A extrema arrogâcia do Império: a espionagem universal

O sequestro do Presidente da Bolívia Evo Morales, impedindo que seu avião sobrevoasse o espaço europeu e  a revelação da espionagem universal por parte dos órgãos de informação e controle do governo norteamericano (NSA) nos levam a refletir sobre um tema cultural de graves consequências: a arrogância. Os fatos referidos mostram a que nível chegou a arrogância dos europeus forçadamente alinhados aos EUA. Somente foi superada pela arrogância pessoal de Hitler e do nazismo. A arrogância é um tema central da reflexão grega de onde viemos. Modernamente foi estudada com profundidade por um pensador italiano com formação em economia, sociologia e psicologia analítica, Luigi Zoja, cujo livro foi lançado no Brasil:”História da Arrogância”(Axis Mundi, São Paulo, 2000).

Neste livro denso, se faz a história da arrogância, nas culturas mundiais, especialmente na cultura ocidental. Os pensadores gregos (filósofos e dramaturgos) notaram que a racionalidade que se libertava do mito vinha habitada por um demônio que a levaria a conhecer e a desejar ilimitadamente, num processo sem fim. Esse energia tende a  romper todos os limites e terminar na arrogância, no excesso e na desmedida, o verdadeiro pecado que os deuses castigavam impidosamente. Foi chamada  de hybris: o excesso em qualquer campo da vida humana e de Nemesis o princípio divino que pune a arrogância.

O imperativo da Grécia antiga era méden ágan: “nada de excesso”. Tucídides fará Péricles, o genial político de Atenas, dizer: “amamos o belo mas com frugalidade; usamos a riqueza para empreendimentos ativos, sem ostentações inúteis; para ninguém a pobreza é vergonhosa, mas é vergonhoso não fazer o possível para superá-la”. Em tudo buscavam a justa medida e autocontenção.

A  ética oriental, budista e hindu, pregava a imposição de limites ao desejo. O Tao Te King já sentenciava:”não há desgraça maior do que não saber se contentar”(cap.46); “teria sido melhor ter parado antes que o copo transbordasse”(cap.9).

A hybris-excesso-arrogância é o vício maior do poder, seja pessoal, seja de um grupo, de  uma ideologia ou de um Império. Hoje essa arrogância ganha corpo no Império nortemericano que a todos submete e no ideal do crescimento ilimitado que subjaz à nossa cultura e  à economia política.

Esse excesso-arrogância chegou nos dias atuais a uma culminância em duas frentes: na vigilância ilimitada que consiste na capacidade de um poder imperial controlar, por sofisticada tecnologia cibernética, todas pessoas, violar os direitos de soberania de um país e o direito inalienável à privacidade pessoal. É um sinal de fraqueza e de medo, pois o Império não consegue mais convencer com argumentos e atrair por seus ideais. Então precisa usar a violência direta, a mentira, o desrespeito aos direitos e aos estatutos consagrados internacionalmente. Ou então as desulpas pífias e nada convincentes do Secretarário de Estado norteamericano quando visitou, há dias, o Brasil. Segundo os grandes historiadores das culturas, Toynbee e Burckhard, estes são os sinais inequívocos da decadência irrefreável dos Impérios. Nada do que se funda sobre a injustiça, a mentira e a violação de direitos se sustenta. Chega o dia de sua verdade e de sua ruína. Mas ao afundarem causam estragos inimagináveis.

A segunda frente da hybris-excesso reside no sonho do crescimento ilimitado pela exploração desapiedada dos bens e serviços naturais. O Ocidente criou e  exportou para todo mundo este tipo de crescimento, medido pela quantidade de bens materiais (PIB). Ele rompe com a lógica da natureza que sempre se autoregula mantendo a interdependência de todos com todos e a preservação da teia da vida. Assim uma ávore não cresce ilimitadamente até o céu; da mesma forma o ser humano conhece seus limites físicos e psíquicos. Mas esse projeto fez com que o ser humano impusesse à natureza a sua regulação arrogante que não quer recohecer limites: assim consome até adoecer e, ao mesmo tempo procura a saúde total e a imortalidade biológica. Agora que os limites da Terra se fizeram sentir, pois se trata de um planeta pequeno e doente, força-o com novas tecnologias a produzir mais. A Terra se defende criando o aquecimento global com seus eventos extremos.

Com propriedade diz Soja:”o crescimento sem fim nada mais é que uma ingênua metáfora da imortalidade”(p.11). Samuel P. Huntington em seu discutido livro O choque de Civilizações (Objetiva 1997) afirmava que a arrogância ocidental constitui “a mais perigosa fonte de instabilidade e de um possível conflito global num mundo multicivilizacional” (p.397).

Esta ultrapassagem de todos os limites é agravada pela ausência da razão sensível e cordial. Por ela  lemos emotivamente os  dados, escutamos atentamente as mensagens da natureza e percebemos o humano da história humana, dramática e esperançadora. A aceitação dos limites nos torna humildes e conectados a todos os seres. O Império norteamericano, por uma lógica própria da arrogância dominadora, se distancia de todos, cria desconfianças mas jamais amizade e admiração.

Termino com um conto de Leon Tostoi no estilo de João Cabral de Mello Neto: De quanta terra precisa um homem?  Um homem fez um pacto com o diabo: receberia toda a terra que conseguisse percorrer a pé. Começou a caminhar dia e noite, sem parar, de vale em vale, de monte em monte. Até que extenuado caiu morto. Comenta Tostoi: se ele conhecesse seu limite, entenderia que apenas uns metros lhe bastariam; mais do que isso não precisaria para ser sepultado.

Para serem  admirados os EUA não precisariam mais do que seu próprio território e seu próprio povo. Não precisariam desconfiar de todos e bisbilhiotar  a vida de todo mundo.

47 comentários sobre “A extrema arrogâcia do Império: a espionagem universal

  1. Meu caro Boff,
    Quanta coisa há por trás disto! O híperimpério norte-americano esconde, no seu seio espionário, uma política de assombros e de intervenções estrangeiras que podem ser fatais para o futuro do mundo. O fato é que, em matéria de relações internacionais, os acontecimentos futuros fugirão ao controle dos homens e do que podemos compreender como normalidade.
    Parabéns pelo artigo.

    Curtir

  2. Chegará o momento em que os EUA vigiará tanto e de tal forma o quintal dos outros que sua própria casa ficará desprotegida e os seus próprios métodos cuidará de desarrumá-la e dividi-la. Cejo Costa.

    Curtir

  3. Os norte americanos acreditam que assumiram o lugar do povo de Israel, e que agora eles é que são o “povo escolhido por Deus”. Seriam capazes de fazerem Protágoras modificar sua máxima para: “Os Estado Unidos da América são a medida de todas as coisas” e levou às últimas consequências a parábola dos talentos. Terminarão derrotados pela sua própria arrogância.

    Curtir

    • Manoel,
      Há toda uma ideologia montada a partair da conquista das partes que ram do Mexico de que os USA são o verdadeiro povo de Deus. Um presidente norteamericano assumiu esta pretensão e tambem Bush. Faço um pqueno historico disso no lirvo Fundamentalismo, editado pela Vozes.
      lboff

      Curtir

      • Meu caro frei,
        Por que ninguém fala às claras do que realmente está acontecendo nos EUA e no mundo? Os sionistas estão por trás deste plano maligno, já se apossaram dos sistemas midiático e financeiro mundais, fizeram da Inglaterra e dos EUA sua sede, se instalaram no poder destes dois países e dali irradiam com seus tentáculos toda a sorte de barbaridades contra o resto do mundo. Financiam seitas neopentecostais de que cristãs nada tem a não ser o nome de N.S., mas agem como os piores fariseus do AT disseminando sua ideologia de ódio entre ignorantes do mundo todo.
        O filósofo Adorno há muitas décadas vaticinou que o fascismo ressurgiria mais forte e melhor articulado exatamente onde seria menos provável que aparecesse: nos EUA. Por que será? Naturalmente, ele não tinha uma bola de cristal mas sabia analisar, com os dados que dispunha, que os rumos adotados pelos EUA após o término da 2ª guerra e os acordos secretos feitos com este grupo conduziriam a isto. E agora vemos o que vemos: países que do dia para a noite quebram e são jogados à miséria, uma economia gigantesca e forte como a Americana quase quebra e o socorro financeiro vai para os bancos e suas holdings, espionagem em todo e qualquer canto deste planeta, engenharia social a serviço da construção e desconstrução de modelos que sejam interessantes a determinados grupos e por aí afora.
        E o mais interessante: no Brasil não se ouve um A a respeito. Este grupo é blindado, é como se não existissem. Estão aí incitando o ódio a árabes e quem mais se lhes desafete, vomitando suas críticas recheadas de ódio e ressentimento às esquerdas latino-americanas, chamando de estúpidos a quem não reze pela sua cartilha. Mas ninguém se atreve a falar deles ou citá-los. E não se trata de anti-semitismo pois os rabinos de NY se juntaram já há alguns anos em duras críticas ao estado de Israel e sua política internaconal de expansão belicista e intromissão nos negócios internos de outros países. Para quem quiser conhecer mais digite “jews against zionism” no youtube. Tem vários vídeos com manifestações dos rabinos americanos contra o que eles chamam de um verdadeiro crime.
        E, para concluir, temos agora a “beatificação” de João Paulo II, o efciente garoto-propaganda a a serviço do neo-liberalismo de Thatcher e Reagan, ídolo das elites por ter se empenhad no processo de desconstrução do socialismo e que simplesmente jogou a culpa da traição e morte sofridas por Cristo em cima dos romanos, povo que nem existe mais hoje em dia, subvertendo totalmente os textos dos 4 Evangelhos que contam com grande clareza a armação feita pelos sacerdotes do templo que não tendo nada do que acusá-lo, armaram um complô e o caluniaram para que fosse odiado pelo povo e morto pelas forças de ocupação romana.
        Aí fica difícil, né?
        Um grande e respeitoso abraço cheio de admiração por seu trabalho e sua pessoa,

        Fernando

        Curtir

      • Fernando
        Acho importante a sua contribuição e agradeço pois muitos vão entender melhor a situação mundial atual.
        O curioso é que este texto meu e seu está sendo espionado e arquivado (maldito seja o imperio que espia, deturpa e assassina) para sabe lá Deus que uso poderão fazer.
        Parabens por sua lucidez
        lboff

        Curtir

  4. É difícil para mim aceitar que este imperialismo é obra de um povo, os norte americanos, como muitas vezes vejo referido na internet. Pode ser que ao atribuirmos o imperialismo a um povo estejamos a contribuir com a manutenção do problema, pois assim camuflamos a origem do problema, e aceitamos que se trata de um problema entre povos. Talvez o problema seja a arrogância de um grupo bem menor pessoas, americanas ou não.

    Não serão esses atos arrogantes obras de uma elite financeira multinacional? Não está o povo americano dominado, sequestrado, pelo enorme poder de influência dessa elite? Quais são as grandes empresas que patrocinam e divulgam essa cultura da arrogância? A história do povo norteamericano não guarda também bons exemplos de serviços a humanidade?

    Curtir

  5. A vigilância indiscriminada de informações tem objetivos maiores e não está focada na proteção contra ações terroristas. O foco maior é a espionagem industrial, tecnológica e da economia, sobretudo dos países emergentes. São as novas amarras do crescimento que o imperialismo americano pretende impor ao mudo para manter e garantir sua hegemonia. Partem de premissas parcialmente válidas para atingir outros fins.
    Para sustentar a condição de superioridade os EUA vão continuar com o tráfico de informações, roubarão tecnologias e recursos naturais, promoverão guerras para viabilizar o fornecimento de energia barata, enfim, sustentarão sua posição de superioridade a todo custo. Ética??!!! Passou longe.

    Curtir

    • Iuri,
      concordo plenamente com vc. Vivemos tempos sombrios para o futuro da humanidade que está sendo barbarizada por poderes ocultos que so querem mesmo o poder como dominação mundial.E o que ganham com isso. Eles tambem são mortais. Oxalá este crime não seja punido com uma resposta ainda mais arrasadora que vai prejudicar o sistema da vida e a cada um de nós.
      lboff

      Curtir

  6. E os “DRONES” agora são o novo brinquedinho dos norte-americanos, matando impiedosamente. A nossa mídia vendida e corrupta sequer comenta os massacres que são feitos por essas armas, mas as tv’s de todo Brasil pararam para mostrar o atentado de Boston. Não sei onde vamos parar…

    Curtir

  7. Leonardo, admiro sua paciencia, inteligencia, perseveranca e fe na justica pelo equilibrio mundial.
    Concordo com sua observacao a respeito da arrogancia do Imperio norte-americano, porem o sistema criado por governantes e o grupo seleto “oculto” mundial, na verdade representa so 1% da populacao, muitos dos residentes nos EUA, discordam da politica governamental. Os governantes americanos nao espelham o carater do povo, que em sua maioria sao amaveis, educados, generosos com grande responsabilidade de cidadania. A implosao do sistema e fato inevitavel. Nos aqui sofremos de diversos tipo de carencia tambem, principalmente na area de saude,”believe it or not my brother”. O famoso OBAMA Care nao vai solucionar nada porque nao pode impedir o consumo demasiado de alimentos que matam o corpo. A industria alimenticia (fast food), agro-pecuaria (MONSANTO) e farmaceutica controlam a bolsa de NY e os altos funcionarios na casa Branca. Isso e so uma observacao pessoal minha.
    Gostaria de inverter o incidente do aviao e pensar que Evo Morales deveria ter interditado o AIR FORCE presidencial do Obama durante sua visita ao Brasil, somente para inspecao ocular. Utopia? Quem sabe ainda veremos um dia?
    Notas de uma brasileira na luta por justica e direitos humanos, com experiencia de vida na selva Amazonica boliviana (Chapare com Evo), em diversas pastorais no Brasil, Mexico e Singapura. Vivendo atualmente em Austin, Texas.
    Virginia Castro-Silva

    Curtir

    • Vrginia
      Concordo plenamente com vc. O bom e até ingênuo povo norteamericano não merece o castigo que sofre, o de ter um maquina de poder que, para manter o poder mundial, não receia em usar todos os meios. Há serias suspeitas de que os varios canceres de lideres norteamericanos são injetados, por tecnologias sofisticadissimas, nesses lideres. Da Cristina Kirchner descobriram um dispositivo, emissor de raios invisieveis, colocado na janela em que trabalhava. E foi logo descoberto. Mas teve um inicio de cancer. E o de Lula, Dilma, Lugo e de outros deve-se manter a mesma suspeita. É o novo tipo de “drone” para eliminar pessoas indesejaveis ao sistema de dominação imperante.
      Com meu apoio
      lboff

      Curtir

  8. Sempre procuro ler tudo o que escreve e fazer minhas reflexões que na grande maioria das vezes é concordante. Aprendo muito!!!. Nesta reflexão me chama atenção a questão dos limites quando diz: “Esta ultrapassagem de todos os limites é agravada pela ausência da razão sensível e cordial. Por ela lemos emotivamente os dados, escutamos atentamente as mensagens da natureza e percebemos o humano da história humana, dramática e esperançadora. A aceitação dos limites nos torna humildes e conectados a todos os seres. O Império norte-americano, por uma lógica própria da arrogância dominadora, se distancia de todos, cria desconfianças mas jamais amizade e admiração.”. Essa postura com “ausência de razão sensível e cordial “pelas nações imperialistas (vista também em pessoas e grupos) ao longo da historia tem sido uma constante. O avanço tecnológico das ultimas décadas e a força midiática, os dois a serviço desse mesmo imperialismo global (mesmo porque é financiado pelos que estão no poder) é algo que precisa de alguma forma ser enfrentado. As vezes penso, e ultimamente mais ainda: pobre humanidade!. Onde buscar o “humano da historia humana”. Quando assim sinto e penso, busco a “sublimação” e vejo que ainda existem pessoas e grupos ( aliás sempre existiram e continuarão a existir) que tentam fazer o contraponto de força contrária a toda essa opressão arrogante onde NÂO há espaço para “amizade e admiração”, apenas, uso, competição e retaliação. Na força contrária a isso estão os que fizeram,fazem e farão a diferença. Assim caminha a aventura humana em busca da “razão sensível e cordial” que é o seu destino alcançado pelo aprendizado do diálogo e do respeito a tudo e a todos com humildade e reverencia a natureza (talvez este milênio seja exatamente para isso). Temos um longo caminho a percorrer e se não nos destruirmos antes a sociedade humana dos humanos que tanto lutamos e queremos será uma realidade possível.

    Curtir

  9. Caro Leonardo, sua última frase é uma simplicidade e sabedoria desconcertante,pois assim se comportam a imensa maioria das nações deste planeta…menos aquela que pensa ser a dona.E isso, infelizmente ,dá uma certa saudade da época em que havia a guerra fria. Parabéns pelo belo texto!

    Curtir

  10. Quero também lembrar que, no presente mês, na data de 22/08/2013, completa-se uma década do atentado sofrido pelo Brasil, com a “explosão acidental” ocorrida na Base de Alcântara em 22 de agosto de 2003. Nem precisamos mencionar quem foram os autores do atentado… Ali não houve acidente coisa nenhuma. À época, o então presidente Lula, a ABIN e a Aeronáutica sabiam que tinha sido os “irmãos do norte”, que não suportam ver o Programa Espacial Brasileiro literalmente decolar no mercado multibilionário de lançamento de satélites. Não obstante o tal presidente Lula ser conhecido como um tremendo falastrão, ele resolveu ficar caladinho, sem nem ao menos mencionar que aquilo tinha sido sabotagem.

    Naquele atentado terrorista, além do atraso em mais de uma década no Programa Espacial Brasileiro, foram ceifadas 21 preciosas vidas humanas… A arrogância mais uma vez atingiu seus objetivos mais sórdidos.

    Curtir

  11. Mestre , eles brigam por espaço , porém o verdadeiro espaço é quando já está sem corpo , ou quando a nossa imaginação viaja para lá .

    Curtir

  12. Bravo!!! Admiro sua reflexão que, como tantas outras, considero necessária e oportuna, além de essencialmente procedente. Entendo e estou convencido de que são fruto de outras e profundas reflexões acerca de temas importantes sobre a evolução humana. Aplaudo porque é exatamente o que eu gostaria de dizer sobre assunto tão candente como essa questão do agir do Império do Norte na relação que empreende com o resto do mundo. Somando às postagens de amigos na net eu costumo dizer que “Roma tb conheceu o apogeu”. Mas é inegável que dessa vez a exacerbação da arrogância aliada à desmesurada sensação de “tudo poder”, certamente poderá desembocar num final envolvendo todo o planeta e, provavelmente, o fim da vida como conhecemos. Torço pra estar redondamente equivocado. Receba um abraço fraterno e humildemente solidário.

    Curtir

  13. Mais uma vez, Parabéns! Excelente análise. Sabe, Leonardo, o que tem me incomodado bastante é como a principal mídia capitalista/neoliberal televisiva, tem feito dia após dia uma intensa campanha totalmente favorável aos E.U.; costumo assistir alguns noticiários apenas para análise de como se portam e, vejo a eterna ligação, dos comentaristas, entre Brasil e E.U.; tudo lá é maravilhoso, segundo a ótica deles. Estou achando bastante estranho pois apesar de sempre ter sido assim, agora é excessivo, sob minha ótica. Enquanto isso, para esse sistema midiático e outros da mesma estirpe, o Brasil está péssimo! Há algo de muito errado se espalhando, no ar, via satélite e chegando, com força, nos menos “antenados”, naqueles que ainda acreditam nos sistemas midiáticos – e que são muitos, infelizmente!

    Curtir

    • Maria do Rocio
      Concordo plenamente com vc. Aqui msmo nesse blog tem gente defendendo os crimes que os USA estão cometendo e pior, nem se importa, que bisbliote a sua vida numa falta total de autodignidade.
      lboff

      Curtir

  14. Adof Hitler pelo menos mostrava quem era.. Não foi um dissimuldor de intenções mas sim um conquistador alucinado. O que nos mais assombra é a grande arma norte-americana que desde o começo do cinema holliwoodiano e através da mídia e das mais variadas formas de intervenção socio politica deixa o mundo a mercê de um imperialismo sem nexo e sem escrúpulos. Baseado nisso penso muito em duas fases nossas politicas atuais. A primeira fase diz respeito ao Brasil passando pela crise mundial através de Lula e sua equipe. A segunda vejo desmoronando todo o glamour brasileiro com peças de corrupção que sempre existiram mas que desestabilizaram a nossa recente e maior força descoberta que é a união do povo brasileiro em uma meta comum. Talvez até isso seja um sequestro da nossa brasilidade que mostrou em alguns poucos anos de ascensão do Brasil um real perigo para a economia norte americana, que não imprime mais dollars pela quantidade de ouro que tem, mas pelo pagamento de sua policia mundial atomica. vivendo do receio de alguns e da chantagem sobre outros.

    Curtir

  15. Caro Leonardo Boff, sua tese é mais do que factível: é uma terrível e incômoda constatação da arrogância ocidental. Que Deus nos proteja desse destrutivo e doentio paradigma.

    Curtir

  16. A Babel moderna que não pretende chegar ao céu, mas pretende tomar conta da terra revela a contradição própria do coração humano! Como seria bonito, se confundidos pela arrogância, descobríssemos novamente o caminho da pequenez, do serviço, da kenosis!
    Eu acredito na pessoa humana apesar de tudo, mas acho que precisará mais uma vez experimentar seu vazio para deixar que um Deus amor a preencha de vida. Americanos, brasileiros ou filhos de qualquer nação, todos precisamos passar pela “descida pascal” onde conta mais o “não saber” do que o domínio da arrogância, da espionagem, do poder…

    Curtir

  17. Parabéns Leonardo pelo seu artigo! Ajuda-me a lembrar o que é essencial e a cultivar a leitura crítica.

    Curtir

  18. Já somos todos espionados pôs centenas de sites, nossa simples navegação na WEB revela muito de quem somos a uma infinidade de interessados, ninguém perde o sono por isso. Não me incomoda nem um pouco que o governo americano monitore informações de modo a conter atentados terroristas. Inclusive aqui no Brasil uma vez que receberemos copa e olimpíadas. Ou todos acreditam que as forcas de segurança brasileiras sabem lidar com isso sem o apoio massivo de inteligência externa?
    Acho essa argumentação anti-americana ideológica, cansativa e prova maior da eterna incompetência latino americana.

    Curtir

    • Willian
      Vc faz o jogo de quem está cometendo um crime. Vc. gostaria, se tivesse uma emprsa, que um espião entrasse e soubesse de todos os seus planos e os roubasse? Vc gostaria que ealguem entrasse nas suas contas e aplicaçãoe, caso as houver, entrasse nelas e enventualmente as desviasse e roubase ou repassasse a alguem que pode fazer isso? A espionagem não é só militar, é global. Até de suas cartas de amor se tiver uma pessoa amada em sua vida poderiam ser roubadas e colocadas em algum facebook. Pense em todas as consequencias disso e deide de imaginar de anti-amerianismo. Essa indignação está tomando todo mundo, especialmente, a Alemanha, a mais viagiada de todos.
      lboff

      Curtir

  19. A arrogância é própria do ser humano…natureza humana….não é característica do Estado e sim da sociedade….sempre de mãos dadas com a supremacia…falando em arrogância…o que fizemos com a nação paraguai…exterminamos sua população…que nome tem…???? Frei Beto!!?

    Curtir

  20. A pior coisa é ouvir ou ler dois tipos de pessoas:aquele que não acredita em nada e aquele que acredita em tudo. Os dois tipos são alienados pela essência do que seja verdade. Acredito que todos os Estados vigiam e é por isso que eles existem a séculos. O que me incomoda com muitas opiniões contra os EUA é que elas são simplistas as vezes, mesmo vindo de Leonardo Boff. Essa coisa de dizer que os EUA querem a queda dos paises emergentes é folclore. Os EUA precisam de outras economias fortes para que essas economias consumam o que eles produzem. Segundo, os EUA não é apenas o governo. Os EUA sao milhares de imigrantes e filhos de imigrantes do mundo inteiro que vivem aqui. Os brasileiros deveriam se preocupar mais em defender a própria lingua, cultura e recursos naturais do que se preocuparem com o “roubo” de informações governamentais. Com o avanço e maior acessibilidade a tecnologia de ponta, informações secretas são mais suscetiveis ao “vasamento”. O que põe um país em maior risco é quando a sua lingua, cultura e instituições não são protegidas pelo seu povo e seu governo. A pior violação aos direitos humanos no Brasil são praticados por brasileiros, sejam a elite rica, os politicos corruptos e sistema de justiça e policia que falham em proteger os seus cidadãos. O resto, me desculpe, é paranóia.

    Curtir

  21. Muito elucidativo seu texto Leonardo Boff, mas acho que todos estamos dentro de uma lei: a ação e a reação. Embora sejamos pequenos quanto império ( a arrogância) é privilégio de grandes e pequenos. Os pequenos e os grandes quando machucados possuem um alto nível de revides. Mas em todos os tempos o bem é enaltecido e o mal é o mal, mas reconheçamos: é justamnete ele que nos impusiona. No que deveríamos melhorar e continuarmos dignos entre as nações? Acho que temos N possibilidades de nos tornarmos um sucesso internacional: desfazermos do mal, dentro do nosso próprio espaço. As classes dominantes sempre ficam com a maior fatia em tudo. Vamos educar nossos filhos para que tenham um bom caráter e se tornem úteis para si mesmos em conseqüência se tornarão úteis para o mundo e para a Pátria.

    Curtir

  22. Acabei de ler uma matéria no blog Matéria Incógnita diretamente relacionada ao tópico sobre o qual o frei Leonardo discorre acima: “Governo dos EUA transformou Google e Facebook em espiões”. Com a devida licença, gostaria de postar o link logo abaixo para que os interessados possam ler a matéria na íntegra e acessar outros links concernentes ao assunto.

    Leia mais em: http://www.materiaincognita.com.br/governo-dos-eua-transformou-google-e-facebook-em-espioes/#ixzz2cMviKfVm

    Curtir

  23. Caro Leonardo Boff,
    Parabéns pela lucidez do artigo. Acredito que os acontecimentos da história recente do mundo, prenuncia a queda dos grande impérios mundiais, recheados de arrogância e empenhados a alargar suas fronteiras, mesmo que isto custe a vida de milhares de inocentes. Mas o que eles fingem não saber é que só um império prevalecerá, o império do amor, o Reino que não terá fim. Forte abraço.

    Curtir

  24. E agora, depois de ler este artigo, me vem à mente a lembrança do trabalho do indigenista Villas Boas, que denunciou a atuação americana também na Floresta Amazônica: Levam onstantemente os índios em melhores condições físicas e intelectuais para a América do Norte para aprender Inglês e Administração. Por que será, não é ??? Com certeza não se pode esperar que estejam esses “grupos”/ONGs com boas intenções, já que lá em seu país, mataram e desmataram 98 % de índios e florestas…

    Curtir

  25. George Orwell era um profeta. Está aí o Big Brother avançando com seus tentáculos. Mais um pouco e todo mundo estará sendo vigiado, até mesmo em sua intimidade no banheiro.

    Curtir

  26. Mais preocupante que a ideologia do império, “destino manifesto”, “fardo do homem branco” e que tais, é a assunção das ideologias de poder imperiais pelos dominados. E é preocupante pelo que têm em comum, o imperial cheio de arrogância e o colonizado, ansioso por agradar: a mediocridade. Esta é uma época de nivelamento. Apreciamos mais o refrão que a reflexão, o slogan do que o manifesto. Nós, os “planos”.

    Curtir

  27. Leonardo Boff
    “É um sinal de fraqueza e de medo”, segundo o seu texto.
    Isto lembra-me a Candice, uma amiga canadense de Woodstock que “bate” com as suas idéias, de um modo geral.
    “O capitalismo está como as unhas do morto: cresce, mas sem nenhuma importância (Robert Kurtz)”.
    “O dinheiro da produção acabou. Mas a produção continua firme. Firme apenas como excrescência (Jean Baudrillard)”.
    As nações estão crescendo atualmente, com um crescimento fictício, ilusório. Porque todas as raízes já foram cortadas; todos os alicerces destruídos;e com o abandono da racionalidade produtiva, toda a superestrutura (o social) caiu em queda livre (in Fim do Social – Jean Baudrillard, Brasiliense)”.
    O grande problema de um futuro não muito longe é quem vai consumir. As máquinas a cada dia continua substituindo o homem. As máquinas estão produzindo muito, com o valor zero e o desemprego cresce em progressão geométrica.
    Um dia, não muito distante, os proprietários desistirão de seus patrimônios, pois não lhes darão nem lucro, nem riqueza. É a hora da grande ruptura social. Os excluídos serão chamados para o grande consenso mundial. ( my virtual book: The New Adress Ideas – The rescue of Utopia – odeciomendesrocha).

    Curtir

  28. O nosso próximo não é o nosso vizinho, mas o vizinho deste. Assim pensam todos os povos!… ó vida como os States é desconfiado, arrogante, bisbilhoteiro da vida alheia !… Tão diferente do Brasil, onde somos vigiados por câmeras de vigilãncia o tempo todo já até nas pequenas cidades, nas padarias de esquinas, nos bancos. Onde colocamos cercas elétricas em nossas casas e ficamos de olho no vizinho estranho recém chegado. Onde por , questões de segurança, somos obrigados a desconfiar de todos, já que o brasileiro está à mercê da bandidagem, seja ela engravatada ou não. Realmente os americanos são arrogantes e desconfiados, sim. Bem antes até do ataque covarde às Torres Gêmeas por lunáticos terroristas anti-imperialistas, já havia o Big Stick de Roosevelt, alicerçado na doutrina Monroe, um sorriso nos lábios e um porrete nas mãos. Uma polícia necessária para o Ocidente, já que o Oriente de santos têm poucas coisas. Claro que os States às vezes passam do limite, como aliás qualquer polícia. Um mundo sem polícia? Seria a anarquia.Essa arrogância dos States, em certo sentido é um mal necessário, diante desse grande absurdo ambulante que é a besta humana.

    Curtir

  29. Achei muito bonito seu texto, interessantes suas considerações, mas me fascinou a temática arrogância.Fiquei pensativa e cheguei a uma conclusão: eu que pensava que o procurava por cultura descobri que o procurei para aprender a ser mais humilde.Um abraço, Isabel

    Curtir

  30. Gostei e aprendi mto, mas me inquietei tb. O sr. vê esperança p/ a nossa pobre humanidade? E a mensagem de amor do Cristo vai prevalecer em meio a tudo isto? Confiar totalmente nos seus super-poderes e riqueza é prescindir de Deus e e querer substituí-Lo no governo do mundo!
    Me veio à memória uma frase de Jesus q sempre me preocupou ( e ao papa Paulo VI tb): “Será que quando Eu voltar, encontrarei a fé sobre a Terra?”

    Curtir

  31. Odeciomendesrocha Mendes Rocha compartilhou a foto de Fernando Hugo Colares.
    há ± 1 hora
    AGORA NÃO TEM MAIS JEITO NÃO DEIXEM DE LER.

    AQUI ESTÁ UM DOS MOTIVOS DA ESPIONAGEM AMERICANA.
    SAINDO DO FORNO, REPASSEM! ISSO É MUITÍSSIMO SERIO.

    Um organismo sediado em Washington que estuda e monitora a realidade da
    América Latina, enviou ao Senado brasileiro um documento em que chama a
    atenção para os próximos movimentos políticos do presidente Lula da Silva,
    rumo a um ‘populismo socialista’.

    O estudo adverte que Lula pretende lançar medidas populares de
    impacto, incentivando o consumo para seus eleitores de baixa renda.
    Segundo o dossiê, a intenção de Lula é consolidar seu poder de voto para uma
    futura reforma política que vai autorizar, a reeleição para um mandato de mais seis anos.

    O documento assinala que Lula prepara um dos maiores movimentos de
    reestruturação econômica voltado para as classes populares, dentro do
    projeto de longevidade no poder. Segundo o estudo, os EUA estariam muito
    preocupados com esse tipo de populismo no Brasil, que é um País continental
    e onde o povo é submisso, sem cultura e informação para avaliar as
    consequências políticas desse movimento rumo ao socialismo.
    O plano de Lula é comparado ao do venezuelano Hugo Chávez. Segundo o estudo,
    conta com o apoio de grandes investidores europeus. O dossiê, vindo dos EUA
    com a classificação confidencial’, foi analisado segunda-feira, com toda a
    cautela, em uma reunião fechada, do colégio de Líderes do Senado. Alguns
    parlamentares o viram com ceticismo. Outros senadores chamaram a atenção
    para fatos objetivos já em andamento.

    Curiosamente, segundo observou um senador, os norte-americanos anteciparam o
    parecer de técnicos do Tribunal Superior Eleitoral, que constataram
    irregularidades insanáveis’ na prestação de contas da campanha à reeleição.
    O PT recebeu R$ 10 milhões de empresas que têm concessões de serviços
    públicos, o que a lei proíbe.

    O estudo norte-americano adverte para a possibilidade de um confisco
    tributário em fundos e em poupanças acima de R$ 50 a 60 mil reais.

    Nos dois casos, o dinheiro só poderia ser movimentado de seis em seis meses,
    sob risco de remuneração quase nula. Os fundos seriam tributados em 35% dos
    ganhos. Segundo o documento, o Banco Central do Brasil tem um levantamento
    completo sobre os investimentos feitos por 36 milhões de pessoas, entre
    brasileiros e estrangeiros.

    O governo também quer investir pesado no segmento de moradias populares.
    Segundo dados oficiais, mais de 90% do gigantesco déficit habitacional de
    7,8 milhões residências está na faixa de famílias com renda de até cinco
    salários mínimos. No cenário desenhado pelos norte-americanos, uma coisa é
    certa.

    O governo vai criar por Medida Provisória um fundo para obras de
    infraestrutura com recursos do FGTS. A novidade ruim é que o risco do
    investimento ficará com o trabalhador. Os trabalhadores poderão investir até
    20% dos saldos de suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na
    construção de rodovias, ferrovias e portos, além de obras nos setores de
    saneamento básico e energia elétrica. O novo fundo será chamado de FI-FGTS. Terá
    orçamento inicial de R$ 5 bilhões, originários do patrimônio líquido do
    FGTS.

    Bolsa Carro?

    Além do plano para os fundos, os norte-americanos revelam que Lula fechou
    acordo com uma companhia chinesa para financiar carros populares pela
    bagatela de R$ 5 mil. Os carros seriam subsidiados com financiamentos do
    BNDES, no prazo de 60 meses. Os veículos seriam de passeio, e minivans para
    transporte de mercadorias. Outra ideia seria reduzir impostos para aparelhos
    de consumo mais populares e aumentar a carga tributária para bens
    não populares, como automóveis de luxo.

    Comissários do Povo?

    Um dos pontos mais polêmicos revelados pelos
    norte-americanos é que o governo Lula quer patrocinar um projeto de
    segurança voltado para a organização de milícias de bairros. As milícias
    foram uma ideia copiada da Venezuela. Na terra de Hugo Chávez, o síndico de
    bairro tem poderes de um xerife . O modelo lembra os velhos ‘comissariados
    do povo’, da extinta (porém mais viva que nunca na cabeça dos petistas)
    União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

    Fortuna do Lula

    O estudo revela que a fortuna pessoal de Lula da Silva é estimada pela
    revista Forbes em 2 bilhões de dólares. O ex-presidente estaria usando tal
    fortuna para comprar televisões a cabo e formar uma rede de
    comunicação com o filho Lulinha, que estaria administrando uma fortuna
    pessoal de R$ 900 milhões. (Vide contratação do Lulinha pela Band) Lula
    espera comprar uma rede de televisão, para preparar uma rede pessoal de
    divulgação para sustentar o trabalho de comunicação do governo petista.
    Já é dono do Frigorifico FRIBOI.

    Lula comprando jornalistas amestrados?

    No estudo norte-americano, foi identificada a preocupação do
    presidente em manter várias redes de televisão sob seu controle.
    Segundo o dossiê, o presidente estaria pagando ‘por fora’ a
    jornalistas famosos, de grandes redes de tevê e jornais, especialmente
    escalados para analisar a notícia de maneira não contundente ao governo
    petista. O estudo também adverte que o presidente estaria comprando a
    oposição com ameaças de denunciar as mazelas dos opositores.

    A Globo já tirou os comentários do Arnaldo Jabor da CBN. A Globo recebeu 800
    milhões em empréstimo camarada do PT através do Governo e do BNDES para
    pagar contas da rede de TV a Cabo NET-SKY,que estava falida e devendo
    muito a redes americanas. Em troca, a Globo só mostra Lula SORRINDO ou em
    ANGULO FOTOGRÁFICO FAVORÁVEL em seus telejornais. Serra só aparece em fotos SISUDO E/OU MAL- HUMORADO. Junte a isso a PROPAGANDA DO ‘3’ do Banco do Brasil já semeando de forma podre,
    minando o povo não esclarecido, que tudo que se relacione a ‘3’ é bom ! Já já
    a Petrobrás vai fazer campanha com ‘3’ e outras estatais também.

    Lula elevou a idade para receber Bolsa Família até 17 anos. Milhões de
    pobres recebendo R$300,00 (2 por família), sem trabalhar, vão votar no Lula.
    Sabia que o maior acionista da TAM é a mulher do Zé Dirceu? E o Governo
    ajudou a afundar a Varig para a TAM subir. Na verdade, você acha que é a
    mulher do Zé Dirceu que é acionista da TAM ou ela é laranja da quadrilha do
    PT ?

    E aí?
    Vai ficar parado?
    Mande este aviso para toda a sua rede.

    Curtir

  32. O DESESPERO DO TIO SAM
    Conforme o manifesto escrito acima, estão dizendo que os Estados Unidos estão espionando o Brasil porque estão sabendo que o LULA está planejando implantar aqui no Brasil um socialismo à Hugo Chavez da Venezuela.
    LULA não tem cacife para um projeto que exige muito esforço.
    O “socialismo” de conchavo de Hugo Chávez, da Venezuela, exigiu anuência da classe empresarial. Aqui, no brasil, a nossa elite odeia qualquer projeto socialista ou ditadura de esquerda que se proponha a solucionar(entre aspas) os nossos crônicos problemas nacionais.
    A espionagem que os norte americanos estão fazendo no Brasil via petrobrás, vê-se claramente, que seu interesse é puramente econômico, tendo como mira o nosso pré-sal (o nosso petróleo).
    Vemos também que os Estados Unidos, já está quase sitiado.: Atravessa uma crise terminal no seu sistema econômico, de forma irreversível.
    Os Estados Unidos estão operando no vermelho suas reservas petrolíferas. E eles sabem que o Brasil não tem bomba atômica como no Iraque. É por isso que eles estão hesitantes em invadir a Síria com seu arsenal químico mortífero, e com apoio da Rússia, Coreia do Norte etc.

    Curtir

  33. Os ocupantes da Casa Branca representam os interesses do poder econômico, esses mega empresários buscam em todo o planeta oportunidades de negócios. O Brasil é uma colônia que eles manterão com unhas e dentes. O Lulla nunca foi socialista, pelo contrário, ele é um baluarte do capitalismo.

    Curtir

Deixe um comentário