Skip to content

Uma governanta digna e inocente é condenada por um bando de corruptos da mente e das finanças

25/08/2016

Usando o estilo medieval do tempo de Sâo Francisco dos Fioretti reconto o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff: Em de que se narra que uma governanta digna e inocente foi condenada por um bando de corruptos da mente e das finanças.

Era uma vez uma nação grande por sua extensão e por seu povo alegre embora injustiçado. Em sua maioria sofria na miséria, nas grandes periferias das cidades e no interior profundo. Por séculos era governado por uma pequena elite do dinheiro que nunca se interessou pelo destino do povo pobre. No dizer de um historiador mulato, ele foi socialmente “capado e recapado, sangrado e ressangrado”.

Mas lentamente esses pobres foram se organizando em movimentos de todo tipo, acumulando poder social e alimentando um sonho de outro Brasil. Conseguiram transformar o poder social num poder político. Ajudaram a fundar o Partido dos Trabalhadores. Um de seus membros, sobrevivente da grande tribulação e torneiro mecânico, chegou a ser presidente. Apesar das pressões e concessões que sofreu dos endinheirados nacionais e transnacionais, conseguiu abrir uma significativa brecha no sistema de dominação permitindo-lhe fazer políticas socias humanizadoras. Uma Argentina inteira saíu da miséria e da fome. Milhares conseguiram sua casinha, com luz e energia. Negros e pobres tiveram acesso, antes impossível, ao ensino técnico e superior. Mais que tudo, porém, sentiram resgatada sua dignidade sempre negada. Viram-se parte da sociedade. Até podiam, em prestações, comprar um carrinho e tomar até o avião para visitar parentes distantes. Isso irritou a classe media, pois via seus espaços ocupados. Daí nasceu a discriminação e o ódio contra eles.

Ocorreu que, naqueles tempos, ao todo 13 anos de governo Lula-Dilma o Brasil ganhou respeitabilidade mundial. Mas a crise da economia e das financias, por ser sistêmica, nos atingiu, provocando dificuldades econômicas e desemprego que obrigou o governo a tomar medidas severas. A corrupção endêmica no país densificou-se na Petrobrás, envolvendo altos estratos do PT mas também dos principais partidos. Um juiz parcial, com traços de justiceiro, focou, praticamente, apenas o PT.

Especialmente a mídia empressarial conservadora conseguiu criar o esteriótipo do PT como sinônimo de corrupção. O que não é verdade, pois confunde a pequena parcela com o todo correto. Mas a corrupção condenável serviu de pretexto às elites endinheiras e seus aliados históricos, para tramar um golpe parlamentar, pois mediante as eleições jamais trinfariam. Temendo que esse curso voltado aos mais pobres se consolidasse, decidiram liquidá-lo. O método usado antes, com Vargas e Jango, foi agora retomado com o mesmo pretexto “de combater a corrupção”, na verdade, para ocultar a própria corrupção. Os golpistas usaram o Parlamento no qual 60% estão sob acusações criminais e desrespeitaram os 54 milhões de votos que elegeram Dilma Rousseff.

Importa deixar claro que atrás desse golpe parlamentar se aninham os interesses mesquinhos e anti-sociais dos donos do poder, mancomunados com a imprensa que distorce os fatos e sempre se fez sócia de todos os golpes, juntamente com os partidos conservadores, com parte do Ministério Público e da Polícia Militar (que substitui os tanques) e uma parcela da Corte Suprema que, indignamente, não guarda imparcialidade. O golpe não é só contra a governanta, mas contra a democracia com viés participativo e social.

Intenta-se voltar ao neoliberalismo mais descarado, atribuindo quase tudo ao mercado que é sempre competitivo e nada cooperativo (por isso conflitivo e anti-social). Para isso decidiu-se demolir as políticas sociais, privatizar a saúde e educação e o petróleo e atacar as conquistas sociais dos trabalhadores.

Contra a Presidenta não se identificou nenhum crime. De erros administrativos toleráveis, também feitos pelos governos anteriores, derivou-se a irresponsabilidade governamental contra a qual aplicou-se um impeachment. Por um pequeno acidente de bicicleta, se condena a Presidenta à morte, castigo totalmente desproporcional. Dos 81 senadores que vão julgá-la mais de 40 são réus ou investigados por outros crimes. Obrigam-na a sentar-se no banco dos réus, onde seus algozes deveriam estar. Entre eles se encontram 5 ex-ministros.

A corrupção não é só monetária. A pior é a corrupção das mentes e dos corações, cheios de ódio. Os senadores pro impeachment têm a mente corrompida, pois sabem que estão justificiando uma inocente. Mas a cegueira e os interesses corporativos prevalecem sobre os interesses de todo um povo.

Aqui vale a dura sentença do Apóstolo Paulo:”eles aprisionam a verdade na injustiça. É o que atrái a ira de Deus”(Romanos 1,18). Os golpistas levarão na testa, pela vida afora, o sinal de Caim que assaninou seu irmão Abel. Eles assassinaram a democracia. Sua memória será maldita pelo crime que cometeram. E a ira divina pesará sobre eles.

Leonardo Boff é ex-professor de Ética da UERJ e escritor.

21 Comentários leave one →
  1. 25/08/2016 14:55

    Me desculpe querido Boff, mas GOLPE não é, pois as intituições supremas do país assim não o reconhece e o julgamento é conduzido pelo presidente do STF; Golpe sim tomou a nação brasileira ao ser enganada por um governo corrupto, metiroso, que cometeu estelionato eleitoral… e maculado de toda ordem. Começou com Mensalão e terminou com o Petrolão. Levou ao Fundo do poço a maior empresa brasileira que era motivo de orgulho por sua grandeza e por este governo petista foi sugada até o ato final. Ela Dilma lá esteve e é certo para qualquer sujeito de mente mediana que como presidente do conselho tudo devia saber e sabia, como sabia GRAÇA FORTES, e outros ali indicados por LULA e sua turma… Portanto, diante de tanta incompetência administrativa e de gestão da nação que evidenciou nestes atos de aberturas de créditos e Pedaladas fiscais, mais que coroa o ato do IMPEDIMENTO a senhora Presidente que de nada tem de inocente nesses rolos todos que envolveu a GESTÃO PETISTA desde o seu começo. LULA acertou no começo e se perdeu no final, principalmente ao queimar seus créditos indicando uma NeÓFITA POLITICA para conduzir o país ou melhor guardar sua cadeira para 2018, não deu… acabou. abç.

  2. adenir balmant permalink
    25/08/2016 16:40

    MULHER DA VERDADE E DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE. Este título vale muito para Dilma e para o ex-matador de comunistas Claudio Guerra que hoje chora os crimes praticados. Que Deus o ajude. DEUS NÃO É INJUSTO. Dia 19 de setembro de 2016 estará na Faculdade Unida de Vitória para um Seminário Internacional de Teologia o teólogo Jurgen Moltmann. Vítimas e réus estarão face a face segundo Moltmann e a justiça de Deus prevalecerá. DEUS É FUTURO. Quem com ferro fere com ferro será ferido. DEUS É ANTES, DURANTE E DEPOIS. onde o INÍCIO está no fim e o FIM está no início.Que Deus esteja com Dilma e Lula e com todos aqueles que lutam pelos pobres, pois os pobres estarão PARA SEMPRE COM CRISTO.

    • João Batista Carvalho Filho permalink
      01/09/2016 14:35

      Paradóxo, Mulher da Verdade e da Comissão Nacional da Verdade, pode rasgar esse título… pois ali não assenta a verdade, sim o engodo desde que ela entrou no PT, pois de lá pra cá só mentiras, só engodo, só soberba de um poder podre que tentou fazer desse país um quintal para acolher um bando de gente sem compromisso com a nação brasileira e acabou da forma melancólica como ontem, e ainda vão fazer discurso dizendo que agora serão uma oposição ferrenha aos golpistas, que golpe maior se cometeu nesse país do que as mentiras, acorrupção em todas as grandes estatais, o maior rombo da história nas contas públicas, DO MENSALÃO AO PETROLÃO é o que ficou nessa história que marcará a história desse país. Da mentira do lema inicial: “A ESPERANÇA VENCEU O MEDO” restou agora o MEDO acabou com a ESPERANÇA… A história da república está manchada… mais uma vez por um absurdo projeto do poder pelo poder. Ainda por fim salvaram-lhe em armação deixando Ela Dilma ainda livre, um presente do Renan e seu lado PMDB canhestro, e ela em momento algum fez alusão a isso, se vestiu de Vermelho e foi bradar seu ódio e seu destempero arrogante junto com seus asseclas perdidos prometendo luta e vingança… Vá de retro… Recolha-se Dilma e acolha o presente que cativou no seu mandato vazio que jamais deixará saudade a alguém do bem.

  3. 25/08/2016 19:47

    Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.

  4. Eliene permalink
    25/08/2016 20:54

    Fora Temer!!!

  5. 25/08/2016 22:39

    Não concordo com nada deste artigo, mas vindo de pessoa tão respeitada como Leonardo Boff, de uma inteligência e ética que dignifica os brasileiros, respeito. Afinal, é concordando e discordando que vamos em busca da verdadeira democracia, tão demorada neste país.

  6. Luiz permalink
    25/08/2016 22:57

    Que viagem!!!!!!!!
    Nunca vi tanta …….. num texto!!!!

  7. 26/08/2016 0:21

    Juntamente com a Democracia, como eleitora, fui desrespeitada. Vou me consolar pensando na INJUSTIÇA QUE FOI PRATICADA COM NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO . Estou sentindo náusea pela política. Que o Bom Deus e Pai nos socorra. Marízia Costa Carmo Lippi, Leiga Católica, Diocese de Petrópolis-RJ.

  8. Jose Antonio de França permalink
    26/08/2016 10:57

    Prezado Professor e teólogo Leonardo,
    Sou pastor de uma pequena comunidade aqui na cidade de Mossoro, sempre leio seus artigos com muita atenção. Agradeço a Deus por sua vida e sua missão. Muito grato por sua voz a favor da justiça. Deus continue abençoando e iluminando a sua mente e seu coração. Grande Abraço. No dia que vier a Mossoro saiba que tem aqui um amigo.

  9. Leninson C. Melzi permalink
    26/08/2016 11:01

    Prezado Leonardo Boff,

    Excelente texto, como sempre.
    Apenas uma observação. No penúltimo parágrafo, creio que deva ser “… sabem que estão justiçando uma inocente.” em vez de “… justificiando…”.
    Obrigado,
    Leninson

  10. antonio carlos ramozzi permalink
    26/08/2016 13:47

    Sempre a mesma cantilena! O Juiz do Paraná se volta especialmente contra o PT porque a corrupção se instalou (ou pelo menos se agigantou) na Petrobrás sob seu governo. Ver nisso parcialidade é que é partidarismo. Sobre os méritos dos governos Lula e Dilma, é uma realidade.

  11. Marina Lima Leal permalink
    26/08/2016 14:47

    Perfeito!

  12. Luiz ANônio permalink
    27/08/2016 15:52

    Caro Leonardo Boff, desculpe-me, com todo o respeito que lhe tenho, mas você está ficando, pelo menos me parece, um pouco, com amnésia. Não tenha, você, tanta certeza do que você afirma em seu texto. Os caciques do PT não são tão puros e bem intencionados como lhe parece. Do jeito que você escreve, não muitos lhe darão crédito daqui por diante. Pelo contrário, parece que você está incitando a uma luta de classes onde o ódio está cegando, pela ideologia, a muitos dos que ainda têm o bom senso, aquele que era tão típico seu na origem da sua caminhada, há mais de 40 anos. Mas mesmo assim continuo lhe querendo muito bem, reconhecendo o bem que você já nos deixou de herança. Abração

    • 01/09/2016 2:32

      Luiz Antonio, não incito à luta de classes. Procuro a justiça social, um bem do Reino de Deus que se realiza por politicas que dão centralidade aos que mais necessitam de vida e de dignidade. Vi no PT com seus erros e limitações, uma mediação para esse fim. Mas não absolutizo essa mediação, pois é meio e não fim. É só isso. O resto são ilações suas com as quais não concordo. lboff

  13. Jose Francisco Medeiros permalink
    27/08/2016 19:24

    Date: Thu, 25 Aug 2016 16:48:57 +0000 To: medeiroscnl@hotmail.com

  14. Jose Francisco Medeiros permalink
    27/08/2016 19:29

    From: medeiroscnl@hotmail.com To: comment+eytf020_4qet6_ki991hdm9@comment.wordpress.com Subject: RE: [Novo post] Uma governanta digna e inocente é condenada por um bando de corruptos da mente e das finanças Date: Sat, 27 Aug 2016 19:24:47 -0300

    Date: Thu, 25 Aug 2016 16:48:57 +0000 To: medeiroscnl@hotmail.com

  15. jose victorino martins neto permalink
    28/08/2016 14:43

    Em quem acreditar?

  16. André permalink
    29/08/2016 15:45

    Prezado Antonio Carlos Ramozzi, respeitosamente, penso que:

    O partidarismo é uma doença. Transforma bandidos em heróis, vitimiza cachorros, exalta cretinos, defende o indefensável e tem a audácia infame de justificar todos os meios e ações torpes e brutais..

    Toda barbárie é vista como ato de fé e toda devoção a moral e ao civismo é motivo de escárnio e deboche.

    Viva o povo simples do Brasil que só faz uma pergunta:

    “Meteram a mão no meu bolso ? É ladrão ? Roubou ? Cadeia nele. Independentemente de partido.”

    Digamos não aos “bandidos” de estimação.

    • João Batista Carvalho Filho permalink
      01/09/2016 15:18

      Entro na conversa querido amigo L Boff, a quem estimo… mas o PT ao se juntar com o PMDB para lhe dar sustentação e num rolo só de corrupções endêmicas, cairam juntos do cavalo, e o pior para todos nós, pois saimos de um governo que prometeu esperança e caiu na corrupção e na propina e nos colocou como presente no cólo do PMDB que sabemos nós são todos crônicos corruptos. QUE DEUS NOS GUARDE E ACUDA amigo.

  17. ASilva e Lilian permalink
    10/09/2016 13:11

    A esquerda não tem qualquer compromisso com pobres ou desenvolvimento.

    O que importa sempre é o partido. A seita.

    Por isto não há contradição no esquerdismo como tanto aponta a direita. É só fazer a pergunta certa.

    Defendem a democracia no Brasil porque pretendem chegar ao poder. É bom para o partido.

    Defendem ditaduras sanginárias onde já chegaram ao poder, É bom para o partido que não existam eleições e liberdade de qualquer espécie.

    É bom para o partido receber dinheiro de empreiteiras e grandes grupos econômicos.

    É bom para o partido criticar os adversários que também receberam os mesmos recursos das mesmas fontes.

    É bom para o partido as denúncias da Lava Jato sobre adversários.

    É bom para o partido criticar a força tarefa da Lava Jato quando os denunciados são eles.

    É bom para o partido dizer que impeachment é golpe.

    É bom para o partido pedir impeachment de FHC, Collor, Itamar, etc…

    É bom para o partido indulto de Natal para soltar mensaleiros.

    É bom para o partido ser “laico” para oprimir manifestações religiosas.

    É bom para o partido defender Gleisi e seu marido do indefensável. Os meios são justificados pela “causa nobre”.

    É bom para o partido dizer que Dilma é grande gestora e não assina nada sem ler.

    É bom para o partido dizer que Dilma não é responsável pelos Decretos de créditos suplementares que ela assinou.

    É bom para o partido dizer que Dilma não conhecia Cerveró.

    É bom para partido dizer que Dilma recebia R$ 70.000,00 mensais para presidir o Conselho de Administração e ao mesmo tempo não era responsável por nada.

    É bom para o partido dizer como Jandira que ficou “claro” que Temer e Jucá queriam paralizar a Lava Jato.

    É bom para o partido dizer que a conversa entre Lula e Dilma e a nomeação do primeiro para ministro com foro especial não é tem intenção de inibir a Lava Jato.

    É bom para o partido dizer como Dilma costuma dizer que não se deve crer em “delator.”

    É bom para o partido dizer que os delatores apontaram que Cunha tinha recursos ilícitos no exterior.

    É bom para o partido manter Mercadante depois que o mesmo “sem” autorização de Dilma tentou barrar a Lava Janto junto ao Delcídio. Aquele mesmo Delcídio “traidor” e que não merecia credibilidade mesmo tendo sido líder do governo nomeado por Dilma..

    É bom para o partido nomear Palocci pela segunda vez como homem forte do governo e depois ter que demiti-lo mais uma vez por supostas irregularidades e depois é só dizer que a presidenta Dilma é “intolerante” com a corrupção.

    É bom para o partido pedir votos para Temer e enaltecer suas supostas virtudes, alegando ainda que é importantíssimo conhecer o vice. E pediram votos para Temer duas vezes.

    Mas também é bom para o partido da noite para o dia dizer que Temer é um traídor.

    A pergunto que se faz sempre é o que É MELHOR PARA O PARTIDO e nunca o que é bom para o povo, o que é certo, justo, ético ou lícito.

  18. André permalink
    14/09/2016 13:52

    A esquerda trabalha sempre assim. A seita vem em primeiro lugar. A sigla deve sobreviver.

    O partido é mais importante do que o ser humano. E como diz Dilma: “Deve-se fazer o diabo para vencer uma eleição.”

    E neste vale tudo despudorado, onde os valores básicos da civilização não servem de nada, usa-se a miséria humana e a desgraça alheia como ferramentas para “sensibilizar” os esquizofrênicos que se sentem “culpados” pelo próprio sucesso. Eles não precisam de Dilma, mas de terapia.

    Cunha e Dilma são cara e coroa. Um reflete a “luz” do outro.

    Valério começa a falar. Léo Pinheiro faz novo acordo. E se Cunha abir a boca então estaremos diante do pior cenário possível. Será que já chegamos ao fundo do poço ?

    Mas engana-se quem pensa que aqueles que defendem Dilma e Lula estão preocupados com a democracia. Que nada !

    A maior parte deles está defendendo a agenda comunista que ficou enfraquecida com a saída do PT do poder.

    Um país sem o PT no comando é um país que não irá priorizar as pautas do aborto, eutanásia, liberação de drogas, cerceamento da imprensa, ensino sexual de qualquer espécie nas escolas, cerceamento religioso, entre outros.

    Eles terão que “remar” tudo outra vez. Na cabeça deles, o país irá “retroceder” 20, 30 anos ou mais.

    Curioso é que nos países verdadeiramente socialistas estas agendas em geral são abominadas. O ocidente “imperialista” tão criticado, porém muito visitado e querido por esta gente é bem mais tolerante com tais agendas e pautas. É só comparar a liberdade americana com a indiferença e rigidez ainda vigentes na Rússia.

    O que nos leva a concluir que a esquerda brasileira está fora de sintonia com a esquerda mundial ou então apenas deseja se utilizar das minorias para criar o caos, balançar os alicerces do estado que são a família e a Igreja e por fim chegar ao poder, quando então farão tudo que fizeram ou ainda farão pior do que os ditadores e tiranos que lhes serviram por inspiração.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: