Skip to content

O PT ou se renova ou se mediocriza de vez

16/08/2015

      Reza um mito antigo da cultura mediterânea que, de tempos em tempos, a águia, obsevando em seu corpo sinais de envelhecimento, fraqueza dos olhos penetrantes, e flacidez das garras se propunha renovar-se totalmente. Assim fazia também a fênix egípcia que aceitava morrer para voltar rejuvenescida para nova vida. Qual era a estratégia da águia? Punha-se a voar cada vez mais alto até chegar perto do sol. Então as penas se incendiavam e ela toda começava a arder. Quando chegava a este ponto extremo, ela se precipitava do céu e se lançava qual flecha nas águas frias do lago. O fogo nela se apagava.

E então ocorria a grande transformação. Através desta experiência de fogo e de água, a velha águia voltava a ter penas novas, garras afiadas, olhos penetrantes e o vigor da juventude.

Queremos aplicar este mito ao PT metido numa crise crucial que o obriga a renovar-se como a águia ou aceitar o lento envelhecimento até perder todo o vigor vital e a capacidade de renovação da sociedade, como era seu sonho primordial.

Para entender melhor esse relato e aplicá-lo ao PT precisamos revisitar o filósofo Gaston Bachelard e o psicanalista C. G. Jung que entendiam muito de mitos e de seu sentido profundo. Segundo eles, fogo e água são opostos. Mas quando unidos, se fazem poderosos símbolos de transformação.

O fogo simboliza a consciência, o vigor e a determinação de abrir caminhos novos. A água, ao contrário, representa as forças do inconsciente, as dimensões do cuidado e a capacidade de entender o sentido secreto das crises.

Passar pelo fogo e pela água significa, portanto, integrar em si os opostos: a determinação com a descoberta do sentido real das crises. Elas acontecem para purificar, limpar de todo tipo de agregado e deixar aparecer o essencial. Ninguém ao passar pelo fogo ou pela água permanece intocado. Ou sucumbe ou se transfigura, porque a água lava e o fogo purifica.

A água nos faz pensar também nas grandes enchentes como conhecemos em 2011 nas cidades serranas do Estado do Rio de Janeiro. Com sua força tudo carregaram, especialmente o que não tinha consistência e solidez. Numa única noite morreram 903 pessoas e 32 mil ficaram desabrigadas. Foi um cataclismo de ressonância mundial. É o poder invencível da água.

O fogo nos faz imaginar o cadinho ou as fornalhas que queimam e acrisolam tudo o que é ganga e que não é essencial. O ouro e a prata passam por esse processo purificador do fogo.

São notórias as crises existenciais. Ao fazermos esta travessia pela “noite escura e medonha”, como dizem os mestres espirituais, deixamos aflorar nosso eu profundo sem as ilusões do ego superficial. Então amadurecemos para aquilo que é em nós autenticamente humano e verdadeiro. Quem recebe o batismo de fogo e de água rejuvenesce como a águia do mito antigo.

Mas existem também as crises maiores, de todo um projeto e mesmo de todo um partido como o PT. Ele tem que assumir a verdade: teve muitos acertos que beneficiaram milhões que viviam na pobreza e na marginalidade. Mas também cometeu erros evitáveis: deixou-se tomar pelo “demônio” do poder como fim em si mesmo quando deve ser sempre meio. Houve vergonhosa corrupção de pessoas importantes que destruíram o sonho de toda uma multidão que acreditava e se esforçava para viver o novo factível.

Mas abstraindo das metáforas e indo diretamente ao conteúdo real: que significa concretamente para o PT rejuvenescer-se como a águia? Significa entregar à morte tudo o que de errado praticou e que impede o sonho de despertar.

O velho no PT são os hábitos e as atitudes da velha política que servia de instrumento para crescer e perpetuar-se no poder. Com isso perdeu o sentido originário do poder como meio de transformação em benefício das grandes maiorias e jamais como fim em si mesmo. Tudo isso deve ser entregue à morte para o PT poder inaugurar uma forma de relação com os verdadeiros portadores do poder que é o povo e os movimentos sociais.

Rejuvenescer-se como águia significa também desprender-se de convicções enrijecidas, de certa arrogância de representar o melhor caminho e de alimentar a pretensão de estar sempre certo. Muitos dirigentes continuam manejando conceitos ultrapassados, incapazes de oferecer respostas novas à crise que devasta os países centrais e agora nos atinge poderosamente. Rejunecer-se como águia significa ter coragem para recomeçar e estar sempre aberto a escutar, a aprender e a revisar.

Mas não é isso que está ocrrendo. Até hoje esperamos uma revisão sincera e o reconhecimento público de seus erros. Seus líderes imaginam que assim fazendo, dão armas aos adversários, quando mostrariam ser mais fiéis mais à verdade do que à própria imagem.

O PT que se apresentava como uma águia de alto voo, corre o risco de se transformar em galinha comum que apenas cisca o chão e faz voos rasteiros. Não é esse o destino que a história lhe quer reservar.

Por último, se o PT quiser se renovar como uma águia deve regressar ao seio do povo. Este lhe dará belos exemplos de luta, de trabalho, de inteireza ética e também duras lições. Essa imersão é salvadora e renovadora como foi para a águia o arder em fogo e o mergulhar nas águas frias. Só assim pôde se rejuvenescer. Para o PT isso não é uma metáfora mas um desafio.

Leonardo Boff é colunista do JB on line e escritor

 

 

 

 

 

 

52 Comentários leave one →
  1. mariorealdiretor permalink
    16/08/2015 9:40

    Bom dia Frei. Finalmente começa a cair a ficha do Sr, em relação à realidade.
    Nestes dias tivemos o programa do PT, que era uma oportunidade dele começar a fazer o “mea culpa” público, mas não, partiram para um programa recheado de ameaças a ordem pública, e palavras de ordem, como na fala mansa (e falsa) do presidente Rui Falcão, que “”avisa” aos políticos em geral a necessidade de cautela e prudência…
    O programa teve como fundo musical o “panelaço” por TODO o país, numa demonstração de que o discurso do PT faliu. A águia errou o alvo.
    Na sequência das demonstrações de derrocada do PT, esta semana o presidente da CUT “avisa” a nação que irá pegar em armas e se entricherar para “defender” a presidente, como se fosse novo exército que se aliará ao do Pedro Stedile.
    Assim o PT (atual) só sabe fazer o jogo do “nós contra eles”.
    Nós temos a verdade e sabemos como tratar o coitadinho do povo, e eles (os que não acreditam no PT) são todos uns filhos da mãe e querem se locupletar.
    A Lava Jato está mostrando (e ainda vai mostrar mais) a verdadeira face da cúpula petista, que perdeu (se algum dia teve) toda a vergonha e meteu a mão no bolso do povo, do povo que o PT DIZ defender.
    Frei, não existe dinheiro público. Existe é dinheiro suado que de modo IMPOSITOR é retirado das pessoas que trabalham. O governo não trabalha, o governo administra o dinheiro do cidadão. Os governos (TODAS INSTÂNCIAS) devem se curvar e ser transparentes no uso deste dinheiro.
    Infelizmente para os petistas sérios, o PT se esconde em artifícios e tramas mirabolantes para não revelar, de fato, a verdade cruel e torpe, que todos sabem, inclusive o Sr que é inteligente e perspicaz.
    A cada real desviado, quem perde ?
    Perde a criança com escolas péssimas e professores mal pagos. Perde a senhora que fica horas na fila para uma consulta médica de 1 minuto. Perde a juventude sem horizonte para suas vidas. Perde a família com o “assalto canhestro” de seus valores. Perde o Brasil sem investimentos. Perde o povo seu tempo e sua vida.
    Não sei se a águia petista vai renascer, como o Sr sugere.
    Acho difícil. Dificílimo.
    Acho que esta águia, despenada e chamuscada, irá teimar e acreditar que o sol (da verdade) não a torrará, pois, no PT, prevalece a pretenssão da verdade, onde, nós temos a verdade e eles (os raios de luz do sol) não tem valor.
    A ver os próximos desdobramentos.
    Pobre Brasil, com políticos escrotos como estes.

  2. Carlos Saettler permalink
    16/08/2015 9:40

    Como postei no meu Facebook : Lucidez é palavra que se define para mim o Leonardo Boff.

  3. Amaurih permalink
    16/08/2015 9:53

    Apraz-me verificar que nem tudo está perdido, há esperança de que as pessoas estão vendo as coisas como realmente são, sem o véu das ideologias a turvar a realidade. Só que tem uma coisa prezado colunista e escritor, o problema está nas lideranças e em suas índoles, sinto muito, meu senhor, mas não existem pessoas mais ou menos honestas, mais ou menos conscientes, mais ou menos éticas. Qualquer apoio a essas pessoas mais vão achar que estão fazendo a coisa certa. Tudo o que o partido conquistou, ignorando-se e desqualificando a base deixada pelos adversários, e descontando-se os exageros da propaganda de márquetim, está correndo o risco de ser jogado no lixo da mediocridade.

  4. ronaldo permalink
    16/08/2015 10:47

    Honrado boff, acompanho a muito seus trabalho, quando uma missionaria de nome Eliete trindade me falou sobre você, procurei ler me encantei pela sua pessoa.Com o passar dos anos aprendi muito e hoje te agradeço mais fico muito triste ao ver que você é um petista que defende com garra essa bandeira.Queria homens sábio fosse politico mais não partidario, ai sim nosso país iria desencantar para um mundo novo. Forte abraço meus sinceros votos de tristeza pela sua atitude

    • 16/08/2015 22:50

      Ronaldo, sempre distingui o partido PT e sua causa. Essa eu defendo que é a causa dos pobres. O partido sempre critiquei e não sou filiado a ele. Leia com atenção os artigos e verá essa diferença
      lboff

      • Luiz Carlos Saraiva de Araujo permalink
        17/08/2015 18:32

        Digníssimo Leonardo Boff.

        Seu comentário de ontem, dia 16 de agosto, me faz admirá-lo mais ainda e somente uma pessoa digna e honrada, desprovida de vaidades e de superficialidades, teria a coragem de escrever dessa forma, depois de passar tanto tempo acreditando no projeto original do PT.

        Eu também acreditei e foi esse “sonho” que me fez votar duas vezes no Lula. A analogia com a águia foi perfeita e somente um grande sábio, reconhece e sente o momento certo de falar com o “coração”.

        Muitos não entenderam que o momento certo, ainda não havia chegado.

        Parabéns pela coragem, sei o quanto doeu escrever esse texto, mas a verdade deve ser dita a qualquer custo, infelizmente eu, particularmente, não acredito mais nesse “sonho”.

        Um grande abraço.

      • 18/08/2015 14:36

        Leonardo, voce é o cara!

      • Benedito Aparecido Alves permalink
        22/08/2015 13:02

        Caro Leornado Boff, Lamentavelmente Lulla e sua companheirada que desde a formação deste partido deveria ter pessoas bem formadas moralmente e éticamente com o firme propósito de ajudar o Brasil após debelada a inflação esse moço deveria com o cacife eleitoral que detinha não fazer o que fez colocar pessoas sem nenhum conhecimento para fazer a gestão da economia que estava equilibrada, embora devendo no exterior mas com juros baixissimos e a divida interna em torno de 650 bi o que fez deu esmola com o dinheiro do proprio povo e hoje nossa divida interna beira os 3 trilhões.Diminuisse os ministerios cabides de empregos, fizesse um programa de poupança interna, porque sem ela não se pode investir, e hoje é milionario com toda a familia e amigos.Como cristão e trabalharor nascido na pobreza e talhado no trabalho desde a tenra idade que so serviu para dar uma personalidade laborativa permantente o que não vemos nos dias de hoje.Fez as maiores lambanças na economia e continuamos nas mãos dos paises ricos que faz sofrer os pobres nos esfolando sempre.Queremos ver se a JUSTIÇA SEJA FEITA e ele tambem está comprometido até o fio de bigode pois as empreiteiras arrumaram seu sitio em Itatiba, e tambem precisa nos explicar do deposito no Banco Espirito Santo em Portugal, e muitas coisas que o povão quer saber.
        O PT foi implodido pelos seus construtores, todos eles estão envolvidos em escandalos.

  5. Paulo Sergio Nogueira Jota permalink
    16/08/2015 10:58

    Prezado Frei Leonardo,
    Existe crise de confiança do povo nos governantes devido aos sucessivos escandalos de corrupção que se alastram independente de partido A ou B.
    Estão sujos.
    Não basta reconhecer erros e jamais o farão porque haveria grande punição e desonra.
    Agora pessoas incitam luta armada.
    Me parece o fundo do poço da imoralidade.
    O que fazer?

  6. 16/08/2015 11:09

    Aprecio muito o frei Leonardo Boff, uma inteligência brilhante e uma cultura admirável……………..mas parece-me, salvo melhor juízo, que o PT pautou sua reflexões. Caríssimo frei Leonardo, será que o PT vale todo esse seu esforço intelectual e existencial? Minha humilde sugestão é no sentido de pedir, com humildade, mais dedicação aos evangelhos, pois entendo que Jesus Cristo tem algo mais fundamental a nos oferecer do que a ideologia do PT; o PT é tão somente um partido político……….nada além disso. com meu respeito e admiração pela sua inteligência e espiritualidade. abs

  7. 16/08/2015 11:11

    Profunda lição que se aplica a tudo neste mundo. O que não se renova perece e o PT não está imune.

  8. 16/08/2015 11:20

    Excelente!

  9. 16/08/2015 11:51

    Não passa de um mito…

  10. 16/08/2015 11:58

    Quem sou eu para participar de um movimento-manifestação contra a corrupção se todos os responsáveis pelo movimento-manifestação que conheço também são corruptos?!! Ou não há honesto com capacidade para tal?‼

    O manifestante tem consciência do que quer?!

    De maneira subjetiva o que ele me responde sobre seu querer:

    “Por que quero somente o fora e a punição dos corruptos do PT e dos outros corruptos não?!
    Meu querer
    E’ o meu querer?!
    Quero
    O que querem que eu queira‼
    Não e’ o meu querer
    Não e’ o que eu quero
    E’ o querer do outro que quero como meu
    Pois dizem que e’ meu querer também
    Porque querem que eu queira só isso‼
    Que se faca justiça‼
    A justiça que quer o senhor marginal Aécio e seu PSDB marginal!
    Que diz que e’ a Dilma a responsável pelo destino do Brasil.
    O manifestante não percebe que o seu destino, que e’ o destino do Brasil, desde outubro de 2014, esta’ no querer do senhor Aécio com sua ambição insana e doentia pelo poder e nas mãos dos intelectos do PSDB‼”

    A insatisfação com a presidência da republica não pode ser confundida com a insatisfação com um presidente ou treinador de um time de futebol que, diante de qualquer manifestação da torcida, se faz logo a troca. As regras são extremamente diferentes‼

    É inaceitável, inadmissível demonstrarmos níveis de ignorância tão grande por este Brasil a fora ao admitirmos, entre tantas coisas, ser massa de manobra para que um e outro indivíduo atinja de maneira nada honesta seu objetivo.

    Estamos já há 15 anos no séc. XXI, no TEMPO do conhecimento, da intelectualidade para todos, da transparência disponível PARA TODOS por meio dos mais variados meios.

    Pelos telejornais…, pela internet…, todos têm o direito e a obrigação de acessar o conhecimento. Conhecimento que se diz ser a moeda, a riqueza para o indivíduo que no século vive. Ou nossa capacidade de raciocinar ficou lá pelo o séc. XIX?‼

    Quem sou eu?‼
    Sou o CARA que quer a morte para todo tipo de corrupto antes que ele termine de matar este pai’s‼
    ……………………….
    Você que se coloca como massa de manobra para pseudos lideres… criminosos, para que eles justifiquem uma guerra civil para atingir seu objetivo e que você não faz a mínima ideia do que e’ a guerra, vá a procura de um refugiado no Brasil e pergunte a ele o que e’ a guerra e se quer a que ocorre em seu pais ou em outro… Apo’s isso faca o que quiser… E respondera’ conscientemente.

    • Amaurih permalink
      25/08/2015 7:14

      Negreiros Deuzimar Menezes, essa sua postura é a postura dos que se deixam conduzir pela propaganda negativa, marginais, pelo meu modo de ver, são os que estão por detrás do esquema que mantém o partido no poder, e não seus adversários, como reza a propaganda, caluniosa e espalhada, inclusive, por pessoas tidas como de alguma credibilidade como o frei Leonardo que está assentado em uma postura ideológica que justifica apoio à verdadeira marginalidade. Quem está sendo usado como massa de manobra?

      • 29/08/2015 2:08

        Amaruih
        Vc precisa cuidar de suas palavras para não cometer injustiças. Nunca apoiei a marginalidade criminosa, mas sempre a marginalizada criada pelas classes dominantes que durante 500 anos mantiverem o povo à margem. Essa é uma injustiça e um pecado social que clama ao céu. Deste protesto nasceu a Teologia da Libertação. Pelo menos houve um partido que tirou 40 milhões da fome. Não sei se para vc isso signfoca alguma coisa… Para mim há aqui um algo valor humanitário, solidário e ético que não encontro em outros partidos. A corrupção de alguns não anula esse fato de magnitude histórica lboff

      • Amaurih permalink
        29/08/2015 11:51

        Não temo ser tão ou mais injusto do que os que se deixam influenciar pela propaganda, inclusive essa propaganda de que quantos? Quarenta milhões? Saíram da fome… Eu não tenho confiança nessas pesquisas, a ponto de não saber definir se saíram devido à estabilização da moeda, conseguida pelos “marginais” citados no comentário, do que pelo programa assistencialista que foi desenvolvido pelo partido ao qual defende. O resultado de propaganda negativa sempre é nefasto e tenho restrições a quem o usa. Seja de que partido ou ideologia for.

      • 29/08/2015 22:05

        Prezado Leonardo Boff: tenho fundadas preocupações com a massa brasileira guiada pela mídia brasileira, venal e corrupta. Penso que o pior analfabeto é o de natureza política. Muito desanimador esta massa que não enxerga nada além das notícias tendenciosas que visam o golpe de estado e pregam a ditadura em pleno século XXI. O que fazer com esta gente?

      • Amaurih permalink
        07/04/2016 7:13

        Meu caro blogueiro, tem as pesquisas de quantos brasileiros estão “voltando” a situação de miséria por causa da ganância desenfreada pelo poder do partido que usou de recursos que não tinha para mascarar uma situação de normalidade e estabilidade que não havia e não há? Eu gostaria de ter acesso a essas estatísticas.

  11. Paulo de Tarso Farah Nassif permalink
    16/08/2015 12:25

    Renovar só com Espíritualidade Padre . A política é relativa . Me admiro o senhor compartilhar de um equívoco desse . O senhor é um ser humano e sujeito aos seus fantasmas psicológicos . Não existe Partido Divino Padre .

    • 16/08/2015 22:46

      Nunca falei em partido divino. Isso está só na sua cabeça.lboff

    • 29/08/2015 22:14

      Gostaria de esclarecimentos do Nassif sobre relatividade na ciência política. Espiritualidade é uma gigante fôrça que atua em vasto campos das ciências, inclusive na política. Seria Nassif ateu?

  12. josé antonio cid peres permalink
    16/08/2015 12:55

    Está certíssimo

  13. 16/08/2015 12:55

    Republicou isso em Biólogo31.

  14. Maria permalink
    16/08/2015 13:55

    Respeitável Sr Leobardo Boff, não sei se será possível mas nos alegraria muito voltar a acreditar num Brasil melhor. Enquanto os líderes, que tem nas mãos as rédeas da sociedade, não quiserem investir na educação do nosso povo não teremos a verdadeira inclusão social.

  15. 16/08/2015 14:32

    O MERGULHO DA ÁGUIA! QUER DIZER, DO PT.    

  16. Salomão Benchaya permalink
    16/08/2015 16:41

    Compartilho dessa opinião.

  17. Gilberto Mattos permalink
    16/08/2015 20:11

    O sábio nos faz pensar e desenvolver o exercício mental !ttos

  18. 16/08/2015 20:17

    Sábias palavras do Mestre Boff, exortando o PT a uma reflexão profunda em busca de uma renovação e do resgate ao partido-águia que um dia representou. Mas, como ele mesmo ressaltou, “até hoje esperamos uma revisão sincera e o reconhecimento público de seus erros”.

    Eu acredito no entanto que não foi pelo “receio de dar armas aos adversários” que isso não aconteceu, mas foi por causa da ganância e da arrogância que foram aos poucos tomando conta do partido, em função de sua necessidade desmedida em fazer alianças de todo tipo para poder atingir a “governabilidade”.

    Ademais, a humildade sincera e verdadeira desarma, e não o contrário. Ao adotar a estratégia de obstinadamente negar tudo e acusar a tudo e a todos, menos a si mesmo, o tiro saiu pela culatra e foi aí que o próprio PT tratou de fornecer armas aos inimigos.

    Gostaria muito de poder acreditar que alguém da direção do partido lesse esse artigo, e que as palavras de Boff fizessem com que repensassem o que estão fazendo. Mas temo que já não haja ouvidos lá dentro para elas e que elas chegaram um pouco tarde depois da saída de tantos petistas históricos como Plínio Arruda, Marina, Hélio Bicudo, Chico Alencar, Fernando Gabeira e Heloisa Helena entre outros.

    No entanto, sempre existe a possibilidade de um milagre…

  19. Alfredo dos Santos Junior permalink
    16/08/2015 21:03

    Apenas ressalto que esta renovação precisa começar pelo seu líder maior. Ele precisa ter a humildade de reconhecer que errou e erro muito e que é preciso voltar ao caminho que tinha como alvo, uma saudável e sagrada utopia. Enquanto insistir que os outros errados e ele, não,haverá pouca possibilidade da profunda renovação que o artigo pede.

  20. Ivonete de Castro Moura permalink
    16/08/2015 22:26

    Gostei muito desse artigo, já havíamos conversado sobre a situação em que se encontra o nosso sonhado PT. O PT precisa de você, meu caro Leonardo, Frei Beto e outros mais para que ele consiga se reestruturar. Contamos com você. Um abraço de quem mto o admira. Ivonete

    • Daniela Aparecida Quaresma Dos Santos Rodrigues permalink
      18/08/2015 10:44

      O PT, como tudo o mais, precisa se renovar. E sua ideologia se mantém viva no cotidiano de milhares de brasileiros que experimentaram a oportunidade de ser gente. Renovar, remodelar, corrigir o rumo… PT você existe em muitos de nós brasileiros e brasileiras que sempre acreditamos que poderia ser diferente, que éramos alguém apesar de nos dizerem o contrário, que podíamos ter dignidade, apesar de nos acuar como animais. Você (PT) lutou por mim e minhas mazelas o passado e não serei ingrata. Quem disse que seria fácil??? Que seriam imunes a erros??? Quem é tolo de acreditar que é infalível??? Amado PT você é cheio de “humanidade”. E este é seu ponto forte: a dor do outro te machuca. Levante-se PT. Erga sua fronte. O compromisso é com o acerto e não com o erro.Você me deve isto… A mim e a milhões. Não ignore as falhas, foram gravíssimas. Mas, LEVANTE SUA CABEÇA E CAMINHE!

  21. Tiago permalink
    17/08/2015 0:08

    Estimado LBoff. As reflexões são oportunas. É preciso PT ter a humildade cultivada pelo povo, reconhecer seus equívocos para seguir no caminho de cabeça erguida, do contrário, terão de conviver com a hipocrisia. É preciso ouvir o povo e isso não poderá acontecer sem que aliemos à democracia representativa mecanismos de democracia direta. É hora de reatar o laço com o povo, sem a sua voz não haverá “amanhã”, apenas a eterna repetição do “ontem”.

  22. Nilton Rodrigues permalink
    17/08/2015 0:52

    No Livro que O SR.conhece,esta escrito que e preciso Morrer para que novamente a Semente Germinar, faca um Favor ao Brasil,nao queira renovar uma ilusao que deve Morrer,.O PT ja deu o que tinha para renovar, E necessario que o PT desapareca para que possa surgir novas Ideias de Politica

  23. Humberto Alves permalink
    17/08/2015 9:07

    O PT precisa deixar de ser de alguns iluminados e poderosos. Estes levaram o PT a crise que se encontra. Quando começaram a resolver tudo com a carteira a coisa se perdeu. Temos uma legenda de companheiros que começaram a bancar parentes aqui e ali, e deixaram companheiros históricos de fora. Só serviram para fazer a campanha e foram descartados. Levaram oportunistas para espaços onde o contato é direto com as base e com o povo, mas como os novos “companheiros”, não tem nas tripas as lutas que foi construir o partido, ficaram arrumando seus ladinhos e afastaram o partido do povo.
    Vejo o PT nas eleições que vem pela frente, apoiado e defendido pelos que estão ocupando algum espaço político, cargo em confiança, ou levando alguma vantagem. Muita gente séria que colocou a cara a tapa, dinheiro, tempo e a palavra, dificilmente o farão.
    Pois não faz mais sentido ir a rua fazer a defesa de uma coisa que esta só no discurso, as bandeiras da Reforma Agrária, da Distribuição de Renda e outras que se perderam em nome do poder.
    Muito oportuna a intervenção do Frei Leonardo, o mito da Fênix precisará ser feito pelo PT urgentemente. E terá que colocar alguns companheiros na frigideira sim. Defender sem vergonha e dinheirista, não construirá nada.
    Acho pouco provável que mudem o rumo.

  24. Carlos Augusto permalink
    17/08/2015 10:07

    Excelente reflexão, pontual e assertiva. Espero que as lideranças políticas possam ter esta grandeza ao avaliar a situação e construir um entendimento a altura do povo brasileiro.

  25. Eduardo da Silveira permalink
    17/08/2015 11:49

    Bom dia, Leonardo.

    É inegável que o Brasil em termos politicos e quantitativos é outro. É inegável que a corrupção sempre ocorreu no Brasil e não se trata de um caso “especial” o envolvimento do PT. É inegável que a Polícia Federal nunca agiu de forma tão contundente como agora, pois tem maior liberdade para isso. Mas, contudo, a tua defesa da causa petista me soa algo utilitarista, quase um “rouba mais faz” do Adhemar de Barros. É claro que, melhor que roubar e não fazer, é roubar, mas fazer. Mas o “vale tudo” utilitarista deste “razoável” projeto político, deverá ser abraçado por uma teologia que preza pela interioridade, pelo coração de quem faz? O político profissional acha isso que digo assaz quixotesco e idiota, mas porque ele não consegue ver a força da ternura de uma ação que aja apenas pelo amor que move a ação, sem artifícios políticos sub-reptícios que queiram garantir os projetos a todo custo. Nisto já se insinuou arrogante a vontade humana voluntarista e, desta forma, sempre decandente.
    Se tiver tempo e quiser, responda-me, por favor!
    Um abraço,
    Eduardo

  26. JORGE LUIS MARTINS permalink
    18/08/2015 9:04

    Bravo Leonardo. Ao longo da história centenas e milhares de homens e mulheres de bem , ou deixaram, ou foram expulsos do PT, me parece que se o partido tivesse a “humildade’ de vasculhar as criticas passadas desses lideres poderia ter uma especie de bussola para tentar “repensar” o futuro, contudo, sinceramente não creio que com a soberba de sua burocrática direção hoje apoderada nos milhares de cargos públicos tenha lucidez o suficiente para fazê-lo. Assim, caberá ao povo trabalhador buscar entender e construir novos caminhos. Saudações e que Cristo estej com o povo.

  27. C.Coluccini permalink
    19/08/2015 22:02

    Lamentável algumas pessoas agirem como a galinha que continua a ciscar. Refletir sobre o texto é voar como uma águia…

  28. Marilena pereira garcia permalink
    20/08/2015 1:08

    Parabéns, Leonardo
    Nos conhecemos na Carta da Terra, dai admiração acentuada por suas reflexões lúcidas e generosas
    Entendo que o PT, tenha a capacidade histórica de mergulhar fogo na água.Daí ,renascer.

    Punidos , quem traiu a nossa história de conquistas sociais, vamos levantar a cabeça e Reconstruir!!!!

  29. MARCIO VIEIRA MUNIZ permalink
    23/08/2015 9:52

    Boff sempre tratou o PT com carinho e respeito……o PT dos sonhos e da águia. Agora…..é outra história !
    marcio muniz

  30. luiz carlos permalink
    23/08/2015 10:48

    Grato por essa bela reflexão. Até então, parecia-me que havia um receio em assumir sua postura de PROFETA que anuncia e que denuncia . Diante dos FATOS já comprovados e outros que virão, temos que investir em outro sonho. Não é mais plausível ter movimentos sociais que apregoam a violência de modo aberto ou mascarado. O PT teve muitos anos para fazer a Reforma Agrária, para realizar um projeto lúcido de Educação e de Saúde. Nada ou pouquíssimo fez. O percurso desse Partido contradisse o seu discurso primevo. Mas TUDO é aprendizado. Sábio é aquele que sabe a hora de retirar-se. Insistir no ERRO é deixar o País à deriva e os pobres ao relento. Não se trata mais de “direita” ou “esquerda”. Trata-se de “uso correto do dinheiro público”, dos imensos impostos que são recolhidos de pobres e de ricos. Não cabe mais contrapor classes. Todos querem viver com dignidade. A todos interessa um País com forte Economia e com ética na Política. Desses países ninguém quer fugir. Querem viver e investir para que seus filhos e netos tenham o suficiente com consciência ecológica e atitude de compaixão. Continue, por favor, a sua luta pelos mais fracos e oprimidos , assim como o seu profetismo na denúncia das injustiças, mas sem partido porque a Espiritualidade é INTEIRA. Assim você nos ensinou e nós aprendemos de você. Abraços.

  31. adriano permalink
    24/08/2015 13:25

    O Golpe Branco

    Qualquer semelhança é mera coincidência

    Das Diretas Já

    O que muita gente não sabe é que a eleição de Tancredo/Sarney se deu de forma indireta, ou seja, foi o Congresso Nacional quem os elegeu;

    Da Alternância de Poder

    Logo após de as Diretas Já terem sido suprimidas pela eleição indireta, ocasião a qual a chapa Ulysses/Montoro ter sido ceifada ante a derrota da Emenda Dante de Oliveira (Eleições Diretas), a chapa Tancredo/Sarney foi escolhida para representar as diretas, porém, na prática, após a morte de Tancredo, ficou na mesma (Governabilidade de direita);

    Da era Lula

    Depois de Getúlio Vargas, o Brasil somente esteve sob a governabilidade de esquerda com o governo Lula, o qual manteve-se no poder por quatro mandados, ou seja, dois dele e dois de Dilma, porém, os benefícios sociais foram gritantes, tanto que incomodaram a ala direitista, aliado ao fato de estarem sem as benesses estatal;

    Do Golpe Branco

    Golpe Branco: “é uma expressão usada na historiografia e na ciência política para se referir a uma conspiração ou trama que tem por objetivo a mudança da liderança política (ou, em alguns casos, da ordem vigente) por meios parcial ou integralmente legais.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_branco)

    Novamente a história se repete (Nietzsche), a ala direitista criou os Dois Minutos de Ódio (Panelaço), expressão criada pelo escritor visionário George Orwell, em sua obra: (1984), minando o atual governo, e ao mesmo tempo, minando o presidente do Congresso Nacional, para logo após, quem sabe, o próprio presidente do Senado, abrindo margem ao art. 81, § 1º da CF:

    Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.
    § 1º – Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo CONGRESSO NACIONAL, na forma da lei.

    Portanto, acaso Cunha e Renan sejam cassados e acolhido o impeachment de Dilma, o caminho será aberto para o Golpe Branco, retornando a governabilidade de direita ao poder.

    A presente manifestação é só um pensamento isolado, não representando a verdade.

    http://adrianomesquita.jusbrasil.com.br/artigos/222498290/o-golpe-branco

  32. Jose Francisco Medeiros permalink
    26/08/2015 8:34

    Date: Sun, 16 Aug 2015 11:52:35 +0000 To: medeiroscnl@hotmail.com

  33. Carlos Augusto de Oliveira permalink
    06/04/2016 13:48

    Parabéns pela reflexão. Creio que ainda temos tempo para mudar, corrigir os rumos sempre respeitando as opiniões divergentes sem tolher as liberdades, mas reconhecendo os avanços que foram conquistados dos quais não podemos abrir mão.

    • 07/04/2016 21:54

      A defesa da democracia se faz necessária diante da tentativa clara da direita em tomar o poder a todo custo!

      • Amaurih permalink
        11/04/2016 7:11

        O PMDB ou o PSDB são “direita”?
        E desde quando se revoltar pela incapacidade e incompetência de um governo em não conseguir conter a recessão, criada por ele mesmo, através de manobras fiscais para mascarar suas atitudes, é querer tomar o poder a todo custo? Pelo que se vê, fora dos óculos vermelhos da distorção da militância, é que querem se manter no poder a todo o custo. E esse todo o custo está sendo caro e vai ficar ainda mais se teimarem em comprar os votos necessários para atingir esses objetivos. É uma pena ver pessoas defendendo espertalhões que não têm vergonha, inclusive de usar a moral de pessoas que eram tidas como éticas, e de bom senso.

      • 18/04/2016 20:17

        Este Amaurih precisa estudar mais e conhecer melhor a política brasileira!

      • Amaurih permalink
        23/04/2016 8:01

        Eu? Silverio Cerqueira… Coloquei alguma coisa que não condiz com os fatos? Por isso que eu aprecio os ditados populares, o pior cego…

Trackbacks

  1. Zé Dirceu | Leonardo Boff: O PT ou se renova ou se mediocriza de vez
  2. O PT ou se renova ou se mediocriza de vez « Associação Rumos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: