Skip to content

Existe vida extra-terrestre?

24/02/2017

Cientistas da NASA descobriram uma estrela Trappist-1, distante 39 anos luz da Terra, com sete planetas rochosos, três dos quais com possibilidade de água e assim de vida. Esta descoberta recolocou a questão de eventual vida extra-terrestre. Façamos alguns reflexões sobre o tema, fundadas em nomes notáveis na área.

As ciências da Terra e os conhecimentos advindos da nova cosmologia nos habituaram a situar todas as questões no quadro da grande evolução cósmica. Tudo está em processo de gênese, condição para surgir a vida.

A vida é tida como a realidade mais complexa e misteriosa do universo. O fato é que há cerca de 3,8 bilhões de anos, num oceano ou num brejo primordial, sob a ação de tempestades inimagináveis de raios, de elementos cósmicos do próprio Sol em interação com a geoquímica da Terra, esta levou até à exaustão a complexidade das formas inanimadas. De repente, ultrapassou-se a barreira: estruturaram-se cerca de 20 aminoácidos e quatro bases fosfatas. Como num imenso relâmpago que cai sobre o mar ou brejo, irrompeu a primeiro ser vivo.

Dando um salto quântico e qualitativo, emergiu na Terra, em nosso espaço-tempo curvo, num canto de nossa galáxia média, num sol secundário, num planeta de quantité négligeable, a Terra, a grande novidade: a vida. A Terra passou por 15 grandes dizimações em massa, mas como se fora uma praga, a vida jamais foi extinta,

Vejamos, rapidamente, a lógica interna que permitiu a eclosão da vida. À medida que avançam em seu processo de expansão, a matéria e a energia do universo tendem a se tornar cada vez mais complexas. Cada sistema se encontra num jogo de interação, numa dança de troca de matéria e de energia, num diálogo permanente com o seu meio, retendo informações.

Biólogos e bioquímicos, como Ilya Prigogine (prêmio Nobel em química, 1977), afirmam que vigora uma continuidade entre os seres vivos e inertes. Não precisamos recorrer a um princípio transcendente e externo para explicar o surgimento da vida, como o fazem, comumente, as religiões e a cosmologia clássica.    Basta que o princípio de complexificação, autoorganização e autocriação de tudo, também da vida, chamado de princípio cosmogênico, estivesse embrionariamente naquele pontozinho ínfimo, emerso da Energia de Fundo que depois explodiu. Um dos mais importantes físicos quânticos da atualidade, Amit Goswami, sustenta a tese de que o universo é matematicamente inconsistente sem a existência de um princípio ordenador supremo, Deus. Por isso, para ele, o universo é autoconsciente (O universe autoconsciente, Rio 1998).O mesmo pensa talvez o maior cosmólogo atual Brian Swimme (The hidden Heart of the Cosmos, 1996).

A Terra não detém o privilégio da vida. Segundo Christiann de Duve, prêmio Nobel de biologia (1974) que escreveu uma das mais brilhantes obras sobre a vida, disse em seu livro Poeira vital: a vida como imperativo cósmico:

“Há tantos planetas vivos no universo quanto há planetas capazes de gerar e sustentar a vida. Uma estimativa conservadora eleva o número à casa dos milhões. Trilhões de biosferas costeiam o espaço em trilhões de planetas, canalizando matéria e energia em fluxos criativos de evolução. Para qualquer direção do espaço que olhemos, há vida (…). O universo não é o cosmo inerte dos físicos, com uma pitada a mais de vida por precaução. O universo é vida com a necessária estrutura à sua volta”( Op.cit.1997,p. 383).

É mérito da astronomia, na faixa milimétrica, ter identificado um conjunto das moléculas nas quais se encontra tudo o que é essencial para dar início ao processo de síntese biológica (Longair, M. As origens do nosso universo, 1994, p. 65-6). Nos meteoros e meteoritos, encontraram-se aminoácidos. Esses, sim, são os eventuais portadores das arquibactérias da vida. Houve, provavelmente, vários começos da vida, muitos frustrados, até que um definitivamente se firmou.

Presume-se que as mais diversas formas de vida originaram-se todas de uma única bactéria originária (Wilson, O . E., A diversidade da vida, São Paulo, 1994).  Com os mamíferos, surgiu uma nova qualidade da vida, a sensibilidade emocional e o cuidado. Dentre os mamíferos, há cerca de 70 milhões de anos, destacam-se os primatas, e depois, por volta de 35 milhões de anos, os primatas superiores, nossos avós genealógicos, e há 17 milhões de anos, nossos predecessores, os hominidas. Há cerca e 8-10 milhões de anos, emergiu na África o ser humano, o australopiteco. Por fim apareceu, há 100 mil o Homo sapiens-sapiens/demens-demens do qual somos herdeiros imediatos (Reeves, H. e outros, A mais bela história do mundo, Petrópolis, 1998).

A vida não seria fruto do acaso (contra Jacques Monod, O acaso e a necessidade, Petrópolis, 1979). Bioquímicos e biológicos moleculares mostraram (graças aos computadores de números aleatórios) a impossibilidade matemática do acaso puro e simples. Para que os aminoácidos e as duas mil enzimas subjacentes pudessem se aproximar e formar uma célula viva, seriam necessários trilhões e trilhões de anos, mais do que os 13,7 bilhões de anos, a idade do universo. As possibilidades são de 10 em potência, 1000 contra um. O assim chamado acaso é expressão de nossa ignorância.

Estimamos que o sentido da evolução ascendente é produzir mais e mais condições para a irrupção da vida, também extra-terrestre como na lua Europa de Júpiter e os três planetas rochosos de Trappist-1.

Com razão disse o famoso físico britânico Freeman Dyson (*1923): ”quanto mais examino o universo e os detalhes de sua arquitetura, mais acho evidências de que o universo sabia que um dia, lá na frente, iríamos surgir”(Disturbing the Universe, 1979, p. 250).

Leonardo Boff junto com o cosmólogo Mark Hathaway trata detalhamente o tema em o O Tao da Libertação, Vozes 2010.

 

 

 

Anúncios
30 Comentários leave one →
  1. Iram oliveira permalink
    24/02/2017 21:53

    Parabéns. Enfim um texto exuberante, cheio de verdades que o autor em outros textos teima em não valorizar. É chegada a hora do reencontro. Aguardamos com fogos e alegria.

    • 26/02/2017 0:37

      Iram, não me sinto contraditório e longe da verdaade. Para cada situação há a sua verdade. Querer achar que no Brasil tudo está bem ou que tudo de mau vem do PT é uma idiotice.A mim não importam os partidos, mas a causa dos pobres e sofredores. Se vc não conseguiu ver esse continuum e esse fio condutor de toda a minha produção, lamento-o. Há uma verdade irrenunciável que levarei até o juizo final que é essa: estar do lado dos que injustamente sofrem e são desumanizados por um sistema econômico materialista que só pensa em acumular bens materiais sem olhar aos lados e ver outros irmãos e irmãs necessitados. Esta é minha fé e meu credo. De que lado vc está finalmente? A quem vc defende? Com quem convive? Estas são as perguntas que o Juiz divino nos fará? Aqui se decide tudo. lboff

  2. 24/02/2017 22:15

    O universo se confirma como a mais brilhante orquestra na qual o belo se revela como canção e poesia! Só de pensar nas possibilidades, torna-se impossível de sustentar tanto orgulho e mesquinhez humana de requerer apenas para si o direito da existência. Estamos mais conectados com o cosmos do que nossas pobres suposições.

  3. edilson feliciano do O permalink
    25/02/2017 1:36

    Para os adeptos da cultura racional, detentores do fluido Imunizacao Racional, adquirido atra ves da leitura da obra Universo em Desencanto, a vida extra-terrestre e um caso banal. Todos os seres terraqueos sao convidados as conferencias com os racionais puros,limpos e perfeitos da Planicie Racional.
    Acaso isso nao seja suficiente, Hercolobus-o planeta vermelho e leitura obrigatoria para se entender as profecias de Joao-o revelador.1

  4. Caio Mendes de Oliveira Castro permalink
    25/02/2017 8:30

    Que tipo de vida existiria no Universo?
    Vida inteligente e criativa ?
    Vida semelhante a nossa ?
    Aí fica minha pergunta.

    Caio Mendes de Oliveira Castro
    Rio de Janeiro.

  5. Adalberto Pimentel permalink
    25/02/2017 9:28

    Prezado professor, me permita fazer ao senhor esta pergunta, porventura, esta imensidão toda não é uma forma também de Deus nos dizer que, soberano que é, Ele é capaz de criar “trilhões” de planetas, e decidir que só aqui há vida?

    • 26/02/2017 0:25

      Adalberto, isso só Deus pode responder. Eu diria que nós humanos somos um ensaio frustrado que desonra Deus. Possivelmente há outros universos inteligentes que são conformes ao desígnio de bondade do criador.lboff

  6. 25/02/2017 13:45

    Republicou isso em Zefacilitadore comentado:
    “Para que os aminoácidos e as duas mil enzimas subjacentes pudessem se aproximar e formar uma célula viva, seriam necessários trilhões e trilhões de anos, mais do que os 13,7 bilhões de anos, a idade do universo. As possibilidades são de 10 em potência, 1000 contra um. O assim chamado acaso é expressão de nossa ignorância.”
    Mas em ciência é assim … . Pode-se pensar o escrito, mas … isto também pode ser um sinal de um erro na contagem do tempo.

    • Antonio Augusto Galvao de Araujo permalink
      26/02/2017 10:28

      Nas outra Dimensões o chamado “tempo” inexiste. Ate mesmo o espaço as separação entre corpos é preenchido por energias, vibrações, ondas, radiações mil, … kryptrus nos fala da existências de mais de 30 Dimensões. .. o Nasa ja detectou em torno de dez. Não divulga por razões óbvias…

  7. 25/02/2017 19:39

    Republicou isso em TERRA DE TODOS – (TERO DE CXIUJ)e comentado:
    “Há tantos planetas vivos no universo quanto há planetas capazes de gerar e sustentar a vida. Uma estimativa conservadora eleva o número à casa dos milhões. Trilhões de biosferas costeiam o espaço em trilhões de planetas, canalizando matéria e energia em fluxos criativos de evolução. Para qualquer direção do espaço que olhemos, há vida (…)”.

    • Antonio Augusto Galvao de Araujo permalink
      26/02/2017 10:19

      Meu Nobre é q achamos q vida, existências… só se processam em células de carbono! Mas existem aquelas a base de silício, a base até mesmo de ferro! É q pensamos q a terra é o umbigo do Universo, É q somos exclusivos, “”saltos 21 de cristal”.???

  8. 25/02/2017 20:59

    Que tema maravilhoso para ser falado!!!!!
    Já era tempo de algo ser mostrado!!!! Novo sistema planetário apare, causa de desejo e vontade divina, com certeza!!
    Nós, humanos, não somos sozinhos. Acredito nessa vida infinita de tantos seres afins ou diferenciados nesse universo.
    Faz tanto tempo que não consigo interagir aqui!!!!
    Não sei a razão do problema. Espero que siga o comentário.
    Tomara!

    • Antonio Augusto Galvao de Araujo permalink
      26/02/2017 10:12

      Bella, bom dia! É q nos temos q parar de achar q somos exclusivo, “salto 21 de cristal ” CRYPTRUS fala q não existe vida somente emcelulas a base de carbono, Não,! Existe aquelas existências a Base de silício, a base até mesmo de ferro. É q a Terra( GAYA), como ELE chama, não é o umbigo do Universo!. … … …

  9. 25/02/2017 21:56

    Muito excitante! Muito desafiador! Este texto deixa-nos com a evidência que a vida “sabia” que surgiria; a vida preparou-se para o seu surgimento. E sc prepara e se preparou em outros mundos deste universo…..

    • Antonio Augusto Galvao de Araujo permalink
      26/02/2017 10:00

      Acreditemos ou não, as outra dimensões existem. A própria NASA ja desvendou em torno de dez. Não divulga por razões obvia…

  10. JOSE permalink
    25/02/2017 22:57

    Muito bom. É sempre bom ler artigo de pessoas de nível intelectual elevado.

  11. JOSE SEBASTIAO PEDROSA permalink
    25/02/2017 22:58

    Muito bom. É sempre bom ler artigo de pessoas de nível intelectual elevado.

  12. Geraldo permalink
    26/02/2017 0:30

    Como pode,homens de tanto conhecimentos e reconhecimentos afirmarem tanta baboseiras se achando experts da evolução sem nada terem produzido e comprovado.

    • 26/02/2017 0:41

      Geraldo, não é bom vc expor publicamente a sua ignorância. Há vastissima literatura da maior seriedade sobre o assunto. Eu e um cosmólogo norte-americano Mark Hathaway produzimos um livro de mais de 600 páginas sobre o tema e ganhamos a medalhe de ouro, lá nos USA em nova ciência e cosmologia.Não é ufanismo nem vaidade, apenas para dizer que ninguém está aqui querendo embrulhar ninguém mas refletir a partir de dados possíveis hoje com os meios tecnológicos moderníssimos. lboff

  13. manoel juanilo schepp permalink
    26/02/2017 7:14

    A terra em relação ao universo é um isignicante astro, impossível ser o único
    Abixado!

  14. 26/02/2017 7:47

    Republicou isso em escreverparamudare comentado:
    Deus não pára nunca sua criação, o Universo é a sua casa.

  15. Helena permalink
    26/02/2017 8:16

    Sinceramente não descarto a possibilidade de existência de outros seres no planeta acontece que desde que entendo sobre a vida, vivemos de teorias e nenhum fato concreto

  16. Tatiana Camargos permalink
    26/02/2017 8:41

    Leonardo Boff, tenho acompanhado seu trabalho, como professora de ciências e biologia busco a cada debate expor as diversas explicações sobre a origem da.vida e astrobiologia. Gostei muito do seu texto.

  17. Antonio Augusto Galvao de Araujo permalink
    26/02/2017 9:54

    A vida, não é somente fixada e células a base de CARBONO, não. Existe aquelas fixadas em “”organismos”” a base de ferro, a base de silício……… e q a terra não é o umbigo do Universo!

  18. Lázaro Pacheco permalink
    26/02/2017 14:03

    Olá Leonardo Boff!
    Para mim não há vida extra-terrestre, e sim que a Terra é parte da Vida, da Natureza, ou de Deus. A Lua é parte da Vida, assim como qualquer cometa, estrela, ou objeto que viaje por anos-luz “sem rumo”. Somos todos internos a Deus, infinitésimos dEle.
    Digo isso porque muitos dos que creem em vida(s) extra-terrestre(s) preferem falar extremamente bem dela (sem ter muito conhecimento concreto dela) e desprezar a nossa vida (também desconhecendo a profundidade da nossa vida) como se ela fosse um lixo, uma derrota completa.
    Vejo que muitos – não é o seu caso – fazem longas análises, estudos, deduções/induções sobre o “além-Terra” e se esquecem de militar por causas nobres próximas de si mesmos, como a reciclagem e a queda do racismo e misoginia, e mais me parece ser uma forma de fuga da realidade algo mascarada com o desejo de conhecer.
    Ainda que pesquisas sobre o cosmos sejam necessárias, é preciso romper esse dualismo perverso entre o “lá-perfeito” e o “aqui-lixo” para falarmos das vidas dentro e fora da Terra, e assim falarmos melhor sobre a Vida.

  19. Joselito Manoel de Jesus permalink
    26/02/2017 17:30

    O tema da criação perpassa toda a possibilidade de vida. Todo texto tem não-ditos que significam muito mais que os ditos explicitamente. Leonardo Boff sempre me levou a refletir, a sair de mim e olhar ao meu redor, principalmente para os atualmente bem mais pobres que eu, pois já fui muito mais empobrecido economicamente e, creio eu, espiritualmente, do que sou agora. Acredito que há vida sim, tanto no nível evolutivo das bactérias quanto em níveis orgânicos mais complexos.
    Parabéns ao Mestre Boff por desencadear tantas reflexões que, germinadas, podem nos elevar à condição melhor no caminho para a humanidade.

    Atenciosamente afetuoso: Joselito Manoel de Jesus, ou Joselito da Nair, do José, do Rafael, da Ana Lúcia, de minha família, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel.

  20. 28/02/2017 23:11

    Caro Leonardo Boff
    Muito bonito este texto e as reflexões que ele suscita. Deveríamos os seres humanos, quer por fazermos parte do mistério da vida, quer por determos o privilégio de compreendê-lo, sermos sempre atentos e cuidadosos com ela, a vida, a nossa, e a dos outros seres, e não apenas os humanos. Obrigado pela oportunidade de refletir.

  21. 01/03/2017 18:11

    Tenho medo disso 😱

Trackbacks

  1. Existe vida extra-terrestre? | Leonardo Boff | METAMORFASE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: