu. Antes ser pobre e ganhar o céu do que ser rico e ganhar o inferno. ( Isso é só um exemplo que também não quer dizer que ser rico seja pecado, até pq a Igreja tem vários santos que eram ricos)

      • Saint Clair permalink
        08/12/2013 1:12

        Quem será contra os pobres??? Para relativizar Cristo e deixá-lo à margem o Diabo tem dito que isso é um bom negócio, e admitamos, que bicho inteligente, por isso que ele, o diabo, é sim um fã dos pobres e todo TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO. Acredito que se o Santo Padre promoveu, em algum momento a TL, já deve ter se confessado.

  13. 30/07/2013 13:38

    A passagem do papa Francisco foi como um bálsamo. Alívio para a Igreja, perfumou Cristo para o Brasil.

  14. 30/07/2013 14:20

    Como de costume, belíssimo e inspirado texto do nosso querido Leonardo Boff. Reflete, com sabedoria, a alma e o ideal do Papa Francisco. De formação espírita, porém não aprisionado a rótulos (e leitor assíduo de Boff), envio o meu abraço fraterno aos irmãos católicos pela festa maravilhosa que foi JMJ – Rio 2013. Quanto a Francisco, que JESUS o abençoe hoje e sempre, iluminando seus passos rumo a “Cultura do Encontro” tão necessária em nossos turbulentos dias! Paz para todos!

  15. 30/07/2013 14:39

    A mais de 2 décadas retornei à Igreja, cujo Sacramento Principal é fundamento da minha vida. Mas, ao rezar o Credo, …”creio na Santa Igreja…” meu coração não me permitia dizer “…Católica”. Também no momento onde se pede pelo Papa era difícil não me sentir incomodado, para dizer o menos. Após o advento deste Santo ( que se diz pecador…!) , perdi a concentração quando me flagrei dizendo, de coração, “Santa Igreja Católica…” . Peço ao Altíssimo por Ele sempre, mesmo fora da Missa . Não temo mais que ele tenha o destino de J Paulo I ! Dizer que Ele renovou a Fé e a Esperança seria pouco. Que o Todo Poderoso nos dê a benção de uma longa vida ao Bispo de Roma, nosso Pai muito amado.

  16. j.b. monteiro permalink
    30/07/2013 14:57

    Uma falha do santo papa, não exigiu que seus comandado, que Batizem e que não faça disto um comercio

  17. Alberto Frega permalink
    30/07/2013 15:15

    Ao longo de minha vida tive algumas oportunidades de conhecer pessoas iluminadas, independente da religião, não por usa sabedoria no uso da palavras, mas, pela profundeza que toca a alma e nosso ser crístico com suas manifestações.
    Você, Boff, foi um destes iluminados, assim como Frei Luiz Garcia, que não sei por onde anda, dos tempos das CEB’s e da Teologia da Libertação. Assim o digo não por tê-los como exemplos de “ser”, mas, pela importância das chances que tive de ouvi-los e a contribuição que deram em meu caminhar religioso.
    O Papa Francisco é um destes iluminados que, juntamente com os Peregrinos, emanaram energia, fé, fraternidade, esperança, reflexão e sabedoria de “ser” e fizeram com que as pessoas não sejam mais as mesmas.
    Não que pense que as pessoas irão mudar, pois, creio que as pessoas são o que são, quiçá podem mudar sua forma de agir junto ao próximo, seja ele quem for.
    Sou uma pessoa pragmática, assim, tenho a mania de citar minhas ações como exemplo, pois, são as minhas vivências.
    Após passar os momentos da emoção vivenciada e com as devidas reflexões, mandei mensagem pedindo desculpas àqueles próximos que havia tratado com preconceito, ainda que eu tivesse razões para tal, mas, precisava me retratar por serem pessoas que jamais deixei de amar, mesmo sendo diferentes de mim, e acima de todas as diferenças há que haver mais forte o amor , a compreensão e a paciência. Isso, já era o efeito causado pelas vivencias destes momentos da presença do Papa Francisco.
    Fui na 6ª feira a Copacabana, não para ver o Papa Francisco, mas, para vivenciar a energia Dele, dos Peregrinos e de todo aquele povo ali presente.
    Sua frase “Desceu um aura de benquerença, de paz e de felicidade sobre o Rio de Janeiro e sobre o Brasil que só podia ser a irradiação do terno e fraterno Papa Francisco e do Sentimento Divino que soube transmitir.”, define exatamente o que quero dizer com ser iluminado que são.
    As manifestações do Papa Francisco estavam sendo ditadas pela Santíssima Trindade, arrisco em dizer, mas a bem-aventurança que desceu sobre o Rio de Janeiro e o Brasil, quem sabe sobre a Terra e a Humanidade, é que me leva a dizer tais palavras.
    Homens que falam da importância da proximidade entre as pessoas como instrumento de conscientização e de transformação deste mundo, são iluminados.

    • 09/08/2013 19:52

      Creio que o maior legado que o Papa Francisco nos deixou foi a consciência de que todos somos missionários de Deum, Christum et Spiritum Sanctum, da Sancta Trinitate que existe em todas as religiões, em conformidade com sua cultura e valores religiosos.
      Nunca me senti tão comprometido com a Missão que Deus me deu para este mundo…

  18. Renata permalink
    30/07/2013 15:42

    Belo resumo da visita de Francisco de Roma!

  19. 30/07/2013 15:43

    No inicio era uma chama pequenininha. Mas os pobres conseguiram enxerga-la. Ao longo do trajeto, ela foi se fortificando, crescendo, mas ainda ninguém conseguia vê-la. Apenas humildes e miseráveis . Todavia a irradiação foi tao forte que a chama se tornou grandiosa e pela força do Espirito Santo, abriram os olhos dos lideres que a enxergaram “la no fim do mundo”. Trouxeram a chama de amor para Roma e a intitularam PAPA FRANCISCO!
    E o mundo todo se iluminou e se apaixonou por ele!!!
    La do topo, ele esta conseguindo desfazer o emaranhando de maldade que o ser humano è capaz de fazer. Dentro de suas batinas ou fora delas. Esta semana, a Luz de amor chegou ao Brasil, irradiando cada brasileiro, católico ou não com seu poder! Trazendo esperança aos jovens e a cada um. Na solidão de cada coração, ele depositou a chama de Jesus e Maria, e com tanto poder que choramos ao vê-lo partir esta noite.
    Contudo a luz não se apagará ,ao contrario, se propagara quando a levarmos ao outro,e continuaremos a alimenta-la com oração e o compromisso de sermos seres humanos melhores!

  20. 30/07/2013 15:55

    Ótimo seu artigo,verdadeira catequese do nosso querido papa Francisco.Estou encantada com ele. Paz e Bem!

  21. Isabel Pinho permalink
    30/07/2013 16:15

    O sr. disse tudo: é Gente! Isabel

  22. Maurício Tupinambá permalink
    30/07/2013 16:29

    Frei Leonardo ,
    Permita-me chama-lo de Frei pois uma vez ordenado sempre será um Padre .
    Uma vez o Apóstolo João chamou a atenção do Senhor Jesus falando que um grupo do qual os 12 não pertenciam curavam em nome Dele , Ele respondeu : quem não é contra nós é a favor de nós .
    As palavras do papa Francisco com sua humidade , simplicidade e amor pelos pobres atingiu a maioria dos jovens e dos idosos também , sejam homens ou mulheres , por um instante vi renascer a Igreja de Jerusalém onde todos eram irmãos e irmãs e tinham um Coração e uma só Alma .
    Abração em Cristo !

  23. Gessy Salomone permalink
    30/07/2013 18:19

    Uma perfeita coerência de palavra e gesto.Amo esse nosso irmão em Cristo.Ele mostrou que nos ama e como ama nosso Cristo.

  24. 30/07/2013 18:29

    Parabéns carissimo Leonardo pelo artigo. Suas palavras foram de conciliação e profetismo sobre a presença do papa Francisco. Realmente Francisco foi suscitado por Deus para nos colocar numa marcha renovada à luz do Evangelho….

  25. Douglas Amaral permalink
    30/07/2013 19:17

    Leonardo Boff, se outros papas tivessem sido Francisco, talvez sua teologia estivesse, agora, libertando o mundo. Não sou católico, mas você sempre foi meu ídolo.

    Douglas Amaral
    Nova Friburgo – RJ

  26. Francisco de Assis Alves permalink
    30/07/2013 20:18

    Foram momentos de grandes reflexões a partir de palavras e principalmente gestos. Que certamente foi concebido por todo(a)s que estiveram presentes ou mesmo os que acompanharam pelos noticiários.
    O que mim deixa esperançoso é que de perto ou de longe quem viu e quem ouviu este homem de Deus procure se espelhar principalmente nas suas atitudes e façam o caminho de volta.
    A Igreja dos pobres deve ser vivenciada concretamente e a máxima que diz “Façam o que mando e não façam e que faço” Não cabe para quem está a frente deste processo nas Igrejas particulares.
    Leonardo Boff, venho acompanhando suas reflexões nos últimos meses e a cada texto fico ainda mais confiante que a sua certeza estava certa. Não é redundância!

    Diác. Francisco de Assis
    Palmares-PE

  27. José Luiz Lopes do Amara permalink
    30/07/2013 21:02

    Leonardo Boff, realmente o artigo é grande relevância e espero que as pessoas, possam ser tocados e partir para a prática do dia-a-dia.
    José Luiz. L. Amaral
    Campos dos Goytacazes-RJ

  28. 30/07/2013 21:03

    Excelente. Mestre Boff sintetizou tudo que Papa Francisco nos transmitiu nestes dias. Foi um tempo luminoso.

  29. José Luiz Lopes do Amara permalink
    30/07/2013 21:06

    Leonardo Boff, realmente o artigo é grande relevância e espero que as pessoas, possam ser tocados e acredite que a mudança é possivel com a participação de todos..
    José Luiz. L. Amaral
    Campos dos Goytacazes-RJ

    • José Luiz Lopes do Amara permalink
      30/07/2013 21:09

      Leonardo Boff, realmente o artigo é grande relevância e espero que as pessoas, possam ser tocados e acredite que a mudança é possivel com a participação de todos..
      José Luiz. L. Amaral
      Campos dos Goytacazes-RJ

  30. Sandra Maria Oliveira da Silva permalink
    30/07/2013 21:31

    A simplicidade é o caminho para chegar ao coração do Ser Humano.

  31. 30/07/2013 22:58

    AHORA SOLO FALTA PONER EN PRACTICA LO QUE PREDICO EL SANTO PADRE FRANCISCO, MENSAJE SENCILLO COMO EL DE CRISTO, PERO A LA VEZ EXIGENTE, OJALÁ AYUDE A MUCHOS, LAICOS Y SACERDOTES A SALIR DE LA MEDIOCRIDAD, TODOS TENEMOS QUE HACERLO, PERO ES URGENTE QUE LOS SACERDOTES SIENTAN URGENCIA DE PREPARARSE MÁS PARA PODER REALIZAR MEJOR LA EVANGELIZACIÓN, TODOS PODEMOS APORTAR UN GRANITO DE ARENA EN ESTA TAREA, ESTA TAREA NO ES P0ARA ESTAR CÓMODOS, ABURGUESADOS, TIBIOS….. AL MENOS EN MI PAIS MÉXICO, LA NECESIDAD ES SUMAMENTE URGENTE.

  32. Edgar Madeiro Junior permalink
    30/07/2013 23:06

    O papa Francisco quer resgatar o verdadeiro papel da igreja, pretendido por Cristo e tão desejado por Francisco de Assis. O mundo está doente e precisando desta mensagem de Amor. Que Deus o abençoe e que Ele esteja sempre com Francisco.

  33. Dilson Pinheiro . permalink
    30/07/2013 23:15

    HAJA FRANCISCOS MARAVILHOSOS… O PAPA…. O XAVIER . . . E O DE ASSIS .

  34. Luiz Philippe de Paula Abreu permalink
    30/07/2013 23:23

    Caro Frei,

    Não consigo sentir esse estado de comoção muito comum na sociedade brasileira. De forma frequente e equivocada, assistimos a população aceitar ídolos, eventos e “verdades” (outorgadas ou sedutoras), muito nocivas que provocam pensamentos dementes, ações egoístas, atrofiando nossa mente e espírito.
    Mas, quando aparece alguém iluminado como o Papa Francisco, verdadeiramente cristão, impregnado de um absoluto desejo de cuidar do seus irmãos, meu coração se enche de esperança e alegria.
    Que façamos a nossa parte, sendo cidadãos e seres fraternais , para merecermos “tal companhia”: a dele , a sua e de todos aqueles que fazem do Evangelho um instrumento de humanização.

    Muita Paz.

  35. Iracy Boff permalink
    31/07/2013 0:25

    Ah! Leonardo, tudo divinamente colocado, amo ler suas reflexões.

  36. Roberto Costa permalink
    31/07/2013 1:39

    Em Resumo: Francisco de Roma está reconstruindo a igreja que Cristo confiou ao de Assis…

  37. Jerry Fernandes de souza permalink
    31/07/2013 8:13

    Boff, sinto tanto não percebido tudo o que o senhor vem destacando neste texto, no tocante as ações do Papa francisco; felizmente acompanho a sua trajetória – sua, Leonardo Boff – e gostaria de ver o mesmo otimismo no tocante ao Novo papa, tanto quanto o Sr, vem demonstrando nos últimos textos; Irei me faler aqui de uma frase que ouvi de Dom Pedro Caldaliga: “Tudo é política, mesmo quando a política não é tudo.” Ao meu ver, O papa francisco ainda não realizou nada de grande relevância no que concerne as mudanças que espero ver nessa instituição católica e, mas Romana que apostólica e muito menos cristã; Creio que seu pontificado ainda está por começar e problemas bem mais complexos o esperam…abraços e mantenho minha admiração pelo o senhor, motivo pelo qual me manifesto, em sendido de ouvir sua opinião!

    • 31/07/2013 8:30

      Jerry
      É bom acompanhar a trajetoria deste Papa. Ele espertamente começou com a reforma do papado, como base para fazer a reforma e as cobranças da Curia.
      Soube por fontes seguras que há uma resistência já organizada pelos grupos mais conservadores e alguns ligados à Mafia dentro da Curia, onde até a eliminação física dele eventualmente é prevista. Não sem razão pede que rezem e rezem por ele. Não é sem sentido já que na história do Papado dezenas de Papas foram envenenados, degolados, sufocados e até esquartejados. Mas a historiografia piedosa da Hierarquia saempre esconde tais fatos.
      Continuemos na esperança porque o centro não é o Papa mas Jesus e sua mensagem
      lboff

      • jairo motta da silva permalink
        31/07/2013 11:41

        Realmente Sr Leonardo, falar de uma pessoa tão “simples” as vezes se torna emblemático Vejo nas palavras do Papa, soluções tão simples para questões tão difíceis que são pelos nossos “mandatários”: proteladas, ignoradas e até descartadas. Observa-se a arrogância o descaso e o desmando para com o povo; esse mesmo povo que “a eles”pagam os custos do luxo e conforto.
        Obrigado mais uma vez por sua, muito bem observadas, colocações. Abraço fraterno

      • Jerry Fernandes de Souza permalink
        02/08/2013 0:48

        Boff,
        Sim, com certeza ei de acompanhar sua trajetória e de farto espero que dele possa vir mudanças que levem ao profitentes do catolicismo, a um retorno à prática de maior aproximação dos ensinos de Jesus, a tanto esquecidos…faz necessário ao meu ver, que os grandes lideres não só da instituição católica, mas de todas as que refletem o verdadeiro bem que se expressa por uma sociedade que busque a sublime virtude da Justiça. Segundo Sócrates, essa é a maior manifestação do bem e inquestionavelmente, Jesus em tudo fora justo com a nos exemplificar o bem maior…Sejamos em paz. Abraços!

      • celestina peron permalink
        02/08/2013 9:41

        É isto ali Frei Leonardo e eu estive em Roma a dois meses , e uma senhora católica me confidenciou isto mesmo que seu esposo por anos foi o motorista de papas e este estão querendo vê-lo pelas costas. Vamos rezar sim por Ele.

      • Paulo Roberto Dos Santos. permalink
        03/08/2013 22:05

        Amigo Leonardo, desculpe atalhar sua conversa,sei que estás a km luz de distância em minha frente no saber, conhecimento e em produção literária, das quais faço uso e tiro muito proveito.És um dos que trilham por caminhos que ainda muitos poucos trilharam, por isso deixa pegadas visíveis as quais vemos e podemos seguir; mas permita-me ousar relembrar alguns fatos do papado bem recente. A morte repentina e misteriosa do querido “papa sorriso” João Paulo I. Curiosamente após ter anunciado que intencionava deixar de habitar no Vaticano e ventilava algumas reformas não amanheceu vivo. A cúria romana informou que entrou em óbito quando lia Imitação de Cristo, outros afirmaram que sofreu uma grande alteração de sua pressão arterial,quando lia a relação de bispos e ou cardeais, que faziam parte da máfia e da maçonaria.Para medica-lo forneceram doses exageradas de medicamentos, vindo daí provocar um infarto que foi fulminante.Também não permitiram que se fizessem autópsia em seu cadáver .Creio que o Papa Francisco também soube desta versão, mas não deve se intimidar por que é um homem, servo de Deus, que como o Sr. bem escreveu em seu artigo JIJ de 28.07.13 no décimo parágrafo, possui uma fé cristalina que o torna despojado e sem medo. Daí logicamente posso concluir que a característica do profeta e do servo que está a serviço do reino de Deus, não pode ter medo de ser decapitado e ele deixou claro em sua entrevista que deu à rede globo, que ninguém morre antes da véspera, por isso não tem medo, e repetiu várias vezes à nós: Não tenham medo, não tenham medo ! Penso que ter medo quando está à serviço de Deus é falta de fé!

      • 04/08/2013 8:25

        Paulo Roberto,
        O fato de continuamente pedir que rezem por ele, o Papa Francisco sabe que corre risco. Há informações de que há grupos da Mafia que se infiltraram no Banco do Vaticano e enviaam muito dinheiro para fora. Não é impossiel que ao ver seus negocios desmentelados pela intervenção do Papa, queiram eliminá-lo. Não sem razão mora numa hospedaria e come junto com todos os outros.
        Correm já nas redes sociais as serias ameaças que pesam sobre ele, insclusive de sua eliminação fisica.
        Mas se vier ocorrer, que Deus não o permita, será mais tarde na medida em que os interesses dos implicdos seja da curia seja da mafia se sintam ameaçados.
        Rezemos, pois
        lboff

      • Antonio Jose da Silveira. permalink
        05/08/2013 22:32

        Nos anos setenta, um pouco antes de João Paulo I, D. Helder falava dos riscos de um Papa muito próximo do povo. E tirava sua mensagem do próprio evangelho: “O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” Eu tenho a consciência que bom seria não chegarmos a este extremo.O próprio Francisco I disse em entrevista: “Ninguem vai na véspera.”Eu peço a Deus que tarde a sua véspera ao máximo.Mas que se houver um martírio, que venham muitos Franciscos na sua semeadura.E com transformações acompanhadas de forte apoio popular na Igreja.No entanto, ainda peço:. Deus lhe dê vida longa, sabedoria e muitas abençoadas estratégias de sobreviver.

      • 09/08/2013 15:13

        Pois é. É hora de fazer a grande diferença entre Jesus e a religião; entre a Igreja Corpo de Cristo, e a igreja Corpo social ou meramente igreja corpo institucional (como bem lembrou o Papa Francisco) que, como o sal insípido, só serve para ser jogada fora e ser pisada pelos homens.

      • José - (José Victorino Martins Neto) permalink
        13/08/2013 16:23

        Como tremo em ler o que escreve a respeito dessa organização contrária ao Papa Francisco, que sem sabê-lo como sua estreiteza de relacionamento no Vaticano, já temia por isso, como muitos, pelos caminhos que o Papa está trilhando, rumo à moralização da Igreja. Se o Papa Francisco for vítima dessa organização, a Igreja, pelo menos a da América Latina, entrará em grande aflição e um cisma, um grande cisma surgirá, nascendo, além do Cristianismo da Igreja Ocidental e Oriental, o Cristianismo da Igreja Latino Americana. Pessoalmente continuarei com os valores da Igreja Romana que me enriquecem espiritualmente rumo a Jesus, mas, me desfiliarei das correntes de Roma. Não sei como ficarão outros continentes católicos, mas, acredito que haverá a grande descentralização do cristianismo, hoje católico, aos moldes do que são outras religiões protestantes, em forma de grandes núcleos. Será uma nova era religiosa, pois, Roma perderá o crédito evangélico, exterminando de suas frentes um novo Francisco que veio para mudá-la.

  38. 31/07/2013 10:05

    MARAVILHOSAS PALAVRAS,O PAPA FOI ENVIADO POR DEUS PARA NÓS, EM MEIO A TANTAS COISAS RUINS ACONTECENDO,QUEM NÃO GOSTOU É PQ TEM O CORAÇÃO DURO DEMAIS PRA DEIXAR DEUS FALAR.VIVA ESSE NOVO TEMPO DA IGREJA.

  39. ANTONIO KLEBER DOS SANTOS CECILIO permalink
    31/07/2013 11:08

    Meu caro Leonardo, você como sempre afiado! Gostou da nova postura papal!? Afinada com os ensinamentos de um Cristo pacífico, manso, popular, despido da pompa e circunstância? É, também gostamos! Afinal essa postura coaduna-se melhor com a doutrina cristã. Entretanto não o vi se enveredar pelos meandros enviesados da Teologia da Libertação, essa que tenta transformar a mensagem do Santo Cristo inspirada em filosofias socialistas revolucionárias e ditatoriais que nunca deram certo em lugar nenhum e que ultimamente vem dando cobertura para a malta de bandidos sedentos por vingança, tais quais aqueles das Farc hoje reunidos no FORO DE SÃO PAULO com os líderes latino americanos. O que diria o Papa Francisco sobre isso? E os teólogos da libertação; a começar por você? Por favor não responda com evasivas, que não coadunam com a estatura de quem, como você, se diz porta voz da verdade.

    • 01/08/2013 23:55

      Antonio Kleber
      Vc ingenuamente engolea versão dos ditadores militares e da burguesia mais reacionária que via em qualquer mudança social que ameaçasse seus privileegios como coisa de comunistas. Eles achavam a TL de comunista coisa que nunca foi.Quem tem os profetas, a teologia do Exodo e Jesus de Nazaree não precisa de Marx.
      lboff

      • marcelo permalink
        04/08/2013 10:25

        Fidel Castro seria Burguês? Hugo Chaves e seu assecla Maduro também? As Farcs com seu projeto Marxista …O próprio PT que parece que andou mudando seu estatuto, para “acertar” sua carinha singela de socialista…Aliás, porque socialismo? Sabemos que essa ideologia hoje tenta se passar de Santa e o pobre povo com baixa cultura ainda pensa que é o trabalho em favor do social apenas. Não existe igualdade social! Isso já foi. O que funciona é dar igualdade de condições para todos se construírem! Como dizia Lula em 2002- “ensinar a pescar e não dar o peixe” e hoje , vemos que isso foi uma mentira dele, com as bolsas distribuídas ao povo com a intenção somente de manutenção de poder. O futuro do mundo é liberal.
        E sim, o Papa deve ser muito importante. É com o Papa que você vê 3 milhões de pessoas para uma missa , não vê com um bispo ou um padre. E DEUS é o centro , nunca o homem…Portanto, acabar com essa ideia é acabar com a Igreja Católica e o Papa Francisco viu isso.

  40. 31/07/2013 11:36

    Extremamente lúcidas e verdadeiras as observações de Leonardo Boff em relação ao Papa Francisco, e não sou religioso.

  41. Inês Ferreira permalink
    31/07/2013 12:03

    Olá, Leonardo.
    Tudo o que você diz sobre o Francisco de Roma me comove, me emociona. Envio uma singela contribuição sobre o que sinto no momento sobre ele e pós JMJ. Fiquei preocupada com sua observação ao leitor Jerry Fernandes sobre o risco de vida que corre nosso querido Papa Chico. Um abraço.

    De Inês para Francisco (de Roma)

    Papa Francisco: pastor e ovelha.

    Dizem por aí que, em ares contemporâneos, vivenciamos o que se intitula Pós Modernidade. Nesta Pós Modernidade, este espaço/tempo indefinido de rupturas, retomadas e questionamentos, certamente não moldados ou definidos, os contornos de sombra e de luz são a tônica evidenciada na história. Molde que enquadra… Será que precisa? Precisa ou imprecisa?
    Em face a esta contemporaneidade, emerge Papa Francisco, permitam-me dizer, pastor e ovelha de todos nós.
    Pastor que ama e ovelha que quer ser amada… Ou será vice-versa?
    Alguém que arrisca ensaios de beleza e ternura e forja, na face do pobre, o rosto de uma Igreja simples, despojada de domínio, liberta dos palácios principescos da vaidade e do poder.
    Sim, pastor e ovelha … Liderança pastoril, apontando os atrasos de uma eclesialidade que dista, fria e fundamentalmente, do “cheiro” de suas ovelhas. Todavia homem igualmente ovelha que , como já disse, ama e quer ser amado e roga: “Rezem por mim!”, velem por este ancião cujo coração humanamente carece de afeto e quer ser guiado por uma amadurecida legião de pessoas e profetas que, em cruz, junto com ele, na igualdade de irmãos, habitam, desejam e aquecem a contrução da utopia de um mundo novo. Francisco é a saudade do paraíso perdido em forma de santo e gente.
    Pastor que, no desencaixe de uma religiosidade blindada pelo medo do insólito, plenamente permite que o diferente desponte pelas janelas de um Papamóvel sem vidros e cercas das quais possam separá-lo do povo pelo qual sôfrega e livremente anseia. Ovelha de escuta e aprendizado, captando as lições escondidas no anônimo caminhar quotidiano das pessoas que percorrem ruas inundadas de incertezas.
    São Francisco, lúcida e belamente, dizia aos seus irmãos em sua regra: “Cada qual ame e alimente a seu irmão como a mãe ama e nutre o seu filho.” (São Francisco de Assis Ternura e vigor – L.Boff) . Este é o recado: “Saber cuidar”, nas límpidas palavras do mestre Leonardo Boff. Cuidar e ser cuidado.
    Cuidemos de Francisco e deixemo-nos cuidar por ele.

  42. 31/07/2013 13:22

    Aff, qta baboseira! Legal mesmo foi a cartilha de “””bioética””” que nos faz retroceder 500 anos junto com a saúde e o direito da mulher! Lamentável!

  43. Edinisio Gonçalves Pereira Vieira permalink
    31/07/2013 14:08

    Agora é nossa vez de mudar essa História abrindo a porteira, pois o papa Francisco fez sua parte: destramelou-a. Está mais que na hora de voltarmos às nossas origens: a exemplo de Jesus de Nazaré, o Cristo Ressuscitado, sermos uma Igreja cada vez mais samaritana, terna, acolhedora, dos pobres… Concordo que Francisco corre perigo, por isso, a ele, nossas preces para que o Pai Eterno o proteja e livre de todo mal, sobretudo de seus opositores…
    Abraços!!!

  44. jose pedro idalino permalink
    31/07/2013 17:44

    Grande percepção de um sábio do nosso tempo chamado Leonardo Boff, filho de santa Catarina.Grande abraço.

  45. margarida Teixeira permalink
    31/07/2013 18:04

    Amigo e mestre Leonardo Boff, Como sempre, brilhante em seus comentários e observações. Mestre, porque ouço tuas palestras para fazer as minhas. Muito Obrigada amigo.

  46. 31/07/2013 22:07

    Mestre Leonardo: Encaminhei para S.Santidade, querido Papa Francisco, um exemplar do Livro “Ciência do Amor”, propondo à Humanidade que se passe a estudar o Amor como Ciência; como qualquer outra Ciência Humana, a partir do ensino fundamental. Gostaria da vossa opinião. Encaminharei um exemplar para vossa apreciação.

  47. Mariane Luzia Folador Dominicini Berger permalink
    01/08/2013 14:46

    Parabéns querido Mestre, certamente a visita do Papa Francisco renovou nossa espiritualidade. Há muito precisávamos de um líder espiritual com tamanha ternura e cuidado, principalmente, para os excluídos e marginalizados, assim como Jesus fez.
    Estava ansiosa para ler algo escrito por sua autoria a respeito do nosso Papa. Agora, é só me deliciar com o livro e divulgar aos amigos.
    Obrigada por partilhar a boa nova, mediante sua vida, suas palavras faladas e escritas, seu exemplo.

  48. Paula Souza permalink
    02/08/2013 1:21

    Há muitos anos li seu livro “A águia e a galinha” e passei a ter uma nova visão sobre mim. Cadeirante, sem muitas perspectivas (no interior do interior do Brasil), mas mirei o horizonte e atualmente, já estou terminando minha pós-graduação (Sempre estudando a 70 km distante de casa). acabo de encontrar seu site, e resolvi agradecer por ter escrito aquele livro. No que se refere à este texto, é um belo resumo do Papa Francisco, este santo homem, tão incomum à igreja e à sociedade, que deixou o país encantado, com vontade de ser igreja tbm. Mas foi um os seus comentários respondendo a alguma questão que chamou minha atenção: a possibilidade de um atentado contra a vida deste santo homem. Eu já havia comentado isso por aqui. Não seria sua ida para a casa santa marta uma forma prudente de dificultar (ou infelizmente o inverso) possíveis tentativas contra sua vida?
    A ele e por ele, faço minhas orações. Vida longa ao Papa Francisco!

    • 02/08/2013 13:04

      Paula Souza
      Quero parabenizá-la por sua luta e persistência. Nada resiste ao trabalho contra as proprias limitações. A vida é generosa. Para aqueles que insistiram e forem fiéis a si mesmos e nunca olharam para traz ela os agracia como a vc.
      Continue ag0ra que virou águia a ajudar a outros/as a serem águias tambem.
      um abraço terno e fraterno
      lboff

  49. 02/08/2013 10:17

    A cultura do encontro proposto pelo Papa Francisco é a esperança de algum tipo de conciliação. Os ânimos acirrados não favorecem o diálogo. Todos querem impor suas vontades. Tolerância e compaixão agonizam entre os egos inflados. O legado do humanismo de Jesus Cristo resgatado pela peregrinação de Francisco.

  50. José Celio permalink
    02/08/2013 22:48

    Leonardo Boff,
    Desde o início de minha formação religiosa como Jesuíta tenho apreciado muitos dos seus textos. Antes do último Conclave que culminou com a nomeação do Papa Francisco eu tive de fazer uma pequena crítica a um dos seus artigos que “desacreditava” se o Espírito Santo entrara por aquelas portas. Fiz isso não porque eu seja romântico quanto a uma mudança repentina da Igreja enquanto instituição, que conserva em sua “mala” coisas dispensáveis e que pesam demasiadamente durante a viagem, mas escrevi porque acredito que o Espírito sempre pode nos surpreender. Surpreender a mim, a você e a todos que exercem algum ministério como parte do “rebanho”. Penso que a pregação de Francisco de Assis foi sua mística, seu modo de viver. Temos nos acostumado a encarar a missão do Papa como aquele que deve falar, dirigir discursos. E muitas comunidades passam a fazer o mesmo: reproduzir discursos, mensagens. Ao menos nove discursos foram proferidos pelo Papa Francisco. Todos inspiradores e muitos passarão a estuda-los minuciosamente, mas a sua simplicidade, singeleza e proximidade com o povo são em si o discurso mais importante e que trouxe esperança para muitos. “Vivam em meu amor e assim saberão que sois meus discípulos.”

  51. Ruth Sá permalink
    03/08/2013 16:03

    Por mais respeito que eu tenha sobre suas declarações, é impossível não levar em conta que, para ser de fato humilde, o papa não poderia ser papa. O Vaticano é um estado milionário, rígido e suntuoso.

  52. maria ilma silva de oliveira permalink
    04/08/2013 1:48

    FREI LEONARDO, a profundidade da sua reflexão sobre o Papa Francisco, me encheu de confiança
    você nos motivou a sairmos do limite do nosso conforto e não esperar que a teologia venha dizer se isto é certo ou errado, o importante é entendermos que temos fazer a nossa parte como Jesus nos ensinou ,como fala os Evangelho, como posso dizer ao meu irmão vá em paz , se ele nem tem o que comer ou vestir e assim por diante. Trabalho nas CEB`s na Paróquia que pertenço – Parintins -AM. !Muito obrigado

  53. 06/08/2013 21:36

    e mesmo tenho que pesquisar sobre ele trabalho de escola odeio a minha professora de historia aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa mais todos estao certos

  54. 07/08/2013 10:01

    O diálogo é a força do pontificado de Francisco. Que Deus ilumine o Papa na construção de um mundo melhor e mais próximo da pessoa de Jesus

  55. 09/08/2013 14:54

    Concordo com as suas observações, meu caro Boff. Se não for incômodo, gostaria de receber um exemplar desse seu novo livro sobre a reflexão da práxis franciscana.
    Abraço de fé, amigo!

  56. mauro tadeu permalink
    19/08/2013 8:55

    A ICAR precisa deixar a idade média e adentrar para a pós-modernidade. Professor tenho a impressão que o senhor está iludido com o Bergóglio. Por exemplo, ele não convidou os teólogos da libertação para um abraço fraterno em sinal de reconciliação.

  57. 26/03/2014 16:12

    A MORTE DE UM REI IMORTAL:
    (MT.23.1) Então, falou Jesus às multidões e aos discípulos, (EX.1.16) Dizendo: (JB.12.23) É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem: (MT.15.10) Ouvi e entendei: (JB.3.27) O Homem não pode receber cousa alguma se do céu não lhe for dada: (EC.37.28) A vida do Homem se encerra num certo número de dias; porém os dias de Israel são inumeráveis: (AT.20.10) Não vos perturbeis, que a vida nele está; (JB.5.26/27) porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo; e lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem:(LC.13.27) Mas ele vos dirá: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna: (GL.2.20) Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim: (RM.6.19) Falo como Homem, por causa da fraqueza da vossa carne:
    Agora que o meu corpo já se curva sob o peso da idade, e já não dispondo de visão ocular suficiente para este Trabalho; penso que já é hora de retornar para a casa do nosso Pai Eterno, pois sinto que já estou pronto para voar rumo à glória infinita; (LC.22.37) pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito:
    (JB.5.41) Eu não aceito a glória que vem dos homens, (SL.78.22) porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação: (SL.14.3) Todos se extraviaram e juntamente se corromperam, não há quem faça o bem, não há nem um sequer: (2PE.2.3) Também, movidos por avareza, farão comércio de vós com palavras fictícias: IRRESIGNAÇÃO: Para eles, o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme:(LE.3.17) Então, disse comigo: (IS.14.14) Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo; (SL.18.22) porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei:
    (SL.122.1) Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor(1PE.4.7) porque a ocasião de começar o juízo pela Casa de Deus é chegada: (EC..41.5) Não temas o decreto da morte: Lembra-te de todos aqueles que foram antes de ti e dos que virão depois de ti; este é um decreto que o Senhor pronunciou contra toda a carne: (JÓ.5.26/2) Em robusta velhice entrarás para a sepultura, como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo; (1SML.12.17) não é agora o tempo da sega do trigo?
    (DT.10.12) Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? (SL.74.18) Lembra-te disto: (LC.2.26) Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte, antes de ver o Cristo do Senhor: (GN.15.13) Então lhe foi dito: (EZ.2.3)) Filho do Homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim, eles e seus pais prevaricaram contra mim até precisamente ao dia de hoje: Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração, eu te envio a eles e lhes dirás: (ÊX.3.14) Eu sou o Senhor que me enviou a vós outros, (JD.1.15) para exercer juízo contra todos e para fazer convictos os ímpios de todas as obras impias que impiamente praticaram, e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele:: (Z.39.22) Desse dia em diante os da casa de Israel saberão que eu sou o Senhor seu Deus: (PV.1.23) Atentai para a minha repreensão, eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras; (JB.6.45) e serão todos ensinados por Deus: (SL.1.5) Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;(EZ.12.24) porque já não haverá visão falsa nenhuma, nem adivinhação lisonjeira, no meio da Casa de Israel: (JB.20.22) Recebei o Espírito Santo:
    (DT.29.25) ) Então se dirá: LC.19.9) Hoje houve salvação nesta casa; (LC.19.10) porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido:(TG.2.23) E se cumpriu a escritura a qual diz: (1CO.15.54) Tragada foi a morte pela vitória: (1JB.5.4) E esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé: (JB.15.13) Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos: (EC.11.24) A benção de Deus se apressa a recompensar o justo, e numa rápida hora o faz crescer (LC.22.69) Desde agora estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus:
    (JB.8.19) Eis em que deu a tua vida! E do pó brotarão outros; (LS.3.11) porque desgraçado é o que rejeita a sabedoria e a instrução, e a esperança deles é vã e os trabalhos sem fruto, e inúteis as suas obras: (JÓ.4.20) Nascem de manhã e à tarde são destruídos, perecem para sempre, sem que disto se faça caso:(JB.5.44) Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros, contudo, não procuram a glória que vem do Deus único?(EC.32.20) Aqueles que temem ao Senhor conhecerão o que é justo, e farão luzir as suas boas obras como farol: (OS.14.9) Quem é sábio, que entenda estas cousas; quem é prudente que as saiba; porque os caminhos do Senhor são retos e os justos andarão neles, mais os transgressores neles cairão: (AP.22.11) Continue o injusto fazendo injustiça, o imundo ainda sendo imundo;o justo continue na pratica da justiça, e o Santo continue a santificar-se…
    .

  58. 31/03/2014 14:13

    O SÉTIMO DIA
    (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:
    (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)
    E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:
    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)
    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
    E agora José? Ou melhor, Chico?…

  59. 30/05/2014 15:07

    AQUI ESTÁ A RESSURREIÇÃO DE CRISTO E A CONSEQUENTE CONSUMAÇÃO DA ESPERANÇA:
    (AT.4.33) COM GRANDE PODER OS APOSTOLOS DAVAM O TESTEMUNHO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS, E EM TODOS ELES HAVIA ABUNDANTE GRAÇA: (JB.6.40) DE FATO A VONTADE DE MEU PAI É QUE TODO HOMEM QUE VIR O FILHO E NELE CRER, TENHA A VIDA ETERNA, E EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA: (2CO.10;7) OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE:
    (IS.66.5) Ouvi a palavra do Senhor, vós que temeis a palavra do Senhor;(AM.5.4) pois assim diz o Senhor à Casa de Israel: Buscai-me e vivei: (JR.30.24) Nos últimos dias entendereis isto:(AP.9.6) Naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão, também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles: (LC.6.27) Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: (LC.12.32) Não temais, ó pequenino rebanho, porque o vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino: (JB.10.11) Eu sou o bom Pastor: O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão; (IS.30.12) pelo que assim diz o Santo de Israel:
    Enquanto o Brasil dormia o profundo sono da inconsciência DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO, o meu povo padecia na BABILÔNIA, vegetando sob o jugo do pecado da MENTIRA, da DESORDEM, e do REGRESSO: Mas, ao acordarmos em JERUSALÉM, irmanados pelo poder do Amor Eterno, eis que deparamo-nos com o caminho da VERDADE, da ORDEM, e do PROGRESSO: E, agora, já podemos cantar que verdadeiramente NÃO TEMEREMOS A PRÓPRIA MORTE: E o pavilhão nacional também já passou a tremular consagrado soberanamente para ostentar os símbolos da vitória da nossa fé: LOUVADO SEJA DEUS:
    (TG.2.8) Se vós, contudo, observais a Lei Régia segundo a escritura:(HB.10.15) Disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto Este diz: (1CO.15.18) Os que dormiram em Cristo, pereceram: IS.16.14) Agora, porém,
    Ele fala e diz: (AP.22.13) Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim (JB.10.30) Eu e o Pai somos Um: (GN.31.11) Eis-me aqui: (JB.10.10) Eu vim para que tenhais vida, e a tenham em abundância, (HB.2.15) e para livrar a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida: (MT.24.4) Vede que ninguém vos engane, (CL.3.3) porque morrestes, e a vossa vida estava oculta juntamente com Cristo em Deus: (DT.29.4) Porém o Senhor não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir até ao dia de hoje; (SL.106.33) pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (HB.2.1) Por esta razão, importa que nos apeguemos com mais firmeza às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos:
    (RM.5.5) Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi outorgado: (RM.10.11) Todo aquele que nele crê não será confundido: (JB.19.30) Está consumado! (AT.2.32) A Este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas: (MT.26.54) Como, pois, se cumpririam as escrituras, segundo as quais assim deve suceder?(RM.8.24) Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que Alguém vê, como o espera? (2SML.22.47) Vive o Senhor, e bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o meu Deus, a rocha da minha salvação!
    (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, ó Justos, exultai, todos vós que sois retos de coração: (2PE.1.2) Graça e paz vos sejam multiplicadas , no pleno conhecimento de Deus e de Jesus Nosso Senhor:
    Estudai, praticai e divulgai os fundamentos cristãos que temos postado na internet, em particular no BLOG DE ARNALDO RIBEIRO OU ISRAEL :
    (JB.19.5) Eis o Homem!(IS.42.21) Foi do agrado do Senhor, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei, e fazê-la gloriosa; (1CO.15.45) pois assim está escrito:O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente, o último Adão, porém, é Espírito vivificante; (1CO.15.21) visto que a morte veio por um homem, também por um Homem veio a ressurreição dos mortos; (1CO.15.22) porque assim como, em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo:
    (AT.10.36) Esta é a palavra que Deus enviou aos Filhos de Israel, anunciando-lhes o Evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos: (SL.130.8) É Ele quem redime a Israel de todas as suas iniquidades: (IS.5.2) Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas: (LC.20.13) Então disse o dono da vinha: (PV.23.15) Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu: (GN.46.4)Eu descerei contigo para o Egito, e te farei subir, certamente: (ÊX.32.7) Agora vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu; (ÊX.3.9) pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo:(FL1.12) Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer , o meu próprio coração: (EZ.30.19) Assim executarei juízo no Egito, e saberão que sou o Senhor:(EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco , em Cristo Jesus:
    (DN.12.2) Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno: (RM.14.9) Foi precisamente para esse fim, que Cristo morreu e ressurgiu, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos: (PV.1.7) O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino: (HB.1.30) Ora, nós conhecemos Aquele que diz: A mim pertence a vingança: Eu retribuirei; (LS.1.15) porque a justiça é perpetua e imortal:

    (CT.) C A N T A R E S : D E S A L O M A O
    (AR.17.2)

    Por inspiração divina, um brasileiro já cantava assim:

    VEM VAMOS EMBORA QUE ESPERAR NÃO É SABER: QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECERR…

    E para descontrair acatemos a sugestão escondida na parábola acima, qual seja:

    S E R M Ã O D E S O L A : C A N T A
    (IL.17.2)

  60. 09/08/2014 14:37

    2.947- Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz 25/01/2008- Angüera/BA. Sexta

    Queridos filhos, a Igreja carregará a cruz da aflição, desolação e humilhação.

    Por causa dos maus pastores, se negarão grandes dogmas da fé e os fiéis se
    tornarão frios e cheios de dúvidas.

    A Igreja será atormentada por grandes tempestades e poucos permanecerão firmes na fé.
    Serão tempos difíceis para os Meus pobres filhos, mas o Senhor não estará distante de vós.

    Depois de toda tribulação, virá a grande vitória do Senhor.

    Rezai.
    Não vos afasteis da oração.
    O Senhor vos espera. Caminhai ao Seu encontro com alegria.

    Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade.
    —()—
    Creio que os desejos do Senhor jamais serão de promover a vida neste mundo, porque isto feriria todas os valores perenes, da vida cristã.

    As funções: celestial e social da igreja, não se competem entre si, quando olhamos para Jesus, definindo a todos os seus, que a verdadeira felicidades está em servir e não em ser servido, em ser humilde e se tornar o menor entre todos, para ser grande na fé.

    A igreja não pode se tornar partidária, ou ser formatada por partidos, pois é fundamentada no todo perfazendo um só pela unidade de Cristo com o Pai.

    A Teologia da Libertação, é um sonho louco de uma mente irresoluta e desvairada, que acha que religião foi feita para levar o homem ao mundo e não para o céu.

    E para tanto, tenta, provar pela ciência e princípios naturais, os milagres declarados na Bíblia, na tentativa de transformar as verdades e esteio do cristianismo no mundo.
    Numa mente como este, onde mora a verdade de Jesus que mostrou-nos com todas as forças em seus sacrifícios de logo ali, após nossa existência, há um algo muito maior para ser vivido.

    • 11/08/2014 0:52

      Estas são mensagens fabricadas por mentes reacionárias e sem experiência de Deus. São irresponsáveis pois se metem a mexer na mente dos fiéis. Este tipo de revelação posso inventar cada dia, se fosse irresponsdavel e me propousesse confundir as pessoas. Bastam-nos os evangelhos. Não precisamos de revelações particulares, como repetia com frequencia o Papa João XXIII e Paulo VI.
      lboff

Trackbacks

  1. Pope's remarks draw praise and criticism in Brazil - Index on Censorship | Index on Censorship
  2. Papa Francisco en Río: Lo bueno, lo no tan bueno, y el francamente feo | Evangelizadoras de los apóstoles
  3. O legado que o Papa Francisco nos deixou : Blog – Cidadão do Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 425.821 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: