Skip to content

Nem tudo vale nesse mundo. Um testemunho veraz por Gilberto Carvalho

31/10/2015

Nem tudo vale nesse mundo. E Jesus morreu também para mostrar que nem tudo vale. Não vale a mentira, não vale a calúnia, não vale a má intenção que fabrica ilações sem fundamento. Hoje parece moeda corrente simplemente dizer que tudo o que vem do PT ou posui referência a ela, é sinônimo de corrupção, roubalheira e populismo.Pelo fato de um punhado de membros do PT, violando suas bandeiras mais autências, se corromperam e prejudicaram o bem público, se toma esta parte podre pelo todo. É injúria e injustiça daí generalizar que todos os membros desse partido são ladrões e bandidos. Se um filho de seis  da família imaginária Barreto, honesta e trabalhadora e tida assim pelos vizinhos, tiver feito algum delito, não é legítimo e é ofensivo dizer que toda  a família Barreto e todos os demais fihos são ladrões. Na rua e nos supermercados lhe gritam- olhem o ladrão, olhem o corrupto. Pois assim algo parecido está ocorrendo com Gilberto Carvalho, ex-secretário da Presidência em dois governos do PT. Acresce ainda que o tal filho nunca roubou coisa nenhuma, foi apenas falsamente acusado. E essa falsidade  se projeta ilegitimamente sobre toda  a família. Conheço Gilberto Carvalho do tempo dos estudos de teologia, da pastoral operária, na inserção nos meios mais lascados, indo  morar numa perigosa favela de Curitiba como forma de solidariedade e se acercar aos mais excluídos da sociedade. Entrou para  política por um imperativo ético de poder realizar os sonhos de justiça e libertação dos oprimidos. Viveu sempre uma vida pobre e vive hoje modestamente, saindo apenas há pouco tempo do aluguel. Ele se transformou num amigo-irmão pelo sonho, pela mesma espiritualidade e busca da intimidade com Deus no meio da vida complexa e conflitiva que é o campo da política partidária. Se não saio em defesa do amigo, que tipo de amigo sou. Testemunho com total sinceridade a inteireza de Gilberto e a forma severa e ética pela qual educou e acompanha os filhos e as filha. Por isso me solidarizo com ele em sua dor pela calúnia que lhe foi imposta a  ele e sua família. A nossa certeza é que nada resiste à verdade. Ela com sua luz desmascara a falsa imputação. E Gilberto para quem a fé e a pidade possuem um lugar central em sua vida, sabe suportar,mesmo com dor, e no espírito das bem-aventuranças evangélias, as mentiras e falsificações forjadas como tropeço em seu caminho. E sairá engrandecido ele, e sua família. Assim o queira Deus e as pessoas que o cercam com amizade e carinho. Por isso transcrevo sua nota de auto-defesa- Lboff

*********************

GILBERTOCARVALHO:

QUEM VAI LAVAR A HONRA DOS MEUS FILHOS?’

NOTA
“Reajo hoje com a indignação de quem serve ao país há 19 anos com a honestidade que recebi dos meus pais e com o desejo central de mudar a vida dos pobres deste país. Reajo com a dor de um pai que vê seus filhos expostos à execração pública sem que nenhum fato, nenhuma acusação formal tenha sido contra eles apresentada.
Não tenho medo de ser investigado e considero dever da Polícia Federal, da Receita Federal e de qualquer órgão de controle realizar a investigação que julgar necessária. Faz parte do ônus e dos deveres inerentes da vida pública. O que não vale e não pode é de maneira fantasiosa e leviana fazer interpretações ridículas de material apreendido com pessoas suspeitas e transformá-las em acusação, sem prova alguma, contra pessoas honradas e dar publicidade a tais interpretações como se verdades fossem. Quem vai lavar a honra de meus filhos enxovalhada por tal irresponsabilidade? Basta ter acesso ao relatório da Receita Federal e da Polícia Federal colocados ontem a público para constatar o que afirmo
Meu patrimônio pessoal se restringe à posse de uma chácara de 3 hectares na região do Entorno (Goiás), a um apartamento financiado por 19 anos no Banco do Brasil e um veículo que tem o valor de R$45.000,00. Minha filha era proprietária de uma empresa que infelizmente quebrou e tem uma dívida a pagar com bancos de pouco mais de um milhão de reais. Meus dois filhos são funcionários públicos com rendimentos em torno de R$5.000,00. Não tenho nada a esconder. E me orgulho de não ter acumulado bens
Desafio que provem o contrário: recebi o Sr. Mauro Marcondes, na condição de vice-presidente da Anfavea, que estava em busca de audiência com o Presidente Lula. As mensagens eletrônicas trocadas foram sempre por meio do e-mail oficial. Nunca o encontrei fora do meu gabinete. Nunca tratei com ele do mérito da MP 471, ou da MP 512, aprovadas por unanimidade no congresso com elogios de vários próceres da oposição, porque beneficiavam o desenvolvimento do setor automotivo no País e particularmente no Nordeste e Centro Oeste. Jamais o Gabinete do Presidente Lula teve em qualquer momento participação em negociatas desta natureza. E não há nenhuma acusação sustentável a respeito disso. Estou tomando as providências jurídicas cabíveis para não apenas fazer a defesa de minha família como para responsabilizar a todos que de maneira leviana e irresponsável atacam a honra de quem sempre lutou pela justiça.”

Gilberto Carvalho

35 Comentários leave one →
  1. 31/10/2015 7:22

    A prática do linchamento moral tem se espalhado e isso é motivado pelo sentimento de vingança que se instaurou junto àqueles que se pretendem paladinos da justiça!

    Que a prudência retorne à nossa convivência…

  2. Vinicius Jacob permalink
    31/10/2015 8:46

    Deus perdoa o pecador!

    Nem tudo não Leonardo Boff, o PT infelizmente se tornou mais um! É tudo isso!!! Sinceramente muitas vezes somos envolvidos pelas circunstancias em esquemas, em grandes esquemas e/ou pelas vaidades, ambições despercebidas, imaturidade, ingenuidade e até por medo mergulhamos em mundos dos mais obscuros e subterrâneos, certamente isso acontece muitas vezes com jovens e adultos que carecem de instrução, pois a imaturidade e a pouca escolaridade nos torna mais frágeis, inclusive moralmente. Isso não é regra, mas acontece!!! O Gilberto Caravelho como homem público não tinha esse direito de compactuar com o que estava ocorrendo. Falo isso não pelo roubo, desviu de dinheiro e outros crimes de lesa pátria tão denunciado pela Justiça, MP e PF, mas pela falta de coragem de dizer um não, de falar um sonoro BASTA, de dizer “paro por aqui”. Não tenho capacidade para julgar o pensamento ou o conceito de moral e ética de Gilberto Carvalho, não, mas sou obrigado a jugá-lo como cidadão pelos terríveis danos causado pelo grupo que ele defendia e ainda defende tão ferozmente. Deus perdoa o pecador independente do pecado, perdoa sempre quando o arrependimento é sincero, porem os efeitos do pecado, os danos causados por eles tem que ser assumido!

    Vinicius Jacob

    • 31/10/2015 18:18

      Vinicius, vc precisa de despertar em vc um pouco de sentimento ético. Vc se coloca claramente do lado daqueles que apontam o dedo para acusar sem averiguar as razões e assim evitar a injustiça.Coloca todos no mesmo saco, culpados e inocentes. Isso é correto? Não valem ilações, mas provas e estas são inexistentes.lboff

    • Frei Alamiro permalink
      01/11/2015 2:22

      Meu apoio ao Gilberto e família. Não é a primeira nem serà a última vítima da DITADURA JURÍDICO MIDIÁTICA que, seguindo Honduras e Paraguay, se instalou no Brasil a partir da AP 470, chamada de mensalão. Na ditadura militar o ódio e frustrações se voltavam contra comunistas, subversivos, terroristas, cristãos das Comunidades de Base, da Teologia da Libertação. Hoje é PT e tudo que liberta o Brasil das garras do império estadunidense. Com o papa Francisco cantemos alto e afinados LAUDAT SI, MI SIGNORE! Paz e Bem!

  3. José Carlos Barbosa permalink
    31/10/2015 9:04

    Sem dúvida. Nem tudo vale!]

  4. Ronner Gontijo permalink
    31/10/2015 9:17

    Parabéns pela atitude.

  5. Ronner Gontijo permalink
    31/10/2015 9:18

    Parabéns pela atitude.

  6. Paulo Roberto Aleixo permalink
    31/10/2015 9:41

    Setores retrógrados da mídia associados clara ou tacitamente a alguns partidos políticos ou “bancadas” parlamentares, grupos religiosos fundamentalistas, setores extremistas da sociedade civil, estão, com esta disseminação de ódio desenfreada, transformando parte do povo brasileiro em seres bárbaros, arrogantes e de uma agressividade atroz contra todos que pensam de forma diferente. Este caminho que trilha esta parcela da sociedad brasileira pode nos levar a terrenos muito perigosos, como já se viu e se vê sem outros países.

  7. 31/10/2015 11:13

    solidariedade COM A HONESTIDADE DESSE POLÍTICO!

  8. 31/10/2015 11:16

    A verdade virá a tona, tenho certeza. E espero que o trauma seja superado com fé.

  9. 31/10/2015 13:51

    “A nossa certeza é que nada resiste à verdade. Ela com sua luz desmascara a falsa imputação”

    Esta é a esperança de todo trabalhador das vinhas do Senhor Jesus! Não podemos deixar de acreditar em mudanças pois é tudo o que os abutres do sistema querem!

    Israel Lopes
    http://israellopesdasilva.blogspot.com.br/

  10. Acho muito correto que os petistas acusados de corrupçao faça dessa forma . Principalmente que se abra para investigaçao e mostre sua verdadeira personalidade ...me solidariso a esse companheiro ..sou lorival paulo reitz ...fui militante petista . Me a permalink
    31/10/2015 15:47

    Me solidariso a gilberto

  11. carlos Sacramento permalink
    31/10/2015 19:21

    Testemunho a Honradez e compromisso ético cristão desse irmão de Fé. Sou Solidário ao Gilberto e assino em baixo o testemunho do companheiro BOFF.

  12. 31/10/2015 20:01

    Vivemos um momento de atirar pedras! Resta saber se os atiradores estão limpos como o exemplo bíblico: “Atirai a primeira pedra….”

  13. 31/10/2015 20:10

    Tudo vale a pena para quem tem alma pequena como a dos acusadores sem provas. Apontar o dedo, caluniar, difamar e espalhar inverdades é próprio dos possuidores de caráter duvidoso. Estamos assistindo um momento podre de nossa história, não só pelos maus brasileiros que assaltam os cofres públicos, mas sobretudo por aqueles que só sabem destruir o ser humano e suas famílias (lamentável constatar que entre os destruidores encontramos pessoas que se dizem religiosas e Cristãs). .

  14. Olinto da Silva Mendes de Sá permalink
    31/10/2015 21:00

    Bom o Sr Gilberto Carvalho ter como amigo uma pessoa notória conhecedor de seu passado, teólogo simpatizante ou partidário do PT. É isto mesmo. tem ir em socorro e defesa de quem se conhece bem e não deixar que a injustiça se faça contra o Sr Gilberto Carvalho. Sorte dele? Existem muitos “Gilbertos Carvalhos” que não tem como um amigo que ateste sua ilibada condição de religioso, humilde, que lutou e venceu e sofre injustiças sem ter participação a partido algum. Defende-se UM e algumas centenas de “Gilbertos Carvalhos” fica sem o apoio de um amigo influente.

  15. ademir Alves de Lima permalink
    31/10/2015 22:00

    De fato, não se deve julgar alguém sem fato provado e julgado, o fato é que ele próximo poder não se tem notícia de sua posição ou qualquer menção sobre os fatos que em sua volta ocorria, mesmo diretamente não podendo lhe ser imputado qualquer desvio de conduta, resta a dúvida do eleitor sobre até que ponto teve consciência ou inconscientemente ou se posicionou de forma partidária se eximindo de investigar a sua possível consciência. os fatos e sua trajetória de vida religiosa e familiar mostra-se de caráter ilibado e responsável, mas não deixa de pairar a dúvida, de sua total isenção mesmo que inconscientemente, mesmo nós eleitores que de alguma forma nos beneficiamos indiretamente deste processo e defendemos este partido, portanto muito de nós como Gilberto estávamos no processo. A grande lição que fica é que devemos ser mais participativos e não tão ingênuos em acreditar que um partido tenha este poder de fazer um país melhor sem vir para o debate com povo, esta lição aprendemos com o PT, e a saudade é não temos mais aquele sonho ou esperança, ou melhor estamos aprendendo as duras penas a ser maduros e responsáveis pelos nossos atos e a ser um país sério a nossa maneira tupinikim.

  16. 31/10/2015 22:18

    A justiça não se sustenta ante à luz da verdade. E a justiça se fará. Que Deus o ilumine e a sua família senhor Gilberto. Solidarizo-me com sua dor e sua indignação
    Acho muito bonito e digno, a atitude do sr. Leonardo Boff, em vir a público defendê-lo.

  17. Edgar Rocha permalink
    01/11/2015 2:27

    “Pelo fato de um punhado de membros do PT, violando suas bandeiras mais autênticas, se corromperam e prejudicaram o bem público, se toma esta parte podre pelo todo.” Colocação perfeita. Ainda mais se considerarmos que quem acusa não se submete ao mesmo rigor da lei, amparados por uma mídia que controla a opinião pública omitindo, mentindo e expondo meias verdades. E isto com o intuito claro de corroborar as generalizações e, assim, detonar o que lhe incomoda de fato: o lado bom do PT!!!
    Mas, se quisermos tirar algum aprendizado verdadeiro, é preciso admitir que os petistas (não me refiro ao PT porque instituição não erra, é só uma abstração) erraram feio em suas escolhas políticas e em sua atuação pública. Posturas que hoje são justamente questionadas pelos petistas diante da canalhice da oposição, foram toleradas no jogo político interno do partido por pura conveniência. Quando o cão dos outros nos morde, queremos que seja sacrificado, quando é o nosso que morde alguém, é culpa da displicência do transeunte e sinal de fidelidade de nossa fera particular. Até que ela se volte contra nós. A ética deve ser vista como irmã gêmea da integridade, por mais doloroso que seja termos de enfrentar nossos próprios companheiros em defesa de nosso opositor. O discurso de quem pensa que “se o outro pode, se o outro faz, por que eu não posso fazer também?” ou o oportunismo de quem se apropria de aforismas isolados pra justificar atitudes, digamos, “pragmáticas” contra os princípios mais fundamentais defendidos pelo coletivo ao qual está inserido, levou muitos petistas para margem da política de fato. Seja pela dor de ter sido desrespeitado, manipulado, de sentir-se usado por auto-declaradas “lideranças sociais” com pretensões políticas rasteiras, seja por ter-se submetido às inúmeras formas de coação moral e agressão pessoal a fim de garantir a manutenção de seu espaço participativo e, assim, não ter de romper com vínculos afetivos ou questionar suas convicções duramente construídas. Isto a um preço altíssimo e com riscos inerentes a este estilo político pendendo sobre a cabeça, como uma espada, prestes a descer em nome “da causa”. O ônus político da adesão às “regras do jogo” e a tolerância aos que se mostram capazes de tudo pra defender “a luta” também não valem à pena, e extrapolam para o restante da sociedade, dada a consequente ausência de contraponto às práticas “consagradas”, uma vez que este foi um dia, o papel do PT na História política do Brasil.
    O Cristo – é importante lembrar – comportava-se, com a força de sua autoridade moral, como um verdadeiro carrasco, por vezes, diante da ignorância e das tentações de seus discípulos, dispostos aos “jeitinhos” e soluções fáceis para os dilemas enfrentados por sua fé. Acredito que ele tenha morrido para levar ao limite sua convicção diante do que é correto – a vontade de seu Pai! – vencendo aquilo que verdadeiramente nos mortifica, antes de morrermos de fato, tirando qualquer possibilidade de ressurreição: o medo! Medo este que nos leva a retroagir ou tolerar o erro, nosso ou daqueles que julgamos necessários ao processo de continuidade de nossos projetos. Ora, quem não se submete à verdade, não pertence ao Reino e não colabora com sua construção! É preferível sentir a dor do diferente quando este é injustiçado, a regozijar-se da vitória de nossos companheiros quando esta se dá às custas da dignidade alheia, por melhores que digam ser suas intenções. É a regra de ouro da vida, por certo.
    Por fim, senhor Boff, me lembro de Francisco e seu esforço pela restauração dos valores verdadeiros do cristianismo. Ele, e os que sinceramente o apoiam, como o senhor, que se cuidem! Cevar lobos que nos rodeiam (lembra do lobo, senhor Boff?) não os torna nossos irmãos. Pode até evitar seus ataques. Mas, não seria isto mais do que coação. Jesus morreu pra nos mostrar que nossas maiores convicções nos levam ao sacrifício e a irredutibilidade, sem a qual estas perecem. Um Homem Perfeito livrou toda a Humanidade do pecado. Os lobos é que o mataram. E são eles que põem em cheque a verdade que Ele trouxe, apropriando-se delas para mimetizarem-se entre os que verdadeiramente creem. E corrompê-los!. Cuidado! Lobos não se convertem. Não enquanto não forem derrotados. E não aceitam ser contrariados.
    Meus respeitos!

  18. Antonio Costa Netto permalink
    01/11/2015 6:19

    Felizmente um partido não representa a legitimidade da integridade do ser humano inserido nele, mas há que se ter o cuidado de separar o joio do trigo. Caso contrário todos estão no mesmo saco. A defesa é um direito.

  19. 01/11/2015 6:30

    Grato por merecer seu retorno com a defesa do Gilberto Carvalho. Li tudo com a maior atenção.
    Não me passa despercebido a grandeza de seu caráter em defender o amigo de longa data e sua Família.
    Também não me passou despercebido qualquer palavra de defesa quanto ao Lula e seus dois filhos acusados.
    Não sabia da existência de seu blog e vou entrar e conhecer o conteúdo.
    Creia, lhe tenho grande admiração e respeito por sua obra literária, história de vida e integridade intelectual.
    Bem, meu nome é Theodiano e não Teodósio.
    Meu nome foi criado por meu pai, que era médico; minha mãe se chamava Theodora e meu pai Ostiano, daí Theodiano,

    Com grande admiração e respeito,

    Theodiano Bastos (theodianobastos.blogspot.com)

    SER JOVEM

    A juventude não é um período da vida, é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sabre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto.
    Não é por termos vivido certo número de anos que envelhecemos , envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal.
    Os anos enrugam o rosto, renunciar ao ideal enruga a alma.
    As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.
    Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, qual criança insaciável: E depois? – Aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
    És tão jovem quanto a tua fé; tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e em tua esperança; tão velho quanto o teu desânimo.
    Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e grande; receptivo às mensagens da Natureza, do homem ao infinito.
    E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído, pelo deboche, que Deus, então, se apiede de tua alma de velho.

    General Mac Arthur.

    Você?

  20. 01/11/2015 6:37

    Leonardo Boff;
    Com grande admiração e respeito, peço-lhe explicações sobre esse tenebroso caso ROSEMARY NORONHA.
    Este texto está no blog: theodianobastos.blogspot.com
    ROSEMARY NORONHA BLINDADA POR LULA

    Para a defesa de Rose foram contratados os seguintes escritórios: Vilardi Advogados, de Celso Sanchez Vilardi; Medina Osório Advogados, de Fábio Medina Osório; Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados, de Sérgio Renault e Bueno de Aguiar, Wendel & Advogados Associados, de Luiz Bueno de Aguiar.

    Entre os clientes desses escritórios estão: Credit Suisse, Febraban, Banco Santander, Vale, Companhia Brasileira de Alumínio, Santos Brasil, Abílio Diniz, Eike Batista, Camargo Correa…e agora Rosemary Noronha.

    “Ela já foi indiciada por formação de quadrilha, tráfico de influência, corrupção passiva, e também acabou processada pelo próprio governo, após sindicância da Casa Civil rastrear indícios nas suas traficâncias”, informa a reportagem de VEJA de 11/09/13. Informa ainda a reportagem

  21. 01/11/2015 14:13

    A verdade te libertará, Gilberto. E aqueles que falsamente te acusam, terão que encarar sua própria ignomínia.

  22. JOÃO JOSÉ MARQUES DA SILVA permalink
    02/11/2015 13:53

    Quem se pronuncia com relação a este momento político que vivemos em nosso país, e faz um relato como esse que o Sr. Vinícios fez, é ingenuo de mais, ou concorda com todo esse massacre covarde e injusto, ou do contrário infelizmente ainda não foi capaz de fazer a leitura do que significa os políticos e a elite da direita brasileira, é lastimável.

  23. Sandra Gomes permalink
    02/11/2015 15:16

    A forma como “Os Donos do Poder”, estão realizando essa caçada da inquisiçao, é de revirar o estômago.
    Lamento muito por o Governo Lula e Dilma não ter buscado meios de democratizar os meios de comunicação.
    Não é possível ficarmos reféns dessa mídia manipuladora e sectária.
    Não é possível que os órgãos de Estado não possuírem uma conduta ética. Agir para além de interesses ideológicos de um segmento, raivosos e tendenciosos.
    Existe corregedoria, ouvidoria ou qualquer órgão isento q possa acompanhar a ação da Polícia Federal, do Ministério Público e etc. Afinal não órgãos form

  24. 02/11/2015 15:18

    O assunto é complexo.
    No rito jurídico brasileiro cabe o ônus da prova ao acusado. Do Sr Gilberto Carvalho o que sei é de sua formação cristã profunda em defesa dos mais necessitados, porém é inegável que esteve por anos a fio, ao lado do poder, controlando a agenda de Lulla e Dilma.
    Novos fatos deste período estão vindo a tona e estas revelações são acompanhadas de um cheiro forte de podridão e conluio pecaminoso, devido ao assalto indiscriminado com o bem público.
    Sinceramente espero que o Sr Gilberto Carvalho saia ileso desta lama, porém, infelizmente terá que lutar por isto, pois corre o risco iminente de ser tragado pelo “conjunto da obra”.
    Dizer simplesmente que uns poucos petistas organizaram este banzé todo é ser pueril e inocente. A história sempre descreve com holofotes fortes os detalhes sórdidos, invisíveis atualmente, porém infelizmente, demora uns 50 anos…
    Não há como esperar mais…
    Esta semana o deficit nas Contas Públicas de mais de 100 bilhões é um fato nefasto mas reconhecido pelo PT, aliás, fato igual a declaração do Lulla (amigo próximo do Gilberto) que o PT ganhou a eleição de 2014 com o discurso do sucesso e progresso e agora, vis a vis, com a verdade irretorquível da falência pública, tem que adotar o oposto, ferrando o trabalhador e sua família.
    Enfim, diz o ditado, quem viver verá, pois cedo ou tarde a luz da verdade iluminará os fatos… e o Sr Gilberto poderá encontrar a sua paz, mas talvez, para tal, deverá antes, ser verdadeiramente sincero pois é conhecedor primaz, dos meandros do poder do PT, nos últimos 12 anos.
    Poder que, hoje sim, deixa aos brasileiros uma herança verdadeiramente maldita…

  25. Sandra Gomes permalink
    02/11/2015 15:30

    Li a entrevista do Gilberto de Carvalho na #FolhadeSãoPaulo. Vi nas suas palavras a verdade e a dor dos injustiçados. Fiquei muito comovida e extremamente indignafa com o rumo q as coisas estão tomando.
    A forma como “Os Donos do Poder”, estão realizando essa caçada da inquisiçao, é de revirar o estômago.
    Lamento muito por o Governo Lula e Dilma não ter buscado meios de democratizar os meios de comunicação.
    Não é possível ficarmos reféns dessa mídia manipuladora e sectária.
    Não é possível que os órgãos de Estado não possuírem uma conduta ética. Agir para além de interesses ideológicos de um segmento, raivosos e tendenciosos.
    Existe corregedoria, ouvidoria ou qualquer órgão isento q possa acompanhar a ação da Polícia Federal, do Ministério Público e etc. Afinal não estão acima do bem e do mal. São órgãos formadas por pessoas com os mais diversos interesses.
    Como cidadã estou vendo como as coisas estão acontecendo e sinto-me impotente. Diante da gravidade dos desmandos reproduzir depoimento de injustiçados nas redes sociais é muito pouco.
    Alguma coisa maior tem q ser feito. Não podemos nos calar para ditadura daqueles q se consideram acima do bem e do mal ou estão a mando deles. Como déspotas investigam e julgam.

  26. 02/11/2015 16:22

    No afã de criminalizar um partido político, estão destruindo vidas . Quando isso vai ter fim?

  27. Wilson Zanetti permalink
    03/11/2015 9:38

    Não conheço pessoalmente o “Gilbertinho”, mas conheço bem o Boff e não tenho elementos para discordar das premissas por ele colocadas. Vamos colocar os pingos nos is e fazer valer a justiça, punindo que merece. Pronto….

  28. Lafaiete de Souza Spínola permalink
    03/11/2015 16:24

    Como proliferam acusações infundadas ao lado de algumas corretas fica muito difícil distinguir verdades de mentiras.

    O campo torna-se fértil para germinar a manipulação, propagar a mentira.

    Os fariseus modernos encontram terreno fértil e não faltam seguidores; como não faltaram aos escribas e principais sacerdotes diante das acusações que forçaram ao titubeante Pilatos a condenar o subversivo Jesus.

    É oportuna a tomada de posição do Leonardo Boff, esclarecendo sobre a integridade do Gilberto de Carvalho.

    Matheus 27

    Ao romper o dia, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem.
    E amarrando-o, o levaram e o entregaram ao governador Pilatos.
    Então Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tomado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo:
    Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
    Então Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
    E os principais sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue.
    E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros.
    Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue.
    Então se cumpriu o que foi dito por intermédio do profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço em que foi estimado aquele a quem alguns dos filhos de Israel avaliaram.
    E as deram pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor me determinou.
    E foi Jesus apresentado ao governador, e este o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos Judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu o dizes.
    E, sendo acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.
    Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quantas acusações te fazem?
    Jesus não respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o governador.
    Ora, por ocasião da festa, costumava o governador soltar um preso, escolhendo o povo aquele que quisesse.
    E tinha, então, um preso bem conhecido, chamado Barrabás.
    Estando, pois, o povo reunido perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo?
    Porque sabia que por inveja o haviam entregado.
    E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com esse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.
    Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus.
    De novo perguntou-lhes o governador: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.
    Replicou-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Responderam todos: Seja crucificado!
    O governador, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado.
    Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos, perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Fique o caso convosco!
    E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre os nossos filhos!
    Então, soltou-lhes Barrabás. Após ter mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.

    E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda.

    E da mesma maneira, também, os principais sacerdotes, os escribas, anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam:
    Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nele.

    E no dia seguinte, que é o dia depois da Preparação, reuniram-se os príncipes dos sacerdotes e os fariseus em casa de Pilatos.

    Dizendo: Senhor, lembramo-nos de que aquele enganador, vivendo ainda, disse: Depois de três dias ressuscitarei.
    Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia, não se dê o caso que os seus discípulos vão de noite, e o furtem, e digam ao povo: Ressuscitou dentre os mortos; e assim o último erro será pior do que o primeiro.
    E disse-lhes Pilatos: Tendes a guarda; ide, guardai-o como entenderdes.
    E, indo eles, seguraram o sepulcro com a guarda, selando a pedra.

    Notas: No ano 26 DC, o imperador romano Tibério nomeou Pilatos como governador da província da Judéia. É possível que seja oriundo da Itália.
    Pilastos sabia que livrar Jesus traria muitos problemas, e queria evitar isso. Distúrbios não faltavam na Judeia. Barrabás e outros estavam presos sob acusações graves.

    Pilatos saiu ao encontro dos escribas e fariseus e indagou qual era a acusação contra Jesus. As acusações eram que Jesus era subversivo, que defendia o não pagamento de impostos e que dizia ser rei, rivalizando assim com César. Quando se lhes ordenou que levassem Jesus e o julgassem eles próprios, seus acusadores responderam que não lhes era lícito executar alguém.

    Em seguida bradavam: “Não temos rei senão César.” Daí Pilatos entregou-lhes Jesus para ser pregado na cruz.

    Muitas querelas anteriores com os judeus manchavam a reputação de Pilatos diante do Imperador romano Tibério, conhecido por ser severo com governadores que não soubessem manipular com destreza seus súditos. Porém, ceder aos judeus demonstraria um sinal de fraqueza. Assim, Pilatos, como outros governadores, conviviam com esse dilema.

    No Brasil de hoje, fariseus modernos estão clamando pela justiça de um novo César. Onde está o centro do Império?

    Para termos um Brasil menos vulnerável à manipulação:

  29. José Teógenes Abreu permalink
    04/11/2015 12:39

    Fui militante petista. Deixei o partido no ano 2000. Os rumos que o partido estava tomando já davam mostras de que, mais cedo ou mais tarde, as estruturas do partido iriam ruir. O partido necrosou sua entranhas, exatamente pela falta de oxigênio da participação popular e o reinado absoluto da burocracia que, em nome da chamada “governabilidade”, agia inquisitorialmente contra seus membros que continuavam pensando o fazer política com ética da convicção.
    Nem por isso me coloco na posição de atirar pedras em mebros valorosos que ficaram e que devem ter amargado e amargam até hoje provocações vindas de pessoas que utilizam a disputa política para arvorarem-se de impolutos e atribuir a todos a responsabilidade de uma parcela. São os mesmos que olham para uma comunidade pobre e enxergam nada menos que moradia de bandidos. Sem querer, acabam auto-denunciando-se totalitários.
    Minha solidariedade a Gilberto de Carvalho e sua família.

  30. 06/11/2015 11:17

    Odeciomendesrocha Mendes Rocha
    Agora mesmo · Fortaleza ·
    O CASSINO DA ECONOMIA ESPECULATIVA MUNDIAL
    Depois que o capitalismo clássico morreu e sua modernização, o socialismo real, a nova estratégia de sobrevida do sistema econômico foi abandonar a racionalidade produtiva da economia real e viver independente das categorias fundantes dos sistemas econômicos internacional, tais como: trabalho abstrato, trabalho vivo e sua manifestação, o dinheiro real.
    O grande cassino das especulações financeiras não mais interessa se o desemprego estrutural aumentou ou não; se a produção está em seu limite; se o dinheiro da produção real acabou ou não.
    Vivem, com esta nova estratégia, como senhores do mundo a mandar em todas instituições financeiras do mundo. Ordens que devem ser cumpridas à rigor, tais como: contenção de despesas de todas as nações – salários, lucros, despesas administrativas das nações etc.
    Outro problema que poucas pessoas estão vendo é que as 500 transnacionais que mandam a nível mundial, estão independentes da economia real apenas por estratégia, mas dependem indiretamente do sistema produtivo global.
    O jogo de apostas do “capitalismo de cassino” (Kurtz), que somente é válido jogar nas ações e títulos das grandes empresas internacional arriscando ganhar ou perder trilhões de dólares por dia dependo, no final do dia, conferindo o pregão se ganhou o se perdeu…
    Estas 500 empresas transnacionais opera com a produção zero valor, porque sua produção está toda informatizada, robotizada pela revolução eletrônica, ora em curso, quebrando as médias e pequenas empresas do mercado mundial.
    O dinheiro fictício, segundo Marx, do Mercado Financeiro Internacional, enriquecem figurões como Bill Gates, George Soros. Este último, antes do crash de 2,008, em wall street, sua riqueza equivalia a 49 nações. Eles vivem nervosos. Conta-nos George Soros em um de seus livros que Bill Gates construiu uma mansão-castelo com centenas de colchões cheio de notas de dólares, com medo ficar pobre num piscar de olho, nas bolsas de valores.
    George Soros é tão potente e grandioso que os Estados Unidos já conta com ele em caso de um grande crash futuro. Ele também é um estudioso de filosofia. É um popperiano (epistemólogo) e segue muito à risca o livro de Popper “A Sociedade Aberta e Seus Inimigos”. Daria toda a sua fortuna para se tornar um filósofo famoso.
    A revolução eletrônica em curso não dá certo com o capitalismo clássico e sua Modernização, o socialismo real.
    Resta somente como única alternativa associá-la ao comunismo (o comunismo cibernético).
    odécio mendes rocha

  31. Meiriane Schaper permalink
    11/12/2015 8:56

    Vejo com pesar a visão de alguns jovens a respeito da atual conjuntura política. Há uma preguiça congênita de se pesquisar a história e a memória dos verdadeiros líderes políticos no Brasil.
    Memórias que estão sendo aniquiladas por parte da classe média e da elite brasileira. Como se não bastasse mesmo muitos que dependem, diretamente, de recursos adotados pelo atual governo repetem como papagaios o que a impressa a serviço de sabemos quem diz todos os dias.
    O jornalismo sério, responsável,politizado e politizador já não existe mais, nem mesmo nos chamados canais independentes, tudo se espalha como poeira diante dos olhos e ouvidos da população.
    É com saudosismo que recordo das militâncias politicas, dos grupos de base da década de oitenta, militâncias essas que culminaram em direitos políticos e sociais efetivados…
    Ah! BOFF, BETO, BETINHO, FREIRE, RUBEN ALVES e tantos outros anônimos e outros não tão anônimos assim, se soubessem o que representam para os jovens daquela época?Sonho que meu país volte a crescer em sua base, com os Círculos de Cultura de outrora, Que esses círculos voltem a reaparecer, mas agora com intelectuais orgânicos formados pela geração boffiana…essa geração do sonho, da utopia gostosa, de uma teologia voltada para libertação e emancipação do indivíduo, há BOFF se soubesses quanto sonhos movestes numa geração quase sem esperança, mas que graças a um sonho de igualdade social ganhou e conquistou espaços que outrora só a elite chegava? Galera essa que fez e faz um diferencial, Talvez por isso, mesmo com esse projeto de alienação em massa, não se conseguiu abortar nossos sonhos, pois sonhamos não em travesseiros macios, mas em duras caminhadas… como cordeiros se escondendo de lobos atiçados em intermináveis caçadas…

Trackbacks

  1. Leonardo Boff: “Testemunho com total sinceridade a inteireza de Gilberto Carvalho” | Gazeta de Joinville
  2. Zé Dirceu | Leonardo Boff: Nem tudo vale nesse mundo. Um testemunho veraz por Gilberto Carvalho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: